tá legal, tô ligado! (146)


Páscoa, um feriado bacana. Chocolate e temperatura amena. Pra quem se liga (religar > religião), há um significado mais profundo: celebrar a Paixão e ressurreição de Cristo. Renascer, transcender o sofrimento.

Mesmo nas nossas pequenas vidinhas, quando tudo esta (parece estar) frustrantemente parado, algo grande pode estar em gestação. Que bicho sairá deste ovo?


Aproveitei a pausa nos ensaios neste fim de semana prolongado para dar uma geral em instrumentos que há muito não tirava do case - ou da parede - pensando na possibilidade de utilizá-los na gravação do DVD (tá chegando! que bicho vai sair desse ovo?).

POA estava vazia e silenciosa. As ruas com menos movimento, os prédios com menos luzes acesas.

O sol nascia enquanto eu fuçava num baixo que já ostentou a pintura da bandeira do Brasil e, hoje, de forma mais singela, tem a cor natural da madeira de que é feito.

Ouvi, distante, um alarme. Resquício da noite, imaginei, sem saber desde quando ele estava tocando. Fui à sacada, olhei em volta. Pela reverberação e reflexão do som nas fachadas dos prédios, era impossível descobrir de que direção vinha, se era de uma casa ou automóvel.

Disparava intermitentemente com intervalos cada vez maiores - provavelmente para prolongar a vida da bateria que alimentava aquele pedido de socorro eletrônico. À medida que a cidade acordava, os sons do dia-a-dia abafavam o alarme que, cada vez mais raramente se fazia perceber.


O alarde do alarme denunciava nossa irremediável ligação. O proprietário (provavelmente muito longe da cidade), o ladrão (sabe-se lá onde) e a vizinhança (que só queria sossego no feriado), todos ligados num mesmo enredo. Vidas invadindo vidas.

É cada vez mais importante entender que qualquer vitória individual é irrelevante. Estamos no mesmo barco. Da escala local à global, da esquina ao planeta (que já emite sinais de finitude). Estamos todos sob a mesma lua.


bah sobre o DVD: semana passada ensaiei com Rafa e Paulinho a parte acústica, que gravaremos dias 11 e 12 de maio, na serra gaúcha. Neste set (que não será aberto ao público) receberemos alguns amigos. A ideia é fazer Deserto Freezer com Borges, Voo do Besouro com Duca e Milonga OrienTao com Bebeto. Além dessas, aproveitaremos para gravar mais duas canções.


No dia 30mai será a vez do power trio: eu, Rafa e Tavares, ao vivo em BH. O repertório será basicamente o que temos tocados na tour com uma ou duas novidades.


Na minha discografia, há momentos em que o lado acústico e o pesado convergem (Novos Horizontes, por exemplo) e momentos em que cada aspecto é radicalizado (Filmes de Guerra, Canções de Amor e Dançando no Campo Minado). O plano é fazer diferente desta vez: oferecer as duas vertentes, mas cada uma em seu ambiente.

Quem leva arte a sério sabe que entre gostar e não gostar há um universo de possibilidades e que, quando se faz as coisas com paixão e sinceridade, cada obra dialoga e ressignifica as que vieram antes. Espero estar nesse time (acho que Insular jogou algumas luzes sobre Longe Demais das Capitais, por exemplo). Mas sei que, se faço parte deste seleto grupo, não é tanto por minhas virtudes. É mais pela generosidade de quem acompanha o que faço. A galera de fé, ligada desde sempre ou desde ontem.

Faremos o possível para estar à altura desses malucos e dar-lhes nosso melhor. Seja em canções suaves ou pesadas, acústicas ou plugadas, clássicos ou lados B.
abraços
22abr2014

65 comentários:

  1. Humberto Gessinger,eterno

    ResponderExcluir
  2. Quem está chegando aos 40 curte os lados B. Não que sejam as melhores canções, apenas para matar as saudades daquelas que ficaram pelas tours. Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não só o pessoal dessa idade, Emerson. Eu tenho pouco mais da metade (21) e curto muito mais os lados B hehe

      Excluir
  3. Ano passado devorou 1 ovo sozinho.......esse ano o chocolate ficou "de lado", ao que parece!!! Abraços....de fé.

    ResponderExcluir
  4. "vidas invadindo vidas". Graças aos céus tu invadiu desde o início os meus 26 anos. 0/
    Estaremos sempre contigo, HG!

    ResponderExcluir
  5. Sob a mesma lua. É isso.
    Refletir a partir desse trabalho, feito com tanto cuidado é sempre um prazer.
    Que venha 1° de maio.

    ResponderExcluir
  6. Seja do jeito que for, será maravilhoso!!!!

    Há uma ou duas semanas não lia os posts semanais, e quando resolvo ler, é como se fosse escrito pra me confortar, tamanha a minha identificação com as palavras.

    Abraço, querido ídolo!

    ResponderExcluir
  7. Desde sempre né.....1992 ganhava meu primeiro vinil com 16 aninhos....Várias Variáveis.....mas já completei a coleção......sob a mesma divindo as vidas eu em Curiba e Você em POA......Boa semana..... Eu Marlene Iequer!

    ResponderExcluir
  8. Ligada desde sempre, desde ontem. Vida longa e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  9. Clássicos ou lados B, os de Fé esperam ouvir as canções que os remetem a tempos ou a sentimentos únicos. Estamos aguardando sua vinda ao RJ, com ansiedade (essa parte falo por mim). Saudações!

    ResponderExcluir
  10. Sdades do som mais rock n roll dos "Engenheiros".. aguardaremos ansiosamente o DVD, abraços

    ResponderExcluir
  11. Tribos e tribunais seria uma ótima pra esse dvd!!!

    ResponderExcluir
  12. Esperei chegar a hora certa por acreditar que ela viria......." uma música tua me descreve muito bem.....e a hora nunca vem.....aaaashhh vida real, como é que troco de canal

    ResponderExcluir
  13. 30 de maio será um dia diferente. Especialmente diferente em BH. Abraços. .. HG.

    ResponderExcluir
  14. Ligada desde sempre! Aguardando ansiosamente dia 01 de maio!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  15. Um dos meus sonhos é prestigiar um show seu, pois você é um grande pensador. Em cada palavra um pensamento, em cada frase um sentimento, em cada musica finalizada minha vida fica mais motivada. Venha fazer um show em Francisco Beltrão/PR, abraço.

    ResponderExcluir
  16. Vejo que não sou a única ansiosa pelo 30 de maio.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  17. Karina Rocha Miranda22 de abril de 2014 02:33

    Saudades... De seus shows, de suas músicas e de coisas que elas me lembram. Perdi tantas chances de te ver no palco de novo. Dessa vez comprei o ingresso com tanta antecedência que estou com medo de esquecer a data. Acho que me sentiria como se perdesse uma final de campeonato por w.o. por algum motivo banal. Isso não vai acontecer. 1o de maio nos vemos (ou melhor, te vejo) lá. Vc e meu passado. Até (:

    ResponderExcluir
  18. ..Não vim até aqui pra desistir agora. \0/. Cara, fui apresentado ao teu trabalho por um grande amigo meu, eu me lembro muito bem, como se fosse amanhã.:: desde esse dia, comprovei que amigos de verdade querem o nosso bem. Tenho um sonho de assistir um show seu aqui em Aracaju-Se. Vlw pelo post. abços. ( revendo o Twittcam de 11SET2011 ).

    ResponderExcluir
  19. Tá legal...eu tô ligada...desde ontem, menina...de 9 anos por aí...quem me apresentou?? Uma das poucaa estações de rádio da minha cidade que tocavam rock nacional...e aí fiquei desde sempre a te apreciar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai entender porque uma criança curtia escutar nas rádios O papa é pop e Exército de um homem só!! Curto isso e muito mais até hj!! Valeu Humberto Gessinger!!

      Excluir
  20. Como comentei após o show de Sampa, teus olhos brilham diferente neste novo trabalho! Sucesso, te adoro!

    ResponderExcluir
  21. Gostaria que "A violência travestida faz seu trottoir" fosse eternizada nesse dvd!!!

    ResponderExcluir
  22. Humberto, você é simplesmente excepcional...

    ResponderExcluir
  23. "Vidas invadindo vidas"... #adorei

    ResponderExcluir
  24. Humberto, estarei em Lorena no seu show, eu , minha esposa e um casal de amigos, será nossa sétima vez juntos, corpos em movimento e a gente ali no meio, ótima postagem, como mimos que não é da stheriofonica, 6 segundos de sua atenção faria muta diferença, até sábado...parabéns e mais sucesso..

    ResponderExcluir
  25. Salve,salve,HG!
    8 shows em maio,sendo que o do dia 30 será super especial.Continuo ligado desde sempre e desde ontem na espera da TOUR Insular em Belém do Pará.
    "Saber o que é possível é legal".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Como se sentir mais feliz, do que sabendo que o meu ídolo, faz o seu trabalho também pensado nos De Fé? HG, não tenho duvida, de que tudo que sair de dentro dessa sua cabeça iluminada vai ser bom!!! Não vejo a hora de ter meu DVD... bjus

    ResponderExcluir
  27. Um sonho: te ver tocar ao vivo aqui em Manaus.. Bjs Gessinger.

    ResponderExcluir
  28. Caleidoscópio textual. Cores que se misturam, tons que se confundem na arte construída na linha do tempo e revisitada com ou sem intenção consciente.

    Valeu, Humberto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos...

      Gosto dessa imagem "caleidoscopial". Acho uma boa definição não somente para "o" texto, mas também para o conjunto que os textos formam.

      Abraço apertado, amigo.

      Excluir
  29. Vc sempre muito modesto né 1berto!!!
    Estarei lá no dia 30/05 pelo seu talento incomparável e claro sou DE FÉ.
    Feliz em saber que teremos duas indeditas... Bem q vc podia postar o ensaio dessas inéditas pq quero cantar junto com o Trio perfeito!!!!
    Amo acústico mas amo o seu som pesado tipo o do Campo Minado... Anciosa para ver como será a gravação do DVD.
    Bjos 1berto

    ResponderExcluir
  30. “Há um tempo em que é preciso
    abandonar as roupas usadas
    Que já tem a forma do nosso corpo
    E esquecer os nossos caminhos que
    nos levam sempre aos mesmos lugares
    É o tempo da travessia
    E se não ousarmos fazê-la
    Teremos ficado para sempre
    À margem de nós mesmos”
    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  31. confio que esse será mais um brilhante trabalho que irá cativar novos de fé.

    ResponderExcluir
  32. Humberto, você com certeza faz parte deste time seleto. Amo teu trabalho de todas as formas, seja em canções suaves ou pesadas, acústicas ou plugadas, clássicos ou lados B. A gente se vê em Lorena - SP, beijoooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  33. Ano Novo ou Natal!? Se não lembra, deve ter sido na passagem do ano. No natal teria um motivo a mais para se lembrar, estaria completando mais um ano de vida...

    ResponderExcluir
  34. Humberto toca túnel do tempo e anoiteceu em Poá , outono em porto alegre, por acaso. por que nos outros DVDs você já tocou somos quem podemos ser não precisa mais tocar ela e nem a montanha toca mais lado b por favor!

    ResponderExcluir
  35. A essa altura da vida, acompanhando a saga do HG, o lado C também é bem vindo! :)

    ResponderExcluir
  36. A gente que ta de longe fica numa ansiedade....

    ResponderExcluir
  37. Se entrarem ANDO SÓ e a VIOLENCIA TRAVESTIDA, eu levo esse DVD para uma Ilha... hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando só e a violência tem rolado em seu set list ... seria bacana compor o dvd !

      Excluir
  38. Aguardamos na Cervejaria do Gordo ... já temos ingresso na mão e as emoções no coração, aguardando o tri show em 3 anos !

    ResponderExcluir
  39. Humberto,

    Admiro pessoas que, como você, permitem entrar em contato consigo. E qual a melhor forma para isso que estar em um momento "zen"? Percebo que tantos textos por aqui têm passeado por esse assunto.

    Concluo que você não haveria de ter outro ofício senão a arte. Essa é uma forma de permissão do contato também do outro com o seu "eu". Talvez por isso que nós, seus admiradores, percebamos você tão intimamente (meu noivo eventualmente me pergunta por que, quando me refiro a você, digo Humberto e não Humberto Gessinger... rs).

    Se posso fazer um pedido, continue se permitindo... que esteja com você e também conosco!

    No mais... Obrigada!

    Abraço de quem te chama pelo 1º nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... já anseio tanto por te ver em Castelo-ES!

      Excluir
    2. Kelly,

      É mesmo muito bom o contato quase familiar com o artista, além da sua arte. Isso humaniza a admiração, tornando natural o contato que antes era quase inacessível. Mas, poucos são como o Humberto.

      Um abraço.

      Excluir
  40. Mais um post, esse baixo que voce se refere é dez, quanto a sua arte, ela é plena não há lado b, tudo é lado A. Valeu.

    ResponderExcluir
  41. Cada vez melhor em tudo . Fã desde sempre , estarei no show em Blumenau dia 24/05 .

    ResponderExcluir
  42. Estou sempre acompanhando...Rabecão Imediato!

    ResponderExcluir
  43. Cara muito bom, cada post melhor que o outro e sempre me surpreendendo.
    Fiquei emocionado quando soube (hj) que vc vira um Blumenau, do lado de onde moro cara!!!
    Abç o sucesso na caminhada.

    ResponderExcluir
  44. Fantástico sua habilidade de transcrever um pequeno momento do cotidiano em um texto de boa leitura!

    Acredito que a musica evolua de acordo com os acontecimentos cotidianos! Mas pode passa o tempo que for sua musica sempre terá o melhor de uma outra época misturada com o presente! Acho uma rara habilidade que está ausente em muitos músicos da nossa atualidade brasileira.

    Parabéns pela determinação e o ótimo trabalho que tem realizado ao longo de sua trajetória!

    Abs!

    Jefferson

    ResponderExcluir
  45. Gosto dos sons acústicos, mas os pesados me enlouquecem!!!

    ResponderExcluir
  46. Que lindo, Humberto ♥♥ (eu smp atrasada)

    ResponderExcluir
  47. "Ansiedade" é uma palavra que me define bem agora kkkk

    Abraços, Gessinger!
    AMO

    ResponderExcluir
  48. Contando os dias para o Show em Blumenau...

    ResponderExcluir
  49. Humberto, gostaria de fazer uma pergunta simples, até estúpida eu acho. Qual a sua inclinação política? Esquerda ou Direita?

    ResponderExcluir
  50. É amanhãããããã no gordo que verei o Humberto de pertinho. Ah. ♡ como queria que dom quixote fosse cantada. Minha música predileta!

    ResponderExcluir
  51. HG escreva sobre o significado dos mandalas do Engenheiros do Hawaii :D tenho muita curiosidade, principalmente sobre aquele do dvd novos Horizontes... abraços

    ResponderExcluir
  52. aguardo ansioso o retorno de GLM pois esse musicos contratados nãop estão correspondendo a altura

    ResponderExcluir