telefone sem fio


Quando participo de eventos literários, falo de improviso, ao sabor do momento. Por ser autodidata ou por problemas de autoestima, fujo do termo "palestra" como o diabo foge da cruz. Deus me livre de comer frango e arrotar perú! São apenas singelos e despretensiosos bate-papos. 

Com a repetição desses encontros, acabo repetindo alguns chistes. É comum eu dizer, exagerando no ar sério em meio ao bate-papo: talvez choque vocês, mas a bem da verdade devo avisá-los que houve um breve período da história da humanidade em que o ser humano viveu sem internet. Geralmente o pessoal ri, mas já antevejo um futuro em que ninguém rirá nem entenderá, achando um absurdo sem graça essa mentira de que o ser humano chegou a viver, mesmo nas cavernas, sem internet.

Com o avanço da digitalização das nossas vidas, é cada vez mais necessário, ao contar histórias antigas, explicar: não havia internet nem celular! Segue um fato desses tempos:

Quando estávamos esperando nosso bebê, eu e Adri morávamos no Rio, sem família por perto. Eu viajava direto, era a tour do Várias Variáveis. Numa tarde, estava sozinho em casa, me preparando para ir pro aeroporto quando ligaram do laboratório pra avisar qual era o sexo do bebê (além da comunicação, a tecnologia dos exames também mudou!).

Adri estava na rua, não tínhamos celular. Quando ela chegasse em casa eu já estaria viajando. Emocionado com a notícia, rapidamente fiz um cartaz: CHEGOU O RESULTADO: É MENIN..................A!

Metido a engraçadinho que sou, escrevi a letra A (portadora da notícia) no verso da folha e pendurei-a no quadro de recados. Mas, na minha excitação, sinalizei mal a brincadeira. Quando Adri chegou, não entendeu que deveria virar a folha. O laboratório já estava fechado... ela ficou sem saber.

Só consegui falar com ela horas depois, ao fim de um voo cheio de conexões, de um orelhão (telefone público que funcionava com fichas de metal, parecidas com moedas). Ela estava uma arara comigo. Se eu não estivesse longe, certamente teria levado uns cascudos.


Pois essa semana, dia 13, nosso nenê aniversaria. Até hoje não entendo porque o pessoal do laboratório não avisou que seria uma criatura tão MARAVILHOS............................A.

10fev2015

84 comentários:

  1. Como sempre, maravilhoso e delicado <3

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto, Gessinger. Sempre surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Ai que meigo :3
    Sinceramente, algumas coisas de antigamente funcionam melhor que as de hoje, pelo menos em alguns pontos.
    Ótima semana, mestre <3

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela família maravilhosa. Te vejo em breve :)

    ResponderExcluir
  5. Estaremos sempre as margens de nós mesmos...

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, mestre. Muitas felicidades pra eterna princesinha Clarabólica.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pros três, eu aqui, bobalhona, chorei!!!!!
    Até 18.03 no Guarany...como sempre estarei lá na 2a fila da plateia central..

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de simplicidade desse texto!

    ResponderExcluir
  9. Felicidades para Eterna princesinha Clarabólica...
    Quanta fofura num texto...
    Fico triste em ver que as pessoas estão perdendo o melhor da vida
    mexendo nos seus Smartphones ou perdidos no buraco negro(linha do tempo) do facebook... mas Einstein já previa que isso aconteceria néé...
    Um bônus da geração de idiotas é ter textos seu toda segunda/terça!!
    Abraço!!

    P.s: Aquela frase " tudo tem um lado ruim, menos o LPs do Pinkfloyd, que os dois lados são bons "(algo parecido) é sua né? Pelo menos a primeira vez que vi, foi num texto seu. Meu professor fez uma observação interessante, eram 6 lados.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom ter tido a oportunidade de ver um show desse 'Monstro', nesse final de semana aqui em Dourados MS, apenas 60 km de minha cidade (rio brilhante, consolidando aquilo que de longe eu já sabia, e sinceramente faltam-me palavras para descrever tal sensasensação! Agora estarei por aqui, degustando seus belos textos! Valeu HG!!

    ResponderExcluir
  11. Rss... parabéns a toda família...👏👏👏

    ResponderExcluir
  12. Rss... parabéns a toda família...👏👏👏

    ResponderExcluir
  13. ...Se meu passado fosse outro..
    Se fosse outro o presente...
    Se o futuro nos trouxesse
    O que faltava antigamente
    Eu cantaria as canções
    Que se fazia de repente...


    Graças e paz... Tudo de bom, bão, bem!!! Texto perfeito, indelével maestro das letras. Hábraçasso.......S.

    ResponderExcluir
  14. Que texto meigo, Humberto! Sua família é linda! Tão linda que vcs deveriam ter tido mais filhos, rs!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns à Clara.Parabéns à família.Saúde e sucesso sempre!!
    Espero que esta data lhe traga inspiração e um pouco de saudade de tocar longe demais das capitais,onde paralelas se cruzam,isso mesmo,"...paralelas que se cruzam em Belém do Pará..."
    São mais de 10.001 esperando essa TOUR Insular.Simples assim...simples de coração.Bora!Chegou a hora!!
    No aguardo de ver Belém na sua agenda.
    Abraços.
    "Long live rock'roll"

    ResponderExcluir
  16. Dirce Becker Delwing10 de fevereiro de 2015 01:03

    Muito legal teu texto. Falo deste e de outros. Tenho lido teus escritos.Prazeroso de ler! Disse para meu filho outro dia que... se não fosses músico, serias, sem dúvida, amplamente reconhecido pelos teus escritos. És muito sensível e observador da vida, um poeta! Mas também dominas com maestria a arte de escrever, de organizar as ideias. Escreves aquilo que, depois de ler, a gente acha que já pensou algum dia. Linda tua família! Com admiração!

    ResponderExcluir
  17. Que legal você ter compartilhado história conosco.
    Vida longa a Clara e felicidades.

    ResponderExcluir
  18. Feliz vida p Clara!!!! Um abraço na família!

    ResponderExcluir
  19. Lindo texto! Aliás, como todos por aqui!
    Felicidades à família.

    ResponderExcluir
  20. que lindo! adoro seus textos. felicidades para a Clara muitos anos de vida. abracos

    ResponderExcluir
  21. Mimimimimi chorei.
    Como vcs são lindos

    ResponderExcluir
  22. Muito bom Gessinger!
    E como não poderia deixar de ser, textos sempre cheios de "Várias Variáveis".

    ResponderExcluir
  23. Quem sai aos seus não degenera; A fruta nunca cai muito longe da árvore... então? Vc queria o que? Rs Feliz aniversário, Clara!
    Época dos orelhões... e pensar que alguns já imaginam serem com orelhas de asno quando se fala assim...rs
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Há pouco tempo uma fã recente me perguntou como fazíamos, antigamente, p/ descobrir datas/locais dos shows: telefonema (interurbano) p/ a Showbrás, ora! Quem ligava pegava a informação e repassava p/ outros fãs via telefone ou carta.
    Às vezes rolava uns mal entendidos, tipo um show que aconteceu em Antonio Prado (RS) e paramos em Antonio Prado de Minas (MG)...

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Clara!
    Felicidades!!!
    Deus te abençoe!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Poxa vida, Humberto me fez pensar que estou ficando cada mais "experiente", pra não dizer ancião, como acompanho você desde a Hipertensão, novela global de 86, acompanhei também toda trajetória, e só tenho orgulho disso. Parabéns és um ser humano fantástico, parabéns ao seu bebê no próximo dia 13/02 tudo de melhor a Clara, e a todos do clã Sesti Gessinger.
    Obs: minha bebê, que já pede papai põe música do Beto Gessinger no meu celular....fará 6 aninhos, poxa e já domina boa parte da tecnologia, que nós apanhamos.
    Felicidades e tudo de bom .
    Abraços Marcelo Serrano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo paz e amor

      este mês minha filha faz 11 anos
      eu e minha esposa a adotamos no ano passado
      e é tão bom o que me faz sentir, paaaaiiiiiiii

      Excluir
  27. Clarinha não poderia ser menos que maravilhosa! Parabéns pela família. Esse é o seu maior legado aqui, e até mesmo pelas telas, podemos ver que é isso que tu faz de melhor. E olha que como músico te admiro pra caralho!
    Felicidades Clara! Que venham mais muitos anos...

    ((;

    ResponderExcluir
  28. Parabéns aonde estiver Clarabólica...mestre Gessinger sempre expressando belas palavras!

    ResponderExcluir
  29. Legal ver esta passagem de tempo... eu q curto o seu trapalho desdos tempos pré Clara, fico feliz em tem vc Humberto em prena atividade em 2015.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. HG eu perdi a hora da postagem :( mas agr to aqui e desejo de coração muitas felicidade a eterna princesinha Clarabolica !! 23 anos ? Deve ser . Bom ,esse texto foi um dos q mais gostei foi emocionante e um pouco engraçado . Bom dia HG mestr.......
    e

    ResponderExcluir
  32. Família! Como é bom ver um artista tão dedicado a ela!

    ResponderExcluir
  33. SEMPRE FIQUEI CURIOSA E ESPERANÇOSA DE VER NA VOSSA FAMÍLIA UM MENINO.

    ResponderExcluir
  34. Texto fera! Parabéns a princesinha parabólica, toda a saúde e alegria pra ela!

    Parabéns, Clara!

    ResponderExcluir
  35. Sensacional o texto ! Parabéns para a senhorita Clara !

    ResponderExcluir
  36. "Os tempos são outros..." mas aprendemos com os erros. Parabéns Clara!

    ResponderExcluir
  37. Gosto muito de te ler...não só pelo artista com as palavras que és mas também pelo teu gauchês. Fica tão intimista, sabe? Parece um amigo das antigas me contando seus causos e isso é regozijador.
    Felicidades para e pela filhota! ;)

    ResponderExcluir
  38. especial como um pai encontrando pela primeira vez seu primogênito

    ResponderExcluir
  39. Sou sua fã, acho perfeita a sua arte, pq nunca fugiste da sua realidade, te acho tão autêntico, só de ver esta gaita na foto,ou acordeon...é a valorização da sua história da sua gente...jamais vai existir uma banda como Engenheiros, sabe vcs tem amor ao que faz e amor aos fãs, compoe justamente aquilo que gostamos e isso é sintonia com o público...bjão Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  40. Novamente aqui, me lembro do clipe da musik parabólica...era bebezinha e linda, uma princesinha...amo vcs!

    ResponderExcluir
  41. Não tinha como ela não ser maravilhos..........A, tendo um pai tão maravilhos...........O.

    ResponderExcluir
  42. Humberto bom ler esse texto e viajar no tempo em que era presidente do F. C. O papa é pop em Araraquara no Interior de SP e meio que reviver como se fosse um membro da família que acompanhava todos os passos... Hj passando dos 40 tenho o orgulho de sem querer ouvir dos meus sobrinhos tão jovens e naturalmente ouvindo a musica daquela época e quando falo que tinha um fã clube não acreditam e qdo mostro no site o registro ate hj ficam encantados... Como estou encantado hj com um filho de 3 anos... A vida passa... Não temos mais o tempo que tínhamos antes... Mas a dedicação em fazer o que amamos continua... Felicidades para os filhos... Felicidades para a vida... E parabéns para não entrar nos modismos e fazer de fato o que e gostoso ouvir e apreciar e se encantar....

    ResponderExcluir
  43. Acho que nao posso reclamar... Li esse singelo texto do meu celular. Obrigada tecnologia por me permitir ter acesso às boas palavras, assim no meio da tarde. Obrigada HG por garantir que elas existam... :)

    ResponderExcluir
  44. Que lindo! Essa estória me emociona... Muito bacana mesmo! Parabéns a aniversariante da semana e sobretudo aos pais maravilhosos. Estão todos de parabéns! Felicidades!

    ResponderExcluir
  45. Chorei aqui!!! Quanta delicadeza e dedicação!... *-* <3
    Parabéns aos "papais" pela "nenê"! Parabéns, Clara!!!

    ResponderExcluir
  46. Eu lembro quando a Clara nasceu, prenda minha Clarabolica , eu era muito fã quer dizer ainda continuo sendo mas na adolescência tudo é mais intenso 😘

    ResponderExcluir
  47. Humberto, sua filha é maravilhosa pq árvore boa da bons frutos. Parabéns querida Clara. Bjos!

    ResponderExcluir
  48. minha filha faz aniversario tambem dia 13 , sempre é o dia de sorte . parabens pra clara . o nome ja diz tudo , muita luz.....rj....

    ResponderExcluir
  49. Parabéns Clara
    parabéns Adri e Humba

    universos paralelos gestacionais, adotivos, lindos em que um raio de sol e amor me faz ver:

    onde mora o sonho de fãs singelos e profundos

    família grande e amável, hein Humberto? e no silêncio eu escuto o que vejo... a sua voz!

    ResponderExcluir
  50. Humberto,

    Texto que me faz pensar sobre as mudanças, sobre este momento em que tudo é expresso, volátil... Ops! Quase tudo. Porque me vem vc dizendo desses laços. Ah! Que lindeza é ver que nem tudo acelerou e passou. Não que eu seja entusiasta do passado ou defensora da moral e dos "bons" costumes, mas me interessa o vínculo e o afeto.

    Que seja assim... que seja leve!

    (hj, deu vontade de enviar um beijo bem apertado na bochecha, porém, por respeito, de novo aí vai...)

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  51. Acho que ainda dá pra fazer certas coisas sem usar a tecnologia, é só ter criatividade...

    ResponderExcluir
  52. Ah esqueci, espero ansiosamente seu show no Vivo Rio!
    Beijos de uma fã e admiradora do seu trabalho! Sucesso!

    ResponderExcluir
  53. Humberto, como a Clara está linda e crescida!!! E vocês um casal lindo!! Adri, tu ficaste linda grávida!

    ResponderExcluir
  54. Essa tua meiguice no contar as coisas... me encanta desde sempre! Bom que existas!

    ResponderExcluir
  55. Humberto, me emocionei... Queria contar também a história da minha gravidez... apesar da tecnologia atual também podemos nos enrolar mesmo assim... fiz teste de gravidez em uma sexta, na hora do almoço, e fui viajar após o trabalho pra casa da minha família. No ônibus, durante a viagem, consegui visualizar que o resultado já havia saído... mas quem disse que eu conseguia abrir o laudo com aquela conexão de internet péssima? Pior, liguei pro meu marido (que estava a trabalho em outra cidade) e ele também não conseguia abrir o resultado! Que aflição! O jeito foi apelar pra uma amiga, que sabia que eu havia feito o teste, liguei pra ela e pedi pra ela ver... E era POSITIVO... Minha amiga soube antes da gente que íamos ter um bebê rsrs. E nossa bebê já está com quase oito meses e já até ganhou dedicatória sua aqui em SP, futura fã rsrs. Parabéns pra Clara, e também pra vc e Adriane. Forte abraço.Priscila/SP

    ResponderExcluir
  56. parabéns pra Clara,pra vc 1berto e pra a Adriane tbm.Como vc mesmo diz:variações sobre 1 mesmo tema, agora a internet é o cara, papel e caneta já tá indo pros tachos,imagina a net daqui uns 15 ou 20 anos?É os tempos são outros e "as coisas" as mesmas;a internet "conquistou o espaço", agora ficamos sem saber aonde isso vai parar!!!!! tudo de bom espero vcs aki em bagé de novo, valeu!!!!

    ResponderExcluir
  57. Humberto, a Clara foi e ainda é uma grande fonte de inspiração para sua vida, já a vi cantar com você e ela é maravilhos....a.
    Graças a ela, e por ser tão fã de você, minha filha se chama Ana Clara, juntando dois nomes que marcam muito a sua história também... (Piano Bar, Parabólica)

    Abraço e Parabéns Clara!!!

    ResponderExcluir
  58. Tempo em que o amor era lúdico.
    Cartas com letras desenhadas tem o seu valor.
    Hoje em dia tudo é tão fácil,os sentimentos são descartáveis e atualizados rapidamente.
    Saudade do romance,de conhecer as alguém em um parque tomando um sorvete.Hoje em 5 minutos você já conhece até a família do cara.
    "Caraca como estou ficando velha" mas acredito no amor e na família.
    Parabéns pela linda família!

    ResponderExcluir
  59. Sidnei Rodrigues - SP11 de fevereiro de 2015 19:41

    Muito legal quando conta do passado tão perto.
    Parabéns Clara e a você Humberto e Adriane pela filha maravilhosa.
    No show de São Paulo agora em Janeiro a Clara passou algumas vezes por nós que estávamos na pista eu sempre tímido não disse nada ( olha que não faltou vontade) , um certo tumulto também não seria legal rs.
    Abraços a família.

    ResponderExcluir
  60. Pois sim, os meios são outros - os anseios quase os mesmos, quase como nossos pais, sqn - apesar e muito por ela: www...

    E "ela" me valeu hoje, única e exclusivamente, pelo "Blogesssss" e uma "singer" notícia: uma linda companhia (no sentido mais claro e limpo) dividirá comigo minha sexta 13 \0/.

    Sou de fato de fé, mas como já disse antes não sou mesmo tiete incondicional... Como eu não sabia?! Eu que passei uns quinze anos decidido que minha futura suposta filha se chamaria CLARA... OK, os tempos são outros. O nome também, pois se um dia eu tiver uma maravilhosinha criatura menin..... A, a chamarei Cecília. E não pela coincidência da nova paixão artística se chamar Cícero. Apenas. Clara's serão as mesmas e únicas: Clara Gessinger e Clara Artemis (ex-Clara Grohl, primeira amiga depois de eu chegar ao Rio - a headbanger mais hawática que conheço e com quem dividi meus primeiros rascunhos de cérebro naquele estado nada estável).

    Feliz - e tenho estado tão down.

    A propósito, vocês Gessinger's, não querem chamar os Silveira Poa's - meu filho Raziel Kurt e eu - para a comemoração. Meu pequeno veio daquele estado ao nosso pra brindar meus 33. Mas o reflexo dos trinta e downs (32) me permitiu honrar pouco as férias do meu guri por aqui... E tão pouco organizei a festa de estar vivo, atenciosamente vivo na poesia das coisas, das músicas, das pessoas - apesar da ligeira era www.

    (Esperei longos anos pra que meu dia caísse na sexta, pra que eu fosse independente neste 13, com amigos, amores e alguma alegria temática - agora nem sei o menu a dividir com meu filho, nem qual mesa. Desconfio que a próxima sexta-feira 13, em fevereiro, será nos meus 40 anos!).

    Báh único: Parabéns Clara! Desejo a ti o que espero pra mim: saúde, amor e música só pra começar o belo ciclo até 13 de fevereiro de 2016.

    Putz único: Minha maior idade, meu alistamento e o ano 2000 eram futuro à tão pouco tempo.

    Beijos nos <3's

    Hasta la pampa,
    Neto Silveira (NPoA!).

    ResponderExcluir
  61. Humberto, que belo depoimento. Me emocionei. Benditos sejam os tempos da Internet onde é possível, mesmo com a distância que separa Porto Alegre e São Paulo, ler linhas como essas. Em tempos sem internet teria de esperar você contar isso na TV - com horário certo para assistir - ou esperar que contasse em algum livro teu - isso não seria tão mal, pensando bem.
    Felicidades para vocês três.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  62. Emocionante! Perfeito, 1Berto! Eu desejo felicidades a você e aos seus... E parabéns para essa pessoa maravilhosa! Feliz aniversário Clara!!!


    "Deve ser o que chamam túnel do tempo
    Ano 2000 era futuro há pouco tempo atrás..." - Túnel do Tempo

    ResponderExcluir
  63. Putz...vc me deixa sem palavras!!!
    Quero apenas agradecer a generosidade por dividir conosco histórias tão belas!!!
    Amo te!!!

    ResponderExcluir
  64. Maravilhoso como sempre.. O texto já havia lido na terça, porém tive que voltar novamente ao blog para confirmar a noticia que tive via whats de madrugada, show em CRUZ ALTA - RS.
    Sério, pensei que demoraria muito mais para ter essa honra de receber-te na terrinha, melhor sexta-feira treze da minha vida.

    #superfeliz #Humbertomestre

    ResponderExcluir
  65. Lindo texto.
    Linda familia!
    Lind..................o!

    ResponderExcluir
  66. As vezes fico pensando nisto: "Porque a Clara é filha única ??" e eu mesmo dou uma possível resposta dentro de tantas... "porque os pais decidiram ter apenas a Clara. Humberto...até a próxima. Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  67. humberto vc sempre será o mestre da musica brasileira, sempre trazendo o melhor pra todos nós, com dedicaçâo e harmonia, parabens pelo sucesso sou seu fã desde aquele dia que eu era um garoto mas jovem , meu primeiro cd seu , foi uma coletanea acervo especial, eu morava num interior em um sitio , tinha 11 anos de idade e ate hoje sempre fui Defé e sempre será eternamente vc é o cara que faz e continua fazendo a minha ideologia, espero vc esta de volta ao recife novamente em breve , que vc nunca pare de cantar, sei que vc envelheçeu 10 anos ou mas , mas o espirito nunca envelheçi e pelo que eu vejo em vc , cada dia que se passa vc contiua mas jovem ainda pq ate agora não vi nada igual , vc é demais cara nem sei o que mas dizer , um abraço forte do seu fã Defé antonio gilvan.

    ResponderExcluir
  68. humberto vc sempre será o mestre da musica brasileira, sempre trazendo o melhor pra todos nós, com dedicaçâo e harmonia, parabens pelo sucesso sou seu fã desde aquele dia que eu era um garoto mas jovem , meu primeiro cd seu , foi uma coletanea acervo especial, eu morava num interior em um sitio , tinha 11 anos de idade e ate hoje sempre fui Defé e sempre será eternamente vc é o cara que faz e continua fazendo a minha ideologia, espero vc esta de volta ao recife novamente em breve , que vc nunca pare de cantar, sei que vc envelheçeu 10 anos ou mas , mas o espirito nunca envelheçi e pelo que eu vejo em vc , cada dia que se passa vc contiua mas jovem ainda pq ate agora não vi nada igual , vc é demais cara nem sei o que mas dizer , um abraço forte do seu fã Defé antonio gilvan.

    ResponderExcluir