Convergência


Salve, salve, meus caros! Tenho frequentado pouco o mundo virtual ultimamente porque, na vida real, a concentração tá grande em levantar âncora e estufar as velas da tour Louco Pra Ficar Legal.

Na pré-estreia em Belo Horizonte já mostramos um pouco do repertório. No show do Rio de Janeiro (12mar - Vivo Rio) estrearemos o cenário. Nesse meio tempo, gravamos duas canções (Faz Parte e Pra Ficar Legal) para as quais estamos fazendo videoclipes com imagens captadas na serra gaúcha, em Porto Alegre e no Rio.


Quanto mais fragmenta-se o mundo à minha volta, mais vontade sinto de fazer convergir as várias facetas do meu trabalho: misturar todas as fases da minha carreira, as novidades com os clássicos, os livros com os discos, o cenário com a capa, o clipe com o show com o estúdio... Essa maneira de pensar exige uma "atenção desatenta", fechar os olhos para ver mais longe. Parece complicado, mas é mais fácil fazer do que explicar. Mais fácil ainda é fazer sem pensar.


Tenho tido sorte de encontrar uma galera bacana para andar junto. Gente que trabalha com audio, imagem, produção... E que sabe driblar incertezas tecnológicas e turbulências econômicas focando na própria arte/ofício.


Sorte também de fazer o que me dá prazer (e o que acho que sei fazer bem). Por isso não me sinto no direito de encher o saco de ninguém sobre a melhor maneira de captar o que emito. Se quiserem ouvir só o refrão de uma canção que gravei há décadas, me sinto honrado de fazer parte de suas memórias afetivas. Se quiserem se aprofundar e mergulhar, espero oferecer água corrente. Límpida e com temperatura confortável.


Ah, eu tinha prometido - e ainda tô devendo - mais informações sobre o lançamento desse pacote, né? Tô me controlando pra não falar mais do que devo. Vou avisando aos poucos, conforme forem se aproximando os eventos, ok?

(*)

bah: enquanto isso, seguem os shows das próximas duas semanas:




abraços
23fev2016

51 comentários:

  1. Boa noite.
    E com sua licença vamos ao texto.
    É uma honra ser seu fã. Abs

    ResponderExcluir
  2. Só avisa com antecedência a gravação do DVD para dar tempo todos nós se organizar.

    ResponderExcluir
  3. Ansioso desde já para as novas canções, novas interpretações... Vai com tudo, Mestre!

    ResponderExcluir
  4. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 sou muito seu fã cara

    ResponderExcluir
  5. Só avisa com antecedência a gravação do DVD para dar tempo todos nós se organizar.

    ResponderExcluir
  6. Tá vindo ao RJ e não está avisando? ;))

    ResponderExcluir
  7. Mais cedo eu tava ouvindo o acústico MTV...Me emociono, canto alto, me lembro da sua camiseta com Nossa Senhora,a emoção de Carlos Maltz,Clara cantando...fale pra ela que eu gostei muito da voz dela.
    ADRIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E gostei de voz de Carlos também!

      Excluir
  8. Fortaleza merece uma gravação de DVD em... o

    ResponderExcluir
  9. oi eu sou do interior de são paulo e já to juntando dinheiro pra conseguir estar no show em Jaguariúna pois é o mais próximo espero conseguir ir tenho 16 anos e já te acompanho a um longo tempo mesmo tendo nascido depois da época de muitos discos e shows eu sempre corri atras de saber sobre tudo dos engenheiros, pouca vogal e sua carreira solo, eu tenho você como uma grande inspiração eu componho algumas musicas e estou aprendendo a tocar alguns instrumentos como a gaita por conta própria mesmo e eu só tenho a agradecer você por me servir de inspiração, como um mestre

    ResponderExcluir
  10. Ontem estive em um Sarau do Fernando Anitelli, aqui em Belo Horizonte. Num bate-papo com o Fê, comentei da importância que a arte dele e a tua, Humberto, tem em minha vida. Do tanto que vocês passearam comigo (ou eu que andei com vocês?) na minha graduação, contribuindo na minha transição enquanto ser, profissional...
    Ao término do Sarau, estava interagindo com o pessoal quando um grupo se aproximou e perguntou se eu era gaúcha que havia citado o Gessinger. Respondi que sim; Disseram: - "Nós amamos esse cara! Encontra ele e pede pra ele participar de saraus também. Queremos ouvir ele de perto, compartilhar experiências, trocar com ele."
    Vi brilho nos olhos da galera. Certeza de que tem muita gente querendo se aprofundar e mergulhar nessa arte, seja lá como for.

    Vida longa!

    ResponderExcluir
  11. Opaaa, que venham muitas coisas boas e muitas surpresas neste ano. Boa sorte!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Como é bom ser sua fã!
    Bom trabalho. Sei que está preparando coisas lindas para todos nós,seus fãs e para toda a galera que se juntar à nós e curtir a sua arte/ofício.
    Nos encontramos na highway!
    Abraço mestre!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Comecei a enxergar minha vida assim tbem... de tempos em tempos me reinventar em um novo projeto! Uma nova capa, uma nova cor, trilha, reconectar, reinventar: recarregar!

    A maneira como o HG levantou sua obra é um símbolo de se reinventar e se manter vivo nesse mundo.

    Olhando de longe sua obra é colorida, mutante, imprevisível! Olhando de perto é mais encantadora ainda!

    No fundo a obra como um todo, ou cada letra de cada letra, é um baita convite a um mundo que é seu, mas é muito nosso!

    Vida loooonga ao velho loiro gaúcho!!!

    Abração de minas!

    ResponderExcluir
  15. Não esqueça de BELÉM , por favor quero viver essa emoção novamente ❤

    ResponderExcluir
  16. Não esqueça de BELÉM , por favor quero viver essa emoção novamente ❤

    ResponderExcluir
  17. Não esqueça de BELÉM po favo,quero viver essa emoção novamente 😍❤

    ResponderExcluir
  18. Estamos sempre à espera das novidades. Espero poder ir ao show no Vivo Rio, será incrível, abraços, mestre!

    ResponderExcluir
  19. Sucesso, meu namorado Sérgio Ramos Soares adora suas músicas e livros. Ele está em Poa - RS fazendo um curso, mas é capaz de ficar mais tempo só pra ir no seu show.

    ResponderExcluir
  20. Sempre tive receio de conhecer o Humberto pessoalmente com medo dele não corresponder ao quanto admiro suas musicas, minhas trilhas sonoras da vida... Assim como tinha medo de assistir os clips das musicas e desfazer os clipes imaginários que nossa cabeça remete ao ouvir as canções.
    Tive a oportunidade meses atras num show em Tubarão/SC, cidade perto a Criciuma, cidade onde nasci e moro... Meu melhor amigo produz um pedal midi semelhante ao que o HG toca, foi o elo que me fez pela primeira vez poder cumprimenta-lo e tirar uma foto... Meu amigo mandou um pedal pra ele, poderíamos conversar alguns minutos se quiséssemos, porém na hora não soubemos o que fazer nem falar hehehehe "na hora da canção em que eles dizem baby, eu não soube o que dizer" são situações da vida real que se perguntassem se faríamos algo diferente? Provavelmente não... Nos hoje com 33 anos nos sentimos naquele momento tão jovens como no primeiro show que fomos em Jaguaruna em 1999 na turnê do minuano...

    ResponderExcluir
  21. Mestre, fazia tempo q não vinha aqui. Que nem vc reinventando, procurando outros destinos pra q a vida não escape....passei ora buscar coragem, disposição.
    Pronto, reabastecida!

    ResponderExcluir
  22. Ôpa! Coisas boas nascendo. Nos vemos dia 12, se o bem quiser ;-)

    ResponderExcluir
  23. É admirável que sua alma inquieta, busque sempre um renovo junto à coisas já conhecidas, nascendo então, outras novas e mais profundas. Ninguém que conheça tuas letras e melodias, se contenta com um mero refrão querido. Queremos mais e mais <3
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  24. Hei, Gesssinger! Olha que bacana este vídeo do canal Alta Fidelidade sobre a discografia do Engenheiros. Podemos lançar a campanha #LigaProLicks? https://www.youtube.com/watch?v=b6O1M_voqkA

    ResponderExcluir
  25. Humberto parabéns pelo post.
    Achei que você iria comentar sobre Umberto Eco, que sei que você lê seus livros e até foi inspiração para a criação de um personagem seu.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Fantástico! Leve e intimista. Um texto que mais se assemelha a um papo entre amigos. Muito bom, Humberto!

    ResponderExcluir
  27. Excelente notícia tem coisa boa surgindo, uma boa notícia em uma época turbulenta, aqui no RJ está fazendo um calor do cão pena que não esta fazendo um frio de rachar... Com estas obras para as olimpíadas, está tudo um caos, muitas obras nas ruas gerando transtornos e outros problemas que não vale a pena mencionar, mas vai passar, ou seja, aqui está fragmentado.

    Decido mergulhar na água corrente que estais oferecendo, mas fico triste que todas as vezes que toca aqui no RJ é no Vivo Rio, fica muito distante, escolha pelo menos alguma vez tocar no HSBC Arena ou no Metropolitan, fica mais perto.

    Desejo que tudo dê certo e aguardo novidades.

    Quanto a freqüentar pouco o mundo virtual, faz bem!

    Até breve e vida longa.

    ResponderExcluir
  28. 1Berto, qdo vir a Sampa, pfvr, toque "RITOS DE PASSAGEM" e "ARAME FARPADO". Faz um lado "C" de sua carreira.

    ResponderExcluir
  29. É vc segui (muito bem por assim dizer) em frente enfrentando a onda onde muita gente naufragou...

    ResponderExcluir
  30. Fortaleza e eu te esperamos, Mestre!! E, seguindo a sugestão da Dani, vê se pensa com carinho na ideia de fazer Saraus por aí a fora, risos. Você é demais!!

    ResponderExcluir
  31. eai belz HG sou um grande fa e gostaria de saber sua postura quanto a lei rouanet!!! abraços aguardando no Norte-PR Paulo Verga

    ResponderExcluir
  32. Ainda na espera de um show/pocket show na grande São Paulo ou Grande ABC!!!
    #nuncatepedinada

    ResponderExcluir
  33. Humberto sempre arrasa nos textos, mas estou ansioso para saber as novidades. Abraço boa semana.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, Humberto!
    Aguardando as novidades!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  35. Os textos muito bom...até parece que está cantando.

    ResponderExcluir
  36. Os textos muito bom...até parece que está cantando.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Tenho mergulhado e, as vezes, ficado como uma "nau a deriva"...e não tem explicação...sentir e fazer mais, pensar e calcular menos!!! Grato.

    ResponderExcluir