Solo le pido a dios - 84


******* TERÇA, 22jan *******

A semana passou voando! Som segue rolando, cabeça segue a mil. Gravamos a participação do Frank Solari na Milonga do Xeque Mate. Frank é um guitarrista extraordinário e um cara super do bem.
Depois da gravação, um registro fotográfico no terreno em frente ao estúdio. Já no primeiro dia fiquei fascinado com as possibilidades gráficas deste espaço.. Muro de tijolos brancos. Ops, uma grande banda já usou isso, né? A ideia é fotografar todos os convidados ali.
(foto de Gustavo Vara)
(as outras são do @alexandr_master)



***** QUARTA, 23jan *****

Fiz o baixo de Tchau Radar, A Canção e mergulhei nas guitarras de 12 cordas. Instrumentos de cordas duplas (guitarra de 12, bandolim e viola caipira) estão pintando em várias músicas. Adoro a ressonância das cordas vibrando em simpatia.
As 2 guitarras de 12 que estou usando no disco foram feitas pelo luthier Cherutti. Fiz uma salada de frutas no desenho delas: corpo de Gibson SG, braço da Stratocaster do Jeff Beck, captação de Telecaster - mas com captadores iguais ao do David Gilmour. Elas estão bem presentes nos discos Surfando Karmas e DNA e Dançando No Campo MinadoOutono em POA e Pra Ficar Legal são dois exemplos.
a da esquerda usei na música Bora
com a semiacústica do Freud Flintstone,
gravei Sua Graça
Minha primeira gravação com guitarra de 12 foi Terra de Gigantes. Usei uma Fender muito antiga e maravilhosa que havia no estúdio da RCA em São Paulo. Voltei a usá-la no na gravação do Ouça o Que Eu Digo Não Ouça Ninguém. Alguns anos depois, Augustinho descolou uma Steinberger de 12, que usou em Ninguém=Ninguém, Problemas Sempre Existiram, Muros e Grades e outras canções do período.

Para a gravação do disco !Tchau Radar!, desenhei uma guitarra de 12 que o Cherutti transformou em realidade. Tinha o corpo igual ao da minha Steinberger preta. Bolei um sistema em que 6 cordas afinavam na mão do instrumento e 6 afinavam na ponte. Coloquei um f-hole falso nela com o mesmo desenho que fiz pra capa do Filmes de Guerra, Canções de Amor e hoje tenho tatuado... A foto abaixo (com Luciano e Cherutti) foi tirada no início da construção do instrumento. 
a guitarra que, aqui,
era quase uma árvore ainda
soou maravilhosamente bem em
Concreto e Asfalto
com técnico e roadie colorados,
rolou aquela espiada no jogo
durante a pausa pro café



******* QUINTA, 24jan *******

O dia começa com uma caminhada para o estúdio. Nos fones, gravações do dia anterior e as demos...
Hoje finalizamos a primeira canção: Essas Vidas Da Gente. Gravei violões, voz e baixo fretless. Baixos sem trastes me fascinam da mesma forma que guitarras de 12 cordas. São instrumentos parecidos pelas manhas de afinação.
Meu primeiro fretless foi um Steinberger preto, que pode ser ouvido nas primeiras notas do VÁRIAS VARIÁVEIS. Depois tive um Cherutti, um Zeta. Estou gravando com o Tobias que uso desde o disco !TCHAU RADAR!
Steinberger fretless
Fretless Cherutti com marcas no lugar dos trastes
pra facilitar (um pouco)



******* SEXTA, 25jan *******

Dia de gravar algumas vozes.
Não é tão divertido quanto
tocar instrumentos,
mas alguém tem que fazer.
=)
Olhar atento na tela do computador.
O disco que, na semana passada,
estava todo na cabeça
gradualmente migra para o HD




******* SÁBADO, 26jan *******

Dia de folga do estúdio,
mas as ideias não fazem feriado!
Aproveitei para definir alguns timbres de teclado
e frases de Vocoder




******* DOMINGO, 27jan *******

Ah, que domingo triste! Acordei com a notícia da tragédia em Santa Maria. A vida abreviada de tantos jovens, a dor de quem ficou... tristeza profunda. Tava sozinho em POA. Tava difícil ficar em casa. Fui ao estúdio. Tem horas em que só fazer música parece fazer sentido, tem dias em que nem isso parece fazer sentido. O dia não rendeu, arrastou-se melancólico. Do que fizemos hoje, só chegará ao disco uma parte nova que escrevi para o fim da Milonga do Xeque Mate. A música estava pronta, mas hoje pintou este tema. Só violão e baixo fretless... instrumental, num dia em que as palavras não deram conta de expressar os sentimentos. 




***** SEGUNDA, 28jan *****

Segura a Onda, Dorian Gray foi a música do dia. Nico Nicolaiewsky, o convidado. Cantamos juntos e ele gravou acordeon. Figuraça, um grande artista, um grande papo. Perguntado se queria ouvir mais metrônomo no fone, ele respondeu: "Sou alérgico, mas se quiserem tomo um anti-histamínico". Sábias palavras! Sem o clic, a música respirou, seguiu no ritmo do coração. 

Depois da gravação,
uma descida ao terreno das fotos.
(foto de Gustavo Vara)



***** TERÇA, 29jan *****

Hoje foi dia de aula. Mestre Borges fez chover para cima. Deixou um take de voz especial de bueno e 3 opções de gaita que... vou te contar... difícil de escolher qual a melhor. Dá vontade de lançar 3 versões da canção. A música se chama  Recarga e, de fato, recarregou nossas baterias.


a foto da foto
foto de Gustavo Vara

e ainda ganhei um
autógrafo na minha sanfoninha!
bah: o título do texto? Nada, não... só uma música do Leon Gieco que tem andado na minha cabeça. http://letras.mus.br/leon-gieco/194409/traducao.html

abraços
29janeiro2013

70 comentários:

  1. Que post sensacional, Humberto! Tô ansioso pelo lançamento do teu novo álbum, que pelo jeito tá ficando incrível! Grande abraço (:

    ResponderExcluir
  2. sempre em tempo! e pronto pra aumentar ainda mais a ansiedade. Especialmente por causa do inicio da turnê em beagá!

    ResponderExcluir
  3. DG soando numa SG... é como tocar Shine On com uniforme de escola...

    ResponderExcluir
  4. Grande HG ! Esperando ansiosamente o disco.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom... esperando o disco ansiosamente =D ... by: Vinícius

    ResponderExcluir
  6. Cada semana, cada dia... A ansiedade para ouvir essas músicas aumentam cada vez mais.
    Já posso prever que essas músicas estarão nos meus fones durante uns 2 anos pelo menos. Minhas idas pra faculdades se tornarão inesquecíveis.
    VALEU HG

    ResponderExcluir
  7. Nossa, to ansioso demais pra ver o resultado do disco. Boa sorte e boas inspirações cara! Os De Fé já contam nos dedos o tempo que falta pra ouví-lo

    ResponderExcluir
  8. Inesperável e otimooo texto,mostrando passo a passo todo o processo!!! Valew mestre!

    ResponderExcluir
  9. Na voz de Mercedes Sosa ficou muito boa também
    http://www.youtube.com/watch?v=SIrot1Flczg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. volta e meia pinta essa música no programa "cantos do sul da terra" pela fm cultura de PoA. muito bom programa e linda música. concordo que "La Negra" mata a pau. HG também. baita abraço.

      Excluir
    2. o Próprio Luis Carlos Borges pinta pelo programa de vez em quando... Falta o Humberto das as caras por lá. Abraços Demétrio Xavier.

      Excluir
  10. Que timaço!

    Tô afinzão desse disco ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de entender de música e instrumentos como vós! Ansiosa!

    ResponderExcluir
  12. Que bom vê-lo em estúdio Humberto, se não fosse o que se passou entre isso, tudo seria perfeito! Mas a música é o alento da alma, vamos em frente!

    ResponderExcluir
  13. Caraca!!! Passei aqui com aquela cara de cachorro que caiu do caminhão de mudança e me deparo com o seu diário da semana! Muito bom ler isso agora... estava pensando se vc estaria com o humor abaixo normal, não vi posts no face, poucos no twitter e depois que deletei meu face é que não vi mais nada mesmo. Fiquei mais feliz depois de passar por aqui e saber que a gravação está a todo vapor. Quanto à tragédia também não tenho nem como expressar tamanha tristeza e faço do seu título e da música do Leon Gieco as minhas palavras, vi e respondi seu twit ontém sobre o texto da semana que não teria, mas foi fiel a terça-feira! Valeu!
    Abraçãozão!

    ResponderExcluir
  14. Legal e interessante acompanhar o nascimento do disco por aqui ... Faz lembrar as canções do Novos Horizontes ... A gente vai aproveitando a viagem, admirando a paisagem, imaginando o que tem no fim da linha ... E quando chegarmos lá, ainda podemos ficar o tempo todo que quisermos: é uma viagem só de ida mesmo ... rs
    Valeu Humberto ... =)

    ResponderExcluir
  15. Bá, só por 'Segura a Onda, DG' e 'Essas vidas da gente' já dá pra saber que vai ser um discaço! Ansiosa! Boa semana, mestre.

    ResponderExcluir
  16. Hg eh o cara q me faz ter um idolo nesse mundo hipocrita,n vejo a hr de escutar esse novo disco.E sempre fico com essa angustia,um nd no estomago esperando pelos acordes e vozes do gde mestre HG...obgdo por me fazer uma pessoa melhor Humberto...

    ResponderExcluir
  17. Ansiosaaaaaa demaaaaais!!!!!!

    A cara do Humberto de chateado por ter de gravar voz é a melhor!!! HAUSHUAHSUAHSUHASUHAUSH


    Abraçoooooos!!!

    ResponderExcluir
  18. Não só o texto, mas imagens falam por si só(...)

    ResponderExcluir
  19. Poxa Humberto, a ansiedade é tanta que até me atrevi a colocar uma linha de baixo na "Segura a Onda Dorian Gray". Nem sei se essa música vai ter baixo, na verdade tentei fazer uma homenagem a sua volta ao instrumento. Se quiser conferir, segue o link. Abraço. http://www.youtube.com/watch?v=rZX7rkinjgY

    ResponderExcluir
  20. Sai logo CD!!! E que venham os shows...

    Muito bacana a ideia de compartilhar com a gente o andamento do disco! Tenho orgulho desse cara...

    ResponderExcluir
  21. bahh esperando ansioso pelo grande disco solo do grande Humberto Gessinger.. a e belo diário semanal! abraço Humberto e até semana q vem..

    Henrique Nissola
    chapecó sc

    ResponderExcluir
  22. Hey Humberto, ve se lança logo essa turnê que eu quero ver isso + de perto =)

    ResponderExcluir
  23. Não é Engenheiros do Hawaii. Mas não deixa de ser, pois voz e instrumentos fazem lembrar !!!
    Nos resta aguardar essa Harmonia !!!

    ResponderExcluir
  24. E que nosso Tricolor dos Pampas nos de um pouco de alegria hoje! O Rio Grande amado precisa disso. :(

    Quanto ao disco...imaginando como será bom poder ouvir novas canções na tua voz!
    Até terça!

    ResponderExcluir
  25. Feliz Ano Novo... Feliz disco novo... Estou ansiosa para ouvir as novas canções e feliz por estar de volta aos textos semanais fantásticos, depois de um mês de ausência...

    Um grande abraço aos de fé e para você Humberto!!!

    ResponderExcluir
  26. Contando os dias para o CD, DVD, BLURAY ficar pronto..

    VIGESIMO CD DO POETA MAIOR HG

    MEUS SENTIMENTOS AOS IRMÃOS GAUCHOS QUE EU TANTO APRENDI A AMAR GRAÇAS AO POETA HUMBERTO GESSINGER..

    SANTA MARIA ROGAI POR NÓS

    MARCOS ROMERO - NORDESTE DO BRASIL

    ResponderExcluir
  27. Essas Vidas Da Gente lindo nome para uma canção...bom trabalho por ai! E que possamos vê-lo em breve! Abraço

    ResponderExcluir
  28. Que legal de ler. Parece que vai ser um discasso!

    ResponderExcluir
  29. ÓTIMO POST, SE A PRIMEIRA IMPRESSÃO É QUE FICA, O ALBUM JÁ NASCE COM TUDO! DECOLANDO A MIL! PARABÉNS 1BERTO PELA ESCOLHA DOS CONVIDADOS TBÉM!

    ResponderExcluir
  30. Esse boné amarelo é top!
    Aguardando ansiosa o novo disco!

    ResponderExcluir
  31. Post incrível!
    A ansiedade cresce a cada dia pra poder conhecer o resultado de tanto trabalho de perto...
    Os nomes das músicas são demais! Dá ainda mais vontade de ouvir... E o que dizer do cenário? Muro branco de tijolos. Perfeito!
    Parabéns pelo belo projeto.

    Quetiline - Baln. Camboriú - SC

    ResponderExcluir
  32. A cada dia, mais próximo e real fica o lançamento deste cd, já posso sentir as frequências, imaginando como será, algumas músicas que já estão se definindo, sabendo o tema de algumas delas, é fantástico compartilhar este momento, posso imaginar, visualizar o desenvolvimento desta preciosidade, graças a internet?

    Músicas que me marcaram foram pautas para as novas, é fascinante as lembranças de Terra de Gigantes.

    Quanto a tragédia de Domingo sem comentários! Fica claro a ganância do homem, a sua visão de só querer obter lucro, este infeliz sabia da capacidade do estabelecimento... Não tenho mais o que dizer.

    As fotos ficaram ótimas, este muro branco terá muitas histórias e lembranças. Terá uma música? 'muro Branco'

    Até! Vida Longa!!

    ResponderExcluir
  33. Algo acompanhar os nascimentos, rupturas, a diferença em tudo e saber que o vem... será imortal como tudo que já veio... HH | EngHaw | PV - o nome não importa - o som é teu, mas é nosso!!!

    ResponderExcluir
  34. torcer para vir a Juiz de Fora. Farei o possível para coseguir a palheta :D

    ResponderExcluir
  35. Sidnei Rodrigues - SP30 de janeiro de 2013 13:20

    Cada informação que chega podemos esperar o melhor de tudo isso, convidados, nome das canções, fotos, tudo indo bem....Espando muito o trabalho pronto....

    ResponderExcluir
  36. Cada fase, só aumenta a ansiedade para ver o trabalho completo e claro ir ao show aqui em SP!!! :)

    ResponderExcluir
  37. Belíssima a música 'Sólo le pido a Dios'. Não conhecia. Essa versão com Mercedes Sosa é de arrepiar>>> http://www.youtube.com/watch?v=Gvyl_zdji2k

    Abraços!

    Uai 1: Muita ansiedade para o novo disco :)

    ResponderExcluir
  38. Curtindo esse "diário de bordo". Ô coisa boa!

    ResponderExcluir
  39. "dia anterior e as demos..." Achei massa a reticência só para deixar os fãs com vontade rs Caramba, fico pensando como será o show, ja que vc toca a maioria dos instrumentos nas gravações pelo que eu entendi...To na angustia de ouvir! :)

    ResponderExcluir
  40. queremos vc tocando em SP cara, não só nos nossos "walkmans" entre vidro, concreto e metal, mas, principalmente ao vivo. abraço!

    ResponderExcluir
  41. Mal podemos esperar pra ouvir/ver o trabalho completo!! Ansiosidade que mata haha.

    ResponderExcluir
  42. Tuas palavras tão sabias me inspiram demais!!

    ResponderExcluir
  43. Fala Grandioso Gessinger!

    Alívio ao ver que seu texto já tinha sido desenhado na web!
    Li todas as suas "angústias" em uma semana pra acompanhar em tempo este post aqui!
    Ansioso pra ouvir o cd e resgatar cada vez mais a inpiração que estava afogada dentro de mim!

    Grande fã do sul de Minas Gerais das violas caipiras que te escreve!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Alessandro F. Duarte30 de janeiro de 2013 21:33

    Que bom poder acompanhar a construção do disco, parabéns!

    ResponderExcluir
  45. Caraca muito bom o nico participando ainda mais legal,muito ansioso para consumir exaustivamente mais esse trabalho do mestre Humberto o midas da música, por favor não deixa de passar por Curitiba ou por Santa Catarina seguramente estarei presente nos para ouvi-lo

    ResponderExcluir
  46. Olá Humberto!
    Em seu blog há tanto entusiasmo,que consegue expor os mais variados temas de forma agradável e prazenteira.Como me sinto feliz visitando-o.Tudo isso agrada a vista e alegra o espírito,fazendo até esquecer os aborrecimentos do cotidiano.É como um refrigério para que continuemos sensíveis ao que é belo e artístico.

    ResponderExcluir
  47. e o augusto? alguem convidou?

    ResponderExcluir
  48. Já tem quantidade de músicas definidas para esse album??
    Espero que passe de 15 para compensar todo esse tempo sem gravações inéditas.

    Ansioso para esse novo projeto!

    ResponderExcluir
  49. Que oportunidade de ouro poder acompanhar o lançamento do disco!
    Aliás, qual o nome?

    ResponderExcluir
  50. quando sera q começa os shows???

    ResponderExcluir
  51. não é mais quando a segunda vira terça??????????? ué..

    ResponderExcluir
  52. Ta ficando mara esse disco hein??? to aqui só imaginando os próximos capítulos e ansiosíssima pela obra pronta....força Humberto, que a vida é feita de incidentes, porém, nao se pode perder a fé....(não levo fé nenhuma em nada???) mas eu gosto mais de Fé cega e Pé atras, pra todos...

    ResponderExcluir
  53. Nossa! Massa demais o post, Humberto. Ansiedade para ouvir alguma coisa qualquer trecho...
    Acho genial a forma como você está expondo todo o processo de criação para gente. Pra quem acompanha teu trabalho da a sensação de estar fazendo parte de tudo. Sinto honrado por ser um dos que segue fielmente tua arte e oficio. Abraços.

    ResponderExcluir
  54. Ansiedade se diz pouco pro que estou esperando...valeu HG...como sempre demais!

    ResponderExcluir
  55. Quanta ansiedade, me escutando essa nova pintura. Aguardo novas novidades....!

    ResponderExcluir
  56. Humberto BOA NOITE este novo album promete quitarra com 12 cordas o baixo sem trastes cara não pode faltar os solos de violino, uma mpb distorcional eo que eu adoro nas músicas o cincronismo, que entre letras acordes faz uma perfeita quimica musical e echega ate nós.
    E SHOW

    Marcos Rogério,

    ResponderExcluir
  57. Humberto eu vi o seu twitcam o Especial longe de mais das capitais qual e a resposta da perqunta?
    O novo disco sera ¨¨Gessinguer¨¨, carreira solo Hengenheiros do havai ou pouca vogal,
    qual sera o caminho que marcara uma nova estoria para sua carreira?

    Gesssinger merecia tocar no rock'rio novamente
    IMAGINEM!!


    MARCOS Rogerio

    ResponderExcluir