33,333333...


Baita fim de semana! Daqueles em que o show troca de marcha, sobe um degrau. 

Sexta, em Juiz de Fora, uma multidão empolgada e a alegria adicional de dividir a noite com os Paralamas do Sucesso. Vendo uma foto que fizemos, eu Bi e Barone, não pude deixar de notar a dignidade de nossas barbas e cabelos grisalhos. Modéstia à parte.


Sábado, em Campinas, novamente um público empolgado. Reconheço que Pouca Vogal não chegou a "entrar" em São Paulo. É um prazer enorme voltar a tocar mais frequentemente neste estado tão importante para minha história.

Estávamos indo para o show quando deu meia-noite. Ao fim da décima segunda badalada do sino, a van não se transformou em abóbora, mas Don Esteban "el flaco, o magro, el mago" Tavares recebeu vários telefonemas felicitando-o pelo aniversário.


Onde eu estava aos 33 (a idade de Cabral quando foi ao mar e de Jesus crucificado/ressuscitado)? Gravando o disco Minuano.

Deserto Freezer e Nuvem são canções do Minuano que o inSULar fez renascer na serra gaúcha. Re-nascer-na-serra, re-nas-cer-na-ser-ra... sons interessantes me levando ao sono, tirando-me daqui.

Minha cabeça gira, dando voltas pois, além de muito prazeroso e produtivo, o fim de semana foi cansativo. Dormi pouco no trajeto entre as duas cidades e nada entre o segundo show e o embarque para POA, no início da manhã de domingo.

Sonado, a única coisa de que me lembro do avião é que um cara caminhou pelo corredor atrapalhando o fluxo do embarque para perguntar aos pilotos na cabine: "Não tem ninguém deprimido aí, né?". Confesso que a brincadeira me deixou um pouco incomodado.

Ok, não é pra tanto: vou debitar o incômodo à minha privação de sono, à falta de graça da piada e à euforia que toma conta das pessoas pouco acostumadas a voar quando entram num avião. Talvez seja uma maneira de esconder o medo, sei lá. Quem sou eu para julgar?! Zzzzzzzzzz...

Acordei no pouso, segui como um zumbi para casa e dormi o dia inteiro. Despertei já na noite de domingo, com a casa escura e em silêncio. Descobri nas minhas timelines que meu time havia ganho, que as manifestações contra o governo levaram menos gente às ruas, se comparadas às anteriores, e que havia começado mais um programa de calouros na rede de TV aberta de maior audiência.

Sei que alguns dos meus ídolos seriam sumariamente gongados por júris ortodoxos ou pela "voz do povo". E que muitos nem aceitariam submeter-se a julgamentos artísticos. Mas espero que essa vitrine dê oportunidade a muita gente boa de mostrar seu valor. Sempre é louvável que se abra, nos canhões da mídia, espaço para a música feita aqui. 

Mas, na boa, não entendo a euforia que esses programas causam até em gente que diz não gostar. Eles me parecem aqueles campeonatos mundiais de futebol de areia que acontecem todos os meses. Distantes da vida real, seja ela uma Champions League ou o mais modesto dos campeonatos regionais. 

Acho que a vida real tem mais a ver com a barba grisalha do Bi. 
14abr2015


bah segunda-feira blues:  Eduardo e Günter se foram. Peço perdão pela intimidade do  uso dos primeiros nomes, mas a relação escritor/leitor dá o direito, né? Fica meu agradecimento por terem me feito pensar + sentir = viver belos momentos.

bah final feliz: Günter Grass nasceu em Gdansk... em Gdansk são feitos, à mão, os baixos Mayones. Eduardo Kusdra, representante da marca no Brasil, gentilmente, levou à Campinas alguns modelos para que eu desse uma olhada. Fim de semana legal.

52 comentários:

  1. Blogessinger: o único lugar do qual não dá vontade de sumir. Fechei o blog, mantive a conta. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Juiz de Fora ficou ainda mais completa com InSULar!

    ResponderExcluir
  3. Show maravilhoso em Juiz de Fora!!!! Perfeição o definiu....
    Espero em breve poder assistir outro.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Humberto . Ah essas vidas da gnt , cada ano q se passa sao mais cabelos brancos contrapondo a falta de tempo e a perda de sono (noites em claro)... Ultimamente tenho me sentindo um zumbi com maior frequencia , vinda de uma semana de provas e acordando as 6h da matina , essa minha realidade é quase inevitável . Ao grande el magro Tavares meus parabéns. Ao grande HG ,minha admiraçao . O sono ja ta pegando , agr posso dormir rsrs .
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. O baixo que você com ele na foto é o mais bonito...he he...grande abraço e até dia 23 de maio. :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo autógrafo personalizado de "Seis segundos de atenção".
    Acho isso tão foda (com o perdão da palavra). O cara além de gênio, é uma pessoinha tão educada. Que fofurice, não é mesmo?! =D
    Chegou tão rápido e a euforia foi tanta que devorei as palavras em minutos. =) Agora vou ler com calma para degustar e absorver.

    Bom descanso!

    ResponderExcluir
  7. 33,333333... Quase cem, se multiplicado por três. Hoje fui o terceiro, mas nunca me detenho a essa ordem. Parabéns ao Tavares, por favor Humba. Tenho (a pelo menos "3" anos) achado o cara "coisa mais querida", coisa que se diz por aqui e eu, gaúcho do mundo, entendi qdo voltei a terrinha. Mas enfim, reforcei agora em perceber que mancomuno das primaveras também, ou melhor, no caso dele os outonos, no meu caso os verões - eu a Clara + mais alguns viventes mancomunamos a melhor data, o melhor mês.

    Saudd; Saudações,
    Lautildes (NPoA!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, enquanto eu escrevia deixei de ser o terceiro. Acabei sendo o oitavo, assim, esse comentário lê-se o nono (3 vezes minha dedução de ser o terceiro). Eu hein, xá_pra_lá!
      E da magreza do brother d'outra estação, outro dia a citei. Dia desses compartilhei a música "tchau radar, a canção" (não sei se minha preferida, mas a que mais falou cmgo até então no Insular) e legendei o post: NPoA! em pedaços = Bisogno, meu lenço colorado e minha barba; Estevan, minha magreza em acordes; 1berto, minh'alma.
      Saudações ao power abagualado trio!
      (NPoA!)

      Excluir
  8. Humbero, penso como você quanto a esses programas. Acho que nenhum dos meus ídolos (inclusive você) conseguiria ser avaliado nesse método de forma coerente por esses jurados de bancadas. É de igual proporção o despreparo na educação ortodoxa com o seu perfil de testar as pessoas para produzir e obedecer o sistema, ao invés de se voltar para a consciência. No mais, gostei da reflexão do que estava fazendo aos 33, fui ouvir o álbum novamente...
    O que eu estarei fazendo daqui 5 anos.. Sempre gostei da relação tempo/ distância, imagino tantas mudanças, mas quando penso em 5 anos atrás, vejo que mudei bem menos do que imaginei que pudesse...

    "os tempos são outros
    os erros, os mesmos
    me diz como é que eu faço
    me diz como é que eu posso
    te encontrar
    mais uma vez pela primeira vez.. "

    Abraço 1berto

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Humberto!
    Hoje tive um dia bastante difícil. Estive por horas pensando em mil coisas, mil maneiras de fugir dos problemas, e descobrir que a melhor maneira de resolvê-los é encarando-os...
    O motivo da minha tristeza, veio através de uma ligação indigesta, no meio da tarde, que me custou algumas lágrimas e o adiamento de alguns sonhos. E como já de costume, neste exato momento, estava assistindo (já não sei mais por quantas vezes) o inSULar, e mais uma vez, suas canções me fizeram refletir que apesar de tudo, tenho motivos para sorrir, e acreditar que "depois da curva" há realmente um céu azul, sem tempestade...

    "Preciso atravessar
    O caos que há no ar
    E pesa na minha cabeça"

    Obrigada por me amparar, mesmo que indiretamente, em momentos tão complicados!
    Para mim é um alento poder concluir um dia assim, com mais um texto incrível.

    Boa semana 1berto!

    Abraços da outra ponta do mapa...
    Sinelma Raiol.




    ResponderExcluir
  10. Humberto, estava no show em Juiz de Fora (indescritível aquela energia)!!!
    Aqui em Minas "tudo está parado por ai, esperando uma palavra, tudo está parado esperando por você"...
    Bora pra BH!
    Abraços!
    ElAiNe.

    ResponderExcluir
  11. Que bom ver meu ídolo dizer algumas verdades e realidades por aqui. ..faz tempo que não consigo assistir mais nada desse canal de tv. Esse programa que foi citado nunca assisti. Imagino que os verdadeiros talentos e arte de verdade não precisam da Globo para nascer nem existir. Sobre manifestações, como já disse o Carlos Mltz : Ninguém manifesta contra si né? Abraços Humberto.

    ResponderExcluir
  12. Que bom ver meu ídolo dizer algumas verdades e realidades por aqui. ..faz tempo que não consigo assistir mais nada desse canal de tv. Esse programa que foi citado nunca assisti. Imagino que os verdadeiros talentos e arte de verdade não precisam da Globo para nascer nem existir. Sobre manifestações, como já disse o Carlos Mltz : Ninguém manifesta contra si né? Abraços Humberto.

    ResponderExcluir
  13. Legal essa foto com os Paralamas... Gosto bastante também, bastante mesmo, vou guardar essa foto... Barbas e cabelos grisalhos, o tempo passa e ficamos órfãos de mais dois escritores... O mundo gira, o ciclo, "descanse em paz" talvez caia bem às almas pulsantes e pensantes... Mas fica a perda, como também fica a obra... Como diria os Paralamas: " E os ossos serão nossas sementes sob o chão... E dos ossos as novas sementes que virão"... Tu: "Há tempo certo para tudo para tudo uma razão... Ou não"... Esse ano chego aos 33 e muitas sementes foram plantadas... Por enquanto, alimento-me dos que deram frutos, como vocês, o tempo é um senhor a ser respeitado... A engrenagem das almas interligando-se independente de espaço, tempo e distância... Assim caminha a arte... Abraço, meu caro!! Nesse exército de um homem só!!

    ResponderExcluir
  14. Eu vi de pertinho os baixos! Quem foi mesmo que tirou essa foto? Hihihi
    Ahhh ((suspiro)), obrigada sem fim pelo findi sem fim. Te amo tanto!

    ResponderExcluir
  15. Berto <3
    Só passando pra agradecer o fim de semana maravilhoso em Campinas, valeu a pena cada hora que passei na fila, a viagem até lá e tudo mais; foi incrível <3
    Mal posso esperar por Jundiaí!
    Baixos maravilhosos *-* minha paixão por esse instrumento só tende a aumentar, poucas pessoas entendem essas pequenas belezas. Ótima semana, mestre <3

    ResponderExcluir
  16. Fui ver o show de Campinas, sem duvidas posso dizer que foi o melhor show da minha vida, talvez me marque para sempre pelos fatos que ocorreram antes "Desse showzinho qualquer - Palavras ditas antes de um pé na bunda que levei".
    Acredito que nessa vida da gente, temos que fazer algumas escolhas. .. E a minha sem dúvida foi feita, la estava eu indo só para Campinas, pois só eu sei por onde ir e o quanto andei...
    Cantei todas as musicas que me fizeram relembrar vários momentos da minha vida..
    Voltei pra casa rouca e extasiada por tudo... Agora sem duvidas, aguardando sua vinda para Jundiaí!!!

    Agradeço pelo fim de semana maravilhoso

    Isamara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bah!! namorado errado, eu iria contigo nesse "showzinho qualquer"!! afinal ser feliz a dois pode ser melhor que ser feliz só. !!

      Excluir
    2. Sem dúvidas Loilson... Mais nem todos pensam como a gente.. Deve ser por isso que me identifico tanto com as musicas do Humberto..
      "Nao vai perder a vida inteira com a pessoa errada.. Diga adeus, adeus"

      Abraços

      Excluir
    3. Nuvem também me ajudou a terminar um relacionamento idiota

      Excluir
    4. Sem palavras para essa música. .. É tudo tão real, nem te deixa com tempo de ficar triste ou enfiar a cara em um pote de sorvete (confesso que ja fiz tanto isso) .. Rsrs

      Excluir
  17. Humberto ler Galeano, haha, é sensacional sua sempre guinada ideológica, mesmo que sutil pra uns e ruim pra outros, eu acho isso simplesmente extraordinário. Por isso que ao longo da minha vida eu aprendi a admirar sua arte. Galeano Presente! Humberto, eterno como um relógio antigo. abs

    ResponderExcluir
  18. Valeu Humberto, ótimo show em Juiz de Fora, viajamos 240 km para realizamos um sonho coletivo, Eu ,minha esposa, minha filha de onze anos e prima, esperamos vc no hotel Victory 4:30 da manhã, vc mesmo cansado nos deu , mais que seis segundos de atenção, tirou foto com agente, o suficiente pra ser a nossa ponte para o dia.Em breve nos encontraremos de novo, eu te falei em frente ao hotel, contando com a sorte da sua agenta agora.
    Grande abraço
    Ass: Eduardo Raio São Lourenço Mg

    ResponderExcluir
  19. Precisava relatar o que aconteceu no sábado e assim o fiz aqui no meu blog.
    Lendo os comentários, fico super feliz que nosso exército esteja mais que firme e forte. É incrível saber que tantas pessoas acabam vibrando na mesma frequência que nós s2 tu significa pra mim muito mais do que as palavras podem explicar... Cada vez mais orgulhosa de fazer parte desse exército de um homem só *-*

    ResponderExcluir
  20. Reginaldo Chaves Júnior14 de abril de 2015 16:00

    Boa Tarde Humberto, sou um fã de uma longíqua cidade, Longe demais das capitais, Falo de Teresina (PI) seu fã desde criança por influência do meu irmão mais velho (o que não confesso a ele) meu primeiro albúm adquirido foi o Simples de Coração quando tinha 9 anos incompletos. Desde que adquiri minha independência financeira (pouco tempo atrás) guardo comigo a supertição de ir a 3 shows seus por ano pelo brasil, a 3 anos sigo esse ritual me desdobrando com minha agenda de advogado e a sua de músico. já estive em: Joinville, Goiânia, Brasília, Fortaleza etc...percorri o Brasil todo pois tu és meu único ídolo na música ainda vivo (espero que assim permaneça por muito tempo). Enfim, todo esse rodeio é só pra te pedir uma foto contigo para que eu pendure numa moldura no meu quarto juntamente com outros ítens adquiridos através da Stereo. um tempo atrás consegui o telefone do cordial ROM, seu amigo de estrada que tentou que rolasse o encontro mas não deu, consegui o contato através da gracinha da Mel. Para finalizar, estarei mais uma vez em Fortaleza dia 23 d e maio do seu Show e ainda sonho com esse encontro só te dá um abraço e te agradecer! como não custa nada tentar/sonhar vai meu apelo. Muita Luz meu irmão ! Reginaldochavesjunior@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Meus 33 anos, isso foi em 2012, muitas coisas aconteceram em 2012, foi um ano tenso devido a algumas preocupações, mas correu tudo bem, tanto que estou em 2015. A única coisa triste é que o tempo tem corrido rápido demais, tem suas vantagens e desvantagens, costumo dizer que a vida é um perde-se e ganha.

    Quanto à palavra “RE-NASCER me lembra muita coisa, meu e-mail é re_nascer.... Pois Renata significa nascer de novo, houve uma época que isso foi realidade, passei por um grave problema e nasci novamente, e aqui estou, esta palavra re-nascer parece simples mas se prestarmos bastante atenção é uma palavra forte com muito significado, como é gratificante e satisfatório vermos algo renascer.

    Quanto à barba e cabelos grisalhos não se preocupe, estão muito bem, a experiência da idade está sendo uma boa aliada.

    Lembra-se quando postou seu 3º texto no blog? 33º texto? Já chegou ao 333?

    Até breve e vida longa!

    ResponderExcluir
  22. Confuso horário da vida de um artista que extrai o que de bom oferece a passagem do tempo entre chegadas e partidas.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. aguardando ansiosamente, dia 29 de maio aqui em volta redonda!! estarei lá

    ResponderExcluir
  24. Humberto,

    Vendo números no título questionei há quanto tempo vc não enumera mais seus posts. Também pensei há quantos não leio. E, por falar em quantitativos, depois de ócio diminuído; estafa aumentada; menos leituras, menos escrita, menos música; uma sinusite, duas, três, quatro... Ah... perdi a conta das recorrências, (ufa!) ainda bem que estou aqui hoje. Acho que é um bom sinal, né? A sinusite deu pausa. A vida também.

    Abraço forte.

    PS: Não peço desculpas por chamá-lo pelo primeiro nome. Isso já está mais frequente que minhas sinusites. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ter você de volta com os sempre sóbrios comentários.

      Excluir
    2. Bom ter você de volta com os sempre sóbrios comentários.

      Excluir
    3. É preciso renascer, recomeçar. =)

      Excluir
  25. E lá se vão 20 e poucos anos acompanhando esse cara e fazendo das suas músicas conselhos do pai que me faltou desde cedo. Seriamos irmãos clarabolica e eu(nós)....? OK.... Como diria uma antiga professora "não confunda liberdade com libertinagem. Ok ok... Sorry agagê... Injusto eu tanto que te conheço te cobrar tal fardo a carregar.. RSrs. Mas fique VC sabendo que pra muito de nós vc é pai, melhor amigo e companheiro nas melhores e piores horas. Akele que procuramos nos melhores e piores momentos. E sobre o show em JF. Tudo que posso dizer é que depois daquela noite maravilhosa, eu sou uma pessoa melhor. Obrigado velho amigo.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo super show no último dia 10 em Juiz de Fora. Saí de São João del-Rei e fui a JF p/ assistir o INSULAR. Simplesmente formidável.

    ResponderExcluir
  27. Humberto! Prazer ler seu blog sempre!
    Faço aqui um apelo, no seu próximo show em Piumhi/MG no qual estarei presente, cante a canção Piano Bar, POR FAVOR! Visto que não está no repertório do DVD Insular... Melhor composição sua com certeza! Muito obrigada! Quezia Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quezia, ele ta tocando tudo! realmente é o Insular mais os 30 anos de estrada!

      Excluir
  28. Estive no show em Campinas, excelente bis! volto em Jundiaí-SP

    ResponderExcluir
  29. Estive no show em Campinas, excelente bis! volto em Jundiaí-SP

    ResponderExcluir
  30. 1berto Gessinger, Insular quem vem lá?!
    #gessingerEmSalvadorBa

    ResponderExcluir
  31. 33,333333
    Trilegal, très três: a-berto o Rock/SamBA(R)ONE, BI, HUM (um 2, dois 1, ...3)

    ResponderExcluir
  32. Show excelente em jf! Sou 1000000 x mais fã agora! Ressuscitou sim Gessinguer! É História. Muitas testemunhas. Até a próxima. Volte logo a Juiz de Fora. Ansioso.

    ResponderExcluir
  33. Se pudesse iria a cada apresentação sua.

    Amo suas frases, suas músicas...Poeta!!!

    Estive no show de Campinas 2015 e em vários outros que fez aqui também.
    Simplesmente maravilhoso.

    Dessa vez fui acompanhada pelo esposo. Ele ficou admirado com sua habilidade por instrumentos.

    É o máximo...Humberto é o máximo!!!!

    ResponderExcluir
  34. Humberto, durante os 26 anos que ouço suas obras primas, você me deu muito o que pensar. Valeu. Pra BH dia 30 Juiz Foranos.

    ResponderExcluir
  35. "Renascernaserra". Acho que vai sair mais uma obra prima a partir daí...

    ResponderExcluir
  36. "Renascernaserra". Acho que vai sair mais uma obra prima a partir daí...

    ResponderExcluir
  37. Posts de Humberto são uma ilha de paz e tranquilidade na internet. E pela primeira vez leio um erro de português deste gremista esperançoso, prova cabal de que é mesmo humano. Valeu por Deserto Freezer.

    ResponderExcluir
  38. Estive presente no show InSULar em Campinas-SP, no dia 11 de abril. Integralmente, o show foi maravilhoso, o que era de se esperar, afinal, os músicos são excelentes, em especial o Humberto. Porém, no momento em que tocou "Ilex paraguariensis" fiquei muito contente (não conhecia essa música), pois eu e meu grupo concluímos nosso trabalho de conclusão de curso de técnico em Química (TCC) no final de 2014 e trabalhamos justamente com chimarrão. Parece bobagem, mas foi muito bonito ver Humberto e o coro cantando o nome científico dessa erva que rendeu bons frutos! Aliás, escrevo ao som desta música!
    Gostaria também de agradecer à você, Humberto, por preencher nossos dias com letras tão melodiosas e filosóficas, pois sim, as letras propõem uma reflexão sobre nossa realidade e também trazem críticas sutis à sociedade vigente, de forma a incentivar o pensamento reflexivo, além de proporcionar uma viagem nas melodias. São músicos como você que acrescentam enorme valor à música nacional.
    Obrigada pela companhia, pois todas as manhãs, quando caminho para a Universidade, "olho a luz que brilha de manhã, vejo que vai ter pôr-do-sol", e aí conforto todas as dificuldades pra tornar meus dias melhores e fazer da vida uma vida mais feliz. Sou mais uma fã escrevendo, dentre tantas outras, mas não há problemas. Engenheiros do Hawaii, Pouca Vogal, a turnê InSULar e as confissões em "Entrelinhas do Horizonte" são criações pra serem agradecidas por muitas e muitas pessoas.
    Mais uma vez, meu agradecimento, Humberto, te admiro muito!

    ResponderExcluir
  39. Esses baixos são ótimos. Muitos músicos aqui da Polônia (eu moro aqui) e da Europa ao redor tocam com eles.

    Humberto, conhece a banda Polonesa de Prog Rock Riverside? Pergunto isso porque tenho a impressáo de que tu iri gostar deles e também porque o Mariusz Duda é vocalista e baixista, e além de tocar com os baixos Mayones ele é um daqueles do teu time, que costuma cantar uma melodia e tocar outra completamente diferente no baixo hehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir