Lado a Lado


Estive em Bagé no fim de semana para o lançamento do livro de poesias e desenhos do meu sobrinho, Francisco (Poemas Resguardados, Ed. Quatrilho). Convidado a escrever algo para a contracapa, escrevi o seguinte:

Em 1995, inspirado pelo Francisco, escrevi os versos da canção Lado a Lado: 

não me pergunte em que dia eu nasci
não me pergunte em que cidade eu nasci
esqueça as curvas da estrada de santos
se tu quiseres saber quem eu sou

me dá a tua mão
vem viver, vem lutar
lado a lado

desarme as armadilhas
não me peça explicação
o filme favorito, time do coração
o lugar mais esquisito onde já fiz uma canção
esqueça o roteiro
não pergunte que horas são
eu não sei

me dá a tua mão
vem lutar, vem viver
ao meu lado
vem aprender
a ganhar e a perder
do meu lado

se tu quiseres saber quem eu sou, vem
se tu quiseres saber quem eu sou, vem

me dá a tua mão
vem viver, vem lutar
lado a lado
me dá a tua mão
me protege e terás proteção
minha mão... meu irmão


20 anos depois, com orgulho e felicidade, vejo Francisco semeando seus versos em livro e me dou conta de que cometi um erro ao escrever a canção: nesse tempo, não andamos lado a lado, ele esteve sempre à minha frente. Ensinando coisas que eu nunca aprenderia sozinho.

Foi uma noite especial, obrigado a todos que fazem parte desta história!


20out2015

53 comentários:

  1. Que show. Ensino e inteligência lado a lado! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Humberto! Você surpreende. Tava lendo e... Alguém puxou a tomada que alimentava com a energia hahah <3

    ResponderExcluir
  3. Grande Francisco! Grande Humberto! Um eterno sábio-aprendiz.

    ResponderExcluir
  4. Mestre! Feliz em conhecer essa história! Parabéns para o Francisco e não tenho dúvidas que ele continuará a lhe ensinar, a nos ensinar e a ensinar muitos ainda!
    Ótima semana pra você e sua família linda s2

    ResponderExcluir
  5. Sempre que a segunda vira terça... Passos à frente são grandiosos se as mãos estão dadas na intenção de caminhar lado a lado, ao menos.

    Sempre compartilhava - on facebook - seus textos, religiosamente assim que publicados. Pra viver menos no mundo virtual e mais no mundo real, deletei minha conta e tomo a liberdade de comentar aqui: "sempre que a segunda vira terça... "

    ResponderExcluir
  6. Aprendendo....sempre aprendendo! Salve Francisco iluminado. Não se entreva nesse mundo.

    ResponderExcluir
  7. Do Rj até ai o som das minhas palmas não chegam, mas tenha certeza que elas existem, aos dois, o dom da reflexão e arranjo de palavras é de família.

    ResponderExcluir
  8. só artista nessa família,que beleza!!! =)

    ResponderExcluir
  9. Que beleza! Inspirado ou inspiração? Sucesso e muitos livros mais para ele.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Quando vc fala que aprende com ele, talvez só iluminados ou aqueles que, como eu, tenham exemplo em casa saibam, aprender mesmo, sem protecionismo, sem demagogia, sem vitimização, puro e mais sincero emprego da palavra Aprender!

    ResponderExcluir
  12. Sempre leio, todas as segundas o post, e não costumo deixar comentários. Mas o de hoje mereceu. Só amor! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que os outros não mereçam hahaha amo demais esse blog!

      Excluir
  13. Emocionante!
    Quero o teu livro, Chicão!

    ResponderExcluir
  14. Que bacana... Deve ser um super orgulho para a família. Sobrinhos nos traz muitas felicidades. Aliás tenho uma sobrinhas que estão com 6 e nove anos de idade que já cantam e gostam de várias músicas tua, tenho uma com 12 anos que já lendo os teus livros HG. Fico orgulhoso, isso tudo sem ser uma influência minha de forma forçada, simplesmente despertaram interesse. Parabéns a teu sobrinho e você. E 19 dezembro estarei no show da pré estrei em BH

    ResponderExcluir
  15. Só faltou um show aqui em Bagé Humberto...

    Volte logo!

    ResponderExcluir
  16. Humberto,

    Vendo a foto do Francisco só penso o quanto ele retribui o seu investimento afetivo. Percebo a vontade de passear pela vida de maneira semelhante à sua. Porém, também observo seu imenso crescimento nessa relação, diante da atribuição que recebeu. A cada vez que ouço"Lado a Lado", com seus sinceros versos, me apego sempre no "vem aprender a ganhar e perder do meu lado". Esse me toca e ensina sempre, pois perder, vacilar, temer e errar são precisos e inevitáveis; porém, difíceis de entender, aceitar e viver. Entender que possibilidade e limitação andam juntos, e que veneno e remédio estão num mesmo frasco é função e necessidade do viver.

    Minhas felicitações e agradecimentos a ambos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo e verdadeiro o seu texto, Kelly.

      Excluir
    2. Que lindo e verdadeiro o seu texto, Kelly.

      Excluir
  17. Por essas e outras que ainda me impressiono não só com tua arte mas com o ser humano que tu és

    ResponderExcluir
  18. Gênio... Fantástico... Sem sombra de dúvidas, muito a frente do seus tempo, obrigado por nos dar a honra de viver e conviver com a sua genialidade.

    ResponderExcluir
  19. Por isso e tantas outras você é o melhor

    ResponderExcluir
  20. Parabéns e sucesso para o Francisco.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Bacana! É sempre bom ver os sobrinhos crescendo e nos mostrando que sempre podemos aprender com eles. Tá na hora de tu lançar outro livro também :)

    ResponderExcluir
  23. Aaaah querido Gessinger! <3 Sempre tendo uma visão tão sensível e tão bela das coisas, da vida!

    ResponderExcluir
  24. Nossa sem palavras, lindo esse carinho entre vocês, parabéns Francisco seguiu o tio, ou melhor a arte vem de família! Show.

    ResponderExcluir
  25. Poxa Humberto, te mandei uma carta, mas os Correios me devolveram com um aviso: Caixa Postal 6.036 cancelada

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A amizade aprofunda os pensamentos. HG tenha certeza de que o Chicão adorou pular nas tuas costas enquanto tu ia à frente.

    ResponderExcluir
  28. Nos ensinam tanto sobre amor e paz... ADRIANA

    ResponderExcluir
  29. ele sorrindo... parabéns Francisco

    ResponderExcluir
  30. Coisa boa é vermos quem amamos vencendo na vida! Parabéns Francisco!

    ResponderExcluir
  31. Humberto, tu aprendes com o Francisco, e nós aprendemos com os dois. Espero que o lançamento do livro - que representa um passo gigante para o teu sobrinho na direção de compreendermos, respeitarmos e amarmos o ser humano - te inspire a escrever mais uma bela canção. Do jeito que curtimos demais. Abração.

    ResponderExcluir
  32. Bah, que baita exemplo.
    Parabéns ao Francisco!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns ao Francisco, parabéns aos dois.
    Grande exemplo e motivação.

    Sucesso sempre. Abraço!

    ResponderExcluir
  34. Só um gênio pra escrever : no inverno fica tarde mais cedo. Que música obra de arte... bela.

    ResponderExcluir
  35. Só um gênio pra escrever : no inverno fica tarde mais cedo. Que música obra de arte... bela.

    ResponderExcluir
  36. Estou sem palavras !!!

    Mas, são duas imagens que valem por mais de 10000 palavras.

    Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  37. Poderia ter feito voce feliz, se não sangrasse minha cicatriz.

    Nenhum sons de instrumentos...
    Só movimentos, dos sentimentos...
    Nenhuma forma ou alternativa
    Só belas mulheres, que nos cativa

    Nenhum silêncio do fiel credor
    Só todas as formas, vivendo amor
    Nenhuma circurstância constrangedora
    Só substâncias, do sangue da doadora

    Nenhuma palavra que segue o fluxo
    Só a poesia, da pobreza até todo luxo
    Nada ainda encontrei para encerrar
    Só esses versos, pra comigo enterrar

    Nenhuma luz de firmamento,só juramento
    Só cabe o que ninguém sabe de sentimento
    Poderia ter feito voce cada vez mais feliz,
    Se não tivesse sangrado toda minha cicatriz.

    Autoria de Vinicius Rodrigues Bueno​

    ResponderExcluir