"somos um bando e muitos outros" (114)

Chegou setembro e, com ele, chegaram às minhas mãos os primeiros exemplares do Insular. Na semana passada foi a vez do Seis Segundos De Atenção. Valem para o disco os comentários que fiz no post anterior sobre o prazer zen (prazen?) de autografar.


Analogia inevitável: há um tempo para semear e um tempo para colher. Foi um semestre de intensa criação e agora chegam os frutos.

Mas algo descarrilha o trem da analogia pois o que parece ser só semeadura também é colheita. O processo criativo, por si só, já recompensa emocionalmente, não depende do futuro. E o que parece ser colheita (a chegada de disco e livro) também é semeadura. Disco e livro chegam à outra ponta - ao ouvinte, ao leitor - como frágeis sementes buscando solo generoso e fértil.

Na natureza, os estágios de semente, flor e fruto se diferenciam pelo tempo que os separa. Na arte - pela arte - as três fases podem conviver no mesmo objeto, na mesma hora. O todo nas partes. O universo num grão de areia.  Início, meio e fim no mesmo instante.

em vez de dividir
esquartejar, esfarelar
a modernidade líquida
todo sólido que desmancha no ar
melhor saudar aquele janeiro de 85
longe demais de qualquer lugar
e celebrar este setembro
insular

No que se ouve e no que se vê (e também no que não se ouve nem vê: nos bastidores) juntei um bando de gente especial no Insular. Talentosos e afim de viabilizar e levar ao máximo suas artes e ofícios. Gente muito diferente entre si mas que guarda uma semelhança: colocam a mão na massa sem esconderem-se da vida real atrás de teses. E sem deixar que a realidade por vezes dura demais da vida iniba o sonho.

Taí! Várias ilhas conectadas, um arquipélago musical do qual cada ouvinte que entrar na onda também fará parte. Estão todos convidados.

Making Of 1:

Making Of 2: 

Disco físico:

iTunes:

73 comentários:

  1. HG ...Quando que a stereophônica
    Inicia as entregas do 6 segundos????

    ResponderExcluir
  2. Eu ia esperar o meu cd chegar, mas a curiosidade não deixou.
    Acabei de comprar na Apple Store. =D

    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insular na Apple Store: http://migre.me/fVDdx

      Excluir
    2. Eita carência, tu puxar o link da tua página do facebook, em vez de inserir o link direcionando para a applestore. :) rsrsrs

      Excluir
    3. Putz, vou ter que gastar $$$ com terapia ! =)

      Excluir
    4. rsrsrs verdade, sai mais barato o face mesmo. bjkas *.*

      Excluir
  3. Terça sem texto não é terça.

    ResponderExcluir
  4. Aciosa pelo Seis Segundos De Atenção chegar, espero que essa semana chegue ... ÓTIMO texto, como sempre

    ResponderExcluir
  5. Livro chegou!!!! Na ânsia comprei sem direito a autografo.... Mas insular personalizado esta a caminho!
    Show

    HG vc merece todos os aplausos!
    Parabéns sua semeadura (colheita?!) agora vai ser colhida (semeada?!) nos corações de quem viaja na suasensibiltdade, franqueza, beleza...

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Enquanto a linguagem, os relógios e os calendários seguem um tempo linear, nossos sonhos, nossos desejos e a arte brincam com ele, esse traço entre dois pontos.

    Ando perturbando Seu Ademir, o porteiro. "O correio já passou?"...rs.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Imagino a alegria do Gessinger ao receber em mãos, todo trabalho bem feito durante meses.

    Aguardando ansiosamente pra receber essas duas obras primas: "Insular" e "Seis Segundos de Atenção".

    Humberto, galera De Fé Cariri te espera aqui na região! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho espetacular !!!

    Aprovado !!

    Comprei pelo itunes e já escutei fantástico album!! Não consigo parar de escutar.
    Muito obrigado pelo capricho nesse album!!!
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  9. Não aguentei esperar o cd...baixe na appstore....ouvindo...viajando...emocionando...
    Depoius escrevo mais....ta muito bom ouvir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de fazer a mesma coisa... Passei uma semana ouvindo tchau radar....muito bom!!!

      Excluir
  10. Agora q eu ouvi...o finalzinho de Plano B é o que vc chamou de coda foda?! Foda não...FODASTICA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava catando esse seu comentário...rs... genial essa coda foda, fodástica, né?! ;-)

      Excluir
  11. O melhor de seu texto é perceber que além da analogia explícita, numa leitura mais atenta, sempre se pode encontrar muitas outras. É um barato, a cada relida, perceber como se forma esse tecido. É por isso, por esse cuidado, que o processo criativo recompensa emocionalmente. Deleite! Bom setembro insular! E que tenhamos sempre a possibilidade de realizar essa travessia.

    ResponderExcluir
  12. Estou tão ansiosa que preferi comprar o livro e o disco sem autógrafo. :( rsrs. Um dia tu assina, num desses encontros casuais. Ou posso guardar bem guardadinho com carinho e daqui umas décadas será raridade um livro e disco teus sem assinatura. :)) rsrsrs bjusss seu lindo. :)

    ResponderExcluir
  13. Prometi q só vou comprar o novo livro/CD qdo HG vier para São Paulo e interior (região de Campinas, Piracicaba) ... tem fã demais aqui esperando faz anos e nada ... e já gastei muito dinheiro com ele (livros, CD, DVD e camisetas) ... acho q merecemos mais atenção !

    ResponderExcluir
  14. Como sempre, humilde e poético! Estaremos todos ouvidos para o insular.Boa sorte Bjus

    ResponderExcluir
  15. Hoje sendo meu aniversario merecia ouvir o INSULAR o dia inteiro, só que não, ainda não chegou, rsrs.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ao nosso poeta. O cara é de mais.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, é incrível como HG tem sempre algo a acrescentar na minha vida. Sempre uma frase que me descreve...
    "O processo criativo, por si só, já recompensa emocionalmente, não depende do futuro." e "E sem deixar que a realidade por vezes dura demais da vida iniba o sonho."
    Exatamente como me sinto. Pessoas ao meu redor não entendem esse prazer e o Humberto tão longe e tão perto vem falar justamente disso. Minha eterna gratidão e admiração a essa afinidade!
    Não esqueça de Belém do Pará na tour =)

    ResponderExcluir
  18. O meu CD deve estar por aí, nesta "fornada", to na pilha pra receber aqui! abraço, gostei do texto, de novo.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Mas eu tbm converso sozinho?!

      Excluir
    3. Sim, Marcelo. Você é retardado por natureza.

      Excluir
    4. Até ficaria, mas tenho que ir. Tchau.

      Excluir
    5. Tchau. Tenha um bom dia.

      Excluir
    6. Obrigado. E que seu dia seja tão bom quanto o meu.

      Excluir
    7. Pode ter certeza que será.

      Excluir
  20. Valeu Beto, arrasou como sempre, o que seria da nossa geração, das que aí estão, das que virão, se sua produção artística não começasse em janeiro de 85, e que permaneça pra sempre, valeu abs,
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  21. Do que mais me orgulho de ser um seguidor fiel de todo o seu trabalho(Humberto Gessinger)além de tantas coisas que envolve tudo...Desde emoções, descobertas, conhecimentos adquiridos e até mesmo frustrações, desde que comecei a seguir a banda ali por volta dos meus 14/15 anos (E hoje bem mais velho mas ainda sentindo as mesmas emoções, claro que de forma bem diferente)É, o orgulho de saber que seu trabalho é super sincero, é dessa coisa que você manteve sempre de não se vender...Ao grande sistema mercadológico. Imagina nos dias atuais que a coisa está mais desagradável ainda, tendo que assistir você misturado a esse pobre sistema para fazer teu trabalho chegar a quem quer seja??? Nossa! Seria horrível. Então, assim tenho muito orgulho de ser um dos privilegiados que vai ouvir e ler esse teu magnifico trabalho que caminha a margem do grande sistema de divulgação velho e novo atual mercado...Claro que é natural aparecer em alguns canais de mídias Revistas/Internet/Rádio/TV(deve de ter alguns ainda sinceros...) E, porque estou dizendo tudo isso: Parafraseando meu grande ídolo HG ... Eu diria que...Algo me diz que este novo CD vai ser ter um grande impacto sim! Porém vai ser somente entre aqueles que realmente admiram e conhece toda a história que envolve os Engenheiros e HG. Longe de mim querer ser tipo um desses visionários etc, estou me baseando no que pelo que ouço e vejo por aí ( é só uma humilde previsão...)E, acho isso muito bom! Que fique assim mesmo...somente para aqueles que realmente gostam. E, uma das coisas que me leva a pensar sobre, é... o fato de trabalhar num estúdio de gravação e na produção técnica de algumas bandas, bandas essas que trabalham muito com os anos 80/90, são bons músicos e tal...e o público super antenado, inclusive vejo alguns desses músicos tocando bons covers de algumas músicas dos Engenheiros do Hawaii, pô! Nenhum desses caras e até o público que é mais genérico...mas gosta de rock, se quer sabe do Insular...Conheço pessoas também que adoram Engenheiros...Mas, nem sabe das outras fases, e sobretudo sobre o Insular. Enfim...(Ta tudo e todo mundo muito diluído...Mas isso é um assunto para horas de debate né...? E nem é necessário, arte não é política, a questão financeira é que muitas vezes aproxima a arte da política...) Bom...falei demais já né...(E posso também estar completamente errado hehehe...)risos. Então é isso aí! E já fiz o pedido do cd com direito a autógrafo...Muito afim de ouvir... Um Grande abraço direto de BH...Humberto! Valeu!

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Agora que publiquei que vi o quanto ficou grande o comentário(Ao menos visualmente). Geralmente gosto de fazer pequenos comentários, mas acabei me deixando levar pela empolgação.

    ResponderExcluir
  23. Sidnei Rodrigues - SP3 de setembro de 2013 13:33

    Que venha o CD e livro ....
    Show em São Paulo Já!!!!

    ResponderExcluir
  24. Esperando para ter os meus "discos e livros" pessoalmente autografados. E são Paulo? Não entra na agenda? Parabéns por mais esse maravilhoso, poético,e como sempre inquietante trabalho.....Até!

    ResponderExcluir
  25. 1Berto Gessinger NATAL-RN te espera de Braços Abertos não esqueça de Natal em 2011/2012 você veio com o PV não nos Abandone em 2013 que já esta quase acabando e por favor fale do DVD ou BLURAY do INSULAR eu gostaria de saber se a Tour que foi feita antes do Lançamento do Insular vai virar DVD e se teremos esse DVD antes do NATAL em NATAL kkkkkkkkk
    os Cinquenta estão batendo na porta amigo de fé

    ResponderExcluir
  26. Putz, já faz uns 30 dias que estou esperando o Insular bater na minha porta. Já tive o prazer de ir em 2 shows dos Engenheiros, simplesmente fantástico. Apenas tenho a frustração de ainda não ter conhecido você Humberto pessoalmente. Uma certa vez num show do pouca vogal que você fez aqui em Londrina não pude ir por falta de R$, foi tenso, e o pior é que dias depois encontrei um amigo que foi nesse show e ele começou a me mostrar as fotos com você e me contando de como o show estava bom. Caraca, fui eu que apresentei os Engenheiros e o Humberto Gessinger a ele, foi tenso mas o meu dia vai chegar! Hj o meu maior prazer é cantar músicas suas com a minha banda, banda ROCK CAFÉ! grande abraço e espero o meu Insular e poster autografados!

    ResponderExcluir
  27. Ansioso pra colocar a mão no INSULAR e viajar nas canções.Não ouvi nenhuma música do novo disco pra não quebrar a magia de ouvir todas pela primeira vez :D
    Obrigado Humberto por existir

    ResponderExcluir
  28. Assim como nos velhos tempos, adoraria assistir ao seu show em SP...quando você virá?

    Keila

    ResponderExcluir
  29. O meu cd e meu livro ainda não chegaram ,estou super ansiosa ...HG vc é demais ,com certeza vou ler o livro todo no mesmo dia (como fiz com os outros)impossível parar de ler ...e o cd ...vou ouvir...e ouvir ...e ouvir ....

    ResponderExcluir
  30. O meu cd e meu livro ainda não chegaram ,estou super ansiosa ...HG vc é demais ,com certeza vou ler o livro todo no mesmo dia (como fiz com os outros)impossível parar de ler ...e o cd ...vou ouvir...e ouvir ...e ouvir ....

    ResponderExcluir
  31. O meu cd e meu livro ainda não chegaram ,estou super ansiosa ...HG vc é demais ,com certeza vou ler o livro todo no mesmo dia (como fiz com os outros)impossível parar de ler ...e o cd ...vou ouvir...e ouvir ...e ouvir ....

    ResponderExcluir
  32. Gessinger... e de fés... Conheça meu blog:

    http://magisdiligit.blogspot.com.br/

    Bah!
    E obrigado.

    ResponderExcluir
  33. criatura e criador nada pode ser maior,simplesmente humano seu trabalho é gratificante e nos passa luz e clareza . sendo feito com amor e paixao já é sucesso......rj.

    ResponderExcluir
  34. criatura e criador nada pode ser maior,simplesmente humano seu trabalho é gratificante e nos passa luz e clareza . sendo feito com amor e paixao já é sucesso......rj.

    ResponderExcluir
  35. criatura e criador nada pode ser maior,simplesmente humano seu trabalho é gratificante e nos passa luz e clareza . sendo feito com amor e paixao já é sucesso......rj.

    ResponderExcluir
  36. Acho legal as analogias que HG utiliza em seus trabalhos. Interessantes. E as coincidências também; por exemplo, a logo do disco insular lembra a logo da brandili...a foto da capa lembra a foto do solo HG3... acho interessante. Tudo se mistura... nada se separa!

    ResponderExcluir
  37. CARA VC É UM ÓTIMO SEMEADOR E TENHA CERTEZA QUE AINDA EXISTEM MUITAS MENTES FÉRTEIS, QUERENDO SER SEMEADAS.

    ResponderExcluir
  38. Sr HG,

    Como eu estava planejando, adiquiri o Insular pelo itunes. Foi minha primeira aquisição nesse formato, até por que se tivesse comprado o CD iria ter o trabalho de "ripar" pro PC, pro celular, pro pen drive do carro... A pena é não ter como pegar teu autográfo nos bites que chegaram em questão de minutos pra mim.

    Minha surpresa é que as músicas que eu achava que não iria gostar, são as que eu não consigo parar de ouvir.

    Segura a onda DG, com aquela introdução a la "The Boxer (Simon e Garfunkel)" é uma das minhas preferidas.

    Parabéns pelo disco!

    ResponderExcluir
  39. Parabéns! Um primor! Letras preciosas, músicas emocionantes, imagens carregadas de significados... Todas as linguagens mostram muito o cuidado que já estamos acostumados a relacionar às suas obras (embora eu suspeite que as últimas beirem a perfeição). Até o título do CD, e a maneira como está grafado, dizem muito sobre a energia emocional e racional que carregam. E, tenha certeza, jamais passarão despercebidos! Emocionante!

    ResponderExcluir
  40. sigam o 1berto no instagram

    @humbertogessingeroficial

    fotos atualizadas dos shows etc...
    só pra quem é fã de verdade do melhor compositor de todos os tempos ^.^

    ResponderExcluir
  41. Humberto é o colírio para meus ouvidos! Rsss ... valew pelo INSULAR, uma obra e tanto! Passe adiante a receita aos nossos músicos brasileiros para que possamos ter mais discos assim! FPAzzini

    ResponderExcluir
  42. Opa! iTunes, já comprei e já devorei! Esperando a turnê passar na minha porta... Campinas vai rolar?

    ResponderExcluir
  43. Alessandro F. Duarte8 de setembro de 2013 19:49

    Parabéns pelo trabalho Humberto, amanha vou até o Shopping Mueller - Jlle/SC te dar um aperto de mão!

    ResponderExcluir
  44. Eis-me aqui: solo generoso e fértil!!! ;)

    ResponderExcluir
  45. Vamos dar uma "tocada" antes do doc 1berto!

    []´s
    Leonardo Lima/RS
    www.ufrgs.br

    ResponderExcluir
  46. Bah tchê! "bão de mais sô"!!!! Tá uma delícia ouvir, curtir, memorizar pra cantar junto, pra cantar no show... Rola Pouso Alegre? Abs

    ResponderExcluir
  47. Acho que não existe palavras que possam sair da minha boca para descrever o que sinto quando te ouço ou leio algo que você escreveu S2

    ResponderExcluir
  48. INSULAR: É Como Vinho quanto mais velho melhor(Caralho como estou ficando velho),isso mesmo o Insular é assim de milongas ao folk gaucho. Sempre pressa - Pra sempre,Prenda minha foi bom te encontrar... Bora!Chegou a hora de Atravessar a travessia Valeu HG

    ResponderExcluir
  49. Olá pessoal Aconteceu uma coisa engraçada comigo aqui não sei se aconteceu com mais alguém ao colocar o cd Insular no meu notebook, as músicas começaram a tocar certinho mais a lista de reprodução tinha nomes diferentes percebi então que eram as músicas do cd Gessinger, Maltz e Licks. Engraçado né Bora ouvir esse cd então que também é muito bom

    ResponderExcluir