# hashtag #

Depois do massacre no semanário francês vi várias manifestações muito bem pensadas, desenhadas e escritas com o mote "je suis Charlie". Também li algumas análises igualmente bem articuladas com o viés "eu não sou Charlie". ( Pra desanuviar o ambiente: até passou por meus olhos o chiste "afinal, quem é esse tal de Jesuis?" )

Mas o que ficava mesmo, cada vez que os olhos saiam das notícias, era o gosto amargo, a angústia das vidas interrompidas. Sim, a morte é natural, coisa da vida. Mas algumas mortes vivem (ops) saindo da gaveta, teimam em não se adaptar a essa definição.

(*)

Correndo o risco das simplificações: por mais contraditório que pareça, parece que todos querem a mesma coisa, só divergem na maneira de chegar "lá" (ao menos todos que verbalizam seus quereres de forma minimamente racional, o que já demonstra uma disposição ao diálogo, por mais tênue que seja em alguns casos).

Mas o destino final, o ponto de chegada, é algo abstrato demais para ser a única coisa que nos une. A vida não é a chegada, é a caminhada. Temos que, permanente, buscar pontos em comum também no percurso, na maneira de chegar "lá".

Ou então patinaremos para sempre como uma criança que tenta alinhar as cores de um cubo mágico com um martelo.
13jan2015


38 comentários:

  1. me espanta que tanta gente sinta
    (se é que sente) a mesma indiferença

    ResponderExcluir
  2. Vi oq houve na França e a tristeza foi inevitável ,a liberdade de expressão n existe e esta cada vez mais difícil seguir a profissao q quero .... N posso deixar de ti parabenizar pelos 30 anos e o super show em Sampa q venha mais 30 .
    Ass : crislen B M

    ResponderExcluir
  3. Eu pago meus pecados por ter acreditado que só se vive uma vez... O PREÇO!

    ResponderExcluir
  4. Espero que tenha gostado do ''Insulálbum''! rs ;)

    Uma ótima semana pra você! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Liberdade de expressão é doce meu pai dizia... Agora entendi oque realmente ele quis dizer...
    #HG30anos eu fui SP citibankhall.. Eu estava lá.. Inesquecível..

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A linha tênue...
    Falava disso hoje, que a vida é essa caminhada e que ela tem que valer a pena, não haverá outra chance (ok, podemos debater horas sobre o que vem depois do ponto final, mas no que se refere a este mundo, não há como refazer). Que tenhamos a honestidade e sabedoria de vivermos de uma forma real.

    ResponderExcluir
  8. "Eu tive um pesadelo e tive medo de não acordar, do alto de uma torre eu via a terra em transe profundo... " (Canibal Vegetariano devora Planta Carnívora). Tão atual, mesmo escrita a quase 23 anos... #ondevamosparar

    ResponderExcluir
  9. In(sular)crível visão da vida e dos seus sentidos (todos eles: vetoriais ou metafísicos). Compartilho desse mesmo entendimento de ser caminhada e não chegada (a chegada não tem graça: é um ponto e pronto. O bom da vida são as reticências, as exclamações e as infindáveis interrogações).
    Tomara que um dia isso se acerte.

    ResponderExcluir
  10. " Somos um exercito/exercito de um Homen só/no dificil exercicio de viver em paz!!" Onde leva essa violencia toda? Quantas vidas mais serão perdidas a troco de nada?

    ResponderExcluir
  11. Como é difícil aceitar a morte, sobretudo quando ela chega de forma tão absurda e cruel. Pois bem, como você mesmo disse outrora: " A tentativa de entender a morte acompanha o ser humano desde antes da descoberta do fogo" , nos resta, portanto, persistir em nossas vãs filosofias!
    P.s: super parabéns pelo show de sábado e principalmente pelos 30 anos nessa infinita highway!
    Abraços da outra ponta do mapa!!!

    ResponderExcluir
  12. Também fico com esse gosto amargo. Não aceito, não entendo e não pertenço... é o que mais escuto lá, no fundo dos meus pensamentos, não pertenço. É uma sensação desagradável essa de não pertencer a esse mundo, não desse jeito, onde a vida (do outro) vale menos que dinheiro, ou ideais, ou nossa própria fé (fé? nah, isso pra mim é outra coisa), ansia por... poder(?)... chega a soar infantil, tamanha utopia que isso representa. E pensar que a alma(?) fica tão mais plena quando fazemos algo bom para o outro... só fico na torcida, esperando que o universo dê uma sacudida (que nem cachorro molhado, sabe?) e jogue pra fora as pulgas junto. Vambora universo, rápido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, Boa Noite!

      o fato é que aos poucos os tolos vão saindo de mansinho até desaparecer por completo ante estrelas mágicas também chamadas por Jesuis de crianças... criancinhas...

      Excluir
  13. Mais 30 anos é pouco!!! DVD Insular em Sampa: eu fui!!! Belo show, HG. Já estou com saudades!!

    ResponderExcluir
  14. Alma de poeta... Sou ++++++++++ você! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Hg ta mudando a maneira de escrever.
    Semanalmente é imperceptível.
    Dá um pulinho nos primeiros posts pra tu ver.

    ResponderExcluir
  16. "Os muros e as grandes nos protegem de nosso próprio mal."

    O que nos mostra que as vezes os muros são uma tentativa "fail" (eu diria que quase sempre).

    "Os muros e as grades nos protegem de quase tudo. Mas o quase tudo, quase sempre é quase nada!"

    Desejo uma boa semana a todos!

    ResponderExcluir
  17. “Há um tempo em que é preciso
    abandonar as roupas usadas
    Que já tem a forma do nosso corpo
    E esquecer os nossos caminhos que
    nos levam sempre aos mesmos lugares
    É o tempo da travessia
    E se não ousarmos fazê-la
    Teremos ficado para sempre
    À margem de nós mesmos”
    Fernando que Pessoa?

    ResponderExcluir
  18. Onde estamos? Pra onde vamos? Onde já se viu?

    ...

    ResponderExcluir
  19. adorei o texto.
    quando a turnê vem para Belém do Pará?

    ResponderExcluir
  20. A maior doença que o mundo já teve foram, e são, as religiões,todas elas.

    ResponderExcluir
  21. "Ou então patinaremos para sempre como uma criança que tenta alinhar as cores de um cubo mágico com um martelo"

    forte impacto
    forte união
    que faz da imagem
    metáfora e canhão

    uma prece
    uma pressa

    com quem está a solução?

    toda forma de conduta.... se transforma...
    numa luta armada por qualquer ideologia barata e convicção idiota

    salve Humberto
    e cadeados nas gavetas

    ResponderExcluir
  22. Religião a MAIOR DESGRAÇA da face da terra!

    ResponderExcluir
  23. "A vida não é a chegada, é a caminhada". Sou teu fã cara! Pra sempre HG...

    ResponderExcluir
  24. Como estamos brutos - e vivendo cada dia mais neste estado, quase permanente! Sempre acreditei que apesar do objetivo de todos em buscar paz e alívio eternos através do mote de chegar 'lá', a caminhada guarda belezas e lições que estamos simplesmente ignorando, tamanha a nossa brutalidade torpe. Ainda podemos voltar desse caminho tão obscuro mas precisamos acordar logo, individual e coletivamente.

    No mais, te agradeço pelo show maravilhoso que fizestes aqui em sampa! 30 anos de estrada pra vc neste ano e eu, há 20 anos acompanhando o seu trabalho (aos meus dez anos, lá no longinquo 1990, ouvi 'Era um garoto...' pela primeira vez, num programa do Eli Correia, na Radio Globo AM - WOW!), sinto-me privilegiado por poder apreciar sua música, seus versos e seus pensamentos publicados nas letras, nos livros e aqui no blog!

    Parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  25. Quanto vale a vida. .. Parabéns pelos 30 anos, eu estava no Citibank hall.
    Abraço
    Marcelo Serrano

    ResponderExcluir
  26. Olá,


    Tava observando esses dias em que estava atoa como marinheiro na Internet. Fui comentar em uma foto no seu Instagram e aproveitei pra reparar o perfil do pessoal que te segue. E pude ver pelos comentários também que vc quase não tem haters. Os seus fãs grande parte tem uma frase ou trecho no perfil, que são de sua autoria. Cara, eu imagino que vc já reparou isso, imagino que as vezes somos o objeto de vc observador em algumas vezes. Tento imaginar como vc se sente, acho que se sente honrado e meio receoso ao mesmo tempo...
    Vc diz muitas vezes que não está interessado em influenciar, "Não sou a fim de pactuar". Mas acho que mesmo que indiretamente e sem querer querendo, vc influência muita gente ao seu redor... Digo muita gente assim, não no sentido de quantidade mas no sentido qualidade. E que bom por isso, que bom vc na minha vida com suas músicas e textos e histórias e fotos e sorrisos sinceros e tudo mais!
    Vejo alguns cantores e artistas com milhões de seguidores e fãs, mas putz Humberto, vc não tem comparação. Eu sei o que vc quer dizer, não cabe na canção, são os D'fés, assim como eu...
    Espero um dia te encontrar por ai, num dia desses, num desses encontros casuais, ou em um encontro marcado mesmo, que seja. Te dar um abraço mais que de fã, um abraço de gratidão e reconhecimento pela sua arte.
    Já tentei contato contigo de várias formas, mas vc nunca me responde :(.
    Te mandei um email a uns meses atrás, na verdade dois, mas nada de resposta. Mas td bem, acho que vc não demonstra dessa forma um eventual carinho por um fã. Um sorriso já ta valendo.

    Feliz 30 anos de carreira! Meus parabéns!
    Mais 30+30+30+30+30 ... anos de carreira pra tu.
    Eu toparia te ouvir na eternidade se tu topasse tocar e cantar claro. Espero que vc não anseie por descanso. Hahaha
    Brincadeira amigao. Valeu!!

    ResponderExcluir
  27. Quando é que vai ter o show do HG na Bahia.

    ResponderExcluir
  28. Poxa HG, como você pode crer na "verdade"da mídia? Isso foi um ato de falsa bandeira! Criado pelos donos do mundo... Mas entendo e também lamento pelas mortes.

    Quanto vale a vida...?

    Abrç

    Juniores

    ResponderExcluir
  29. QUERO DEIXAR AQUI UMA MATÉRIA QUE FIZ NO MEU BLOG, INSPIRADO EM VOCÊ, GESSINGER MEU ÍDOLO. SE EU NÃO FOSSE TÃO APAIXONADO PELA MINHA PROFISSÃO, PROFESSOR E EDUCADOR FÍSICO COM CERTEZA SERIA MÚSICO E MAIS CERTEZA AINDA SERIA AS CANÇÕES TUAS QUE EU TOCARIA.

    ESPERO QUE GOSTE DA MATÉRIA.

    http://edfisicatopteam.blogspot.com.br/2014/12/chimarrao-na-dieta-de-praticantes-de.html

    EU ROUBAREI QUASE TUDO SO PRA CHAMAR TUA ATENÇÃO RSRSRS

    ResponderExcluir
  30. Nao ha liberdade de expressão absoluta. O direito natural sobrepoe ao direito positivado.

    ResponderExcluir