Simples Assim (117)

Pássaros construíram um ninho na minha janela. Na correria do dia a dia só notei a obra quando já estava pronta. Estaria ali desde sempre? Nah...  Certamente houve um início, vários voos trazendo material e a sabedoria inconsciente de dispô-lo de forma certa. Gostaria de tê-los observado trabalhando.

Pássaros construíram um ninho na minha janela. Como se alguém quisesse me lembrar que a vida é simples. Como se adiantasse alguém anunciar coisas que temos que aprender vivendo. E viver aprendendo. Ainda que a vida seja simples, viver é complicado.

Na falta de um caminho visível, procurá-lo ou inventá-lo. Negociar com a matriz insensível que se repete como gota que pinga insistente da torneira fechada. Ver no ninho, mais que biologia, uma lembrança; pode ser exagero, pode ser necessário.

Não há escolha senão fazer escolhas até que uma delas traga luz e significado a tudo mais e passe a ser chamada de "inevitável".

Até que a mais absurda canção de amor faça sentido. Até que o mais profundo silêncio seja quebrado por uma palavra incompreensível sussurrada contra o vento por um desconhecido que passa em sentido contrário. Até que todas as previsões se realizem surpreendendo até quem previu.

Seja a vida, o viver, simples ou complicados, teses e discursos serão de muito pouca valia se não colocarmos a mão na massa. Mãos à obra, construindo ninhos ou batendo asas.

na folha branca
metáfora de palha
entre folhas verdes
chamam-no João
mas ele nem sabe
Eu não precisava ter dito nada disso, né? Nada além da primeira frase. E última: Pássaros construíram um ninho na minha janela.

abraços
24set2013

89 comentários:

  1. Chegou meu insular, chegou meu 6 segundos .... agora estou em paz !!!!!
    Síndrome de abstinência de HG passou .........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por isso... É a pior espera!
      Estou passando por isso: faltam três livros que nunca chegam, para que eu possa lê-los na ordem em que foram escritos...

      ABSTINÊNCIA DE HG - essa é a definição!

      Excluir
  2. Cara, demorei para aprender que é vivendo e apanhando... Quero dizer: vivendo e aprendendo. Mas a gente nunca aprende, ou sempre aprende, ou só aprende quando acaba - mas depois que acaba, ninguém sabe... Isso me lembrou o poema José do Drummond que uma grande amiga me "remostrou" hoje! Eita universo interligado!

    "chamam-no João mas ele nem sabe": LINDO!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bah! Acho que meus olhos estão suando...rs

    Ler isso logo depois de uma reportagem sobre uma cachorrinha e seu sacrifício para alimentar os filhotes me faz ter certeza que é nesses seres que deposito minha fé. São eles que me fazem os olhos usarem e um sorriso aparecer.

    Valeu!

    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaso? Ato falho? Vai saber... Usarem = suarem ;-)

      Excluir
  4. Simplicidade cativante. Belíssimo texto e incrível a perfeição da natureza!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu não concordo! Precisava dizer tudo, por que é puro lirismo! Por que estamos sempre esperando para ler e para comprovar o que já sabemos: suas palavras são sempre cheias de significado. E de sentimentos! Que bom que escreve!!! Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto... Pode falar de uma vida toda, falando somente sobre onde uma vida começa...

    Abraços Gessinger!!!

    ResponderExcluir
  7. Belo texto! Como sempre simples e complexo! Abraço

    ResponderExcluir
  8. lindo texto como sempre. as vezez nao enxergamos coisas simples da vida.ah natureza sempre nos surprendendo.obrigado humberto

    ResponderExcluir
  9. Quem faz esses desenhos ? Por exemplo, esse ai de sandália e baixo verde. Tu tem que colocar um F.A.Q nesse blog.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo... Que a simplicidade dessa cena e a sabedoria dessas palavras inundem nossos corações! Bjus

    ResponderExcluir
  11. Que lindo... Que a simplicidade dessa cena e a sabedoria dessas palavras inundem nossos corações! Bjus

    ResponderExcluir
  12. Bah, tenho ficado sem palavras... lindo demais apenas!

    ResponderExcluir
  13. Esse texto me trouxe uma sutileza que a tempo não sentia nos seus textos... Seria um tempo para reparar... ou uma sensibilidade de mudança de ciclo? Acho que tb estou em dos dois... Pois me emocionou mais que o normal!

    ResponderExcluir
  14. Uma estudante de jornalismo está fazendo um trabalho baseado em histórias de fãs com seus ídolos, e ela me perguntou em que você mais me influenciou...falei algumas coisas, mas poderia muito bem ter apenas colado o link desse post pra ela...

    Obrigada por me dar a esperança de que ser simples de coração, é o caminho mais gratificante!

    Boas coisas pra ti, querido ídolo!

    ResponderExcluir
  15. Simples, assim como observar detalhes ...

    ResponderExcluir
  16. Foda o texto, HG!
    Que pássaros, ninhos (quaisquer que sejam) continuem te inspirando. Porque depois de tocado pela ideia, você fala como pouquíssimos!

    Singular, esse texto!

    ResponderExcluir
  17. Vida simples sem pressa e pra sempre....

    ResponderExcluir
  18. Encerrar a noite com essas palavras não tem preço. Sábio é quem escreve de forma tão bela e de tão puro coração. Suas palavras por mais singelas jamais nos decepcionam e tocam fundo nossos sentimentos. Tu és demais! Beijoss

    ResponderExcluir
  19. Esse ato de dar atenção às coisas simples é o que me motiva. ''Deve haver alguma coisa que ainda te emocione..."

    Aprendi a observar nas entrelinhas e nos detalhes contigo, HG.

    ResponderExcluir
  20. "Construindo ninhos ou batendo asas" valeu loirão

    ResponderExcluir
  21. Pra quem passou o dia inteiro, pensando em motivos para que a vida faça sentido, ler esse texto é encontrar todas as respostas.

    Obrigado Gessinger!

    ResponderExcluir
  22. Bem por ai, mãos na massa, construir ninhos ou bater asas, seguir em frente, tá valendo!

    ResponderExcluir
  23. Uma vez tu disseste no Altas Horas: "Viver é fazer escolhas". Frase simples de difícil execução - viver e/ou escolher.

    E agora sim posso dormir.

    ResponderExcluir
  24. Agora podemos dormir tranquilo, depois de texto tão relaxante como este. Abraços 1berto :)

    ResponderExcluir
  25. Humberto, que texto!!! Há tempos não lia algo assim... talvez pela correria da vida e pela ansiedade de ver a segunda virar terça eu tenha deixado de perceber até os simples detalhes (que fazem a diferença!) dos teus textos... mas esse aí veio me lembrar do que me faz realmente te admirar e explicar o carinho enorme que tenho por você!!! =)))

    ResponderExcluir
  26. "Pássaros construíram um ninho na minha janela. Como se alguém quisesse me lembrar que a vida é simples" HG

    Foi um pássaro engenheiro que fez um ninho na sua janela !!!

    Será que até a natureza está querendo dizer algo sobre a volta dos Engenheiros do Hawaii ??? ...rs

    Ou talvez, incógnita da construção de um ninho não venha pra servir de moradia e sim, para gerar uma nova cria: Insular !!!


    Aguardando um show seu novamente aqui em Manaus - Amazonas
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era um pássaro arquiteto!

      Excluir
    2. Acho que é passáro Engenheiro !!!

      Mesmo assim, de qual curso mesmo era os Engenheiros do Hawaii ???
      Ah ! era arquitetura !!! hahaha

      Excluir
  27. Ha meses atras, passarinhos construiram um ninho na minha sacada. Vi o macho trabalhando, levando galho por galho para compor o ninho, e a cada volta dele ao ninho, a femea dava-lhe uma bicadinha ... uma graça!

    ResponderExcluir
  28. Que texto maravilhoso, Gessinger! Como sempre... Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Simples assim?
    Foi o ápice do dia!
    Pq deve haver alguma coisa que ainda me emocione.. =)

    ResponderExcluir
  30. Sr HG,
    Além da primeira e da ultima frase, não poderia faltar o "mãos a obra"...

    Boa semana a todos!

    ResponderExcluir
  31. Não há escolha senão fazer escolhas até que uma delas traga luz e significado a tudo mais e passe a ser chamada de "inevitável".
    teses e discursos serão de muito pouca valia se não colocarmos a mão na massa. Mãos à obra, construindo ninhos ou batendo asas.

    Até que todas as previsões se realizem surpreendendo até quem previu.

    Todo escrito acima tem a ver comigo, de ontem em diante, tem a ver com todos que faem boas escolhas...

    Vocação e ação, sonho e realização....

    Não se deu conta até que o chamem insistentemente pelo nome.Quanto à sua arte-ofício só Deus sabe se ele age por instinto ou consciência sábia de sua missão,

    Eles sentem-se felizes ao imitar e colaborar com o grande arquiteto na sua magnânimidade.

    ResponderExcluir
  32. Tem a cara da primavera esse texto... uma reflexão para entender o ciclo que se recomeça. Boa semana!

    ResponderExcluir
  33. Um belo texto pra respirar no meio do dia-a-dia! Valeu

    ResponderExcluir
  34. Humberto,

    Mais um belíssimo texto a ser inserido na minha lista de preferidos. Genial!

    Um grande abraço.

    Carlos

    ResponderExcluir
  35. "tá" ai uma grande análise de como as coisas passam por nós e agente só se depara e repara depois que já se passou e as vezes até já acabou!!!

    Um belíssimo texto para se refletir sobre nosso presente e não deixar passar nossos grandes momentos assim tão despercebidos como o ninho em sua janela!!!

    ResponderExcluir
  36. Texto sensível e interventor...

    Lembrou-me da poesia do Anitelli com o Leoni:

    NAS MARGENS DE MIM

    Eu me senti como um rei
    Me larguei, dormi, nas margens de mim
    Me perdi por querer, eu não fiz, não fui
    Me desaprendi

    Eu quis prestar atenção
    Tudo o que é menor, mais lento e baldio
    Deixo o rio passar tão voraz, veloz
    Me deixo ficar

    Quando o sol acena bate em mim
    Diz valer a pena ser assim
    Que no fundo é simples ser feliz
    Difícil é ser tão simples
    Difícil é ser tão simples
    Difícil mesmo é ser

    Me recolhi, fiquei só
    Até florescer
    Desapego e raiz, improviso e razão
    Canto pra colher, agora e aqui

    De qualquer maneira parte em mim
    Diz valer a pena ser assim
    Que no fundo é simples ser feliz
    Difícil é ser tão simples
    Difícil é ser tão simples
    Difícil mesmo é ser


    Abraços, ninhos e voos a todos!

    ResponderExcluir
  37. Leiam!

    http://magisdiligit.blogspot.com.br/

    Obrigado

    ResponderExcluir
  38. passarinhos fizeram ninho no buraco da parede aqui de casa. na verdade já é quase um ninho feito, menos trabalho pra eles, melhor =)

    ResponderExcluir
  39. Para a matemática aplicada eu concordo com exatamente tudo o que disseste. Mas sou da pura, aquela onde só funciona a abstração. Entendam que para um "purista", abstrato por si só, aplicar é apenas um desvio de percurso. Mas um purista trabalha tanto quanto um aplicado. A diferença é que o purista vez por outra traz ao aplicado coisas de suas teorias tão estudadas. O aplicado faz insistentemente o já estudado. E pra quem nem matemática usa só enxerga o engenheiro que levanta arranha-céus e não entende a beleza de um purista!

    Valeu o texto, meu ídolo. Sim, entendi teu texto, mas me inspirei em um trecho que falas da insensibilidade pra escrever meu comentário. Valeuzaço

    ResponderExcluir
  40. Acho que o mais legal de observar os animais na natureza é perceber que, a despeito da aparente gravidade de nossas preocupações, eles seguem com a vida real, alheios às nossas neuroses. Todos os dias, acordar cedo, lutar pela vida e buscar perpetuar a espécie. Todos os dias assim, até deixar de ser. E pronto. Enquanto nós contamos as nossas moedas e planejamos o nosso futuro. Lindo texto, como sempre. Obrigado Humberto!

    ResponderExcluir
  41. Simplesmente incrível!!!!!!!!!! Que texto, HG. Sem você saber ( ou talvez sabendo) com esse post você salvou minha manhã de terça-feira, salvou meu dia, meu mês de setembro, minha vida... O que eu tenho a lhe dizer: "Muito obrigado!" Acho que você vai entender. Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Humberto, com certeza a vida é simples, difícil é vive-la de fato, num mundo egoísta e hipócrita, o que fazer ??Inevitável...Viver e buscar a liberdade, felicidade e paz. Valeu abs.

    ResponderExcluir
  43. o engraçado é que toda vez q leio um texto seu aki, imagino sua voz (delicada, suave, incrível) lendo palavra, por palavra .. esse texto combina perfeitamente com a sua voz perfeita. Te amo HG. Se Deus ajudar te vejo no sabado na Liv Cltura.

    ResponderExcluir
  44. Impressionante! Belo Texto, traduz tantas coisas...Nos passa tantos ensinamentos... Um texto desses muda completamente minha visão das coisas depois de lêr logo pela manhã de terça...

    Grande Abraço! Humberto... Parabéns pela inteligência e sensibilidade....

    ResponderExcluir
  45. Lindo texto Humberto!Ontem meu cd e livro chegaram ...quanta emoção ...chorei até ,você é D+++++++++++.Grande abraço,volte logo a Ipatinga-MG !!!!!

    ResponderExcluir
  46. Nesse texto só faltaria o ninho na minha janela... As vezes você é tão eu que me assusta!

    ResponderExcluir
  47. Pessoal: sempre grato pelos comentários! Valeu a companhia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos não entrava na roda. Que bom que apareceu!
      Bacana saber que fibras ópticas também podem unir afetos.

      Excluir
    2. Ontem mesmo me perguntava se você achava tempo pra ler os comentários aqui =) Tantas coisas no seu dia a dia, e saber que você ler é ainda mais especial pra gente!
      Falo por mim, mas acho que todos aqui pensam a mesma coisa.

      Excluir
    3. SIMPLES ,NAO IMPORTA SER IMPORTANTE SUA CRIATIVIDADE VAI ALEM DE UM SIMPLES ROCK IN RIO .NAO FICA PRANTO NUNCA , MELHOR PRA NÓS . COMO HG CANTA THAU RADAR VAMOS ADIANTE.........RJ.

      Excluir
    4. SIMPLES ,NAO IMPORTA SER IMPORTANTE SUA CRIATIVIDADE VAI ALEM DE UM SIMPLES ROCK IN RIO .NAO FICA PRANTO NUNCA , MELHOR PRA NÓS . COMO HG CANTA THAU RADAR VAMOS ADIANTE.........RJ.

      Excluir
  48. Bah! Adorei...
    Lá em casa também fizeram um ninho! Foi uma pombinha, há mais ou menos 25 dias e em cima do motor do ar condicionado hehehe

    Como estudo em outra cidade, vou pra casa só nos finais de semana... e ainda assim consegui acompanhar todas as etapas!
    Vi a formação do ninho (onde minha mãe colocou os "materiais" em uma cestinha pra que não tivesse perigo de cair); os ovinhos, a pombinha chocando... os 2 novos filhotinhos, alimentação... tudo!

    Foi uma experiência muito legal!

    E neste último sábado, chegamos na sacada pra ver as pombinhas... e cadê?
    Foram embora... aí foi aquele sentimento lá em casa! hehehe
    Pensamento do tipo "poxa, nem se despediram =("

    Chega o momento inevitável pra todos nós né... o de bater asas!


    Ótima semana pra todos! :)

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1097952_3373759600336_1968913448_n.jpg

    ResponderExcluir
  49. Sidnei Rodrigues - SP24 de setembro de 2013 13:33

    Simples como tem que ser.
    São Paulo na espera pelo show Insular!!!!
    Sábado estarei lá com livro na mão.

    ResponderExcluir

  50. Sofisticadamente "Simples Assim".

    Belo texto!

    ResponderExcluir
  51. Sempre escreves de forma a me dar esperanças pra continuar acreditando que cresci de forma coerente e gostando do artista correto. Obrigado pelas palavras semanais. Lindo texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  52. Humberto, suas palavras nunca me fizeram taaaanto sentido como hoje! tava precisando ler tudo isso, obrigada Mestre! Abraços

    ResponderExcluir
  53. Canção sobre João de Barro! boa heim 1berto?

    ResponderExcluir
  54. Li meio atrasado ou completamente... Mas isso de longe é tão importante quanto o fato de que quando eu ia começar a ler o player do meu celular tocava "Simples de Coração".. O que isso significou pra mim? Não sei explicar com palavras (:

    ResponderExcluir
  55. Vamos tocar Humberto... mais música, menos poesia... ainda aguardo a chance de uma jam!

    []´s
    Leonardo Lima/RS
    www.ufrgs.br

    ResponderExcluir
  56. Olá Humberto!
    Preciso compartilhar um sonho que tive contigo, porém é particular.
    Só pra você entender.
    Dificilmente sonho, e, pra sonhar com alguém, principalmente em se tratando da seriedade que se trata, preciso ser prudente. Sendo assim dou este primeiro passo.
    DEUS lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  57. Hey Alemão!

    Recebi hoje o envelope cor de bergamota!

    Ouvi o disco 2 x.

    Muito bom irmão germânico!
    Parabéns!

    E assim... Vou estar no show de Maringá!

    Por mim pode tocar todas!

    Um abraço!
    Até mais!


    Thiago Panichi


    ResponderExcluir
  58. Bah: 1nico!

    Vou torcer pro teu Grêmio hoje como um bom palmeirense!

    ; )


    o mesmo cara de cima!

    ResponderExcluir
  59. significou bastante nesse momento particular da criação do meu ninho. obrigada pelas tuas palavras!

    ResponderExcluir
  60. significou bastante nesse momento particular da criação do meu ninho. obrigada pelas tuas palavras!

    ResponderExcluir
  61. Dispensa comentários...

    Além de fã de Engenheiros do Hawaii, sou engenheiro e músico...e quando chego em casa do trabalho quase vivo também tento trocar os números pelas letras e escrever algumas coisas...

    Agagê...dá uma olhada lá!!!

    http://www.derepentescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  62. Humberto você tem que vir pra Campinas-sp!!!!!!

    ResponderExcluir
  63. Gessinger e sua venerável escrita perfeita! Show!

    ResponderExcluir
  64. Pra quem é capixaba e De Fé como eu.

    Divulgando: https://www.facebook.com/groups/1404755793077733/

    ResponderExcluir
  65. Certa vez, pássaros construíram um ninho na minha janela...vi, percebi, deixei ali...achei tão mágico o S. João...o problema veio então qdo a família toda veio morar na minha janela...pra que despertador quando se tem vizinhos assim tão espertos e despertos???

    ResponderExcluir
  66. Humberto Gessinger,

    eu sou Flávia da rádio CBN de Maceió e nós gostaríamos muito de uma entrevista com você, quando o mesmo se encontrar aqui na cidade para a Bienal do Livro. Por Favor, entra em contato conosco pelos emails maceiocbn@gmail.com ou pelo flaviayezzi2@hotmail.com. Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  67. Quero usar esse espaço para comentários pra dizer que não precisa dele...

    ResponderExcluir
  68. " Ainda que a vida seja simples, viver é complicado" Poeta Gaúcho admirado pelos mineiros.

    ResponderExcluir
  69. Humberto sou seu fã... Cresci ouvindo você. Se hoje componho é graças a sua influência. Eu comecei a tocar contrabaixo por conta de você também, desculpe a "rasgação de seda" mais sou realmente um tiete seu. Gostaria de talvez um dia, dividir o palco com você. Já consegui com os Raimundos e você é outro sonho - sem pederastia, é óbvio.
    Tem uma música minha que ficou entre os melhores musicais de 2011 em Portugal, chamada Hoppe Ignoration (esta no youtube). Se puder me agraciar com sua apreciação iria lhe agradecer para sempre.
    Forte abraço, W.agão Paiva

    ResponderExcluir