E mais não direi - 80



Se houvesse uma câmera oculta sobre o espelho, do outro lado teriam visto minha cara sonolenta e a mão distraída colocando desodorante na escova de dentes. Que maneira de começar o dia! Que desculpa posso dar? Objetar que pasta de dentes e spray são parecidos? Não cola. Já usei esta justificativa quando escovei os dentes com creme de barbear.

Minha transição do sono para a vigília, além de lenta, é a porção do dia que menos me agrada. Injustiça da minha parte (mal agradecido):  muitas vezes acordo com respostas para questões que pareciam insolúveis antes do sono. Há manhãs em que a frase que faltava, uma ideia para arranjo, um título ou uma capa acordam ao meu lado sem que eu os tivesse visto ir para a cama.

{ Algumas ideias preferem chegar sem serem notadas. Qualquer esforço que façamos parece assustá-las. Só nos resta esperar. Mais fácil falar do que fazer, né? Como é difícil manter o sangue frio quando não se sabe se o que se espera chegará! }


Minha hora favorita do dia? O anoitecer.  Quando chega, evito ao máximo acender as luzes da casa. Gosto da maneira como os olhos vão ficando mais sensíveis à medida que a luz vai diminuindo. Resulta uma sensação de integração com o ambiente - harmonia - que é uma definição muito próxima de “paz”.

{ Eu trocaria, na boa, as 5 horas entre 10 da manhã e 3 da tarde por 3 horas a mais de pôr do sol...

... nah, bobagem,  pecado jogar fora duas horas de cada dia, né? Já basta o tempo que perdemos com coisas que não nos merecem. Melhor deixar o relógio andar como anda. Além do mais, perigava a gente enjoar de tanto pôr do sol. }

as aparências enganam
aos que odeiam
e aos que amam
(isso é um amanhecer)

Declarar-me fã do outono e do anoitecer revela mais de mim do que seria prudente revelar. Ainda mais hoje que o horóscopo do jornal disse pr'eu armar uma retranca e jogar com muitos volantes.

Se eu acredito na astrologia dos jornais? Nah. Tanto quanto no futebol. Quem está muito próximo do topo da minha pirâmide de respeito são os antigos astrônomos. Conseguiram explicar coisas tão complexas com instrumentos tão rudimentares! 

Semana passada me veio esta dúvida: quando é lua cheia num país, é lua cheia no mundo inteiro? Uma pergunta de simplicidade constrangedora para quem tem o dom. Não é meu caso. Desisti de encontrar a resposta sozinho depois que meu raciocínio deu várias voltas em torno do sol sem sair do lugar. Tive que perguntar para outra pessoa, que respondeu parecendo não acreditar que eu falava sério.

{ Mas eu sei que havia um império tão grande que, se dizia, nele o sol nunca se punha. E sei que hoje estas coisas já não existem. Só restam fragmentos, tudo é pedaço. E sei que as fotos, nos idos tempos analógicos, eram reveladas numa sala escura. E sei que numa noite sem estrelas os vaga-lumes fazem a festa.}


Voltando à cara no espelho, não se engane: aquele cara com cara de sono passando desodorante ou creme de barbear na escova de dentes estava chegando a uma importante conclusão! Às vezes cai a ligação entre matéria e espírito: nem sempre nosso semblante revela o que se passa em nossa mente e coração. Seria mais fácil se tudo estivesse na cara.

{ Em francês, a expressão physique du rôle indica uma aparência adequada para determinado papel, (jeito de...). Atores que tenham uma cara que revele o que os personagem pensam e fazem ajudam o filme? Não sei. Atalhos, nunca se sabe...

Os gringos, que são mestres em catalogar tudo, principalmente na cobertura esportiva, usam a expressão game face pra quando o cara tá focadaço no jogo. Uma cara de tensão relaxada, se tal é possível. Tite já estava com game face na entrevista coletiva, dois dias antes do jogo. Claro que ganharia. }

arde fins de tarde
de luz vermelha 
Ah, Jesus! Novamente um doido fez disparos numa escola americana. Matou 27 pessoas. A maioria,  crianças. Era sobre isso que eu deveria estar escrevendo, não sobre o pôr do sol, esporte e as aparências. Mas as palavras fogem como um sol se pondo rápido demais. Só restam fragmentos, tudo é pedaço. Ascenssão e queda do Império da Razão. Não se engane: este cara que vos fala, com cara de espanto, silencia sua compreensão.

in my rear view mirror
the sun is going down
Ao som de Two Suns in the Sunset (Pink Floyd), The Sun Goes Down (Thin Lizzy), As Aparências Enganam (Elis Regina), Anoiteceu em ... }
abraços
18dezembro2012

153 comentários:

  1. putz....sem palavras...valeu de novo!

    ResponderExcluir
  2. É impressionante como a primavera nos trás excelentes pôr-de-sol. Sou apaixonada, e tenho registrado quase todos os dias lindos e fascinantes espetáculos no céu de Porto Alegre ao anoitecer.

    Parabéns, excelente texto (só pra variar, né?)

    ResponderExcluir
  3. Salve a luz das 16:30!
    OBS: para os mineiros, pq descobri que no Sul a história é outra!

    ResponderExcluir
  4. hummm adoro seus textos sobre assuntos tão importantes, mas aparentemente tão banais.

    ResponderExcluir
  5. Vc sempre me surpreende... Gessinger e Pink Floyd! O melhor da vida!

    ResponderExcluir
  6. ... INSTIGANTE, linkado com meu dia a dia, que nunca me fez escovar com creme de barbear/desodorante, mas que me faz pular o muro ao menos uma vez a cada (mais ou menos) quinze dias, porque as chaves ficaram penduradas na porta que ficou destrancada. Ah, se meus devaneios fossem só ao acordar, com cara de sono!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Perfeito e lindo... Como sempre!
    Elis Regina, sempre tão maravilhosa, a voz mais perfeita do universo......Pedro Mariano, seu filho é a segunda voz mais perfeita do universo rsrssr
    ....
    " As aparências enganam, aos que gelam e aos que inflamam
    Porque o fogo e o gelo se irmanam no outono das paixões
    Os corações cortam lenha e, depois, se preparam pra outro inverno
    Mas o verão que os unira, ainda, vive e transpira ali
    Nos corpos juntos na lareira, na reticente primavera
    No insistente perfume de alguma coisa chamada amor."

    Ótima terça!
    Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  8. "two suns in the sunset? hmmmmm...... could be the human race is run!..."
    :)

    ResponderExcluir
  9. BAHita texto!! Hoje me matriculei pra fotografia... e adivinha o que mais gosto de fotografar? A natureza me encanta...

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre tive essa duvida sobre a lua... Esse texto hj me caiu como uma luva... Perfeito!

    ResponderExcluir
  11. Mesmo após tantos anos que o acompanhoo, me surpreendo ao me surpreender com a naturalidade, a verdade com que você fala de coisas simples e ainda mais, conseguindo fazer a gente sentir um pouco de mais perto a gradiosidade dessas "pequenas" coisas.

    ResponderExcluir
  12. Eu também já tive a infelicidade de escovar os dentes com creme de barbear. Quem foi o gênio que fez a embalagem do creme de barbear igual a uma pasta de dentes?!

    Valeu Humberto!
    Até semana que vem (se o mundo não acabar, Oh God!)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo texto, HG!
    Só um detalhe (importante): "ascensão" tem apenas um "s". ;)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. As fases da Lua são as mesmas em qq parte do mundo. Só na minguante ou crescente, o ponto de vista do observador a coloca "pra cima" ou "pra baixo". ;)

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Li o texto num espelho, agora. Meu despertar é exatamente assim, lento, com respostas ariscas que fogem ao menor ruído, como moscas que tentamos espalmar... o tempo certo para agarrar as ideias é muito delicado.

    Faço coisas assim absurdas de manhã, também... e minha energia se renova ao pôr do sol... é complicado esse negócio de ser... "diferenciado"...huahahua não resisti.

    Lindo texto, fotos alucinantes. Valeu!

    Abraço. Inté quando o dia 23 vira 24, não é isso?

    ResponderExcluir
  16. Muitas vezes é melhor falar sobre o pôr do sol, esporte e as aparências do que sobre loucos assassinos. Já há sangue de mais nos noticiários, o dia necessita de poesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é poesia nunca é demias...
      pois ela amanhece cheia de ligações pra fazer

      Excluir
  17. 1berto sempre se superando, bom demais!

    ResponderExcluir
  18. Cara, muito bom.
    Humberto você sempre me surpreende com seus textos, embora escritos de forma simples transpassam um maior bem, isso sobre qualquer ema que você fale.

    Parabéns, muito seu fã...

    Abraçõs de um Potiguar !!!

    ResponderExcluir
  19. "
    O sol ainda se levanta no meio de tanta confusão
    No meio da madrugada ele ilumina o Japão..." Obrigada pelo texto. Abraço

    ResponderExcluir
  20. Texto ultra transcendente!

    Ia falar pra você acordar cedinho... pra ver o sol nascendo... vem com a hora, uma brisa super "gente fina"! Mas periga acordar mt cedo e passar detergente na escova... ae não! rs

    Belo texto, Hg!
    Que o mundo não acabe antes da twitcam e do Gessinger Day!

    ResponderExcluir
  21. O que mais me impreciona é o jeito que ele dialoga com o texto, vocês não tem essa impressão?
    D+ um dia quero escrever assim. o/

    ResponderExcluir
  22. Acho q a transição do sono para a vigília é um momento difícil para nós capricornianos! bom mesmo é o R.E.M!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  23. ótimo texto humberto, realmente tudo é pedaço, tudo é matéria e pouco espírito... um forte abraço de seu saudoso fã e até a próxima segunda...

    henrique Nissola chapecó-sc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Henrique

      Se tivéssemos apostado a palheta de 0,5mm eu teria ganhado!

      Pode ser, que se o mundo realmente não acabar, ele escreva sobre o "não fim do mundo" na semana que vem hahhahah!

      Curti teu comentário,

      Valeu,

      Excluir
    2. sim eu teria perdido kkk... também pensei na possibilidade de esse suposto "texto" ficar para depois do dia 21, más nunca se sabe né... para esse fim de ciclo e inicio de um novo provavelmente nos guarda novas coisas legais a respeito do humberto e seus projetos.
      valeu, td d bom aí e até mais...

      Excluir
  24. Caro Humberto o que mais gosto no seu trabalho, paradoxalmente é o que eu mais odeio. Essa imprevisibilidade. Quando acho que os enghaw vai voltar... vem disco solo. Mas ainda assim a fé que me faz seu um dos de fé continua intacta. Ah sobre o texto... prefiro os fins de tarde no inverno. Provavelmente por lembrar a hora do chima com minha mãe

    ResponderExcluir
  25. Como capricorniano, acho que a vida é uma brincadeira de luz e sombra, brincadeirinha difícil de aprender, séria demais.

    E se eu acordar com as respostas que não encontrei essa noite para os exercícios da faculdade...vou para a prova com uma cara game face...vai que cola né!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Adorei o texto.
    Também adoro o anoitecer. E a noite. Daí chega o dia com aquele azul celeste e eu penso "Coisa mais amada!" chega o pôr do sol "Um arco íris gigante!!!" chuva e sol, surge um arco íris "Água colorida!" Sou polipolar.
    Quanto à lua: sim, as fases da lua são uma constante global. O que pode mudar é a órbita que ela percorre no céu - do ponto de vista do cidadão do mundo - por causa da inclinação do eixo de rotação da Terra com relação ao eixo de translação (movimento orbital, dar voltas em redor) da lua. Já viu o lado escuro da lua? Não, né?! Porque a rotação da lua tá num compasso perfeito com a translação dela, e aí ela tá sempre com aquela mesma face virada pra gente. Sim: eu sou uma lunática.
    "game face" sei o que é: aquela cara de samurai velho de guerra que é capaz de vencer desarmado.
    Aquele quebra costela, 1betinho (ó, a intimidade!) tenho que aparecer mais por aqui.

    ResponderExcluir
  27. Acredito que quando acordamos com as soluções para aqueles problemas "aparentemente" insolúveis, é por que fomos dormir "focadaços" e com isso abrimos guarida (emitimos vibrações favoráveis) para que os anjos nos "assoprem" as respostas... Muita gente tem histórias assim...

    Congratulations pelo texto!

    ResponderExcluir
  28. Gostei em especial muito deste... me encontrei várias vezes no transcorrer das linhas!

    ResponderExcluir
  29. Tão bom ler vc antes de dormir, ou de amanhecer logo mais...

    ResponderExcluir
  30. Ahhhh, o outono... o anoitecer... o horóscopo, que sempre digo não acreditar, mas não perco a oportunidade de vê-lo...
    A vida é assim, cheia de coisas simples e bobas, mas cheias de significados pra gente.

    ResponderExcluir
  31. AGORA É SÉRIO 3

    Ontem, por acaso, ouvi uma versão de "Pra ser sincero" na TV enquanto dormia (cochilar no sofá da sala domingo a tarde é bom demais). Na verdade eu não sabia se estava acordado ou sonhando, mas aquilo chamou minha atenção. Uma guria bonita, com voz sexy, acompanhada por um "tesão" de violoncelo...
    Depois que eu esfreguei os olhos e prestei atenção foi como se nascesse um sorriso interior (aquele que a gente mostra com os olhos), por mais que eu considere a música uma das mais piegas dentre o acervo genial do Eng Haw, a sensação foi de que nem tudo esta perdido... ou que um mundo ultrapassado esta realmente acabando pra dar lugar à um lugar melhor.

    Alguém sentiu algo parecido?

    http://globotv.globo.com/rede-globo/the-voice-brasil/t/o-programa/v/liah-soares-pega-o-violao-para-cantar-pra-ser-sincero-na-final-do-the-voice/2297536/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava tomando um leite com café quando meu namorado chamou a minha atenção ao fato: Arrepiei! Mas achei, ou melhor, achamos que a versão não fez jus ao original dos Engenheiros. Na verdade, aquele último dia de programa foi o meu primeiro... tive a leve impressão que os calouros do Raul Gil são melhores - não que os(as) caras do The Voice não fossem bons(as) - mas prefiro a espontaneidade dos meus queridos e antigos calouros.

      Excluir
    2. Gostei mais do Sambô cantando "Toda forma de poder" de sexta pra sábado... na verdade sábado:

      http://www.youtube.com/watch?v=yHC4xuhUq1o

      Excluir
    3. o sambô arrasou tocando toda forma de poder, trouxe o bom e velho pop rock para samba ou pagode nem sei ao serto a diferença do dois kk... mas até que ficou legal :)

      Excluir
    4. Não gostei de nenhuma das duas versões. Pra ser sincero na versão da moça não me emocionou. Apático. E Toda forma de Poder, definitivamente, não combina com samba. Se combinasse, aquele cara não precisaria fazer uma voz "rock n' roll".

      Excluir
    5. Concordo com o anônimo... Liah quis inventar demais na música, e sambô... pelamor. Já podem começar a compor, essa história de ficar pegando música dos outros e bater lata, não tá com nada. Curto muito samba, mas sambô é gritaria e bateção de lata.

      Não gosto.

      Excluir
    6. peito a opiniao de todos mas penso de outra forma, pois todas as cançoes do sambô são nesse estilo "bateçao de lata" e a banda está fasendo bastante sucesso...

      Excluir
    7. Sim... fazem sucesso em um país onde só se ouve música ruim e chatapacaralho, onde Tchu Tchá é hit o ano todo. Fala sério...

      Excluir
    8. gosto mt de enghaw e n gosto dsas parada de pagode, axé, thu tcha... mas só achei legal a boa vontade d eles tocarem engenheiros, eles poderiam simplesmente escolher uma música dos titãs ou barao vermelho, mas escolheram engenheiros...

      Excluir
  32. Nossa, apaixonada pelo texto da semana!!! Também sou fascinada pelo pôr-do-sol, grande espetáculo! Excelente, mestre - mais uma vez.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  33. Eu que não acredito em horóscopo me assutei por estar passando por isso Humberto.
    Obrigado pelo belo texto, pelas palavras e por mostrar que nos medos a aflições, não estamos sozinhos.

    ResponderExcluir
  34. Esse cara é o Humberto...

    ResponderExcluir
  35. Verdades a tona..Gessinger.

    ResponderExcluir
  36. "(...)muitas vezes acordo com respostas para questões que pareciam insolúveis antes do sono."

    Aquele senhor lá em cima vestido à la Flinstone explicaria... rs

    ResponderExcluir
  37. Tudo que vc escreve soa tão perfeito..
    E tanta gente viciada em 50 tons disso e 50 tons daquilo..
    Vício bom é ler vc!

    ResponderExcluir
  38. Até me conforta tais palavras.
    O seu saber propõe novos horizontes. Clareiam a mente, como o nascer do Sol sobre o campo. Que não é o seu momento predileto do dia, mas é o final do meu momento predileto. Adoro madrugadas. Adoro vigílias.

    Entretanto, é na vinda do Sol, neste momento do dia que as palavras e ideias se vão. Vai chegando o sono, nada mais se processa. Se eu pudesse trocar horas do dia, trocaria essas horas que as ideias se vão.

    Porém, nos sonhos elas se manifestam. E nos ensinam. E nos enganam. Podem tentar traduzir coisas, inclusive, cujas quais não lembraremos quando acordar. Acordar, aliás, que se parece mais com um processo mecânico do que uma atividade biológica.

    Não que eu goste de dormir, pois eu amo madrugadas (popularmente, o horário ideal para fazê-lo), mas desagrada o fato de interromper um momento de manifestação subconsciente profunda para cumprir com obrigações dos dias úteis.

    Mas acordar é preciso.
    É preciso aprender a reinventar, e não só esperar dos sonhos.

    "O sonho é popular".

    Eu li isso em algum lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se eu pudesse trocar horas do dia, trocaria essas horas que as ideias se vão.

      Porém, nos sonhos elas se manifestam. E nos ensinam. E nos enganam. Podem tentar traduzir coisas, inclusive, cujas quais não lembraremos quando acordar."

      =)

      Excluir
    2. "Mas acordar é preciso.
      É preciso aprender a reinventar, e não só esperar dos sonhos."

      Mas aí que está... os sonhos são a gasolina, aditivada, desse motor. O que nos faz reinventar, andar, respirar...
      A matéria é serva da vida que a movimenta... e não o contrário.
      Não lembro-me mesmo quem escreveu que nos sonhos estamos acordados, e em vigília estamos dormindo para chegarmos aos sonhos e podermos voltar a estar acordados...

      But...
      Sonhos são como aqueles cavalos selvagens a correrem livres e brilhantes na Patagônia.
      Lindos Lindos Lindos.
      E difíceis... extremamente selvagens e difíceis.

      http://www.youtube.com/watch?v=NrIL-0AtDY4

      A dificuldade seria o alimento da persistência no prazer de se domar, selar, esses belos cavalos.
      Não é fácil... nem difícil...
      É a vida no seu estado bruto.
      :)

      Excluir
    3. Justíssima e oportuna complementação, Cila.

      Eu não me aprofundei aos detalhes com relação aos sonhos porque minha escrita já beirava o limiar da minha timidez.

      Acho que faltou de minha parte uma menção alegando que os sonhos de nada valem se nada for feito para que eles se concretizem.

      A premissa da qual quis partir tentei deixar implícita na frase "desagrada o fato de interromper um momento de manifestação subconsciente profunda para cumprir com obrigações dos dias úteis." A vida muitas vezes é iludida pelos sonhos que nos enganam (aqueles que nos fazem esquecê-los). Tais sonhos não nos permitem fazer com que busquemo-os.

      Foi nesse contexto que esperei, com descarado insucesso, expressar que é necessário acordar para viver os sonhos que nos são permitidos. Esses sonhos que, seja quem for que escreveu a frase que você citou indiretamente, estamos acordados quando vivemo-os, e que neles manifestamos a vida em seu estado bruto.


      Queria poder levar além essa conversa.
      Adorei a sua colocação. Adorei o vídeo sugerido.

      =)

      Excluir
  39. "ARMAS DE BRINQUEDO MEDO DE BRINCAR
    A VIOLÊNCIA TRAVESTIDA FAZ SEU TROTTOIR"

    Bom dia Humberto, bom dia defés
    às vezes por medo recorro ao rivotril
    então pela madrugada já até comi papel

    mas com o texto de hoje
    ficou mais claro para mim
    coisas que só vemos na penunbra, que eu também adoro

    adoro o Sol
    e tenho um certo despreso pela noite, "mas ela é quem traz as estrelas", diz minha mulher que tanto amo...
    o fato é que não gosto de dormir
    só de sonhar acordado
    sou um short-sleepers
    ou um insone insano se preferirem

    mas hoje sinto que a harmonia da natureza
    jogou ao meu favor
    ela é minha amiga e que dança, não mais sozinha

    Humberto Paz e Amor
    peçae pra Adri e a Clara
    mais o Boris e a Laika
    cantarem parabéns pra vc
    na proxima twittcam
    pois é seu aniversário

    amamos muito todos vcs
    ea dorei o post

    depois analiso com a calma que merece

    de fés os amo muito também, Cila Feliz Natal!

    léo daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o Feliz Natal gentilmente dado.
      Gratamente recebido
      :)

      E desejo-te também um Feliz Natal...

      ^^

      Excluir
  40. Deveria dizer que odeio os fins de tarde. São as horas em que as pessoas se acotovelam para buscar espaço nos ônibus e metrôs, ao final do expediente. Seria injusto.

    Busquei a primeira memória, e veio os fins de tarde da adolescência, quando esperávamos o sol abaixar um pouco, para a bola começar a rolar até as sete da noite.

    Talvez, mais prá frente, volte a gostar dos fins de tarde.
    "Toda tarde acaba em melancolia "

    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, nós quando crianças também fazíamos essa "pausa fotônica"
      que doce recordação da minha infância vc me deu...

      saldações intergaláticas

      Excluir
  41. Olá, Gessinger!!! Quer escrever pro nosso jornal? rsrsrs

    ResponderExcluir
  42. 'Two suns in the sunset', umas das mais lindas do Floyd. Meu disco favorito, contrariando a maioria, a última do disco, contrariando a estatística. O compasso dela é fantástico.
    Outra que amo é 'Stay' do 'Obscured by Clouds.'

    Christiano Rios

    ResponderExcluir
  43. Minha época do ano favorita também é o outono. Quem disse que umm dia pra ser bonito precisa ser ensolarado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.
      Ou que só a primavera é colorida?
      E que só o verão deixa as pessoas felizes?

      Eu fico mal humorada no verão...
      E extremamente a vontade e em casa, no inverno. O que torna-me um ser estranho e esquisito para a maioria dos transeuntes terráqueos brasileiros, apreciadores do clima tropical por natureza...

      Ainda prefiro os climas temperados.

      :)

      Excluir
  44. Sem palavras e sem comentários, simplesmente demais...
    Tudo que tu escreve é simplesmente esplendoroso Humberto...
    Um abraço..

    Também acho que um dia pra ser belo não precisa ter aquele solão, aliás não curto o sol....

    ResponderExcluir
  45. Respostas
    1. Situações violentas como essas ocorridas em Connecticut, e de qualquer outra forma, sempre são como uma porta batendo ao vento, constantemente, em minha cabeça...

      Digamos que para aquelas pessoas, anoiteceu de vez...

      Triste, profundamente triste.
      :/

      Excluir
  46. Tambem ja escovei os dentes com creme de barbear!

    ResponderExcluir
  47. Sir Gessinger

    É uma boa música...
    Pink...Floyd
    ...
    E no final, o rádio notícia o tempo, dizendo: que é esperado um aumento de 4000 graus celsius na temperatura...

    Gosto da noite...
    Gosto da escuridão.
    Sou capaz de enfiar o dedo no interruptor de propósito, só para ter o prazer de ver(perceber) o que os outros sentidos contam numa reunião ás escuras...

    Mas mesmo assim, mesmo sendo feita de toda essa temperatura brutalmente Lunar e Yin, ainda fico com as palavras de Bram Stoker, no seu famoso Drácula (livro e filme que adoro):
    "Até que tenha sofrido com a noite, nenhum homem sabe como é grata e doce ao coração e aos olhos a luz da manhã".

    Sim, poder devolver os olhos (não mais desacostumados a luz) postos ao alto de uma montanha...

    Meu Olá
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto tanto do outono e do inverno que nasci num hemisfério onde justamente o mês de abril inaugura o mês das árvores se despindo...

      "As aparências enganam, aos que gelam e aos que inflamam
      Porque o fogo e o gelo se irmanam no outono das paixões
      Os corações cortam lenha e, depois, se preparam pra outro inverno
      Mas o verão que os unira, ainda, vive e transpira ali
      Nos corpos juntos na lareira, na reticente primavera
      No insistente perfume de alguma coisa chamada amor".

      Fogo e gelo queimam, porque no fim das contas são a mesma coisa: temperatura.
      A verdade, é "Frio, de tão quente que é"


      Outro Olá
      :)

      Excluir
    2. "Fogo e gelo queimam, porque no fim das contas são a mesma coisa: temperatura."

      Ambivalência... o que nos motiva... amor e/ou ódio... paixão!

      Excluir
  48. Bom dia, Humberto. De acordo. Ontem, altas horas, comecei a escrever aqui (não sei com que direito...) algo sublime pra mim, com relação a situações com vaga-lumes na minha história. E também falando um pouco sobre escrita confessional. Tudo, como sempre, com tremor e espanto, pedindo uma indesculpável licença ao segredo e ao sagrado, para tirar das gavetas fechadas a sete chaves, coisas que só devem ser balbuciadas la media luz, ou quando as paredes estão dormindo. Mas...sppm então, acredite, já estava terminando de escrever quando acabou a energia e apagou meu computador, sem bateria. um susto. O comentário foi perdido A luz só voltou de manhã. A mesma força estranha que leva o fluxo, o interrompe. e esse coração perdedor, fatigado, de suspense, de fadigas, de outras coisas silenciáveis, de novo retorna contrito, num canto escuro, de onde não deveria sair.
    O texto merece excepcional atenção, ajuda, pausa e pedaços. Mas, é preciso neste momento só (te) comtemplar.
    Interessante, essa referência à expressão francesa, talvez sobre a arte de representar, personas adequadas a personagens... Sabe que, mais que a representação e a direção, a dramaturgia é que me responde. Não tendo nada de origem francesa, tenho uma relação nada sonhadora com a França, como é tomar o seu chimarrão para você. Incrível, não, como teus textos sem querer tocam coisas de tantas pessoas. Agora preciso olhar o por do sol.abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. França,irradiação fóssil. Teatro,irradiação fóssil. (Mesmo palavras podiam ser irradiação fóssil. Estou capotando nessas fotos!!)Castanha de Natal cozida, meu presente fiel de Natal. Só perde pra pinhão em tempos juninos. Pinhão, até o nome é bom de falar. A araucária da foto dá pinhão? Amo o amanhecer,o céu destonado e fresco,os pássaros despertam e fica um pedaço de lua no céu, junto com o sol. Que lindo céu em chamas! Não sei em qual capoto mais, se no frescor ou no ardor. É muito bonito...absSPP

      Excluir
  49. Variações sobre um mesmo tema, minha hora favorita do dia é o entardecer... qual a diferença entre o entardecer e o anoitecer? Depende do ponto de vista de quem os vê? Depende de qual parte do ciclo te agrada mais, o início ou o fim? É aquele lance que você já escreveu aqui, em uns textos anteriores sobre um copo pela metade: meio cheio ou meio vazio? A gente enxerga a vida conforme nossos momentos... E por coincidência minha estação preferida também é o outono! Tenho vontade de hibernar no verão... muito sol, muita chuva, carnaval (tenho preguiça disso tudo). Adoro quando começa o outono, as tardes parecem ter uma cor diferente, o clima me faz bem... é uma sensação bem particular, me faz bem! A respeito de acordar com as ideias já prontas, aquelas que a gente não tinha até na hora de dormir também são instigantes, do tipo: “como não tinha pensado nisso antes”. Ontem a noite estava falando com uma amiga sobre TCC e falei sobre umas experiências pessoais que me ajudaram bastante: os insights. Sempre que os tivermos é bom anotá-los, porque depois escorrem por entre os dedos e ralo abaixo, não lembramos mais, como acontece com alguns sonhos... eles costumam ser a grande sacada!
    Também não acredito em horóscopo, mas achei esse a tua cara! O jeito como escreve às vezes dá a impressão de que quer falar algo, mas fica subentendido. São nas entrelinhas que fico buscando suas palavras, tipo quem pede: “pode dar mais uma dica?”. Adorei o texto e tenho vontade de não parar de escrever mais... Li ontem às 00:00 hrs, mas gosto de reler novamente depois que acordo, mas depois que eu esteja realmente acordada, como agora depois do meio-dia! ;)
    Parabéns pelo texto!
    Abraçãozão!!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, "da roça", entardecer tem cheiro de mato e reflexão... a natureza tem um cheiro diferente nessa hora.

      Excluir
    2. Boa diferenciação! ;D

      Excluir
  50. Já fiz várias coisas absurdas ao estar sonolenta, mostrando que somos normais.

    Lindas as fotos, amo apreciar o céu, mas concordo contigo quanto o anoitecer, é fabuloso, interessante que a mesma paisagem se transforma é lindo, acho fascinante quando o céu começa a se fechar, geralmente antes de uma tempestade ( triste o caos que normalmente acontece após tais tempestades ), forma desenhos lindíssimos, é fabuloso e não esquecendo dos animais noturnos, a beleza da Coruja, os voos do Morcego...

    Quanto as aparências como estas enganam, quem nunca se enganou alguma vez com a aparência, seja ela qual for?

    Ficou ótima a mudança das fotos no blog.
    Vida longa!
    Beijos e até um dia próximo.

    ResponderExcluir
  51. Belas fotos, belas frases e belo texto...
    Cada vez que leio algo teu Humberto, me sinto melhor..
    Um abraço....
    Um ótimo dia pra ti...

    ResponderExcluir
  52. Sidnei Rodrigues - SP18 de dezembro de 2012 13:45

    Humberto!
    Gosto muito do Outono também.
    Ótimo texto ,fim de tarde!Como vc disse que o amanhecer tras inspiração.
    O texto dizendo sobre o fim de tarde pode ser uma bela canção( dica desse humilde fã de fé!

    ResponderExcluir
  53. 1berto,

    Mais uma vez, um excelente jogo de palavras e imagens, sem falar no conteúdo cheio de mensagens em fragmentos.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  54. Caro 1Berto
    Vc mais uma vez disse tudo em poucas palavras... "Pôr do sol, esporte e as aparências..." E é uma pena mesmo o que aconteceu naquela escola, nos E.U.A. "THE DARK SIDE OF THE MOON"

    BAH: Em algumas madrugadas de sono, eu já "adoçei" meu café com sal, Rsrsrsr...

    ResponderExcluir
  55. Belo texto!!! Como sempre....
    Mas a notícia mais agradavel do dia foi ouvir dizer que hj começam os ensaios do novo trabalho. Não vejo a hora de ver BELÉM DO PARÁ na lista dessa turnê de lançamento do solo de Humberto Gessinger.
    Agora ja tenho uma motivação, além dos textos da semana, algo a mais pra aguardar ansiosamenete.
    Valeu :)

    ResponderExcluir
  56. Só acordo pra vida após as 9h.
    Até lá, esqueço até meu nome, na hora de atender o telefone, no trabalho.
    Às vezes isto é BEM embaraçoso...

    Obrigada pela "fota" do horóscopo!
    Sou de capricórnio também (19/01), mas mesmo sem entender algo de futebol, já vinha jogando a sua tática...hehehe
    Como canta uma banda: "Macaco véio não põe a mão na cumbuca."

    Ah!
    SEMPRE cantei: "Ar de fim de tarde..." (há quem diga que não sou uma de fé por isso, mas eu não ligo...hehehe)

    Obrigada por mais um texto!

    ResponderExcluir
  57. Oi,Humberto
    Depois de olhar essas fotos que se imprimem nas minhas retinas, olho pro céu da minha terra,e não vejo nada.Só está escuro.
    O que os olhos não vêem o coração não sente? Os olhos não mentem. Até os ceguinhos podem ver. A janela d'alma. Olhar na mesma direção. Olhos que continuam de olho. Que te enxergam. For your eyes only.
    Tudo que aqui escrevi,como anônima, é todo teu.
    Olhos que te visitam, que te velam, de papel, de Maktub.
    Claro que vem, claro que vêem. Fé cega e pé atrás ("a minha fé não é uma fé cega, é uma fé que enxerga e pode ver").
    "Por isso essa força estranha no ar... É o sol, é o tempo,é a estrada,´é o pé e é o chão."
    Pergunte aos pés. "tudo que move é sagrado", "vaca profana põe teus cornos. Pra fora e acima da manada").
    Só mais um pouquinho de derradeira matemática esquisita. No limite de 80.
    80. Pra mim o mais belo dos números. 8 e 0. Não são parecidos? Juntos no espelho. Enlace,desenlace. Infinito e Nada, esperando tradução e se traduzindo.
    Um abraço de 8. SPP(M)

    ResponderExcluir
  58. Bom dia, Sol...
    Amanhece em SP. Ôrra,meu! "E mais não direi". Preciso ir! Realmente. Amanhece trabalhando... Minha Missão está me esperando... Atrasada. Vejo a cor da estrada. Ela grita, louca, por mim. E como ela é veloz! Preciso correr. "Dentro do carro... a cem por hora". Help! Tenho medo de não alcançar... "É tarde, é tarde! É tarde, até que arde... Ai,ai,meu Deus. Ai,ai, meu Deus, é tarde, é tarde,é tarde!"
    É, sou lebre. No horóscopo chinês. Preciso ir...
    "Tudo que move..." Tchau. Aatéé maais... Cuco! Tchau! SPP(M) Bjo. Até, E.T.A...

    ResponderExcluir
  59. Sidnei Rodrigues -SP19 de dezembro de 2012 09:32

    Humberto!
    Gosto muito do Outono também.
    Ótimo texto ,fim de tarde!Como vc disse que o amanhecer traz inspiração.
    O texto dizendo sobre o fim de tarde pode ser uma bela canção( dica desse humilde fã de fé!

    ResponderExcluir
  60. "Eu trocaria, na boa, as 5 horas entre 10 da manhã e 3 da tarde por 3 horas a mais de pôr do sol"

    Acho que no Alaska poderá resolver isto. rs..


    É incrível a coincidência. Trabalhando com fotografia aprendi a vê o que não estava lá. Foi como um leque de oportunidades abrisse quando passei por uma porta e neste post você nos brindou com uma das imagens que acho mais bonita, o pôr do sol no retrovisor.

    É uma sensação que nunca consegui explicar. Como algo que basta virar a cabeça pode ficar com mais cores se olhando pelo espelho?

    Polarizadores, sinto falta disto na era digital.

    ResponderExcluir
  61. Viajei no texto...e sem querer fiquei pensando nas "facilidades" dadas à nós pelo Buscador Google. Fiquei pensando quanto burros estamos nos tornando, quando antes queríamos saber algo íamos aos livros, aos nossos pais, amigos, parentes, etc., hoje não, a coisa toda mudou, porque ir atrás se tudo já tá pronto ali logo, logo ali depois do click? Será que ainda vamos descobrir algo novo por nós mesmos? Como evitar o desejo de saber tudo no exato momento em que a dúvida aparece, e não ir na frente do Pc pesquisar a resposta? Felizes Cristóvão Colombo, Bartolomeu dias e Passos Coelho, descobriram o mundo sem serem preguiçosos. preguiçosos se escreve assim mesmos? Se não, não vou pesquisar! E você já quis ver alguma capa de qualquer disco do Humberto e olhou na net, antes íamos às lojas especializadas, aqui na minha cidade eu ia na Globo Discos, hoje não dá mais ela fechou (como muitas), e a culpa foi da preguiça de todos nós.
    *ei! porque você tá lendo esse texto até o final? O que que você tá procurando hein?????????

    Eu (Longe demais das Capitais...literalmante)

    ResponderExcluir
  62. é simplesmente impressionante a leveza com a qual você dança com as palavras, quando eu crescer quero escrever que nem você (:

    ResponderExcluir
  63. Seria legal vc sortear uma fã (de preferência) para passar um por de sol contigo! :)
    Valeu.
    Anônima

    ResponderExcluir
  64. Alguns por de sois me dizem muito, mais ainda na estrada, quando o sol se despede e o céu muda de cor, com lua ou sem, com ou sem (cem) estrelas, é outro caminho agora. O que terá dito esse por de sol e outros sóis (astrais) em outras casas celestiais?

    ResponderExcluir
  65. Sempre leio os textos. Depois os comentários e sempre me pergunto "será que quando ele lê os comentários pensa "será que alguém entendeu o que eu disse? "". Não mais que os teus textos, mas sempre me intrigam os comentários. Elogios, agradecimentos, frases soltas, letras de músicas, repetição das tuas próprias palavras, um ou outro retórico enfadonho. Raramente alguém criticando. Acho que pra realmente compreender a essência é preciso ler e reler e ler e re ler, assim como tuas músicas, a cada vez um re descoberta(mais um "sentido escondido") é preciso ouvir e ouvir... Será que alguém vai lá no fundo do texto? Onde está quem tu és, se mostrando e se escondendo. O horóscopo estava certo. Revelaste muito. Uma foto se revelando na luz vermelha do entardecer. Tua " game face" no espelho escovando os dentes com desodorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tu acha que teu comentário foi diferente dos outros?

      Excluir
    2. Não, não acho não.

      Excluir
  66. Olá Humberto, tudo bem? Acho que o Papa é Pop é o disco do Engenheiros que mais gosto, talvez pelo som do contrabaixo que está diferente dos demais. Alias, o som desse disco se difere dos outros. Não sei se existe uma explicação do porque da sonoridade dessa pérola está tão diferente dos demais (pra melhor). Talvez você posso nos explicar, Obrigado pelo espaço e continue assim, sempre inconstante

    ResponderExcluir
  67. Pelo menos alguma coisa a gente tem em comum... assim como voce sou capricorniana, lentissima para acordar e amo o por-do-sol... pelo jeito são três coisas rsrsrsrs... Queria te mandar uma foto do por-do-sol aqui do complexo Agropalma em Tailandia, Pará! Vou tentar de enviar via twitter...

    ResponderExcluir
  68. Já reparou no formato de uma ampulheta? Hoje eu vi isso no céu. Nem sempre eu acerto nos precisos tempos e nas teclas do computador. Mas eu tento. Nada é perfeito... Amei a twitcam!!! Happy new year and happy burthday. Meu inglês é tragicômico so long.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor dizendo: Hasta la vista... I hope so.

      Excluir
    2. Bacana o texto...

      Excluir
  69. Sabe, Sr. G., falando em céu, é bom me lembrar: nuvens/céu= sonhos/self.
    "TERRA. TERRA. Por mais distante, o errante navegante, quem jamais te esqueceria"
    Bom Natal - e sonhos - aos do bloGessinger, no inconsciente coletivo e individual. Jung, Freud e Jesus nos abençõem Abs. fraternais

    ResponderExcluir
  70. Aqui na sala, a claridade tá tão grande que os olhos têm dificuldade em enxergar. Talvez ao pôr do sol a leitura fosse mais proveitosa. Não dá pra saber ... talvez seja só o sono forçando as pálpebras, enquanto o sol as impede de fechar.

    E não é por nada não, mas no sertão o pôr do sol parece ter uma beleza a mais. Vem descobrir! :D

    Ó o meu horóscopo pra hoje: Um dia excelente para conversar com pessoas que tenham os mesmos problemas que você. Seus amigos podem lhe dar apoio emocional - ou então podem estar precisando dele. Você está precisando de uma atitude mais distanciada para enfrentar os desafios atuais.

    ... nem arriscou um belo dia.

    Té!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HOROSCOPOS ÀS VEZES SE ENGANAM
      É QUE A ÁGUIA VOA AO SABOR DO ACASO
      APESAR DE TODOS PESARES

      FELIZ NATAL

      Excluir
  71. O bacana dos textos é que só são interessantes por duas razões: Frequência em ler o autor e sobretudo, riqueza nos detalhes de algo tão simples...
    Busquemos isso... a requiza em coisas simples.


    Itaitinga-CE

    Dulcynardo.

    ResponderExcluir
  72. sonhar, acordar, amanhecer, anoitecer, Floyd e 1Berto!!!

    ResponderExcluir
  73. Ouça o que eu digo:
    Queremos o Licks e Maltz de volta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  74. O Humberto! Q saudade! hoje com a loucura do capitalismo, nos acabamos esquecendo quem somos e do q gostamos. Desde 1991 o primeiro show q fui turnê o papa e pop em natal/rn ao ultimo em 2012 pouca vogal. Fiz parte de um grupo chamado enghaw nordeste, onde fazíamos encontros 4 vezes ao ano em cidades do nordeste, geralmente em dias antes de algum show, te da anos camisa do nosso grupo, e vc sempre tocava umas musicas com elas ( mas fazia questão de cortar as mangas da camisa rsrsrs) quando fazíamos a camisa sem manga vc usava uma por baixo, com manga. Kkkk como fiel seguidor seu, em nome de muitos, te dou uma sugestão: não para a mídia e sim para seus seguidores a ideia de um show magico sem precedentes, um show reunindo todas as formações no qual cada musica do setlist será composta pelos músicos de sua formação no ano da gravacao, q lindo seria, 30 minutos de lincks e Malta, 30 de Adão, Granja e Dorfman, 30 de Paulinho, Bernardo, Glauco e aranha. Que pena q a cabeça de um fa nacabe a dificuldade de seu ídolo. Muito difícil mas não impossível já q estão todos vivos graças a deus. Abraço. Armando junior natal/rn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima idéia

      e esse projeto deverá ser em estádios

      FELIZ NATAL

      Excluir
    2. Esse e o sonho de um fa adormecido.na agonia do dia dia ficou difícil reinventar, e isso seria um despertar para fans da minha geração. Estou com 33 anos! Será q verei isso um dia? Rsrsrsrs cano lançar uma campanha nas redes sociais. Kkkkkkkkkkkk isso seria muito complicado, não sabemos nada sobre os projetos individuais de cada um, e suas vidas pessoais como andam. MAS PARA UM SHOW UNICO TEM COMO! rsrsrsrs com certeza não seria no nordeste kmkmkk lá vou eu ter q viajar de avião, morro de medo. Abcs

      Excluir
    3. Seria épico se realmente acontecesse... Em MG também duvido que aconteceria, mas para essa ocasião eu viajaria até pro Sul. Enfim, não basta repercutir isso em mídias sociais, isso está além de nós fãs e além do Humberto. Primeiramente todos os "ex-engenheiros" teriam que topar, não sabemos qual a real situação hoje do Humberto com os "ex-engenheiros"... mas não custa nada sonhar, né?! Seria lindo de se ver!

      "Só quem sonha acordado vê o sol nascer"

      Excluir
  75. BOA NOITE, Irmãos e Humberto Gessinger
    PAZ, INTELIGÊNCIA, LICENÇA E PASSAGEM

    Apresento-me,nesta esfera, porque acendeu uma luz roxa e pacífica, cor de bispo, lá em meu mundo dos fantasmas, vampiros,sobrevivos, sóbrios e sombrios, sepultos e insepultos. E, quando acende luz desta cor, precisamos acorrer para dar voz a um humilde comentário. A intrigante música de fundo, "The sun goes down" (Thin Lizzy), de ritmo alucinógeno, cosmicamente celerado e hipnótico, muito bem selecionada, tem uma poesia difícil de desvendar. A tal ponto, que precisei pesqisar e pensar sobre a polissemia dessa escolha. Devo perguntar ao Irmão HG o porquê de sua seleção, de uma música que, pelo que procurei saber, foi criada para falar sobre o uso indiscriminado de drogas? Ou sobre o demônio, a intranquilidade/calma/inexorabilidade do encontro insolúvel? Ou do incômodo que a luz insuportável causa à mente, aos olhos e à bioquímica? - Não! Mesmo porque letra tão hermética deve carecer de explicações, para que cause desconforto do autoespelhamento.
    Comento um dos aspectos, alimentos, drogas, emoções que sejam experimentados de frequência, também podem causar seja bem-estar e nutrição, seja dependências, alucinações, degeneração ao equilíbrio delicado dos corpos físico, mental, emocional e espiritual. Mas é missão cumprida tocar, da melhor forma, nos tabus, no convencional, no banal e no extraordinário. Ao que se presta também toda arte, para que não sofra de falta. Logo, também convèm. Não é preciso nascer em eras passadas para se falar delas. Nem saber nadar para se conhecer o mar. Por isso, precisa elaboração e diferenciação ao julgar menções. A licença nas escrituras para se trazer o demônio, deuses, sexo, drogas, anjos, passarinhos, café com leite, água com açúcar, veneno, política, luz, escuridão, redenção, pecado, pureza, transfiguração... é permitida e é um dever.

    Dentro da luz arroxeada que me acompanha, despeço-me, com suas licenças e serenidade.
    Ass., um vampiro qualquer, sem letras, pedante, que retorna a uma sombra do limbo, da qual não tem medo. PAZ. Bençãos e gratidão.

    ResponderExcluir
  76. O que eu vejo é o culto das luzes sobre os ombros da noite...

    http://www.youtube.com/watch?v=ut1_0cRRYeE

    Pra você
    =)

    ResponderExcluir
  77. Sir Gessinger
    Sir Gessinger

    http://www.youtube.com/watch?v=na6ZSHIIHMc

    Meu desejo de sonhos tremendo no peito...
    De olhar de vitral por sobre as coisas.
    De vida num abraço indomável.
    De infinito e luz ao toque das tuas mãos.

    Feliz Aniversário.
    Feliz Natal.

    E eu quero bolo.
    Ainda mais se for de chocolate :)

    Meu desejo de gavetas repletas com o grito de todos que te amem.
    (Não existe presente (presença) melhor nesse mundo.)

    Um abraço carinhoso
    ;)

    ResponderExcluir
  78. Ah, o tempo é apenas renda...
    Bordado.

    ;)

    ResponderExcluir
  79. Como pesa a luz para quem precisa dormir. Quero a treva mais funda e silente, pra me banhar, me encolher sem sonhos e cair. Se acordar, que possa ser sem nenhuma lembrança. E se eu nascer sozinha de novo, limpa e clara, pequenina, que eu possa finalmente respirar. Liberdade!...

    ResponderExcluir
  80. Acordei com uma canção nos ouvidos. Na janela do meu quarto a lua está dourada. E...Cada vez mais dourada. Querendo virar brasa

    ResponderExcluir
  81. Caramba, cheguei agora em casa, fim de ano é phoda!(noite de Natal prolongada) Valeu Gessinger e feliz aniversário atrasado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ...eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem...

    ResponderExcluir
  82. E mais não direi - 80

    Acompanho a carreira do Humberto desde 1990, mas o blog nem tanto, apenas vez ou outra apareço por aqui. Para checar a agenda, ou saber quando irá rolar a próxima twitcam.
    Hoje outra vez, acessei com a mesma intenção e me deparei com o posto E MAIS NÃO DIREI - 80, de início não me atentei que o 80 era simplesmente o número do post, então interpretei como NÃO IREI MAIS FALAR DOS ANOS 80 de subito veio aquele susto, a volta daquele fantasma de quando lí no jornal que o Augusto estava fora (viajei).
    Lí o post, mais um belo post, e eu com os mesmos fantasmas.

    Grande abraço,

    Marcio

    ResponderExcluir
  83. Belo texto, amigo! como sempre!

    Esta última foto parece o lugar da capa do Longe.. não é, né?!

    Abrass, Dinho

    ResponderExcluir
  84. Dizem que as melhores fotos são tiradas no findetarde (pôr do sol. Tempo curto. Assim é a vida: um o pôr do sol, um findetarde, momentos rápidos, olhar atento a todo movimento.
    Lindo texto 1G.

    ResponderExcluir
  85. Salve! Sr. 1berto, bom final de ano!

    Apreciei muito seu texto. Desde já, feliz ano velho, feliz anovo!Esse teu 'textuar' é 'cobra', 'cara-pálida'! É cabra, mais um abracadabra; estou contigo; É verdade, meu caro, mais fácil falar do que fazer. Que se há de (não) fazer, o sr. pode me explicar?
    E 'olha eu': "ver-da-de". Ò palavrinha última "dose". Simples de falar, mas difícil de proferir. Dizem os Mestres que a Verdade é uma só. E devem ter razão, já que quando se trata de fatos, são realizados como são,´por uma única vez. O resto é rosto, interpretação fractal, fantasmagoria, ou mentarinhas. O teu testo fere tanto os espelhos, que cada um vê o que precisa, né? Mas, acho teu filtro fino, como fibra, como fio da vida, no ralo grosso. Mas, sinto-me indisposto com tanta coragem. Tanta cor no agir. Já estou velo para isso. Porém é o Sr. Deus que manda na vida.
    A gente quer ficar interpretando o que vosmecé escreve e pinta, e dá com os burros na testa, cai no labirinto - sem porta de saída e com entrada contra o muro. É um murro de quebrar a metade da cara e o barato. Não diria que comentem um erro vulgar para não vulgarizar. Mas é melhor só o autor mesmo se a trever, para que não fique por um triz da ilusão. Mago, eu não tenho nado a ver com issos.
    Aziago, zebra, azia, medusa, meda, vade retro! 2013 chegando, lascante, podante, inclemonte. Abra cabrada! Pelo de cobra! Eu já me encoemendei ao Credo, pode cruer. não passo na frente do espelho, é re bote. pernas pra que quero? Minha bengula, per favor.
    Em tempo, Feliz aniversário/desadversário. Texto80, o mais velho dos números. quando chegar aos 100 vou comemorar. Mas, sem cobranças, só preguiça mesmo. Relax bem, meu rapaz. Um amigável a perto de mão do tio, otagenário. Se stou no fim, descãso, rapaz. a vida é mais sample... Estas palavras são digeridas ao sr., confio cegamente em sua sabedoria, se proferir não publicar.
    Ma rio Virgas Calado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "nunca vi rastro de cobra...ai Maria diz que...

      "me olho no espelho E me vejo do avesso"

      Sabe o que percebi nos últimos temos, que quase todas as músicas do Brasil tem as palavras 'sol,olhos,mar ia...' SPP(m)

      Tua Cebolinha

      Excluir
  86. Assistindo o reveilon do Chaves...
    Toda hora tem um doido que saem atirando e matando por aí, tem uma tal teoria do "gene predador", deve ficar ativo com a falta de humanidade ...
    Caraca véio, tb sou fã do por do sol. Ainda mais com 40° no Rio..
    Feliz Ano novo Seu 1berto!!

    ResponderExcluir
  87. Maria Luíza Freire, 03 de janeiro de 2013, PB

    Belo texto, adorei a leitura.

    abraços!

    ResponderExcluir
  88. já se passaram duas terças-feiras seu cavalo! cade seu post novo?????

    cade????

    CADE????

    !!!!!!!!!!!!!

    CADE O AUGUSTINHO NA BANDA??? CADE??? CADE O CARLOS???

    CADE VOCÊ LIGANDO SEUS INSTRUMENTOS NA TOMADA??? CADE?? CADE VC JOGANDO FORA ESSA SANFONA???

    cade?;

    ResponderExcluir
  89. É, acho que perdemos o blogessinger. "E mais não direi" diz tudo por si só... nem está nas entrelinhas, vejam vcs, que surpresa, que coisa incrível!
    Bom silêncio, HG.
    FELIZ 2013!!!

    ResponderExcluir
  90. Olá Humberto como vai?
    Acabei de ler "Nas entrelinhas do Horizonte", que uma amiga comprou inclusive autografado por você em maio de 2012.
    Já aguardo pelos próximos lançamentos.
    Um fato curioso, meu filho Lorenzo de 6 anos, ouvindo terra de gigantes, inventou algo, lá do fundo de sua fantasia infantil. No refrão ele diz "nesta terra de gigantes, de anões e elefantes ...".
    Vai entender, mas a gente curte mesmo assim.
    Abraços,
    Alexandre Custódio
    Presidente Prudente - SP

    ResponderExcluir
  91. Adorei!! Principalmente a parte que intenciona aumentar a duração do pôr-do-sol!! Amoo estes momentos de calmaria que o cair da noite nos traz. Lindo texto!

    ResponderExcluir
  92. Amei...nao sei como ainda nao tinha lido os seus textos... acabei lendo uns 20 de uma so vez....Perfeito.... eu tb sempre digo que o pôr do sol....o anoitecer e a hora que mais adoro...





    ResponderExcluir
  93. Tô tão ansiosa pra ver pronto este novo trabalho e torcendo muito pra que venham em Belém-Pa.

    ResponderExcluir