os sinais estão no ar


Imagino que Deus, mesmo em Sua infinita misericórdia, tenha coisas mais importantes e interessantes a fazer do que me mandar sinais. 

Ainda mais numa semana em que três canais de TV estão passando o torneio de Wimbledon. Ele deve estar num sofá cósmico, com um controle remoto galáctico numa mão e pipocas metafísicas na outra, checando o que atletas privilegiados estão fazendo com o dom que receberam d'Ele.

Mas, como sou muito metido à besta, mantenho-me sempre atento a sobrenaturais - ainda que sutis - manifestações de como, apesar das aparências, as coisas realmente são ou deveriam ser.

(*)

Sábado, enquanto almoçava com um companheiro de estrada antes de irmos passar o som, rolou uma conversa sobre a satisfação que a tour inSULar tem proporcionado, sobre o êxito em manter um fino equilíbrio entre novidades e clássicos no setlist. Parece fácil, mas vivemos um momento em que o padrão geral parece ser de retrocesso a um repertório primário, que não corra riscos. 

Enfim... era um papo que misturava orgulho e pé no chão. Certeza de estar no caminho certo, dúvida sobre aonde ele nos levará. Fé cega e pé atrás. Sempre é bom mixar instinto e reflexão pois, sabe como é, quem está 100% certo de algo não está 100% certo.

De repente, aproximou-se da nossa mesa uma menina muito querida no auge dos seus quatro aninhos. Ela disse que era fã. Os pais vieram logo atrás e reforçaram que ela adorava ver o DVD. Era uma família muito simpática e bem educada. Astral bacana mesmo.

Quando sugeriram que a menina cantasse um trechinho da canção favorita, imaginei que seria uma das músicas mais conhecidas... ou Pose, que, apesar de não ser literalmente um hit, reverberou muito fortemente entre pais e filhos depois da gravação do Acústico MTV (um pouco pelo arranjo e muito pela participação graciosamente carismática da Clara).

Para minha surpresa, a música cantada pela garotinha de quatro anos naquele restaurante no interior de Minas foi a pouco conhecida Deserto Freezer. Eu e meu colega trocamos olhares sorridentes: é... os sinais estavam no ar.
07jul2015

Boa semana para todos! 
Eu estarei por aí:


71 comentários:

  1. Essa garotinha de 4 anos realmente tem um bom gosto musical, isso mostra o quanto seu trabalho é adimirado. Vou ter a honra de ir pela primeira vez no seu show, mestre, em Lorena e estou muito feliz e ansioso por sábado, estou concorrendo também pra entrar no seu camarim, seria incrível trocar algumas ideias com alguém como você. E poder descobrir um pouco mais sobre como é estar na estrada há 30 anos, muito experiência e com certeza muitas histórias. Bora Lorena! Abraço Humberto.

    ResponderExcluir
  2. Imagino q estava em Caratinga , tem mt gnt simpatia por ali (aqui tbm) . Minha sobrinha, um pouco mais velha q a garotinha ,dois anos a mais pra ser mais exata tbm é sua fã., pronúncia seu sobrenome como ngm e sim cara ela ama suas músicas (graças a mim ) . Mania a minha de querer chamar sua atenção com meus papos. Um dia queria q ela o visse ,mas é tao pequena n pd ir aos shows :/ (...) Sangue quente e faro fino ...
    Forte abraço HG e n esqueça de Ipatinga nessa tour insular 2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crislen foi no show em Ubá... Vi o post que a mãe da menininha fez na página oficial do Humberto no face! Muito massa! Queria que fosse minha filha (que ainda não tenho, mas o que vale é a intenção rsrs).

      Excluir
  3. Será que consigo ir? Autografar o único ainda sem assinatura? Vamos ver. Sexta também.
    Até!

    ResponderExcluir
  4. Queria eu ser esta menina de 4 anos! Rsrs Isso foi em Caratinga-MG?

    ResponderExcluir
  5. Que fofooooo!!
    Crianças e os "Pré adolescentes", sempre nos surpreendem. Sou suspeita.
    Tenho um belo exemplo dentro de casa.
    Vc sabe disso. <3
    Abração Alemão.

    ResponderExcluir
  6. Simpática* .... (sem ferramenta de edição dps de postado) #Mico

    ResponderExcluir
  7. Queria eu ser esta menina de 4 anos! Rsrs Isso foi em Caratinga-MG?

    ResponderExcluir
  8. Queria eu ser esta menina de 4 anos! Rsrs Isso foi em Caratinga-MG?

    ResponderExcluir
  9. Que história incrível! Crianças são sempre surpreendentes. :)

    ResponderExcluir
  10. Claudio Fernandes7 de julho de 2015 00:28

    Que máximo!!! Contando os milésimos de segundo para repetir um hábito iniciado em 1991: Vê-lo tocar no Rio de Janeiro. Até sexta!

    ResponderExcluir
  11. A primeira linha de um texto criado por um bom escritor é suficiente para que o leitor torça para que esse texto seja infinito.

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo mestre, aguardo você mais um vez em Lorena, boraaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  13. Humberto dá uma olhada no youtube
    só buscar a música alça de mira ou JÚLIA cantando alça de mira, espero que goste abs
    Alessandro

    ResponderExcluir
  14. Humberto, não que eu ache minha opinião te interesse, mas fiquei feliz de poder te dizer pessoalmente em Ouro Branco que você está no auge. O show está cada vez mais rico! Quanto ao DVD, se ele tem tanta coisa que criança podia gostar ("guitarra" com 2 braços, "voz de robô", "teclado de pé", além de hits possivelmente cantados pelos pais) e a menina preferiu uma música lado B de um disco lado B, gravada com instrumentos tradicionais, deve ser porque tudo que vc tem feito tem ficado muito bom. Ou seja: vc está no auge!
    Abraço,
    Cristiano Reis
    BH-MG

    Obs: já que o assunto é ela... a versão de Deserto Freezer que fizeram em Ouro Branco ficou top demais com aquele timbre de órgão! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive em OB tbm, a adaptação ficou incrível! Só achei um pouco de descaso que nós fãs que chegamos cedo, ficamos na grade tivemos que aguentar um bando de fumantes que não estava nem ai para o show naquela área especial. Mesmo assim foi incrível!

      Excluir
    2. Estive em OB tbm, a adaptação ficou incrível! Só achei um pouco de descaso que nós fãs que chegamos cedo, ficamos na grade tivemos que aguentar um bando de fumantes que não estava nem ai para o show naquela área especial. Mesmo assim foi incrível!

      Excluir
  15. Caaara. Que legal! Adoro quando as "lado B" são valorizadas! E sendo por uma criança de 4 anos. Bahhh. Imagino a tua alegria de ver isso! Abração!

    ResponderExcluir
  16. Aguardo ansiosamente quinta e sexta feira, sua presença aqui no Rio, mais uma vez e para sempre...

    ResponderExcluir
  17. Já fui melhor em "recepcionar" sinais (subliminares inclusive) mas imagino que esse só possa indicar que o antigo e o novo convivam muito bem, assim como a jovem garotinha convive 100% bem com seu clássico predileto.

    ResponderExcluir
  18. ba! tu poderia colocar "Essas vidas da gente" nas novidades dessa tour hein! Eu e mais algumas pessoas berramos por ela no show em Pelotas. =)

    ResponderExcluir
  19. Não vejo a hora de chegar sexta é ver o mestre HG de perto no show do Rio!
    Espero que seja tão magico e espetacular quanto o feito em Volta Redonda!

    P.s.: precisa-mos de mais shows pra nossa região sul flumonense, estamos carentes de boa música!

    ResponderExcluir
  20. Que relato mais gostoso de se ler! ^_^ Lembrei do meu priminho (muito empolgado) dançando essa mesma canção. A versão do DVD me parece realmente trazer leveza e cor para uma temática dura. É inevitável também a recordação de quando os pequenos com os quais trabalho pintam de canetinha e giz de cera o que é cinza, trazendo, por meio do lúdico, um novo significado à morte, aos medos, às perdas, às relações, às ansiedades e angústias. É... O novo está ali, à espreita... :)

    ResponderExcluir
  21. Lembro de uma garotinha que aos dez anos se encantou ao ouvir Toda Forma de Poder, mais adolescente achava que Terra de Gigantes traduzia tanto do que sentia e ao ouvir Piano Bar teve certeza de que era uma das músicas mais perfeitas que poderia existir. Hoje essa garotinha, eu fica muito feliz em ainda se encantar... Estou muito encantada com Essas Vidas da Gente, Recarregar, Segura a Onda Dorian Gray... Obrigada Humberto por continuar me encantando!

    ResponderExcluir
  22. Minha filhinha também adora Deserto Freezer... com aquela voz fantasmagórica do Borges...rsrs

    ResponderExcluir
  23. Assim como a Amélie, do alto dos seus atuais 2 anos e 10 meses ssempre se encantou com Milonga do Xeque-Mate e atualmente tenha cantarolado Bora. Embora sua primeira canção favorita tenha sido toda forma de poder. Claro, depois de Brilha Brilha estrelinha e galinha pintadinha.
    :-)
    Belo texto!

    ResponderExcluir
  24. Minha filha de 5 anos também já curte pra caramba o som do DVD Insular e de alguns álbuns EngHaw que ponho pra tocar no carro em nossas viagens...Dentre as preferidas da minha pequena Lara estão "A ponte para o Dia" e "Parabólica", vejam só como duas musicas preferidas podem ser de épocas tão distantes( olha ai os sinas que estão no ar...)...

    bah: estive com 1berto este sábado em Ubá-mg, moro por perto numa cidade vizinha, tive uma baita sorte de encontra-lo na porta do hotel onde estava hospedado...nervoso que estava, meio tremulo, poucas palavras consegui trocar com o mestrão, mas consegui pedir um autografo em meu vinil Alivio Imediato e uma fotografia, para meu contentamento fui plenamente atendido eheh

    Obrigado Humberto!!

    ResponderExcluir
  25. a minha tem dois aninhos e 10 meses, e quanto toca o Papa é Pop, ela repete "papai é pop, papai é pop...muito lindo(eu acho:)).

    ResponderExcluir
  26. Mestre, tive a honra de te assistir rm Volta Redonda (minha cidade) e agora cobto os minutos pra sexta-feira. Nos vemos no Circo :) lamento não poder ir à Lorena no sábado, repetir a dose de 2014, mas sexta já vai valer a pena!!

    ResponderExcluir
  27. Bom saber que a geração "De Fé" se mantém sólida. Vai fazer parte do nível superior de fãs da obra:

    http://mundorocha.blogspot.com.br/2014/11/os-3-tipos-de-fas-da-obra-gessingeriana.html

    Famoso "Orgulho do Pai".

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho a frase "Eu tenho medo do medo que as pessoas tem" tatuada em algum lugar da minha mente

    ResponderExcluir
  29. Natal,Natal, Natal, Natal, Natal...

    ResponderExcluir
  30. Tenho muito orgulho do meu filho Lucas (hoje com 12 anos) gostar desde pequeno do HG.
    Quando ele tinha 3 anos, uma super amiga minha, a Hellen, trabalhava na escola que meu filho estudava. Ela sempre que via ele, pedia pra cantar uma música do Humberto, mas ele nem dava bola...
    Um dia, essa minha amiga estava acompanhando uma criança no banheiro e encontrou o Lucas lá. Ele precisou de ajuda e rapidamente falou:
    "Hellen, vamos cantar Engenheiros?
    Daí você me limpa?"
    kkkkkkkkkk
    Ela o ajudou e cantaram juntos "Eu não vim até aqui pra desistir agora..."

    ResponderExcluir
  31. De tanto ouvir e curtir o som de HG os meus FOFITOS aprenderam a gosta por osmose kkkk

    ResponderExcluir
  32. Uma menina, outra geração, a vida que se renova e se transforma sem se aperceber, ainda, das raízes que formam a sua identidade. Diante dela, um cara que talvez não tenha plena noção da amplitude do seu trabalho porque 100% é relativo e os sinais estão aí para provar isso.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  33. Ka Rocha Miranda7 de julho de 2015 15:24

    Maldita prova da faculdade! Não estarei na sessão de autógrafos.

    ResponderExcluir
  34. Sempre excelentes dissertações!! Meu pequeno de 4 aninhos gosta de Tudo está parado, canta freneticamente!"! Ósculos musicais!! Elaine Cailleaux

    ResponderExcluir
  35. Que sintonia,coisa de sinais no ar!hoje passeando pelo calçadão de Osasco-SP com meu filho de 14 anos, cantei um trecho(o refrão) dessa musica, meu filho que inclusive a toca no vilão. riu!

    ResponderExcluir
  36. Dei uma pausa nos meus estudos enlouquecedores de final de semestre pra passar aqui e ler esse relato delicioso...Que sinal fofo esse!
    E que eles se mantenham...

    Bom semana, Humberto!

    ResponderExcluir
  37. Que lindo!
    Que linda!

    ResponderExcluir
  38. Humberto, realmente os sinais estão no ar...a menina de apenas 04 anos, é uma das provas, que as futuras gerações surgem, sentem e se encantam com a tua Arte-ofício. É muito simples, muitos ouvem e não curti e muitos ouvem e se encantam formando está legião de fãs DE FÉ, continue atento aos sinais.A gente se encontra em Lorena. Beijoooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  39. 4º Ano consecutivo na Cervejaria do Gordo ... 4º Ano consecutivo que estarei lá com a minha esposa, pena que é tão dificil lhe entregar um presente regional do Vale do Paraíba !

    ResponderExcluir
  40. Aguardando algumas supresas ... músicas que não estão no DVD !!!

    ResponderExcluir
  41. Adoro esse clipe e essa musica Milonga oriental (não é o do DVD Insular não) alguém sabe onde foi gravado? Obrigada Elaine Cailleaux
    https://www.youtube.com/watch?v=n_hI50Ly6Gc

    ResponderExcluir
  42. Deve ser estranho mover tanta paixão e comoção das pessoas, más Humberto vc é assim. Lembro da primeira vez q ouvi sua musica, não foi tocada por vc mas por um amigo na escola em um violão meio desafinado. Ainda lembro do primeiro acorde, seguido da primeira frase"voce me faz corre demais os riscos desta...." dai começou u ma amizada unilateral a qual me acompanha ate hoje. Não nos conhecemis pessoalmente e nem vamos nis conhecer, mas tenho uma história mesmo q unilateral com a musica e com algumas ideias em comum. Afinal todos iguais mais uns mais iguais que os outros. O velho fica novo ou sera que é o novo que esta velho.

    ResponderExcluir
  43. Cláudio Câmara9 de julho de 2015 10:43

    Querido 1berto. Acho que o sucesso de seu novo trabalho tem 2 motivos: Seu retorno ao baixo e ao formato de banda-trio de rock. Os fãs estavam sentindo fata disso, principalmente as músicas tocadas com estilo show de rock. A menininha já tem um excelente gosto musical, hein? Quem sabe no próximo trabalho novas composições com o trio GLM de volta. Ah...mas isso seria um sonho..."o sonho é popular!"

    ResponderExcluir
  44. Humbertooooooooo meu filho de 3 anos canta o DVD Insular inteiro !!!! as músicas preferidas dele são "Bora" (que ele consegue falar com perfeição) e "Tudo está parado pulalil" kkkkkkkkkkkkk Te amamos !!!!

    ResponderExcluir
  45. torci demais para que ela cantasse ritos de passagem ou até quando voce vai ficar?! certamente entraria no set list...

    ResponderExcluir
  46. às vezes tento ler algum sinal que natureza possa transmitir, mas são raros os momentos que consigo interpretar algo =p

    ResponderExcluir
  47. Amanhã eu, minha esposa e enteada estaremos todos no Circo Voador curtindo o show. Partindo de Feira de Santana-Ba. Contando as horas...

    ResponderExcluir
  48. Gessinger!

    Em 95 na turne do Simples voce deu uma passada em Lorena, e em Taubaté!
    E ainda gravou um MTV na estrada! ( soh procurar no youtube que esta la!).

    Ah pra comemorar essa volta 20 anos depois, faz um fã feliz! Toca o Sonho é Popular!!!
    Estarei la!

    ResponderExcluir
  49. Nesses casos nem precisamos ter pé atrás... Às criaturinhas dessa idade, fé cega! Que sejam adultos melhores em virtude.

    #guriazinha #defézinha

    Lautildes (NPoA!)

    ResponderExcluir
  50. Eu queria muito ouvir ao vivo : Por Acaso e O castelo ... em Lorena !

    ResponderExcluir
  51. Não são sinais, caro. São coincidências. "... Há um tempo certo para tudo e para tudo uma razão, ou não?" Nunca desprezo o não.

    ResponderExcluir
  52. Gessinger!

    Muito obrigado por ter tocado o sonho é popular em Lorena!!

    Até o proximo show!

    ResponderExcluir
  53. Perfeita essa música: Deserto Freezer

    ResponderExcluir
  54. Essa garotinha de apenas 4 aninhos é a minha filha LARA, isso foi no restaurante del fiori em Ubá-mg, ficamos encantados com tanto carinho e surpresos e muitos emocionantes com esta postagem do Humberto!! Na verdade sem palavras, é dificil descrever tanta emoção!! Postei ate no meu face, no dia em que a Lara tirou foto com ele e cantou a música para ele!! Luana Bressan, pra quem quizer ver!!! Obrigada Humberto por todo carinho!!! Boa semana a todos!!!!

    ResponderExcluir
  55. Seria ótimo se você advinhasse e tivesse filmado esse momento e compartilhado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  56. Seria ótimo se você advinhasse e tivesse filmado esse momento e compartilhado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  57. Seria ótimo se você advinhasse e tivesse filmado esse momento e compartilhado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  58. Sinais, Deus com sua infinita misericórdia e infinitas surpresas.
    E de arrepiar

    ResponderExcluir
  59. Sinais, Deus com sua infinita misericórdia e infinitas surpresas.
    E de arrepiar

    ResponderExcluir
  60. Sinais, Deus com sua infinita misericórdia e infinitas surpresas.
    E de arrepiar

    ResponderExcluir