...

Amigos: hoje não vai rolar texto à meia-noite por motivos de : "tem dias que quero ficar quieto". Volto semana que vem. Enquanto isso, cuidem-se e divirtam-se (na ordem que quiserem)!



Bah: amanhã, 11h11min,  através do site www.screamyell.com.br/site vai ao ar o ESPELHO RETROVISOR, um tributo trilegal aos EngHaw capitaneado pelo Anderson Fonseca e com esta galera bacana:

01 Toda Forma de Poder (gessinger1986) por Anacrônica (PR)
02 Terra de Gigantes (gessinger1987) por Phillip Long (SP)
03 Refrão de Bolero (gessinger1987) por Monocine (SC/MG)
04 Infinita Highway (gessinger1987) por Strobo (PA)
05 Somos Quem Podemos Ser (gessinger1988) por Dingo Bells (RS)
06 Alívio Imediato (gessinger1989) por Dias Buenos (SP)
07 O Papa É Pop (gessinger 1990) por Forfun (RJ)
08 Pra Ser Sincero (gessinger/licks1990) por Tsubasa Imamura (Japão)
09 Quartos de Hotel (gessinger1991) por BLANCAh (SC)
10 Ando Só (gessinger1991) por Mário Wamser (MG)
11 Pose (gessinger1992) por A Banda Mais Bonita da Cidade (PR)
12 Parabólica (gessinger/licks1992) por Vera Loca (RS)
13 A Promessa (gessinger/casarin1995) por Nevilton (PR)
14 Ilex Paraguariensis (gessinger1995) por Bebeto Alves (RS)
15 3 Minutos (gessinger1997) por Dolores 602 (MG)
16 Eu Que Não Amo Você (gessinger1999) por Lula Queiroga (PE)
17 Concreto & Asfalto (gessinger1999) por Esteban Tavares (RS)
18 Números (gessinger2000) por Dario Júlio & Os Franciscanos (MS)
19 Dom Quixote (gessinger/galvão2003) por Fernando Anitelli (SP)
20 Outras Frequências (gessinger2004) por Borba (RS)
21 - Não Consigo Odiar Ninguém (gessinger2007) por Sonorata (MG)

Por enquanto, fica um emocionado agradecimento a todos que participaram. Em breve falo mais a respeito.


Mais detalhes, amanhã no jornal Zero Hora, com quem bati o seguinte papo:  


1. Você teve algum tipo de participação no disco, tipo opinando sobre os arranjos ou a escolha das música?

Não. Fiz questão de não me meter. Este tipo de projeto é mais legal quanto menos reverente for. Aqueles discos de dueto, clássicos da indústria fonogáfica... melhor deixar para um futuro longínquo, né? 

Quero mais é que minhas músicas se defendam sozinhas do que vier pela frente. Pouca coisa me deixa mais feliz do que andar por alguma cidade do nordeste e ouvir aleatoriamente uma música minha transformada em forró, em algum bar ou na beira da praia. Samba também é legal. Mas forró me deixa particularmente emocionado. Ou ouvir um mineiro enchendo de sutilezas a harmonia do violão para uma música que escrevi só com um baixo no colo e uma ideia na cabeça. 


2. Você chegou a ouvir as músicas do tributo? Algum arranjo que gostaria de destacar?

Sim, me emocionei muito! Mais do que algum arranjo especial, meu destaque vai para a diversidade geográfica e estilística das releituras. E para o fato de serem todos artistas que certamente terão uma longa estrada pela frente. Também achei legal a escolha livre dos caras abranger as 3 décadas de carreira.


3. O que achou do tributo? É algo que você esperava? De repente dá para esperar uma espécie de redescoberta dos Engenheiros nessa data redonda de 30 anos e tal?

Não esperava. Acho que meu trabalho nunca foi daqueles que emprestam prestígio automático a quem se aproxima dele, tipo a meia dúzia de compositores insensados que abrem portas para quem os regrava. Talvez por ser muito pessoal, não muito fácil de enquadrar. Quando a onda era rock, me achavam muito MPB. Quando a onda virou POP eletrônico, passaram a me achar muito rock. Quando era pra ser nacional, eu era muito gaúcho e quando inventaram o rótulo rock gaúcho, eu não tava mais aqui. Agora, que a onda é revival, dei um tempo na grife e sai solo. Não tô me vangloriando nem me queixando disso, mas é um fato. Por isso me surpreendeu o tributo.

Quanto a redescobrimento, é uma noção que já não faz mais sentido. Cada ouvinte/artista tá fazendo sua própria agenda. Tudo esta vivo, suspenso... no éter online.

ZH 11/112014

52 comentários:

  1. Boa semana! E vem logo tocar em Salvador, que a abstinência de você por aqui está muito grande e as passagens aéreas estão muito caras para conseguir ir em shows fora! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Humberto precisa fazer um show em Feira de Santana, aguardando. Abraço.

      Excluir
    2. Feira de Santana já ajuda!!! Passagem para Ilhéus está quase mil reais o trecho, saindo de Salvador. Foi mais barato ir pra Recife! rs

      Excluir
  2. teu silêncio fala um tanto de coisas....
    você é muito, muito, muito querido no nordeste.
    impossível sair de casa sem ver alguém vestindo blusa enghaw
    ou não ouvir algum DVD teu rolando na íntegra em em algum restaurante.
    Você é muito querido, obrigada por tudo <3

    ResponderExcluir
  3. Boa semana, HG! Já ouvi algumas coisas do Tributo. É muito tri sentir nas interpretações a admiração e carinho que esse bando de gente boa sente por ti. Ah! Hoje vou dormir mais cedo. Já chegou terça, aliás, nos relógios De Fé.
    Até, HG.

    ResponderExcluir
  4. Estaremos aqui esperando a hora certa, no dia certo. "Na hora H, no dia D".
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. O nordeste tem imensa admiração por ti e São Luís te espera essa semana. Ansiosamente!!

    Bah 1: Agora esperando que a quinta vire sexta para que eu possa te ver de perto pela primeira vez.

    Bah 2: Boa semana!

    ResponderExcluir

  6. É Minas cheia de harmonia e sutilezas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Brasil e o mundo mostrando suas riquezas em uma linda homenagem aos EngHaw!

      Excluir
  7. pra entender, o genio indomavel http://assistirfilmesepicos.blogspot.com.br/2014/05/assistir-genio-indomavel-dublado.html

    ResponderExcluir
  8. Lançamento do DVD, tributo, show no sábado, em janeiro...se p mim é uma grande felicidade...fico imaginando p vc...muito feliz mesmo!!!beijos

    ResponderExcluir
  9. clicka no "play" pequeno.. e já era , bom filme

    ResponderExcluir
  10. Humberto,

    Acho legal esse seu respeito aos leitores assíduos e o compromisso de postagem! Confesso que não entendo a bipolaridade de não responder quando alguém escreve diretamente para você. Acredito que deva haver uma razão muito forte, pois as ações que orbitam o campo das relações dizem exatamente o oposto da indiferença.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. “Há um tempo em que é preciso
    abandonar as roupas usadas
    Que já tem a forma do nosso corpo
    E esquecer os nossos caminhos que
    nos levam sempre aos mesmos lugares
    É o tempo da travessia
    E se não ousarmos fazê-la
    Teremos ficado para sempre
    À margem de nós mesmos”
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  12. Taí um tributo (o único, talvez) do qual adoraria fazer parte/arte.
    Tantas canções com as quais me identifico...

    Acho que entendo isso de viver na "contramão", não porque se quer, mas porque não se consegue evitar. Ainda bem que "através dela", ou "apesar dela", você continua firme por aí/por aqui para nosso deleite.

    Eu ri! Desde que minha filha era bem pequena, falo para ela ao nos separarmos: "Cuide-se, divirta-se e comporte-se!", então...

    Cuide-se, divirta-se e comporte-se...;-)

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  13. dá um lig nesse https://www.facebook.com/photo.php?fbid=309788119208445&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  14. Dom Quixote por Fernando Anitelli = perfeição

    ah, Maranhão te espera! \o

    ResponderExcluir
  15. Beleza Humberto, sem "grilo", a gente se fala na semana que vem.Beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  16. Fica tranquilo, Humberto! Só em dizer que não rola texto, ja é um texto, mesmo que pequeno. Forte abraço!!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho fé na força do silêncio! !!! Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  18. Humberto, normal ter momentos em que estamos "blah" para o mundo. É uma pena eu ter pego esse teu momento justo quando estava na tua terra pra te entregar um presente. Não consegui, mas tudo tem sua hora. Abraço!!

    ResponderExcluir
  19. Eu amei todas mas "Andó Só" ficou uma coisa que eu não sei conceituar. Como me tocou (ainda mais) essa versão da canção. Completamente emocionado aqui!

    "Deve haver alguma coisa que ainda te emocione"

    ResponderExcluir
  20. Baixem e ouçam por favor!

    http://screamyell.com.br/site/2014/11/11/download-tributo-aos-engenheiros-do-hawaii/

    ResponderExcluir
  21. Ficaram muito boas.. Eu curti muito.... :3

    ResponderExcluir
  22. http://www.youtube.com/watch?v=d-PrK18KEuE

    ResponderExcluir
  23. Deve haver alguma coisa que ainda te emocione...Um tributo trilegal por exemplo!
    Eu ameii!

    ResponderExcluir
  24. Salvador já!! Nunca mais tivemos um show!!

    ResponderExcluir
  25. dá um lig nisso https://www.facebook.com/photo.php?fbid=310978185756105&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  26. Linda a homenagem, mais do mesmo que merecido...

    Emocionante!

    ResponderExcluir
  27. nova música: ( PH Ganso )
    Ganso, Ave
    Ganso joga suave
    suaventura é dominar a bola
    jogar com classe
    sem erro de crase
    joga igual um craque
    gansócrates
    minar o meio de campo
    não enrola
    ladrão de bola
    GanSulDeste

    ResponderExcluir
  28. https://www.facebook.com/photo.php?v=311132015740722

    ResponderExcluir
  29. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=311207129066544&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  30. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=311282395725684&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  31. nova música: (dê uma chance)

    Eu dei uma chance
    eu di uma chance pra você
    não, não, não precisa agradecer
    é só só só só só trabalhar
    é só só só só sólo de guitarra
    é sol e chuva
    luva pra meter a mala
    a malandragem do bem
    meu bem bem bem bem-te-vi
    faz bem bem bem..... vê tv
    força feminina
    força di uma mulher

    ResponderExcluir
  32. https://www.facebook.com/photo.php?v=311497029037554

    ResponderExcluir
  33. nova música: ( Xeque- Mate )

    armadilha formada
    forma uma ilha
    na forma da mesma forma
    FODA-SE a norma

    repete & reforma
    ortográfica, fica aí !

    enquete, esquece, aquece
    doutores & atores

    torres, torres, tô respondendo
    vou dar um pião, um rolê!
    peão pra pegar vocês

    kkkk é risada?!
    kkkk valo anda em "L"

    Rei & Rainha
    procurando o bispo

    cheque sem fundo, cheque com fundo
    confundo
    xeque-mate!

    ResponderExcluir
  34. https://www.facebook.com/photo.php?v=313553792165211

    ResponderExcluir
  35. Adorei ler sua entrevista para o ALT TOP, "O mundo Careteou"

    Resolvi postar aqui as duas resposta que mais me chamaram a atenção...
    ATL POP: Tem alguma comemoração especial prevista pros 30 anos dos Engenheiros do Hawaii?

    HG: Janeiro agora é 30 anos do primeiro show, depois os 30 anos do primeiro disco. Tem vários aniversários de 30 pra comemorar. Eu to pensando seriamente em regravar o Longe Demais das Capitais em 2016. Algo parecido com o Insular, tocando com várias formações. É uma coisa que me interessa muito fazer. Já reescrevi uns arranjos e talvez seja o mais próximo de uma comemoração que eu possa fazer. Não sei se é porque eu nasci no dia 24 de dezembro, mas as datas festivas não me seduzem muito. Quando eu descobri que aqueles pinheirinhos e aquelas luzes todas não eram pra mim… Eu fiquei meio decepcionado…(risos) Mas regravar o “Longe” é uma coisa que gostaria muito de fazer. E acho que pra cena aqui é um disco significativo. Foi o primeiro disco de ouro de uma banda daqui, acho que é algo que merece ser reverenciado.

    ATL POP: Teve alguma banda ou algum crítico que sacaneou muito…?

    HG: Esse é meu nome do meio né! Com o tempo tu aprende que aquilo ali é um balé… Tem horas que é legal falar bem de um artista, outra hora é bacana falar mal… As pessoas falam mais pra atrelar o vagão delas num trem. Na verdade não tão falando da tua música, quando eu entendi isso eu relaxei. Sempre achei que não era minha função ou necessidade responder. A hora que eu devo falar é a hora que eu componho. Depois o que forem falar da minha música tudo vale… Cada um tem a sua opinião. O que uma pessoa fala sobre o meu trabalho me diz mais sobre a pessoa do que sobre meu trabalho. Eu seria um esquizofrênico absurdo… Tentar me enxergar pelos olhos dos outros.

    ResponderExcluir
  36. Já conhecia por ouvir falar, mas hoje visitei seu blog pela primeira vez e fiquei ainda mais encantada. Espero ansiosamente pelo texto de hoje...

    ResponderExcluir
  37. Acabei de assistir ao Insular ao vivo em BH!!! Cara, que show!!! O impossível se tornou realidade: exército de um homem só ficou melhor ainda! Que público! Que sonoridade... pqp!!!! Pena que 'nuvem' não entrou ao vivo... fico até legal gravada mas, ao vivo, foi demais!

    ResponderExcluir
  38. Tenho 47 anos e INSULAR nos chama novamente.Até Campinas!

    ResponderExcluir
  39. Estou assistindo o show no Canal Brasil, agora!

    ResponderExcluir
  40. Tenho 47 anos e INSULAR nos chama novamente.Até Campinas!

    ResponderExcluir