E La Nave Va

Caminhando pelas ruas da minha cidade passo rente a muros cobertos de cartazes parcialmente descolados de shows que já rolaram. Um cartaz é sempre uma promessa. Como terão sido esses shows? Em que muros, o tempo, com seu mover constante, colará e descolará cartazes do Insular ao Vivo?

Escrevo para agradecer o carinho das mensagens que pintaram semana passada, quando foi ao ar a capa do projeto. Aproveito para passar informações pra quem tá chegando agora e responder algumas perguntas que me fazem por aí: 

Insular ao Vivo é um CD/DVD que traz a gravação de um show em Belo Horizonte ao lado de cinco canções gravadas na serra gaúcha com convidados que fazem parte dos universos inSULar e Pouca Vogal. É um projeto independente, em parceria com a Estreia Produções, sem uso de leis de incentivo, a ser distribuído pela Coqueiro Verde Records e veiculado (a partir do ano que vem) pelo Canal Brasil. Prometeram-me que dia 15 de novembro terei meu exemplar em mãos. Deve chegar às lojas alguns dias depois (emSEUlar, se você quiser).

Participarei de alguns eventos de lançamento nas Livrarias Saraiva (informo onde e quando em breve). Nossos amigos da Stereophonica continuarão oferecendo a opção de receber autografado (algo que, depois do Pra Ser Sincero, Mapas do Acaso, Nas Entrelinhas do Horizonte, Agenda 2013, Seis Segundos de Atenção e do CD inSULar, já virou uma tradição para os mais chegados).

Mais do que simplesmente registrar versões ao vivo do disco mais recente, o plano sempre foi dar uma geral na minha produção musical de 30 anos sob a luz do momento que vivo. Uma frase assim faz parecer que tudo esta sempre no controle de quem cria, né? Ilusão. O acaso também joga suas cartas. E deixa tudo mais... ahn... vivo.

Um exemplo: desde o início pensei em gravar uma das minhas peças mais longas, mas tinha dúvida sobre qual. Nada Fácil / Olho do Furacão Conquista do Espelho / Conquista do Espaço estavam, ao lado de outras, na lista de possibilidades que foi se definindo até restarem, no dia da gravação, A Violência Travestida Faz Seu Trottoir Exército de um Homem Só I e II.

A ideia era gravar as duas e decidir depois qual iria para os discos. Na passagem de som em BH, do nada, pintou um ruído no baixo Warwick Fortress (o verde, de quatro cordas). Descobrimos que era interferência de um equipamento novo da luz projetada para o show. A solução foi usar o Rickenbacker que estava de stand-by. Depois de meses refinando o som do Warwick para a introdução e algumas partes especiais de A Violência Travestida Faz Seu Trottoir, não consegui ficar satisfeito com o som do velho Rick nesta canção (originalmente gravada com um Steinberger).

Eu poderia tocar a música com o Warwick Corvette (de seis cordas), ou com a Steinberger de dois braços. Ambos me deixariam mais satisfeito com o som. Mas, caramba, se eu tivesse um baixo de seis ou uma doubleneck em 1990quando escrevi a canção, não teria bolado o arpeggio  e os acordes (pouco usados em baixo) do arranjo original. O legal mesmo era fazer com o baixo de quatro cordas. 

Enfim... coisas insignificantes para 99 entre 100 pessoas, né? Mas não se trata de um disco de 99 pessoas, né? Optei por Exército de um Homem Só I e II que fecha bem o show e traz a doubleneck como um emblema da minha paixão pelo formato trio e de minhas tentativas de ampliar seus limites. E, por acaso, este momento acabou virando capa.


A quem acha que eu deveria ter gravado mais hits, gostaria de dizer que nunca penso nas minhas músicas nesses termos. Seria como chamar um filho de "aquele de óculos", colocar uma eventualidade acima da essência. Não me orgulho nem me envergonho do sucesso popular. De fato, deixei de fora uma lista de hits que poderia completar um álbum inteiro. Mas gravei vários e, nos shows, tenho tocado outros tantos. Acho que ficou de bom tamanho.

A quem preferiria que eu não gravasse nenhum hit, gostaria de dizer que nunca penso nas minhas músicas nesses termos. Seria como chamar uma filha de "aquela de blusa azul", colocar uma eventualidade acima da essência. Não me orgulho nem me envergonho do sucesso popular. Nesses tempos em que artistas com muito mais sucessos do que eu recheiam seus shows com covers, tomo este tipo de pitaco como um elogio de quem curte meu trabalho autoral e quer sempre mais novas canções.

( É sempre bom contextualizar a palavra hit, né? Não deixá-la sair da proporção do artista a que se refere. Happy do Pharell Williams é um hit e o Koln Concert do Keith Jarret também é. Cada um na sua. )

As raras manifestações um pouco mais tacanhas de ambos os lados coloco na conta da informalidade excessiva e sem lastro na vida real que toma conta da comunicação virtual. Imagino que venham de pessoas que, ao pedir uma foto ou um autógrafo, são muito cordiais e queridas.


Assim como o acaso, a dúvida também senta na mesa desse jogo. E o deixa mais... ahn... vivo. Fiquei em dúvida entre gravar ou não Esportes Radicais. Queria bastante, mas não cheguei ao arranjo certo nem para o trio em BH nem para alguma formação alternativa na serra. Fica para uma próxima.

Também fiquei em dúvida se deveria incluir ou não Pra ser Sincero. Mas esta foi uma dúvida muito breve, passageira, que não resistiu ao belíssimo coro da galera em BH, à luz sensacional (que só vi na edição), ao clima de falso fim de show que ela traz em cada noite da tour, antes que a gente toque Parabólica, Dom Quixote, Exército e os bis... Como se eu dissesse, sorrindo, para quem já deu minha carreira por encerrada várias vezes, o que Galileu disse para quem o obrigou a renegar sua convicção de que é a Terra que se move em torno do Sol : Eppur si muove (no entanto ela se move). 


bah 01: Caminhava pelas ruas da minha cidade passando rente a muros cobertos de cartazes parcialmente descolados de uma campanha política passada. Cartazes são sempre promessas... serão cumpridas essas?

Enquanto sigo, muros seguem passando por minha visão periférica. É assim que os surfistas ávidos por adrenalina que vejo em programas da TV a cabo devem enxergar as paredes dos tubos formados pelas ondas.

Chuva de Containers rola na rádio da mente como um mantra enquanto tento ficar imune aos histéricos xiliques-puxões-de-cabelo-arranhões-faniquitos verbais que rolam por aí (petralha-coxinha-coxalha-petrinha-gugú-dadá...). Então...

... os três chegaram armados em duas motos numa rua deserta, tacaram o terror padrão e levaram o celular deste pedestre convicto. Não pareciam famintos nem chapados, para citar dois estereótipos de assaltantes que esquerda e direita teimam em reforçar. Não cheguei a ver seus rostos, mas, na fala (e na humanidade), pareciam-se comigo. Espero que um dia pensem como eu: que um celular não vale a violência. E Humano Demais começou a tocar na rád'inconsciente.

No mais, é vida que segue aqui embaixo. Cada um contribuindo (para o bem ou para o mal, consciente ou inconscientemente) de várias formas para as coisas serem como são ou como poderiam ser. Insular ao Vivo é minha vigésima primeira contribuição fonográfica.


bah 02: fiquei sabendo que dia 11jan2015, exatos 30 anos após meu primeiro show (EngHaw na Escola de Arquitetura), a tour Insular Ao Vivo vai passar por Sampa. É cedo eu sei, mas já convido toda a tribo para comemorarmos juntos ouvindo Sampa no walkmaaa-aaaa-aaan.

bah do bah 02: ops, a produção acaba de me informar que o show em Sampa será dia 10. De qualquer forma, estaremos no palco à meia-noite ;-)
abraços 
28out2014

175 comentários:

  1. Esperei o dia todo por um comentario seu, em qualquer rede social, mas foi em vão.
    Valeu a pena esperar.
    Boa noite amigão! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "(emSEUlar, se você quiser)" Adorei! Quero já...
      Vem na Saraiva de Goiânia, por favor?
      Ou ao menos em Brasilia? (Acho que por ser perto, consigo ir, dependendo da data)

      Já pensou? *--*

      Excluir
  2. Esperando pra ler seus textos , com sono e compromissos para amanha cedo...mas nd disso importa rsrs... Estou anciosa cnt para este grande show ! Forte abraço e espero q leia meu singelo comentário . Ate a próxima mestre ...

    ResponderExcluir
  3. Aguardando ansiosamente o show em SP!

    ResponderExcluir
  4. Podia fazer um show em Santa Rosa, talvez assim realizo meu sonho de te conhecer ...

    ResponderExcluir
  5. Chuva de Containers continua atual com sertanejos, ricos querendo fugir do país e nordestinos (clandestinos) nos destinos da nação. Essa moçada merecia ouvir, e muito ! SRN.

    ResponderExcluir
  6. Somos um exército, exército de um homem só. Viva o INSULAR...

    ResponderExcluir
  7. Bah, que coincidência... ontem na minha rádio mental também tocou Chuva de Conteiners, especialmente a parte de que não caberemos todos em Miami, destino preferido da nossa elite burra empanturrada de biscoito fino...

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, só não gostei de não ter achado o arranjo certo de Esportes Radicais, é uma das minhas músicas favoritas. Mas vai tá foda do mesmo jeito, inSULar em meu lá urgentemente por favor! E venha pra Saraiva de Fortal, Fortaleza te amo

    ResponderExcluir
  9. Sou um mula e entendi errado ou vc foi assaltado? Desculpe o anônimo... A vergonha da pergunta preponderou .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk boa. tb entendí isso mas estava envergonhada em me manifestar rsrsrs.

      Excluir
  10. Ahhhhhhh... eu PRECISO viver o insular!!

    Ansiosa demais... e, essa de passar por sampa, hein?
    Felicidade dobrada!!

    Abraços, Gessinger!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Cara falta um show seu em Anápolis depois de muito tempo da uma passada aqui abraços seu Grêmio não vai a libertadores kkkkkkkk abraços

    ResponderExcluir
  13. Muito bom este relato sobre o DVD Insular. Sempre excelentes textos! Valeu Grande Humberto!

    ResponderExcluir
  14. Sensacional!!! Ainda bem que escolheu 'Exército', fechou com ela no show em Rio Preto em 2013, e foi perfeito!!! A primeira que ouvi sua, e ainda minha preferida nos dias de hoje... Precisa voltar logo pra cá... Quando li essa parte: "histéricos xiliques-puxões-de-cabelo-arranhões-faniquitos verbais que rolam por aí (petralha-coxinha-coxalha-petrinha-gugú-dadá...)", rolou 'Tribos e Tribunais' na radio da minha mente, mas poderiam ser tantas outras... Parabéns por mais esse trabalho, por nunca deixar que encerrem sua carreira, por não esquecer dos hits nem dos não hits, por gravar 'Exército', e obrigado pelo show que fez em Rio Preto em 18/08/2013, ali, naquele show, no meio da plateia, conheci o amor da minha vida... Abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. os três chegaram armados em duas motos numa rua deserta, tacaram o terror padrão e levaram o celular deste pedestre convicto. Não pareciam famintos nem chapados, para citar dois estereótipos de assaltantes que esquerda e direita teimam em reforçar. Não cheguei a ver seus rostos,...vixi, te roubarao?

    ResponderExcluir
  16. HG valeu pelo trabalho, mas SÓ de pensar que Nada Fácil / Olho do Furacão e Conquista do Espelho / Conquista do Espaço e A Violência Travestida Faz Seu Trottoir ficaram de fora, dá um nó no peito...

    ResponderExcluir
  17. Sempre muito bom ler os belos textos com uma visão toda particular e diferenciada. Num dos parágrafos que começavam com "Caminhando pelas ruas da minha cidade..." encontrei um maluco que me assustou gritando de dentro do carro "oh alemão louco..." Desculpe pelo susto, mas foi espontâneo e natural que não tive como controlar... Estou só no aguardo do DVD e assim que sair vou como de costume, buscar na STEREOPHONICA e incomodar o pessoal lá...kkk Abraços deste fã que te escreve, sim, um alemão louco para outro alemão... Valeu!!!

    ResponderExcluir
  18. Estou super ansioso desde que o Gessinger anunciou que gravaria o DVD Insular, não vejo a hora de poder vê-lo e ouvi-lo, tenho certeza que ficou incrível como todos os trabalhos desse grande músico, parabéns e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Geeenteeee!!! Um comentário enorme, publicar e puft, sumiu... que pena. Enfim, não era para ser lido.

    Torço que não tenha sofrido nenhuma violência física no caso do roubo.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  20. Carreira linda, que pra nossa sorte continua cada vez mais... Ah... Viva!
    Certeza de que o DVDINSULAR vai fazer juz (a capa tá lindona), ansiosa pelo meu.
    Fica tranquilo que a vida aqui embaixo vez ou outra não faz sentido, mas a estrada tem seus encantos (obrigada por ser um deles).
    E como tenho a idade de sua banda (parece que ainda sigo mais um bocado) pergunto: Foi no médico? Quero companhia por, no mínimo, mais 30 anos!
    Obrigada por tudo... =)

    ResponderExcluir
  21. Continuo aqui ouvindo e esperando "Pra ficar legal" num show.
    Foi uma noite incrível aqui em BH.
    Bom ter isso registrado. =)

    ResponderExcluir
  22. Eu li ali "Sampa"? *---------* <3 aguardando tudo ansiosamente *-*

    ResponderExcluir
  23. Primeiramente meus parabéns por mais um grande projeto de tua arte ofício, desta vez como carreira solo. E te lanço um convite para que possas nos visitarmos mais uma vez no paraíso das águas (Maceió-AL) dessa vez para um show da tour Insular. saudações cordiais

    ResponderExcluir
  24. "Uma noite mal dormida
    Um pais em maus lençois"

    ResponderExcluir
  25. fábula- luau mtv http://www.youtube.com/watch?v=sTCXD-zSdv8

    ResponderExcluir
  26. quartos de hotel http://www.youtube.com/watch?v=fcdpbjRIZ3c

    ResponderExcluir
  27. Compartilhar informações de forma direta ou nas entrelinhas foi muito bom, pois o artista sabe que do outro lado há alguém interessado de verdade pelo seu trabalho e pelo seu bem estar. Saúde e paz, meu amigo.

    ResponderExcluir
  28. kakaroto, fascistas de esquerda e direita é foda ^^ abaixo o ultimo post meu por essa semana ( eu acho =p )

    ResponderExcluir
  29. tributo ao vegeta http://www.youtube.com/watch?v=EcVpbVoGcKg

    ResponderExcluir
  30. a ultima, vai..dohko de libra =) http://www.youtube.com/watch?v=UD_dXhniqQs

    ResponderExcluir
  31. quis dizer penultima =p http://www.youtube.com/watch?v=3UoHYTEgMgc

    ResponderExcluir
  32. Ser assaltado é muito ruim, pq fica um trauma chato pra caramba. Ainda bem que vc tá numa fase de turbilhão nos pensamentos e vai esquecer rapidinho. Que bom saber que logo ((do jeito que o tempo voa, é logo)) vc passará aqui na terrinha da garoa. Sempre muito bem vindo. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  33. Humberto você é demais, cada vez sou mais e mais seu fã, qual será o limite? Adorei esse final com passagem por Sampa. Aguardaremos. Abraços.

    ResponderExcluir
  34. depois eu pago o spam....mais vegeta no blog do kakaroto =p http://www.youtube.com/watch?v=Hg-5E7otfrk

    ResponderExcluir
  35. Tudo errado no seu banco de dados. E a verdade a ver navio...

    ResponderExcluir
  36. Uma das coisas que fico esperando acontecer em meu estado(>>> MATO GROSSO <<< ) não éh uma revolução politica ( Isso não me anima maisss ), é acontecer em uma noite perfeita um show de um kra q tah a 30 anos está escrevendo e cantando (Parece que pra mim , rsrs) pro brasil inteiro (MENOS PRO MATO GROSSO). Tenho varios CDs e DVDs (Quase todos da carreira dele, Falta só o TCHAU RADAR E 10.001 DESTINOS - se alguem tiver eu comprooo. livio.maritns10@gmail.com) - Olho a agenda dele quase todos os dias sonhando em me surpreender com um Show aqui.
    >>> MAS NÃO VOU DESISTIR <<< VEM 1BERTO Mato grosso não é tão longe assim .

    ResponderExcluir
  37. ilex paraguariensis http://www.youtube.com/watch?v=njXwyqbbPOs

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. nova musica: (decida!)

    "se decida
    subida
    sabida, sumida, sortida
    sortudo
    suor em tudo
    tudo e nada
    dois extremos
    dificil de entender

    pra entender
    tententender

    como qualquer picaretagem
    mãos ao alto, não se mexa, fique aonde está"

    ResponderExcluir
  40. https://www.facebook.com/photo.php?v=303686493151941

    ResponderExcluir
  41. Espero que nos muros da cidade de Belém.
    Agora é aguardar no "meuLAR" o seu mais novo projeto autografado.
    Sucesso sempre!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  42. Por isso que sou fã a mais de 25 anos... Esse com certeza será o "DVD"... Valeu

    ResponderExcluir
  43. Ótimas notícias para o mês de meu aniversário, novembro. Ansioso por ter o DVD enMEUar. Triste é ver que a violência fez mais uma vítima, mas espero que esteja tudo bem contigo. Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  44. O sucesso, assim como o tempo, é tão relativo como assumir discordar de uma verdade absoluta postula por si mesmo. Cartazes se descolam, se misturam, se renovam, mas arte é atemporal...21 cartazes cumpriram o que prometeram e nunca descolarão na mente e no coração de quem entende, ou pelo menos, sente a arte de HG.....
    VALEU HUMBERTO!!!!
    Continue colando cartazes q nunca descolarão!!

    ResponderExcluir
  45. Espero ver os cartazes colados nos muros de minha cidade em breve!!!( para te refrescar a memória a promessa do show em Santo André feita no dia dos autógrafos na loja da 89)


    beijos, Mestre!
    Eleni

    ResponderExcluir
  46. Não rolou de ir no show, mas comprarei o DVD. Pena não ter entrado "A Violência Travestida Faz Seu Trottoir". Lembro de você tocando ela na tour do "Minuano" (ou teria sido do "Tchau Radar!"?) aqui em BH e foi o momento mais bacana do show pra mim, por ela ser (na época) completamente inesperada no setlist, e uma das minhas prediletas da banda. Enfim, acho que entendo o motivo da não inclusão, mas eu acho que ficaria satisfeito com o som de um Rick em qualquer canção, rs.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  47. “Há um tempo em que é preciso
    abandonar as roupas usadas
    Que já tem a forma do nosso corpo
    E esquecer os nossos caminhos que
    nos levam sempre aos mesmos lugares
    É o tempo da travessia
    E se não ousarmos fazê-la
    Teremos ficado para sempre
    À margem de nós mesmos”
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  48. Hit!? Todas musicas de HG sem excessão são um hit. Ocorre o mesmo quando me pergunta qual musica ou qual album seu eu gosto mais, rs. Essa é uma pergunta sem resposta.
    Feliz demais em saber que é breve a chegada do CD/DVD Insular e que 11/01 estarei presente em mais encontro especial da minha vida.
    Bah1: Show de SJ dos Campos foi FODÁSTICO!
    Bah2: Obrigado por tirar uma foto conosco em SJC, foi um dos momentos mais felizes da minha vida juntamente com o primeiro encontro ha 14 anos atras aos meus 14 anos em minha cidade natal (Marilia-SP), onde consegui seu autógrafo na entrada do Hotel.

    ResponderExcluir
  49. Nem orgulho nem envergonha – dualidade, teu nome é Humberto.
    Já te considero pelo mérito de estar sobrevivendo 30 anos nessa dualidade, ao mesmo tempo achincalhado pela elite intelectual artística e idolatrado pelos fãs. Eu mesmo só declaro meu apreço em tom de brincadeira, do tipo “meu lado brega gosta de maionese, Sidney Sheldon e Engenheiros do Hawaii!!!” Mas com a porta do banheiro trancada, debaixo do chuveiro me encho de prazer soltando a plenos pulmões O PAPA É POP, O PAPA É POP... Mas afinal o que é roquenrou? A genialidade do Cazuza por 10 anos ou a insistência do Humberto por 30 anos? Vai fundo, meu camarada, vc está no caminho que é só seu.

    ResponderExcluir
  50. Putz! Queria muuuuito que A Violência Travestida Faz Seu Trottoir estivesse no DVD! O lance dela ao vivo nos shows estava único. Pra mim, foi o ápice da apresentação. Mas, é claro que isso não atrapalha minha ansiedade pra ter logo em mãos. Tenho certeza que vai estar du-caralho (certeza porque já assisti todos os vídeos que vazaram no youtube do show em BH, e isso só aumentou minha ansiedade hahaha)

    Ah, e tomara que role Saraiva Floripa, né? Tá na hora de voltar!!!
    Lamento pelo assalto... Põe na conta das promessas dos cartazes não cumpridas :/

    Abraço, mestre.
    Thaiany

    ResponderExcluir
  51. O Incrível Gessinger, Nem me orgulho,nem me envergonho do sucesso popular!!

    ResponderExcluir
  52. ...eu quase consigo conhecer as ruas de Porto Alegre pela sua ótica... é fantástico ouvir/ver Humberto, seja em prosa, poesia ou simplesmente canção... Começou a semana!

    ResponderExcluir
  53. Sidnei Rodrigues - SP28 de outubro de 2014 14:04

    Caramba Humberto!!!!
    Ansiedade a mil pelo DVD.
    30 anos aqui em São Paulo com os " De Fé ".
    Dia 10 de Janeiro as 24:00 estaremos juntos ( Ninguém pode faltar ).
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  54. você me emociona de um jeito que em outras situações talvez não fosse tão legal. Obrigada por tudo <3
    (e o RJ segue te esperando!)

    ResponderExcluir
  55. Pra quem tem uma relação amorosa com "A violência travestida..." como eu tenho, essas não foram boas notícias , embora, "O exército de um homem só" também represente um sentimento importante para mim. Gostei da capa e gostei das artes do CD, são as artes do CD? Em uma delas, o "vezinho" da vitória imitou o herói Goku o que ficou muito bacana. E a escola de arquitetura, quando eu saí do Nordeste para apresentar um trabalho científico aí, e foi justamente na escola de arquitetura, embora fosse sobre saúde (what?), fiquei muito emocionada, saiu até uma lagriminha, pois eu pensava que foi ali que nasceu a trilha sonora da minha vida.

    ResponderExcluir
  56. Sou amante de fotografia e não podia deixar de comentar sobre a foto maravilhosa escolhida como capa!!! Anseio pelo lançamento do DVD, mas quero receber o meu autógrafo pessoalmente... e sinceramente como gostaria de viver esse momento mágico em SP, 30 anos de uma carreira consistente, personalíssima e plural... sucesso hoje e sempre! Abraços,

    ResponderExcluir
  57. Canibal Vegetariano Devora Planta Carnívora
    Engenheiros do Hawaii

    eu tive um pesadelo
    tive medo de não acordar
    do alto de uma torre
    eu vi a terra
    em transe profundo
    todo mundo era poeta
    todo mundo era atleta
    todo mundo era tudo
    "DO IT YOURSELF", diziam
    "O CÉU É' O LIMITE", acredite
    é um pesadelo
    não consigo acordar

    eu tive um pesadelo
    tive medo de não acordar
    eram várias variáveis
    um vírus voraz no computador
    sem rumo:
    na contramão do fim da stória
    em resumo:
    o sonho é OVER (OVERNIGHT)
    é um pesadelo
    não consigo acordar

    O SUPRASUMO DA CONTRADIÇÃO

    clichês inéditos
    déja vu nunca visto
    esquerda light
    diet indigestão
    jagunço hi-tech
    perua low profile
    cabelo vermelho Ferrari
    jóia rara para a multidão

    eu tive um pesadelo
    tive medo de não acordar
    tudo andava tão caído...
    eu andava por aí
    sem rumo:
    sem rima nem refrão
    em resumo:
    não tive culpa nem perdão
    eu tive um pesadelo
    tive medo quando acordei

    tudo faz sentido
    agora que tudo acabou
    o céu andava meio caído
    antes mesmo de desabar
    turistas vorazes
    (voyeur)
    levavam pra casa
    desertos e oásis num vídeo k7
    anjos em queda livre
    o céu abaixo do nível do mar

    (SOLO)

    foi só um pesadelo
    um peso pesado caído na lona
    ! o castelo de areia desmorona !
    (paz na terra em transe profundo)
    foi só um pesadelo
    paz
    na terra
    em transe
    profundo

    (CONTRA A TRADIÇÃO: A CONTRADIÇÃO)

    overdose homeopática
    ode ao que se fode
    humildade
    (com "H" maiúsculo e dourado)
    enfant terrible veterano
    calendário eterno
    fuso anti-horário
    luz difusa
    confusa explicação
    tara relax
    safe sex
    disneylândia dândi
    (a grande guerra)
    pantanal new age
    bacanal cristão
    fanatismo indeciso
    fanática indecisão
    em resumo:
    ET CETERA e tal...

    ResponderExcluir
  58. http://www.youtube.com/watch?v=DKzDan6gy_U

    ResponderExcluir
  59. http://www.youtube.com/watch?v=DxNKJSxub1o

    ResponderExcluir
  60. Qual É?
    Marcelo D2

    Hiemolai Hiemolai!
    Hiemolai Iê!...(7x)

    Laiê! Laiê! Laiê!

    Ih! Eu tenho algo a dizer
    Explicar pra você
    Mas não garanto porém
    Que engraçado
    Eu serei dessa vez
    Para os parceiros daqui
    Para os parceiros de lá
    Se você se porta
    Como um homem, um homem

    Será?
    Que você mantém a conduta
    Será?
    Que segue firme e forte na luta
    Onde os caminhos da vida
    Vão te levar
    Se você aguenta ou não
    O que será, será
    Mas sem esse caô
    De que tá ruim, não dá
    Isso eu já vi, vivi, venci
    Deixa pra lá

    Tá ruim pra você
    Também ta ruim pra mim
    Tá ruim pra todo mundo
    O jogo é assim
    Sem sorte no jogo
    Feliz no amor
    Quem nasceu pra malandragem
    Não quer ser doutor
    Há 500 anos
    Essa banca manda a vera
    Abaixou a cabeça já era

    Então diz!
    Essa onda que tu tira
    Qual é?
    Essa marra que tu tem
    Qual é?
    Tira onda com ninguém
    Qual é?
    Qual é neguinho?
    Qual é?

    Então vem!
    Devagar no miudinho
    Então vem!
    Chega devagar no sapatinho
    Malandro que sou
    Não vou vacilar
    Sou o que sou
    E ninguém vai me mudar
    Porque eu tenho um escudo
    Contra o vacilão
    Papel e caneta
    E um mic na minha mão
    E é isso que é preciso
    Coragem e humildade
    Atitude certa na hora da verdade

    E o que você precisa
    Pra evoluir?
    Me diz o que você precisa
    Pra sair daí?
    O samba é o som
    O Brasil é o lugar
    O incomodado que se mude
    Eu tô aqui pra incomodar
    Ôh! De que lado você samba?
    Você samba de que lado?
    Na hora que o coro come
    É melhor tá preparado
    E lembrando de Chico
    Comecei a pensar
    Que eu me organizando
    Posso desorganizar

    Essa onda que tu tira
    Qual é?
    Essa marra que tu tem
    Qual é?
    Tira onda com ninguém
    Qual é?
    Qual é neguinho?
    Qual é?
    Me diz!
    Essa onda que tu tira
    Qual é?
    Essa marra que tu tem
    Qual é?
    Tira onda com ninguém
    Qual é?
    Qual é neguinho?
    Qual é?

    Amar como ama um black
    Brother!
    Falar como fala um black
    Brother!
    Andar como anda um black
    Brother!
    Usar sempre o cumprimento black
    Brother!

    Quantas vezes
    Já cheguei no fim da festa?
    Quantas vezes
    O bagaço da laranja
    É o que resta?
    Não me dou por vencido
    Vejo a luz no fim do túnel
    A corrente tá cerrada
    Com os meus punhos
    Vai dizer que você
    É um perdedor?
    Daqueles que quando
    Sua família precisa
    Cê dá no pé?
    Vai dizer que você prefere
    O ódio ou amor?
    Então me diz neguinho
    Qual é?

    Essa onda que tu tira
    Qual é?
    Essa marra que tu tem
    Qual é?
    Tira onda com ninguém
    Qual é?
    Qual é neguinho?
    Qual é?
    Essa onda que tu tira
    Qual é?
    Essa marra que tu tem
    Qual é?
    Tira onda com ninguém
    Qual é?
    Qual é neguinho?
    Qual é?
    Qual é? Qual é? Qual é?
    Qual é neguinho?
    Qual é?

    Hiemolai Hiemolai!
    Hiemolai Iê!...(4x)

    Laiê! Laiê! Laiê!
    Laiê! Laiê! Laiê!
    Laiê! Laiê! Laiê!
    Laiê! Laiê! Laiê!

    ResponderExcluir
  61. http://www.youtube.com/watch?v=ESYQpjlKTmk

    ResponderExcluir
  62. Tropa de Elite
    Tihuana

    "Agora o bicho vai pegar!"

    Tô chegando aí bixo
    Tô chegando e é de bixo
    Pode parar com essa história
    De se fazer de difícil
    Eu tô!
    Que eu tô chegando
    Tô chegando e é de bicho
    Pode parar com essa marra
    Pode parando com isso...

    Não dá bobeira não
    "Cê" tá na minha mão
    Segunda-feira é só história "pra" contar
    Não vem com ideia não
    Não quero confusão
    Mas vamo junto que hoje o bicho vai pegar

    Chegou!...

    Tropa de Elite
    Osso duro de roer
    Pega um pega geral
    Também vai pegar você...(4x)

    Chega prá lá!
    Chega prá lá!

    Chega prá lá!
    Tô chegando e vou passar
    Cheguei de repente
    Vai ser diferente
    Sai da minha frente
    Sai da minha frente meu irmão
    Não!
    Não vem com isso não
    Tô chegando e é de ladrão
    Porque quando eu pego
    Eu levo pela mão
    Não mando recado
    Eu vou na contramão...

    Nao dá bobeira não
    Cê tá na minha mão
    Segunda-feira
    É só história pra contar
    Não vem com ideia não
    Não quero confusão
    Mas vamo junto que hoje
    O bicho vai pegar...

    Tem dia que a criança chora
    Mas a mãe não escuta
    E você nada "pra" fora
    Mas a vala te puxa
    Hoje pode ser meu dia
    Pode até ser o seu
    A diferença é que eu vou embora
    Mas eu levo o que é meu...

    Tropa de Elite
    Osso duro de roer
    Pega um pega geral
    Também vai pegar você...(4x)

    Muro de concreto
    Vou te derrubar
    É Tihuana
    O pau vai quebrar

    Tropa de Elite
    Osso duro de roer
    Pega um pega geral
    Também vai pegar você...(4x)

    Tá de bobeira!

    ResponderExcluir
  63. o golpe mais dahora..golpe fantasma do ikki de fenix =) http://www.youtube.com/watch?v=TGB9LSbHQsE

    ResponderExcluir
  64. http://www.youtube.com/watch?v=E8tc51AOTTg

    ResponderExcluir
  65. http://www.youtube.com/watch?v=sUFOF7GCfSg

    ResponderExcluir
  66. QUE VÁ O CELULAR
    TOTEM DE UM SIMBOLO FÁLICO

    QUE FIQUE A VOZ E A FALA
    GUARDANDO O CORAÇÃO


    AMÉM
    COM A ESCREVO AMOR
    COM P ESCREVO PAIXÃO
    COM H ESCREVO HUMBERTO
    NO FUNDO DO MEU CORAÇÃO

    VERSOS DA MINHA FILHA....
    QUE NÃO É "A DE BLUSA TAL"

    ResponderExcluir
  67. Aguardo as vendas pela Stereophonica, como de costume.

    Venha para a Saraiva de Uberlândia/MG, pois daí me programo para ir de Catalão até lá. Apenas 100 km de distância.

    ;)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  68. 30 ANOS DE ESTRADA COMEMORADOS DIA 10/01/2015 EM SAMPA!!?? ESTAREI LÁ..

    EM UM MUNDO QUE O SIMPLES HABITO DE CAMINHAR PODE CUSTAR SUA VIDA A ARTE TORNA-SE UM DOS POUCOS ALÍVIOS IMEDIATOS.. VALEU PELA SUA 21ª CONTRIBUIÇÃO NESSE SENTIDO! E QUE VENHAM MAIS 21!

    ResponderExcluir
  69. Amoo seu trabalho..... Vem p Paraná..... Vem pra Londrina

    ResponderExcluir
  70. http://www.youtube.com/watch?v=fXxPUUzAL5U

    ResponderExcluir
  71. http://www.youtube.com/watch?v=TOwT4GtaD2c

    ResponderExcluir
  72. http://www.youtube.com/watch?v=mp6b7ZCu-OU

    ResponderExcluir
  73. http://www.youtube.com/watch?v=acH8rurG86Q

    ResponderExcluir
  74. MELHOR TEXTO DE TODO O ANO!!!!
    DIA 10/01/2015 Estaremos lá !!!!!!!

    abs

    PJ

    ResponderExcluir
  75. Mais um cd teu e parece ontem qnd eu comecei escutar tuas músicas e ser tua fã.
    Quando cê falou da música 'pra ser sincero' lembrei também que foi a primeira música que escutei tua e, quer saber? odiei ahuahuah >.<
    Boa sorte, 1berto, cê merece.


    o tempo passoooooooou, claro que passaria

    ResponderExcluir
  76. http://www.youtube.com/watch?v=vPAlphS6LtE

    ResponderExcluir
  77. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=303966343123956&set=ms.c.eJwzNjC2NDWzsDA2NDKxNDDSMwbyzUwsLMxMTM1NjE0hfDNjE6A8SCEA5gEJlg~-~-.bps.a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1&theater

    ResponderExcluir
  78. http://www.youtube.com/watch?v=w5xTiDAuuUQ

    ResponderExcluir
  79. http://www.youtube.com/watch?v=62HhvWjukM4

    ResponderExcluir
  80. http://www.youtube.com/watch?v=9GkB2dfc1HI

    ResponderExcluir
  81. Querido Loirão,
    Não dá pra andar na rua com o telefone na mão! (desconfio q agora tu já tá ligado). BjoKa

    ResponderExcluir
  82. http://www.youtube.com/watch?v=k3d78NV3l9U

    ResponderExcluir
  83. Humberto, que bom que está tudo bem com você!
    E parabéns por mais esse belo trabalho! Que venham mais 30 anos!

    ResponderExcluir
  84. http://www.youtube.com/watch?v=yoMVS_slU-w

    ResponderExcluir
  85. http://www.youtube.com/watch?v=bDLJJHnKd-w

    ResponderExcluir
  86. http://www.youtube.com/watch?v=ajJWDUpEGsE

    ResponderExcluir
  87. http://www.youtube.com/watch?v=bQOytHB-DtU

    ResponderExcluir
  88. http://www.youtube.com/watch?v=1YHRBWL9wns

    ResponderExcluir
  89. http://www.youtube.com/watch?v=aB5881kOB0I

    ResponderExcluir
  90. http://www.youtube.com/watch?v=9mIwlGmc-wg

    ResponderExcluir
  91. Belas canções,enghaw ou pouca vogal..
    Insular o caçula.

    ResponderExcluir
  92. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304198209767436&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  93. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304203259766931&set=ms.c.eJwzNjAxtLQwMrA0NzM3MTbTMzYwMTIwNjIF8s0sjQ0BZM4GUA~-~-.bps.a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  94. nova musica: (a conquista das sombras)

    " sombras, sobras
    som Brasil, só Brasil
    funil, fenil
    terreno fértil

    quero ver pegar
    quero ver pagar

    amador profissional"

    ResponderExcluir
  95. https://www.facebook.com/photo.php?v=304208603099730

    ResponderExcluir
  96. Em meio a tantas revoluções que não levaram à lugar nenhum.....Parar 45 minutos e ouvir suas músicas que me acompanham desde sempre....é simplesmente maravilhoso. Graças a Deus por suas conclusões e decisões sem atender a massa....te amamos pelo que é, e não pelo que queremos que seja.....no aguardo do Insular emMeular.... Até.

    ResponderExcluir
  97. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304222393098351&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  98. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304229623097628&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  99. http://www.youtube.com/watch?v=mp6b7ZCu-OU

    ResponderExcluir
  100. Pelo que entendi o Humberto foi assaltado. Talvez o melhor fosse morar "longe demais das capitais", ou longe deste país,pois ninguém suporta mais esta violência.

    ResponderExcluir
  101. Lindo! Humberto Gessinger, ótimo (perfeito) cantor, musico e escritor. Acompanho seu sucesso desde os meus 10 anos de idade. Hoje com 20 anos de idade me orgulho pela cultura musical obtida. Sem dúvida, acertei no gosto musical.

    Obrigada por dar-me a honra de ouvi-lo e conhecer esse grande talento!

    ResponderExcluir
  102. http://www.youtube.com/watch?v=-0kXRlffDPc

    ResponderExcluir
  103. http://www.youtube.com/watch?v=LXwvrVOrPgk

    ResponderExcluir
  104. http://www.youtube.com/watch?v=nyaRJcaRTCM

    ResponderExcluir
  105. http://www.youtube.com/watch?v=InDGjJ2YOdc

    ResponderExcluir
  106. http://www.youtube.com/watch?v=FHOlNoUuaWo

    ResponderExcluir
  107. Excelente post ! Lamentável é o assalto que você sofreu, assim como lamentável é o rumo de muitas coisas neste país. A violência, já não mais travestida, faz seu trottoir.

    6 SEGUNDOS DE "TENSÃO".

    Abraços HG e aos de fé, de alguém perto demais das capitais.

    ResponderExcluir
  108. Parabéns GRANDE HG!!! Pela arte, amor ao oficio e por ser essa pessoa maravilhosa...
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  109. Humberto, infelizmente não pudemos ter em Recife a noite de autógrafos quando foi feito o show por conta da greve da PM. Volta, por favor!!! Estamos te esperando, sempre! Beijos.

    ResponderExcluir
  110. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304379343082656&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  111. http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Forbes_Nash

    ResponderExcluir
  112. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304453619741895&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  113. Engraçado, o Humberto disse acima que toda a produção da gravação do DVD em BH foi feita sem uso de leis de incentivo, mas então o que foi feito do valor de R$ 1.004.849 que ele recebeu pela Lei Rouanet em 21/02/2013 para estes fins?

    http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/02/lista-de-aprovados-pelo-minc-tem-claudia-leitte-rita-lee-e-detonautas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha!!!!!

      Excluir
    2. O cara acha que a gente é idiota!

      Excluir
    3. Prefiro acreditar na palavra do Humberto do que a palavra da Globo/G1, quem garante que essa noticia é verdadeira?? Um conselho, não acredite em tudo que tu lê na internet não viu.

      Excluir
  114. há mais de mil destinos em cada esquina outras vidas esperando em cada esquina há quase mil motivos pra gente ignorar o que ouve o que vê em cada esquina !! Vem pra fortaleza HG!!

    ResponderExcluir
  115. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304462819740975&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  116. Cara, seu pedido é uma ordem, dia 10/11 de janeiro estarei no seu show!!!

    ResponderExcluir
  117. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304491416404782&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  118. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304592279728029&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  119. http://www.youtube.com/watch?v=c-opeiq_W_k

    ResponderExcluir
  120. http://www.youtube.com/watch?v=T8cWuRvNpaY

    ResponderExcluir
  121. http://www.youtube.com/watch?v=cEeiRGfsJQI

    ResponderExcluir
  122. http://www.youtube.com/watch?v=wnszygXmQEo

    ResponderExcluir
  123. http://www.youtube.com/watch?v=ZsRn_taAoS4

    ResponderExcluir
  124. http://www.youtube.com/watch?v=tYK2gR4CPlk

    ResponderExcluir
  125. http://www.youtube.com/watch?v=g9yHxnb6pPU

    ResponderExcluir
  126. http://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8

    ResponderExcluir
  127. http://www.youtube.com/watch?v=U3ewnBFOkME

    ResponderExcluir
  128. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304669819720275&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  129. http://www.youtube.com/watch?v=4AVAINWI15k

    ResponderExcluir
  130. A Conquista do Espaço e A Conquista do Espelho podem estar na gravação do próximo DVD em Fortaleza!! hehe :D

    ResponderExcluir
  131. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304857043034886&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  132. http://www.youtube.com/watch?v=g9yHxnb6pPU

    ResponderExcluir
  133. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=305003549686902&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  134. http://www.youtube.com/watch?v=A28G28egzI0

    ResponderExcluir
  135. http://www.youtube.com/watch?v=aVTkT1bHAbk

    ResponderExcluir
  136. http://www.youtube.com/watch?v=vnWYCRZusNw

    ResponderExcluir
  137. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=305009189686338&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  138. http://www.youtube.com/watch?v=vsGG0zIh-ko

    ResponderExcluir
  139. http://www.youtube.com/watch?v=T8cWuRvNpaY

    ResponderExcluir
  140. http://www.youtube.com/watch?v=aAVL_t8If7A

    ResponderExcluir
  141. http://www.youtube.com/watch?v=h2SH4zRzHBw

    ResponderExcluir
  142. nova musica ( ando acompanhado )

    "amor
    amora
    namora
    namoradorando
    andorinha só não faz verão
    ando
    andando
    como se voasse em bando"

    ResponderExcluir
  143. https://www.facebook.com/photo.php?v=305015816352342

    ResponderExcluir
  144. http://www.youtube.com/watch?v=7YDcS_F8nL8

    ResponderExcluir
  145. http://www.youtube.com/watch?v=M3yO73H-QIk

    ResponderExcluir
  146. Alessandro - Jlle/SC2 de novembro de 2014 13:28

    Parabéns HG pelo novo cd/dvd, partindo de vc acredito que ficou genial; e obrigado por nos proporcionar essas belas canções (Insular) sempre reinventando gaita, baixo, bateria, batuque e sei lá mais o que é fantástico!! Obs. vou te ajudar a comprar um novo celular adquirindo o cd/dvd insular, abç

    ResponderExcluir
  147. Você é tão irreal, mas se mostra tão real. Incrível ver estampada a simplicidade nas coisas que você produz, sempre interessado no que é realmente importante. Às vezes penso na conversa que teria com você se um dia o encontrasse e, paralelamente, penso no quanto a vida é fútil por não podermos conhecer todas as pessoas que nos são interessantes. Mas quem tem pressa não se interessa por questões de estilo.

    ResponderExcluir
  148. nova musica: ( papo furado )

    "Inveja, inventa
    luxúria, linchada
    veja, venta
    inchada, achada
    papo furado
    foda"

    ResponderExcluir
  149. https://www.facebook.com/video.php?v=305255832995007&ref=notif&notif_t=video_processed

    ResponderExcluir
  150. http://www.youtube.com/watch?v=METXgrMhOwg

    ResponderExcluir
  151. http://www.youtube.com/watch?v=RUqXqluAtl8

    ResponderExcluir
  152. http://www.youtube.com/watch?v=eYb-X2U3Xew

    ResponderExcluir
  153. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=305335996320324&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  154. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=305357962984794&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  155. http://www.youtube.com/watch?v=M6VZEKtueOI

    ResponderExcluir
  156. http://www.youtube.com/watch?v=1klEizr4lbU

    ResponderExcluir
  157. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=305385792982011&set=a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  158. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=305392526314671&set=ms.c.eJwzNjA1tjA1tzSytDAyMDTUMwbyLY1MjcyMDU3MzA0BZMEGRw~-~-.bps.a.282869861900271.1073741825.100005317770402&type=1

    ResponderExcluir
  159. http://www.youtube.com/watch?v=-6ASwOjtyRc

    ResponderExcluir
  160. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  161. http://surfandokarmasednaa.blogspot.com.br/2014/11/descanso-mais-que-merecido.html Ai ai... Vc falar que estava andando pelas ruas de tua cidade... E eu so li tua postagem, depois que escrevi essa! <3

    ResponderExcluir
  162. E então, Humberto, diga a verdade pelo menos uma vez na vida! Vc usou ou não a Lei Rouanet?
    http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/02/lista-de-aprovados-pelo-minc-tem-claudia-leitte-rita-lee-e-detonautas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Responde aí, Humberto! Cadê a prestação de contas?

      Excluir
  163. Humberto!
    Adoro suas músicas, engenheiros, você!!! Adoraria assistir um show seu!!
    Vem pra Manaus, estamos carentes de um show com música boa, como as suas!!!

    Abraçooos

    ResponderExcluir