em frente


Houve um tempo em que a frase "crise é oportunidade" era nova e gerava um estranhamento agradável. Surpresa esperançosa, quase alívio. De tanto repetirem, ficou batida. Hoje, confesso sentir falta de ouvir que "crise é crise". E Trabalho é trabalho, talento é talento, armação é armação... e blablablá é foda.

(*)

"Com o tempo, 
a espuma se desfaz e a gente saca que 
as coisas são bem mais simples do que pareciam. 
Mas isso não simplifica nossa vida."

Ou

"Com a proximidade, 
a gente descobre que tudo é muito complexo, 
cheio de nuances.
Mas a vida segue simples."

?

Sei lá. 
Parece dar na mesma, né? 
Estamos mergulhados num mix de 
simplicidade binária e complexidade surreal.

(*)

Nessa sonolenta manhã de segunda-feira, a caminho do estúdio, opto pelo café, intuindo que uma cuia de chimarrão derrubada sobre meus instrumentos seria um enorme corta-barato e tenho coisas a fazer, sonhos a concretizar. Com crise ou não - a vida sendo simples ou complexa - sigo focado na minha arte/ofício.


Na escala de tempo das tours, a inSULar já é uma respeitável senhora. Ou um veterano de guerra - com mais medalhas do que cicatrizes, graças a Deus. Essa reta final deixa todos nós, que vivemos a tour intensamente, emotivos. Foram muitos shows, incontáveis quilômetros voados e rodados, emoções difíceis de narrar, impossíveis de esquecer.

Só não há risco de melancolia pois, no horizonte, já nos iluminam os primeiros raios do que vem por aí. Bora junto, ver esse dia amanhecer? Sem vocês é foda.


10nov2015

77 comentários:

  1. Esse nome! Com certeza será uma bela turnê! Louca pra ficar em paz <3

    ResponderExcluir
  2. Vem pra Bahia logo HG. Abraços, Matheus Gremista.

    ResponderExcluir
  3. Caraca, Mestre!!!!!!! Estou em choque e muito emocionado com o nome da tour. Nos vemos na estrada! Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. A vida segue! E Insular também...
    Boa semana a todos

    ResponderExcluir
  5. A vida segue! E Insular também...
    Boa semana a todos

    ResponderExcluir
  6. Sorocaba-SP, por favor 1bertinho

    ResponderExcluir
  7. Foda é voce!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Louco pra ficar legal! Começando a saga de querer ver Belém na agenda denovo, pra ficar mais louco e mais legal ainda ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belém, legal demais, capital do meu Pará! Mas pra quem está em Conceição do Araguaia, 1000km de distância, infelizmente não dá rsrs! As duas vezes que pude assistir o 1berto foi em Palmas, tanto em 2010 com o Pouca Vogal, quanto em 2014 já com a turnê do Insular.

      Excluir
    2. Gostei da "saga de querer ver Belém na agenda de novo". Apesar de ser fã, eu só consegui ver um show do HG desta última vez..

      Vou ficar cruzando os dedo aqui tb, na "terra onde as paralelas se cruzam"... =D

      Excluir
  9. Louco pra ficar legal! Começando a saga de querer ver Belém na agenda denovo, pra ficar mais louco e mais legal ainda ;)

    ResponderExcluir
  10. São José do Rio Preto, te quer aqui mais vezes HG. Abç

    ResponderExcluir
  11. São José do Rio Preto, te quer aqui mais vezes HG. Abç

    ResponderExcluir
  12. Humberto, estive no show em Feira de Santana e foi sensacional, fantástico! Parabéns pela excelente turnê e te esperamos em 2016!

    ResponderExcluir
  13. Baita nome, Humberto. Pelo nome já presumo que que "Pra ficar legal" estará na set-list constantemente, quase que obrigatoriamente, me arrisco a dizer. E é maravilhoso isso, pois é uma das minhas canções favoritas, de um que está no meu top 5 de discos preferidos da vida!

    ResponderExcluir
  14. "Louco pra ficar legal"

    Imagino uma dupla interpretação:
    Uma ansiosa, pra estar legal, paz... Tranquilão.

    Agora uma outra que acho mais rica:
    É o fato de você ter que estar/ser "louco" pra... Melhorar!
    Acho a segunda mais a cara do HG.

    Confesso que não esperava um broto do SK&DNA como nome de uma tour que será revivas do LDDC.

    Mas depois do trabalho fodastico do Pouca Vogal, espero apenas que o HG viva uns 4 séculos.

    ResponderExcluir
  15. Seria bacana uma transmissão do show ou um gostinho da tour no youtube!!

    ResponderExcluir
  16. Louco pra ficar legal. Surpresa boa. Já sou um fã veterano e nunca Humberto esteve duas vezes em Salvador ou proximo como foi em Lauro de Freitas. Longa a vida a esse cara que faz nossa trilha sonora a anos!

    ResponderExcluir
  17. Bora... pq com vc é foda (na outra ponta do sentido)!

    ResponderExcluir
  18. Louco pra ficar legal. Surpresa boa. Já sou um fã veterano e nunca Humberto esteve duas vezes em Salvador ou proximo como foi em Lauro de Freitas. Longa a vida a esse cara que faz nossa trilha sonora a anos!

    ResponderExcluir
  19. Valeu Humberto, sua vinda aqui em Feira foi espetacular! Acredito que na nova turnê uma passagem aqui se faz necessário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Pra fechar, a canção que dá nome à próxima turnê estranhamente em setembro quando estava de férias peguei meu velho CD do surfando e pus pra tocar e nessa faixa, pensei, puxa vida essa música é foda e tem muita pegada, Humberto bem que poderia agrega-la ao setlist, fiquei feliz! Mas uma vez parabéns! Tamo junto.

    ResponderExcluir
  21. Pra fechar, a canção que dá nome à próxima turnê estranhamente em setembro quando estava de férias peguei meu velho CD do surfando e pus pra tocar e nessa faixa, pensei, puxa vida essa música é foda e tem muita pegada, Humberto bem que poderia agrega-la ao setlist, fiquei feliz! Mas uma vez parabéns! Tamo junto.

    ResponderExcluir
  22. Mesmo morando em Porto Alegre, vi a turnê insular na linda Belém do Pará. Ótimo show. Sucesso no novo trabalho. Abraço

    ResponderExcluir
  23. Estou louco pra ficar legal, na nova tour!!! Adorei o nome.

    ResponderExcluir
  24. Pelo título da nova tour vem coisas boas por aí.
    Como sempre digo, acho que a melhor fase começou com Pouca Vogal, Insular, Insular ao vivo..e vamos só melhorando.
    Sem desprezar a era "de ouro" idolatrada pela maioria, mas, acho que era só o começo da estrada que hoje admiro muito mais!
    Valeu HG!

    ResponderExcluir
  25. Louco, louco, louco... Pra ficar legal, ou pra ficar em paz... Sinceramente prefiro ficar em paz... E simples de coração

    ResponderExcluir
  26. Louco, louco, louco... Pra ficar legal, ou pra ficar em paz... Sinceramente prefiro ficar em paz... E simples de coração

    ResponderExcluir
  27. Louca pra ficar emocionada com a nova turnê! ❤️

    ResponderExcluir
  28. Mas que texto pertinente para o dia do meu aniversário! Complexidade e simplicidade completam, de fato, as nuances da nossa vida. Obrigado por estarmos ligados por algo muito maior que a materialidade!

    ResponderExcluir
  29. Sidnei Rodrigues - SP10 de novembro de 2015 13:43

    Bora HG !!!
    Louco pra ficar legal.....

    ResponderExcluir
  30. Humberto gessinger...no dia da pré estréia da sua turnê em BH e meu aniversário vou fazer 20anos.. To enplorando a VC me um altografo no braço???.... Me chamo Tayna..

    ResponderExcluir
  31. Louca pra rever a nova tour pra ficar rilexparaguaniense. .

    ResponderExcluir
  32. Não tô lembrado da turnê Insular ter passado por Natal/RN... :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não passou, esperando muito também. :-/

      Excluir
  33. Vem 1Berto, aguardando ansiosa pela nova turnê, adorei o nome, "Louca pra ficar legal"💗

    ResponderExcluir
  34. Ganhei uma coletânea do Engenheiros, Acervo, quando ainda era criança; minha mãe adora terra de gigantes. Eu ouvia em looping.
    Aos poucos vieram os álbuns, os shows... E em meio a centenas de canções uma me deixou extasiado. Nunca a ouvi num show ao vivo e sempre pedi.
    2016, uma nova turnê tem como nome a frase mais marcante dessa música: "Louco pra ficar legal"

    Saltei de paraquedas e coloquei essa canção. Nada descrevia melhor o momento, mas nada consegue descrever agora o que eu sinto.
    Obrigado.
    Dia 19 estaremos lá. :)

    ResponderExcluir
  35. Caramba, Humberto.
    Saltei de paraquedas e é exatamente essa frase que coloquei no momento do salto: https://youtu.be/P6TFEa12uuA?t=4m47s

    ResponderExcluir
  36. Mais uma mega turnê de sucesso, esperamos por ti aqui no sul fluminense!

    ResponderExcluir
  37. Encerra a Insular não, FALTOU NATAL!

    ResponderExcluir
  38. Demais! Sempre vamos juntos! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  39. ...que sua próxima tour seja uma colcha de retalhos, recheada de pedaços de nós, num sentido lógico, concreto, com significados particulares e peculiares, e cada música a trilha sonora das viagens que fazemos, como uma península que se move, insulados em nós mesmos...

    ResponderExcluir
  40. Salve, Humberto! Sou a Thainara, 20 anos, recém formada em Letras pela UNESC (Faculdades Integradas de Cacoal). Suas músicas me inspiraram na produção do meu trabalho de conclusão de curso, falei sobre a literariedade presente nas suas composições. Gostaria muito de te entregar uma cópia, é um artigo científico do qual me orgulho muito! Dia 25/11 você estará em Cacoal e eu vou ao seu show, seria importante e gratificante se eu pudesse entregar em mãos o TCC a quem me inspirou tanto.

    ResponderExcluir
  41. "tchê louco. Que momento! Que viagem!" já ansiosa para que "Louco Pra ficar Legal" venha a Belém, para mais um show épico como foi o da turnê InsuLar <3

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Obrigado por estrear (novamente) na nossa capital ! Que lhe traga bons ventos (novamente) ! Estarei lá (novamente) ! Eu e a princesinha Sofia S2 !

    ResponderExcluir
  46. Não sei vocês, mas, pelas minhas andanças, trilhas e rumos, levando a tiracolo meus dois meninos, por diversas vezes tive a chance de ouvir no som do carro músicas do Humberto e alguns trechos estavam sob medida no caminho percorrido... em dezembro, "estou descendo a serra, cego pela cerração" a caminho de Taquara, no dia seguinte nos hospedamos em POA, num hotel na Duque de Caxias, da janela do quarto, pasmem! Lá longe onde a vista ainda alcança, salvo meu colírio vencido, enxergamos a palavra "hotel" escrita em neon, no fim de tarde, "anoiteceu em Porto Alegre", resumindo: minha mochila, meus dois filhos, nossos skates, e tuas músicas! Viagens perfeitas!

    ResponderExcluir
  47. É Humberto, sua vinda a Belém é inadiável. Já estou louco e pra ficar legal, só com show do gênio HG. Ass: Leonardo Barbosa.

    ResponderExcluir
  48. Que os seus próximos passos tenham Pernambuco e Paraíba no roteiro, ok? Ficar escutando só de longe é foda!!!

    ResponderExcluir
  49. Grande show em Feira de Santana, esperamos que retorne com a nova turnê e traga novidades, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  50. Por trás de um baita talento, imenso pra ser sincero - admito a modéstia -, desenvolvo um trabalho (e trabalho muuuuito) sem nada da minha arte. Observo quanta armação fora feita no meu setor, antes de eu assumi-lo. Observo quanto todo o conteúdo do Design e do Marketing (minhas passagens acadêmicas) - e a base da alma então: todos os anos de música, teatro, arte, nem se fala -, viram um blablablá aos ouvidos de 99% das vendedoras que atendo.

    Sou/estou um mascate. Abraçado no lema "crise é oportunidade". Deixei a moto - nesse trabalho é necessário essa ferramenta carro. Sim, carro é isso né?! Veículos devem ter apenas duas rodas. Ou algumas cordas. Sem jabá, confesso que deveras me agrada as/os Yamahas.

    Deduzo que com o tempo, o dinheiro oportuno, digo, a oportunidade, me fará ter um veículo, meus instrumentos e a arte em MiM novamente.
    *Bah único - "MiM - Pouco mais que um ponto entre músicas e mulheres" é um dos meus livros enquanto autor.

    Uma coisa é positiva, espero que entre outras: tenho conhecido mais o nosso estado/nação. Depois de uma vida naquele estado nada estável, ah Rio, é sempre bom descobrir mais meu país bagual.

    Outro dia vindo de algum lugar e indo para outro - ambos não sei ao certo - passei pela Arena, tudo acesso, muitas viaturas, um helicóptero sobrevoando... Mais um jogo dos azuis, pensei. De repente lembrei em voz alta "Pearl Jam!!!".

    Conclusão: Quanto vale a vida?!

    Espero não passar pelo Bar Ocidente no dia 16 tremendo o volante da ferramenta por emoção, lágrimas e cançasso de tanta estrada.

    Em frente, eu sigo enfrentando a onda. As vezes surfando... Essas que muita gente por bem menos naufragou.

    Forte abraço irmão!

    Lautildes (NPoA!)

    ResponderExcluir
  51. Show de Concórdia- SC foi incrível, melhor da minha vida !!!

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Show de Concórdia- SC foi incrível, melhor da minha vida !!! Alice Dannebrock

    ResponderExcluir
  54. Onde serão os próximos shows da tour? preciso arrumar um jeito de estar em algum.

    ResponderExcluir
  55. Oi me chamo Gustavo sou de Fortaleza- Ceará ,tenho 15 anos ,conheci o engenheiros por volta dos 13 anos ,hoje um pouco mais velho passei a ouvir muito o insular um dos melhores álbuns que já ouvi embora eu seja novo ,me apaixonei pelas letras, por cada verso ... Hoje sou muito fã ,admito que não conheço todas as músicas devido a pouca idade ,espero que eu conheça mais com o passar do tempo ,Humberto tu me inspira demais quero aprender vários instrumentos e ser multiinstrumentista assim como tu .abraços

    ResponderExcluir
  56. Humberto voce estara em Porto Velho dia 9 de abril, gostaria de ver a lista das musicas que fazem parte dessa turne, no revele pfvr rsrsrs

    ResponderExcluir