por osmose


Sempre, em qualquer situação, dá pra aprender alguma coisa. Até em aulas de química.

Brincadeirinha. Viva a educação formal, todas as ciências e a transmissão do saber! Mas, sério, nunca aprendi nada de química. Tive professores bacanas, sempre achei a finalidade da matéria interessante e promissora, mas, em algum ponto do caminho, o trem que me levaria da ignorância à sabedoria descarrilhou. Talvez seja porque no início do ensino dessa disciplina no colégio problemas lá em casa me fizeram perder muitas aulas. Nah, sem desculpas! Acho que certas coisas "são pra ser", tá escrito. 

Sempre que alguém tem implicância com alguma matéria (quem não tem?), sabe explicar muito bem por que: qual área da matemática, qual período da história, qual aspecto do português, que exercícios de educação física... nem isso sei sobre química.  É simplesmente um branco na minha formação, sem ressentimentos. Ainda que, mais de 30 anos depois, vez por outra, eu ainda sonhe que tenho prova na manhã seguinte sem saber nada do conteúdo, sem ressentimentos. Falando nisso, como será que eu passava nas provas? Deve ser o que crentes chamam de milagre. Eu acredito.

(*)

Aprendi um lance numa aula de Biologia. Foi no dia em que o professor ensinava osmose (movimento de água entre dois meios de concentrações diferentes através de uma membrana semi-permeável, um fator importante na vida das células). Depois da explicação, ele perguntou: não seria legal se a gente colocasse um livro sob o travesseiro e, à noite, durante o sono, aprendesse tudo por osmose? Todos concordamos sorrindo. Depois de uma pausa dramática, o professor disse: Não! Cuidado com seus desejos! Na osmose, a passagem se dá do meio menos concentrado para o mais concentrado:  a direção da transferência seria da cabeça para o livro!

Essa blague me serviu mais vida afora do que o conhecimento sobre a osmose em si. Lembro dela quando tenho que peneirar a www atrás de informação confiável, desviando dos engajamentos histéricos, das teses que precedem fatos e a eles tentam se impor. Afinal - nós e a rede - quem alimenta quem? É mesmo uma via de mão dupla (múltipla?). A superabundância de informação pode desinformar?

Hortelã pra refrescar.
bah: Depois de uma virada de ano maravilhosamente sossegada numa Porto Alegre deserta, hoje participo do tradicional Sarau Elétrico, no Bar Ocidente. Numa Porto Alegre que, aos poucos volta à sua concentração normal. 

O resto da semana passarei em estúdio com Rafa e Nando registrando uns lances bacanas que pintaram nos shows de pré-estreia da tour Louco Para Ficar Legal. Em breve, divulgo a agenda de 2016, ok?

Além de shows, o ano promete alguns videos no primeiro semestre, a gravação de um disco de inéditas no seu final. Mas aí já tô colocando o carro na frente dos bois, né? Bora lá, um dia de cada vez.

abraços
05jan2016

68 comentários:

  1. Viva Humberto!
    Volte pra Pouso Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Humberto, aguardo ansioso as novidades para 16.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Aaaa como é bom ler essas frases e dormir ao son de uma chuvinha.

    ResponderExcluir
  4. Saudades de ler e "ouvir" essas idéias. E a gente segue tentando não se perder nesse mar de (des)informação.
    Obrigada pelo texto

    ResponderExcluir
  5. Estamos te esperando com a nova turnê aqui no ES

    ResponderExcluir
  6. MEU DEUS COMO EU TE AMO AS ULTIMAS FRASES ME PONEM LOCA

    ResponderExcluir
  7. adorei principalmente na parte das matérias da escola que odiamos até sem querer kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Aaaa como é bom ler essas frases e dormir ao son de uma chuvinha.

    ResponderExcluir
  9. Saudades de ler e "ouvir" essas idéias. E a gente segue tentando não se perder nesse mar de (des)informação.
    Obrigada pelo texto

    ResponderExcluir
  10. show! Que venha 2016 com vídeo/disco... estaremos aí pra curtir! Abraço!

    ResponderExcluir
  11. 2016 tem disco novo? De saída o ano já valeu a pena! ;)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Humberto!!
    Super texto!
    Eu me lembro de uma coisa levemente destrutiva que um professor de química ensinou. Ele explicava que Acetona(cetona) é um solvente poderosíssimo e que uma vez molhada em algodão e colocado, ou esbarrado em um capôut de um carro, ou em qualquer outra parte, estragaria toda pintura...e durante toda a minha vida lutei contra essa vontade de comprovar tal ensinamento, cada vez que alguém me sacaneava na vida...mas na verdade nunca tive coragem.
    Feliz Ano Novo!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  13. Humberto!! Quero ir novamente no seu show. Fui no de Cacoal RO e foi demais!! Torço por vc e sua carreira. Suas musicas me inspiram. Obrigado por tudo e ótimo ano pra vc!

    ResponderExcluir
  14. Eu tô cursando Biologia, licenciatura, e me sinto da mesma maneira sobre a Química. É uma disciplina incrível, mas não entra na cabeça! Então vou usar tua frase: *Falando nisso, como será que eu passava nas provas?*.

    ResponderExcluir
  15. Bora começar as atividades de 2016 e que o ano não passe pela gente. Nos vemos por ai!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, Humberto!!
    Super texto!
    Eu me lembro de uma coisa levemente destrutiva que um professor de química ensinou. Ele explicava que Acetona(cetona) é um solvente poderosíssimo e que uma vez molhada em algodão e colocado, ou esbarrado em um capôut de um carro, ou em qualquer outra parte, estragaria toda pintura...e durante toda a minha vida lutei contra essa vontade de comprovar tal ensinamento, cada vez que alguém me sacaneava na vida...mas na verdade nunca tive coragem.
    Feliz Ano Novo!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  17. Boa mestre! Vida longa. Um 2016 de muito sucesso. Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Veja só que coincidência: eu também usei a metáfora da aula de química para escrever sobre um bom início de ano em meu blog (só que foi em 2013 ou 2014, eu acho).
    Texto pequeno, cheio de erros ortográficos, mas tudo a ver com osmose, com final e início de ciclos (Insular/louco para ficar legal/2015/2016).
    Simples de coração.
    Valeu 1berto. Valeu De Fés.

    http://larahelena.blogspot.com.br/2013/12/equilibrio.html?m=1

    ResponderExcluir
  20. Nada melhor que ler esse essas novidades ao som de "Wishe You Were Here" (dos Floyds)...
    Ps: Apenas um rapaz latino-americano absorvendo os preparativos dessa loucura.

    ResponderExcluir
  21. Mal posso esperar pelo Sarau Elétrico! Bom descanso, Humberto <3

    ResponderExcluir
  22. Eu podia falar pros meus amigos que escrevi nesse texto a parte sobre "não saber quimica" e sobre "osmose". Eles não duvidariam de mim, pois sempre brinco que só sei que água é H2O e que incluisive desisti do curso técnico em saneamento por tentar 3 vezes passar em química sem sucesso. Quanto a osmose, sempre falo que aprendo as músicas que meu pai ouve por osmose.
    Humberto, bom ler algo me "aproxima" de alguém que admiro e bom saber das inéditas e da turnê nova.
    Volte a Belém.
    Bjs, e boa noite.

    ResponderExcluir
  23. Boa sorte nessa nova e incrível jornada, aguardo a foto da tatoo. RS...

    ResponderExcluir
  24. "Agora não, muito tarde pra entender..."
    Ainda sonho com a volta ao Enghaw embora saiba, que "os tempos são outros, e os erros os mesmos..."
    Sei lá talvez algo com os efeitos dos anos 80 ou início de 90, algo como o GLM...
    "Me diz como é que eu faço, me diz como é que eu posso encontrar mais uma vez???"

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Humberto, nascer pode ser uma passagem violenta
    O futuro se impõe
    O passado não se aguenta
    Oooo...oooo

    ResponderExcluir
  27. Que lindo, inéditas!!!... <3
    Mas só para constar, foi lindo escutar as velhas sendo novas em BH, com camaro amarelo, ufc e tudo mais.

    ResponderExcluir
  28. Boa!Ansioso pra ver como está a agenda desse ano de 2016... Nada melhor quer ir no show do Humberto, é olhar pro lado e ver o integrante da banda que regula a mesa de som e ver ele cantando o refrão das músicas.

    ResponderExcluir
  29. Boa!Ansioso pra ver como está a agenda desse ano de 2016... Nada melhor quer ir no show do Humberto, é olhar pro lado e ver o integrante da banda que regula a mesa de som e ver ele cantando o refrão das músicas.

    ResponderExcluir
  30. Ainda bem que no mundo existe Humberto!
    Ainda bem que o mundo descobriu Humberto. Ainda bem que esse Humberto atravessou as fronteiras de PoA para oferecer aos tantos, um muito do seu talento.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Porto Alegre... agora entendi o nome...lugar lindo! ❤️ Feliz ano novo!!!!

    ResponderExcluir
  32. Gênio! De forma ultraleve apresenta questões complexas e sérias. Que a nova turnê tenha tanto sucesso quanto Insular. Feliz 2016!

    ResponderExcluir
  33. Disco novo nas entrelinhas do horizonte. Vai ser foda

    ResponderExcluir
  34. Disco novo nas entrelinhas do horizonte. Vai ser foda

    ResponderExcluir
  35. E eu tenho escutado muito que 2016 vai ser um ano difícil!! Quem quiser acreditar que acredite...
    Mas no finalzinho do ano o Cálix anunciou um disco novo... Agora mais um do Humberto!
    Oh ano abençoado será esse!!...

    ResponderExcluir
  36. Ok... Além de Ser H G " o cara das palavras" agora resolve dar uma aula de Biologia! Cara... sou professora de BIOLOGIA e sua fã!! Acabou de me forçar um "Transporte ativo" pra eu não me apaixonar ainda mais pela sua alma♡

    ResponderExcluir
  37. Realmente, certas coisas "são pra ser"!
    Por mera coincidência estudo Biologia e farei uma prova de Química amanhã (e sim, tenho implicância com essa matéria) kkkk
    Você é demais cara. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  38. Cara, Humberto sendo Humberto... esse ano será O ano! Suas palavras, sua visão sobre tudo e qlquer coisa me faz te admirar mais, como pode isso?! Muito contente com o CD de novas :D Mas até lá,vamos enlouquecer e ficar legal nessa nova tour!!!
    Ótima semana para você Mestre sua linda família s2

    ResponderExcluir
  39. Não quero ter q esperar até o fim do ano!!!

    ResponderExcluir
  40. A leveza do texto com pitadas de coisas por vir deixa sempre aquele gostinho de quero mais. Valeu, Humberto!

    ResponderExcluir
  41. ...e voltar para minha abençoada Joinville.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Excelente. Só fico triste de não ter tido "Em Paz" esse ano...

    ResponderExcluir
  43. Grande HG... Ansioso pra agenda da tour e muito feliz com a gravação de inéditas!!!! 2016 agora tem td pra ficar legal....

    ResponderExcluir
  44. Pô que texto!! Um dos mais legais que já li aqui e já li mtoss... Pô que astral legal saber que o processo do último trabalho será repetido; vídeos de novas versões e novas canções. ..Pô que ânimo pra começar um novo ano sabendo que vem um disco de inéditas do artista favorito pela frente!! E aliás, que bom ter um artista favorito em tempos que a palavra arte não passa de abstração para uma grande maioria...

    ResponderExcluir
  45. Restou um pouco de Leonardo da Vincci para cada um de nos!Cara mas voce no contrabaixo....

    ResponderExcluir
  46. Restou um pouco de Leonardo da Vincci para cada um de nos!Cara mas voce no contrabaixo....

    ResponderExcluir
  47. Sempre me perguntei o que eu(profissional da área química)teria de interessante a dizer a VC num bate papo informal...Já sei o que não dizer!!!!! Kkkkkkkkkk
    Abraço HG!!!

    ResponderExcluir
  48. Sempre me perguntei o que eu(profissional da área química)teria de interessante a dizer a VC num bate papo informal...Já sei o que não dizer!!!!! Kkkkkkkkkk
    Abraço HG!!!

    ResponderExcluir
  49. Sempre me perguntei o que eu(profissional da área química)teria de interessante a dizer a VC num bate papo informal...Já sei o que não dizer!!!!! Kkkkkkkkkk
    Abraço HG!!!

    ResponderExcluir
  50. Sempre me perguntei o que eu(profissional da área química)teria de interessante a dizer a VC num bate papo informal...Já sei o que não dizer!!!!! Kkkkkkkkkk
    Abraço HG!!!

    ResponderExcluir
  51. Valeu Humberto!
    Que venham muitos shows em 2016!
    Abraço

    ResponderExcluir
  52. Cabeludo...você falando este lance de escola, lembrei da minha implicância com o meu professor de biologia, tive que fazer mágica para não ser reprovada. Lembranças a tona, passado x presente.Com ou sem flashes de "osmose", com ou sem o carro na frente dos bois, estarei aguardando ansiosa a agenda 2016. Ahhhh...claro,Humberto... desejo que 2016 seja simplesmente MARAVILHOSO, principalmente com muita saúde para você e sua família. Beijooooooooo, até breve.

    ResponderExcluir
  53. Kkkk, q legal saber q não sou louca!!!tenho pesadelos com provas até hoje!!!se não do ensino médio, da faculdade

    ResponderExcluir
  54. Kkkk, q legal saber q não sou louca!!!tenho pesadelos com provas até hoje!!!se não do ensino médio, da faculdade

    ResponderExcluir
  55. Kra, curto seu trabalho desde minha adolescência ( acho que bastante dos que estão aqui também ). Mas vc tem um lance ( sem querer pagar pau) de tornar o que é rotineiro grandioso. Vlw, vou te seguindo por aqui e torcendo por um retorno em juiz de fora.

    ResponderExcluir
  56. Aos poucos voltando a ativa. Ficamos felizes com o planejamento para o ano de 2016. Vai ser um ano EngHaw D+.

    ResponderExcluir
  57. Humberto, estive no show da pre-estreia no dia 19 em BH. Foi super top, curti dmais o show. Sei que a turnê e os set estão em formação. Mais só uma opnião. Tchau radar e Tudo está parado, cabem perfeitamente nessa tour. E vamos juntos curti 2016. Sucesso.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. "Afinal quem é a peça e quem é o jogado?"

    ResponderExcluir
  60. Humberto, deixei uma camisa da nossa campanha pela liberação da Fosfoetanolamina, a pílula do câncer na portaria de teu prédio e com tua irmã, juntamente com o CD do cantor Oscar Alejandro que gravou a tua música até o fim numa versão em espanhol!

    ResponderExcluir