Olha o inSULar aí geeeeente!


Oi! Espero que estejam tendo um ótimo carnaval. Vale para todos: quem é da folia e quem tem fobia. Onde eu me enquadro? Carnavalesco não sou, mas reconheço e louvo a importância da festa como afirmação da cultura nacional. E acho que o país nunca mereceu tanto quanto hoje alguns dias de sonho e fantasia. Porque a vida real não tá fácil.

Não tenho nenhuma história na memória vinda do olho do furacão de carnavais passados. Já contei nos meus livros a experiência de gravar o !Tchau Radar! durante o reinado de momo na cidade maravilhosa e a imersão na obra do Iron Maiden num longínquo retiro de carnaval no sul; mas...

... nenhuma lembrança de desfile, baile, bloco, fantasia. Não por terem sido apagadas pelo álcool. Por não existirem mesmo. A não ser...

... um baile infantil num clube em que fiquei a tarde inteira embasbacado olhando a banda tocar, como se não houvesse mais nada acontecendo no salão. Atraído, principalmente, pelos metais com suas curvas encantadoras e autoexplicativas de como o som é produzido. A tensão relaxada dos músicos, bochechas cheias, ataque preciso, todos no tempo exato, cada um na sua nota. Sincronia e sintonia.

Se eu fosse filmar esta cena para um filme biográfico, deixaria sem audio. Silêncio em vez de mã-mã-mã-mã-mã-mãe-eu-quero. Pra aumentar a representação dramática do rosto fascinado da criança com o artesanato da feitura musical. Fascínio causado mais pela relação dos músicos com seus instrumentos do que com a plateia.

Até hoje é o viés que mais me agrada: que o encantamento (sempre bem vindo) do público seja consequência do encantamento do músico com sua arte/ofício; e não um objetivo a ser alcançado por atalhos, a qualquer preço.

(*)

No meu calendário maluco, este é o terceiro carnaval inSULar. No de 2013 comecei os ensaios do show com Rafa e Tavares (ainda em meio às gravações do disco). No carnaval de 2014 lancei um video de Essas Vidas da Gente e fiz demos das canções que gravaríamos na serra para o DVD inSULar.

O carnaval de 2015 é véspera de lançamento do DVD pelo Canal Brasil e de shows de lançamento em Porto Alegre e Rio, cidades onde moro e morei. 2015 começou a milhão com shows em São Paulo (comemorando exatos 30 anos da minha estreia nos palcos da vida), Paraná, Minas e Mato Grosso do Sul (definitivamente não dá pra dizer que o ano começa só depois do carnaval).

Os ponteiros estão entrando em sincronia e sintonia. Mais rápido do que eu imaginava: 3 carnavais.

Talvez a tour Pouca Vogal e a assunção do meu nome tenham deixado o ambiente um pouco confuso sobre "afinal o que ele está fazendo?!?!?" (pois nem todo mundo acompanha de perto as curvas da nossa estrada). Mas o DVD inSULar coloca-nos, todos, na mesma página. Prontos pra seguir em frente. Da minha parte, muito satisfeito com o andar da carruagem e grato pela companhia de vocês.

Enfim... não quero tomar o precioso tempo carnavalesco dos caros leitores. Passei aqui só para renovar convites:

24fev : Porto Alegre-RS
autógrafos na Liv Saraiva
shopping Praia de Belas

28fev : Canal Brasil, 17h
lançamento DVD inSULar

05mar : Porto Alegre-RS
Opinião

07 mar : Rio de Janeiro-RJ
Vivo Rio

13mar : Cachoeiro do Itapemirim
Arena MIX

14mar : Vitória-ES
Arena Vitória

18mar : Pelotas-RS
Theatro Guarany

19mar : Carazinho-RS
Bier Site

20mar : Ijui-RS
Estação da Mata

21mar : Cruz Alta-RS
Clube Arranca

10abr : Juiz de Fora-MG
La Rocca

11abr : Campinas-SP
Campinas Hall

20abr : Divinópolis-MG
Yellow Hall

bah: Há outros shows em negociação. À medida em que forem confirmados, atualizo por aqui.

licença para um toque tiozão:
não dirija sob efeito de substâncias que alteram
a percepção espacial e os reflexos,
não pegue carona com quem esta alterado
e
bom feriado!
17fev2015

55 comentários:

  1. Maravilhoso como sempre seus textos. O toque no final perfeito para os dias de hj. Bom feriado pra tu tbém. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena esperar o texto...carnaval de verdade agora...ao som de inSULar. ..

    ResponderExcluir
  3. Imaginei a cena bonita do menino encantado com a banda.


    Valeu o texto e o ano não poderia ter começado melhor (valeu, inSULar em Minas!).

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena esperar o texto...carnaval de verdade agora...ao som de inSULar. ..

    ResponderExcluir
  5. Como é bom ver Poa na agenda do Blogessinger!! Até dia 24.02 e depois 05.03 no Opinião, com boas lembranças do último show em agosto... Valeu, bom feriado para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  6. Queria ter grana pra aceitar o convite pra todos esses shows HG, mas como vc disse:
    A vida real não tá fácil !!
    Pra frente é que se anda para a praça ver a banda passar... Nos vemos por aí.
    Bjo grande!! Zi Pitz.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Agenda cheia e ainda tem coisa em negociação?Bah! Que folego hein!
    Conferiremos todo esse gás em Pelotas,hehe abç

    ResponderExcluir
  9. Espero que um show em Belém seja confirmado. ;) Abraços, HG!

    ResponderExcluir
  10. Filme? Próximo projeto? kkk Abraço, HG!
    PS: deixe a cena em silêncio mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre será num de repente...

      Excluir
  11. Parei de sambar só prá ler o texto. SRN.

    ResponderExcluir
  12. Vai ter autógrafos em Pelotas?

    ResponderExcluir
  13. Te admiro muito. Você é fantástico. Cleber de bh . Abraços

    ResponderExcluir
  14. Aguardava ansiosa o texto, esse Carnaval está um tédio.
    Nos veremos em breve no Rio,
    Bom feriado! Bjo.

    ResponderExcluir
  15. Graannnde Gessinger!!!Você lê esses comentários até o fim???

    ResponderExcluir
  16. ♫Oi, encantado♪!... Agora entendo porque você encanta em todos os sentidos - letra, música,voz... Vê se põe Maringá na sua agenda!! Bjsssssss

    ResponderExcluir
  17. Salvador, bora meu rei!

    ResponderExcluir
  18. Carnaval p aqui é totalmente insular...gosto assim...bom feriado p ai...beijos

    ResponderExcluir
  19. PE tem que entrar na agenda inSULar!

    ResponderExcluir
  20. Dizer q esses dias de festa e fantasia é oq precisamos pois o dia-a-dia anda complicado , foi no mínimo inesperado ( ouço a td momento q o melhor seria se o povo estivesse na rua protestando )... Carnaval faz parte da cultura ,mas tbm nunca foi minha praia , talvez seja um dos momentos q o meu sentimento de inadequação esteja mais em evidência (perdoe o plágio) . Bom , passei boa parte do dia ouvindo o demo/ cd longe demais das capitais e imaginando os efeitos do tempo sob os pensamentos de um jovem engenheiro hawaiiano ...
    te espero em Ipatinga MG !!! Fica na paz , forte abraço

    ResponderExcluir
  21. Três carnavais e santíssima trindade seria coincidência ou pura confusão de nossas mentes iludidas por essa tola contagem do tempo/espaço que inventamos pra tentar entender.
    enfim, três carnavais perpassam a ilha e aumentam a vontade de insular e a arte/ofício cria pontes e a ilha surge linda no horizonte.
    Gratidão Humberto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e sim a santíssima pode voltar... há ambientação sinesférica pra isso...

      Excluir
  22. Outros carnavais, mesmas fantasias! É comum ver tuas palavras sambar no alfajor do Rock degustando poesias.

    ResponderExcluir
  23. É isso... Sempre fico tentando entender o que eu sinto quando ouço suas músicas, quando o vejo tocar e cantar. É esse encantamento e fascínio por sua relação com os instrumentos, por seu encantamento com sua arte. Exatamente isso!!!
    Dizem que boas canções são capazes de nos deixar com saudade daquilo que a gente não viveu. Obrigada por me proporcionar isso!
    E vamos seguir em frente, sem preocupar com o calendário maluco (rsrs). Espero que Montes Claros-MG esteja numa dessas negociações aí!
    Abraço de uma "de fé", Lidi Neres!

    ResponderExcluir
  24. Humberto...
    Sou sua fã desde sei lá, nem sei dizer o tempo preciso pois cresci ouvindo sua canções e tendo total admiração por sua genialidade ao compor sua canções que sempre me inspiram sendo em qualquer dos formatos em que você esteja...
    Ressaltando aqui minha admiração por você, por sua musica,seus textos e tudo o que você faz e produz.
    Espero que o Ceará possa reencontrar você outra vez nessas vidas da gente...
    Que Deus possa abençoar sempre os seus passos e expandindo cada vez mais sua genialidade e seu dom musical...
    Um abraço de uma grande fã!!!

    ResponderExcluir
  25. Humberto...
    Sou sua fã desde sei lá, nem sei dizer o tempo preciso pois cresci ouvindo sua canções e tendo total admiração por sua genialidade ao compor sua canções que sempre me inspiram sendo em qualquer dos formatos em que você esteja...
    Ressaltando aqui minha admiração por você, por sua musica,seus textos e tudo o que você faz e produz.
    Espero que o Ceará possa reencontrar você outra vez nessas vidas da gente...
    Que Deus possa abençoar sempre os seus passos e expandindo cada vez mais sua genialidade e seu dom musical...
    Um abraço de uma grande fã!!! Aline Cristina

    ResponderExcluir
  26. Humberto...
    Sou sua fã desde sei lá, nem sei dizer o tempo preciso pois cresci ouvindo sua canções e tendo total admiração por sua genialidade ao compor sua canções que sempre me inspiram sendo em qualquer dos formatos em que você esteja...
    Ressaltando aqui minha admiração por você, por sua musica,seus textos e tudo o que você faz e produz.
    Espero que o Ceará possa reencontrar você outra vez nessas vidas da gente...
    Que Deus possa abençoar sempre os seus passos e expandindo cada vez mais sua genialidade e seu dom musical...
    Um abraço de uma grande fã!!! Aline Cristina

    ResponderExcluir
  27. Só queria uma graninha fera pra seguir os seus shows!! ainda estou na esperança de um por aqui no ABC, afinal vc fez uma promessa!!

    bj e tudo de bom pra vc Mestre!

    ResponderExcluir
  28. Eu não gosto nada dessa época do ano.
    Eu não viajo, porque não quero cruzar com delinquentes que tentam fazer ultrapassagens em locais que desafiam as leis da física muitas vezes para impressionar alguém no carro, outras vezes por pressão de alguém no carro. Outras vezes porque é delinquente mesmo.

    Eu não gosto nada da cultura do meu estado.
    Não entendo o lance de "ter que ter uma escola-de-samba-do-coração". Às vezes perguntam-me pra qual torço, eu respondo "nenhuma" e me olham estranho. Concluo que apesar do meu corpo, minha alma não pode ter nascido no RJ. Não gosto de samba, pagode e cerveja. Tirando o fato de ser flamenguista fanático (o que tb não é um fanatismo nacional e não estadual), não me enquadro nesse "carioquês".

    Não abro site de notícias há 3 dias. Pois eu até vinha abrindo normalmente durante a semana, até que percebi que se fala do bloco disso, daquilo, da escola x, da y, dos foliões multados, dos bebãos foliados, blá blá blá.

    Discordo do HG sobre louvar a importância da festa, por diversos motivos. Pois parece que dizer que o país está em "sonho e fantasia" até que é uma época onde pode sim abstrair-se da realidade.

    A quarta-feira sempre será de muitas cinzas.

    OBS: Preferia o carnaval do Iron Maiden. Ou as pequenas críticas twittianas: "Carnaválcool".

    ResponderExcluir
  29. passei o carnaval todo vendo vídeos, da era GLM.
    um me deixou grilado: bem brasil 1993.
    Acho q foi o ultimo do licks.
    mas tb pudera... O gessinger escovou o cara.

    pqp

    ResponderExcluir
  30. Fera como sempre

    ResponderExcluir
  31. Pra Ficar Legal
    Engenheiros do Hawaii



    Agora não...ainda é cedo pra entender
    vou sair do ar um tempo
    na contramão do que está por acontecer
    vou respirar com paciência

    Sei que lá fora brilham luzes artificiais
    Lá fora o fogo das caldeiras pede mais e mais
    .....querem sempre mais...

    Louco pra ficar legal : longe da euforia industrial
    Louco pra ficar legal : longe da histeria carnaval

    Agora não...muito tarde pra entender
    eu tô fechado pra balanço
    na contramão de tudo que dizem que aconteceu
    eu vou...sair da área de alcance

    Sei que lá fora a banda toca em outro tom
    Lá fora ainda rimam soluções
    Lá fora violência vende mais

    Louco pra ficar legal : longe de um romance policial
    Louco pra ficar legal : longe Porto Alegre-Rio-Nepal

    Louco pra ficar em paz : louco pra ficar legal


    Link: http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/pra-ficar-legal.html#ixzz3S2h6Ncne

    ResponderExcluir
  32. Bom, carnaval, eu respeito e acho importante para o país, diversão no meio de tanto caos economico. Particularmente não me recordo de bailes nada do genero, prefiro curtir em paz e familia.
    Valeu boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  33. Bom, carnaval, eu respeito e acho importante para o país, diversão no meio de tanto caos economico. Particularmente não me recordo de bailes nada do genero, prefiro curtir em paz e familia.
    Valeu boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  34. AS CHAVES DESTA PRISÃO


    A paz que buscava era uma cilada
    A paz que tenho
    Não descansa mais no entrecenho
    A verdade que me doí não é mais uma dor

    Às vezes me faço de santo, às vezes me faço de ator
    Quando na verdade o que sonho
    É guiado pelo perfume de uma flor

    Deste mundo dantesco dou sinas de despedidas
    Deste mundo selvagem eu fujo com todos
    Animais

    E mostro para esse terráqueo que não é de cofre
    E asfalto, que se faz um astro
    Não é de febre e agonia
    Que se faz valer uma vida...

    O resto é coqueluche


    Leonardo Daniel
    17/02/15
    CAMUFLAGEM

    ResponderExcluir
  35. Psicodália para não carnavalescos e também para quem, como eu, ADORA CARNAVALIZAR A VIDA! Portela amanhã. Eu nunca vi coisa mais bela!!!

    ResponderExcluir
  36. Sei bem o que é imersão na obra do Iron Maiden, justamente em momentos de inadequação social! Acho curiosa essa contemporização com que o Humberto se sai de quando em quando: ser um “estranho no ninho” mas enxergar o lado bacana existente! Realmente, há uma necessidade de estar assim, conciliando as coisas, mantendo o equilíbrio, indivíduo=~=sociedade. Possuo memórias de criança também com relação ao carnaval... tempos bons aqui em minha cidade, carnaval na rua com desfiles de blocos, ou no espaço do mercado livre, ao som de marchinhas e talz... depois passou para o tempo dos trio-elétricos, deixando saudade até hoje em muitos corações carnavalescos e libertinos. Humberto, mudando de pau pra cacete, a despeito de a Parabólica, quando é que você vai passar aqui pelo Pará meu caro? Toda vez tenho que me deslocar para o Tocantins para lhe assistir, seja Araguaína seja Palmas. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  37. "Estava atoa na vida aí alguem me chamou pra ver a banda passar tocando: "inSULar!!!

    ResponderExcluir
  38. E quando vem para Caxias do Sul??

    ResponderExcluir
  39. E quando vem para Brasília??

    ResponderExcluir
  40. Quando você vem pra Santa Catarina??? tem muitos fãs por aqui

    ResponderExcluir
  41. Cara, uso suas letras em minhas aulas, confesso que nao e facil...mas tens grande talento com a palavra...te sigo, especialmente pelas entrelinhas!!!

    ResponderExcluir
  42. Ih! Minha mensagem foi pro buraco negro virtual :-(

    Resumo: ADOREI a visão cinematográfica do bailinho. Coisa de gente com "sensibilidarte" ;-)

    Carnaval? Aquela semana de propagandas de silicone e hidrogel a rodo? Nah! Conheço só o que dizem ser a origem do teatro (Culto a Dionísio/Baco - Beber, rodar, cair, chegar na apoteose, ninguém é de ninguém), mas que se parece mais com o carnaval para mim.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  43. Humberto vem pra Goiás, cara aqui o funk e o sertanejo estão dominando, nada contra sabe? Porém as vezes é bom escutar algo que não fale da "bunda" de uma garota ou como ela desce até o chão. Músicas boas por aqui andam fazendo muita falta, e a lógica nas letras também.. E além de tudo você tem muitos fãs por aqui, vem pra cá :)

    ResponderExcluir
  44. Concordo contigo. Se o povo não puder, pelo menos por 4 dias esquecer dos "pobrema", aí fodeu! Fecha tudo, e vamos embora.

    ResponderExcluir
  45. Vem praRibeirão Preto - SP depois de junho pra eu poder ir no show

    ResponderExcluir
  46. Vem praRibeirão Preto - SP depois de junho pra eu poder ir no show

    ResponderExcluir
  47. Torço para que Araçatuba/SP esteja nessas negociações..Faz muitos anos que tu não aparece por aqui...

    ResponderExcluir
  48. Obrigada por compartilhar conosco suas memórias!

    Vir pra Guarulhos talvez seja difícil, né? Mas região metropolitana de SP já facilita. Estarei lá!!!

    ResponderExcluir
  49. Vem pra Barbacena- MG *-*

    ResponderExcluir