Seguir Viagem

Inevitável que uma semana com shows em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, cidades onde moro e morei, fosse pródiga em recordações. Circular por ruas percorridas em outros tempos e situações, rever conhecidos nas rádios, TVs, camarins, palcos e esquinas; tudo reverbera de forma especial.

Felizmente, são pouquíssimas as lembranças melancólicas se comparadas aos inúmeros revivals cheios de energia boa e vontade/necessidade de seguir viagem, tirar os pés do chão.

As imagens passam e, por vezes, levam tempo para ganhar sentido(s). É comum que a ficha só caia quando as imagens já não estão nos olhos, só na mente.

No camarim em PoA, eu e Clara fizemos uma foto brincando com a estampa da camiseta dela e minha pose em tempo real. Horas depois, na madrugada silenciosa, enquanto revia a foto, vários significados reverberavam como o quadriculado do piso e da camisa: o ano de 92 em que Clara nasceu e o disco foi lançado... Parabólica... hey, eu disse "POSE em tempo real"?


Nunca fiquei com os discos de ouro que ganhei durante minha carreira. A medida em que ganhava, dava para familiares como uma forma de agradecimento pelo carinho de vida inteira.

Um pouco, também, por não querer me impressionar com um objeto na parede a me lembrar, em cada mirada, dos números do sucesso. É claro que é uma coisa legal, mas é bom que seja esquecida (talvez isso não seja tão claro, né? o que faço com esses números?).

Quando estava recolhendo material pro livro Pra Ser Sincero, pedi os discos emprestado para fazer uma foto. Depois, por serem objetos frágeis e difíceis de transportar, fui me enrolando para devolver. O tempo foi passando e os parentes colocaram quadros no pedaço da parede que havia ficado vazio...

... um dia fiquei sabendo, através do email de um fã, que o DVD Novos Horizontes havia chegado ao status de "ouro". O fã (desculpe, não lembro o nome) havia visto no site da associação de produtores fonográficos que controla isso.

Achei sintomático do declínio da indústria fonográfica que a gravadora nem tenha me avisado e fui tomado por um carinho especial por esse disco de ouro inexistente, que era só um email. De brincadeira, peguei um porta-retratos, recortei a capa do DVD e construi um disco de ouro. Self made. Do it yourself, como diriam os punks. Ganhei o campeonato e não me deram a taça? Pois aqui está o troféu!

Na parede, ele era o patinho feio ao lado dos discos de ouro feitos por profissionais. A partir dele comecei, aos poucos, a dar mais e mais valor a todos. Perdi o medo deles. Comecei a encarar aqueles objetos como portais para acessar, na imaginação, cada uma das centenas de milhares de pessoas que dedicaram tempo, dinheiro e, principalmente, carinho e respeito ao meu trabalho e...

... já avisei minha família que não devolverei os discos de ouro. Agora eles estão em casa!

humildemente
no seu canto
abaixo do baixo Tobias
- puta som! -
passa seus dias
acima do amp Rocktron
o DVD de Ouro
pós-industrial
tosco e artesanal
forte e verdadeiro
discaço
que nos momentos de mais cansaço
julguei ser o derradeiro
PQP
que erro grosseiro:
a viagem seguiu,
companheiro!
Dos 12 discos de ouro,
só tenho fotos da entrega do
LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS
e do
10.000 DESTINOS...

... e desta épica noite carioca.
bah: quero compartilhar a felicidade desta conquista com todos que colaboraram pra realização do inSULar Ao Vivo com sua arte e/ou seu ofício e/ou sua energia boa. Estão todos convidados para seguir viagem!
10mar2015

54 comentários:

  1. Maravilhoso, como sempre! Parabéns pelas 25.000 cópias, Nos encontramos em maio, em BH

    ResponderExcluir
  2. Os shows de Porto Alegre e Rio de Janeiro foram maravihosos. Parabéns por mais esse belo gol em sua carreira. SRN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te vi lá no show do Rio, estava perto. Vc é um fã famoso, rsrsrs. Curioso isso não? Te conheço dos tempos do ftp enghaw...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pô! Podíamos ter trocado uma idéia. Já que sou famoso, você me paga uma cerveja no próximo! rsrsrsrs... SRN.

      Excluir
  3. O meu 1/25.000 está devidamente autografado e guardado em local especial. A gravação da qual tive a honra de fazer parte não me sai da cabeça - até a agenda no dia 30 de maio está me causando um "comichão" para comemorar o aniversário.
    Parabéns, AgáGê! Disco de ouro não era nada além de mais um passo previsível diante de tão belo trabalho: INSULAR ficou foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, faço minhas as suas palavras! Dvd autografado e guardado, gravação que não sai da mente e ansiedade pro dia 30/05 (:

      Excluir
  4. Estamos todos juntos!

    #DeFé

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. E que viagem! Tomara que sem fim ... Parabéns por mais esse, e pelos outros que virão.
    Já te disse uma vez, teu trabalho é INCRÍVEL!
    Obrigada, HG!

    ResponderExcluir
  6. Humberto , quando recebi um video da entrega do disco de ouro , fiquei imensamente feliz , talvez n tenha ideia do tamanho da euforia. Esse foi o cd do meu primeiro show teu , fiz parte dessa historia ( de forma singela e rápida ,mas estive lá ) . Parabéns pelo reconhecimento mais q meredicido , conheço a tua highway e posso garantir q o HG q tanto me inspira , n é pose ,n passará ... Tenha uma ótima semana e espero de coração q venham mais cds/dvd's ,mais turnês e mais discos de ouro rsrsrs . Os de fé , estão contigo !!!

    ResponderExcluir
  7. Boraaa, LIIINDO!! ♥♥♥ Encantador, como sempre... ♥

    ResponderExcluir
  8. Será que em Vitória vai rolar uns autógrafos? 0 dvd Insular e os livros carecem de 1berto rabiscados neles.

    ResponderExcluir
  9. Alem dos demais LPs, Cds e Dvds, guardo comigo os "Singles de Ouro": Ouca o que eu digo, O Papa e Pop, Era um Garoto, Herdeiro da Pampa Pobre e Realidade Virtual.
    Preciosidades!!!

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. É? Nem sabia...dessa historia...bom se é fã de humberto..eu sou fã também. .rs ps:juliana mayra.

      Excluir
  11. Novamente não deu pra ir ao show aqui no Rj, mas tudo bem viagem que segue, se não for isso oq será não é mesmo? que o destinos venha mais generoso comigo da próxima vez. abç que deus guie os teus passos, passo a passo !!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Berto *-* nós fãs ficamos muito emocionados com essa conquista <3 30 anos de carreira não são 30 dias e um disco de ouro na era do download é vitória com gosto de virada! O tempo passa, mas o que é verdadeiro permanece <3 reconhecimento muito mais que merecido! Ótima semana <3

    ResponderExcluir
  13. Renan Barros - Praia Grande-SP.
    Seguir viagem até campinas 11/04 e tirar os pés do chão. Vlw Humberto pela camaradagem de cuidar da saúde, física e mental, e nos presentear com 30 anos de sucesso e boa música, ao invés de ficar pelo caminho como tantos outros. A gente se encontra numa das curvas da highway!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade que o show em Campinas será a 1 hora da manhã?

      Excluir
  14. Parabéns, Humberto! Estava lá vibrando com mais uma conquista!! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  15. Putz...Será que ele ler tudo que postamos?

    ResponderExcluir
  16. Atah meu nome é juliana mayra..sabe sua músicas me deram uma liberdade...sabe guando as pessoas falam que vc não significa e viram as costas...ah a atenção? Quem precisa dela?.ah pqp eu falo sozinha se quiser sabe pq? Pq eu prefiro me dar atenção. ..Não sei se o senhor entendeu?? Mais eu prefiro ouvir suas músicas e me dar atenção. ....só prefiro....ps:juliana mayra.. (manaus-amazonas)

    ResponderExcluir
  17. É pedir muito o senhor manda um beijo pra clarabolìca...clara beijos....juliana mayra. ..senhor me dá um xau....bjs..

    ResponderExcluir
  18. Beijos pro meu irmão judson luan...hj eu briguei com ele. Perdão mano...que Deus abençoe. ..xau senhor gessinger. ..

    ResponderExcluir
  19. Enquanto isso,cá estou,felizão por "fazer parte" disso e contando os dias pro dia 18

    ResponderExcluir
  20. Os números, o que seriam deles sem o coração!

    ResponderExcluir
  21. Lágrimas aos olhos e orgulho de fazer parte disso há 26 anos da minha Vida!!! Sim, seguiremos viagem sempre junto contigo em cada fase, com todo RESPEITO que mereces!!!

    ResponderExcluir
  22. Lindo texto, linda volta dos discos!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  23. "Nem tudo que brilha é ouro..." mas todo ouro é Insular

    ResponderExcluir
  24. Faço parte dos De Fé. Feliz com essa conquista. Um dos poucos artistas que ainda respeita a música como arte. Merece muito mais.

    Mas por falar em números, HG estará em Vitoria, dia 14/03, tocará na mesma noite que Nando Reis. Infelizmente os organizadores, só estão pensando em número$$$. Estão cobrando R$ 220,00 pelo ingresso de pista. Levando-se em conta que o espaço é antigo, a pista é o único lugar que vale a pena. A obra desses grandes artistas vale muito, uma apresentação em conjunto, vale mais ainda. Mas considero o valor desproporcional. Pensei em adquirir o ingresso, mas não consigo corroborar com essa exploração da paixão alheia. Enfim, eu sei que o lance comercial faz parte, é legítimo, mas infelizmente não estarei lá. Uma pena.

    Sei que esse espaço não é muro de lamentações. Até me desculpo. Mas onde deveria desabafar, senão em família.

    Grande mestre, muita saúde, sua obra vale ouro...vale muito mais.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. 100sacional fazer parte dessa legião de fãs e se sentir parte dessa historia.
    Fã incondicional e eterno.
    Orgulhoso de nascer na mesma cidade, andar nas mesmas ruas que o Mestre.

    ResponderExcluir
  26. O show no Vivo Rio foi sensacional! Cantar as músicas do DVD Insular juntamente com os antigos hinos do Engenheiros do Hawaii em meio a toda aquela gente me trouxe uma sensação inexplicável e boa de sentir!
    Parabéns pelo DVD de ouro!
    Aguardo ansiosamente pelo próximo show!
    Abraços de uma eterna e apaixonada fã!
    Valeu HG

    ResponderExcluir
  27. Cara, eu acho que tenho uma foto sua recebendo um disco de ouro, do Simples de coração, num show que eu fui em janeiro de 96, na épóca a casa ainda se chamava Metropollitan, vou procurar e te mando!
    Abraço

    ResponderExcluir
  28. Podia ter deixado pra receber o prêmio aqui em Bh!!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  29. Maravilho show como todos que estive, dos engenheiros, pouca vogal e o 3 show do insular que vou, mas este em especial levei meu filho (Mauricio) de 7 anos, que apesar da idade é seu fã, canta suas musicas em casa, no carro e no ônibus indo para a escola, ele queria muito tirar uma foto com você...mas sei o quanto é difícil e isso é o desejo de todo fã! Enviei uma foto da nossa família no show no vivo rio para sua assessora a Clarice, pelo face...espero um dia encontrar e lhe apresentar o pequeno fã...sucesso sempre...parabéns pelo DVD de ouro

    ResponderExcluir
  30. Linda história, ti vi uma vez mas ti ouço todos os dias ;)

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo presente, este representa o excelente músico, compositor e escritor que tu es

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Este foi o melhor CD, parabéns, ficou perfeito o trio, De Fé com Tavares ficou ótima, Desejo que tenha uma eterna vida musical, Obrigado pelas suas canções pois estas são realmente perfeitas e eternas não são efêmeras como a maioria das musicas da concorrência.
    Até breve! E vida longa!
    Volte mais vezes aqui no Rj

    ResponderExcluir
  34. Parabéns , Linda historia , obrigado por fazer parte da trilha sonora de nossas vidas , Grande cantor , compositor e escritor , tuas palavras profundas traz paz e reflexão para a minha rotina , adoro tuas musicas , sucesso!

    ResponderExcluir
  35. Humberto, você merece, pois sua arte ofício é vocação! !!Parabéns a vc e todos de sua mega equipe. Que venham outros tantos!! Abraço Marcelo Serrano.

    ResponderExcluir
  36. HG...PARABÉNS!!!
    Você merece,e nós,seus fãs,agradecemos e nos sentimos honrados por nos compartilhar essa felicidade que também é nossa.Parabéns aos músicos e toda sua equipe.Nessa época de pirataria conseguir um prêmio como esse mostra que a sua arte é feita com muita paixão,carinho e dedicação,e que há muitas pessoas curtindo e amando seu trabalho como sempre por todo esse Brasil afora.Que você continue erguendo a bandeira do Rock Brazuca.
    "Long live rock'n roll"
    Abraços!

    ResponderExcluir
  37. o nosso pedaço de parede continua vazio....
    abç

    ResponderExcluir
  38. Como sempre arrasando. Ótimo show no Rio 👏

    ResponderExcluir
  39. Amigão!!! Daqui uns dias é Chapecó!!! Você é o melhor, o the best! El mejor!

    ResponderExcluir
  40. Cara bom encontrar esse Post !
    sou teu Fã desde aquele Show do Enduro no Iguatemi, faz um curto tempo espaço heheheheh

    ResponderExcluir