(166)

Resolvi aprender a tocar bateria. A parte mais difícil da primeira aula foi explicar ao professor por que. Sem saber ao certo, descartei a perspectiva de fazer uso profissional dos novos conhecimentos e engatei uma comparação precária com o grande tenista Ivan Lendl que, já bem sucedido na sua arte/ofício, fez aulas de ballet - certamente não para virar bailarino, só para melhorar sua movimentação na quadra.

Falei isso ainda sem saber se era por isso mesmo que estava ali. Não acho que, a essa altura do campeonato, o estudo de bateria melhore meu senso rítmico ou coordenação motora. Nem sinto necessidade de tal. Estou bem comigo.

Na caminhada de volta pra casa segui pensando... adoro pensar nos porquês mesmo que raramente chegue a alguma conclusão definitiva. Certamente a diversão é um ingrediente importante da nova empreitada. Tô achando ótimo tocar bateria junto com meus discos favoritos, coisa que nunca fiz com baixo, guitarra, etc...

Mas também me parece haver um motivo mais profundo: quero cada vez mais aumentar o foco e resistir à força centrífuga que, sinto, tem afastado músicos da música. Há uma mistura de dispersão e abatimento no meio autoral com a falta de espaço, de atenção, de oportunidades, de respeito... Mas sabe como é, missão não se escolhe. Então, mãos à obra.

Não tô interessado em canalisar minhas energias para outras coisas (culinária, turismo, futebol, economia doméstica ou global, política humana ou empresarial...) nem me seduz a possibilidade de algum brilhareco polêmico viral na www. Não enquanto eu puder ficar tentando tocar bumbo e caixa no tempo justo.

E já tá valendo a experiência: nos papos com mestre Luke, entre um exercício e outro, ouvi uma anedota interessantíssima; essa:

Um baixista se aposenta após cinquenta anos de atividade numa orquestra sinfônica. Depois do último ensaio, coloca o baixo no estojo e vai pra casa. Chegando lá, toca a campainha e a mulher com quem é casado desde a juventude abre a porta. Olhando o case, ela pergunta "O que é isso?". "Um baixo", ele responde. E ela, impaciente: "Ah, não! O que tú tá inventando com esse negócio de baixo a essa altura da vida?!?".

Tão perto, tão longe.


uma ótima semana para todos
16set2014

105 comentários:

  1. Eu tatuei a música 3x4 nas minhas costas.
    "se eu tivesse a força que você pensa que eu tenho
    gravaria no metal da minha pele o teu desenho"

    Bjos, 1berto...
    Imperatriz, Ma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. opa, galera boa aqui, sou de Itinga, e tenho uma amiga com essa mesma tattu

      Excluir
    3. alguma de vcs duas andam aqui pelo Itinga, seria legal conhecer pessoalmente pessoas com o bom gosto assim.

      Excluir
    4. só conheço sua cidade por nome mesmo

      Excluir
    5. Também sou de Imperatriz-MA.
      Tem que voltar à Imperosa, HG. Ou vir pra uma cidade próxima, rs.

      Joyce Magalhães

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. rsrsrsrs realmente tenho que confirmar, as influencias aqui nao sao as melhores, so fui aprender a gostar de musica boa em goiania, morei um bom tempo la, mas hoje estou de volta, nao da pra ficar longe da familia rsrsrsrs, pode passar whats ou face?

      Excluir
    8. Que massa, Elias, conheço Itinga.
      vou procurar vcs no face!!!

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. whats? sempre e bom trocar uma ideia rs

      Excluir
  2. Boa sorte com a batera....e eu comecando na gaita aqui, depois de 20 anos de violao e voz nas noites do RJ...adivinha quem me inspirou, de novo?

    ResponderExcluir
  3. Querendo sempre mais! Luta incansável dos gênios como você. Aplausos! Muito fã mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Humberto, tenho certeza de que irá muito bem com a bateria, os porquês também sempre fizeram parte de minha vida e quando a resposta é "não sei", talvez é a hora de mudar o foco! Valeu por mais um texto e por estar presente nas nossas vidas constantemente! Abraços

    ResponderExcluir
  5. É... e assim se faz a arte de continuar continuando...

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber como tu arruma tempo pra ser o músico que é, compor, ser marido, pai, filho, EnghAwChefe, dar entrevistas etc... e ainda brincar em casa de músico! hehehe ... abraços, direito de Aracaju/SE!

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhh... quanto tempo sem ter uma boa virada segunda/terça...

    Não sei quem é a pessoa que toca a maior diversidade de instrumentos no mundo, mas um aviso a ela: Cuidado! Humberto logo, logo te passa... kkkkkk

    ABRAÇOS!!!!

    ResponderExcluir
  8. Interessante... Fui pra bateria em 1989 devido ao Maltz, sempre quis baixo devido ao Gessinger. Acho que vou tentar...voltar pro baixo...ou pra cozinha.

    ResponderExcluir
  9. Pela piada, já estou gostando do mestre Luke!!

    ResponderExcluir
  10. Lai vai, pra mim o senhor já tocava bateira.... "se pensam que as minhas mãos estão presas... surpresa!"

    ResponderExcluir
  11. Acho super interessante suas analogias, como você consegue ver outras possibilidades para o mesmo tema e torna tão interessante aquilo que no dia a dia me é tão trivial.
    Sempre que escuto uma musica sua, leio um texto ou qualquer coisa relacionada a ti sempre penso "os pequenos detalhes fazem toda a diferença".
    Sua arte/ofício inspira-me a vislumbrar novos horizontes, obrigado.

    ResponderExcluir
  12. O próximo disco solo será literalmente "solo" rs

    ResponderExcluir
  13. Se dizem que é impossível, Eu digo: é necessário!

    ResponderExcluir
  14. O chato de vc tocar bateria é q a gente não vai ver vc tocar...pelo menos não agora ( ou talvez nunca!) =/ =*

    ResponderExcluir
  15. Tocar bateria é demais... acredito que qualquer tipo de instrumento percussivo carrega consigo algo transcendental, além dos limites da melodia... anyway...

    Acho que não entendi bem a anedota do baixista que se aposenta...
    Ele pára justamente por sua esposa demonstrar que nunca deu a mínima?
    Ele se aposenta pq a falta de memória que a idade presenteia faz com que ele se dê conta que a esposa está gagá?

    ResponderExcluir
  16. "Procurar outros destinos pra que a vida não escape."

    ResponderExcluir
  17. “Há um tempo em que é preciso
    abandonar as roupas usadas
    Que já tem a forma do nosso corpo
    E esquecer os nossos caminhos que
    nos levam sempre aos mesmos lugares
    É o tempo da travessia
    E se não ousarmos fazê-la
    Teremos ficado para sempre
    À margem de nós mesmos”
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  18. Alessandro - Jlle/SC16 de setembro de 2014 11:54

    É bacana esse negócio de aprender algo novo, eu nunca me imaginei dançando música gaúcha e vestindo bombacha logo eu um Catarinense bairrista, poisé e mês passado me formei no curso básico junto com minha esposa e já estou pronto para o básico 2, rs....

    ResponderExcluir
  19. Aprender coisas novas é maravilhoso. Sempre preferi as teclas, mas deixei o teclado faz um tempo, outro instrumento me fisgou – o baixo, adivinhem porque. Vou me dedicar, mesmo sem ter muito tempo. Aliás, como as pessoas conseguem fazer tantas coisas ao mesmo tempo? Queria ter essa habilidade <3

    ResponderExcluir
  20. Nada como chegar em casa do colegio e soltar a mochila anciosa para ler mais texto que o mestre nos deixa sempre que a segunda se torna terça. *-*

    ResponderExcluir
  21. "antes que eu saia pela tangente..." alargar o perímetro, aumentando o raio, por vez ampliando o diâmetro, neste ciclo concêntrico em volta do mesmo eixo.. bom aprender coisas diferentes que ainda são parte do mesmo ciclo, só que agora maior... melhor quando se encaixa com outros ciclos que por hora parecem rodar em sentidos opostos, mas que como engrenagens são necessários pra mover-se...
    Ótimo texto, sua arte/oficio cada vez melhor..

    Att. Luan Santos
    Bom Jesus - PI

    ResponderExcluir
  22. Quando comecei a aprender a tocar baixo(ainda não aprendi!), minha esposa (impaciente) perguntou: "Esse instrumento só faz esse dum-dum-dum mesmo?" Kkkkkkkk... Saudações.

    ResponderExcluir
  23. Quem curte o Gessinger, vai curtir está pagina em homenagem à ele!!

    #GLM30anos #EngHaw

    https://www.facebook.com/EngHaw1985/photos/pb.614262791993449.-2207520000.1410882086./669753156444412/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  24. Sou baterista e amo esse instrumento. Espero que você goste. Acho legal ver você, que se sente em casa no contrabaixo segurando a balança entre a selvageria do ritmo e o refinamento da melodia, depois de andar pelo lado de lá e voltar pra casa resolveu se aventurar pelas terras rítmicas. Espero que acho algumas canções escondidas entre tambores e pratos.

    Abraços de um fã que já tocou bateria muitas vezes acompanhando álbuns dos EngHaw. E que pretende continuar fazendo isso.

    ResponderExcluir
  25. Tão perto, tão longe...

    ResponderExcluir
  26. Humberto,

    Força de vontade e dedicação você tem de sobra, e aprender por prazer é sempre mais produtivo do que por necessidade.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  27. quanta felicidade poder aprender algo por puro prazer...desfrute muito dessa fase!

    bj

    Eleni

    ResponderExcluir
  28. HUMBERTO

    a vida sobe rio acima
    sem deixar pegadas

    a vida ri rio acima
    sem deixar o som

    ResponderExcluir
  29. Muito bom! Musica, instrumentos não tem fronteiras, e sim inspiração. Parabéns Gessinger.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  31. Humberto, você é o melhor de todos, em todos os tempos, continue escrevendo, cantando, compondo, e tocando seja lá qual instrumento for, você é fera com todos eles, parabéns e seja feliz. Viva HG, Pouca Vogal, Gessinger Trio, Engenheiros do Hawaii, e os próximos projetos que virão.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns...admiro pessoas que tem coragem de estar sempre recomeçando, se reinventando e buscando o novo, isso é viver, isso é escrever a sua história, quando crescer quero ser como você.rsrsr

    ResponderExcluir
  33. Mais um instrumento ... esse cara é foda mesmo .... To te esperando aqui dia 22 de novembro .... AMO

    ResponderExcluir
  34. Humberto Gessinger como eu te amo!😍 Texto muito bom!

    ResponderExcluir
  35. "Teu maior defeito talvez seja a perfeição..." ^^ É isso, sempre em frente! E não pare não... rs *--*

    ResponderExcluir
  36. Olá! Já conhecem a fan page do EngHaw??!! Muito bacana!

    Curta em https://www.facebook.com/EngHaw1985

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Saudações, Mestre!!! Mas como pode? Logo, logo teremos só vc no palco rsrsr...que bom! É isso aí, renovar e aprender, sempre! "Só não está morto quem peleia" !!! Um forte abraço de sua eterna fã!!

    ResponderExcluir
  39. não é virus, é uma imagem de uma formação estranha...Goku, Liu Kung e Materazzi ( by Vegeta) =) https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10384459_293772170810040_6618423953670305992_n.jpg?oh=b66b5249e90dcdf3235d5203c02c7650&oe=548C0913&__gda__=1418074489_96b6a91e13e0df2ca6d37e2c5f7a1ff7

    ResponderExcluir
  40. não é virus.....agora....vegeta(antes de mais nada...valew e obrigado por tudo obrigado sem ser obrigado =) =p ^^ ) ( by vegeta) https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/1505124_293777137476210_9185870413898352_n.jpg?oh=33f3a98e3fc853571f47021178869103&oe=5486B358&__gda__=1419365888_cb8cae894dd7325a992cc655c3bd9420

    ResponderExcluir
  41. metal gear toast no youtube....eu racho =p

    ResponderExcluir
  42. sneake and paramedic http://www.youtube.com/watch?v=45kARjrsbWk

    ResponderExcluir
  43. CQC fight http://www.youtube.com/watch?v=DXrBUynMjnI

    ResponderExcluir
  44. de boa no justu completado com sucesso

    ResponderExcluir
  45. "Tão perto, tão longe"

    Hey Alemão! Faz uma twitcam pra gente matar a saudade de que quem está distante de ti!




    Um abraço!
    Vou tomar uma beer gelada em sua homenagem! (sacrifício sóquenão)


    Thiago Panichi

    ResponderExcluir
  46. tomei tanto cuidado pra escrever direito que acabei errando tudo... ignore a palavra "que"

    :)

    ResponderExcluir
  47. Humberto Gessinger então tem um blog? Essa semana dei de ouvir Engenheiros do Hawaii na interner ininterruptamente depois de muitos anos. dos inícios dos anos 1990.

    Aí me recordo de que comecei justamente a gostar de ouvir música pop no início dos anos 1990, por volta dos 7 anos, ouvindo música dos Engenheiros do Hawaii nas rádios, aguardando-as para gravá-las em fita K7. Um dia super, uma noite super, uma vida SUPERFIACIAAAAAAL!

    Era eu lá nessa micro-faixa insignificante, mas tão significante, do História, com tudo o que ela quer dizer.


    Como era belo 199e pouquinhos. Swett child oh mine, eu gravando Engenheiros do Hawaii em fita K7 e aguardando o seriado do Jaspion. Certamente eu não era mais feliz, mas é tão viva a ilusão de que aqueles tempos eram tão mais felizes...

    Humberto Gessinger tem a letra mais surpreendente do nosso pop rock.

    ResponderExcluir
  48. Pare de idolatrar Gessinger..é um grande profissional, mas suas idéias e estilo de vida é tirado de suas leituras...que tal parar de babar ovo e começar a ler e ficar inteligente também? fica a dia.... LInhares/ES

    ResponderExcluir
  49. o burro é um animal muito inteligente...ele nunca impaca atoa e nem to afim de mandar meu curriculo =p ( vegeta)

    ResponderExcluir
  50. hey hey hey...nego...9,5 pra mim nem rola...a meta é 10 (shikamaru...de boa completado com sucesso) http://www.youtube.com/watch?v=CDkUyy7IRTw

    ResponderExcluir
  51. pra entender....pra entender (vegeta + shikamaru) http://www.youtube.com/watch?v=Ht4t8S1W-IE

    ResponderExcluir
  52. entenderam ou preciso desenhar ( aqui um desenho pra ilustrar) https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10444585_294088187445105_1576959759715744922_n.jpg?oh=7d745621f464316ed79d111864f100bf&oe=54C20461&__gda__=1418488509_a98cc9863c5ad4fad5d624e36426f1d9

    ResponderExcluir
  53. e agora....pra ficar de boa com sucesso...cowboy fora da lei...raul seixas =p http://www.youtube.com/watch?v=23EO7sDO9Lw

    ResponderExcluir
  54. um desenho..só um desenho...rei leão =p olhe pra esquerda...olhe pra direita...eu estou em foco =p http://www.youtube.com/watch?v=bDLJJHnKd-w

    ResponderExcluir
  55. e a gratidão em primeiro lugar...thanks! http://www.youtube.com/watch?v=n6jCJZEFIto

    ResponderExcluir
  56. hehe =p https://www.facebook.com/video.php?v=294261844094406

    ResponderExcluir
  57. shikamaru...será que foi com sucesso =p =) http://www.youtube.com/watch?v=Owt6LiM40nk

    ResponderExcluir
  58. rap pra alegrar a rappa...o rappa http://www.youtube.com/watch?v=V_SECWDIgog

    ResponderExcluir
  59. tem que ser agora anos 90.... http://www.youtube.com/watch?v=ggYCT7fT6Bg

    ResponderExcluir
  60. nome da musica.." calçada " https://www.facebook.com/photo.php?v=294358734084717

    ResponderExcluir
  61. a minha voz desafinada
    a minha voz desafiada
    apressado come cru
    o lerdo não come nada
    o que eu quero se come cru
    derreter,ficar molhada
    Sempreliminares
    (modo cachorro on =p =) https://www.facebook.com/video.php?v=294482407405683&set=vb.100005317770402&type=2&theater

    ResponderExcluir
  62. http://www.youtube.com/watch?v=2RPZ_F0yAlI

    ResponderExcluir
  63. http://www.youtube.com/watch?v=w5xTiDAuuUQ

    ResponderExcluir
  64. http://www.youtube.com/watch?v=mp0Gt54r6HE

    ResponderExcluir
  65. http://www.youtube.com/watch?v=NcZaisaqcb0

    ResponderExcluir
  66. http://www.youtube.com/watch?v=WJwwVkLf8HQ

    ResponderExcluir
  67. http://www.youtube.com/watch?v=C2GCmNppyWQ

    ResponderExcluir
  68. http://www.youtube.com/watch?v=ZWM56nLHUYM

    ResponderExcluir
  69. http://www.youtube.com/watch?v=r7WvR4jrFg0

    ResponderExcluir
  70. mexeu com a familia agora se vira...segura a sequencia caiu na trilha.... http://www.youtube.com/watch?v=u5AVFBGzscc

    ResponderExcluir
  71. http://www.youtube.com/watch?v=xXFbR6osCL4

    ResponderExcluir
  72. http://www.youtube.com/watch?v=2qGcR1uNJLI

    ResponderExcluir
  73. http://www.youtube.com/watch?v=RFLARzkYodI

    ResponderExcluir
  74. http://www.youtube.com/watch?v=oqHdQHU0ZLg

    ResponderExcluir
  75. (errei é eolica..dá nada....)
    " infinito, tão bonito
    a luz clareia
    o arpenteia
    princesinha eolica
    princesinha da retórica
    princesinha clarabolica
    amor ao quadrado
    lado a lado https://www.facebook.com/video.php?v=294569507396973&set=vb.100005317770402&type=2&theater&notif_t=video_processed

    ResponderExcluir
  76. título " hehe tórica) =p

    ResponderExcluir
  77. http://www.youtube.com/watch?v=RUqXqluAtl8

    ResponderExcluir
  78. http://www.youtube.com/watch?v=oqHdQHU0ZLg

    ResponderExcluir
  79. http://www.youtube.com/watch?v=bDLJJHnKd-w

    ResponderExcluir
  80. só não vou postar a outra musica lá pra nao incomodar.....mas é que é pura gratidao =) tem musica nova lá

    ResponderExcluir
  81. Humberto...fazer coisas "novas" são prazerosas, das mais simples até as mais complexas, se divirta tocando bateria com mestre Luke . Beijoooo, até breve.

    ResponderExcluir
  82. Mesma coisa comigo, resolvi aprender a tocar violão só agora, depois dos trinta, e ao receber algumas críticas minha resposta é sempre a mesma : quem disse que cachorro velho não aprende truques novos?

    ResponderExcluir