Prest'enção


O zagueiro entra na dividida de corpo mole e perde a jogada obrigando o goleiro a fazer uma defesa arriscada para salvar a situação. Este, ao mesmo tempo em que ergue-se do chão com a bola nos braços - ocupando toda a tela da TV - grita ao colega vacilão: "Prest'enção, caramba".

A frase foi a melhor coisa que aconteceu no modorrento jogo de domingo.

Ok, posso estar exagerando por hipersensibilidade ao verbo. Afinal, passo a vida prestando atenção na métrica, no som e significado das palavras. Construí uma sólida carreira assim. Mas o jogo foi ruim mesmo.

(*)

Gosto da contração "prest'enção". Revela bem a urgência ansiosa do significado e esconde palavras outras no seu interior: pré, extensão, tensão...

Mas o que me ganhou na frase foi o "caramba" pois, quando o goleiro armou as duas primeiras sílabas, eu poderia apostar tudo que tenho que ele diria "caralho". É o padrão na correria do jogo, quando a adrenalina está no comando.

Além do significado mais enfático, a fonética também justificaria o palavrão: o RÁ aberto de caRAlho é mais expansivo do que o RÃ fanho de caRAMba. O próprio O se presta mais a um gran finale do que a letra A. 

Por isso, a surpresa: contra toda a expectativa, o goleiro falou caramba. Melhor assim. Como quando a gente abre a geladeira e descobre que os monótonos tomates eram, na verdade, deliciosos caquis.

Nesses tempos em que as pessoas estão se carneando histéricamente nas timelines, em que toda e qualquer paixão parece álibi razoável para todo e qualquer absurdo, melhor ouvir caramba do que caralho.

abraços
07abr2015


bah-nada-a-ver-com-o-texto: a querida ZiPitz, que acompanha minhas andanças por Minas desde a segunda metade dos anos 90, mandou a foto abaixo. Junto com ela, a informação: foi tirada em Divinópolis no dia 20 de abril de 1997. E daí? Daí que estarei de volta à cidade em 20 de abril de 2015! Caraca! Caramba! Coincidência?

Valeu, Zee Peaches! Pegar o pulo com as antigas máquinas com filme, esperar a revelação pra ver o que rolou... outros tempos, né? Mas a paixão pela música segue igual! Coincide.

Gessinger Trio
Divinópolis-MG
20abr1997

setlist:
1- Irradiação Fóssil
2- Sopa de Letrinhas
3- A Ferro e Fogo
4- A Promessa
5- A Onda
6- Vida Real
7- Terra de Gigantes
8- Bola da Vez
9- O Preço
10- Parabólica
11- Piano Bar
12- Freud Flintstone
13- Infinita Highway
14- Sem você (é Foda)
15- Toda Forma de Poder
16- Causa Mortis


Caramba, caraca!
De Fé não estava no setlist!
Será que ficou pro bis?
Acho improvável.
Não tenho anotado pois
escolhia o bis na hora.

Mas este ano vai rolar.
As músicas sabem esperar seu tempo.

52 comentários:

  1. Vem pra Salvador, mestre!

    ResponderExcluir
  2. Paixões e absurdos... Ora, se não vivi isso! Deixei a timeline de lado e consegui ler mais, tudo isso em um só dia! Ainda não justifico minhas paixões, mas, a cada dia que passa, penso que devo deixá-las pelo caminho de tudo o que é efêmero e me dedicar cada vez mais ao duradouro.
    Coisa de adolescente? Coisa de velho?
    Abraço e obrigado pelo texto esclarecedor!

    ResponderExcluir
  3. Juiz de fora sexta HG. Estamos aguardando. Vai ser mega como sempre é!

    ResponderExcluir
  4. tenhamos uma boa semana, mestre!

    ResponderExcluir
  5. Carminha Sisnando7 de abril de 2015 00:09

    Amo os seus textos! <3

    ResponderExcluir
  6. Hey Humbetooo !!! O jogo do grêmio tbm n foi legal ? O do meu time ( cruzeiro) foi uma bela porcaria ... Faz parte ne? Vida de torcedor n é fácil , vida de músico tbm n deve ser . Mas apesar dos pesares , continuamos amando o futebol e a musica . Aaah e amei o texto , gosto da sua sensibilidade as palavras e a td (ou quase td) ... Forte abraço HG , te espero em Ipatinga

    ResponderExcluir
  7. Estou aqui, ouvindo suas músicas! Entrei no clima para a nova postagem. É incrível como dispõe das palavras. Nos vemos em Cascavel - PR, novamente. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Estou aqui, ouvindo suas músicas! Entrei no clima para a nova postagem. É incrível como dispõe das palavras. Nos vemos em Cascavel - PR, novamente. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Set list fantástico, hein? Abraços Gessinger!

    ResponderExcluir
  10. Caramba 1berto! Minas Gerais ama você. As músicas sabem esperar seu tempo, e os fãs, seus shows. Quanto a vida nas timelines, as pessoas viraram meros expectadores de si, olhando com os olhos alheios o que irão achar da vida que você queria ter, e que monta em sua página. A imagem hoje antecede a paisagem, o prazer maior é contar o que se enxerga lá do alto, do que a própria montanha, se é que a viu com os olhos, e não apenas com o flash. Obrigado Humberto, abraços.

    ResponderExcluir
  11. Saudades de passar bem assim minha virada seg/ter!

    Abraços, Gessinger!!

    ResponderExcluir
  12. Legal essas reflexões, essas observações, a foto. Melhor ainda a agenda, mais uma vez em BH, pois, neste show posso estar... Abraços..

    ResponderExcluir
  13. Caramba! Que texto do Caraca! Kkkk!

    ResponderExcluir
  14. As surpresas... tudo tão monótono sem elas. Gostamos das surpresas... ouviu o tilintar de fichas caindo? É que ontem li as impressões de uma colega sobre meu e-book de contos e ela falava exatamente delas... as surpresas em cada final...Valeu pelas fichas que vou ali organizar agora ;-)
    Boa semana!!
    Até!

    ResponderExcluir
  15. Sempre sábio com as palavras, vc é perfeito em tudo que faz.
    Vc é um gênio, show men, um ícone, um mito, vc é tudo de bom Humberto Gessinger...❤❤❤
    Foto perfeita parabéns ZiPitz...👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Graciela. :)
      Surtei aqui agora.
      Kkkkkkkkkkkkkkkk...

      Excluir
  16. Caraca como estamos ficando velho!

    ResponderExcluir
  17. Aaaaah! Que lindo Alemão!! Ter meu nome citado no seu texto, me valeu a vida!
    Obrigada!! <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino a sua emoção ! hehe abraços.

      Excluir
    2. Tô anestesiada ainda Vitor. ;)

      Excluir
    3. Que honra em Zi Pitz Zee? Parabéns, altos anos de grande bom gosto!

      Excluir
  18. Um livro com fotos belissimas como esta...;-)

    ResponderExcluir
  19. Estive em Bom Despacho no dia anterior (19-Abr-1997), e na passagem de Som (somente eu na arena), pedi que tocassem De Fé......
    E rolou.... se não estava no Setlist de Divinópolis, ouvi na passagem em Bom Despacho. Super show na época.. E falando nas máquinas antigas, fui tirar uma foto com 1Berto na saída do hotel e adivinha? Máquina falhou.. Consegui tirar em Arcos 2 meses mais tarde em 20-Jun-1997........ Abraços ... Paulo Santos - Lagoa da Prata - MG

    ResponderExcluir
  20. Complementando, temos a coincidência também de um 20-Abr, porém no ano de 2003, quando os Engenheiros tocaram aqui em Lagoa da Prata-MG. - Abraços - Paulo Santos.

    ResponderExcluir
  21. O que posso dizer de "prest' enção caramba".
    Caramba foi inesquecível o 1º show que fui dos Engenheiros, no Canecão - RJ, lançamento do cd 10.000 destinos, com participação do Paulo Ricardo, Caramba me lembro como se fosse hoje.
    Caramba a foto que tirei sua na gravação de um programa da Rádio Cidade em uma universidade aqui no Rio, não me lembro em que universidade foi, acho que o nome do programa era rock na aula, quando você estava chegando, pacientemente esperou que eu preparasse a câmera para tirar uma foto sua, Caramba como foi a expectativa da revelação da foto. Boas lembranças.
    Caramba este CD Insular está perfeito.
    Bons momentos, boas recordações, boas épocas e boa a época atual.
    Caramba aqui no RJ está chovendo ou melhor chuviscando, será que finalmente o Outono chegou?
    Até um dia próximo e vida longa!

    ResponderExcluir
  22. E finalizando Caramba mudei minha foto.
    Até breve!!!

    ResponderExcluir
  23. Vai rolar De Fé esse ano e eu vou estar la ! o/ =D Te aguardamos dia 20 1bertão, vai ser foda como a gravação do DVD em BH ! kkkk

    ResponderExcluir
  24. E eu presto atenção no que dizem mas...Ningmué diz quase nada nas Timilines...

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto de falar "carambola,velho!" palavrões me deixam mal apesar de falar p...por vício de linguagem nordestina.

    ResponderExcluir
  26. De(re)nise Yamassake :)7 de abril de 2015 15:53

    Taí um set list que eu queria ter visto ao vivo! #ficadicaHG! ;-)

    ResponderExcluir
  27. Análise linguística digna dos grandes mestres da língua! Caramba, esqueci-me: tu és um grande mestre!!!

    ResponderExcluir
  28. a foto ficou dú caramba!... ( não dá né?) rsss

    ResponderExcluir
  29. sincronicidade no dia ,na hora certa e tudo vai da certo . um grande show.rj

    ResponderExcluir
  30. Humberto, como você provavelmente já sabe, passar por Minas, Pernambuco e Ceará sem parar na primeira capital do país é crime federal, logo, como, creio eu, não é da sua natureza cometer transgressões deste nível, imagino que o fato de Salvador não estar inclusa na lista do seu Tour/Turnê tenha sido causado por um breve esquecimento que provavelmente será corrigido assim que tu ler esta mensagem :D

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo seu texto mais uma vez, principalmente por ter citado a Zi. Ela merece.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  32. Sou sua fã.. Vem para Garanhus- PE? Eu emeu pai seus fãs, meu pai criou eu e minha irmã, ouvindo Eng.Haw que me apaixonei e Pouca vogal que não vivo sem, criada escultando Beatles e Belchior.. entre outras feras da música.
    Meu blog:http://havemydreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Mestre sendo mestre ♥
    Te vejo em Campinas *-*

    ResponderExcluir
  34. Desde o Show Infinita Highway que Santiago (RS) não é mais uma ilha... Acho que faltou Refrão de Bolero no Set List... Desculpe-me se fui sincero... Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Não é justo GLM.......

    ResponderExcluir
  36. Ah também gostaria deste setlist em Juiz de Fora.::10 : abril te vejo Humberto!!!! Aguardo o bis....surpresa das antigas!

    ResponderExcluir
  37. Humberto, ajude a reconstruir uma história que iniciou por sua causa? é um pequeno gesto, na tentativa de reaver uma perfeita simetria... abraços

    ResponderExcluir
  38. Muito trocadilho e pouco conteúdo.

    ResponderExcluir
  39. Estava no show em Campinas.

    Valeu cada segundo!!!

    Não demora para voltar...

    ResponderExcluir
  40. Tenho uma foto dessa no show de Ourinhos - SP no mesmo ano na mesma época, o Adal se tornava pai, alguém lembra?

    ResponderExcluir
  41. A cada texto lido, a cada palavra devorada me apaixono mais por sua inteligência e perspicácia....O tempo tem sido cada vez mais gentil com vc, continua um belo homem e seus pensamentos cada vez mais inebriantes.

    ResponderExcluir