Logicamente


Os dois escritores que mais tenho gostado de ler (JM Coetzee e Haruki Murakami) têm, na sua escrita, elementos que, em tese, me afastariam de um livro. Parece estranho, mas é natural: nem sempre - quase nunca - o todo é igual à soma das partes.

eu abri meu coração 
como se fosse um motor
na hora de voltar
sobravam peças pelo chão

A mesma aparente contradição acontece em vários setores da vida: numa rota de caminhada que sigo apesar de lombas desnecessárias, na rádio em que ouço futebol apesar dos seus exageros, num tênis que uso, num instrumento que toco...

... o contrário-que-dá-no-mesmo também acontece: há bandas, músicos e tenistas nos quais só vejo virtudes mas que não me emocionam, para dizer o mínimo. 

Por isso não tenho medo dos algoritmos (algum ritmo?) na www que tentam, silenciosamente, sondar nossos corações e mentes. Vai demorar para eles conseguirem fazer curvas inesperadas na velocidade que fazemos, espero.

(*)

Há sempre uma promessa de lógica para tudo que não faz sentido, né? Bastaria procurar atentamente. Ou será que, na procura, em vez de encontrar, a gente acaba fabricando uma lógica?

Lembro da professora do primário explicando a diferença entre inventar e descobrir: "o telefone foi inventado; o Brasil, descoberto". Aquele bando de crianças inquietas e curiosas prestou atenção na descoberta (ou terá sido uma invenção?).

(*)

Matematicamente certo, racional e lógico, só amor. Insondável, ele cria e descobre sua própria lógica.

Boa semana para todos!
A minha promete.
Ter, qua e qui: ensaios com Rafa e Nando
para a tour 2016.
No findi, inSULar no sul.
Bora junto!
27out2016

37 comentários:

  1. Ansioso pro show em Jaraguá!! Até domingo...

    ResponderExcluir
  2. Pontual, sempre!

    Adoro ler suas reflexões, várias variáveis do mesmo tema. Ótimos ensaios, ótimos show.. Uma semana iluminada pra você Mestre e sua linda família s2

    ResponderExcluir
  3. Sempre pontual..valeu Gessinger. Flávio (Itabira/MG)

    ResponderExcluir
  4. E a tour insular está chegando ao fim,espero q essa nova tour seja boa quanto a insular ou mais ainda

    ResponderExcluir
  5. Eeeeee coração inquieto! Que que foi, heim? Runnnnn

    ResponderExcluir
  6. Divo lindo, lacrou:
    " Matematicamente certo, racional e lógico, só amor. Insondável, ele (re)cria e descobre sua própria lógica." <3

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O coração sempre arrasa a razão
    O que não tem explicação, ninguém precisa explicar

    ResponderExcluir
  9. Grande 1berto!!
    Ingressos na mão para o show em Novo Hamburgo - RS
    Ansioso para o show!!!

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Navegar é lógico. Viver não é lógico.

    ResponderExcluir
  11. Humberto gosto demais suas canções e como professor de física acho incrível aquelas que você aborda temas científicos, como em Sei não, Outras frequências, Luz... Acho incrível essa combinação entre o "Sentir com inteligência, pensar com emoção".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro físico? Fico feliz de não ser o único... :)

      Excluir
  12. Vem pra sampa novamente, e quem sabe uma passada na teodoro Sampaio

    ResponderExcluir
  13. Último dia em gramado , depois de dez dias que me pareceram 10 anos! Pena que não tive a oportunidade de te ver conectado ao vivo! Mais não vai faltar oportunidade! Aguardo a turnê no rio, mais antes disso, a procura do insular!...! Léo Peres!

    ResponderExcluir
  14. Poxa, bem no dia que eu já to triste por estar sofrendo pra entender circuitos lógicos o HG me lembra que a lógica só funciona quando todo o resto ta funcionando, ou que o que se pensa não é o que se faz e o que se faz só faz sentido quando vivemos em paz...
    Mas faz parte... é até bom que eu lembro que preciso me acalmar se quiser sair do primeiro ano de ciência da computação e me formar...
    Mas se depender de mim eu vou até o fim, então bora!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Lógica é uma questão de ponto de vista em muitos aspectos do que o homem sabe, ou pensa que sabe para inventar ou descobrir.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  18. Humberto, olá! você comemorando 30 anos de carreira em 2015, e eu 30 anos de vida, dos quais você e tua trilha sonora fazem parte de pelo menos 28. Por influência materna canto tuas músicas desde que aprendi a falar, e me acompanham sempre. Tú és inspiração na minha vida! Enfim que tenho uma lista de coisas que eu gostaria de ter feito até os 30, e estou batalhando por elas, já que não me sobra muito tempo, pois cá estou balzaquiando. A foto contigo para guardar na parede de memórias do meu apartamento é um item importantíssimo desta lista. Vou assistir teu show em Jaraguá do Sul dia 01. Sei que é uma pergunta da qual você deve estar enjoado, mas...... como funciona? será que é muito difícil? se eu pudesse eu acamparia na frente de hotel, nas portas da Scar, mas meu noivo não tem paciência.. rsrsrs.. help!

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite Humberto. Sou seu fã desde que escutei, numa fita velha e empoeirada, Infinita Highway pela primeira vez e ficava voltando ela no toca-fitas do carro do meu pai, até aprender a letra. Enfim, não acho que você vá ler este comentário e por isso cantar uma canção que eu tenho certeza que ficaria perfeita na sua versão, mas não custa tentar.
    Eu estava ouvindo "Jesus numa moto" de "Sá, Rodrix & Guarabyra" e fiquei imaginando uma versão sua dessa música, mesmo que fosse uma vez só na vida em algum show por esse Brasil a fora, para que eu pudesse pesquisar ali no Youtube e ver essa preciosidade. Obrigado!

    ResponderExcluir
  20. sempre aprendendo com voce Mestre!

    ResponderExcluir
  21. Sempre passo aqui no blogessinger pra me acalmar e maravilhar com os textos do mestre e em mais uma releitura, notei que ele (talvez empolgado com os ensaios para a tour 2016 ou distraído mesmo) datou 27out2016! "Matematicamente certo, racional e lógico, só amor."

    ResponderExcluir