Já? Já!


Acordei nesta segunda-feira com a perspectiva (inédita em tempos recentes) de três fins de semana sem show. Exatamente o que eu precisava para poder focar em algo que venho elaborando faz um tempo: a tour 2016. 

Minha ideia é trabalhar em dois extremos: tocar músicas mais recentes (e menos conhecidas) e comemorar os 30 anos do Longe Demais das Capitais.

Ao contrário dos dois discos no gerúndio e de alguns que gravei no início dos anos 90, não acho que o LDDC seja um álbum para ser executado, 30 anos depois, na íntegra e com os arranjos originais. Se tivesse que dividir os discos da minha carreira em sementes, flores e frutos, eu o colocaria no primeiro grupo. É feito mais de promessas do que de realizações. Por isso, muito fértil e ótimo para ser repensado.

Estou reescrevendo parte do material. Tenho testado alguns fragmentos dessas ideias nos shows. Em Curitiba, toquei Segurança e Crônica em formato acústico (um elo musical as uniu). Em Brasília, rolou Toda Forma de Poder e Beijos Pra Torcida em versão quase punk (um elo incialmente conceitual transformou-se em música). Busquei a reverberação de uma na outra e, da fusão das duas partes, brotou uma terceira entidade. Este tipo de escrita musical - colagens? - já é tradicional no meu trabalho, mas sinto que agora estou indo além; montando um quebra-cabeça com mais peças.

Não quero reviver o passado. Me interessa que ele dialogue com o presente, que a música mostre o que permaneceu apesar das tantas mudanças desses tempos malucos. E que também mostre a beleza efêmera das coisas que, sintomaticamente, ficaram pelo caminho. Afinal, mesmo que os ponteiros de um relógio parado não marquem o tempo, suas marcas estarão sempre lá.


A sinestesia não acontecerá só entre músicas do LDDC. Quem me acompanha mais atentamente já sacou o que tenho feito com Milonga Orientao e Longe Demais das Capitais - a milonga original da minha mitologia particular (origi-now!). 

Missão (tchê, qual é a tua? / qual é a tua, merrmão?) é outra música recente que fará parte disso que tenho chamado de Suíte Longe Demais: um momento especial do show, sublinhado por elementos gráficos, com duração de 20 minutos.

Antes e depois, rolarão canções que o pessoal costuma chamar de "lado B" (Nada Fácil, Pra Ficar Legal...) e material que ainda não gravei (Alexandria...). O plano é registrar o espetáculo em DVD no primeiro semestre de 2016.

A princípio não pretendo incluir canções inéditas. Isso funcionava bem nos discos ao vivo do início de minha carreira, mas no Novos Horizontes e no Pouca Vogal, senti que os clássicos começam a turvar a visão que a galera tem das coisas novas.

Além disso, é muito bom lançar um disco denso, só de inéditas, na hora certa. Foi o que aconteceu com o inSULar. Se o arranjador que há em mim tem sido um estrategista musical, o compositor que sou cada vez mais prefere arriscar um nocaute a ganhar por pontos.

(*)

Putz, acho que fui sincero como não se deve ser e falei mais do que deveria. Mas recebam as revelações deste post como agradecimento à sincera e maravilhosa energia que tenho recebido na estrada!


bah 01: não pretendo tocar Fé Nenhuma pois acho que é momento de acreditar no futuro do planeta, do país, da cidade, da relação que tenho com quem está aqui, ao meu lado, desde sempre e agora, nesta virada de segunda para terça.

bah 02: ainda não sei em que cidade os rascunhos que estão na minha mente e coração, em pedaços de papel e arquivos de audio, se transformarão em DVD. Mas, a pré-estreia do espetáculo já está definida: será em Belo Horizonte, como foram as pré-estreias do Acústico MTV e do inSULar.

Local: Cine Theatro Brasil
Datas: 19 e 20 de dezembro 

Os ingressos estarão disponíveis a partir de hoje 
nas bilheterias do teatro e aqui:

bah 03: mas até lá tem muito inSULar por aí, né?

como diria o filósofo espanhol Rafael Nadal: 
"vamos!"
15set2015

129 comentários:

  1. Fiquei muito feliz pelo fato de não rolar Fé Nenhuma. Já bastam os cavaleiros do apocalipse diariamente na TV. Agora, mais do que nunca, é hora de acreditar! Boa 1berto! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... por isso o HG perdeu e muito dos fãs que tinha na década de 80 e 90. Mas depois da Lei Rouanet...o que mais esperar. Lamento e muito.

      Excluir
    2. Gente que fala o que não sabe... tá cheio por aí

      Excluir
  2. Do caralho. Vai ser muito fodastico esse dvd

    ResponderExcluir
  3. Ainda existe alguém que tem fé na humanidade. Issaê. Parabéns pelo otimismo. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é fé no Brasil ou é medo de uma polêmica?

      Excluir
    2. Eu falei isso com ironia. Não acredito que alguém ainda tenha fé nessa merda de humanidade que estamos. A humanidade fracassou.

      Excluir
  4. Tenho certeza que a Tour 2016 será outro grande espetáculo, espero poder estar na pré-estréia em Belo Horizonte. Ainda tenho esperança de assistir novamente ao show Insular aqui no Vale do Aço (Ipatinga).

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. H-U-M-B-E-R-T-O estou em êxtase com esse post! Continue sendo sincero como não se deve ser!!! É maravilhoso saber que há tantas idéias nessa cabeça! Além de tantos talentos o que mais eu admiro em ti é que sua música, suaa escritas, seus pensamentos.. sua arte desperta o que há de melhor nos seus fãs.. e nesse país adoecido sinto orgulho de ser brasileira por poder compartilhar seus feitos!

    Uma ótima semana, aproveite muito essa "folga sem shows" ... grande abraço pra vc e sua família linda s2

    ResponderExcluir
  8. Ansioso pela versão de Todo mundo é uma ilha!

    ResponderExcluir
  9. BH mais uma vez!!! Será bem recebido mais uma vez pelo povo que se esconde atrás das montanhas

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, mestre, só de ler já imagino um lindo espetáculo. Acredite, Milonga Oriental + LDDC está realmente incrível. Me emocionei bastante no show em Belém! Espero estar na gravação do DVD e em todos os shows possíveis! Boraaaaaa

    ResponderExcluir
  11. A gravação pode ser em Salvador, HG. Você sentiu nossa vibração, certeza. Esperamos que role também algo do HGTrio no ano de 2016...

    Matheus Soares

    ResponderExcluir
  12. Nesses mais de 30 anos de carreira posso dizer que te acompanho em muitos, e sempre bom, cada arranjo novo, cada ligaçao das musicas, estilos, que venham muita sopa de letrinhas...

    ResponderExcluir
  13. Espero que pelo menos logo após a pré-estreia venha logo a Fortaleza.
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  14. Dessa vez tu vai tocar baixo no Longes?

    ResponderExcluir
  15. PUTA, SENSACIONAL A IDÉIA! ESSA NOVA FASE PRECISA PASSAR EM CAMPO GRANDE - MS !!!! DEPOIS DAQUELE SHOW EXCEPCIONAL DE 2013 VC NOS DEVE ISSO :)

    ResponderExcluir
  16. Excelentes notícias. Ansiosidade level 10!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Espero que se permita dar uma refinada no estúdio depois da gravação do DVD. Não faz mal...

    ResponderExcluir
  19. Eita!!!! 2016 promete, hein? Vamos! Que venha...

    "Me interessa que ele dialogue com o presente, que a música mostre o que permaneceu apesar das tantas mudanças desses tempos malucos."

    Era justamente o que, hoje a tardinha, eu pensava ouvindo "a cidade em chamas".

    Obrigada por não desistir... eu muitas vezes tenho vontade de fazê-lo.

    Boa semana pra nós :)

    ResponderExcluir
  20. A foto linda do Abraço!
    Show em Beagá!
    Muito amor em um único post... ❤

    ResponderExcluir
  21. Nada pode ser...maioorrr (melhor)!!!!
    Inclui no set Nada Fácil / Olho do furacão

    ResponderExcluir
  22. Tá dizendo que o site tá em manutenção...

    ResponderExcluir
  23. Expectativa pura...
    2016 promete... Como cumpriu a promessa feita este ano... arrasou mais vitória da conquista BA .... inundou Salvador.... vai p BH na pré... mas volta!!!!
    Expectativa pura p sua inspiradora reinvenção. .. o clássico novo.... o novo clássico. ..

    estamos esperando... na estrada... Somos muitos...

    Os'de fé

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda sonho com uma versão de "Tunel do tempo" ao vivo, sei que eh do GLM, mas acho que tem algo mágico nessa canção! Sempre foi minha preferida! Quem sabe incluir nesse novo projeto hein Humberto! Pensa ai!

    ResponderExcluir
  25. Putz... já reli não sei quantas vezes, é hoje que não durmo.. essa foto abraçando o baixo ❤

    Não achei nada de ingresso nesse site compreingresso.com ������ !!!

    ResponderExcluir
  26. Desde o 3º parágrafo do texto eu comecei a pensar "Estranho. Ele está falando demais sobre o que quer fazer. Isso não é normal... Ele vai acabar se arrependendo".

    Pelo menos ele reconheceu antes mesmo de acabar de escrever, huahua.

    Mas sim, esse tipo de post é muito interessante. Se puder continuar com este mesmo tom nos próximos textos que abordarem o novo projeto acho que todo mundo vai gostar. Só cuidado pra não criar muita expectativa na gente, e não deixar esse povo que te acompanha querer mandar no teu trabalho. Sabe como é né... a gente acaba se sentindo íntimo demais e dando pitaco em tudo, hehe.

    ResponderExcluir
  27. Quando Programar a Tour 2016 lembre-se que são Anos sem Tocar em Natal-RN e que Natal-RN ainda não viu a Tour do INSULAR. Sei que os produtores daqui são uns Putos e que só contratam Sertanojo universiotario , forro de Cabaré , Axé Bunda , Funk Lixo e Pagode mas com certeza você podia entrar em contato com algum produtor que nos deu a honra de ver dois shows do PV em Natal 3 anos atrás e vir mostrar este show maravilhoso ao povo Potiguar . NATAL TE ESPERA POETA

    ResponderExcluir
  28. 1berto filosofo Nadal essa foi boa kkkkkk precisamos marcar uma partida de tênis!!! Te admiro muito mais... Obrigado por tudo e sucesso sempre...

    ResponderExcluir
  29. São 3 anos sem show em Natal RN que ainda não viu o Insular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse papo de acreditar no país de só tocar em Minas Gerais e o fato de você se calar diante de toda a corrupção do Governo do PT cheira mal e pior se a história de você ter recebido grana do governo do PT via lei Rouanet for verdade. Isso tudo está me cheirando a discurso de PETISTA e como eu disse cheira mal. Politicamente falando minha decepção com você é imensa Humberto é tão grande quanto o amor e carinho que eu tenho pelo seu trabalho

      Excluir
    2. Que comentário mais brochante nesse post super legal, credo.
      Mais velas, menos âncoras!!

      Excluir
    3. Cara... na boa. Eu até te entendo, a tua decepção e tudo mais. Mas o mundo não é preto e branco. Tocar em BH, escolha dele. Ou não, uma vez que seus shows são contratados. Mas sou de Belém - Pa e, aqui, nós raramente somos lembrados. E nem por isso fico com ciuminho de BH. Quanto a se posicionar contra o PT, acho que o Humberto já não tem mais idade pra gritar pro mundo (ou contra ele). Depois de um tempo, tu percebes que é melhor falar com o íntimo e moldar os valores individuais do que simplesmente "protestar" e gritar por aí contra o governo. Não vai adiantar... melhor mudar a nossa percepção e formar bons cidadãos através das suas músicas. E, como eu disse, o mundo não é preto e branco. Tenho certeza que se fosse tu no lugar do Gessinger, apesar de toda essa pose crítica e revoltada, não iria dispensar a grana que a Dilma te deu através da Lei Rouanet. Ou iria?

      Ah, e não. Eu não acredito no Brasil. Tenho 34 anos e sei que tudo só vai piorar. O povinho comum (grande maioria, infelizmente) vai continuar votando errado e assistindo Big Brother, fofoca, sexo, violência e novela e não se respeitando e sendo fútil e burro. Sou realista e não me iludo, nem mesmo com o Gessinger dizendo o contrário.

      Excluir
    4. Se os próprios brasileiros não acreditarem no Brasil e não tentarem mudá-lo, quem irá? Não há como comparar o Brasil com outros países mais desenvolvidos. Afinal uma cultura de 500 e poucos anos ainda vai ser modificada! Quando não houver tanta desigualdade econômica e social, consequentemente, não haverá violência! E a maioria dos brasileiros não tem acesso a outro tipo de informação a não ser aquela manipulada pela Globo e outras! Cada um tem o seu voto, não existe voto errado! A maioria do povo escolheu, agora aguenta! Como se houvessem opções melhores!

      Excluir
    5. PQP.

      Como diria Jaime Caetano Braun: "sempre haverá uma cordeona / pra forrar os desenganos / que aos cardumes vêm à tona"...

      A primeira vez que vi Engos tocando ao vivo foi em um comício do PT: segundo turno de 94, depois que o Brizola (o HG/Engos eram Brizolistas de carteirinha) ficou em um vexatório 5o lugar no 1o turno. Eu tinha me mudado para Poa para fazer faculdade e saí da aula na Faculdade de Economia mais cedo para ir até o largo da Epatur para ver 2 ou 3 músicas no comício, com o Horn na Guitarra e o Maltz com a percussão simplesinha.

      Dias antes eu ouvi a palestra do Mercadante (que era o vice do Lula naquela eleição) no auditório da Faculdade de Economia (me impressionei positivamente) e do próprio Lula, acompanhado do Tarso Genro, na Faculdade de Direito.
      Eram tempos de mobilização geral, de grandes lutas contra moinhos de vento, de reverberação e de engajamento político pós abertura. Ouvi o discurso do Lula (e de todos os asseclas) depois das músicas dos Engos e naquele momento, no comício que tinha milhares de pessoas, tomei a decisão de não votar do Lula - e nunca o faria já que na eleição do segundo turno de 89 (quando eu votaria no Lula) eu não votava ainda.

      Naquele momento, ouvindo o Lula do comício para milhares de pessoas e comparando com o que tinha ouvido do Lula na palestra para pouco mais de 100 pessoas, tive a certeza de que minha visão política era totalmente diferente da do HG na época. Votei no FHC, com total consciência do que estava fazendo...

      Eu tinha 17 anos nessa época e, refletindo sobre isso nos dias que se seguiram àquele comício, eu aprendi que o artista é uma coisa, a arte é outra. E descobri que não me interessa o artista, me interessa a arte.

      Nunca tive interesse de descobrir eu me envolver na vida pessoal do artista. Já fui "vizinho" do HG, meu colega de trabalho jogava tênis com ele (e parece que ele era bom, mas não a ponto de vencer Wimbledon Master +65), mas o que ele faz ou pensa é questão dele. O que ele compõe e canta, isso sim, me diz respeito e eu uso como quiser...

      Na época da "lista enghaw" tanto discutimos sobre a obra. Discussões e conversas interessantes e profícuas, não me lembro de nunca nenhum membro ter feito menção à comida preferida ou às típicas fofocas de celebridade naquela lista de discussão. E o que o HG come, bebe não me interessa (embora lembre que teve uma capa da Caras com ele e a Adriane e um comercial do tênis Regazone, se não me engano). Parece que o Regazone pagou os instrumentos do HGTrio, mas nem por isso eu iria comprar o dito cujo tênis...

      Mas, cada um, cada qual...

      Vou xingar o Chico porque ele é petista? Pelamordedeus....

      Sigo a Denise: menos vela, mais âncoras....

      Excluir
  30. É nesses momentos onde mais gosto de ser Belo Horizonte...

    Adorei o texto e também estou acreditando. .. Muito no futuro do Brasil. Até e dezembro e obrigado por nos presentear com mais uma estreia. Abs

    ResponderExcluir
  31. É nesses momentos onde mais gosto de ser Belo Horizonte...

    Adorei o texto e também estou acreditando. .. Muito no futuro do Brasil. Até e dezembro e obrigado por nos presentear com mais uma estreia. Abs

    ResponderExcluir
  32. Toda Forma de Poder numa ponta e Sopa de Letrinhas na outra. Forte e impactante e ao mesmo tempo cru e inocente... Inícios memoráveis na vida costumam ser assim, e como é bom revisitá-los!

    Me lembrei de quando passei no vestibular... não poderia ter escolhido disco melhor pra ser a trilha sonora daquele dia!

    ResponderExcluir
  33. "bamo" é uma bela filosofia... Filósofo de forehand (se eu falar em português direita ou esquerda vai iniciar uma guerra no teu blog... eu quis dizer forehand mesmo...)

    ResponderExcluir
  34. Bom, já falou da ideia de não fazer inéditas soltas no meio dos clássicos... MAS, e se ao invés de "Fé Nenhuma" (ALGUMA?) uma versão que transmute justamente a ideia de fé em tudo o que você disse? Ou em alguma? Ou..sei lá? ;-)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Humberto e Master gostam da Concha Acústica aqui em Salvador! Fica a diga !!

    ResponderExcluir
  36. Pode pedir música?! Todo mundo é uma ilha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Esse show do DVD deveria passar pelo nordeste. O 1berto e o EngHaw já gravou discos ao vivo demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais no sudeste do país! Vem pra Recife, Gessinger! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiada! Vem pra Recife! Aqui também estamos LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS!

      Excluir
  38. Cara tenho toda sua discografia, confesso que LDDC é um dos que menos ouço embora ele tenha obras de arte como Crônica que eu gosto demais, sei também que é um disco do começo de sua carreira e o legal de escutar todos os seus discos é justamente isto, poder refletir sobre sua evolução como artista e até como Humberto, será legal novos arranjos pra podermos apreciar de uma forma diferente este álbum...e tenho muito orgulho de ser seu fã cara...demais o que vc disse, "é hora de acreditar no planeta, no país...", com certeza...sou apenas mais um na multidão, mas fecho contigo sempre, porque eu quero, porque tenho consciência do que faço...valeu

    ResponderExcluir
  39. aí eu acordo e leio o texto enquanto me preparo para o trabalho.Vonatde de ouvir o LDDc no carro, mas não tem.
    Ouço Missões, que sempre tinha como uma canção sobre um lugar no Sul, mas, caramba..a música bateu forte com o verso "vai sem drama, vai sem medo de errar".
    Uma canção sobre vida, as marcas que quer deixar e morte.
    Arrepiei e me emocionei.
    Tentando fazer as contas se consigo ir pra BH, ultimo dia de tranalho do ano, sabe como é).
    Grava ao vivo tb Milonga Orientao.....

    [ ]´s

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Gessinger! Depois de sábado (que senhor show espetacular!), você devia considerar Brasília pra gravação do DVD novo. 30 anos de LDDC na Capital. Apesar de tudo, Brasília é uma cidade linda. Temos lugares bacanas pra gravação de externas (como rolou no InSULar). Que venha 2016 e que venha esse novo trabalho!

    ResponderExcluir
  42. Fico feliz pois é um disco que representa muito, não semente por ser o início de tudo, mas porque as canções sempre demonstraram que cabiam em roupas novas. Longe é um disco conceitual e suas canções sempre são cantaroladas nos shows em que vou.

    ResponderExcluir
  43. Ouço Engenheiros do Hawaii desde de quando comecei a me interessar por música, meu primeiro contato foi com o álbum 10.000 Destinos Ao Vivo, sempre tocava nas manhãs de domingo, um Espólio de guerra de pai para filho, pois foi dele a influencia, por isso sou grato. Mais tarde ganhei meu primeiro walkman do meu padrinho e veio junto uma fita K7 com clássicos: Biquíni Cavadão, Nenhum de Nós, Titãs e Engenheiros do Hawaii, mais específico ‘Sopa de letrinhas’ até minha adolescência eu ouvia o álbum e a fita K7.
    Com o advento do falecido Orkut descobri uma comunidade com discografias, e tinha Engenheiros do Hawaii, fiz o download de cada álbum, momento era o CD Novos Horizontes o lançamento, sempre de madrugada, pois era o que um internet discada permitia, agora com um mp3 de 250Mb, que era um universo de espaço, fui ouvindo álbum por álbum, admito que não entendi de primeira, cheguei até a não gostar de algumas músicas, mas fui insistindo, até que ouvi a música ‘Quanto Vale a Vida’ e foi uma porrada existencial na minha vida e na adolescência isto é uma pergunta frequente.
    2008…Show anunciado em Belém, no extinto fest music, show compartilhado, e a cada desmaio das fãs de Nx Zero eu dava passos de pinguim, meu pai estava comigo, até que consegui chegar na grade de contenção, vi Humberto de perto, a emoção foi enorme, chorei ao cantar Parabólica, lembrando do amor atual, pulei a cada nota de o papa é pop, gritei toda infinita highway.
    Dessa vez não foi diferente, com a companhia do meu irmão, correria para chegar o mais perto possível do palco, horas em pé, pra ser exato oito horas, e quando as cortinas abriram, seguidas da voz robótica do DVD Insular, meus olhos voltaram a brilhar como brilhavam quando um adolescente ouvia ‘Quanto Vale a Vida’, pulei quando ouvi ‘toda forma de poder’, gritei na hora do ‘Bora’ e chorei a ouvir ‘Nuvem’ lembrando de um amor que não nasceu, que só fez rastejar o coração, e com um bis perfeito, pois uniu dois clássicos: Refrão de Bolero + Piano Bar.
    E preciso de mais doses desse show, vou me esforçar para comparecer.
    Bora!

    ResponderExcluir
  44. É preciso que exista artistas como HG e que se cultive a importância dos ENGW na música contemporânea brasileira, visto estarmos num momento onde a MPB ( falo no geral não só Maria Gadú e afins) está escassa e os que existem evidência cada vez emulam as idiotices do passado, do "falar e falar e não falar p***a nenhuma".
    Gessinger ao contrário de quem o ouve sem perceber a primeira vista pode parecer dizer coisas aleatórias, mas ele nos leva a outra dimensão, ao que eu chamo de "O fantástico mundo de Gessinger"... kkkk
    Nos faz sonhar dentro de cada albúm, outros ele nos faz sentir saudades de quem se foi e paralelamente matar essa saudade dos mesmos, são incontáveis sentimentos e aprendizados que vivencio e vivenciei ouvindo os discos.
    Gostaria demais se a tour passasse por São João da Barra interior do RJ, sou de Campos cidade vizinha (acho difícil com a mentalidade prefeitura e ou empresários do ramo locais de trazer a tour pra campos...nível de cultura raso) pois quando vieram na época de ENGW eu era moleque demais pra ir sozinho.

    Valeu Gessinger "tamo junto sempre"... nas entrelinhas do horizonte dessa highway!

    ResponderExcluir
  45. Que boas notícias mestre!
    Espero que nessa tour 2016 você passe por Belém também. Depois do sucesso que foi o show por aqui acho que não merecemos esperar mais sete anos...

    ResponderExcluir
  46. Que boas notícias mestre!
    Espero que nessa tour 2016 você passe por Belém também. Depois do sucesso que foi o show por aqui acho que não merecemos esperar mais sete anos...

    ResponderExcluir
  47. Que boas notícias mestre!
    Espero que nessa tour 2016 você passe por Belém também. Depois do sucesso que foi o show por aqui acho que não merecemos esperar mais sete anos...

    ResponderExcluir
  48. Mas que boas novas !!!
    HG ! São Paulo esta de braços abertos para a gravação do DVD.
    Bora pra cá.

    ResponderExcluir
  49. QUE FODA !!!

    Tem que ter Pra Ficar Legal ! (E muitas outras do Surfando Karmas e Dançando no Campo Minado, meus preferidos)

    ResponderExcluir
  50. Humberto, vê se não esquece de Salvador, tá?

    ResponderExcluir
  51. Ok. Então vamos, que a viagem já vai começar.

    ResponderExcluir
  52. maravilhosa notícia parece que tudo hoje com 1Berto continua sendo como a 30 anos Boa vccoisas acontecendo

    ResponderExcluir
  53. Marcando passagem pro Brasil!...
    "Você abriu seu coração, como se fosse um motor"

    ResponderExcluir
  54. 2016 será um ano extremamente maravilhoso.

    1º trinta anos do Longe demais das capitais e essas novidades aí que o poeta escreveu, tá demais. Desde já espero em Fortaleza.

    2º Biografia do Engenheiros do hawaii.

    Sei que lá fora brilham luzes artificiais
    Lá fora o fogo das caldeiras pede mais e mais
    .....querem sempre mais...

    Abraçãooo pra vc Poeta e Marechal rsrs

    ResponderExcluir
  55. esse DVD vai ser louco, já imagino fé nenhuma

    ResponderExcluir
  56. Muito obrigado Humberto. Estarei lá com certeza. Acho muito feliz a forma como você tem amarrado os seus trabalhados. Parabéns pela sensibilidade, bom gosto e delicadeza.
    Pergunta: os shows dos dias 19 e 20/12 serão os mesmos?

    ResponderExcluir
  57. Humberto, mais uma vez.... minha filhota, 9 anos, fez uma camiseta especial pra te entregar no show de Curitiba. Estávamos na segunda fila e ela não conseguiu. Ficou muito triste. Por favor, como fazemos?? Me dá uma luz.....

    ResponderExcluir
  58. Olha aqui Humberto:::::

    https://plus.google.com/109802926414313400847/posts/7tC3Mcc9JnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, penso que eu, um adulto fico muito frustrado com isso, todavia, tenho que entender, mas fico muito feliz de ver uma garotinha com uma vida toda ainda já engajada musicalmente, parabéns por oferecerem pra ela o que há de melhor da música, sou super fã, tenho muita vontade de falar e conhece-lo e entendo um pouco essa angústia de não conseguirmos chegar ao nosso objetivo, mas boa sorte e vcs vão conseguir entregar essa camiseta com muita glória, até...

      Excluir
  59. Não seria nada mau o DVD ser gravado em Floripa! ;)

    ResponderExcluir
  60. Vem pra SP ?!?!?!?!

    ResponderExcluir
  61. Tempo para inspirar-se. ...vc merece! Parabéns e gratidão pelo show em Brasilia! Até hj estou nas nuvens...

    ResponderExcluir
  62. Tempo para inspirar-se. ...vc merece! Parabéns e gratidão pelo show em Brasilia! Até hj estou nas nuvens...

    ResponderExcluir
  63. Tempo para inspirar-se. ...vc merece! Parabéns e gratidão pelo show em Brasilia! Até hj estou nas nuvens...

    ResponderExcluir
  64. Tempo para inspirar-se. ...vc merece! Parabéns e gratidão pelo show em Brasilia! Até hj estou nas nuvens...

    ResponderExcluir
  65. Nada fácil e Pra ficar legal...poutz...excelentes escolhas ! Vamos !

    ResponderExcluir
  66. Parabéns pelo trabalho! Encantando e inspirando as velhas e as novas gerações. Tenho 25 anos e desde os 16 acompanho seu trabalho. Seu show foi incrível aqui no Festival de Inverno Bahia, esse ano! Com certeza a Tour 2016 será perfeita! Ansioso para ver o DVD vindouro....

    ResponderExcluir
  67. Ingresso comprado para a Pré estreia em BH!!!

    ResponderExcluir
  68. Ainda sonho ouvir ao vivo Por Acaso ... qm pinta por acaso neste novo show/cd/dvd surpreendente !

    ResponderExcluir
  69. E Sopa de Letrinhas ?? A versão do 10 Destinos de 2000 em DVD que não lançou em cd é muito punk ... Estranho no ninho ... Amor pós-moderno ... me aqueça neste inverno ... ataque/conhaque !!!!

    ResponderExcluir
  70. Por favor, Humberto, venha ao Espirito Santo com tua próxima turnê... Preciso ouvir e ver isso!!! Louco para ouvir: Sopa de Letrinhas; Crônica; Nada a Ver; Sweet Begônia; Longe Demais das Capitais; Todo Mundo é Uma Ilha; Beijos pra torcida; Nossas Vidas; Eu Ligo pra Você; Segurança e Toda Forma de Poder.

    ResponderExcluir
  71. 1Berto sempre imprevisivel hj mais punk amanhã mais calmo porém sempre lembrando dos muitos caus da vida...
    Talvez essa seja umas das razões na qal o admiro tanto
    Escrevendo n com a mente e sim com o coração

    ResponderExcluir
  72. Eu gostaria muito que tivesse um show em Natal, tenho 18 anos e não pude comparecer nos shows que já teve aqui, mas se for em Recife ou em João Pessoa também vou, não perco por nada.

    ResponderExcluir
  73. Adoro Segurança... você precisa de alguém que te segurança senão você se cansa e rança... no banco traseiro do alfa romeu... eu eueu.

    ResponderExcluir
  74. Em cima do muro total não tocar fé nenhuma. Além de renegar o passado. Até toda forma de poder foi alterada a letra.

    ResponderExcluir
  75. Gênio preferido do meu subconsciente... hahaha :3 Minha vida está escrita nas entrelinhas de suas composições. Não como forma de predição, mas como descobrimento eterno do inesperado. E como se não bastasse, sei que vai rolar um SP pra eu não ficar fora dessa. Te aguardo! Afinal de contas, "estamos longe demais das capitais". *-*
    Abraço!

    ResponderExcluir
  76. Cada vez que vejo o noticiário na tv lembro de Fé Nenhuma...
    Gravação podia ser em Curitiba. Um presente pra todos nós que lotamos o Teatro Positivo todos os anos nos shows do HG

    ResponderExcluir
  77. Não se esqueça de Salvador por favor HG

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Diamantina/MG Por Favor esperamos loucamente por você HG

    ResponderExcluir
  80. Nada disso é tudo mas tudo isso é fundamental!! Ilhéus precisa de outra oportunidade! !!

    ResponderExcluir
  81. Seria interessante se a música o papa é pop retornasse em seu repertório Humberto é uma música que mexe com nosso interior e nos abre a visão do mundo em que estamos vivendo hoje pois o pop que hoje ai está não poupa ninguém.

    ResponderExcluir
  82. Esperava - sinceramente - que 'Fé Nenhuma' saísse, que é uma canção destoante da obra como todo (minha opinião). Assim como "Depois do Começo" (Legião) é algo que não deixa nenhuma saudade (ela é até divertida cantada a capela com amigos). Lembro de ambas pq as sinto (no sentido de perceber) de mesmo modo. De resto, tem canções que gosto mas preferia ouvir em arranjos diferentes (algumas do Minuano, por exemplo - Deserto Freezer com o Borges é espetacular!).

    Fico imensamente feliz em saber que canções menos conhecidas farão parte e torço que as antigas tb (assim como surgiram algumas nesse meio tempo). Sei, sei, sei. Já li e ouvi umas cem entrevistas tuas falando sobre aspectos que passeiam pela "causa" em gravar/tocar hits como "Infinita Highway" e tal, desde a nova roupagem (outros arranjos) ao que acreditas ser "uma sacanagem com o público em não tocar as suas "Starway to Heaven", Creep ou similar.

    Feliz por volta e meia retornar aqui e te ler/ver tão bem.

    ResponderExcluir
  83. Foda, só porque o Mestre falou, já deu vontade de ouvir "Fé Nenhuma".... Aném....

    Podia rolar então "Sprayvo", aquela música da Maria e do João, que quase entrou pro LDDC! ;)

    ResponderExcluir
  84. Cantando Crônicas, tudo será perfeito .. já garanti meu ingresso em Bh

    ResponderExcluir
  85. Caro HG, depois de gravar no RJ, SP, RS e MG, não seria a hora e a vez de gravar no Nordeste? Abraços

    ResponderExcluir
  86. Eu só posso dizer que estou imensamente ansioso por esse show: "Pra ficar legal" é a música que mais gosto de todas. Saltei de paraquedas e coloquei ela como trilha.
    Obrigado, desde já. Vai ser foda!!!!!

    ResponderExcluir
  87. Ven pra Sampa ou Guarulhos 1berto! #bora#segui_viajem

    ResponderExcluir
  88. Em Guarulhos e Sampa tem mtos radares pedindo tchau! #¡TchauRadar!

    ResponderExcluir
  89. Vou pedir de presente de aniversário! Quanta honra assistir uma pré estreia perto de casa! Cidade vizinha, pegar estrada, quartos de hotel. Mas como vale a pena. Dois shows em um ano é simplesmente fantástico! Tão bom saber que quer desenterrar clássicos esquecidos. Queria tanto poder ouvir tunel do tempo ao vivo! Minha música preferida do meu disco preferido. Quem sabe não ganho de aniversário não é? Grande abraço mestre!

    ResponderExcluir
  90. Mais essa nova turnê vai ser insular ou outra formação?

    ResponderExcluir
  91. 1berto, admiro demais o seu trabalho.. desde qdo ganhei meu primeiro CD do meu pai " O papa é pop"..por volta de 1990, eu na época com 9/10 anos... de lá pra cá... minha paixão por suas músicas, composições e livros só aumentou. Ouço outras músicas... mas vc é um caso isolado... pra mim é o principal, e logo abaixo, ms não menos importante na música o Duca Leindecker... a parceria de vcs deu muito certo, e acredito q deve sempre permanecer em sintonia.
    De qq forma, gostaria de deixar registrado que um dia quem sabe, eu possa te conhecer , e vc autografar alguns livros e discos da minha pequena coleção (Não tenho todos,infelizmente).. ms os q tenho são especiais demais pra ficarem jogados e largados numa estante qq.


    PS1: não sei se chegará a ler esse comentário, ms se assim o fizer, ficarei muito contente em saber q vc , meu ídolo master, recebeu essa singela homenagem.

    Dica pra estrear sua turnê 2016: SÃO PAULO!! :) ;)

    ResponderExcluir
  92. Putz muito especial esse momento, já estou aguardando a tour LDDC em SP capital, Abraço Marcelo Serrano.

    ResponderExcluir
  93. Muito massa!
    E que bom que a pré-estreia será em BH!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  94. Não há como celebrar o que nunca passou. O LDDC é atemporal.

    ResponderExcluir
  95. Adorei!!! E qdo vai rolar show em sampa?

    ResponderExcluir
  96. Ok, tá valendo a ideia de 30 anos do LDDC, mas acho que seria mais forte uma comemoração de 30 anos dos Engenheiros do Hawaii, passando por todos os momentos da banda, bons ou ruins... Mas como você mesmo disse HG é um disco que precisa de releitura mesmo atualizando sua melódia nostálgica de outrora

    ResponderExcluir
  97. Turma, só hoje tive tempo para comentar o Show do HG em Belém. Foi Inesquecível!!!!!! Ass: Leonardo Barbosa

    ResponderExcluir
  98. Humberto, o link do instagram está errado na lateral do blog!

    ResponderExcluir
  99. 1berto bem que vc poderia fazer uma apresentação aqui em Porto Velho, como não quero esperar esse momento ja comprei as entradas pro seu show em cacoal terei que viajar quase mil quilômetros pra ver seu show em Cacoal, se vier aqui em pvh irei tbm, ver sua apresentação aqui na capital seria demais!!!

    ResponderExcluir
  100. 1berto,

    Você precisa voltar ao Rio de Janeiro. O último show no Circo Voador foi demais, e tenho fé que em 2017 você estará no Rock in Rio, será?!

    ResponderExcluir
  101. Espero - e com muita fé - que você venha fazer show na Paraíba, te ver através de telas não tem saciado os meus anseios de quem te ama, admira e quer bem. Não vejo a hora de ir a um show seu e essa ansiedade misturada com muito (e tanto) nervosismo tem resultado em angústia pela incerteza da sua vinda. Mas como você diria: é inútil ter certeza. Mesmo sendo a dúvida o preço da pureza eu digo, sem dúvidas ou medo de ser impura, que eu te amo muito. Vem logo pra a Paraíba, por favor!

    "Nem tão longe que eu não possa ver, nem tão perto que eu possa tocar. Nem tão longe que eu não possa crer que um dia eu chego lá. Nem tão perto que eu possa acreditar que o dia já chegou. "

    Entre o longe e o perto, a esperança me faz acreditar que chegarei.

    ResponderExcluir
  102. Sou grata sempre por, pelo menos uma vez por ano poder estar em um show seu aqui em Curitiba, porém confesso que estou pensando seriamente em me mudar para BH, acredito que o público de lá merece todo esse carinho dispensado a eles, e que seja mais um grandioso sucesso. Estou aqui mas, estamos junto.

    Uma coisinha que me chama a atenção é alguém dizer que você perdeu seus fãs de 80/90..... Acredite que você sempre faz a coisa certa, quem é com você continuará, o admiro sempre mais, por saber que faz o que ama e sem demagogia. Sucesso sempre....

    ResponderExcluir
  103. " Quando o Vinicius é Bueno, toda noite é noite de luar em qualquer lugar comum... " - PIANO BAR + ? + ?? = TOUR INSULAR

    ResponderExcluir
  104. Acho que alguma clássica Lado B deveria rolar no novo DVD ... Mas, mas, mas um disco só de inéditas sempre é muito tri!
    Vamo que vamo!!!

    ResponderExcluir
  105. Chamou minha atenção o comentário sobre "Fé Nenhuma". Eu não consigo compreender totalmente essa letra (meio ambígua). Pra mim ela é mais relacionada com política que com religião. De qualquer maneira, torço para que HG não se transforme num cantor gospel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto cantor gospel? kkkkkkk
      Relaxe que isso NÃO vai acontecer!

      Excluir
    2. Putz..
      Se transforme em cantor gospel????
      Fé nenhuma é do 1o disco dos Engenheiros, lá de 86...
      Acho que tem muito mais a ver com filosofia (totalmente fase niilista) do que com política ou religião especificamente...

      Excluir
  106. A turnê já anda a todo vapor, HG já se aposentou das raquetes (tirada do filósofo espanhol, apesar de ótima, já faz menos sentido) e até já vi o show da nova turnê...

    Mas, apenas para registro...

    Sei que há uma enorme discussão sobre a música e tudo o mais, mas sempre encarei a "Fé Nenhuma" como o fim necessário ao recomeço...
    Típico de uma idade onde tudo é preto ou branco e condizente com a influência niilista em voga dos anos 70/80/90 (e mesmo não sendo mais moda, não tão longe nesse 15/16)...

    Moderno e eterno como em 86, em 2016 ou no século XIX.

    Continuo hoje não acreditando na maioria das coisas (não acredito nos jeitos revolucionários ou no movimento estudantil - tão viciados quanto lá nos 80s, nem nos jornais e nos discursos seguros - também tão viciados quanto lá nos 80s)...

    Mas, como Heidegger, temos que tirar o efeito positivo do niilismo... Ou a destruição criadora de Schumpeter...

    ResponderExcluir