No Inverno Fica Tarde + Cedo


Complexos cálculos da inclinação do eixo da terra definiram que, domingo, exatamente às 13h38min, iniciou, para nós, o inverno. Ironicamente, a estação mais fria do ano chegou na hora mais quente do dia.

não se renda às evidências 
não se prenda à primeira impressão 

Há que ter cuidado com as primeiras impressões, afinal, elas nos dizem que é o sol que gira em torno da terra e que a grama é mais verde no jardim do vizinho.

É recomendável, também, que nenhuma impressão seja a última. Que nos mantenhamos sempre impressionáveis; curiosos e dispostos a ver qualé.

(*)

Previsões meteorológicas falam de um inverno mais chuvoso do que frio, o que dificultará a vida deste pedestre convicto que vos tecla. Sem problema: não brigo com as estações: ainda bem que elas são 4!


Nosferatu já encheu o saco 
do verão eterno
infinito inverno

Certo estava Vivaldi que musicou com maestria o encanto de cada uma delas. Se, no planetinha azul, já fui mais fã do inverno do que sou hoje; nos meus fones de ouvido, Inverno é o mais executado dos 4 concertos.


Enquanto o hábito de virar o travesseiro em busca do frescor do outro lado vai migrando para o hemisfério norte, desejo a todos um bom inverno. Acho que terei quentes noites frias pela frente, junte-se a mim numa delas:

23jun2015

56 comentários:

  1. Sim Curita e esperamos INsuLAR Inverno estação que tanto amoo!!!!
    Elaine Cailleaux

    ResponderExcluir
  2. Na espera... Grande 1berto ! Abraço e bons shows "!"

    ResponderExcluir
  3. Humberto Gessinger o meu inverno e sempre verão com a tua música.
    Milhões de bjs

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Fortaleza tá mais frio esses dias....he he....26 graus agora a noite. Pra mim, um vento bom entra pela janela, já que não posso dizer vento frio.
    "Nosferatu já encheu o saco
    do verão eterno"
    A verdade é que o ser humano nunca tá satisfeito com o que tem né. Mas nem todos.
    Boa noite! :)

    ResponderExcluir
  5. Você emociona. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Sua pontualidade é o maior exemplo de humildade que você pode nos dar. Saber o horário exato em que você vai postar o texto nos dá um grau de proximidade incrível com você. Sem falar nos seus textos que por serem simples, revelam tudo que está ao nosso redor, mas que só pode ser visto por quem respira poesia, o que é o seu caso

    ResponderExcluir
  7. Ah... as estações... cada qual com uma sonoridade diferente. Imagina que estranho se o ano tivesse mais que quatro. Tipo do 88.0 até 108.0. Seria previsível cada uma delas. Por outro lado que chato seria as rádios com apenas quatro estações (talvez nenhum locutor louco para gritar um gol, nem leituras de carta ultrapassadas de novos amores). São as estações que fazem parte da vida.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma terça que veio com o texto!

    ResponderExcluir
  9. "É recomendável, também, que nenhuma impressão seja a última" ♡
    Minha estação preferida. Chá, livros e boas reflexões. Sampa te quer de volta, mestre.
    Ótima semana ♡

    ResponderExcluir
  10. doi saber que nao irei no show em ctba,enquanto isso curto minha estaçao preferida com minhas mu sicas preferidas♥
    Grande abraço
    Ps:um dia irei ao show e por fim realizarei meu sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, pq não irá ao show de Curitiba? Fiquei curioso.... esse teu "um dia" ficou tão dramático...

      Excluir
  11. Gracias bello genio... Un buen invierno para ti, lleno de impresiones...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Tenho dito está frase com frequência aqui em Curitiba " no inverno, fica tarde mais cedo". Nos vemos aqui dia 25/07. Até

    ResponderExcluir
  14. Ainda bem que ao menos não teremos que enfrentar aqui no Brasil esses invernos rigorosos, é o que dizem. Até outras mudanças climáticas acontecerem daqui algumas decádas. Afinal tantas coisas podem acontecer com a passagem dos anos.

    ResponderExcluir
  15. Aqui onde as paralelas se cruzam, o inverno fica por conta das canções meridionais. Continuo a esperar esta reunião de canções marítimas aquecerem este ponto de interseção. Abs.

    ResponderExcluir
  16. No inverno fica tarde mais cedo...

    ResponderExcluir
  17. Sou um ser muito atrapalhado e, talvez por isso, adoro o frio, mas não curto chuva (só se for pra tomar banho de). Vivaldi é lindo, mas confesso minha preferência por Grieg, em especial Peer Gynt. ;-) Boas noites aquecendo o povo.

    ResponderExcluir
  18. Humberto, depois de criar letras que são verdadeiras sopas de letrinhas ficam em variações sobre o mesmo tema o compositor migrou para uma nova carreira.
    Como tem ascendência germânica, foi para Berlim, mudou seu nome para Oliver Kahn e tentou a sorte como jogador. Chegou a ser goleiro da seleção de futebol da Alemanha.
    Na final da Copa do Mundo de 2002, a pedido de sua filha Clara, entregou o jogo para o Brasil.
    Depois de ser bastante perseguido em Munique, por torcedores em fúria que descobriram a sua armação, resolveu voltar para o Brasil e reativar a sua histórica banda, é claro, mudando a formação toda de novo.

    Li isso ontem e chorei de rir do inicio ao fim.
    http://desciclopedia.org/wiki/Humberto_Gessinger

    ResponderExcluir
  19. O meu momento Vivaldi é sempre a primavera, sei que já batida, de propaganda de sabonete, mas sempre me alegra e promete que o gelo não será eterno. Nada de infinito inverno... e falando nisso, não consigo parar de ouvir segura a onda dorian gray... Acho cada vez melhor... Será que é porque brigo e tento trancar dorian gray no porão. Para uma criança prestes a completar 40... quero o sol eterno! Daí acordamos que no mundo das letras e versos eternos e pungentes como os de Gessinger somos tão jovens!

    ResponderExcluir
  20. Nao tem como começar minha terça sem ler os textos desse mestre. Sexta (piracicaba), realizei meu sonho. No proximo aqui em sp eu vou!!

    ResponderExcluir
  21. Nao tem como começar minha terça sem ler os textos desse mestre. Sexta (piracicaba), realizei meu sonho. No proximo aqui em sp eu vou!!

    ResponderExcluir
  22. Nao tem como começar minha terça sem ler os textos desse mestre. Sexta (piracicaba), realizei meu sonho. No proximo aqui em sp eu vou!!

    ResponderExcluir
  23. É verdade a estação mais fria chegou a um momento quente, pelo menos aqui no RJ quase não tivemos outono, somente noites agradáveis, para que não esquecêssemos que estávamos no outono.

    Primeira impressão acredito que não há uma alma neste planeta que nunca tenha se levado pela 1ª impressão. Mas estas impressões não são as últimas, pois a maioria das vezes o resultado é surpreendente, nestes momentos fico muito feliz de não ter me deixado levar por esta 1ª impressão.

    Voltando a estação pelo menos para mim mais aguardada do ano, fico na expectativa de bastante frio, mais desejo que as chuvas não causem problemas, apesar de que as estações estarem do jeito que estão – ‘descontroladas’ têm sido pela ganância dos homens. Mas tenho certeza que dentro em breve elas se normalizarão.

    Será uma grande satisfação me juntar a ti em uma destas estradas. Pois independente da estação a atmosfera é boa....

    Até um dia próximo e vida longa!!

    ResponderExcluir
  24. Humberto numa destas noites frias de inverno vc estará numa cidadezinha aqui do lado agitando os corações caratinguenses eu infelizmente n vou poder ir ... Isso me entristece ,mas a possibilidade de te encontrar em Ipatinga num futuro próximo me anima . Forte abraço Humberto e perdoe-me pelo atraso , a vida esta corrida . Bj bj

    ResponderExcluir
  25. E nada de aparecer no site ou blog a data do show em Ubá/MG dia 04/07 - Festa da Cidade (entrada franca). Cadê?! Já foi confirmado, publicado e anunciado!!!

    ResponderExcluir
  26. Um texto leve para uma estação densa, como agasalho em vez de cobertor, quando um anima enquanto o outro hiberna.

    ResponderExcluir
  27. Apesar de'eu morar no nordeste e acostumado com o SOL (quente pra caramba) e a noite uma pequena dose de frio, prefiro essa estação inverno.
    Talvez seja pelo clima bom do colchão junto com o do cobertor que me faz crer que o nordeste tenha inverno.

    Abração Marechalll !!!

    ResponderExcluir
  28. Como sempre, um belo texto! ansiosa pela sexta 26/06 em Ouro Branco!

    ResponderExcluir
  29. Adoro seus textos Humberto. Venha pra Picos-Pi. Estou te esperando já faz um bom tempo!

    ResponderExcluir
  30. Eu, humildemente, agradeço suas palavras e melodia que me acompanham há uns 30 anos. Sem fanatismos, procuro a luz na sua arte e encontro conforto e alguma verdade na qual vejo sentido.
    Deus tem mesmo infinitas faces.
    A minha filha é Clara... e na minha formatura é você quem toca.
    Que Deus nunca deixe de iluminar, proteger e guiar a ti e tua família.

    ResponderExcluir
  31. Vou aceitar o convite de juntar a você em uma quente noite fria. Mas acho que esqueceu de colocar a cidade de Ipatinga na sua agenda. Será outubro? Como tem sido ultimamente?

    ResponderExcluir
  32. E passar aqui já está virando mania de toda terça... Sempre muito bom!
    Um bom inverno, Humberto :)

    ResponderExcluir
  33. Paradoxalmente estamos iniciando a estação mais quente do ano aqui no Norte do país.
    Porém devo confessar que curto bem mais os dias cinzas do que o calor das noites de verão.
    Quem sabe em um futuro próximo, numa dessas noites de verão, possamos calorosamente te receber em Belém do Pará!
    Aguardamos ansiosamente por ti alemão!
    Bjs da outra ponta do mapa!

    ResponderExcluir
  34. Curto muito o inverno, acho a melancolia da estação, um break!! Além de unir mais as pessoas,sei lá se por campanhas humanitárias que deveriam acontecer pelo menos 365 dias no ano. Parabéns pelo texto Humberto.

    ResponderExcluir
  35. https://www.facebook.com/4playeventos/photos/a.231309790358565.1073741826.231242567031954/502908509865357/?type=1&theater gente curtam lá o comentário da Indiamara Harmatiuk e me ajudem a realizar o sonho da minha irmãzinha, ela quer muito ganhar pra me levar porque o show vai ser no dia do meu niver! mas meu maior presente será a felicidade dela!

    ResponderExcluir
  36. O inverno é inspirador! Estamos à sua espera aqui em Curitiba, Humberto, dispostos a trocar a chuva desconcertante pelo frio que passa com boa filosofia melodiosa! Abraço!


    Acompanhem-me em divagações e jornadas de reflexões aqui: andarilhosonhador.wordpress.com

    ResponderExcluir
  37. Insular em Roraima Humberto!!!!!! Please

    ResponderExcluir
  38. Pretendo montar um grupo no whats sobre Engenheiros e HG. Quem estiver a fim de participar mande seu número com DDD para o e-mail susanna.glory@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. No inverno fica tarde mais cedo. Mas nem cedo nem tarde, no seu tempo, com hora marcada de fato ele chegou. O inverno... E sua pluralidade de sensações no caso de um país continental - tantas quantas são as personalidades dos viventes tupiniquins. Mas numa coisa quase da para generalizar o povo retumbante etecetera e tal, quase sempre estão de mãos ao alto às evidências, encilhados às primeiras impressões quando não somente às últimas. Raro é o equilíbrio, olho no desempenho, o ensaio por respeito e aperfeiçoamento, o foco no médio prazo e fé no longo. Raros são os impressionáveis!

    Tem sido cada vez mais comum a consciência da crise - claro, ela está chegando ao micro! (quando é pequena a percepção).

    "...fácil falar, difícil fazer (...)". Tem gente demais falando do macro!

    "Na nova economia é preciso pensar menos em emprego e mais em TRABALHO, é fundamental adquirir o conhecimento que vai gerar VALOR no mercado e para as pessoas".

    Só é possível SER - perante a música, a moda e as estações - tendo uma visão (e coração) impressionável. No comercial, valor é ser impressionante!

    #geração_inverno #estação _y #1berto #arte&ofício

    Lautildes da S. Neto (NPoA!)

    ResponderExcluir
  41. Humberto, vem pra BH de novo! Cê sabe que nosso jeitinho mineiro adora seu sotaque sulista. Já estamos com saudade demais. Vem mostrar pra gente que BH e Porto Alegre podem se tornam um só lugar em dia de música boa!

    Da sua fã, Júlia Campos

    ResponderExcluir
  42. "No caos me sinto à vontade:
    a tempestade é meu elemento
    No pampa, o vento: violino minuano

    Na fria janela de um apartamento
    À espera do salto: perigo, suspense
    No alto inverno porto-alegrense..." Obrigado pela ins-piração. Espero que todos tenham um inverno bom, "quente" e tranquilo.

    ResponderExcluir
  43. Humberto, vem pra BH de novo! Cê sabe que nosso jeitinho mineiro adora seu sotaque sulista. Já estamos com saudade demais. Vem mostrar pra gente que BH e Porto Alegre podem se tornam um só lugar em dia de música boa!

    Da sua fã, Júlia Campos

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Estive partilhando de uma quente noite fria em ouro branco ao lado do mestre. Uma noite fantástica banhada a clássicos e musicas que só os fãs (eu!) Sabiam cantar! Foi sem dúvida a melhor noite que tive desde que vi pouca vogal. Não vejo a hora de estar vibrando e cantando novamente com você! Excelente show, equipe maravilhosa. Bisogno e tavares foram um show a parte. Se todo inverno me trouxesse alegrias assim, que baixem as temperaturas! Sempre foi meu cantor favorito, super carismático, irreverente. Valeu cada nariz entupido! Agradeço muito. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  46. http://odiariodeumestrangeiro.blogspot.com.br/

    Se puder me dar alguns segundos de atenção...

    ResponderExcluir
  47. http://odiariodeumestrangeiro.blogspot.com.br/

    Se puder me dar alguns segundos de atenção...

    ResponderExcluir
  48. Volta com a última formação de engenheiros, aquela formação do DVD novos horizontes.

    ResponderExcluir
  49. No inverno fica tarde mais cedo...

    Sempre nos surpreendendo com suas sabias palavras e pontualidade em postar suas mensagens..

    ResponderExcluir
  50. Bom dia. O meu nome é Cláudio Corrêa Monteiro, moro em São Domingos do Prata, Minas Gerais, tenho 31 anos de idade (comemorados no dia 28 de julho de 2014) e sou seu fã. Virei poeta e romancista por sua causa (vou explicar: comecei a escrever poemas tentando te imitar na escrita e desde então não parei de escrever) e desejo ganhar algum livro ou CD seu, mas na minha cidade não se encontra nenhum CD ou livro. Eu sou radialista e toda semana dou dicas literárias. Ganhar do senhor algum item acima é praticamente impossível, pois costumo não dar sorte em ganhar livros ou CDs de artistas famosos. Tentei virar seu amigo no facebook, mas não consegui. Tenho alguns poemas escritos (e comecei a escrever alguns romances também), mas não tenho condições de publicá-los. Gosto de ler. Já fui a um show dos Engenheiros do Hawaii em dezembro de 2000 em João Monlevade, quando a banda estava em turnê do álbum 10.000 destinos. Um detalhe: foi o primeiro show musical da minha vida. Foi sensacional. Sou fã da música Piano Bar, lançada no álbum Varias Variáveis em 1991. Espero que Deus te abençoe e te ilumine muito e o mesmo desejo para toda a sua família.

    Grato
    Cláudio Corrêa Monteiro
    (031) 3856 1305
    (031) 9932 7237
    cacau2807@hotmail.com
    claudio_correa83@yahoo.com.br
    Rua Edelberto Lellis, 381, Centro,
    São Domingos Do Prata,
    Minas Gerais, CEP 35.995-000.


    ResponderExcluir
  51. Interessante perceber também que o início de Inverno de Vivaldi é cheia de acordes solares

    ResponderExcluir