INSULAR - 90


Peço licença ao leitor, à leitora, que não tem interesse por minha música para retomar o diário das gravações do disco. Na próxima semana volto a escrever sobre... sobre... as coisas que costumo escrever. Quem está chegando agora pode voltar no tempo das postagens se quiser acompanhar a saga do disco desde o início.

(*)

Apesar de estar gravando músicas recentes, sinto como se esse projeto fosse um velho companheiro. Parece que esteve, desde sempre, no horizonte, esperando que eu construísse a ponte para chegar lá (não é à toa que a palavra “ponte” costura várias letras).

Se eu disser que estou colocando em prática tudo que aprendi (todo o conhecimento e intuição acumulados sobre o que uma canção/disco pode/deve/precisa ser) estarei sendo muito pomposo. Mas estarei sendo sincero. De certa forma é o que sempre fazemos, né: agir baseado no que já vivemos. Neste disco isso acontece num nível mais profundo e misterioso. Estou curioso para descobrir se, depois de lançado, esta sensação será compartilhada pelos ouvintes.

(*)

Ninguém precisa me avisar que o formato álbum, disco, caminha célere rumo à irrelevância. Mas é isso que sei fazer e é isso que continuarei fazendo: tentar acrescentar sentidos ao que muita gente pensa que deva ser só um conjunto de canções.

Por isso e para isso são frequentes as idas e vindas do geral ao particular, zoom in e zoom out. Pensar na canção como algo independente, autosustentável, é claro; mas também pensar nela como parte de algo maior. Eu sei (ninguém precisa me avisar...) que serão raras as audições do disco inteiro (afinal, quem tem 45 minutos contínuos nestes tempos fragmentados?), mas estou pensando nele assim, com transições entre canções. Canções por vezes curtas demais ou demasiado longas, eu sei (ninguém precisa me avisar).

(*)

E nesta busca, o que tem acontecido ultimamente? Seguinte: Tavares gravou as guitarras de BORA e TCHAU RADAR, A CANÇÃO. Nesta, ele também fez alguns vocais. 


Voltei ao estúdio onde fiz as primeiras demos dos EngHaw em 1985 para gravar com a banda do Bebeto Alves, os Black Bagual. Sempre uma viagem  no tempo voltar àquele espaço.

Sob a janela de vidro duplo que separa a sala de gravação da técnica, há uma peça larga de madeira rabiscada. São várias assinaturas, frases e desenhos sobrepostos, tipo uma porta-de-banheiro-público-do-bem onde, no lugar de surradas gracinhas pornográficas, foi encrustada com golpes de caneta BIC uma parte importante da história da música gaúcha.


Com a base de A PONTE PARA O DIA pronta, chegou a vez de gravar o vocal do Bebeto, de volta ao Estúdio Submarino Amarelo e ao nosso terreno baldio com bagwall.


Uma ida ao Rio para mais reencontros emocionantes: no estúdio Toca do Bandido gravei TUDO ESTÁ PARADO, com  Adal e Luciano.





Ainda no Rio, com Gláucio, Aranha e Pedro Augusto, gravei PLANO B.






Foram muitas viagens musicais e geográficas com estes caras, de 1996 a 2001 e de 2001 a 2008. Muito  bom reencontrá-los, saber que estão bem e continuam tocando pra caramba.

Ah, antes que me esqueça: o disco vai se chamar INSULAR. Outra hora falo a respeito. Por enquanto fica meu abraço.
12mar2013

119 comentários:

  1. Nome legal. Que venha logo a pré-venda!

    ResponderExcluir
  2. comcei o post pensando 'será que sai o nome do disco hoje', daí bate aquele arrepio no final. e aquela nostalgia da menina que aprendeu a gostar do Humberto com o acústico mtv/novos horizontes, vendo o Pedro Augusto ali de novo *___*

    não pra negar, os 45 minutos estão sendo aguardados com ansiedade e serão trilha sonora para o que esta para vir.

    ResponderExcluir
  3. INSULAR legal esse nome nao sei o que 1berto quer dizer mais vai ser legal

    ResponderExcluir
  4. Acha que esses posts saciam a curiosidade? Aumentam demais a ansiedade... a cada post a sensação de que meu coração não vai aguentar...

    Só estou esperando a aproximação no mapa... do meu lugar longe demais das capitais chamado Orlândia... para poder descarregar a emoção assistindo ao show!!!

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  5. Gostaria usar o famoso "Vamos ver no que vai dar" - Mas eu sei que vai dar um som "novo" muito bem conhecido aos ouvidos atentos, e com muita qualidade feita por que já sabe muito bem os caminhos desse mundão musical. Parabéns Humberto e companhia... VAMOS ADIANTE!

    ResponderExcluir
  6. Tô super ansiosa pra ouvir "Plano B"..na verdade pra ouvir Insular inteiro ;) #chegalogo

    ResponderExcluir
  7. Ê Alemão... sempre surpreende... Abraço molhado dum paulista que te ouve sempre com a mesma emoção!

    ResponderExcluir
  8. Eu to curioso para saber como será este álbum. Além disso, quero ver como será o show. São muitos instrumentos e muitas caras, não vai sobrecarregar vc HG?

    E mais uma vez, espero que você volte a Bahia! O ultimo show do PV aqui em conquista foi perfeito!

    Boas vibrações e muita positividade pra vc nesta nova fase!

    ResponderExcluir
  9. Bom rever o aranha, ele desossa 1violao como poucos...

    ResponderExcluir
  10. O nome do disco ficou claramente exposto desde aquele post, só alguns ainda tinham a dúvida em ser Solo Fértil. Mas acertei, como a maioria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que naquele texto não havia somente um título possível ou provável. Talvez Gessinger não havia fechado o nome...

      Excluir
    2. Sou do tempo em que ouvir um disco era uma terapia...Vou ouvir o disco completo com toda a certeza.

      Excluir
    3. Há muito esperava esse momento de saber que o gênio iria voltar com sua banda!!!!! Graças a Deus!!!!

      Excluir
  11. Insular... ADOREI! Estava mesmo pensando se hoje vc iria falar!!! Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  12. Ledo engano...tenho sim 45 minutos para ouvir o INSULAR.
    Upa do extremo oeste de SC.
    P.S.: Um palmo a menos de cabelo para ir ao Rio?

    ResponderExcluir
  13. Aeeee mesmo comentário de sempre: ANSIOSA hahaha Acho que vou figurar entre as "raras" audições integrais do Insular ;) Boa semana, mestre!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do nome do disco.. Insular. Soa bem! Afinal, todo mundo é uma ilha!

    "De certa forma é o que sempre fazemos, né: agir baseado no que já vivemos."

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. O disco vai se chamar insular e dirá de pontes... então, falará da maioria de nós.

    Qro logo utilizar meus "qse exatos" 45min de viagem ao trabalho para ouvi-lo.
    Mas, por enquanto, basta-me o abraço.

    ResponderExcluir
  16. "Ilhando..." Adoro!

    Amei as fotos, e o nome do disco... tudo a ver! =D

    Ótima semana, HG!

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Gessinger qual é seu e-mail? Escrevi uma música e queria saber se ''presta'', eu não sei cantar e nem toco nenhum instrumento, vc poderia criar uma melodia pra canção?

    ResponderExcluir
  18. Humberto, tenho grande apreço e gratidão a ti por ser o poeta e músico criador das minhas canções preferidas. Muitas músicas do trabalho do Engenheiros e do Pouca Vogal são hinos da minha vida e de uma geração! Saudades de um show em POA... De uma grande jovem fã, Renata.

    ResponderExcluir
  19. 45 minutos?

    Ninguém dispõe de 45 minutos pra você!

    Pra você/pro seu trabalho, se dispõe de uma vida inteira, de todo o horário (chamado) comercial, de todo o tempo que se tenha para outras coisas...

    Viajamos (eu e os De Fé que estão sempre comigo) com você, e não importa se a música é longa ou curta, se o álbum é irrelevante ou não.

    Um dia me disseram (em tom pejorativo), que eu sou igual a muitas pessoas que dizem "Amém!" pra tudo o que você faz/fala, e hoje, li em uma revista sobre ter as diferenças em comum...

    Percebe como você nos torna iguais, mesmo sendo diferentes?

    Espero que possamos viajar mais com você!

    Saudade desses caras (e de você)...

    Grande abraço, querido ídolo!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Sem querer meter o dedo no trabalho dos outros, só uma curiosidade: A canção "Lá e Cá" não vai rolar no disco? ou ela mudou de nome??

    Felipe Giesbrecht

    ResponderExcluir
  21. Muito legal acompanhar essa "odisséia" da composição do disco... Insular - tipo cercado de gente do bem por todos os lados... rs... muito show... Na expectativa total... Abraço acolhido e retribuído...

    ResponderExcluir
  22. Ô coisa boa! Curtindo, descobrindo e/ou redescobrindo estúdios e seus segredos, enquanto prepara boa nova música prá todos e nos mantém aqui, fielmente, informados.

    Quem tem 45 minutos??? Moradores do RJ, entre a ida e vinda do trabalho. Pode contar. Do início ao fim e ao início de novo. De novo? Porque não, só pra ver o que acontece quando o último acorde da última canção juntar com o primeiro da primeira.

    Boa semana.

    Abraço semanal.

    ResponderExcluir
  23. Esses posts sobre o disco são lenha na fogueira da ansiosidade. Não vejo a hora de ver Gessinger tocando com uma banda, ouvir um disco só de inéditas. "Insular..."

    ResponderExcluir
  24. Não me lembro em qual texto....mas teve uma galerinha (neste texto) q chutou o nome certo do disco!!!

    Pena q não me lembro o texto, mas a raça q frequenta esse espaço t conhece bem HG.....sendo ou não isso um elogio!!!!

    Abraços, sucesso e prosperidade com "INSULAR"!!!!

    ResponderExcluir
  25. Já estou com abstinência de Humberto! QUE VENHA INSULAR!

    ResponderExcluir
  26. Já estou com abstinência de Humberto! QUE VENHA INSULAR!

    ResponderExcluir
  27. tava vagando pelo yotube hj e me deparei com "infinita highway" do 10000 destinos e, puts, HG, vc é um cara que me deixa saudosa por uma época que não vivi, mas ao mesmo tempo me deixa ansiosa pelo que ainda virá. (principalmente pq só assisti a um show seu no formato Pouca Vogal)
    parabéns pelo sempre dom de ser foda! xD

    ps.: vem pra Goiás hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Unknow,

      Não sei qual sua idade, mas para um ser pré geração X, a versão de Infinita Highway do 10.000 Destinos é a pior de todas...

      Se fosse pra eu classificar, ficaria da seguinte forma:

      1º lugar: A versão original, pois o riff simples da introdução (em lá maior) é clássico, a linha de baixo é única e as viradas da bateria outorgam a ela o título de hino nacional do Rock. Só quem já dirigiu numa auto estrada ao som dessa música é capaz de entender.

      2º lugar: A versão do show do Hollywood Rock: onde ele finaliza com o bordão: "eu posso estar completamente enganado eu posso estar tocando o instrumento errado..."

      3º lugar: A versão do Alívio Imediato, onde ocorreu a inclusão dos: não morra NÂO, não fune Não...

      Excluir
  28. 1berto, Plano B é a mesma que estava na Demo dos Novos Horizontes ? Ou ganhou alguma coisa na letra ?
    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  29. SHOW EM POA, PLISSSSSS

    ResponderExcluir
  30. Eu gosto muito de ver o HG acompanhado do Glaucio, Aranha e do Pedro.
    Dá uma química legal ; )
    Mas ansioso pelos novos tempos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Humberto lançando seu primeiro disco solo quase que na mesma oportunidade que eu estou produzindo o meu. O dele vem depois de mais de 20 disco. O meu é o primeiro meeesmo... Muita ansiedade p conhecer o novo disco dele. Desde o lançamento do HG3, não fico mais receoso se vou ou não vou curtir. De discos, a livros, passando por blog, a identidade entre o que gostaria de ouvir/ler como que Hg tem a oferecer muito grande! Na expectativa...

    ps: Sempre achei q a abreviatura de Hugo poderia ser "Hg" ; ).

    Ps 2: quem tiver curiosidade de conhecer minhas músicas: http://bloghugoalencar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. bah assim como muitos outros eu estou muito ansioso por mais esse lançamento de música boa que ainda temos no brasil !! grande abraço Humberto e vê se aparece em chapecó - sc haha ;)

    Henrique Nissola

    ResponderExcluir
  33. 1berto você olha além do 1bigo... Qual o artista hoje faz um cd e pensa nele como um todo, com ligações de uma música a outra, aquele álbum que cada música tem seu lugar e que leva a outra e que se não for dessa maneira parece faltar algo, e mesmo assim consegue gerar independência para cada uma elas, mas o verdadeiro sentido está em escutar a obra em sequência. Digo isso porque hoje é comum, diria que maioria absoluta de artistas que se promovem com uma única canção...
    Cara um tremendo abraço, a cada dia que passa te admiro mais (sentimento bacana esse, admiração)..

    ResponderExcluir
  34. já estou curioso e ancioso para a chegada dessa nova criança ao mundo. 1berto abraço!

    ResponderExcluir
  35. Obrigado pelo presente, Humberto! Quer dizer, pelo presente embrulhado e com laço.
    Hoje - dia 12 - é meu aniversário, e algum tempo atrás, vi que um novo post "cairia" no dia do meu aniversário - ou meu aniversário cairia no dia de post novo aqui, não importa tanto - , e logo pensei: "Caramba, vou receber um belo presente." mas, nunca imaginei num presente com embrulho e laço(no caso, o nome do disco, "Insular").

    Enfim, muito obrigado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Aniversário.
      Que seja um ano de plenitude das tuas mais caras expectativas.

      =)

      Excluir
  36. Pomposo! Não nada e se for melhor ainda. Eu vejo por processo natural evolução. No mais muito obrigado pelo o cuidado e respeito que vc tem pelo seu trabalho. Fizeram com que ele rompesse as barreiras do silêncio e da distância, e chegassem até aqui. Eu sou Janilton soares. Um cara de 27, de longe, muito longe das capitais: Macau/RN. Valeu por me livrar desse mar de de silêncio arberto e difundido de páginas em branco, fotos coloridas... De fé.

    ResponderExcluir
  37. Não tenho 45 minutos até o trabalho, mas normalmente esse é o tempo que demoro para dormir...

    Muito bom começar meu aniversário assim, com mais um texto seu. :)

    Muito bom também ver que um dos primeiros shows será em Ipatinga - MG, com certeza estarei lá, bem próximo ao palco.
    As fotos ficaram ótimas, muito bom ver essa turma reunida.

    Humberto,
    Aquele abraço e até semana que vem.


    ResponderExcluir
  38. 45 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO..

    HUMBERTO SEI QUE VC FAZ TUDO QUE PODE PELOS FÃS FOTOS, CDS, DVDS, LIVROS, AUTOGRAFOS, SHOWS ETC MAS 45 MINUTOS ACREDITE É MUITO POUCO..

    SE PUDER COLOQUE 3 FAIXAS BONUS NO DVD "SAGRAÇÃO DA PALAVRA" QUE MERECE SER TOCADA NAS FEIRAS DO LIVRO BRASIL AFORA QUANDO VC ESTA LANÇANDO SEUS LIVROS E AS MUSICAS "ANJO DA GUARDA" E "FABULA"..

    AH E DEPOIS DE QUASE 30 ANOS SENDO FÃ DO SEU TRABALHOACHO QUE POSSO COBRAR SHOWS MAIS LONGOS O SEU ULTIMO SHOW NO TEATRO RIACHUELO "POUCA VOGAL" FOI CURTO DEMAIS..

    ESTOU SONHANDO COM O INSULAR E PENSANDO NOS 30 ANOS DA BANDA QUE ESTA AI BATENDO NA PORTA QUEREMOS O GLM DE VOLTA NA ESTRADA PELO BRASIL INTEIRO COM UMA MEGA PRODUÇÃO. ENGENHEIROS DO HAWAII "O SHOW" DA MAIOR E MELHOR BANDA DE ROCK DO BRASIL EM TODOS OS TEMPOS AO LADO DA LEGIÃO URBANA...

    ResponderExcluir
  39. Respostas
    1. Espero que sim, Raquel. Se produção fosse minha praia oferecia serviço pra negociar...rs

      Excluir
  40. Humberto, perdoe a ousadia e a indiscrição, mas senti-me tentado a falar de algumas coisas que talvez não te agradem.
    Inevitavelmente, falarei dos Engenheiros do Hawaii. Mas isso porque, dia desses, ouvindo o Dançando pela enésima vez, tive um insight, que se repetiu ao ouvir o Novos Horizontes (pela "quintésima" vez): não há diferença no Engenheiros; há uma evolução, um amadurecimento - e me perdoe se eu estiver sendo demasiadamente equivocado ou inconveniente em minha análise -, mas há, desde sempre, a manutenção da imagem que eu penso estar impressa em todas as músicas: a imagem do Humberto dinossauro, cheio de valores há muito perdidos pela maioria, cheio de princípios abandonados pelo caminho pela maioria. Mas é como você mesmo diz: um dia, nós seremos a maioria, porque não conseguimos odiar ninguém e amamos causas perdidas - sim, eu me vejo perdido no meio dessa perdição e é quando penso se me pareço ou se me equivoco...
    Estou ansioso pelo disco; torcendo muito pela sua realização e com uma certeza dentro de mim, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, mas com uma ideia de convívio virtual (não é possível alguém manter uma imagem há 30 anos, através de discos, entrevistas, chats, composições e alguns posts de blog, se essa imagem não for A IMAGEM impressa na sua personalidade.
    Por isso, creio muito que Insular será, sim, "só" um conjunto de canções - mas que serão pomposas por direito e que serão ouvidas em seus totais 45 minutos. Quiçá 90, 135, 180 (180? Ops, acho que já ouvi isso em algum lugar... se continuar chega a 360? Ora, mas é uma ponte ou uma Highway?)
    Acredito que terá a sua cara. Mas não é isso o que importa?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  41. Insular, parece o supra sumo da contradição. muita gente envolvida no projeto,vários reencontros,cheiro de felicidade no ar e Insular. eu achei arretado e ,como sempre, só vou entender depois de muito tempo.

    ResponderExcluir
  42. 1berto,

    Belíssima e atraente digressão, dizendo sem... querer dizer, aguçando a curiosidade e o interesse da gente.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  43. Para "Insular", terei bem mais que 45 minutos contínuos nestes tempos fragmentados. Estará no repeat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, claro, o tempo somos nós que usufruímos (ou não)
      Se nós quisermos aproveitar 45 minutos para ouvir algo que gostamos, quem nos impedirá?

      Isso.

      Excluir
  44. To louco pra saber como o disco vai soar.

    ResponderExcluir
  45. Humberto, vi que a música "lá e cá" saiu da lista, entrando "insular". Pq não completa as 12 faixas =P senão vc já vai deixar milhares e milhares e milhares de pessoas (tipo eu) curiosas eternamente por conhecer "lá e cá"

    abraço
    André Ramos - Fortaleza CE

    ResponderExcluir
  46. Deve ser difícil encontrar unidade (ponte) em meio a tantas gravações/gravadores. Acho que vai ser um disco bagual mesmo.

    E os irmãos Ramil citados em outras músicas não participarão?

    ResponderExcluir
  47. Respostas
    1. Ei, eu pensei a mesma coisa! =)
      Também pode ser IN SUL AR ... no ar do Sul
      ;)

      Excluir
  48. "Peço licença ao leitor, à leitora, que não tem interesse por minha música para retomar o diário das gravações do disco. Na próxima semana volto a escrever sobre... sobre... as coisas que costumo escrever".

    (Hahahahahaha)

    Sir Gessinger
    Sir Gessinger

    E terá alguém aqui que não tenha interesse em música?
    Vamos dizer que a sonoridade musical acompanha muito mais que 45 minutos da nossa vida diária... nem que for na solidão auditiva de fones no aparelho Iphônico.

    Nomes interessantes das canções, ricos de sentidos:
    Ponte para o Dia... Plano B...

    "De certa forma é o que sempre fazemos, né: agir baseado no que já vivemos".

    Sim, agimos, fazemos, falamos, exprimimos... o que foi/é vivência sentida até ao tutano...

    Meu Olá
    =)

    ResponderExcluir
  49. Sei que é bater na mesma tecla, mas na verdade acho que ficou faltando nesse trabalho dos seus 50 anos de vida Humberto, as presenças do Mago Maltz e o Lendário Licks. Tenho certeza que o fãs que acompanham os ENG HAW desde o inicio ficaram imaginando a bateria e a guitarra deles nesse trabalho. Acho que o Umba sentira essa falta também, mas nessa altura de sua vida não deve ter mais espaço pra uma reconciliação dele e dos outros Verdadeiros Engenheiros. Tem muita ferida aberta nessa história, talvez a do Licks doa mais, e depois dessa caros DeFé, enterrem suas esperanças de ver os três tocarem juntos de novo nessa encarnação.

    Eu, Longe Demais Das Capitais (literalmente).
    ei humberto vc lê esses comentário até o final?que que vc tá procurando hein¿

    ResponderExcluir
  50. Insular, acertei ! =)

    Nos esbarramos na estrada.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Muito legal, estou louco para comprar este CD e DVD, sim, comprar mesmo, pois acho que fã de verdade compra. É como uma edição de luxo, algo que merece ser admirado como uma obra, estou aguardando o 20º trabalho do HG, para colocar junto a todos os outros, a CAIXA ta ficando apertada, é muito CD, DVD, LIVROS, AGENDA, CALENDÁRIO, CAMISETAS, CANECAS E ETC, toda forma de produto, a coleção tá bonita, só pecisava de mais alguns autógrafos, quem sabe em breve em HG???? adoroo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (...)"Eles querem te vender... Eles querem te comprar"(...)

      Excluir
  53. Humberto você não é nem nunca me pareceu pomposo... És um cara que acredita no que faz, aprendi muito observando você assim!
    Abraço! E adorei o nome do disco... :)

    ResponderExcluir
  54. O tempo lambe as feridas... Sempre a espreita pra provar que a vida, é um gesto.

    ResponderExcluir
  55. Pô, HG, muito bom ver as fotos com Adal, Luciano e, depois, com a galera do pós 10.000 destinos. Sensação familiar ;)

    Mas o melhor é notar o instinto em querer dar sentindo a um conjunto de canções. A arte é isso, não? É uma besteira confundir linearidade com unidade. Fazer algo nesse aspecto é buscar uma unidade, uma razão artística que solidifique tantos sentidos dentro de um mesmo espírito, o que muita gente logo pensa em uma coisa conceitual, linear etc. etc. Não sei... Um disco que preze essa "unidade", de qualquer banda, já conta muitos pontos, pelo menos para mim.

    Afinal, tem coisa mais chata, paralelamente falando, do que livros de reuniões de crônicas ou contos aleatórios, por exemplo? Acho que não.

    Então... Deixemos as reuniões de canções para coletâneas, se é que elas ainda existem, exceto as que cada um faz no iPod.

    (Mas até isso há uma unidade pessoal, não?)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  56. já pensou uma turnê com todos esses meninos?! que 'bagunça' maravilhosa seria.....beijos...espero ouvir PLANO B ao vivo!!!

    ResponderExcluir
  57. Eeeeeeeeeeba !!
    Humberto não esqueça de incluir Curitiba em sua turnê! Fico feliz em poder escutar novamente boa música inédita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  58. Saudades eu tenho de ter um bom motivo para ouvir um disco inteiro, seja de 15 minutos 30 ou 45 minutos. Se for de boa qualidade não é perder tempo e sim ganhar o dia. Ansioso e muito pelo novo trabalho. Se saísse em LP então, nossa senhora mãe de Deus! Ia ser o máximo, compraria com toda certeza. Imagina um discão com uma capa bem elaborada e o prazer do Lado A e Lado B.

    ResponderExcluir
  59. - baita artista,
    um dos grandes músicos do rock gaúcho/brasileiro que eu sempre ouço,gremistaço como não pode esquecer de dizer.
    -poeta,músico,escritor e outras coisas mais e pq não não dizer de outro mundo também?
    mas acho que não é preciso dizer tudo isso,é só dizer HG.
    abrçs \ô>


    SID ROCK

    ResponderExcluir
  60. Tô bem ansioso pelo INSULAR. Seria In Sul Lar? hahaha Lar In Sul... Variações sobre um mesmo tema?

    Visitem meu blog... Na último texto: FRANK ZAPPA!

    blog: http://sempressacomprecisao.blogspot.com.br/
    texto: http://sempressacomprecisao.blogspot.com.br/2013/03/ta-bocudo-cabo-tudo.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  61. Trabalho independente, sem fronteiras, inspirado em pouco do mundo "visto".....Poucos entendem.....ilhas..... Rebeka

    ResponderExcluir
  62. É ..
    São fotos, e caras de um forte monstro chamado EngHaw...
    e falando em religião, ainda fumaça preta.
    Grande abraço seu 1berto

    ResponderExcluir
  63. Ae, tava querendo sabe sobre o resto da agenda. alguma previsão de postagem.
    To louca pra assistir o show mas...

    ResponderExcluir
  64. SÓ TA FALTANDO O CARLOS, ME DESCULPEM SE O ASSUNTO INCOMODA, SE TEM UMA COISA Q APRENDI COM OS ENGENHEIROS FOI A LIBERDADE DE EXPRESSAO, O QUE FALTA PRA ESSE ENCONTRO UNIFICAR. ONDE ESTAO OS SOBREVIVENTES DAQUELE MUNDO

    ResponderExcluir
  65. É ENGRAÇADO COMO ESTOU ENVELHECENDO JUNTO AOS ENGENHEIROS, SERIA MAIS FÁCIL OUVIR UM BLUES, MAS MEU CORAÇÃO PALPITA QUANDO OUÇO QUALQUER CANÇÃO DOS ENGENHEIROS. UMA ATIVIDADE ... MAIS LONGA PRA ETERNIZAR. BYE ADEUS ,,,

    ResponderExcluir
  66. Ansiosa para ver e ouvir o próximo cd....me lembro do tempo (ainda não fragmentado), que aguardava ansiosa a chegada do cd na loja e a ligação do vendedor para ir correndo até lá comprar....... Com o cd nas mãos, desenvolvi uma capacidade de pagar, agradecer, voltar ao local de trabalho, sem tirar os olhos do encarte, ler as músicas, sim, pode parecer estranho, mas a minha primeira atitude sempre era LER as letras e imaginar o resto.......
    Me lembro de retornar pra casa, no metrô lotado de Sampa, lendo o encarte e com a impressão de que todos a minha volta não entendiam nada.
    Mesmo já em tempos fragmentados com certeza o "ritual" será o mesmo, a diferença é que em tempos modernos, de pré venda, não fico mais ligando todos os dias na loja para saber se receberam o cd, aguardarei o Carteiro.....e oq era "velho", volta a ser "novo".
    Um carinhoso abraço com todo o tempo do mundo!















    ResponderExcluir
  67. Aguardando ansiosamente esse disco. É a primeira vez que eu acompanho o pré-natal de um disco assim.

    ResponderExcluir
  68. nossa adorei o nome forte, ansiosa por escutar as musicas...ansiosa pelo disco novo.Desejo que vcs vem para interior de sp...
    Significado de Insular
    v.t. Ilhar; tornar semelhante a uma ilha.
    Isolar: quase não saía mais do quarto, insulado na sua solidão.
    Física. Pôr um corpo em condições de não permitir a passagem de sua eletricidade a outro.
    V.pr. Isolar-se, afastar-se da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata Romero,Catanduva sp, nova aqui ainda aprendendo como comentar rs

      Excluir
    2. Se INSULAR significa "isolar-se, afastar-se da sociedade, tornar semelhante a uma ilha", então acho que o nome não representa bem esse trabalho solo do Gessinger. A ideia não era "sozinho, mas bem acompanhado"? Então, acho que melhor serio nome PENINSULAR! Ou seja, isolado, mas não totalmente! Ô, Gessinger, que achas disso?
      INSULAR ou PENINSULAR?
      Gente, manifestem a opinião de vocês!

      Excluir
  69. Diferente q ta o luciano né?

    ResponderExcluir
  70. Caramba! Ontem estava tão atarefado! Que esqueci de vir aqui ler o texto da semana. Por acaso estou trabalhando num projeto de uma capa de disco para um conjunto de Chorinho - e é legal que, sem querer faço uns paralelos inevitáveis...(Não da é pra explicar o que eu quis dizer...) É só uma coisa da minha cabeça de quem é fã do HG) Bom, daí hoje acordei e pensei...Uai! Ontem não li o texto, e ao chegar, aqui no trabalho foi a primeira coisa que fiz. Ah! Nem preciso dizer que fico super interessado e empolgado com cada linha que leio é muito gratificante! Por hora, não vejo a hora de conectar os sentidos e os ouvidos com seu novo disco, Humberto...e estou aqui contando os dias e as horas para o show de estréia aqui em BH, mas tudo sem ansiedade..Grande abraço...e obrigado por compartilhar conosco todo esse processo de criação e tuas brilhantes ideias. Valeu demais!

    ResponderExcluir
  71. Valeu Humberto!!!

    Aqui em Fortaleza estamos ansiosos esperando pelo resultado das gravações.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  72. A tua música é a melhor, mas quero os textos de volta. :/ rs

    ResponderExcluir
  73. Legal a fotinho do novo Gessinger Trio! Curiosíssimo para ouvir essa Tudo Está Parado. Lembro-me com muita saudade da época do Gessinger Trio, minha reação (de surpresa) ao ver o CD na loja e.. caraca já faz 17 anos!!!!

    ResponderExcluir
  74. Mas Humberto, a concepção de álbum enquanto a criação de um conceito não se deve perder jamais, ainda que esteja em marcha a revolução do mercado de música, cada vez mais fragmentado e efêmero, produzido a lotes. Há vida para além do consumo capitalista de cultura.
    Força e foco. Abraço.

    ResponderExcluir
  75. HUMBERTO, VEM PRA MOSSORÓ - RN NA SUA TURNÊ!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  76. HG vc é o ídolo vários amigos e irmãos e principalmente o meu passei minha adolescência curtindo tuas músicas junto a vários amigos agora vendo meu irmão mais novo curtindo tuas músicas com a galera dele,estou ansioso por mais um trabalho seu e pelo amor de DEUS vem aqui em Manaus valew!

    ResponderExcluir
  77. Pra tirar um 9 faltou o Maltz em alguma batera...vamos ver os proximos capitulos.

    ResponderExcluir
  78. Se Ipatinga fosse mais ao Sul de BH diria que era um sinal, que a turnê ta descendo pra Criciúma, como nao eh, acho que é um sinal dizendo que as coisas nem sempre estão na ordem, e a turnê ta chegando ao sul de SC... será...

    ResponderExcluir
  79. INSULAR(SOLIDÃO) PONTE(COLABORAÇÃO) E HORIZONTES(SATISFAÇÃO)SÓPRA TER O QUE POSTAR rs
    Esperando tua explicação.

    ResponderExcluir
  80. Betão!

    Tira uma onda sem H!

    Lança em LP também!



    Abraço!

    esse alemão...



    Thiago Panichi

    ResponderExcluir
  81. Ainda aguardo ansiosamente a volta dos Engenheiros do Hawaii espero que seja breve.

    ResponderExcluir
  82. A região do Cariri cearense espera sua vinda de novo por aqui, quem sabe na cidade Crato em meados de julho, na ExpoCrato!

    Seria muito! Sonhemos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  83. To vendo já a beleza do disco, com tanta gente boa envolvida nele, só poderá ser maravilhoso....anisosissima aqui....

    ResponderExcluir
  84. Acompanho os Engenheiros desde os 16 anos. Hoje, aos 32, depois de ver e ouvir várias formações cada qual com sua peculiaridade sinto que este ciclo não se encerrará sem que eu possa ver novamente, Gessinger, Licks e Malts novamente nos palcos.

    Para aqueles que compartilham do mesmo sentimento que eu, não percam a fé. O mundo dá voltas...

    Por enquanto, brindemos esse novo álbum (e muito!). Até porque tudo que o cara (gessinger) escreve é genial! Não quero parecer nostálgico, só carrego uma carga, um sentimento de esperança. Acho que o tempo dado foi necessário.

    ResponderExcluir
  85. quando a acontecerá em Natal?

    ResponderExcluir
  86. o show do insular acontecerá em Natal?
    quando?

    Jonas Barros

    ResponderExcluir
  87. Graças a Deus os Engenheiros do Hawaii vão lançar material novo. Entendo que as pessoas têm direito a fazer aquilo que realmente querem fazer, mas nesses tempos de vacas magras do rock nacional, mas principalmente levando-se em conta a qualidade das canções gessingerianas, é quase inadmissível que o Humberto deixe engavetado um projeto tão bem sucedido quanto sua primeira banda. Vida longa aos Engenheiros. Força sempre, Gessinger.
    Fábio Amaral Monte - Almenara/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM DERA SE FOSSE GLM DE VERDADE MAS É SÓ O GESSINGER

      Excluir
  88. Acho ki ta demorando demais
    mas ki venha com a qualidade que ultimamente só esse musico esta fazendo no brasil!

    ResponderExcluir
  89. INSULAR = Ilha independente, sem fronteiras.


    Também enxerguei outro significado:
    INSULAR = IN (em, no) + SU(L) (seu/região sul) + (L)AR (casa).
    EM SEU LAR, O SUL.

    ResponderExcluir
  90. Escutando Insular desde ontem e não consigo parar...

    ResponderExcluir
  91. Eu tinha umma versão muito legal de infinita highway que tinha tipo um poema antes da musica acho que era ao vivo vc lembra?

    ResponderExcluir
  92. Viajei 600 km e ouvi o álbum completo 6 vezes seguidas. A partir da quarta aconteceu algo inédito nas muitas audições dos discos passados... chorei. O Insular é um agradecimento a vida e um cortejo ao final dela. É um louvor a espiritualidade e a noção de que mesmo em um mundo caótico como é hoje, a vida pode ser bem vivida e dividida com alguém que amamos. E ter paz interior e sentimento de gratidão é ser como uma ilha em um mar de caos... é se tornar insular.

    ResponderExcluir
  93. Disco sensacional! Não canso de escultar!!
    Parabéns Humberto, você é um gênio.

    ResponderExcluir