Êta mundão véio sem porteira - 94

A TV estava ligada sem volume. Eu prestava atenção desatento. Como se observasse, hipnotizado, fogo numa lareira. Sem saber por que nem desde quando, tocava Negro Amor no acordeon. Ali estava, na real, meu foco. Longe do jogo do campeonato inglês.

Fora das quatro linhas, nos painéis eletrônicos de publicidade em volta do gramado, caracteres do alfabeto chinês me surpreenderam. Ainda mais quando foram substituídos por palavras de alguma língua árabe. O que estariam anunciando aquelas letras chinesas, árabes, num estádio europeu para um sul-americano? Eram mesmo letras? Não faço a menor ideia. Pequeno grande mundo!

(*)

A FIFA vetou o uso do nome Mané Garrincha no Estádio de Brasília durante a Copa do Mundo. Segundo a prepotente organização multinacional com finalidade estritamente lucrativa, não é nome consistente para uma competição internacional. Êta mundinho que cresce e fica cada vez menor!

(*)

Boa Constrictor é o nome científico da boa e velha jiboia. Serpente sem veneno. Mata suas vítimas no aperto, sufocando-as. Fecha o cerco pacientemente apertando a presa um pouco mais cada vez que esta expira. Inspirar, expirar, inspirar, expirar... até que... ciclo interrompido.

(*)

A Primeira Guerra Mundial - tida por muitos historiadores como a, proporcionalmente, mais sangrenta de todas - parece, hoje, briga de vizinhos muito parecidos. As questões e as diferenças agora são tão maiores e mais complexas. Eta campo de batalha que aumenta e encolhe sem parar!

(*)

O próprio universo - dizem - se contrai e expande. Só o amor - sinto - tem sempre e para sempre o tamanho exato. Eta coraçãozinho pequenão, grandinho!

(*)

Dilatação e contração. Um fole respira. No sofá. Com a TV mutada. Algum jogo do campeonato inglês como testemunha.

corpos em movimento
universo em expansão 
o apartamento que era tão pequeno 
não acaba mais

(*)

bah nada a ver com o texto: seguindo a série de encontros e reencontros que a gravação do INSULAR proporcionou e a tour proporcionará, nos próximos shows Fernando Aranha estará conosco. Na real, este bah até tem algo a ver com o texto: Negro Amor estará no repertório.

E seguem os ciclos, o pulso, a respiração.

Bienvenido Compañero Araña
Welcome Aboard
abraço
9abr2013

97 comentários:

  1. Respostas
    1. BAHH!!! HG, seria mera conhecidencia ou resultados de ciclos, Texto 94 e hoje se 9/4 ? Beijos

      Excluir
    2. Esse Blog do HG está à cada terça que se passa piorando.
      uns textos sem criatividade, cada vez + banal.

      Excluir
    3. Faz o seguinte, cara. Não ler, não acessa.
      A vida é assim. Quando a gente pode evitar algo que nos incomoda, que não nos surpreende, quando a gente pode fugir ao que e de quem nos ofende, do que e de quem em nada nos preenche, a gente simplesmente dar tchau e vai embora.

      Eu gosto do Blog.

      Excluir
    4. não só gosto do blog como tambem adora as postagens ...muito massa valeu Umberto Gessinger

      Excluir
    5. Tem uns malas que andam de blog em blog criticando a tudo e a todos. Vão procurar algo para fazer!

      Excluir
    6. Pra quem não gosta do blog e engole o desfecho do mensalão vão se Fux!

      Marlus Chelucci, Rio. RJ.

      Excluir
  2. Com Negro Amor no repertório??? Agora pra ficar perfeito só falta você escrever que vão começar por BH!!! É pedir muito? Não, né!!! =)

    ResponderExcluir
  3. ''A medida de amar é amar sem medida''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num violão, num início de amizade, num negro amor sem fim rs

      Excluir
  4. sempre exepcional :D

    ResponderExcluir
  5. Por motivos pessoais me propus um voto de silêncio por um tempo e, por mais que me cocem os dedos (rs), só passei para ler um bom texto e carimbar minha contínua admiração pelo artista.

    Abraço.

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Num emaranhado de palavras sempre surge uma mensagem.

    ResponderExcluir
  7. Sempre adorei essa sua roupa branca!!!!!

    heheheh

    Grande Aranha!!!!

    ResponderExcluir
  8. mas que bah !!!!!!!!
    bahhhhhhrrrrrrrrbaridade tche !!

    ResponderExcluir
  9. Negro Amor no acordeon... Pago pra ver e rever!

    Abraços #DeFéCaririnse

    ResponderExcluir
  10. "Segundo a prepotente organização multinacional com finalidade estritamente lucrativa". Por essas e outras tenho me decepcionado cada vez mais com o futebol. Esporte qual é/era minha paixão desde meus 7 ou 8 anos. Cada vez que me lembro disso, me vem em mente o primeiro texto do "Nas Entrelinhas do Horizonte", sobre o "dia que deixei de ser criança". Cada decepção que tenho ao ver as sujeiras do futebol, o mundo como um todo, deixo de ser criança.

    ResponderExcluir
  11. Gosto dessas coisas abstratas...
    Boa semana, mestre. Ansiosa pelo show aqui em Biguaçu, até lá!

    ResponderExcluir
  12. Negro Amor em Ipatinga.... vejo em SC =)

    ResponderExcluir
  13. Mais um aniversário acompanhando Gessinger.
    Que honra esse tal nove de abril cair numa terça. Que honra conhecer, ouvir e ler Humberto.

    ResponderExcluir
  14. Ahhh que texto bonito...

    pronta pra começar a semana...

    Abraços Gessinger!!

    ResponderExcluir
  15. Feliz com a participação do Aranha! Mais feliz ainda se vier em algum show em Fortaleza!
    Boa terça e traga logo o Insular pra nós!
    Cheiros

    ResponderExcluir
  16. O "dono" do Manchester City, hoje, é árabe, por isso as propagandas em árabe.
    Torço pro City na Liga Inglesa.
    Queria torcer para um clube de Manchester, por causa das bandas favoritas, Joy Divison e New Order. Por isso, escolhi o mais fraco. =)

    Nos esbarramos na estrada.

    We are the City.

    ResponderExcluir
  17. isso me lembra quando vejo a shakira (colombiana) cantando em inglês que é uma Gypsy.
    cabe a nota de rodapé: que o solo é feito por um banjo e no clipe ainda temos o espanhol rafael nadal http://www.youtube.com/watch?v=C1QoMyOTsUc

    ResponderExcluir
  18. Que ótimas notícias, Aranha e Negro Amor.
    Agora só falta fazer um show aqui por perto de Formiga-MG

    ResponderExcluir
  19. Eta! Esse "bah nada a ver com o texto" foi ótimo. Teus textos estão cada vez mais ricos. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Queria ver Negro Amor como no DVD do 10.000 destinos... É demais!

    ResponderExcluir
  21. Já escutei que a mídia confecciona a moda, o momento... e que um dia fizeram do rock, produto; e o venderam bem. Até mesmo pra quem não é muito fã do estilo - roqueiros de bandanas até acabar o "carnaval".

    Só acho que os cabras domadores da grande massa, não esperavam que o "movimento" fosse ressuscitar alguns (mesmo que poucos) pensadores.

    Taí... um bom motivo pq acho que quando o sertanejo universitário sair de moda, venham outros estilos pintar pelos comerciais... daquele canal.

    -----

    Mas mesmo que não entendam o que estão escritos nos letreiros árabes nas beiras do campo... os "manipuláveis" vão fazer tatuagens com escritas da mesma grafia.

    O "DO IT YOURSELF" é uma impulsão pro colo dos donos, presidentes, etc.

    -----

    Grande Fernando Aranha! Fiquei feliz por sua volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS: Outros estilos, menos o rock. (eu acho).

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  22. Otimo texto como de costume, talvez o fato de que a fifa nao queira apresentar o estadio com o titulo de mané garrincha seja porque o nome mané garrincha nao eh muito "sonoro" e talvez nao emplaque na midia exterior... A e fiquei feliz pelo aranha e pela musica "negro amor" principalmemte se for cantada/tocada com aquela garra do que era o engenheiros a um tempo atraz hehe... Forte abraço e até a proxima terça mestre Humberto!

    ResponderExcluir
  23. Muito feliz com a chegada do Aranha.
    Quanto ao futebol, e muitas e muitas coisas que a "Jibóia" tem sufocado e engolido nesse grande pequeno mundo, só resta uma frase de um poeta que anda por aí pra expressar o que não me faz deixar de acreditar:
    "por amor às causas perdidas".

    ResponderExcluir
  24. Sou muito fã do Araña!!! Ele fica a turnê toda???

    ResponderExcluir
  25. Boa escolha o Aranha! Acho que é o único guitarrista dos Engenheiros que não me fez sentir saudades do Licks. Tem personalidade própria, energia boa, é ele mesmo, não uma imitação de alguém. Boa sorte ao Aranha na Turnê! Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. É combatente....assim como tempo atrás reparei q muitos acertaram o nome do teu novo projeto, dessa vez foram mtos q apostaram na participação do Carlos M.!!!!Erroneamente!!!!!
    Aqui neste espaço, vc escreveu algumas vezes q gostaria d tocar com os outros 2 "daquele" power trio; honestamente: não creio q ainda possa t ver tocar com Augustinho, com todo respeito aos outros guitarristas q t acompanharam palco a fora/noite a dentro!!!!
    Boa semana e aquele abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. pensei que encontraria com Margaret Thatcher nessas linhas...

    ResponderExcluir
  28. Tá de sacangem Humberto, era melhor ter chamado o Luciano Granja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  29. Aranha? Ta de sacanagem né HG?? Comtanto guitarrista que passou pelo enghaw e tu escolhe ele??? Ah... provavelmente como os outros são BEM melhores devem estar trabalhando em algum projeto, ja o Aranha...

    ResponderExcluir
  30. Risque outro fósforo , outra vida, outra luz, outra cor...

    ResponderExcluir
  31. Aranha pode ser uma pessoa agradável e gente boa, mas sinceramente, foi o mais fraco guitarrista que tocou com Gessinger. Na minha opinião, analisando não só a técnica, mas também a composição, Licks é o primeiro, P. Galvão é o segundo, Granja o terceiro e Aranha o quarto. O Tavares ainda está em análise, mas acredito que pelo menos na frente do Aranha ele já tá(não encaro a musica como competição, mas gostar mais de um do que do outro eh super natural)

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo das 09:13, Deluqui tá no 2º lugar dessa lista aí.

    ResponderExcluir
  34. Apenas uma observação, o nome científico da jiboia está escrito errado.. em itálico está ok, mas o segundo nome deve ser com letra minúscula.

    E essa turnê quando vem pra Ponta Grossa, tchê?

    ResponderExcluir
  35. Negro Amor e Novos Horizontes ! Amo.
    Humberto!
    Com Aranha, sem aranha... se for vc e uma gaita apenas, São José dos Campos te aplaudirá em pé.
    Estamos ansiosos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Muito legal tudo isso! impressionante! Vossa capacidade de sintetizar tantas coisas de uma forma super inteligente!
    Quem me dera ser assim ...risos.
    Tomara que nao demore muito a nova tur voltar em BH.
    abs

    ResponderExcluir
  37. Reginaldochavesjunior@hotmail.com9 de abril de 2013 11:41

    Humberto, estou indo de Teresina - Piauí ao seu show em Joinville- SC, em termos proporcionais é como se você viajasse à China para um Show de uma banda que gosta muito ! Eta Brasil Grande ! Sou seu fã desde que nasci ! um forte abraço ! Reginaldo Chaves Júnior

    ResponderExcluir
  38. O que a tal globalização nos faz e traz?

    Um cara faz uma versão do Dylan, outro vende "made in Taiwan" nas esquinas. Há aquele que compartilha a 180° com todos e, ao mesmo tempo, só...

    "No ar da nossa aldeia
    Há rádio, cinema & televisão
    Mas o sangue só corre nas veias
    Por pura falta de opção

    As aranhas não tecem suas teias
    Por loucura ou por paixão
    Se o sangue ainda corre nas veias
    é por pura falta de opção

    (...)

    No dia-a-dia da nossa aldeia
    Há infelizes enfartados de informação
    As coisas mudam de nome
    Mas continuam sendo o que sempre serão"

    Questões me revisitam a partir do texto. Portanto, obrigada!

    ResponderExcluir
  39. e esse CD que não sai do Forno esse Livro que não chega nas livrarias e esse show que não chega em NATAL-RN

    Poeta Humberto você vai lançar o CD/DVD também em BLURAY que tem uma qualidade de áudio e vídeo bem melhor?

    existe a possibilidade de vc colocar como extras as musicas anjo da guarda, fabula, sagração da palavra e em paz?

    abraço

    ResponderExcluir
  40. Fragmentos de um mesmo tema, movimentos, expansão, retração, e mensagem codificada. Seria criatividade demais de um mero leitor, ou a sutiliza de quem tem a habilidade de dizer sem ter dito?

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  41. Insular....inspirar e expirar, pulsar!
    Assim estamos caminhando há séculos HG!
    Infelizmente para a expansão do ego e retração do original!
    A propósito boa escolha...Aranha!

    ResponderExcluir
  42. Aranha? Putz... Vê se deixa o volume da guitarra dele bem baixo pra não atrapalhar tanto. Pior guitarrista que já ouvi tocar, disparado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô anônimo, tu por acaso toca guitarra pra saber avaliar? Também sou guitarrista e reconheço que o cara manda muitíssimo bem! É criativo e toca com perfeição! Olha, ele não é um guitarrista tipo virtuoso, tem um estilo mais simples, mas ser virtuoso não é sinônimo de bom guitarrista. The Edge, por exemplo, não é virtuoso e é um dos melhores guitarristas de rock.

      Excluir
    2. Falou bem parcero!

      Excluir
    3. Serio velho? O Aranha não é bom guitarrista? E tu, em quantos shows tu já toco? Suponho eu que tu também tenha alguns CD gravados e lançados! Algum Acústico MTV? Se não, fez nenhuma dessas coisas tenha a descencia de não criticar quem vez!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. PRA QUEM CRITICOU O ARANHA, CHUPA ESSA AGORA:
      http://youtu.be/bruT9S3b4U4
      Tá mandando bem demais acompanhando o Gessinger Solo! Dá-lhe Aranha!

      Excluir
  43. passando aqui pra deixar um abraço, de quem ta ansiosa para ouvir teu novo trabalho....=)

    ResponderExcluir
  44. O Aranha é um excelente músico sim. Pra quem não sabe ele estava tocando com o Kid Abelha. Incrível como as pessoas reclamam, falavam mal do Tavares, agora o Aranha é a bola da vez. Primeiro escutem o som, sintam o show, aí depois critiquem, se é que algum de nós aqui tem moral pra criticar HG & CIA.

    ResponderExcluir
  45. "A cidade cresce e tudo fica cada vez menor..." Tão difícil é de conviver com esse mundo... sei lá, a mim é.

    ResponderExcluir
  46. Ainda bem que descobri o Blog do Humberto. Poesia é mesmo um porre, mas abro uma excessão pra poesia do cotidiano. E com toda certeza encontro ela aqui no BloGessinger.

    ResponderExcluir
  47. Êta noticia boa! "Negro Amor" no repertório, uma das minhas preferidas :) Agora só falta vir pra Belém.
    Aguardo ansiosa...

    ResponderExcluir
  48. Salve mestre Aranha! Tua presenca eh sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  49. O aranha autografou minha nota d R$ 2 num show en Criciuma/SC...hehe mto fera!

    ResponderExcluir
  50. TUDO EM EXPANÇAO MENOS O TREM DA SUPERVIA NO RJ.................E OS CARAS DE PAPO FURADO.

    ResponderExcluir
  51. TROCAM VIDAS POR DINHEIRO UMA SARDINHA EM LATA ,MAIS POR AMOR AS CAUSAS IMPOSSIVEIS SURFAMOS NO TREM DA VIDA...............

    ResponderExcluir
  52. O que trás alegria para todas as minhas semanas é poder, checar o blog no momento em que a segunda feira terça, e ler os teus textos. Isso é demais. Obrigada por continuar com essa proximidade conosco.

    ResponderExcluir
  53. Caraca!!! Fernando Aranhã...Assim como saí de Itabira p/BH...Sairei rumo a Ipatinga, 27/04..Valeu Humbertão!..Flávio

    ResponderExcluir
  54. Notas de um observador:

    1: "Aranha" é nome artístico ou não? É difícil não associar os dedos compridos e finos dele se movimentando no braço do violão com pernas de aranhas bailando por aí.
    Se é o nome ou se é a imagem que puxa o signo ao significado (e vice versa), não sei, só sei que é inútil ter certeza.

    2: A violência travestida faz seu trottoir em estádios de copas do mundo e nas questões de vestibular. (só pra rimar).

    3: Se a natureza das composições líricas se apoiassem na matemática pra fazer entender o jogo de contrários (+ com - = - ; - com - e + com + = +), não haveria poesia.

    4: It's All Over Now, Baby Blue .


    Abraço, HG. Obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
  55. coisas que só um poeta saberia mesmo associar. As vezes é melhor entender mesmo só o coração e o mundo a gente vai deixando, senão enlouquece! (:

    ResponderExcluir
  56. Com o Fernando Aranha e Humberto Gessinger não tem erro, vai ser muito bom, ótima escolha! PS: Faltou o Glaucio Ayala pra completar heim =]

    ResponderExcluir
  57. Humberto... Tu me faz permanecer acreditando em utopias. Nas mais singelas, inclusive. Sonhar uma outra sociedade, outra forma de distribuição de renda... São "sonhos tão pequenos, que nunca têm fim".

    ResponderExcluir
  58. Humberto já está falando tipo mineiro. Vem pra cá cumê pão de queijo cum um cafezin com leite. Uma ótima semana para você, mestre!

    ResponderExcluir
  59. Porra Humberto !
    Queremos um "power trio" , queremos um som básico, o show tava tão legal, mas lá vem vc estragar...
    Não queremos outros musicos na turnê, queremos sim esse trio do 1º show.

    "os tempos são outros, os erros os mesmos..."

    ResponderExcluir
  60. Humberto... um pensador sobre as grandezas e as banalidades do cotidiano que abre portas pra quem quer pensar sobre o que quiser.................

    ResponderExcluir
  61. Não estou reclamando do aranha tocando violão, só que ninguem lembra que violão não é guitarra!!! Alguem lembra do Aranha tocando guitarra no show em Sobral-CE em 2007??? Sinceramente... digno de pena...

    ResponderExcluir
  62. Aranha Humberto? Ta de sacanagem....É melhor mesmo voltar para seus livretos.

    ResponderExcluir
  63. Já fui muito mais romântico e apaixonado pelas canções do HG, pelo trabalho, pelas bandas e seus integrantes... Mas devo admitir que acho o Aranha fraquinho em relação aos outros guitarristas que já tocaram com o HG... Se fosse o Granja, ou até mesmo o Galvão, que não participa desse disco, acho que agradaria mais, não só à mim, mas como ao público num geral... Mas, quem deve se agradar é o dono do show, no caso, HG...

    Espero que pelo menos os solos fiquem por conta do Tavares, porque os blimblimblins que o Aranha fez nos acústicos deixaram à desejar...

    ResponderExcluir
  64. Alguém saberia me informar como posso entrar em contato com o empresário do HG para ver a possibilidade de um show.
    Quem tiver alguma dica pode entrar com contato comigo pelo e.mail: gislaine@cenecistanh.com.br
    Agradeço.
    Gislaine Krüger
    CNEC - Novo Hamburgo - RS
    Fone 3556.3434

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.estreiaproducoes.com.br/website/pages/artistas-humbertogessinger.php

      Excluir
  65. humberto foi,é,será sempre revolucionario com uma causa, pois ele ama oque faz .e oamor é eterno..............sempre sera sucesso com qualquer formaçao. tem luz e paixao pela arte. RJ.

    ResponderExcluir
  66. humberto foi,é,será sempre revolucionario com uma causa, pois ele ama oque faz .e oamor é eterno..............sempre sera sucesso com qualquer formaçao. tem luz e paixao pela arte. RJ.

    ResponderExcluir
  67. I'm thinking about you and estoy a te encontrar.... Rebeka

    ResponderExcluir
  68. O repertório já devia estar lindo... Com Negro Amor então... :)

    ResponderExcluir
  69. A ELITE PARA OS MAIS FRACOS . ALUZ .NESSE NEGRO AMOR SOCIAL E MEDIOCRE. ELETISTA + humano esse é humberto com uma causa social e faz a diferença .AVOZ ATIVA. A TROCA DE ENERGIA POSITIVA NESSE MUNDDO NEGRO E HIPOCRITA................RJ.

    ResponderExcluir
  70. oi, "gis, brakumo" (em Esperanto...)

    ResponderExcluir
  71. na parte que descreve a jiboia, quase fiquei sem ar pensando no ato,... Inspirar, expirar, inspirar, expirar... até que... ciclo interrompido.


    ufa..

    bjão Humberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na China, até fazem sopa de cobra................!

      Excluir
  72. Adorei o blog, as postagens sobre Insular, os temas e os assuntos. Sou meio suspeita para esse tipo de comentário porque sou apaixonada pelo seu trabalho. Mas achei que deveria deixar aqui meu apoio incondicional ao seu trabalho seja musical ou escrito (se bem que os dois se confundem entre si).

    ResponderExcluir
  73. "Negro amor estará no repertório", melhor parte do texto.

    ResponderExcluir