...


Nos últimos dois fins de semana, a tour inSULar passou por três capitais que ainda não havia visitado. Foram noites mágicas em Salvador, Belém e Manaus. Daquelas que dão a sensação sempre bem vinda de que o show engrenou uma marcha acima.

Estaria sendo hipócrita se dissesse que não nos alegra saber que os ingressos esgotaram. Mas estaria igualmente mentindo se dissesse que esse aspecto é fundamental para que fiquemos satisfeitos. Nestes 30 anos, já ouvi tanta merda ser dita a respeito de sucesso e fracasso que prefiro manter meus pés fora dessa areia movediça. São várias as variáveis e cada uma delas é um copo que pode ser considerado meio cheio ou meio vazio. A única maneira de ser objetivo é aceitar a subjetividade da intuição que exclama "afudê!" e seguir em frente.  

(*)

A semana que inicia nos levará à Brasília. Lembro da primeira vez que a música me levou à capital, em 1986. Minha cabeça ainda era mais a de um estudante de arquitetura do que a de músico e eu achei os prédios do Niemeyer bem menores do que esperava. 

Claro, estava acostumado a vê-los nos livros, em fotos que privilegiavam seus ângulos mais monumentais. Este contraste entre expectativa e realização virou uma metáfora pesssoal à qual já recorri, silenciosamente, em vários momentos da minha vida e carreira.
Além destas, outras passagens por Brasília:
1986, 87, 88, 89, 90, 92, 99, 2000 e 2013.
Em Brasília, Tavares já não estará conosco. Chegou a hora dele focar no seu trabalho de cantautor. Não usei a expressão "trabalho autoral" pois acho que artistas de verdade, como ele, são sempre autorais. Deixam suas digitais em tudo que fazem. Assim como quem não tem a manha não será autoral nem assinando todas as composições, arranjos, produção e capa de um disco.

Na guitarra e violão, Nando Peters, que já fez alguns shows da tour. Conheci Nando quando participei do DVD da Cidadão Quem. Fiquei curioso pra saber por que Duca, um virtuose da guitarra, confiara partes importantes das canções àquele cara. Mas era um projeto acústico, não deu pra sacar muito além do fato de o Nando ser um cara versátil que não está pra brincadeira; um cara do ramo.

Poucos anos depois, encontrei-o trampando num estúdio e mixamos as demos do Novos Horizontes (ou, talvez, do Pouca Vogal... memória falhando aqui). Notei que tínhamos várias afinidades. Mais tarde, encontrei-o tocando baixo no Luciano Granja Grupo, ocasião em que criei o bordão que repito a cada ensaio: "chance zero de tú tocar baixo melhor do que toca guitarra" =)

(*)

Ainda não sou suficientemente insensível para ficar comparando a galera com quem já toquei. Espero nunca vir a ser. Mas algo é evidente para quem segue a linha evolutiva do meu trabalho: nunca busquei alguém parecido com quem acabava de sair. Isso não funciona comigo. E acho que não funciona em trios, que envolvem muito mais do que determinadas notas tocadas em determinado tempo.

(*)

E vamos em frente! Já aproveitamos os ensaios dessa transição para testar algumas coisas que estou planejando para o próximo ano. Mas isso é assunto para outro post ;-) 

Bora!
08set2015

55 comentários:

  1. Nada melhor que um texto gessingeriano pra ficar legal.
    Muita paz, Humberto.

    ResponderExcluir
  2. O show em Belém foi muito especial. Em vários pontos. Como na especial canção “Parabólica” onde um coro de milhares de pessoas cantou junto: “... paralelas que se cruzam EM BELÉM DO PARÁ!”. No “grand finale” com “Infinita Highway” onde várias gerações se encontravam em êxtase nesta magnífica canção. ”Ando Só” fez Belém explodir de emoção e “Bora” chamou todos, da década de 80,90 e do século XXI para cantar, pular e se emocionar com Insular. Égua!Que show!! PHodástico! Mas a minha emoção foi antes do show. Após 26 anos de espera. Tive a honra. A felicidade. A grande emoção de poder “conhecer” e bater uma foto com você (sonhos que podemos ter. E teremos!) no camarim. Valeu mesmo a espera (...e se depender de mim eu vou até o fim!). Sem contar toda a simpatia do Esteban Tavares e do Rafa Bisogno. Valeu HG! Valeu Power Trio! Valeu InSULar!!Até a próxima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário muito show... bercebe-se a grande emoção nele... Bora pra frente!!

      Excluir
    2. Comentário muito show... bercebe-se a grande emoção nele... Bora pra frente!!

      Excluir
    3. Comentário muito show... bercebe-se a grande emoção nele... Bora pra frente!!

      Excluir
  3. Obrigado Tavares, pelos papos e shows memoráveis. Seja bem-vindo Nando! SRN.

    ResponderExcluir
  4. Voe, Tavares. Venha, Nando. Amor incondicional é isso: aceitar os ventos que mudam de direção. Tamo junto! Até sábado, meu anjo!

    ResponderExcluir
  5. Pontualíssimo....obrigada 1berto!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelo shoowzaço em Belém. Maravilhoso te ver e ouvir ao vivo. Sem nenhum pixel entre nós. Não sei de muita coisa, mas eu sei que te admiro tanto como artista, e como pessoa. Oh 1berto, meu ídolo do rock.
    Desejo sucesso ao Esteban. Artista Magnífico. Eu estou a esperar a tua volta a Belém. Bom descanso ai e uma semana abençoada meu querido.
    Por: Erik Adriano Freitas da Silva.

    ResponderExcluir
  7. Que 2016 seja repleto de realizações, Mestre! A passagem por Belém foi maravilhosa. Agradeço pelos autógrafos e fotografias. Sei que pra você é difícil lembrar, mas saiba que eu jamais esquecerei cada momento da passagem do inSULar ao vivo por Belém. Foi mais que meu primeiro show, foram momentos especiais. Agora, eu sou o feliz proprietário de uma das palhetas jogadas ao público no show. Faltou-me atenção, mas me falaram que foi lançada após Parabólica, que maravilha, não? Obrigado por tudo, meu ídolo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aaí cara!!! foi foda esse show!!!

      Excluir
  8. Yes! Chegou a vez de Brasília! Estarei lá mais uma vez. Interessante a recordação particular de cada um desses shows que vc citou. Deu pra relembrar momentos mágicos. Dia 12 será mais um desses dias.

    "Nós sabemos a força da teia que tecemos, silenciosamente."

    ResponderExcluir
  9. Sorte pro Rodrigo e pro Nando, ambos nas suas novas empreitadas. :)

    ResponderExcluir
  10. O show em Belém foi um acontecimento inesquecível e até mesmo inesperado quando já se ouviam rumores da sua vinda e mesmo sem ter certeza eu torcia demais para ser verdade. Foi uma noite totalmente agradável e com uma tremenda experiência! O sonho distante que foi totalmente realizado, admiro mais ainda o seu trabalho e talento, obrigada por proporcionar esse misto de sentimentos maravilhosos no show. Valeu ao trio! Espero o Nando na próxima vinda à Belém. ❤️

    ResponderExcluir
  11. Antes mesmo de ler no final do texto: "nunca busquei alguém parecido com quem acabava de sair. Isso não funciona comigo." eu já pensava que viria um cara totalmente diferente do Tavares...

    É foda esse lance de conhecer o cara como se fosse da família... mesmo sem conhecê-lo... O fã... vai além do esquema "cantar as canções e ver os shows"... ele pontua e saca da personalidade do artista.

    ResponderExcluir
  12. O show em Belém foi o meu primeiro, e não poderia ser mais perfeito, superou as minhas melhores expectativas. Nunca vou esquecer aquela noite mágica. Lembro de um momento da canção " Somos quem podemos ser" em que você perguntou: "Quem ainda sonha?" "Quem sonha acordado?" pois é, eu sempre sonhei acordada com o dia em que teria a honra de assistir a sua arte de perto e poder sentir a emoção de ouvir as canções que tanto amo ao vivo. O momento em que o coro em êxtase e com um orgulho imenso cantou "PARALELAS QUE SE CRUZAM, EM BELÉM DO PARÁ" foi mágico, jamais esquecerei... obrigada por compartilhar conosco sua arte/ofício. Tivemos também a hora de apreciar a penúltima apresentação de Tavares na tour inSULar, um cara fantástico naquilo que faz. Desejo muita luz e realizações na carreira dele. E boas vindas ao Nando!
    "Tchau radar, vamos adiante"...
    Boa semana gênio!
    Sinelma Raiol
    De próximo de onde as paralelas se cruzam...

    ResponderExcluir
  13. Bah, tô muito curioso desde que fiquei sabendo que tu fez umas aulas de batera! Só quero ver! hahahha

    ResponderExcluir
  14. "E vamos em frente! Já aproveitamos os ensaios dessa transição para testar algumas coisas que estou planejando para o próximo ano. Mas isso é assunto para outro post ;-) "
    O que dizer da esperança de uma tour dos engenheiros ano que vem ? hmm

    ResponderExcluir
  15. A melhor coisa do Tavres era que ele respeitava os arranjos originais! Fiquei feliz em ver que era ele aqui em Salvador. É uma pena mas vida que segue e muito boa sorte para o Peters.

    ResponderExcluir
  16. Humberto sempre foi uma inspiração para mim, por meio de suas letras sempre conseguia tocar em algum momento importante da minha vida, vê-lo tocar novamente depois de 7 anos do último show em Belém foi realmente algo lindo. músicos comprometidos com o que gostam de fazer e acima de tudo para pessoas que estão ali só para vê-los e ouvi-los. Espero que volte logo, em carreira solo e seus músicos mega competentes, seja com a banda Engenheiros do Hawaii. O que importa aqui é voltem logo. Abraços imensos.

    ResponderExcluir
  17. Humberto sempre foi uma inspiração para mim, por meio de suas letras sempre conseguia tocar em algum momento importante da minha vida, vê-lo tocar novamente depois de 7 anos do último show em Belém foi realmente algo lindo. músicos comprometidos com o que gostam de fazer e acima de tudo para pessoas que estão ali só para vê-los e ouvi-los. Espero que volte logo, em carreira solo e seus músicos mega competentes, seja com a banda Engenheiros do Hawaii. O que importa aqui é voltem logo. Abraços imensos.

    ResponderExcluir
  18. Humberto sempre foi uma inspiração para mim, por meio de suas letras sempre conseguia tocar em algum momento importante da minha vida, vê-lo tocar novamente depois de 7 anos do último show em Belém foi realmente algo lindo. músicos comprometidos com o que gostam de fazer e acima de tudo para pessoas que estão ali só para vê-los e ouvi-los. Espero que volte logo, em carreira solo e seus músicos mega competentes, seja com a banda Engenheiros do Hawaii. O que importa aqui é voltem logo. Abraços imensos.

    ResponderExcluir
  19. O show em Manaus foi mágico, incrível! Humberto entrou exatamente às 1:00 hr do dia 06/09 que por acaso é o dia do meu aniversário. Comemorei os meus 20 anos com toda a alegria e energia positiva da galera que estava lá e foi lindo! Obrigada Humberto por proporcionar um momento tão especial para mim. :)

    ResponderExcluir
  20. Legal, a vida é assim mesmo, estrada sempre em frente, é bom conhecer novos músicos nessa sua trajetória, estou ansioso pelos novos arranjos da guitarra...

    ResponderExcluir
  21. Legal, a vida é assim mesmo, estrada sempre em frente, é bom conhecer novos músicos nessa sua trajetória, estou ansioso pelos novos arranjos da guitarra...

    ResponderExcluir
  22. O show em Belém foi lindo demais, perfeito!!! <3

    ResponderExcluir
  23. O show em Belém foi ÉPICO!! Valeu demais! Esperava por ele há tempos! E esperava também que tivesse, assim como aconteceu por algumas cidades por onde vocês passaram, um tempo reservado para os autógrafos :(

    Já morrendo de saudades do que foi aquela noite! Volte logo!!

    ResponderExcluir
  24. Simplesmente Mágico, Belém-Pa, tirando todas as desconfianças que pairavam sobre a a volta do HG, porem todos os admiradores desse cara sempre souberam quem não haveriam duvidas, e que seria um lindo espetáculo, e pedimos não tardes a regressar . E que essa bandeira que lhes foi dada assinado por varias pessoas, possa ser a eterna lembrança "Paralelas que se cruzam em Belém do Pará"

    Alessandro Lobato

    ResponderExcluir
  25. Humberto , o Master te entregou um poema chamado "Quase morte" junto com um cd ? valew pela passagem aqui por Belém foi demais obrigado pelo autógrafo no livro "mapas do acaso"

    ResponderExcluir
  26. É sempre bom agradecer pelas coisas boas que a vida nos trás, Tavares deixará saudades, principalmente ao cantar e tocar De Fé, ficou perfeita a música que tanto amo, mas a vida segue.

    Desejo que tudo possa dar certo com este novo membro.

    Até um dia próximo e vida longa.

    ResponderExcluir
  27. Nada é clichê quando é com a gente que acontece, por isso digo que dizer muito obrigado é clichê, mas é o máximo que consigo expressar, pois essa noite causo uma emoção mais que mágica, foi transcendental, um verdadeiro êxtase, seguidos por vários clímaxes, quase algo beirando um momento sagrado, sou teu fã desde de criança, espólios de guerra de um pai para um filho, e seja a fase e o momento sempre compartilho pensamentos e sentimentos contigo, pode parecer ousado, mas tenho uma interpretação própria das tuas letras, por isso me sinto um pouquinho dono delas, parabéns por sua arte e vida longa a música.
    PS: volte logo a cidade onde as paralelas se cruzam, não demore tanto por favor. Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Tavares foi demais! Admirei-o nas duas apresentações em que pude estar presente... Parecia que a engrenagem tatuada fortalecia seu talento e era clara a satisfação de estar ali: no palco; com o vc, Humberto; com o incrível Rafa; com paixão - muita. Que o caminho dele como cantautor continue lindo e dessa qualidade. E que venha o Nando! :D Que venha o novo!!! Eu curto extremamente transições e quero acompanhar essa tb (e as próximas!).

    :)

    ResponderExcluir
  32. Você é fera cara, que pena que aqui em Piracicaba-SP passou longe de se esgotar os ingressos... Acompanhando de perto sua lista de shows até voltar aqui pela região ! Grande abraço !!

    ResponderExcluir
  33. Sim, Noite Mágica aqui em Manaus dia 05 de setembro 2015 !
    Porque a magia estava vindo de vc cantando e encantando novamente os fãs, com suas músicas, com sua alma roqueira de se expressar no palco e por ser multi´strumentista dando vida aos equipamentos plugados !

    Eu vi em seus olhos, que você voltou a ser criança, quando ganhou o presente do fã-clube pelas mãos dos dois jovens luthier’s do projeto e que por coincidência também eram seus fãs e por isso, fizemos o possível para eles estarem conosco naquele show. Obrigado novamente, por ter nos recebido, onde pude presenciar o momento mais importante do show do qual o grande Mestre HG pedindo autografo aos dois jovens luthier!!!...aquilo foi mágico, para todos e guardado na lembrança pra sempre.
    Lembrei que na bio do seu twitter vc diz que “escreve e faz música”, mas vc de certa forma, também influência novos artistas.

    A primeira foto deste blog foi feita no show de Manaus e a casa estava lotada!!! Sempre que possível venha nos visitar... volte em toda turnê porque Manaus também é seu lar!!!

    :)

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Quando fiquei sabendo que vc estaria em Belém , nossa quase nao acreditei, pensei :não , não , meu Deus não acredito. Tive que olhar infinitas veses na agenda e olhar varias veses a pagina da Bis, so para comfirmar. foi mágico pois eu nao esperava que viesse tão rápido, mas sem dúvida este show ficara gravado para sempre , na minha memória como o melhor da minha vida ,Aliás todos os show seu que eu for sera sempre o melhor. Uma pena que tenha sido só 2 horas de show. É tanta coisa que gostaria de falar , mas enfim resumindo vc é o melhor cantor brasileiro, amo suas musicas são fantásticas Humberto , amo muito até o fim...volta logo ...

    ResponderExcluir
  37. Vem para JUIZ DE FORA MG novamente! Vc é fantástico e suas canções também. Parabéns!

    ResponderExcluir
  38. Perdi o show em Vitoria da Conquista,fiquei muito triste,espero que volte mais vezes à Bahia.

    ResponderExcluir
  39. Aguardo esse show há muito tempo!!
    É amanha!!!!!!!!

    Ansiedade à mil!!!!

    Hoje a banda Várias Variáveis (cover dos Engenheiros) fará uma apresentação de 3 horas no pub Amsterdã, na Quadra 211 da Asa Norte!!

    É a preparação, o esquenta!!!!

    Venha, Humberto... Venha!!!!!

    Só bora!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Humberto,Brasília te espera para mais reencontros...
    Não demore a voltar,já estamos anciosos para o próximo!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  41. Sabe se é real o Humberto em Canoinhas SC dia 10/102015? Espero que seja!!!!!

    ResponderExcluir
  42. Quando Programar a Tour 2016 lembre-se que são Anos sem Tocar em Natal-RN e que Natal-RN ainda não viu a Tour do INSULAR. Sei que os produtores daqui são uns Putos e que só contratam Sertanojo universiotario , forro de Cabaré , Axé Bunda , Funk Lixo e Pagode mas com certeza você podia entrar em contato com algum produtor que nos deu a honra de ver dois shows do PV em Natal 3 anos atrás e vir mostrar este show maravilhoso ao povo Potiguar . NATAL TE ESPERA POETA

    ResponderExcluir
  43. Mais uma coisa 1berto em tempos de 3D, Bluray e 4K porque diabos gravar só em DVD? Quer gravar em DVD ok mas porque não gravar em Bluray com qualidade de Imagem superior e principalmente qualidade de Áudio infinitamente superior? São 21 CDs na sua carreira vários LPs mas pouquíssimos DVDs e nenhum Bluray o lado visual deixa a desejar. Ah e em relação ao PV você está enganado os fãs amaram as inéditas

    ResponderExcluir
  44. Coração, foi muito especial em Brasília, como sempre!

    ResponderExcluir
  45. O show de Feira de Santana na Bahia foi maravilhoso. ..muito lindo...praticamente todo cantado e muitos como eu realizou um sonho da juventude de assistir o show do cara que as músicas embalaram a adolescência! Muito bom e tomara que ele volte aqui!

    ResponderExcluir
  46. Eu fui foi maravilhoso esperei esse show muitos anos!inclusive minha filha de cinco anos ja é fã do humberto!

    ResponderExcluir
  47. Eu fui foi maravilhoso esperei esse show muitos anos!inclusive minha filha de cinco anos ja é fã do humberto!

    ResponderExcluir