...

 

Uma folha em branco ao lado de uma caneca cheia de lápis que, com suas pontas para cima, parecem lanças em repouso numa tribo invisível. E o silêncio de uma manhã que não começou.

Um passeio rápido pelas notícias deixa claro: tudo escuro. A mesma merda (apesar de merdas diferentes) no mundo, no país, no estado... no meu time.

Talvez não... não sei... não entendo lhufas de economia e é difícil confiar em qualquer um desses spin doctors que falam o tempo inteiro, sempre dando curva e nó em pingo d'água. Sempre deformando os fatos para caberem em suas teses.

Gosto das palavras. E do silêncio. Por isso me chateia quando não nos deixam confiar nelas, quando não dão espaço a ele.

É frustrante quando situações cada vez mais complexas geram atitudes cada vez mais simplistas. Há quem associe  esse descompasso ao imediatismo das redes sociais. Será? Não sei... acho que rola também uma preguiça e falta de noção que se expressam ali por conveniência mas são naturais das pessoas. Ainda mais quando estão assustadas. E como me parecem assustadas as pessoas no momento!

Ok, ok, menos... talvez seja essa gripe fora de época que me deixa a fim de ficar na minha, em silêncio. É possível silêncio ou, nesses dias demasiado barulhentos, ele é um buraco n'água?

Tento imaginar como seria tal buraco enquanto observo o redemoinho de água prestes a descer pelo ralo da pia enquanto preparo o mate nesta manhã que nem começou.

Gosto das palavras e dos silêncios dos poetas. Dia desses passou por meus olhos, novamente, este poema do Hans Magnus Enzensberger. Coincidência?



03fev2015

45 comentários:

  1. Sempre pontual. E com texto maravilhosos. Bjs boa noite

    ResponderExcluir
  2. "Buracos n'água"... hehe, gostei... silencios engolidos...

    ResponderExcluir
  3. sempre pontual. britânico gessinger

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana o poema,da um complemento a mais ao texto

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida coincidência é um fato. E fatos são duvidosos.

    ResponderExcluir
  6. "É frustrante quando situações cada vez mais complexas geram atitudes cada vez mais simplistas."
    Multidão de experts sem expertise...
    No mais, perfeito o título do texto.
    Abs
    Cristiano Reis.
    BH-MG

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A alquimia em suas palavras...
    Faz aflorar a emoção.
    Obrigada por iluminar as nossas vidas com os teus pensamentos.
    "Sem pressa...
    Para sempre!"

    ResponderExcluir
  9. 1berto M - I - T - O !!!!! fazendo nossas noites de terça pra quarta melhores :)


    '' .. e que o mundo Humberte-se ..''

    ResponderExcluir
  10. Ba! Como teus textos fazem falta! Lindo poema,valeu!

    ResponderExcluir
  11. "Eles só dizem : e, e, o..."... melhor seria se se calassem...

    ResponderExcluir
  12. "Eles só dizem : e, e, o..."... melhor seria se se calassem...

    ResponderExcluir
  13. Palavras e silêncios são sábios! Perfeito!

    ResponderExcluir
  14. show, muito show...sempre me identifico muito com suas letras de músicas ou algo que você escreve... Para sempre #EngHaw

    ResponderExcluir
  15. Humberto Quando tu vens tocar em Belém/PA?

    ResponderExcluir
  16. Quando tu vens tocar em Belém/ PA?
    Tem milhares de fãs aqui querendo lhe ver sem ser atraves de nenhum pixel, vivo e ao vivo. maravilhoso o texto. ate terça meu mestre

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto! Estimo sua recuperação.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Na primeira frase suspendi a leitura para um pensamento: Poetizou. Então continuei. Nossa! Concordo em número, gênero e grau. Também sou uma apaixonada pelas palavras... e pelo silêncio, cada vez mais buraco n'água. O poema não é absoluto como verdade (algo é?), mas é lindo e entendo o ponto.
    Boa semana, poeta.

    ResponderExcluir
  20. E esses livros todos com os títulos virados? De certa forma a dificuldade nos atrai. Não a dificuldade de ter que virar o notebook de ponta cabeça é claro! "Todos do Enzensberger"

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Humberto !!! Adorei o texto , e os livros q por conhecidencia (ou n ) eu ja tenha lido 2 uhu kk os outros entraram na, lista de leituras próximas ... Bom, talvez n seja de grande importância oq vou escrever ,mas as suas músicas , seus textos , seus livros fazem parte da minha vida . Um fato curioso aconteceu aqui perto da minha casa , no sábado acordei ouvindo refrão de um bolero ( e n era meu despertador) era um carro parado na esquina com o som alto passando EngHaw :o ... AMEI !!!
    Forte abraço HG espero q se recupere dessa gripe

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Humberto !!! Adorei o texto , e os livros q por conhecidencia (ou n ) eu ja tenha lido 2 uhu kk os outros entraram na, lista de leituras próximas ... Bom, talvez n seja de grande importância oq vou escrever ,mas as suas músicas , seus textos , seus livros fazem parte da minha vida . Um fato curioso aconteceu aqui perto da minha casa , no sábado acordei ouvindo refrão de um bolero ( e n era meu despertador) era um carro parado na esquina com o som alto passando EngHaw :o ... AMEI !!!
    Forte abraço HG espero q se recupere dessa gripe

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Humberto !!! Adorei o texto , e os livros q por conhecidencia (ou n ) eu ja tenha lido 2 uhu kk os outros entraram na, lista de leituras próximas ... Bom, talvez n seja de grande importância oq vou escrever ,mas as suas músicas , seus textos , seus livros fazem parte da minha vida . Um fato curioso aconteceu aqui perto da minha casa , no sábado acordei ouvindo refrão de um bolero ( e n era meu despertador) era um carro parado na esquina com o som alto passando EngHaw :o ... AMEI !!!
    Forte abraço HG espero q se recupere dessa gripe

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Humberto !!! Adorei o texto , e os livros q por conhecidencia (ou n ) eu ja tenha lido 2 uhu kk os outros entraram na, lista de leituras próximas ... Bom, talvez n seja de grande importância oq vou escrever ,mas as suas músicas , seus textos , seus livros fazem parte da minha vida . Um fato curioso aconteceu aqui perto da minha casa , no sábado acordei ouvindo refrão de um bolero ( e n era meu despertador) era um carro parado na esquina com o som alto passando EngHaw :o ... AMEI !!!
    Forte abraço HG espero q se recupere dessa gripe

    ResponderExcluir
  25. "Gosto das palavras. E do silêncio. Por isso me chateia quando não nos deixam confiar nelas, quando não dão espaço a ele."
    Que afirmação perfeita! Ótimo texto, e usar como complemento o poema (e livros) de Enzensberger...Perfeito!

    ResponderExcluir
  26. Melhoras, Alemão :3
    Mesma merda, mesmo que merdas diferentes... É bem por aí... Mas se tudo passa... Esperamos que esteja certo mais uma vez. Beijos *-*

    ResponderExcluir
  27. Coincidência? Eu ter feito um poema sobre a mesma coisa esses dias? Ah meu pai. Parece que esse texto foi escrito pra mim. No momento certo, na hora certa. Você sempre é demais, Gessinger, sempre sempre, ♥

    ResponderExcluir
  28. Coincidência? Eu ter feito um poema sobre a mesma coisa esses dias? Ah meu pai. Parece que esse texto foi escrito pra mim. No momento certo, na hora certa. Você sempre é demais, Gessinger, sempre sempre, ♥

    ResponderExcluir
  29. FINALMENTE... Desta vez, não consegui virar terça junto. Amei o texto, e o poema, então, divino... parece "respirar" você... Uma ótima semana, LIIINDO, melhoras e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos bjs...

    ResponderExcluir
  30. Genial seu texto, Humberto. Abraços

    ResponderExcluir
  31. HG,

    Há um bom tempo não te lia de maneira tão fabulosa... Talvez esse "banzo" torne a introspecção acentuada.

    Abraço! E melhoras...

    ResponderExcluir
  32. Em silêncio.... é como Dourados - MS vai ficar até sábado na expectativa da tua recuperação da mencionada gripe. E já tem gente dando curva e nó em pingo d'agua pra conseguir ingresso para o show. Boa vinda, bom show.

    ResponderExcluir
  33. Dizem que as palavras palavras não se perdem.. dizem que eles ecoam no espaço e ficam por lá, algo assim...
    Mas e os silêncios ? Nunca se sabe...

    ResponderExcluir
  34. é natural. no cair das folhas . ha silencio e som . caos e ordem , mas tudo no final tende a harmoniza-se na mais perfeita paz de DEUS. RJ

    ResponderExcluir
  35. "Verde, quente erva, ventre entranhas, mate amargo, adentro estrada estranha", Sempre tive fé na força do silêncio, quando não temos algo a acrescentar, o silêncio deve ser o único a brilhar. Excelente post Humberto, daria pra filosofarmos bastante. Valeu abç, boa semana!!!

    ResponderExcluir
  36. Relendo você...: seus textos sempre provocam em mim esse desejo, de repetir a dose... FASCINADA, literalmente... Bjssssss

    ResponderExcluir
  37. Que surpresa me deparar com esse blog do ídolo da minha adolescência...rsrs Sou um tanto avessa às mídias sociais (Face, etc.). Daí minha demora em encontrar esse verdadeiro oásis digital. É tanta “falta de noção que se expressam” nesses meios que muitas vezes é melhor mesmo o silêncio... e nisso incluo o silêncio digital.
    Será que isso é pq as pessoas estão assustadas? Há quem diga que o medo garantiu nossa sobrevivência. Será? Para onde iremos agora?

    Bom encontrar aqui palavras que despertem essa reflexão.

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Fascinante e reflexivo, é bom o sentimento de proximidade que a leitura de seus pensamentos me proporciona...silencios...palavras...quantos silêncios são necessários até encontramos a palavra certa ou a hora H...
    ---x---
    Essa noite tive um sonho,( agora penssei: porque não compartilhar com fã como eu e com o meu grande idolo?), sonhei que 1berto veio num caminhão stereophonica para me entregar meu cd+dvd Insular (em meu lar;) eheh..), foi incrivel ficar frente a frente com meu idolo e dialogando pensamentos do acaso...
    quem sabe um dia esse meu sonho possa se realizar...eu fico aqui sonhando

    abç

    ResponderExcluir
  39. Talvez vc não saiba, mas seu silencio é fascinante, pois depois dele sempre vem algo...muito BOM.

    ResponderExcluir
  40. Humberto, como é bom poder ler teus textos tão prontamente! Essa é uma das maravilhas do imediatismo da internet.

    ResponderExcluir
  41. Humberto, como é bom poder ler teus textos tão prontamente! Essa é uma das maravilhas do imediatismo da internet.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir