...


A semana passou, ficou a notícia: inSULar ao Vivo foi indicado para um importante prêmio.

Desde o Longe demais das Capitais, há 30 anos, convivo com esse tipo de coisa, alegrias e frustrações (justas e injustas), pasmaceira e êxtase, euforia e depressão... Posso afirmar, correndo o risco de parecer um cara frio, que não me excitam nem me frustam muito, nunca acho justo ou injusto, não me deprimem nem me deixam eufórico.

Não sou de gelo, claro, tenho meus altos e baixos, que geralmente são relacionados a outras coisas, mais graves ou mesmo mais irrelevantes do que essas, pois...

... há tantas montanhas russas no caminho entre sonhar e finalizar um projeto artístico que, na hora das premiações ou críticas, tudo parece velha novidade. Compor, fazer os arranjos, interpretá-los... se isso não servir de espelho, o que servirá?

Por outro lado, confesso que, observando a repercussão da notícia nas pessoas que participaram do disco com seu trabalho e/ou emoções, acabei achando o lance todo muito bacana. Mesmo. Há tantos significados para quem acompanha de perto, né?

Obrigado pelas manifestações de carinho! Estão sendo um baita combustível neste momento em que estou juntando as peças da nova tour.


Sobre a tour 2016: sei que é tentador resumir como celebração dos 30 anos do LDDC, mas este será apenas um momento do show. Seria o mesmo que resumir a tour inSULar como um show em que toco acordeon.

Não apresentarei o disco na íntegra, nem serão reproduzidos os arranjos originais. Reescrevi parte do material. Resultou algo parecido com as canções longas, com várias partes, características do meu trabalho. Seguirei trabalhando no formato trio, sobre as bases que construi na tour inSULar, com músicas de todas as fases da minha carreira e ênfase no diálogo entre o material mais recente e o mais antigo. No post da semana passada, dei mais detalhes.


Sobre metáforas e analogias: tenho ouvido com frequência citações desta imagem clássica: "trocar pneu com o carro andando". A crônica esportiva usa muito ao falar de treinadores que assumem o time em meio ao campeonato com a missão de retificar rumos. 

A imagem traz em si (talvez como desculpa) o desconforto da impossibilidade. Há uma alternativa menos usada, mais elegante e otimista, que reverencia uma tecnologia sofisticada: "reabestecer o avião em pleno ar".

É bem isso que fazemos no nosso dia-a-dia, né?

recarregar - reiniciar
reinventar - reabastecer

Cada um expressa da forma que quiser, claro... mas é sempre bom lembrar que o objeto (o gesto) muda conforme a luz que jogamos nele.

a serpente troca de pele
a gente não esquece
o avião reabastece 
sem deixar de voar
boa semana!
29set2015

49 comentários:

  1. Valeu a pena a espera!
    E que venham mais indicações e conquista! Isto comprova que está indo pelo caminho certo!
    Parabéns HG e equipe!

    ResponderExcluir
  2. Humberto, a gente aceita a tour 2016 do jeito que ela vier pqe ns te amamos, amamos sua arte -ofício ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nah, também né qualquer coisa não. tem que vir uma parada realmente boa.

      Excluir
    2. o que que esse cidadão ai fez de musica que nao é boa? responde ai pf... :)

      Excluir
    3. O que vier será bom, pq tudo o que ele fez até hoje foi realmente muito bom.

      Excluir
    4. Não importa se só tocam
      O primeiro acorde da canção
      A gente escreve o resto em linhas tortas
      Nas portas da percepção...
      Nos interessa o que não foi impresso
      E continua sendo escrito à mão
      Escrito à luz de velas quase na escuridão
      LONGE DA MULTIDÃO

      Excluir
  3. Show d Bola...
    Em Pleno Aguardo Tour 2016 EnGhaw sem Limites!!!

    ResponderExcluir
  4. Nós os de fé esperamos que o formato em TRIO perdure por um bom tempo ainda.
    Consegui ir em 3 Shows da Tour INsulAR, não consigo dizer qual foi o melhor....pois todos foram únicos! E, cada um deles merece um prêmio!
    Que venham os próximos!!!
    Boa Semana!

    ResponderExcluir
  5. Realmente nos brasileiros estamos assim mesmo"Batendo escanteio e correndo pra fazer o gol :)"Boa noite mestre

    ResponderExcluir
  6. É muitoooo excitante pra quem acompanha de perto! E gratificante tb! Se estivesse ao meu alcance era um prêmio por dia, tanto para o prato principal quanto para o menor ingrediente! Toda essa equipe é top, muito funcional!
    Só pra constar amo as coisas 'velhas' mas também queria mais das novas! Nunca rola segura a onda DG em Brasília! Dito isso, por favor venha com um show de 5 horas a próxima vez :)
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Hoje a vontade de ficar e esperar por seu post foi maior do que meu cansaço e sono...trinta anos...tempo que moldou pouco a pouco o artista que mais admiro no mundo, embora uma indicação desta é mais que merecida pela obra de arte que se tornou a tour Insular, ainda assim, nenhuma premiação abrangerá o valor de todo caminho que você percorreu até este momento, em que suas palavras nos inspiram na esperança de podermos de certa forma dialogarmos com vc. Humberto, a maior premiação de todas você não recebe, você nos dá a cada dia com suas músicas e com a energia positiva e esperança que levamos em nossos corações. Valeu demais por tudo e sempre, não há dúvidas que 2016 será fantástico o trabalho com o qual mais uma vez seremos agraciados e presenteados...valeu...Boa Noite!

    ResponderExcluir
  8. Sei lá... com esse texto de Humberto Gessinger , fica tão claro que a reinventar é bem mais interessante que gerar a ansiedade, focado em um retrovisor.

    ResponderExcluir
  9. ...quanto ao prêmio... é que, às vezes, irrita quando alguém comenta que o Humberto sumiu, ou vive trocando de banda, que o trabalho não é mais o mesmo e tal... enfim... só pra dar um alerta aos desavisados... Mas, de que importa? Se eles não se interessam, não interessa... Nós sabemos da importância que tem pra nós... os que de fato se importam... Que Deus o abençoe sempre, em toda a tua jornada... "Tamo junto"...

    ResponderExcluir
  10. Um salto para o pulo!!!

    Um salto para um pulo
    Um pulo a um passo do espaço
    De pés descalços ao impasse
    Do que se passa em minha mente.

    Um salto de repente demente
    De mente aberta se sente
    O que tentam impor e prender
    A cabeça/mente aberta da gente.

    Ver de cima pra baixo
    É o que fazem nas calçadas
    Ao ver mendigos a pedir
    Ver de baixo pra cima,
    eles pedem, é rotina, é normal
    Ver da cima pra baixo, te derruba
    Te faz um nada, olha pra cima.

    Sétimo andar, andar no chão
    Pular ou saltar, onde chegar?
    Correr, andar ou nadar
    Voar sem levantar vôo.

    Daqui de cima somos frágeis
    Nos limitamos por limites
    Limites sem planos
    Paraquedas ou parar a queda?

    O vento parece inimigo
    Mesmo soprando a favor
    A favor do chão, do vão
    Oposta atração, atração imposta.

    Aqui do alto do sétimo
    Quase não se vê
    O que seus medos podem fazer
    O que seus dedos querem escrever.

    Natural pressão, prensado
    Cabeça de olhos vermelhos
    Visão geral, super natural
    Do sétimo primeiro, um segundo.

    Um segundo pra um pulo
    Um pulo pra desistência
    Resistência a falta de medo
    Ao medo de resistir.

    Um salto a um pulo.
    Um pulo pro salto
    Um asfalto escuro
    Umas faltas de rumos.

    José Mabson
    20/09/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Véi.....na boa....tem algo mais original....????liquidificador da poxa....Legião, Engenheiros, CPM22...capital....Ufa!!!

      Excluir
  11. Não sofro mais, agora eu sei
    o que nos faz sobreviver!!!
    Puxa.. estava ouvindo o álbum Surfando Karmas & DNA hoje, juro! E você menciona A.F. no texto de hoje, ain meu coração!!!
    Suas letras com verdades nas entre linhas, sua arte expressa em escritas e músicas são o que me trouxe até aqui e o que me faz sobreviver ou melhor, viver! Quanto ao lance da premiação, não acredito que seja frio e sim que nunca se esqueceu de quem é: Simples de Coração ;)
    É uma inverdade dizer que não desejamos que nossos ídolos sejam indicados e premiados por reconhecimento ao trabalho e talvez até pra "mostrar" aos desavisados, como disseram em comentário anterior.. no entanto, pra nós de fé, isso não é essencial para nos satisfazer ou alterar alguma admiração que temos por seu trabalho HG.
    Realmente gosto de pensar que você lê os comentários.. se não, é interessante a essa hora da manhã expressar um pouco meu amor por sua arte, mesmo que seja só pra mim!!!

    Ótimas inspirações Mestre! Boa semana pra você e sua família linda s2

    ResponderExcluir
  12. Clichê dizer que pra gente que acompanha de perto que vc já é um premiado, um campeão. Mas confesso que a indicação deu um gás no meu coração. Eu estava lá. Eu sempre estarei lá com vc! Te amo muito!

    ResponderExcluir
  13. "Seguirei trabalhando no formato trio" esse trio poderia ser o GLM?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Francielle esse é um sonho de todos os novos e antigos fãs de Humberto Gessinger, Carlos Maltz e August(inho) Licks.

      Excluir
  14. Reconhecimento pelo trabalho, pelo suor, pelas horas de dedicação, nem sempre podemos esperar por isso, faz mal. Mas quando ele vem, traz consigo um sabor especial. Estamos na torcida agora.

    ResponderExcluir
  15. indicado ou não, reconhecido ou não, HG sempre será o melhor! 30 anos de estrada, ainda firme e forte, lançando músicas novas, rearranjando as antigas. Acho muito bacana esse lance de rearranjo, pois se parar pra pensar, hoje vemos o passado de um jeito bem diferente do que víamos antes, e essa nova interpretação nos inspira a fazer coisas novas!
    Parabéns HG!

    ResponderExcluir
  16. Tá, não será tocado na íntegra com os arranjos originais... Mas será tocada todas as músicas do LDDC?

    ResponderExcluir
  17. Independente de prêmio, estamos sempre na torcida!!! =)

    ResponderExcluir
  18. Te amo muito ,se tenho algum artista pra chamar de ídolo,escolho VC.HG

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Esperamos o novo show em Feira de Santana/Ba. Grande Abraço Humberto!

    ResponderExcluir
  22. Muito pontual a citação de Arame Farpado, quase 15 anos que você escreveu, e tudo continua igual! Apenas nosso ponto de vista se altera.

    ResponderExcluir
  23. Para mim, falta o sexto Humberto na última imagem. Não o enxergo mais como quando antes do InSULar.

    ResponderExcluir
  24. Um grande artista. O álbum Insular está realmente magnífico, as suas músicas nos envolvem profundamente. Independentemente de qualquer prêmio e não menosprezando pois, sempre é muito bom receber, mesmo assim, O HG será sempre um grande artista que nos presenteia com sua genialidade que vemos expressada em suas músicas. Obrigada HG! Estou na torcida.

    ResponderExcluir
  25. Aê Humbertão, porque não colar uma nova letra nos arranjos de "Fé Nenhuma"?? Mais leve, talvez com uma mensagem mais positiva a cerca de tudo que estamos vivendo? Seria um desafio e tanto, e vc é genio!! Poxa, Fé Nenhuma é uma das minhas preferidas...tensa, crua, na veia, riffs poderosos..não pode ficar de fora. Só acho!! Abraço e volta pra João Pessoa logo!!

    ResponderExcluir
  26. Ótimo texto.Muito objetivo e inteligente. Nós fãs só temos a agradecer.

    ResponderExcluir
  27. Ótimo texto.Muito objetivo e inteligente. Nós fãs só temos a agradecer.

    ResponderExcluir
  28. Ótimo texto.Muito objetivo e inteligente. Nós fãs só temos a agradecer.

    ResponderExcluir
  29. Você é incrível e sua música formou muito do que sou hoje... Só quero que saiba disso! Te ver de perto foi alucinante e não vejo a hoje de repetir essa emoção! Continue na ativa, por favor. Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  30. Ótimo, evidente que a nova tour inclua canções LDDC, mas revisitando uma highway, de 30 anos, parabéns!!! Quanto a indicação do prêmio, me sinto mais orgulhoso de ser fã de um grande artista, no sentido de arte/ humildade. Show.
    Abraço,
    Marcelo Serrano.

    ResponderExcluir
  31. O Tavares vai voltar na nova turnê HG?

    ResponderExcluir
  32. O melhor do mundo!! Você é o CARA!

    ResponderExcluir
  33. Eu como fã gosto de ouvir sempre o ultimo trabalho (Disco), não entendo as pessoas que vão ao show por causa de um a única musica.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado 1berto por Mostrar o talento do TAVARES, pra ser Sincero não gostava do Trabalho dele na outra banda, Agora e um Prazer inenarrável ver grande musico e pessoa Parabéns.

    ResponderExcluir