O Espírito do Tempo - 89


COISAS DAS QUAIS EU POUCO ENTENDO 
E SOBRE AS QUAIS EU POUCO DEVERIA FALAR
PARTE 2 -  ZEITGEIST


Pois não é que o papa renunciou!?! A especulação sobre os motivos vai desde a falta de energia física e mental, natural fruto da idade avançada, até cinematográficas tramas que envolvem sexo e dinheiro. Onde está a verdade? Num dos extremos, no meio termo ou lá e cá?

Fico imaginando o lado pessoal, o momento - na solidão do seu alojamento, de pijamas - em que Joseph deu uma olhada o espelho e... o que viu?


(*)

Em It’s All Right Ma (I’m only bleeding), Dylan canta que “até mesmo o presidente dos EUA deve, às vezes, ficar nú”. Não é o melhor verso da canção, mas, nas inúmeras gravações ao vivo, sempre é o que causa maior reação do público. O que resta de humano nas pessoas que detém tanto poder é uma questão que sempre fascina.

Eu sei, caro leitor, a renúncia do papa, nesse mundo onde a timeline gira adoidada, é assunto antigo. Por que falo disso agora? É que tenho meu próprio tempo. Na verdade, todos temos. Apesar de muitos ignorarem o seu (são as pessoas que se sentem compelidas a emitir juízos definitivos sobre os motivos e desdobramentos de tudo que acontece no exato momento em que acontece - parece fácil: basta um clic, o computador está sempre pronto, aquecendo a barriga dos sofátivistas).

(*)

Também entrei tardiamente - no meu tempo certo – nas redes socias. Aquele tempo do Orkut, lembra? Pois eu não peguei aquela onda, nunca entrei ali. Comecei acessando bate-papos de assuntos que me interessavam (coisas bem diferentes entre si e que ainda me interessam: violão clássico e raquetes de tênis) e notei que se repetia com constância absurda o mesmo comportamento: muito rapidamente uma discordância virava um estranhamento que descambava para ofensa. E nem estou falando de campos polarizados como política e futebol, eram prosaicos sites de equipamento para jogar tênis e tocar música!

Muita pressa de ser visceral. Deve ser o “espírito do tempo", algo difícil de definir mas fácil de sentir. 

(*)

Não sei se foi Vinícius de Moraes ou Humphrey Bogart que disse “A humanidade está 3 uísques atrasada”. Pode ser lenda urbana, talvez nenhum dos dois tenha dito que o mundo estava 3 doses abaixo. De qualquer forma, é uma perspicaz definição do espírito do tempo que já não vale para os nossos dias.

Agora, tudo parece estar alguns tons acima. É preciso uma quantidade absurda de adrenalina para fazer um coração bater (sem muita força), é preciso um som muito alto para que possamos ouvir (sem muita atenção), é preciso imagens muito berrantes com infinitos pixels para enxergarmos (um borrão). 

Mas, afinal, de tudo que temos (aparentemente) ao nosso alcance, quanta dor podemos, de fato, sentir? Quanta alegria podemos gozar? Quanta solidariedade podemos oferecer? O que realmente nos toca além do calor da bateria do laptop na nossa barriga enquanto clicamos entediados no sofá?

(*)

É muito pouco e muito lento o que se pode fazer para mudar o espírio do tempo. Mesmo que seja na minúscula escala pessoal (Dãããã! Óbvio, né? Senão não seria o espírito do tempo). Sacar qual é o tal espírito já é um grande passo.

(*)

Mostre-me um cara que acredita em mudanças repentinas e avassaladoras e te mostro um cara que não soube ler os sinais.

(*)

Não se preocupe, leitor, não vou me embrenhar no pântano sobre o que é causa e o que é consequência neste mar de pontos de exclamação onde a razão frequentemente se afoga. Muita gente muito mais capaz do que eu já escreveu sobre isso. Este é só meu papo das terças. Na verdade, é só uma desculpa pr’eu te mandar um abraço. E agradecer a companhia.


05mar2013

137 comentários:

  1. no ponto, em ponto ....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite pra todos :]
    dormir em paz :]

    ResponderExcluir
  5. "A humanidade está três doses de uísque atrasada. Se todo mundo tomasse esses três uísques, não teríamos tantos problemas." Humphrey Bogart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. morreu ele de cancer de esofago ....

      Excluir
  6. Sentimentos à flor da pele! Tudo intenso demais...

    ResponderExcluir
  7. As mais bonitas desculpas para se mandar um abraço então!

    Obrigada
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Bommm...meu velho amigo..abs

    ResponderExcluir
  9. Sério, um dos meus sonhos é escrever bem igual o Humberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, gostar dele por si só, já é tudo....escrever igual a ele????...sabe aquele papo de que Deus fez e jogou a forma fora....pois é!!! Foi o que Deus fez com ele....Humberto, 1Berto e só um Berto.....Mas não desista, seja você mesmo e escreva o que te faz feliz e já estará sendo como ele! Abraçosss....Marlene Iequer ( Facebook)

      Excluir
  10. Acho que a dúvida sempre será mais romântica!
    Afinal, é o preço da pureza!

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente demais!!!!!

    ResponderExcluir
  12. baita texto. e baita final de texto! umildade em minúsculas e sem H!!

    ResponderExcluir
  13. Ótima desculpa! Abraço apertado, HG. *____*


    "...se tudo passa, talvez você passe por aqui..."

    Venha logo com essa turnê tão esperada!

    ResponderExcluir
  14. E o papa é eternamente pop...

    ResponderExcluir
  15. Não dá pra dormir antes da segunda virar terça.
    Sempre ótimo ler seus textos Agagê!

    Abraços de um #DeFéCaririense

    ResponderExcluir
  16. é caro Humberto o povo está muito comodista, muita ofensa e pouco pão, não acha ?

    ResponderExcluir
  17. Muito bem... "temos o nosso tempo"... é o que dizia o poeta Renato Russo... tenha uma ótima semana colorida e cheia de folhas douradas!

    ResponderExcluir
  18. Adoro o que tu escreve! Fala o que muitos não tem coragem de dizer ou de ver!
    Obrigada por essas palavras!!!

    ResponderExcluir
  19. Grande abraço pra ti também poeta/filósofo dos pampas!!!

    ResponderExcluir
  20. Inspiradíssimo! Destes textos que tenho que ler e reler, dobras e redobras. Daqueles textos que devem estar na minha timeline, a fim que os "amigos" vejam, sintam... mesmo que fujam em um instante das atualizações.

    ResponderExcluir
  21. Pontualidade hein! É, e o Papa é pop. Um abraço pra ti também! Obrigada por melhorar minha madrugada de terça.

    ResponderExcluir
  22. Como sempre, um ídolo! BAITA FOTO também!

    ResponderExcluir
  23. e tem como não se apaixonar pelo Humberto?

    ResponderExcluir
  24. Eu também te aaaaaaaamoooooooo! Não sei o que seria de cada semana minha se não fosse essa sua presença pontualíssima na minha vida! Adorei o texto, claro! Como sempre, aliás... Bjos!

    ResponderExcluir
  25. Mais um belo texto.
    Me deixou bastante pensativo...vlw Humberto.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom!
    A ligação que eu sinto pelo 1berto é tão grande que parece, sei lá, que eu convivo com ele na mesma casa.
    De um certo ponto de vista, isso é verdade... É muito estrando, mas como disse o amigo acima, eu também te amo muito. É uma coisa muito sincera... Estranho mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara o HG tem muitos irmãos e irmãs nesse país, tb tenho a mesma impressão.

      Eu, Longe demais das capitais (literalmente).

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Karine...

    hoje o abraço foi nas entrelinhas.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  29. A frase é de Bogart.

    ResponderExcluir
  30. "O que realmente nos toca além do calor da bateria do laptop na nossa barriga enquanto clicamos entediados no sofá?" que tapa!
    Um abraçaço!

    ResponderExcluir
  31. Nessa rotina de textos, parece que nos unimos em torno de um velho amigo loiro, que nos empresta uma perspectiva sempre inusitada, e que transforma os poucos minutos que passamos aqui...

    Estranha sensação de pertencer a uma tribo, sem endereço fixo, mas simples de coração... =)

    ResponderExcluir
  32. Incrível coincidência de reflexões.. Estava aqui pensando sobre TUDO que vai passando aos olhos e o NADA que penetra em nossos sentidos... E
    "O que realmente nos toca além do calor da bateria do laptop na nossa barriga enquanto clicamos entediados no sofá?"
    Obrigada HG! Abraço

    ResponderExcluir
  33. Mestre poeta.

    Fazendo quem odeia leitura vir aqui e ler com prazer.

    Abração, Mestre.

    ResponderExcluir
  34. os sinais estao no ar!!!! do caralho .muita coisa pra refletir aqi talves ate semana q vem eu cheguei a algma conclusao. valeu d+

    ResponderExcluir
  35. Este texto me fez lembrar d'outro dia em q uma amiga me viu com a camiseta do "mapas do acaso", adorou o logo hg, e me perguntou de q se tratava, respondi q era um livro do hg, ela perguntou então sobre o q era o livro? numa fração de segundos me peguei pensando sobre como explicar o livro pra uma pessoa q ñ conhece nada do hg... respondi: "é mais acaso do q mapas" ninguém imagina a cara dela... rsrsrs

    ResponderExcluir
  36. "Aquele tempo do Orkut, lembra? Pois eu não peguei aquela onda, nunca entrei ali."

    Poxa, em uma das muitas comunidades sobre os Engenheiros, um dos assuntos que mais se discutiam era se você visitava a comunidade para saber o que os fãs andavam dizendo... Muitos acreditavam que sim e até mandavam cartas e recados... hahahaha

    Como já dizia Cazuza, o tempo não pára.
    Se ficarmos parados no tempo, corremos o risco de nos perdermos.

    Humberto,
    Aquele abraço e
    até semana que vem ;)

    ResponderExcluir
  37. Lembrei: "Amor louco, dura pouco."
    Curti: "Primeira frase do Ismael Alves."
    Repito: "Também amo o Humberto"
    Amei: "O pretexto para me dar um abraço"
    Me Reportei: "Quanto te vi e disse: HUMBERTO GESSINGER, PRECISO TE DAR UM ABRAÇO". (Estávamos em Campo Mourão, 17/11/2012)

    ResponderExcluir
  38. Tons acima?
    Adrenalina?
    Som muito alto?
    Imagens berrantes?

    Poxa...

    Se alguém precisa disso tudo para se (manter)sentir vivo, é porque ainda não conhece você, nem o seu trabalho...

    É o que/quem ainda me faz crer, que um dia não precisaremos mais de fé cega e pé atrás (só da música, claro-rsrs)...
    É o que/quem mantém minha esperança de que viverei num mundo, onde sentimentos não serão mais banalizados...

    Obrigada por ser minha adrenalina, meus tons mais acima, meu som muito alto, minha fotografia berrante, e tudo o mais que faz com que eu me sinta forte. Viva. Capaz.

    Obrigada, meu querido ídolo!
    Mais uma vez, obrigada!

    Com carinho,
    Sarabólica.

    ResponderExcluir
  39. Eu li essa postagem e me lembrei daqueles negócios sobre geração y e geração z.

    ResponderExcluir
  40. O mais engraçado (triste, na verdade) é que em todos os textos do HG, tem aqueles comentários: "haa, comentei primeiro, agora vou ler o texto".
    E quer ver briga? É só alguém falar que o GLM não foi o disco mais foda de todos. (Eu prefiro o Surfando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem seu disco, mas o Longe demais das capitais é único! :)

      Excluir
    2. Várias Variáveis, sem dúvidas =D

      Excluir
    3. Pau no cu do first!

      Excluir
  41. Pura verdade, cada um tem seu tempo. Meu orientador de TCC me diz que eu escrevo lento demais o artigo, eu digo que estou na minha própria velocidade e aprendizado.

    O que vc tem a dizer do tempo ( exatos 40 anos ) do "The Dark Side of the Moon"??

    ResponderExcluir
  42. HG é, sem dúvida, uns dos maiores poetas do nosso país.
    Fico fascinado com as suas interpretações à respeito das coisas.
    Muito do que eu sou devo a esse gênio da música brasileira!

    ResponderExcluir
  43. Adorei, sempre nos surpreendendo com seus textos bem escritos. Abração e boa semaninha querido!

    ResponderExcluir
  44. Quando adolescente, adorava ouvir música e tocar baixo imaginário, em frente ao espelho. Hoje, quando tento parecer algo que não sou, vem a frase na cabeça: " Não procure outras pessoas no espelho. " Quando eu perdi o lúdico?

    Odeio o calor do laptop na barriga. Quando a bateria começa a esquentar, é o meu termômetro para dizer "Basta de internet, hora de levantar."

    Espero que a mini-temporada carioca seja proveitosa.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  45. Pra quem sente dor e saudade, o espírito do tempo é indecifrável! Anda a passos lentos... vai e volta, anda em círculos, custa a passar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, gostei do que disse e como disse. Os efeitos do tempo sobre nós dependem mesmo do nosso estado de espírito.

      Um grande abraço.

      Excluir
  46. Muito bom... A dúvida é o preço da certeza...

    ResponderExcluir
  47. A melhor hora da segunda...Quando ela vira terça.

    ResponderExcluir
  48. Our Time is Running out!
    Our Time is Running out!
    ___

    Humberto! Hey, quer dizer que esse lance de bate-papo no 11º dia do mês, post no blog toda terça, twitcams periódicas... é tudo instrumento de regulagem pessoal de tempo?
    Haha

    Putz. Eu e meu lado esotérico!
    Sempre achei que havia toda uma mística por trás desses números todos! hahaha
    _____

    Ah.. falando nisso, li Sidarta essa semana e tou querendo comprar Demian (Hesse). Você recomenda?

    Vou fechar meu comment por aqui porque eu me empolgo e acho que tou trocando ideia com um amigo íntimo! rsrs

    Abraços, brother!

    ResponderExcluir
  49. Como sempre escrevendo muito bem. Parabéns pelo texto, Gessinger!

    ResponderExcluir
  50. É tudo no que mais tenho refletido nos últimos... três anos, mais ou menos, vai saber, mas nos últimos tempos tem sido pra mim um mergulho profundo essa coisa que você chama de espírito do tempo.
    Talvez por isso tanto buscava "banco+Toda forma de poder" pra ouvir... durante um longo período... "deve haver alguma coisa que ainda te emocione..." é... nesse caos informativo muitas vezes falta tempo para pensar antes de...concluir, formar uma opinião... ah, os sinais!

    Muita coisa, muito mais do que conseguimos compreender nesse imediatismo que nos cerca, envolve, engole e... porque não? Nos descarta.

    Deixo um trecho de T.S.Elliot que é um bom começo de reflexão:
    "Onde está, a vida que perdemos no viver?
    Onde está, a sabedoria que perdemos no conhecimento?
    Onde está, o conhecimento que perdemos na informação?"

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto e procuro nunca citar suas letras quando comento, pois se o fizesse sempre ficaria deveras enfadonho, já que suas letras sempre perpassam situações de meu cotiano ;-) Mas hoje não resisti, pois de alguma forma o trecho destacado e o "tempo de nosso tempo" se relacionam muito pra mim.

      Ah, sim. Uma sugestão de reflexão (como se precisasse): Outra questão que se insere (ou complementa) o tema é a precipitação de julgamento.

      Outro abraço.

      Curtindo o calor da sucursal do inferno (vulgo RJ)? rs

      Excluir
    2. O que acontece quando ouço Pouca Vogal no rádio do carro...rs

      Nem tudo é o que parece ;-)

      A defesa encerra...kkk

      []´s

      Excluir
    3. ooooppsss...o faltou o link...

      http://entretextomeiaspalavras.blogspot.com.br/2013/03/caoticamente.html

      Agora sim.

      Excluir
  51. Parabéns grande Humberto. Como sempre, muita sobriedade e genialidade nas palavras.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  52. coisa chata o povo parafraseando músicas ou tentando escrever como o hg... cadê a personalidade própria, povo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade concordo, esse povo deve ser torcedor do vicetória ou então do inter...não infernal. Cadê a sua psique, seu eu não copie o que é meu.hehehehe

      Excluir
  53. O Papa no primeiro parágrafo me fez pensar que seria um texto direto. Mas quando as aulas de redação começaram a falar na minha cabeça, pude perceber a belíssima introdução do HG pra falar do espírito do tempo.

    Tempos que a superfície é o fundo... o fundo é o que? Lenda? Mito? Mistério? Espelho do Papa? Sei lá...

    ResponderExcluir
  54. outro... hahahah vai ler uns bons livros Raphael Toledo... aula de redação é cú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perde teu tempo aqui não, amigo!
      Teus atos te contradizem!
      Não rebaixe teu pseudônimo e teu nível intelectual por aqui...!

      Excluir
  55. O que há de diferente entre um violão clássico e uma raquete de tênis? Ambos são instrumentos de corda!

    ResponderExcluir
  56. "muita pressa de ser visceral" Vou roubar!

    ResponderExcluir
  57. ''É preciso uma quantidade absurda de adrenalina para fazer um coração bater (sem muita força)''
    Realmente, estamos no tempo em que é necessário ser muito intenso para darmos alguma atenção.
    Uma adaptação: O quase tudo está virando quase nada, e estamos vivendo (em alguns momentos, porém cada vez mais frequentes) uma vida sem sentido.

    ResponderExcluir
  58. Não sei muito bem o que dizer ou comentar quando chego ao fim, aqui.
    Mas acho válido, nem que seja uma besteira qualquer, só pra ti saber que te acompanhamos sempre e para q não pare de nos abraçar.

    Abração.

    ResponderExcluir
  59. Não consegui refletir sobre o texto ainda....mto complexo rs!!Áquele abraço...

    ResponderExcluir
  60. "Fico imaginando o lado pessoal,
    o momento - na solidão do seu alojamento,
    de pijamas - em que Joseph deu uma olhada
    no espelho e... o que viu?"

    Espero que leveza de alma,
    paz de espírito, ou algo parecido.
    Solidão às vezes é bom,
    quando a gente sabe que tem
    anjos pra mandar um abraço.

    Sono tranquilo...

    Abraço,
    ac


    ResponderExcluir
  61. Um abraço aqui de Mossoró
    do poeta Airton Cilon.
    São tantas verdades a refletir no espelho!

    ResponderExcluir
  62. Mas continua se embrenhando... infelizmente facilmente.
    Se o tal PAPA renunciou ou foi renunciado, apenas cumpriu-se. Mas quem renuncia ou poupa a si mesmo? E,tira daí e de lá as suas fotos...
    Quem renuncia à autoconsagração? Quem renuncia ao cinismo? A seu nome? Quem renuncia a seu desaparecimento lento? Quem renuncia a uma adoidada solidariedade, às suas próprias redes virtuais de poder e autoproteção, quando se afogam? Quando se desfala e fala, em sequencia visceral, de um borrão? Sem abraço perdido no tempo perdido. Quem renuncia a seu tempo desfavorável, para cuidar que a confusão não se alastre e se calará amanhã (sem pejo, sem lágrimas, sem ladaínha que não esta)?
    Os pequenos "loucos" do acaso que se calarão, depois de berrar para que pare! Se calarão nos próximos segundos (e terceiros por vir). Frente a embates de línguas, tons acima e tons abaixo, incansáveis de sofreguidão... Só um escarro? Ou só a mesma cuspidinha? E a mumificação dos relógios perdidos e distraídos que saem nas fotos... E o poder de um folhetim pontual... Não, só mais este abraço honesto.
    Por isso, abraçado autor, estaria chegando o tempo de se reconhecer? Se você já é muita gente...
    O papo seria fascinante e menos sangrento se apenas se renunciasse a falar sobre tantas falas dos PAPAS, das MAMAS e ativistas, e não embrenhasse mais lamas. Mas, como entediado que (aparentemente) parece, não pode parar a Si para o Outro. É o remédio. E rir pode ser o melhor remédio.
    Bom tom, as fotos de hoje!

    A gente sempre (se) desculpa: outro abraço! clic!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E já foi dito, para quem fala, é só ler por aí, é básico... "... e sem Amor, eu nada seria." (E nada falaria...)

      Excluir
  63. Nunca tinha parado pra pensar no tempo como foi colocado. E confesso que sou afobado quando temos notícias e penso logo em ter algum comentário. Inclusive, é o segundo a tratar sobre tempo num espaço curto de tempo rs... Com certeza deve significar algo.
    Agradecido pelas ideias, esforçarei mais pra praticar o uso de pontos e vírgulas nas informações recebidas/buscadas.

    ResponderExcluir
  64. 1berto,

    É na leveza do texto sem grandes pretensões, mas com raízes profundas, que crescem as saudáveis reflexões. Escrever para dizer "oi, foi bom a gente estar junto", sinceramente, foi um feliz "insight" no processo criativo, em que houve maior preocupação com o contéudo do que com a exatidão da forma. Mas, aproveitando, o que disse, nas entrelinhas, não acredito que alguém que entre em discussão gratuita e defenda veemente seu ponto de vista de forma surda contribua para um ambiente onde todos se sintam bem em estar. Valeu o toque!

    ResponderExcluir
  65. Grande Abraço HG,
    Eu que agradeço pelas belas reflexões.

    ResponderExcluir
  66. Um grande abraço!
    e bom ensaio, traga-nos logo a alegria de ouvir repetidamente a boa e velha música.
    Estamos precisando cada vez mais de música boa, a música ruim ta acabando (se é que não já acabou) com os neurônios de muita gente!!!
    Idiotas enriquecendo com suas músicas de 3 minutos e apenas uma estrofe enquanto outros idiotas lhes dão dinheiro pra terem sua ignorância alimentada!!!

    ResponderExcluir
  67. Já disse o profeta: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. O ruim é que hoje a maioria das pessoas vive em um dos extremos: ou alheio ao tempo, na onda do 'deixa a vida me levar, vida leva eu', ou na urgência de um mundo que parece prestes a acabar a qualquer momento. Me faz lembrar de outra frase (acho que do Saramago) que diz: Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo. É bem por aí...

    Abraço pra vc tb! :)

    Aline

    ResponderExcluir
  68. Como sempre poeticamente preciso.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  69. Já que não posso ter o abraço, fico com o texto.

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Qual sérá o real motivo? Creio que nunca saberemos, o que não falta são as expeculações... Quanto o assunto do Meteorito que caiu recentemente, existe apenas aquelas imagens de celular? Os satélites deixaram de registrar este fato marcante? Ou só sabemos uma pequena parte que nos foi revelada?

    Redes sociais foi criada para nosso benefício? Encontrarmos pessoas que estão distantes, nos aproximar de parentes...ou tornar nossa vida um livro aberto? Todos sabem onde estamos, o que fazemos,o que estamos pensando...

    Mas algo temos de concordar tem momentos que não há nada melhor do que ficarmos de pijama, deixar o dia passar nos desligarmos de todos e de tudo, somente eu com meu pijama e meus pensamentos, momento somente meu.

    Agradeço pela sua companhia nesta terça. Beijos e como de costume Vida longa!!!

    ResponderExcluir
  72. O Pop não poupa ninguém... e o tempo tbm não

    Muito bom o texto de hj!!! HG um grande e forte abraço!!!

    https://www.facebook.com/raquel.castro.10

    ResponderExcluir
  73. Caro Humberto,
    não deixa de ler "O instante eterno", de Michel Maffesoli.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  74. Os radares de plantão avisam: Nu não é acentuado!!!!

    ResponderExcluir
  75. As semanas de estúdio estão lhe fazendo bem.
    Frases fortes neste (belo (tocante)) texto! :-)

    ResponderExcluir
  76. Um super abraço também Humberto! Não sei se você tem essa noção...e como é pra ti, mas aqui é lugar onde nos sentimos mais próximos de você ou das sua arte e oficio assim dizendo... Ao menos assim funciona para mim. Sei que talvez você nem tem tempo ou saco pra ler todos os posts...principalmente os que chegam mais atrasados (Mas cada um no seu tempo...heheh) Mas na minha cabeça é como se estivesse falando contigo. O texto de hoje reflete muito o que ando pensando ultimamente...(É, eu conectei bem dessa vez com essa brilhante linha do seus pensamentos...) Por falar sobre estes lances de...redes sociais etc. hoje em dia ando na contramão, não consigo mais interagir, acho que é mais ou menos por esse lance que você diz logo no inicio do texto...Enfim não consigo mais usar orkut, Facebook...Mas talvez deve ter algo de interessante nisso tudo, haja visto a quantidade infinita de pessoas usando... Grande Abraço! Valeu!

    ResponderExcluir
  77. Yaah Gessinger, rapaz o papa renunciou mas existe uma causa maior por trás disto tudo. Não sou nenhum conspirador do vaticano, mas sei que ali dentro existe muitas coisas fora do mundo, no qual não podemos saber em hipótese alguma se soubermos estaremos seremos atingido por algum projétil saco? Enfim bento 16 foi integrante da guarnição, soldado de Hitler a mídia não expõe isto dentre todos o que eu sinceramente gostava era João Paulo uma figura culta e humana de mais, (não conhece pessoalmente mas pelas linhas do horizonte da face dele, percebe-se que é uma humano realmente humanizado). Só creio que algo além de saúde, idade, cansaço físico tenha exigido dele essa renuncia do papado. Não vou especular nem tão pouco confirmar, mas o que foi dito pela mídia não creio que seja isso, como vc mesmo escreveu. onde está a verdade? Qual é esta real verdade? Só espero que o que está a vir, não seja o anticristo. Só esclarecendo, sou católico batizado, creio em Deus, mas religião não significa absolutamente nada..Cristianismo foi criado pelos mesmos que mataram Jesus Cristo. Romanos, dá pra entender isto? Vallew Sou da Bahia, venham fazer show por aqui, com Pouca Vogal e com a arte dos Engenheiros.

    ResponderExcluir
  78. Mais uma vez um ótimo texto para nos fazer refletir. Não sou intelectual o suficiente para fazer belos comentários e nem vou ficar criando idéias de conspirações, vou, apenas, usar este espaço pra lhe devolver um abraço.
    Saudações HG !

    ResponderExcluir
  79. Vale a pena comentar a postagem com os amigos no próxima ida ao bar (Pra algumas pessoas, lugar de reflexão em comunidade)

    Parabéns pelo texto Humberto, tu foi muito feliz nessa publicação (Não que nas outras vezes não tenha sido, mas nessa, marcou um golaaaaço)

    ResponderExcluir
  80. Ótima reflexão! E com certeza me sinto abraçado e batendo um papo contigo de fé e de corpo e alma. Levo este texto como meu presente de aniversário deste dia 4!

    ResponderExcluir
  81. A cada texto renova o amor e compromisso com os fãs!
    Texto sensacional!

    Aquele abraço, então!!

    ResponderExcluir
  82. Como é bom ler um texto que não entendo muita coisa... Isso nos estimula a buscar mais conhecimento! Tudo a seu tempo, no seu tempo!

    ResponderExcluir
  83. O espirito do tempo
    o dono do tempo
    o esprito que é apenas um
    não são apenas um
    pode se dizer que são
    dois ou mais, o bem e o mal
    o tudo que se mantem em querra para manter o equilibrio
    nos cés e na terra


    A cada um nos foi dado um Dom
    a cada dom uma missão
    o inicio para um fim
    para retornar a um novo principio
    Um grande abraço para o cara que
    um dia eu vi na tv

    Marcos Rogério

    ResponderExcluir
  84. pra uma terça foi um grande texto..

    abrass

    ResponderExcluir
  85. Ótimo texto, parabéns !!!

    ResponderExcluir
  86. Excelente reflexão. Na minha humilde opinião um dos melhores textos. Abraços

    ResponderExcluir
  87. Whаt's up mates, its wonderful piece of writing concerning educationand entirely explained, keep it up all the time.

    Here is my web site; lowes garden center

    ResponderExcluir
  88. obrigada por você perder seu tempo² aqui com a gente...rsrs beijos

    ResponderExcluir
  89. Pergunto a você como é possível ter tantas idéias adensadas e explicar isso com uma enorme facilidade (pois é assim que se apresenta para nós).
    Fico impressionado com a sua capacidade de falar de tantos assuntos sem perder o foco.
    Realmente não sou seu fã a toa, desde de primeira vez que ouvi o engenheiros do hawai (aproximadamente 1989)percebo que não foi por acaso.
    Hoje perdemos o Chorão (meu conterrâneo), cara não tem quase nínguem que componha- com um algo mais.
    Tenho impressão de estar vivendo num mundo em que o exôdo planetário já está ocorrendo, pode ser paranóia minha.
    Voltando ao assunto vida e morte, sinceramente peço a Deus que lhe dê mais pelo menos 150 anos de vida.
    Um abraço HG

    ResponderExcluir
  90. Quando recebi a notícia da renúncia do PAPA só me veio na mente uma certeza "O PAPA É POP,O POP NÃO POUPA NINGUÉN" as pessoas são o que são, todas iquais na alegria ou na tristeza sempre deixamos escapar uma HUMANICE (palavra inventada agora nem sei se existe) Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia.
    William Shakespeare
    por isso gosto tanto daquela valha canção do J QUEST "DIAS MELHORES"
    E seu trabalho nos faz isso HG "dias melhores" fico lendo e relendo cada frase e tentando sacar o "QUALÉ" de cada sentido se é que faz sentido procurar um sentido em frases
    de sentido conotativo, metafórico emfim... PARABÉNS!

    O BRASIL TODO SENTIU
    SÃO PAULO ENTRISTECEU
    SANTOS ESTÁ DE LUTO PELO FILHO QUE PERDEU.

    o último poema

    ResponderExcluir
  91. Simplesmente Demais!!!

    ResponderExcluir
  92. "..pessoas que se sentem compelidas a emitir juízos definitivos sobre os motivos e desdobramentos de tudo que acontece no exato momento em que acontece - parece fácil: basta um clic.." O melhor texto..

    ResponderExcluir
  93. Um mundo capitalista onde os poderosos criam o pop, nos deu por acidente a internet, onde, se filtrarmos bem, conhecemos verdades ocultas e bons textos iguais aos teus. Me desculpe o mal portugues, nao e somente minha culpa. Agradeco a Deus por colocar pessoas na terra que mesmo pagando um preco pouco alto nao desiste de seus ideais.

    ResponderExcluir
  94. Já cantava o eterno Renato Russo em uma de suas canções, "Temos nosso próprio tempo"...
    ...Acredito muito nisso tudo acontece na hora certa.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  95. Esse Papa ficou bem pop...
    Apesar que o outro tomou um chimas né ..
    .
    Vai tocar no rio ainda esse ano né Seu 1berto ?
    Podia ser lá no circo voador

    Boa Noite

    ResponderExcluir
  96. "É preciso uma quantidade absurda de adrenalina para fazer um coração bater (sem muita força), é preciso um som muito alto para que possamos ouvir (sem muita atenção), é preciso imagens muito berrantes com infinitos pixels para enxergarmos (um borrão). "

    Cabe! ;)


    O pai de um amigo achou que o mundo estava 1 litro atrasado, dai passou a adianta-lo diariamente, só que esqueceu, qdo o relógio anda não tem volta, e não é vantagem adiantar o final.

    Aprender a moderar, das doses ao aquecimento da barriga é a bola da vez.

    ResponderExcluir
  97. O Espírito do Tempo...
    (O meu olhar sobre o círculo de Cronos)

    É devagar que o tempo transforma tudo em tempo...

    O ódio transforma-se em tempo, o amor transforma-se em tempo, a dor transforma-se em tempo, a amargura transforma-se em tempo...
    Os assuntos que julgamos mais profundos, mais impossíveis, mais permanentes e imutáveis, transformam-se devagar: em Tempo.
    Por si só o tempo não é nada.
    A idade cronológica de nada é nada.
    A eternidade não existe...e no entanto só a eternidade existe.
    O instante daqueles olhos que amamos são eternos. O instante daquele sorriso que adoramos são eternos. O instante daquele corpo amado num sonho de luz é eterno...

    E isso, Humberto, é o real sentido do Espírito do Tempo, ele eterniza instantes mesmo quando estes têm um fim.
    Fim mais do que uma enfadonha conclusão, mas um fim de obra prima digna de ir para um mural.

    Lembrei-me de um amigo dizendo que o que temos de mais caro realmente para compartilhar com alguém, de mais precioso e impagável, é o tempo.

    Não importa muito o tempo em si, se ele é eterno ou não, mas como nos relacionamos com esse tempo, e o que fazemos dele para ser eternizado, nem que for "só numa desculpa pr’eu te mandar um abraço.
    E agradecer a companhia".

    ;)

    Priscila

    ResponderExcluir
  98. BELO TEXTO... O TEMPO REALMENTE É UMA ABSTRAÇÃO!!!

    "...É O FIM DO MUNDO TODO DIA DA SEMANA..."

    "WE'RE ONLY IMMORTAL FOR A LIMITED TIME..." (RUSH - "DREAMLINE").

    ResponderExcluir
  99. Tem dias que eu tô fraquinha,imagina o Papa. O mesmo Deus que dá forças é o mesmo que prepara uma nova sucessão. Grandes teólogos dizem que o Papa é infalível em suas decisões e ações em favor da igreja e que é falho quanto à sua humanidade limitada. Como há humanos em todos os lugares, evidenciam-se fraquezas em todos os ambientes. Inimigos de todas as boas instituições tramam escândalos na esperança de que o cisco de seu olho seja invisível ou menor do que o outro. E não adianta jogar pedras na autêntica Pedra.(São Mateus cap 16 vers. 18)A História dos tempos e a história da Igreja podem provar.
    Como diz JESUS :-"Quem nunca errou, que atire primeiro." ou "Quem está de pé , cuide-se pra que não caia."

    Creio que Joseph não tenha visto um macaquinho pré-histórico, mas a imagem e semelhança do Supremo.(Consciência e sensação de dever cumprido) Não creio que tenha mentido.
    Nossa santidade e nossas falhas são inevitáveis.
    Legal que todo Cabeça não seja como o Soberano da História infantil A roupa Nova do Rei

    É muito pouco e muito lento o que se pode fazer para mudar o espírio do tempo.
    CD Sem ódio e sem medo música 3



    Inevitável é a nossa impaciência quanto à consumação do tempo.

    Na ansiedade por uma fumacinha verde-amarela-gaúcha rs.

    ResponderExcluir
  100. Sabes, certo é lembrar, afirmar, sublinhar em letras garrafais, que o tempo IMORTALIZA certas obras primas, fazendo que o passar dos séculos a valorizem cada vez mais...
    E não o contrário, deteriore ou desgaste.

    É questão de voltar a apreciar os relevos, as cores, a inspiração que motivou a obra, a paisagem, a moldura, as luzes e os sombreados... com o encanto da primeira vez (de ambas as partes, juntas, em quatro-mãos)


    (sorrindo da fumacinha)
    Boba (o).

    Priscila.

    ResponderExcluir
  101. "... muito rapidamente uma discordância virava um estranhamento que descambava para ofensa."
    Agora você entende o que rolava na finada Lista de Discussão Enghaw no Yahoo, nos já longíncuos final dos 1990 e início dos 2000.

    ResponderExcluir
  102. ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  103. A filosofia de Gessinger atrelada a música é perfeitamente dominadora, sabe prender tanto no vocal quanto nos pensamentos escritos. Abraços!

    ResponderExcluir
  104. Sinto ,por não saber fazer algo tão magnífico assim,mais posso ficar satisfeita só em ler uma coisa tão maravilhosa. Uma voz perfeita e um pensamento tão firme e inspirador!! Amei!

    ResponderExcluir
  105. Janaina Ariane OLiva14 de março de 2013 13:06

    Vc escreve o que eu entendo de mim mesma! É incrível como amo tanto o ser que vc é! Uma admiração muito antiga,e olha cara se vc apenas ler estas linhas... Iupiii!!! Obrigada pelo abraço na foto em Minas e agora aqui!

    ResponderExcluir
  106. Só para dizer que curto suas músicas desde 1990 (eu tinha 10) e que estou feliz por ter descoberto mais uma forma de acompanhar você!

    E valeu pelo post! Um forte abraço pra vc também!

    ResponderExcluir
  107. Eaí humberto
    Cara suas músicas são iniqulaveis voce e incrivel!!!!
    A querra vai acabar a tirania do caus
    estive longe em algun lugar perto de tudo dentro do nada
    navegado e ancorado enbusca a procura de min mesmo
    acordei e percebi que estar quardado não é o caminho
    quanto tempo faz muita coisa aconteseu
    milhoes se passaram a tantos gurdaram a lua apareceu talvez aqui e em outro nlugar?


    marcos Rogério

    ResponderExcluir