mãos à obra por aqui, mãos na taça acolá (153)

Depois de uma semana esperando a bola da emoção baixar, hoje fui ao estúdio iniciar a mixagem do show de BH para o DVD Insular. É bom estar com a cabeça fria nessa etapa. Talvez "necessário" seja uma palavra mais apropriada, pois "bom" mesmo é emocionar-se, deixar-se levar.

É provável que os colegas que dão mais importância às mesas de som e softwares do que às ideias e sentimentos saiam na frente na busca de um puta som. Não é meu caso. Mas, não se trata de uma corrida, né? E mesmo nas corridas, há sempre a chance de, como na fábula, a tartaruga vencer a lebre.

O vento que infla minhas velas para atravessar o monótono mar de botões e menus é a vontade de ver o trabalho pronto, chegando às pessoas. Esse momento mágico, no caso de um projeto ao vivo, é como um retorno. Volta para casa, para as mãos de quem participou da gravação ou acompanhou a jornada mandando boas vibrações. 

Na caminhada para o estúdio, as obras inacabadas da cidade e as onipresentes propagandas com jogadores lembraram-me a todo momento que a Copa está aí. Torci contra a candidatura do Brasil para sede. Hoje torço para que tudo transcorra sem problemas (os jogos e as manifestações que, por sua lógica, quererão aproveitar o momento de maior exposição midiática - acho saudável que o contraste entre o fantasioso mundo do futebol empresarial globalizado e nossa sofrida realidade tenha saltado aos olhos de todos gerando até momentos de humor involuntário como na embaraçosa propaganda de cerveja dizendo que não vai haver Dia dos Namorados no mesmo ambiente em que circula o slogan  "não vai ter Copa". Rir pra não chorar...). 

A TV pendurada na parede do bar onde parei para comprar uma garrafa d'água mostrava cenas de Copas passadas. Lembrei que as mixagens do Longe Demais das Capitais se deram durante a Copa de 86. Quanta coisa mudou! Quanta coisa segue igual!

Sim, meus jovens, perambulo em volta de mesas de mixagem há mais tempo do que muitos de vocês têm de vida. Isso me deixa mais seguro? De modo algum! É sempre a mesma sensação de estar começando do zero. Mais uma vez pela primeira vez. Cada projeto tem seus mistérios e suas vontades, cada disco faz alguns convites e recusa algumas ofertas. 

Enquanto caminhava na neblina desta manhã porto-alegrense, minha mente passeava pelos igualmente nebulosos (mas muito menos lineares) caminhos da memória. O estúdio em que estou mixando o novo trabalho é o mesmo em que mixei minha primeira demo (da música Engenheiros do Hawaii, A Canção, em 85). Quanta coisa mudou! Quanta coisa permanece igual! 

Passarei assim as próximas semanas: alguns dias envolto nas nuvens da minha arte/ofício; outros dias iluminado pelo sol da minha arte/ofício. Peço desculpas se o papo ficar repetitivo por aqui. É o que de melhor posso fazer para quem gosta da minha arte/ofício: manter foco total na reta final de produção do DVD Insular

E fazer o melhor na insignificância do nosso cantinho no cosmo vale mais do que qualquer bravata, por mais grandiloquente que seja, né?

(*)

bah: abaixo, na minha opinião e em ordem, os candidatos ao título de 2014 (critérios puramente técnicos - se é que isso existe):



10jun2014

77 comentários:

  1. Previsão para o DVD, Humberto?
    A propósito, fique à vontade para ser repetitivo! Afinal, nesse caso, a repetitividade pode significar esmero na lapidação da sua Arte/Ofício, o que não difere dos outros trabalhos. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Pro texto não ficar repetitivo, posta também fotos da mixagem.
    Hala España ! Emerson Gimenes.

    ResponderExcluir
  3. Quando a segunda vira terça :D quando a semana vira vida

    ResponderExcluir
  4. Mas que perfeito tal texto, assim como foi o show em BH no qual estive presente, e a cada texto aqui ansiosamente espero pelo lançamento desde DVD, misturado a energia louca que a copa nos emite, e feliz pelas manifestações mostrarem ao mundo nossa corja governamental.. Sem mais Belongas, continuarei aqui lendo cada texto e sonhando com O DVD INSULAR... Parabéns. meu ìdolo...

    ResponderExcluir
  5. Um poeta pontual. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Bahhh 1berto! Que vontade que tive de comparecer na gravação do DVD... Excelentes vibrações na mixagem. Ansiosa para ver o resulta. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte e boas inspirações....quem sabe na highway da mixagem vc nao cria mais uma bela canção? Quem sabe? Do que depende? Abs!

    ResponderExcluir
  8. Admiro sua pontualidade alemã, italiana, prezo muito isso, pois como você, minha formação familiar espanhola, italiana e portuguesa, é muito rigorosa no quesito responsabilidade, o que tu tens de sobra. Muito bacana esse lança de trocadilhos, é exatamente isso que queremos, textos reflexivos, e o mais importante a essência de um bom ser humano, pois como artista é só aguardarmos que vem material de excelente qualidade, "afinal de contas o que nos trouxe até aqui", a certeza de que todo material que temos de HG = perfeição artística, inspiração, poesia, harmonia, enfim o que há de melhor. Obrigado Humberto Gessinger.

    ResponderExcluir
  9. Repetitivo???!!!... Lembro que a música (não a letra...) de "o papa é pop" e "perfeita simetria" são parecidíssimas... E não é falta de inspiração ou repetitividade.. É exatamente o contrário!!! Valeu HG!!

    ResponderExcluir
  10. Teclado, ????(parece pequeno para um violão elétrico, fiquei muito na dúvida agora) e contrabaixo...mmm... xá eu pensar...rs...
    Bons trabalhos entre botões e inspirações ;-)

    ResponderExcluir
  11. Dando uma pausa no meu estudo para prova de sociologia, final de período é assim, uma correria, para ler o texto ,magnífico como sempre. E me deparo com essa frase '' E fazer o melhor na insignificância do
    nosso cantinho no cosmo vale mais do
    que qualquer bravata, por mais
    grandiloquente que seja, né?'' Pois é, o curso de psicologia me mostrou isso, fazer o melhor que posso e dar o melhor de mim, fazer das minúcias o nosso bem maior, e ver que de pequenas coisas tbm se extrai coisas grandiosas. Valeu Humberto! ;)

    ResponderExcluir
  12. Presenciei o momento em BH e agora agonia e euforia da espera desse DVD... HG ídolo!

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto, você consegue nos empolgar com palavras, ou até fatos contados por ti, sou um grande fã, meu ídolo no qual poderei comparecer no show dia 13 aqui em Caxias Do Sul...

    ResponderExcluir
  14. Esse cara é modesto,, hehehehe,,,,,,

    ResponderExcluir
  15. Grande HG!!

    Bagé te espera no Sábado!

    ARGENTINA!!!

    ResponderExcluir
  16. Esperando o DVD a miiil! :] kennedyfarias

    ResponderExcluir
  17. Sinta-se livre para falar daquilo que quiser, Humberto.
    Não te acharemos repetitivo... O Papa é Pop toca na minha vitrola a mais de 20 anos. :)

    No lugar da Alemanha acho que a Espanha é candidata ao título, depois do Brasil.

    ResponderExcluir
  18. * =) os comentários do youtube e daqui são os mais dahora =p

    ResponderExcluir
  19. voto no cara de camisa com estampas indígenas tocando bandolim preto.

    ResponderExcluir
  20. Desde a primeira vez em 1989, qdo ouvi Alívio ImediaTo, Humberto Gessinger. Você não. saiu mais da minha Vida! Seja. você! Seja repetitivo... Não. faz mal... Quero beber doses. e. mais doses de tua genialidade. Parabens. Aguardando ansiosamente pelo Dvd Insular. bjs

    ResponderExcluir
  21. Bom texto, foi legal conhecer um pouco desse lance de studio e etc, o papo do DVD Insular rendeu bastante, nao fui para a gravação, pretendo ver pela TV.

    ResponderExcluir
  22. Eu acredito, que muitos de nós (seres humanos) temos dons e milhares não tem dom para nada e bilhões tem o dom de levar porrada, tapa na cara e muita humilhação dos nossos governantes mundiais e até mesmo das intempéries da vida, vc meu Camarada HG tem o dom de Cantar, Compor e Escrever e fazer cada um que é seu fã e até mesmo os que não são te respeitar e se sentir por alguns segundos que seja, um ser de opinião e sonhos e acreditar que tudo tem remédio... Desde já agradeço a sua existência aqui na Terra e por ser brasileiro... pois vc me traz a esperança de que existe uma luz no final do túnel e não é um trem na contra mão, Valeu Alemão...

    ResponderExcluir
  23. Brasil e Alemanha se cruzam na semi, HG.

    ResponderExcluir
  24. da-lhe humberto, mas essa taça é nossa mesmo!!

    ResponderExcluir
  25. http://sobreposeando.blogspot.com.br/2014/06/a-maldade-o-desprezoo-preconceito.html?m=1


    ResponderExcluir
  26. O melhor está por vir... Valeu HG!

    ResponderExcluir
  27. “Há um tempo em que é preciso
    abandonar as roupas usadas
    Que já tem a forma do nosso corpo
    E esquecer os nossos caminhos que
    nos levam sempre aos mesmos lugares
    É o tempo da travessia
    E se não ousarmos fazê-la
    Teremos ficado para sempre
    À margem de nós mesmos”
    Fernando Pessoas

    Se liga Humberto

    ResponderExcluir


  28. http://sobreposeando.blogspot.com.br/2014/06/a-maldade-o-desprezoo-preconceito.html?m=1

    ResponderExcluir
  29. E que vença a tartaruga!
    Não deixe de lado as idéias e sentimentos para que o DVD consiga transmitir toda a emoção e energia boa do show!

    E será ótimo ficar repetitivo, assim os detalhes deste momento empolgante nos ajudará a controlar a ansiedade pelo DVD!

    Abs,

    ResponderExcluir
  30. Essa será minha sexta copa do mundo. Confesso que lembro perfeitamente de Roberto Baggio isolando a bola. Lembro também que não entendia o pq do meu pai (vascaíno doente) vibrar tanto com aquilo... Que não foi gol.

    Hoje, sou mais fiel (se é que isso tem importância. se é que se pode medir) ao Flamengo (pois é... Não torço pro time de meu pai) do que a seleção brasileira.
    E hoje ainda continuo achando que a Copa de 94 teve as sensações que eu nunca mais terei sobre futebol. Mas em contrapartida, creio que serão momentos também significativos.
    "Quanta coisa mudou. Quanta coisa segue igual..." ...Em PoA, Em Itaperuna-RJ.

    ----

    Sobre o Insular...
    Aguardo ansiosamente (acho que só minha namorada tem ideia dessa ansiedade) pelo dia 21. Pelo show em Castelo.
    Será o meu primeiro show do HG, fora do acústico.

    Boa semana! Boa copa!

    ResponderExcluir
  31. Pena que a grana e a exposição deixe tudo tão over. Só não vi o Felipão fazendo reclame de absorvente feminino. Ah, vida real...

    http://www.youtube.com/watch?v=4_34DOPkwzQ

    ResponderExcluir
  32. Muito Legal! Tudo isso... (Quanta coisa mudou! Quanta coisa permanece igual!)
    Isso faz muito sentido...

    No mais que venha a copa...e que todos sejam felizes, agora e com o passar dos anos... Eu, sou um dos que torcem para que Brasil seja um país no minimo melhor para todos...(Independente das questões políticas...) Aprendi com algumas de suas músicas a ser mais esperto e positivo.

    E, que venha a finalização do DVD...que seja suave e intenso. Eu estava lá...

    ResponderExcluir
  33. Desde o MTV (ou antes?) Humberto virou cover de si mesmo. Aposente meu caro, seu tempo já passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não merece resposta......então porque vim responder!?

      Perdi a vontade....vou ignorar!

      Não......vou responder: "Não há nada mais autêntico do que ser cover de si mesmo!"....Valeu HG!

      Excluir
    2. Simplesmente o melhor!!! Agora o que esse indivíduo veio fazer aki ? Gessinger aposente 30 dias depois do Roger Waters....ambos são covers de si mesmos... Assim permaneçam!!!!

      Excluir
    3. Humberto é único e mesmo que aja variações sobre um mesmo tema Humberto sera sempre Humberto

      Excluir
  34. Os shows continuam lotados, as vendas continuam boas e o Humberto segue fazendo sucesso, se voce não gosta procura outro site pois aqui vc não é bem vindo invejoso.

    ResponderExcluir
  35. "Humberto virou cover de si mesmo."
    Cara, por um lado, isso é um baita elogio!
    Do ponto de vista musical, artisticamente falando, um músico autoral se orgulha por ser reconhecido por características que o marcam. Isso, pra esse tipo de músico, significa que tem personalidade, autenticidade e que sua arte é verdadeira. Diferente de músicos covers de outros músicos, que ora se parecem com Fulano, ora soam feito Sicrano e conseguem imitar tanta gente, mas não têm personalidade para soarem como si mesmos. Não têm personalidade musical. A sua arte é mera imitação, não uma arte original e autoral.
    Tenho certeza de que, na tentativa de depreciar o HG, o xará anônimo lá atrás acabou mesmo foi por elogiá-lo. E, se bem conheço o HG, sei que é assim que ele recebe esse tipo de crítica: como um elogio!

    ResponderExcluir
  36. Existem pessoas iluminadas que fazem a diferença em nossas vidas e suas obras de tão maravilhosas são eternas e atingem várias gerações!

    Já outras pessoas...infelizmente...o que fazem!? Quais são as suas obras!? Chegam em algum lugar!? Espalhando sombras e frases descartáveis!

    Eh Humberto precisamos muito que você continue por um longo tempo espalhando sua luz por todas as gerações, pois a sua obra ajuda a lidar com as sombras!

    "...amar e mudar as coisas..."

    ResponderExcluir
  37. Um tanto argentino... um cara alemão... mas, ah... ele é do Brasiiiil!

    E que venha o DVD, com técnica e pele, relembrando (sim!) aquilo que já passou e vislumbrando o que há de novo, o que se reinventou e te reinventou desde a copa de 86 (ops... eu nem era nascida mesmo...).

    Abraço (que espero que na próxima semana seja físico - em Castelo-ES)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ver que pessoas nascidas depois de 86 curtem o trabalho do HG, me fez "rejuvenescer o espírito", nem " Tudo está Parado" eu tive "uma resposta"!

      Obrigado Kelly!!!

      Excluir
  38. Cara! Será que eu sou um "cover de mim mesmo" ?
    Mas qual "eu" estou copiando na cara dura? Aquele que eu fui, não pode ser, pois sou outro. Aquele que serei, também não, pois não apareceu ainda...
    Acho que ser "cover de si mesmo" é um baita elogio (2), pois o que uns chamam de imitação, outros chamam de releitura. E a releitura é sempre mais "tchan".
    HG e sua circunstância. Os admiradores somos muitos.
    (Franco)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, menina! Por onde andava? Senti falta dessas colocações sintéticas e inteligentes. Um grande abraço.

      Excluir
  39. Depois de responder em dois comentários me vi na obrigação de comentar sobre a Copa:

    Um sétimo sentido (existe?!) me esbarrou enquanto via uma reportagem sobre a péssima preparação/resultados da Seleção Mexicana, ouvia *Dom Quixote* no trecho: "Puro sangue, puxando carroça"......e depois no trecho: "Por amor as causas perdidas...", será um sinal?...Um sétimo sentido?

    México.....Campeão!?.....Torço pelo Brasil.....mas.....se não der pra nós...nada mais justo do que "devolver" a festa de 70???

    ResponderExcluir
  40. Eu adoro ler as coisas que vc escreve. Se repetir, ótimo! Eu quero mesmo é ler as tuas ideias, saber das coisas. E ver o DVD insular, já que não pude ir a gravação. E como você mesmo disse, eu sou uma das vibrações que foram para você e todos que fizeram esse show em BH!

    ResponderExcluir
  41. Vai ser legal ficar por dentro de todo o processo de produção do DVD, um projeto que acompanhei de longe e ao mesmo tempo tão de perto.

    ResponderExcluir
  42. Bah!! Eu não participei das mixagens feitas em 86, mas assisti a copa. Nem tampouco assisti as mixagens da música em 85, mas ainda lembro de te ver andando, como hoje, pelas ruas de Porto Alegre, fazendo a divulgação da música nas rádios. Realmente algumas coisas não mudam. Outras mudam muito.

    ResponderExcluir
  43. COPA: Panis Et Circenses.

    INSULAR: Carpe Diem.

    ResponderExcluir
  44. Seus jogos de palavras sempre serão sua marca registrada...
    Você é você porque assim é você...
    É uma honra lê-lo...ouvi-lo...Que existas...

    ResponderExcluir
  45. copa ,insular, protesto, midia tudo tem uma conexao , mas ao ficar isolado veremos a verdade na voz do silencio . a juventude é uma propaganda , o BRASIL é uma ilha ,NAO UMA NAÇAO QUE NÃO NOS PERTENCE........RJ

    ResponderExcluir
  46. o DVD vai ficar muito massa! Obrigado pelo texto Humberto, melhora minha semana muito!

    ResponderExcluir
  47. É incrível como o presente, que, no futuro, por consequência, já terá sido outro, vai sempre fazendo mudar o passado.
    GK

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Genial, Humberto!!!
    Mais uma vez e cada vez mais, ainda mais genial!!!
    Me sinto privilegiada por curtir seu trabalho, é muita sabedoria em forma de arte/ofício. Tu és para mim, uma inspiração, uma congratulação, uma manifestação de que o mundo ainda tem salvação! (;
    Talvez (apenas talvez) seja muita a minha pretensão, mas se puder/quiser dá uma olhada nesse blog, é só um texto que fala sobre uma espécie de gestação, no qual eu tenho uma leve impressão de que por trás do que escrevem as minhas mãos então as tuas orientações: http://drikahg.blogspot.com.br/2014/06/em-gestacao.html
    Já se passaram dez anos que me tornei sua fã e mal posso esperar para encontrá-lo de novo, depois de oito anos...
    Eu sei que você nem imagina que eu exista, são tantos De fé's espalhados por esse caminho, que nem dá para perceber/digerir quem realmente fica e nos acompanha. Mas, mesmo assim, obrigada por existir.É por causa de ti que eu passei realmente a existir!!! Parece repetitivo, não é? Mas qual seria a graça dos nossos bons sentimentos se não pudêssemos os repetir?
    Chega logo dia 20!!! \o/

    ResponderExcluir
  50. Já li 5 vezes!! Não me canso nunca, tô esperando o próximo desde já! <3

    ResponderExcluir
  51. Como um bom vinho HG, você está cada dia melhor. Parabéns! Leio repetidamente seus textos, ouço repetidamente suas canções, ou seja, se você "se repetir" pode ter certeza que não vou nem perceber ;)

    ResponderExcluir
  52. HG sei que não tem nada a ver com o tema maios vou tocar era um garoto quando fui no ensaio a galera pirou acho que começarão a conhecer cultura agora

    OBs suas musicas são excelentes para trabalhar filosofia e sociologia
    vlw por ser o cara

    ResponderExcluir
  53. Olá Humberto! Parabéns pelo Insular, como sempre desde o inicio de carreia; com belas composições. Sou uma admiradora de seu trabalho, como também de outros cantores que marcaram gerações...as vezes faço uma visitinha aqui, você sempre tem muito a dizer e o faz incrivelmente com poucas palavras :) Ultimamente ando em um momento nostálgico...tenho 'passeado' constantemente nos álbuns das grandes bandas dos anos 60 aos 90 e bate uma angustia meu amigo, sei que não se pode generalizar mas é tão difícil encontrar bons cantores nos dias de hoje. Espero que você possa continuar dando o ar da sua graça com suas letras e incrível voz por mais longos anos, abraços

    ResponderExcluir
  54. Confessional, conversante, leve e intenso, um texto sempre muito bom de se ler. Não há problema algum em parecer repetitivo o tema, é um projeto, e como todo projeto, tem começo e meio, enfim. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Depois desse 3x1 meio que sem raça meu favorito continua sendo o Brasil,Assim com Filmes de guerra(o primeiro acústico do Brasil)e todos os outros do Enghaw e Pouca vogal continuam não saindo da tela.
    Enquanto isso vou tomando um chá ..... De cidreira,maracujá e camomila esperando o insular.
    E a capa do DVD?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  57. Eu estava nesse show, cheguei la +/- 15:00hs, fiquei na fila, troquei ideia com umas pessoas, uma delas tinha apenas 18 anos e eu com meus 34 passei um pouco que conheço de Humberto Gessinger e Engenheiros do Hawaii para ele, e percebia que cada historia que contava a ele os olhos brilhavam, afinal de contas tem apenas 20 anos que acompanho esse cara. Procuro passar a minha filha de 4 anos tudo isso que eu sei e fico maravilhado quando ela pede para eu colocar Engenheiros do Hawaii para ela ver e ouvir. " Papai põe o dvd do pai da filinha Clara." Ela canta várias músicas e quando toca A onda e Parabólica com a Clara ai que ela pira. Obrigado 1berto por você fazer parte da minha história.

    ResponderExcluir
  58. Humberto... fica de "boa" os "sinais" irão surgindo e o DVD insular será um presente para todos nós, beijo, até.

    ResponderExcluir
  59. Hehehe bom trabalho mestre temos certeza que será mais um super álbum de sucesso como tudo o que se propões a fazer dá certo!!! Que vivas por muitos e muitos anos nos brindando com textos incríveis de histórias ainda mais incríveis!!!!

    OBS: Sobre a Copa foram palpites muitos sensatos, visto que as 3 seleções se encontram nas Quartas-de-Final ;)

    ResponderExcluir
  60. Foi bem de palpite mesmo, só trocou a ordem.

    ResponderExcluir