Profecias Autorrealizáveis - 95


Toda gravação envolve períodos de ociosidade, um monte de minutos no estúdio esperando ajustes no equipamento. Terrreno fértil para o surgimento de excelentes piadistas, imitadores, e contadores de causo entre músicos técnicos e produtores.

Gláucio Ayala é um exímio imitador. Alexandre Master faz comentários hilários (não é a toa que Hilário é seu segundo nome). Rafa Bisogno, apesar da pequena amostragem, parece ser do ramo, na vertente gaudéria. Cássio Araújo, meu roadie nos anos Steinberger, detonava meus ídolos - de Neil Young a Roger Waters - com tiradas ácidas e engraçadas. Adal e Luciano formam uma dupla tipo Beavis & Butt-Head, Cheech & Chong.

Carlos Maltz, com seu jeito rústico/sofisticado, é engraçadíssimo. Licks tinha um humor contido mas eficiente. O dia em que mais ri na minha vida foi quando, em meio às gravações do clipe de Exército de Um Homem Só, começamos a imitar manchetes de jornais portoalegrenses, precedendo em mais de 20 anos as sátiras d'O Bairrista. A gravação de um clipe costuma ser mais demorada e incomparavelmente mais chata do que a gravação de uma música, mas neste dia ri tanto que me doíam as bochechas na hora de dublar.

O melhor de todos estes comediantes informais que conheci foi Maluly, produtor do OUÇA O QUE EU DIGO: NÃO OUÇA NINGUÉM. Ele chega ao requinte de nos fazer rir mesmo com piadas que já conhecemos.  Uma prova irritante de quão bem ele sabe contá-las é que, depois de rir muito delas, eu conto para outras pessoas e nunca surtem o mesmo efeito. 

Se não consigo fazer as anedotas do Maluly funcionarem oralmente, seria maior o fracasso se eu tentasse escrever aqui uma delas. Mesmo assim, vou contar uma. Não pelo riso, que provavelmente não provocarei; mais pela sacada que ela traz embutida. Já não era nova em 88 quando gravamos o OUÇA O QUE EU DIGO: NÃO OUÇA NINGUÉM (tempos anteriores ao telefone celular), mas aí vai:

Um cara está dirigindo numa estrada deserta quando fura o pneu do carro. Abre o porta-malas e descobre que o estepe também está furado. Não passa nenhum carro na meia hora em que ele já está ali. Resolve caminhar até uma luz, lá longe, que ele presume ser uma casa, na esperança de que haja um telefone lá. Praguejando contra a má sorte, ele se põe a andar.

Enquanto caminha, pinta quadros sombrios na imaginação: e se não for uma casa? E se não tiver ninguém lá? E se o cara não tiver telefone? E se o cara tiver telefone mas não me deixar usar? Putz, tô ferrado!

Segue andando por uma hora, com a cabeça sempre naquela mesma vibe, sempre esperando o pior. Chegando à casa, ao passar pelo portão, ainda pensa: que saco, garanto que o cara vai reclamar que estou importunando! Que merda, se o cara não me deixar usar o telefone é um babaca!

Toca a campainha ainda ruminando: Que humilhação ter que pedir favor a um babaca!

Uma senhora idosa abre a porta com um sorriso bondoso e receptivo e... antes mesmo de dizer oi, ele dispara: pega este telefone e enfia no @#, babaca !!!

É uma bela definição de "profecia autorrealizável”, né? Todas são um pouco assim: constroem o futuro que fingem prever.
abraço
16abr2013

OUÇA O QUE EU DIGO
NÃO OUÇA NINGUÉM
Gigantinho, POA
20maio1989

82 comentários:

  1. Respostas
    1. Nas minhas indas e vindas, sempre gostei e desgostei de muita coisa, mas esse cara é eterno, obrigado por vc existir Humberto Gessinger, Me sinto privilegiado em poder ler e ouvir, seus pensamentos e sua musica...

      Excluir
    2. Tô contigo. Léo

      Excluir
  2. foda e pontual grande Gessinger #michael Ozanan

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Andei lendo sobre isso no PapoDeHomem...

    ResponderExcluir
  6. Rindo pra não perder a amizade uhasuhasuhasuhas :D

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mto bom!!!!

    ResponderExcluir
  8. Existe uma versão dessa piada com o lendário "Seu Lunga", personagem clássico (e dizem que real) no Nordeste. Mas o que ele manda enfiar não é o telefone...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Seu Lunga realmente existe e é realmente bruto. Finalmente pude estar com ele, fazer uma foto e ouvir um pouco de suas histórias no fim do ano passado. Ele tem uma pequena loja de usados no centro de Juazeiro do Norte, na Rua Santa Luzia. Logicamente, o folclore dá como dele toda história de gente bruta, hehe.

      Excluir
  9. ASHUASHUAHSUHASUHAUSHUAHSUHASUha
    Putz... eu ri!!
    HASUHAUSH

    Obrigada Gessinger!
    Abraços
    Amo

    ResponderExcluir
  10. Nunca pensei que fosse gargalhar tanto num texto teu, HG!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Carl G. Jung riria tb! Ele não tentaria explicar. Não dessa vez! ;)

    --------------------------

    Gostaria de deixar um afeto pra Cila. Que sempre é tão atenciosa!

    Abraço pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Concordo, SR. Toledo!

      E acho que o mais legal de tudo, é saber fazer piada de si mesmo. Ou rir quando somos a piada. Adorei o texto, que emplacou meu autorriso. É tão bom ser pateta inofensivo... O amor inclui transformar sentimentos duros em alegria, sem inibir ou punir, mas com ternura, como nesse texto...
      Jung e Freud diriam que rir é libido. Mas eu diria que é cura e liberdade. Muito prazer em falar com você: Aqui não é a Cila. Mas, logo logo ela aparece, pode crer! Como eu, que tento dar um chapéu/barrete/coroinha no/pro Mestre dos magos. creia, curto d+ essa interatividade...
      Abraçaços! E ouvidos focados: Beijaço!!

      Excluir
    2. Olá Sr(a) Anônimo! Welcome ; )

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. super texto...piadas sao sempre bem vindas...afinal rir é sempre o melhor remedio!

    ResponderExcluir
  12. É por isso que "as palavras têm poder".

    ResponderExcluir
  13. hehehe.....essa piada é um exemplo do Seu Lunga viu....http://pt.wikipedia.org/wiki/Seu_Lunga

    ResponderExcluir
  14. Mais uma segunda, firme no propósito.
    A preocupação nada mais é que um desgaste antecipado e por muitas vezes desnecessário.
    "...já vi o fim do mundo algumas vezes
    e na manhã seguinte tava tudo bem..."
    Está ai uma "profecia autorrealizável”.... hehe
    Obrigado por mais um "dedo de prosa" meu caro Gessinger.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. essa camisa não é do Grêmio :o hahaha

    ResponderExcluir
  16. É por isso que "as palavras têm poder".

    ResponderExcluir
  17. É por isso que "as palavras têm poder".

    ResponderExcluir
  18. É por isso que "as palavras têm poder".

    ResponderExcluir
  19. ^^ é sempre bom ler algo dos bastidores,coisa que não se vê na produção de um disco e tal...

    ResponderExcluir
  20. Humberto e o dom de escrever exatamente aquilo que preciso ler.

    ResponderExcluir
  21. Nossa que cara pessimista hein haha... Valeu Humberto forte abraço e até proxima terça...

    ResponderExcluir
  22. Ainda bem q Deus tem senso de humor, não é Humberto? Senão, o que seria de nós com todas essas nossas "profecias autorrealizaveis"? Poucos sobreviveriam... Abraços!

    ResponderExcluir
  23. não conhecia a piada, mas vi algo parecido em "Chaves". interessante, fazer graça é uma habilidade que todos tem.

    ResponderExcluir
  24. Eu não cheguei a rir com a piada, mas achei interessante o conteúdo filosófico embutido. É engraçado que as piadas que mais me fazem rir são aquelas bem bobas. Como trocadilhos, por exemplo. Essas que tem uma "moral da história" são mais food-for-thought e, consequentemente, menos engraçadas.

    ResponderExcluir
  25. Humberto, na escrita vc conta bem uma piada!

    ResponderExcluir
  26. Adoro o conceito de Profecia Autorrealizadora! Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem o poder das suas esperas e palavras.

    Falando em espera... muitos esperam G, L e M juntos novamente. Percebi certa nostalgia no texto de hj. Será!? rs



    ResponderExcluir
  27. No fundo ele sabia que alguém iria rir da piada rsrs.

    Abs

    ResponderExcluir
  28. Já conhecia a piada... Muito usada em cursos de venda em relação a atitude do vendedor...

    ResponderExcluir
  29. "Uma prova irritante de quão bem ele sabe contá-las é que, depois de rir muito delas, eu conto para outras pessoas e nunca surtem o mesmo efeito."

    Tão eu kkkkkk

    Boa noite Gessinger! Abraços #DeFéCariri

    ResponderExcluir
  30. Vou parar com essa obsessão de pensar demais no futuro. Vai que...

    Garanto que o carinha da piada, não curtiu nada do percurso até a casa, só pensando no que encontraria lá!

    É, HG! Teu texto/piada caiu como uma luva na minha vida!

    Gracias!!


    OBS.: Aaaah, podia me esclarecer uma dúvida né!?
    Ontem troquei uns tweets com o Paulinho Goulart. Ele disse que tem turnê com o Esteban esse ano, aí perguntei se tem com o TGS.
    Ele me disse que tem surpresa no decorrer do ano... fiquei mais curiosa ainda, né! Tens algo a declarar?? kkk

    Pedi pra que independentemente do que for, não esqueçam da fronteira do RS! Por favor, queremos vocês aqui!

    E se não for com o TGS, venha com tua turnê atual, please!

    Saudaaades de um show teu! <3

    ResponderExcluir
  31. Deve ser da hora o clima de gravações e tal... essa galera reunida... tem de rolar essas tiradas, mesmo!! abraço!

    ResponderExcluir
  32. Texto especial: meu pai adora contar essa piada. Mas em vez de procurar por um telefone na casa distante, o protagonista quer pedir um "macaco" emprestado. E em vez de uma senhora, é um senhor que abre a porta. O resto é igual...

    Abraços

    http://bloghugoalencar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. "Lembranças do futuro, que a gente imaginaava!!!"

    ResponderExcluir
  34. Esse vicio de ler o texto sempre no exato momento q é postado me fez acordar de uma febre. Ta! Eu li aos 0:58 da terça, mas li ne? E o Sr. Humberto me faz rir fazendo minha dor na garganta aumentar. Foi engraçada a piada. Nem tanto pela piada , mas de como tu contou. Me reconheci. Rsrsr cheiros querido! E boa terça!

    ResponderExcluir
  35. Só obedeça a lei da infinita highway...

    ResponderExcluir
  36. Fã do HG. Mas não consegui rir. Não por quem contou. Não gostei da piada mesmo.

    ResponderExcluir
  37. SE ESPERARMOS POR COISAS RUINS
    COISAS RUINS IRÃO VIR

    ResponderExcluir
  38. Grande Cássio Araújo! Gente boa prá caramba.
    Lembro que no show do Maracanãzinho, na tour do VV, na última música do bis, vc só cantou e ele fez as linhas de baixo.
    Nos esbarramos em Ipatinga.

    ResponderExcluir
  39. Sou dona disso: sofrer p antecipação....gostei da piada! =D beijos

    ResponderExcluir
  40. Dessa vez não deu HG.....capotei nessa madrugas, abonei um dia do seu blog por displicência!!!!!!!!!! rsrsrsrs...

    Grande abraço do interior de Sumpa, meu camarada!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Em 1985 o Humberto teria profetizado que tocaria em um Gigantinho lotado quatro anos depois?

    ResponderExcluir
  42. Muito Bom! Adorei! Grande abraço, ao cara que mais admiro e me trás inspirações, iluminação há décadas...
    Nada a ver falar isso...Mas todas as meninas que já namorei ou fiquei etc... começaram a gostar, de Engenheiro/HG por minha causa. Esses dias uma dessas ficantes antigas ligou dizendo toda vez que ouço Engenheiros lembro de você...(Legal! E, agora eu que já passo dos 30, tenho sobrinhas(os) com menos de 11 anos escutando engenheiros com muita atenção, tem uma de 5 anos que sabe cantar, a música O PREÇO, toda. Fico impressionado! É isso aí...Valeu! HG. abs

    ResponderExcluir
  43. Realmente a piada nao é má, mas eu já me autoinduzi a pensar que vc contanto ia ser sem graça e aconteceu, achei fraca, fraca. Valeu a intençao, mas me parece que esse nao é o seu ramo.

    Agora, nao imagino o Licks contando piada mesmo, naquele estilo engomado, parece um cara com um humor fino.

    Bom, o importante é ilustrar o que vc queria dizer com o titulo da postagem.

    Boa tarde de um seguidor

    ResponderExcluir
  44. Conhece aquela?: a piada do meu amigo é sempre a melhor! RSRS

    ResponderExcluir
  45. Foi muito boa sim. Eu costumo dar risadas com facilidade mas me arrancou uma boa gargalhada. Abraços!1

    ResponderExcluir
  46. A POLITICA NO BRASIL É UMA PIADA SEM GRAÇA. COMO UM FILME SEM GRAÇA.NA TV GLOBO SENDO REPITIDO VARIAS VEZES. AINDA BEM QUE TEMOS A OPÇAO DA INTERNETE ETC.....TODA VEZ QUE FALTA LUZ ALGO NOS FALTA,COMO O BOM HUMOR E A POESIA MUSICAL DA BANDA PREFERIDA .E A PROFECIA É PENSAR POSITIVO E SE CONECTAR COM O QUE HA DE MELHOR. EX:HG, ORAÇAO E SUA FÉ EM DEUS.

    ResponderExcluir
  47. DIA 27/04/2013 ,IPATINGA TE AGUARDA HG,MELHOR SHOW DO ANO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Nunca Gostei de anedotas uma ou outra tudo bem o problema é que esse pessoal que conta piada quando começa não para mais e isso eu acho um saco..

    Eu contando as horas para ver o novo show em Natal BR 101 saber noticias sobre o cd novo o livro novo e HG me vem com Piadas prontas kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  49. Se eu entendi bem, rolou uma saudadezinha do L e do M.. A piada foi só pretexto, né? hehehe! Já conhecia a piada, mas nos mostra o quão pé no chão deixamos de ser por estarmos voando em pensamentos! Boa semana, G!

    https://www.facebook.com/pages/Dinho-Fontanive/454860421266397?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  50. e o GLM nada de voltar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça meu caro, Maltz tá tramatizado e Algusto se isolou do mundo artistico.

      Excluir
  51. Humberto, boa tarde.

    Fugindo do assunto, eu gostaria de aproveitar este espaço no seu blog para fazer um simples pedido.

    Dois amigos e eu fomos na pré-estreia da turnê em BH na sexta, ficamos do lado do palco numa escada (fenômena por sinal hehe) e sempre que acabava alguma música nós gritávamos: "Pose, anos 90; Pose, anos 90..." em um determinado momento você ouviu e deu uma risada, achamos que iria tocá-la, mas infelizmente não tocou.

    Se fosse possível tocá-la no próximo show em Ipatinga/ MG ficaríamos muito gratos, pois também estaremos presentes.

    Abraços, muita saúde e que você ainda possa compor várias belas canções.

    ResponderExcluir
  52. Autoprofecia, alguém aí é vitima desse novo conceito-sacada de Gessinger?

    ResponderExcluir
  53. Obrigado pelo texto, me lembrou alguns amigos contadores de piadas que há muito tempo não os vejo. Vou ligar pra eles!
    Abração.

    ResponderExcluir
  54. TchÊ, oilé venga! Camarada... a piada é chata! Acho que ñ gostei, Acho que é muito grande. Acho que chorei. Tem que ler. Muito "ambrosia", special. Pra entender basta ler. Entendi. (Estou clicando...). Tem muita vírgula.
    Tem que por parágrafo. Vou lá, na internet. Num exagera...Mas. acabei lendo.

    Vou pular uma linha. Deixo ver quantos pontos eu dou pra isso...tá lélé!
    Afinal, seja breve, por favor.
    Pôe do meu gosto.Ta grossa.ta muléca.fantasiô. EnjuÔ.
    MasValeuCara.Foimal.
    (tô na angustia, onde é que eu pago o imposto?...sai da frentenuenrola)
    "Tiririca"

    ResponderExcluir
  55. como homorista vc é um ótimo cantor isso sim!!!

    ResponderExcluir
  56. bah nao tive a oportunidade de ir nos shows ainda mas como diz o ditado *NADA E NUNCA COMO A GENTE QUER QUE SEJA* espero que esse ano de tudo certo e vo ta acompanhando o seu trabalho

    ResponderExcluir
  57. Humberto faz um show aqui em Volta Redonda !!!sou muito sua fã ... tem apenas 13 anos , e nunca tive a oportunidade de ir a um show seu !! serio mesmo ficarei super feliz si vier aqui ! bjs !

    ResponderExcluir
  58. Oi Humberto, o Rafa Bisogno é um assador de primeira e sabe umas receitas(gastronomia) ótimas! Abraços

    ResponderExcluir
  59. Respostas
    1. Sim... é uma camisa do Avaí, da decada de 80 se nao me engano..

      Excluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Humberto você e o melhor musico do brasil! tenho 21 anos e sou sua fã des de criancinha... Me lembro a primeira vez que ouvi seu cd... tinha acabado de chegar da escola e minha irma estava ouvindo musica na maior altura, eu entrei em casa e fui direto ao som... fiquei sentada no sofá pensando...Legal! gostei! des então não parei mais. Minha irma tinha pegado cd emprestado e quando ela devolveu tive que suar para conseguir comprar o meu. Ainda consigo sentir a emoção de quando cheguei em casa com meu cd 10 mil destinos nas mãos. Vc tem razão... a primeira vez e especial. Bjos de sua eterna fã. Pry

    ResponderExcluir
  62. Aqui tenho uma piada para vc...
    Havia um kra que para chegar em sua casa tinha que passar pelo cemitério. Mesmo sendo adulto ele morria de medo de passar por la sozinho a noite. Um dia saindo tarde de uma festa teve que ir embora sozinho, quando estava chegando perto do cemitério resolveu parar e esperar que alguém passasse para ele acompanhar. Derepente ele percebeu que um senhor caminhava em sua direção, cumprimentou educadamente e perguntou se podia acompanha lo, o senhor aceitou sua companhia e os dois passaram pela rua do cemitério conversando tranquilamente, ate o rapaz meio envergonhado lhe disse:
    - o senhor e muito simpático, mais lhe devo uma explicação de porque pedi para lhe acompanhar
    - Nao precisa meu jovem...
    - insisto, sabe eu pedi para lhe acompanhar pois nao queria passar sozinho por essa rua, pois tenho muito medo de gente morta!
    - nao se preocupa... também tinha quando eu era vivo!

    ResponderExcluir
  63. dilatando a memória na degeneração Gessinger...

    ResponderExcluir
  64. Camisa do Avaí fc de Floripa mestre? Melhor compositor do Brasil. Eu aprendi certa vez que mesmo que você conheça a piada dê uma oportunidade a pessoa que conta, ria novamente!

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir