miscelânea


I
FRAGMENTOS

Um jornal me pediu depoimento sobre os 50 anos da Jovem Guarda. Não vivi o momento em tempo real, mas quem não o viveu por tabela, né? Escrevi o seguinte:

Uma eletrola, móvel enorme com rádio e toca-discos, dominava a sala estar da casa da minha infância. Um dia apareceu por lá um disco d'OS INCRÍVEIS.

De cara fiquei fascinado por duas canções : O Milionário (ah, bons tempos da música instrumental popular!) e a dramática Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones, uma pequena ópera em 3 minutos com direito a rajada de metralhadora na introdução. A paixão por esta música me fez ganhar meu primeiro violão.

Por essa época, no aniversário da minha irmã, fizeram um bolo que tinha como enfeite 4 bonequinhos tocando guitarras, baixo e bateria. Esperei ansioso que o cortassem para que eu pudesse brincar com aquelas miniaturas d'OS INCRÍVEIS. 

Fiquei muito decepcionado quando um estraga-prazeres me disse que aqueles não eram OS INCRÍVEIS e, sim, os BEATLES. 

Vendo minha incredulidade, o maldito adulto apontava para o nome escrito na bateria. Mas era inútil, eu não sabia ler. A dúvida persistiu por um tempo (na real, nunca me convenci).

tocando
Era Um Garoto...
São cada vez mais numerosos os pedidos que recebo de entrevista, depoimentos, participações, biografias, engajamentos... cobrindo uma gama enciclopédica de assuntos e questões. Falta tempo para atender; não exatamente o tempo que faz o tique-taque soar: o tempo que faz o coração bater, a capacidade de fazer tudo com brilho nos olhos. E, sem brilho nos olhos, fazer pra que, né?  

Tenho me visto dizendo, cada vez mais, não às solicitações. Não por desconsiderá-las, pelo contrário, para, quando fizer, fazer a pleno. Administrar a energia é uma sabedoria cada vez mais necessária em tempos tão velozes.

Agora, mais ainda, já que começaram a girar lentamente as engrenagens que levarão ao próximo capítulo da minha arte/ofício. Resta a esperança de que a perspicácia de quem recolhe fragmentos dispersos dê sentido aos silêncios episódicos e ao aparente caos.


II
O PREÇO DA PUREZA

Crise é o Caralho!
ou
Caralho, é a Crise!
?
Meet and Greet 
ou
Mita e Grita
?
um inverno quente
sinaliza um verão frio
ou
um verão mais quente ainda
?
vai saber...

bah : o certo é que inSULar volta a Minas nessa semana, Bora!


18ago2015

43 comentários:

  1. Humberto, lenda viva, obrigado pela postagem.
    Saúde e paz, companheiro!

    ResponderExcluir
  2. : )
    "Crise é o caralho!"
    Aposto nisso.

    ResponderExcluir
  3. : )
    "Crise é o caralho!"
    Aposto nisso.

    ResponderExcluir
  4. Você é maravilhoso :)) suas idéias geniais e sacadas sensíveis <3

    ResponderExcluir
  5. Acho que o verão será, pasmem, mais quente ainda.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. " Administrar a energia é uma sabedoria cada vez mais necessária em tempos tão velozes." Fato inegável. Tipo de reflexão que a propaganda não vende.

    ResponderExcluir
  7. Pois é.... Quem sabe um dia me perguntarão pelos Engenheiros, pelo HG e eu poderei falar que vivi cada momento, etapa, epsódio.....seja ele ouvindo, lendo, vendo e, a melhor forma, ao vivo!! Go Ahead 1Berto!!

    ResponderExcluir
  8. Sempre no horário sem atrasos. Vlw mestre querido

    ResponderExcluir
  9. Como sempre,sempre muito bom!!!
    Boa noite e Boa semana Mestre..

    ResponderExcluir
  10. Ai ai,coração inquieto esse seu...

    ResponderExcluir
  11. Tenho 27, anos, sou gerente bancário e achava que todo mundo que dizia ter síndrome do pânico ou depressão eram ociosos e mentirosos.

    Até que dia 06/07 a casa caiu! Apaguei atendendo uma cliente.
    Quando me dei conta... Estava em casa, chorando sem motivo e com muito medo de morrer e deixar minha pequenininha de apenas 5 meses.

    Sabe qual foi a principal causa que o médico me disse:
    "Raphael, você precisa aprender a dizer NÃO."

    Vlw, HG! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...

      Licks voltando a ativa:
      http://linkis.com/www.kickante.com.br/ms55E

      Excluir
  12. semeando as ideias do novo cd HG??

    ResponderExcluir
  13. É muita energia pra administrar, hein? A cada ano, te vejo esbanjar cada vez mais em cima do palco.
    Lindo de se ver!

    Sei que a dúvida é o preço da pureza, mas caralho! Alguma coisa tá em crise sim. Se não a economia, os partidos políticos, ou a política de forma geral desse país, as pessoas.

    É possível administrar energia e equilibrar sentimentos?

    Ah, essas sabedorias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muita maldade, corrupção, ignorância, falta de respeito... Mas devo tá maluco, quando te vejo tudo fica tão perfeito.
      Linda, uma ótima semana. :)

      Excluir
  14. "Começam a girar lentamente as engrenagens"... será que EngHaw na formação clássica vai voltar? Só um devaneio em tempos tão velozes. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso http://www.enghaw.com.br

      Excluir
    2. Enquanto isso http://www.enghaw.com.br

      Excluir
    3. Enquanto isso http://www.enghaw.com.br

      Excluir
    4. aHHHHHH sempre pontual enfrente ao pc esperando o texto. Adr!

      Excluir
  15. Super, como sempre, maravilhoso texto 1Berto, sempre nos fazendo refletir, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Super, como sempre, maravilhoso texto 1Berto, sempre nos fazendo refletir, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Super, como sempre, maravilhoso texto 1Berto, sempre nos fazendo refletir, parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Olha, estou me conformando com um verão ainda mais quente.... =(

    ResponderExcluir
  19. Humberto, bota o Rio na sua rota! Estamos te aguardando!

    ResponderExcluir
  20. Curiosidade sobre a engrenagem parando...e produzindo o novo....

    ResponderExcluir
  21. "Falta tempo para atender; não exatamente o tempo que faz o tique-taque soar: o tempo que faz o coração bater, a capacidade de fazer tudo com brilho nos olhos. E, sem brilho nos olhos, fazer pra que, né?  
    Tenho me visto dizendo, cada vez mais, não às solicitações. Não por desconsiderá-las, pelo contrário, para, quando fizer, fazer a pleno. Administrar a energia é uma sabedoria cada vez mais necessária em tempos tão velozes."

    Soco no estômago logo depois do café da manhã.

    -

    Gessinger,

    Já curiosa para saber mais dessas engrenagens. Ou será que, de certa forma, já sabemos?

    :)

    ResponderExcluir
  22. Hum, se considerarmos a genialidade do Mestre Gessinger as engrenagens não estão ali a toa!!!!!
    Será que um dos meus grandes sonhos será realizado e poderei ver o GLM junto em um palco novamente? Agora eu acho que sim.
    Muito obrigado pelo show em Goiânia Humberto, foi simplesmente subliminar, tal qual as engrenagens.

    ResponderExcluir
  23. Caralho é a crise, e o céu é só uma promessa.
    Valeu HG!

    ResponderExcluir
  24. Interessante quando diz: ‘O tempo que faz o coração bater, a capacidade de fazer tudo com brilho nos olhos’.

    Como é gratificante,recompensador quando fazemos algo que nossos olhos brilham, é uma sensação incrível, onde às vezes podemos até nos perguntar como foi perfeito aquele momento, não se trata de um momento qualquer ou uma hora qualquer, trata-se de um momento de real satisfação, falar, fazer o que amamos, as palavras saem como uma linda canção. Se não houver este brilho nos olhos, ‘fazer pra que, né?’

    Tem uma frase que gosto e gostaria de compartilhar contigo:

    ‘Conhecemos um homem pelo seu riso; se na primeira vez que o encontramos ele ri de maneira agradável, o íntimo é excelente’.

    Continue administrando bem suas energias.

    Até um dia próximo e vida longa!

    ResponderExcluir
  25. Será o que você quis dizer com lhe falta tempo, o tempo que faz o coração bater? Fazer com brilho no olhar, se não for, por que fazer?

    Levei por um lado teu de angustia, melancolia... ( As tenho sentido isso, mas não sei se é teu caso, só fiquei a imaginar )

    No mais como sempre, adoro ler vossos textos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. A semana só começa, quando paro na correria do dia para te ler. Parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Depois de tantos anos, de volta a Salvador. Que seja um bom momento.

    ResponderExcluir
  28. Essa engrenagem, seria uma possibilidade de volta dos EngHaw? ?Também sou um pouco assim, só faço algo quando sinto que é chegada a hora. Parabéns Humberto, d +.

    ResponderExcluir
  29. Começaram a girar lentamente as engrenagens...(um suspiro longo) moro no Japão, mas cara.. Se realmente o power trio voltar, ao menos um dvd.. Eu volto só pra assistir de perto.
    Trabalho fantástico você fez pelo longo da sua vida, Parabéns Humberto!..ah... Tem japonês que curte seu trabalho!..abraço.

    ResponderExcluir
  30. Meu olhos brilharam sábado quando te conheci... foi isso que meu amigo que tava comigo falou na hora que entramos no camarin! Rsrsrs Valeu Humberto, sábias reflexões!

    ResponderExcluir
  31. Acabei de chegar do show em Para de Minas, excelente Humberto, seu espetáculo é daquele que quando acaba queremos ver tudo de novo logo em seguida. Um abraço e parabens.

    ResponderExcluir
  32. Aaah, como podia fazer um show aqui em Ribeirão Preto - SP ! Seria fantástico! Mas logo irei...

    ResponderExcluir
  33. Caralho, é a crise. O Humberto não volta nunca a SP ou Guarulhos???

    ResponderExcluir
  34. Humberto, fui ao seu show em Uberlândia-MG, foi a primeira vez e olha, foi o melhor show da minha vida!!! Essa turnê InSULar está espetacular! Espero ainda poder ir em vários, continue nos presenteando com seus trabalhos. Abraços de uma de fé. Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Humberto, fui ao seu show em Uberlândia-MG, foi a primeira vez e olha, foi o melhor show da minha vida!!! Essa turnê InSULar está espetacular! Espero ainda poder ir em vários, continue nos presenteando com seus trabalhos. Abraços de uma de fé. Beijos.

    ResponderExcluir