Fragmentos (124)

Para onde vão as personagens quando se fecha o livro? Antes da introdução e depois do fim, por onde andam?

Pela janela do avião vi Romeu e Julieta, bem velhinhos, tomando um sol de outono num banco de praça. Riam lembrando-se do tempo que tiveram que ficar parados fingindo morte antes de levantarem-se, sacudir o pó das roupas e seguirem pra vida. Eterna. Enquanto dura.

(*)

Somos bombardeados por esta palavra - amor - desde a barriga da mãe. Apesar de não ter um som bonito, a ela foi destinado simbolizar o que há de mais sublime. Como consequência deste bombardeio, nos sentimos íntimos de algo que, a princípio, desconhecemos. Sim: também o amor é um aprendizado. E ninguém garante que aprenderemos a tempo de...

(*)

Si vis pacem, para bellum (se quer paz, prepare-se para a guerra), provérbio latino do século quinto , embalou os sonhos de quem apostava que a garantia contra o holocausto nuclear na guerra fria era EUA e URSS estarem igualmente armados até os dentes.

Tolstoi, na sua jornada para tornar-se um santo louco, muito antes do mundo se dividir em dois, verbalizou o que sempre esteve no ar (antes da primeira página e depois da última) : se queres paz, esquece a guerra.

É isso, né Yoko?

(*)

War is over if you want it... and so this is christmas and what have you done. 

Então é Natal. Já!?! Sim, agora me lembro: ele já tinha aparecido de soslaio no xópim de Balneário Camboriu quando fui autografar Insular e 6 Segundos de Atenção alguns dias atrás. Mas só hoje, quando me pediram para escrever "Feliz Natal" num Insular que vai ser dado de "amigo secreto", me dei conta de que ali, logo ali, depois da curva, está o fim do ano.

E que ano! Precisaria de 365 dias para contar tudo que rolou em 2013! Como naquele conto (Borges? Calvino? Li mas já não lembro a autoria) em que o personagem queria um mapa em escala 1:1. Um mapa do tamanho do que mapeia, de que serve?

(*)

Na sua imobilidade, por contraste, a árvore é o elemento da natureza que mais deixa claro a passagem dos ciclos. Folhas abundantes no verão, economia de meios no inverno. E tudo que há entre os dois. A cada ano.

No natal (calma, na verdade falta tempo!), vou ter que me segurar para não colocar enfeites e bolas coloridas nesta, tão presente em 2013:



Bah 01: na correria só deu tempo de transcrever alguns fragmentos que, antigamente, estariam escritos em guardanapos da Varig ou sobre anúncios da revista Bass Player (meus papéis favoritos para fixar ideias).

Agora, uso o correio eletrônico para guardar as ideias. Sim, mando emails para mim mesmo.

Bah 02: fragmentos... melhor do que um mapa 1:1, né?

Bah 03: quando passei por BH em 2011 escrevi este texto: BH/HG .

Desde então a história seguiu. O capítulo mais recente foi o pré-lançamento da tour Insular. Nesta sexta volto à cidade tocando mais músicas novas, com cenário, com o trio afiadíssimo... feliz.

abraços
19nov2013

56 comentários:

  1. Mestre Humberto !!!
    Um gênio das palavras !!!

    De seu grande fã Iuri Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Agora sim começou a semana ...valeu

    ResponderExcluir
  3. Nao consegui acessar o texto. Minha conta nao tem privilégios. Com mais alguem aconteceu isso?

    ResponderExcluir
  4. Feliz?
    Feliz estou eu, por poder assistir um show seu em BH, podendo apreciar a mesma cia que apreciei dia 28/06/2008, em Varginha-MG!

    Minha primeira vez em BH será para um show desse trio maravilhoso!!!!

    Seus fragmentos, é o que nos completa!!!

    Até quarta, querido ídolo!

    ResponderExcluir
  5. Sabe o que é melhor no texto Alemão? É que vc está feliz! Seja bem vindo a Minas novamente. Este é vc em outras esquinas... mas no mesmo Clube. O clube de Lô, Milton, Tiso e outros.

    ResponderExcluir
  6. Herdou o talento geográfico da mãe. E eu uso bastante em minhas aulas. Na minha vida tbm. Principalmente na fase difícil que estou passando. Obrigado pelas sabias palavras

    ResponderExcluir
  7. Eu também mando e-mails pra mim mesmo kkkk
    Bem mais seguro pra guardar trabalhos acadêmicos.

    Tá chegando o #GessingerDay2013 \o/

    ResponderExcluir
  8. Uau!

    E o que posso deixar aqui para expressar amor...
    Espero ansiosamente o bate papo em Ribeirão!!!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. mestre, tenho seus livros aqui esperando pelo seu autógrafo!! Cadê a data de um show ou uma noite de autógrafos aqui pra Londrina-PR?? Estamos sentindo sua falta!!

    ResponderExcluir
  10. Não há semana ruim que não se ajeite com tuas palavras.
    Obrigada, mais uma vez e desde sempre, mestre!
    P.s.: Campinas-SP te espera na Fnac! ❤ (ansiosamente)

    ResponderExcluir
  11. Que bom que transparece felicidade, desejo que 2014 seja ainda mais prospero. Valeu abs Marcelo Serrano

    ResponderExcluir
  12. Belo texto...


    Estarei no show...(Como trabalho de Roadie para uma banda cover de Rock nacional aqui de BH que inclusive interpreta bem as músicas dos Engenheiros do Hawaii tive que arrumar um sub quase que não consegui mas agora está mais que sacramentado...) Estarei no Show para da sequência dos vários shows que assisti desde de a época do A Revolta dos Dândis...(Estou ficando velho também heheh mas com a mesma energia e emoção de outros tempos, para ir aos teus shows.
    Pena que não vou poder ir na noite de autógrafos na quinta-feira aqui em BH...Mas tudo bem já comprei o livro autografado. Abraços e até sexta, Humberto.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Fragmentos... jornais cheios deles. Os deste espaço tem muito mais relevo ;-)


    Curioso, pois 2013 (tá, na verdade isso começou em 2012 ainda) foi um ano em que os fragmentos me rondaram, quase uma perseguição. Sinais lidos em notícias por aí...

    Rascunhos... alguns viram histórias, outros são mais interessantes quando ficam só no fragmento.

    Meu blog é só deles. E não é por preguiça. Adoro escrever, falar, refletir, debater...

    Boa semana, bom trabalho. E hoje vou fazer coro com a chatice: Show de Insular no RJ!!! Marca, vai?! A entrada (gravação do Palco MPB) já não sustenta, precisamos do resto do churrasco ;-)

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, caro Humberto!

    O bom é que sempre há fragmentos a serem contados. Nossa alma os reserva, quase sempre, com fidedignidade.

    Transcrever em guardanapos? Muito bacana! Coisas de escritor!

    Até que as cortinhas de 2013 se fechem, que seja assim: Sucesso gerando sucesso... Por momento, reservo os "votos" para 2014... (risos)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Esse amor nos faz acreditar que, depois do fim de ser bombardeado por alguém, aprenderemos algo sobre ele, até vir outro alguém nos bombardeando novamente, nos exigindo tudo de novo, mas de um jeito diferente. É quando percebemos que não aprendemos nada e ninguém realmente garante que aprenderemos a tempo. Legado zero, ou quase isso. É a vida nos pregando peças.

    Grande texto...ainda tenho planos de estar em BH dia 22!
    Vai ser um showzaço!


    ResponderExcluir
  17. De fato, fragmentos que nos complementam.

    Eu adoraria ver essa árvore cheia de seu enfeites e bolas coloridas, rs. Daria uma bela fotografia em comemoração ao FiftyGessingerDay, haha.

    Nao estou me aguentando de ansiedade pelo show de sexta! E com certeza irei à sessão de autográfos. Tudo planejado! Ainda me arriscarei a te entregar um "mimo".

    Até quinta! ♥

    ResponderExcluir
  18. P.S.: Tambem nao consegui acessar o texto. :l

    ResponderExcluir
  19. Tudo está parado ganhando a enquete? E eu desejando Segura a onda, DG. :P

    Linhas lidas, hora de dormir. Tava sentindo falta de pegar o texto assim, ainda na calada da noite.

    ResponderExcluir
  20. Opa, tchau radar ganhando. Tudo está parado é prata. Sinto um forte indício desse resultado resultar dos shows, lembro de ambas no Recife. rs

    ResponderExcluir
  21. O lugar q tu mais curte tocar é MG! falaverdade!rss Mas ta certo, terra boa, sou suspeito pra falar.. abcs

    ResponderExcluir
  22. Há há, sempre me achei louco por mandar emails pra mim mesmo. Hoje não sei se tive certeza que sou louco ou se isso é normal...

    ResponderExcluir
  23. Eu queria ser esse amigo secreto, ganharia um presentão rsrs

    ResponderExcluir
  24. Mais um ótimo texto, obrigado HG.
    Incrível, mais um Natal chegando!!
    O tempo passa e a gente nem vê.

    ResponderExcluir
  25. Você já viu o ladrilheiro assentar caquinhos de cerâmicas e o resultado ficar muito bom? Há também a montagem de uma imagens a partir de fragmentos, como pixels. Sim, fragmentos, quando são bem unidos e possuem alguma relação entre si, sempre deixam o todo mais belo que a parte.

    ResponderExcluir
  26. Feliz de acompanhar essa história, que faz parte da minha!
    Até sexta!! :-)

    ResponderExcluir
  27. ahahahahahhaha...que legal! Também envio e-mails pra mim mesmo pra guardar meus textos!!

    A proposito, sexta to garrado no chevrolet hall. Vai ser meu primeiro show de algum trabalho seu.

    A expectativa tá a mil!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Humberto,

    Não terá sido à toa tal mosaico: fragmentos que em continuum expressaram a importância de um ciclo que fecha e que satisfaz, permitindo que outros passos aconteçam.

    Meio século chegando... luzes de afeto... 365 ao fim... arte-ofício quase rito de passagem. Tudo tão intenso e bonito.

    Abraços de quem passou este ano incrível contigo.

    ResponderExcluir
  29. Humberto, sou uma grande fã sua, mas não escrevi aqui para dizer isso. Só queria dizer que mesmo escrevendo apenas esses pequenos fragmentos de texto, foram fragmentos ótimos! Não escrevo tão bem, mas mesmo assim, gostaria de lhe dar os parabéns por todas as obras/fragmentos de obras escritas que publicas e não me deixas deixar e ler um(a) sequer.

    ResponderExcluir
  30. Sidnei Rodrigues - SP19 de novembro de 2013 13:22

    São Paulo na espera pela passagem do Trio - Insular.

    ResponderExcluir
  31. Em Balneário foi ótimo sua presença, SC espera ansioso por vc novamente.Boa semana

    ResponderExcluir
  32. Querido Humberto!
    Estou sempre por aqui e apesar de ter a necessidade de expressar quando gosto de alguma coisa ( e eu gosto muito das coisas que faz há muito tempo) com você tem sido diferente; leio os livros, leio o blog, ouço sem parar o Insular, promovemos maravilhosas discussões, meu marido e eu, sobre seus textos e suas letras... mas ainda não havia escrito nada por aqui. Sempre tinha vontade de escrever, mas eram tantas coisas que gostaria de lhe contar, afinal, você faz parte da minha vida há um bocado de tempo sem nem saber! Queria, na verdade, dividir com você seus melhores momentos na minha vida! Contar como fomos apresentados, como nossa sintonia foi evoluindo, como essa história se desenrolou, enfim, como me sinto orgulhosa em ser sua fã.
    Mas, agora, gostaria apenas que soubesse que há cerca de dois meses, meu marido e eu, estamos ansiosos planejando nossa viagem pra BH. Estamos há aproximadamente 400km de BH. Sairemos quinta, no começo da tarde, direto pra Livraria Leitura, e sexta, assistiremos seu show pela quinta vez! A ansiedade é grande porque já faz uns quatro anos que não temos a oportunidade.
    Somos um casal apaixonado por você desde que nos apaixonamos! E essa conexão que você estabelece com a gente, é incrível de sentir e de viver!
    Obrigada e até quinta!
    Nathália e Luiz Carlos
    Bah único: quando comecei a namorar Luiz Carlos, há treze anos, ele já tinha descoberto você! Ele te descobriu na adolescência. Por algum tempo, acho que você fez dele um rapaz meio confuso, levemente perturbado, rsrsr, mas, suspeito fortemente de você , ao longo dos anos, ter contribuído, de alguma forma, pra ele ser hoje um cara muito interessante e uma delícia de se conviver!
    No ano passado, na nossa festa de casamento, ele tocou e cantou 3x4. Foi bem lindo! Acho que você curtiria. Pensamos em te convidar, mas achamos que, como estávamos no interior do estado do Rio de Janeiro, perto demais das capitais, você não animaria! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por fazer parte, sempre, das melhores partes!

      Nathália

      Excluir
    2. Prezado Humberto,

      Não sei quais são os seus critérios de leitura e resposta aos textos postados em seu blog, nem se esses critérios são revisitados de tempos em tempos, mas, sinceramente, textos como o do casal Nathália e Luiz Carlos merecem um tratamento especial do artista. Na minha humilde opinião de quem o admira pela arte do seu ofício.

      Excluir
    3. Querido Carlos Bianchi
      Adorei sua sugestao! Rsrs
      Estou aqui sorrindo, lendo seu comentario. Feliz e emocionada pelo carinho de um desconhecido.Grande abraço!
      Nathalia

      Excluir
    4. Querido Carlos Bianchi
      Adorei sua sugestao! Rsrs
      Estou aqui sorrindo, lendo seu comentario. Feliz e emocionada pelo carinho de um desconhecido.Grande abraço!
      Nathalia

      Excluir
    5. "Valeu por fazer parte, sempre, das melhores partes!"

      Linda Frase! Postei até no Facebook rs
      Abraço

      Excluir
  33. HG dia 22/11 em BH por favor inclua a "nem mais um dia", seria demaisssss juntamente com todo o Insular...estaremos juntos e misturados....
    Que Venha sexta-feira logo!!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  34. Esses fragmentos gessingerianos me completam...

    Obrigada, por existir e me fazer existir ;)

    ResponderExcluir
  35. Genial como sempre! Pena que não vai dar para adimira lo em BH :-(

    ResponderExcluir
  36. HG em BH! Que ótimo!
    Grata pelo carinho com os mineiros.
    Até sexta!

    PS:
    Hoje ouvi um comentário legal: "Milonga" tem força de "Infinita Highway".

    ResponderExcluir
  37. Grande Humberto
    Texto maravihloso
    Ainda fui presenteada assistindo Álbuns CLássicos do EngHaw hj pela 3ª vez rs'
    Quando vc vai tocar pelo Rio de Janeiro? De preferência por perto da região dos lagos ou serrana?
    Estou louca pra assistir um show seu pela 1ª vez rs'
    Bjão e uma boa semana

    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  38. Olha 1berto, este ano foi especial mesmo! Li vários posts seus, recebi o Insular autografado! dei 1 Insular pra minha irmã de presente "sem motivo algum" ou com vários motivos que ainda não sei, sei lá! Vi teu show aqui em Rio Grande, vi o lançamento do Insular em POA!, MixTV + Agora é tarde, quem sabe pinta Insular em Bagé!!! Minha Terrinha e que sei, tanto te agrada tbém! abraço e vamos em frente..."Sem Pressa...Pra Sempre". ,

    ResponderExcluir
  39. Quando sera q poderemos ver esse clip???

    ResponderExcluir
  40. Quando sera q poderemos ver esse clip???

    ResponderExcluir
  41. Eu ainda na dúvida se vai dar pra chegar em BH a tempo. Se não der tempo (Governador Valadares não é tão perto), que o tempo traga HG com Insular a GV em breve!

    ResponderExcluir
  42. Sem palavras para descrever o quanto seu show foi maravilhoso! Sabe com que eu fico feliz? Em saber que vivi na mesma época que você, para ter alegria de te ouvir cantar. Você faz e fez parte do meu passado e presente.Sempre!

    ResponderExcluir
  43. 1berto não sei se já te fizeram esse tipo de convite, mas vem morar em BH???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a Andreia, vem morar aqui em BH!!! Uma coisa posso te garantir, o coração dos mineiros é seu.!!!

      Excluir
  44. "Para onde vão as personagens quando se fecha o livro? Antes da introdução e depois do fim, por onde andam?"

    Só sei que nunca mais lerei um livro sem fazer o questionamento acima!

    Adoro você @1berto! É sempre o cara que defendo em meus papos de boteco! :D

    ResponderExcluir