Lembranças do Circo Voador ( e do Circo da F1)

            Toquei pela primeira vez no Circo Voador no dia 25 de outubro de 1986 em um show coletivo que comemorava o aniversário da lendária casa de shows . Engenheiros do Hawaii dava seus primeiros passos fora do sul com um disco chamado Longe Demais das Capitais debaixo do braço e muitos sonhos na cabeça.
            Uma lembrança prosaica da noite: Celso Blues Boys era a atração principal mas pediu para tocar antes da gente pois queria assistir ao Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 que, na madrugada brasileira, definiria um dramalhão mexicano que se arrastava há meses. Estrelado por Nelson Piquet e Nigel Mansell.
            Desde sempre, a cena músical alterna ciclos de generosidade e caretice. O Circo Voador (os anos 80) marcam, para mim, uma dessas fases em que público, artistas, casas de show, imprensa, etc… estão mais generosos, menos preguiçosos. Eletricidade no ar.
            Voltei a tocar no Circo Voador em 94 e 95. Em 2005 gravei ali um especial para a MTV e, em 2011, foi a vez de levar ao picadeiro outro espetáculo: o Pouca Vogal.
            Piquet já parou de correr faz tempo (até o filho dele já abandonou a Fórmula 1!) e eu sigo por aí. Pois é… acho que meu lance é mais maratona do que 100 metros rasos.
(texto a pedido do jornal Zero Hora)
24jul2014


33 comentários:

  1. Os de Fé cariocas aguardam você e o inSULar novamente! Fica esse comentimação ;)

    ResponderExcluir
  2. Isso que é fé cega e pé atrás!!! 10:30h de uma quinta-feira e nós aqui esperando seus textos!!! Parabéns 1bertão...

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. É, esperando desde 2008... :(

      Excluir
    2. É, esperando desde 2008... =(

      Excluir
    3. Isso!!
      Belém na expectativa de ver a TOUR Insular.
      #vemprabelémhumberto

      Excluir
    4. sim,sim apenas esperando
      #vemprabelémhumberto

      Excluir
  4. Bah...

    "Circo voador", nome sugestivo para a casa de shows... "Vôo do Alemão em 1986"... "Vôo do besouro em 2011"... sempre decolando...

    Co-incidências...

    Rafa Saugo

    ResponderExcluir
  5. E vai seguir correndo, por muito, ainda! Abração!!!

    ResponderExcluir
  6. “Há um tempo em que é preciso
    abandonar as roupas usadas
    Que já tem a forma do nosso corpo
    E esquecer os nossos caminhos que
    nos levam sempre aos mesmos lugares
    É o tempo da travessia
    E se não ousarmos fazê-la
    Teremos ficado para sempre
    À margem de nós mesmos”
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  7. Fala, Humberto! Belas lembranças! Eu também lembrei que foi nesse dia que eu completei 6 anos! Rss... Não lembro se assisti a tal corrida na Austrália, mas lembro bem que nessa época eu já curtia F1!
    Estive no seu último show em São Paulo. Como sempre, supremo!
    Valeu e abraços!

    ResponderExcluir
  8. Fui nos últimos 2 shows no Circo Voador. Espaço importante e muito democrático do rock nacional, principalmente no valor do ingresso. Gostei muito da apresentação do Pouca Vogal lá! Foi uma das melhores que assisti daquela tour.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sem pressa/pra sempre. Sorte nossa!

    ResponderExcluir
  11. Por aí... Rush - Marathon ( A Show Of Hands ) https://www.youtube.com/watch?v=rP58U_R3gK0

    ResponderExcluir
  12. Texto postado quando a quarta virou quinta?? :O

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Em 2011 eu estava. E Celso Blues Boys... teve uma época em que o sobrenome do Circo poderia ser Blues Boy. Rs. Circo é maneiro. Até!

    ResponderExcluir
  15. De segunda pra terça não tem texto e na quinta aparece um a pedido de um jornal... Eu hein

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, Humbertaço! Conseguistes superar num texto mágico e poético que só você consegue escrever.

    ResponderExcluir
  17. Não imaginei que eu fosse sentir tanta saudade do Pouca Vogal... Espero que o fim em 2012 não tenha sido realmente o fim.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Oi Humberto,

    Que honra vc em Goiânia em agosto esse ano novamente. Você se recorda de 2013? Poxa, inesquecível. Foi o primeiro show que tive oportunidade de ir, e claro irei em todos que eu conseguir. Foi o melhor show da vida, mas esse em agosto de 2014 vai superar!
    E que bom que esse ano é em agosto o show também, considero como um presente, já que meu aniversário é dia 29 do mês de agosto!

    Sei que dessa vez é a turnê Insular... imagino, mas não sei com certeza as músicas que tu vai tocar e cantar pra nós.
    Já pensou se você cantar, SIMPLES DE CORAÇÃO?
    Ai, emoção demais! Rs. Ano passado eu lembro que tu não cantou ela... ;/
    Não é a que eu posso dizer como preferida, pq não consigo escolher uma...
    Ela tem um significado especial e diferente pra mim. Acho que ela marcou uma fase importante da minha vida. Se não for pedir demais, canta SIMPLES DE CORAÇÃO para os goianos? *-*

    São tantas as canções marcantes pra mim: GUATÁNAMO, MUROS E GRADES, POR ACASO, LUZ, OLHOS IGUAIS AOS SEUS, NUVEM, POSE, A ONDA, EU NÃO CONSIGO ODIAR NINGUÉM, ANDO SÓ... E tantas outras, que são trilha sonora da minha vida tão silenciosa.

    Obrigada Grande! Pelo exemplo, pelas tantas obras de arte que tu nos proporciona (músico, escritor, compositor...). O meu mundo teria sido realmente diferente se vc tivesse tomado outro rumo em sua vida. Olha, acho que isso é um lado ruim em ser a admiração de alguém né... é muita responsabilidade. Mas você cara, surpreende sempre!
    Um grande abraço de uma grande "fã", e acima de tudo alguém que te admira como pessoa, artista, pai (Oi Clarinha), esposo (Oi Adri), cidadão...
    " Você não escreveria tão bem sobre mim a toa né? " Rs.

    Te espero em Goiânia dia 09 de agosto, e será o melhor show ever! **;
    Fica na paz...

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Na década de 90 fui em quase todos os shows dos Engenheiros no no RJ (capital e baixada fluminense), mas esse no Circo Voador com o Ricardo Horn na guitarra foi especial, pois foi o primeiro na companhia de minha querida esposa, um gd abraço a todos os eternos fãs e viva HG !!!

    ResponderExcluir
  22. Eu fico imaginando como era a sensação de um espaço tão importante pro rock nacional como o Circo Voador que acabou sendo o palco de tantas bandas durante os anos 80 ter voltado a receber shows após tantos anos como o símbolo para aqueles jovens que buscavam seu próprio destino.

    ResponderExcluir
  23. 1berto, como você não tem vindo em Belém resolvi com minha esposa sairmos Brasil a fora atrás do seu show...vamos a Caruarú, não acho que isso seja uma novidade na sua carreira, muita gente deve fazer isso...mas é inevitável o desejo de interagir com alguém tão representativo para nossas vidas (pelas canções, livros, etc.)...logo, não tem como fugir do lugar comum, Uma foto e um autografo em um de seus livros que temos...se for possivel espero um cantato seu, de sua assessoria, etc. face: Netto Padovani #MuitaEspectativaParaoShow!!!

    ResponderExcluir
  24. GRAÇAS A DEUS...Humberto que teu lance é MARATONA, do que 100 metros rasos, já tive a mágica oportunidade de dizer a ti pessoalmente, enquanto você autografava o meu caderno no dia 20 de março de 2014 , o que irei repetir agora: "Humberto...que DEUS TE ABENÇOE". Beijoooooooooo, até breve.

    ResponderExcluir
  25. Tu e o cara! Continue no caminho, conquistando gerações...

    ResponderExcluir
  26. Quando sai o DVD??

    ResponderExcluir
  27. Saudade do Mago da Guitarra Celso Blues Boy ... grande figura mesmo ...
    Estamos aguardando o dvd agora do insular !

    ResponderExcluir
  28. E eu, que nasci em 94, agradeço por você ter continuado! Obrigado pela sua arte!

    ResponderExcluir