sonhos tão pequenos que nunca têm fim (138)

Quase sinto inveja de quem tem sonhos malucos, plenos de imagens oníricas e seres fantásticos; sonhos que dão muito pano pra manga, que alimentam análises e interpretações por anos a fio em várias mesas de bar.

Não, meus sonhos não são daqueles que - se profundamente estudados - explicam o passado, preveem o futuro e revelam tudo que há entre os dois.

Sonho sonhos simples. Quase todos muito diretos. Nada que merecesse estar no maravilhoso país da Alice de Lewis Carroll. Ao acordar, facilmente enxergo rastros e descubro o que me fez sonhar: uma música que ouvi, uma imagem que vi... sem muito mistério.

No meu caso, o verbo sonhar pende para o significado desejar (ou seu oposto diametral - seja qual for o contrário de desejo; meus sonhos quase nunca fogem destes extremos). Sonho com situações, encontros e reencontros que desejo (ou temo).

Sonho que estou tomando chimarrão com meu pai... que Wayne Shorter está tocando comigo...  que pessoas que não me entendem passam a entender... que quem gosta de mim gostará para sempre... que serpentes me ameaçam... que, um por um, todos os meus instrumentos falham num show... que o carro não vence a curva... 

Amor, saudade, medo. Sonhos simples, sentimentos diretos, cores básicas.

Seria legal ter mais absurdos nos meus sonhos e menos na vida real? Talvez... mas, se não fosse meus sonhos e realidades, sabe lá o que eu seria. Comecei o texto com um quase porque na real (e na surreal) não invejo os sonhos nem as realidades de ninguém.


boa semana!
25fev2014

88 comentários:

  1. grande Gessinger,que seja eterno

    ResponderExcluir
  2. Cada um com os seus sonhos, sua realidade e seu universo!

    ResponderExcluir
  3. Meus sonhos são os mais malucos possíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter... E teremos.

      Excluir
  4. Excelente Humberto, perfeito como sempre!

    ResponderExcluir
  5. Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter...

    ResponderExcluir
  6. "Comecei o texto com um quase porque na real (e na surreal) não invejo os sonhos nem as realidades de ninguém."

    Me fez parar pra pensar e, baita recado!

    "Nossos sonhos são os mesmos a muito tempo, mas não há mais muito tempo pra sonhar." Abraços

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Um texto catártico, creio eu...
    Bacana!

    ResponderExcluir
  9. Belas palavras, 1berto. Dá vontade de ler e reler...

    ResponderExcluir
  10. Uns poderiam te chamar de cartesiano, ou racionalista....Entretanto, eu sempre sinto um doce traço Zen em alguns de seus escritos! ;)

    ResponderExcluir
  11. eu sou do time de sonhos malucos que dão pano pra manga todos os dias ricos em detalhes há 10 anos kkkkkk sou meio estranha por me recordar dos meus sonhos malucos todos os dias e amo isso demais hihihihi adorei o tema!!!!! bjs

    ResponderExcluir
  12. Gosto de sonhar que estou voando...e sempre que vou dormir penso que queria voar esta noite!

    Bons sonhos e realidades Humberto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa!
      EU, LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS (literalmente)

      Excluir
  13. Quando tive minha oportunidade de falar com Humberto pela primeira vez, realizei um sonho depois de longas onze horas de espera em um shopping aqui em Curitiba PR, e valeu apena ... Mas seria um sonho se Ele tivesse entendido quando eu disse ¨Até que enfim encontrei o meu irmão mais velho¨,mas Ele me olhou com sua expressão genial e assustada kkkkkk Faz parte, meu ¨meu irmão mais velho¨ por causa de seus conselhos com letras, canções e livros.

    ResponderExcluir
  14. Te faz sentir bem, saber faz parte dos sonhos simples e sentimentos diretos das pessoas????

    Pelo menos pra mim, é muito sensa!!!!

    Obrigada, querido ídolo!

    ResponderExcluir
  15. Sonhos...meus sonhos são simples...não desejo muita coisa, mas já sonhei duas vezes indo assisti a um show seu nas ruínas de São Miguel...detalhe é q eu nunca fui...conheço o lugar apenas p fotos..surreal!

    ResponderExcluir
  16. Bah! Sou totalmente fascinada pelo universo onírico. Tenho sonhos bizarros. Mas, por algum motivo desconhecido, nos últimos tempos a única coisa deles que me segue ao despertar são fragmentos. Muito mais das sensações vivenciadas neles, do que das ações, dos cenários, das pessoas propriamente... salvo raras exceções. Jung ia adorar minhas anotações sobre eles...rs

    Você já passeou por eles umas duas ou três vezes. Foram...engraçados.

    Bons sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim... já previ o futuro em sonhos algumas vezes e... não foi NADA agradável. Pedi tanto ao universo para não ter mais esse tipo ... será que é por isso que não consigo mais lembrar deles?
      Êita... fichas caindo.

      Excluir
    2. Você escreve muito bem. Eu sempre leio os seus comentários. Parabéns!!!

      Excluir
  17. Mestre, sonhos quase que exclusivamente se referem a isso: Desejos e temores... Talvez a sorte que você venha a ter (e não duvido mesmo) é que seus sonhos sejam objetivos, todos rapidamente decifráveis. E acredito porque você sempre se mostrou capaz de vivenciar uma gama impressionante de realidades e possibilidades em suas letras, o que me faz calcular que deve imaginar uma gama infinitamente maior, tudo em plena consciência... Daí a objetividade e fácil decifrabilidade dos sonhos! E chega de analisar o mestre... um grande abraço de um seguidor que te ouve sempre com muita atenção!

    ResponderExcluir
  18. Essa parte aqui, Gessinger:
    No meu caso, o verbo sonhar pende para o significado desejar (ou seu oposto diametral - seja qual for o contrário de desejo; meus sonhos quase nunca fogem destes extremos). Sonho com situações, encontros e reencontros que desejo (ou temo).

    Tô vivendo exatamente igual, e pior: Sonhando acordado!

    ResponderExcluir
  19. Belo texto!

    Porém, acho uma pena poucos terem interesse - ou acesso - aos estudos sobre projeção da consciência, desdobramento astral, o que preferirem.
    Se pessoas, como o Humberto, por exemplo, estudasse o mesmo, nós lucraríamos com isso, acredito.

    Sonho que um dia as pessoas irão ter uma visão e experiência além da matéria.

    ResponderExcluir
  20. Cada um com.o seu.sonho.por mais pequeno que ele seja sonhe....

    ResponderExcluir
  21. Engraçado as vezes eu sonho que to tocando contigo e o carlos maltz

    ResponderExcluir
  22. Sob a lente+ casa+Gramado+vale+ verde +sonhos= saudades

    ResponderExcluir
  23. Acredito que cada um que comenta aqui sonha com um show do Humberto em sua cidade.Sonha em tirar uma foto com ele.Sonha em ter um autógrafo dele (seja na camisa,na agenda,no livro,em um instrumento,..).Enfim.
    O sonho é popular.

    ResponderExcluir
  24. Sonho um dia te dar um abraço meu amigo Humberto, ou quem sabe um simples aperto de mão...mas por enquanto um abraço por aqui.

    EU, LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS (literalmente)

    ResponderExcluir
  25. Tive um sonho realizado, cheguei perto e abraçei Humberto Gessinger!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Sonho com o retorno do Rock Nacional e suas boas letras... minha região sertanejo é a linguagem melódica oficial.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, Humberto
    Esperei até hoje pra verificar se tu falaria sobre o cancelamento do SHOW DE PORTO ALEGRE, pode nos informar??

    ResponderExcluir
  28. Sonhos que podemos ter, e teremos!

    http://www.campograndenews.com.br/lado-b/diversao/humberto-gessinger-vai-abrir-a-temporada-2014-do-ms-canta-brasil

    Fiz uma campanha que pedia #humbertoemcg via twitter, em minha página em sua homenagem. " Humberto Gessinger Frases" foram mais de 10mil pedidos, e o reconhecimento veio!

    "Segundo o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, a escolha ocorreu porque “muita gente estava pedindo nas redes sociais”.

    Conseguimos, Humberto Gessinger em Campo Grande - MS no próximo dia 09-03

    sonhos malucos!

    ResponderExcluir
  29. Essa noite sonhei que eu tava no fundo do mar comendo um cheetos..

    ResponderExcluir
  30. Caramba, Humberto! É primeira vez de muitas que virão que eu comento aqui.
    Acordei tentando por em ordem a bagunça do meus sonhos de ontem a noite... Então, deparo-me com esse texto que fala sobre uma das coisas que mais me fascinam: interpretar sonhos. Sou do tipo que sonha coisas previsíveis (futuro e passado) e também aquilo que ando negando seja por medo ou por decisão de negar. As vezes, fico perdida: não sei se tal coisa foi um sonho ou se foi realidade; aí mora a magia do sonho, deparar-se com ele seja lembrando o passado ou no futuro! Mas tem aqueles sem pé e nem cabeça que te deixam intrigado por um longo tempo.
    Queria compartilhar contigo um sonho que tive: ''Você foi para a minha escola dar uma palestra, depois de uma longa correiria, consegui receber um autógrafo personalizado para mim, nele tinha um texto (queria tanto saber o conteúdo dele); sonhos são assim, deixam lacunas que nos fazem bater cabeça por um bom tempo; em seguida te falava no seu ouvido: '' A gente se vê num próximo show teu." Espero que esse sonho seja mistura de um desejo com realização futura: num dia desses que a gente se encontre...
    Viviane

    ResponderExcluir
  31. Ah caramba, Humberto! É primeira vez de muitas que virão que eu comento aqui.
    Acordei tentando por em ordem a bagunça do meus sonhos de ontem a noite... Então, deparo-me com esse texto que fala sobre uma das coisas que mais me fascinam: interpretar sonhos. Sou do tipo que sonha coisas previsíveis (futuro e passado) e também aquilo que ando negando seja por medo ou por decisão de negar.
    As vezes fico perdida: não sei se tal coisa foi um sonho ou se foi realidade; aí mora a magia do sonho, deparar-se com ele seja lembrando do passado ou no futuro! Mas tem aqueles sem pé e nem cabeça que te deixam intrigado por um longo tempo.
    Queria compartilhar contigo um sonho que tive: ''Você foi para a minha escola dar uma palestra, depois de uma longa correria, consegui receber um autógrafo personalizado para mim, nele tinha um texto (ah... queria tanto saber o conteúdo dele); sonhos são assim, deixam lacunas que fazem bater cabeça por um bom tempo; em seguida te falava no seu ouvido: '' A gente se vê num próximo show teu." Espero que esse sonho seja mistura de um desejo com realização futura: num dia desses que a gente se encontre... Que a despedida seja até mais, obrigada!
    Viviane

    ResponderExcluir
  32. Meus sonhos são todos malucos... um por exemplo, e tirar um som contigo meu ídolo, ontem eu sonhei que eu estava na guerra do vietnã

    ResponderExcluir
  33. caara te admiro como autor, cantor, compositor! Tudo tudo que tu escreve e canta diz exatamente tudo que preciso, que sinto :3 meu sonho conhece-lo

    ResponderExcluir
  34. A forma como você consegue expressar o que pensa e sente é muito linda! Muito inteligente! Sinto orgulho e honra de acompanha....

    ResponderExcluir
  35. Obrigado pelos comentários, companheiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, o feedback!

      O texto em tom confessional mostra que o sonhar tem muitas faces.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Bah! Espero que vejas isso: http://www.corujadepressao.com/2014/02/2-violoncelistas-tocando-thunderstruck-de-forma-sensacional/
      AC/DC no violoncelo. Achei bem interessante ;-)

      Excluir
    3. SONHE , MAS NAO DEIXE QUE SEUS SONHOS SEJAM SEUS SENHORES.....RJ...

      Excluir
  36. Uau,nem acreditei nesse texto!!! Sério mesmo!! Essa noite sonhei que você,Humberto Gessinger,estava conversando comigo e esperávamos o início de um show... e fomos assaltados!! Todo mundo foi assaltado!!!

    Talvez eu esteja ansiosa para que chegue dia 21/03! Ingressos já comprados!!! Até mais...

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Texto de encher os olhos, aliás como todos. Não consigo mais parar de ler seu blog. Vivo esperando a segunda virar terça. Você sabe como expressar aquilo que nem eu mesmo consigo entender. E isso é massa demais. E por falar em sonhos. Tenho sonhos simples, como por exemplo, conhecê-lo (na verdade, preciso saber se você é real mesmo, se é humano). No mais, ainda bem você existe, Humberto! Sou uma das milhares admiradoras do seu trabalho (mesmo com meus 21 anos, busco saber tudo sobre sua história e obra). No mais, estou agora, sonhando acordada, com o dia em que estarei no Rio Grande do Sul e conhecerei um dos mais geniais artistas que este país já viu. Sempre de fé. Abraço.

    ResponderExcluir
  39. Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo
    Mas não há mais muito tempo pra sonhar...

    ResponderExcluir
  40. Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter. Será que nossos sonhos (ou a falta deles) dizem muito do que somos? (ou queremos ser?).

    ResponderExcluir
  41. Sonhos,do menor ao maior,estão ai para serem realizados,só depende de cada um de nos. Eu mesmo ainda sonho em encontrar um bom rapaz para casar e formar família,ate agora nada! Mas,continuo sonhando rs

    ResponderExcluir
  42. Grande Humberto, se tivéssemos artistas como vc, antenado com a realidade, não teríamos um público tão medíocre que apenas exaltam esse nova realidade musical que temos hj no Brasil. Viva Humberto!!!!

    ResponderExcluir
  43. Sidnei Rodrigues - SP25 de fevereiro de 2014 13:37

    Ótimo texto como sempre.
    Dia 21/03 São Paulo vai ser uma ilha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  44. Uma vez sonhei que você estava na minha casa e ia me levar pra morar em Porto Alegre! E a gente ia de carro hahahaha
    Por enquanto eu tento convencer minha mãe a me deixar ir ao seu show aqui em sp

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu sonhei que estava na casa dele, conversando com ele e com Adriane... na boa, sabe?! kkkk

      Excluir
  45. Partir romper cruzar e sonhar

    ResponderExcluir
  46. "Eu tive um pesadelo
    tive medo de não acordar
    do alto de uma torre
    eu vi a terra
    em transe profundo
    todo mundo era poeta
    todo mundo era atleta
    todo mundo era tudo"

    Na verdade os sonhos fazem parte de nossa existência, as vezes para nos deixar felizes outras vezes para nos intrigar e por ai vai.
    O mundo do sonhos é muito mais intrigante que nossa vã filosofia.

    O importante é que o HG não é um sonho, ele é real e continuará fazendo parte da história.

    ResponderExcluir
  47. Lembrei quando você disse que havia sonhado com a melodia de "Somos Quem Podemos Ser".
    Por coincidência, ou não, o clipe oficial remete até a idéia de um sonho. Saudações Rubro-Negras.

    ResponderExcluir
  48. Olá Humberto!
    Existem algumas variações nos meus sonhos. Às vezes acordo e não lembro o que sonhei, às vezes acordo e parece que ainda estou no sonho (escutando as vozes das pessoas do sonho na minha cabeça) e tem aqueles que a gente acorda do nada e fica torcendo pra pegar no sono e dar continuidade... Mas tem algo que sempre acontece: acho que meus sonhos tem fundo musical! Quase sempre acordo com uma música na cabeça, tem vezes que lembro que ela fazia parte do sonho.
    Tem também aqueles sonhos sinistros, que parecem mais um filme de terror/suspense, e os constrangedores tipo o que você falou sobre os instrumentos não funcionarem no meio do show.
    De qualquer forma e de todas as formas, sempre é bom sonhar!
    Muito interessante o texto da semana, adoro saber mais essa sobre você!!
    Abraçãozão e ótima semana!

    ResponderExcluir
  49. eu quase nunca lembro de meus sonhos...fico triste e até com inveja de meu marido que tem sonhos que escreveriam um livro de aventura! e o pior, acorda, volta a dormir e continua o sonho!!!INVEJA!! kkkk
    E dos poucos que me lembro, que são raros, acabo sempre 'prevendo' algo: sonhei que minha irmã solteira estava vestida de noiva e grávida duas vezes, até liguei pra ela de tão real...ah, batata: bebê no pedaço!! tive um sonho constante por quase 2 anos com um furacão(tipo aquele do magico de Oz) levava a minha casa, e acabou acontecendo no carnaval de 2013, mas graças a Deus levou somente o telhado. Pena que ainda não consegui sonha com números da mega sena, ou coisa parecida....

    ResponderExcluir
  50. Humberto,

    E os sonhos que nos perseguem?
    Só me desvencilho deles quando me surge o significado... E são aparentemente os mais simples, mas tão complexos e resolutivos!

    Quase invejo aqueles que não sonham repetitivamente... É... disse "quase"! Concordo contigo... não invejo a subjetividade alheia. Considero a minha tão satisfatória... gosto do meu mundo onírico, dos meus desejos, do meu jeito de elaborar, atravessar e seguir - dizia a uma colega hoje: "com pé na estrada, com a cabeça lá na lua"!

    Aquele abraço ao guri do chimarrão com o pai.

    ResponderExcluir
  51. Tenho sonhos muito loucos, bons e ruins, os bons, sei que não vão se tornar realidade, os ruins, quando acordo vejo que não era um sonho.

    ResponderExcluir
  52. É clichê eu sei, mas meus sonhos são como meus pensamentos, vagam até onde me permito e refletem exatamente o que sinto e o que sou, são de fato como vc colocou quase que automaticamente identifico as válvulas propulsoras...é incrível como me identifico com o que vc coloca e como faz isso de forma tão perfeita que às vezes parece que descreve grande parte do que sou...grande abraço! Obrigada!

    ResponderExcluir
  53. Muito direto, e bem real, pois eis que surge mais uma virtude, tu não invejas ninguém nem em sonho. Sou mais seu fã ainda, pois deve existir tanta gente querendo ser quem elas não são. Parabéns adorei essa reflexão.

    ResponderExcluir
  54. Respostas
    1. Seu carro "não vence a curva..."
      Sonho que o meu nunca pára.
      Vai entender...

      Excluir
  55. Poxa,

    sonho com o meu paizinho também... saudades enormes dele!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  56. Poxa,

    sonho com o meu paizinho também... saudades enormes dele!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  57. Humberto aqui no MS...!!!! Valeeew !!! Aguardamos ansiosamente!

    ResponderExcluir
  58. "Sonhe o sonho dos outros e você terá inimigos...
    Sonhe o sonho com os outros, então você não será um inimigo."

    ResponderExcluir
  59. "Eu não aguento mais... Um dia a mais, um dia a menos. São fatais, pra quem tem sonhos pequenos. Sonhos tão pequenos, Que nunca têm fim."

    Macapá/AP Espera por você Humberto Genssiger!

    ResponderExcluir
  60. Simplesmente fantástico! O melhor que li até hoje. Simples, porém com vivências e significados intensos...

    ResponderExcluir
  61. Sábias palavras no final caro poeta musico.
    A nossa realidade, os nossos sonhos, sempre são melhores, porque são nossos :)

    Ps. Fiz uma resenha de um livro seu que acabei de adquirir e já o devorei rs, espero que goste.
    Ps² Venha para Assis/Sp novamente. Adoraria seu autógrafo neste livro que gostei tanto.

    http://lieresumi.blogspot.com.br/2014/02/resenha-nas-entrelinhas-do-horizonte.html

    ResponderExcluir
  62. Realmente sonhamos o que desejamos. E que paisagem linda!!!

    ResponderExcluir
  63. Me identifiquei com o terceiro paragrafo.Meus sonhos também são simples(nem tanto,te conhecer quem sabe,ganhar um autografo quem sabe, tirar uma foto,quem sabe),mais o importante é não deixar de sonhar.

    ResponderExcluir
  64. Sonhos tao pequenos que nunca tem fim... eu só queria saber... o que vc foi fazer... no meu caminhoooooo... eu nao consigo entender... eu nao consigo mais viver sozinho...

    ResponderExcluir