Tramando Mantras - 77




era claro espelho d’água
perfeição que a pedra destruiu
uma onda ... mais  uma onda
outras ondas e já não tem fim
agora é centro do movimento
a qualquer momento pode transbordar

quando a pedra caiu na água
quando o espelho foi ao chão
quem estava ao teu lado
quem estava com a razão

Talvez você lembre de uma postagem feita há semanas em que eu transformava “chato pra caralho” em um mantra verbal...

... pois eu também tenho um mantra especulativo. É o seguinte: fecho os olhos e fico julgando qual seria a pior piada de todos os tempos. Busco na memória anedotas de qualidade decrescente até empacar numa zona nebulosa em que é difícil saber se, de tão sem graça, ainda se trata de uma piada. É neste pântano da graça sem graça que passo um tempo especulando. É nessa coxilha que solto meu pensamento xucro pra pastar: na impossibilidade de saber qual é a pior piada do mundo...

... e me divirto.

(*)

A pior pergunta do mundo, eu sei qual é. Esta: "o que tú tá pensando?". Quando é feita no sentido mais direto, não com a intenção indignada de "quem tu pensa que é?!?" ou "que porra é essa?!?". Que pergunta cruel disfarçada de um simples pedido para que revelemos o que estamos pensando! Geralmente é feita para quebrar um silêncio insuportavelmente cheio de mistérios. 

Todo cara dado a silêncios já deve ter ouvido esta pergunta. Todos que convivem com alguém assim já devem tê-la feito (ainda que sem o vicío de linguagem gaúcho que assassina a concordância misturando ” e “você”).

Tiro pela culatra, a pergunta nos resgata de um silêncio para jogar-nos em outro. Para respondê-la temos que pensar no que estávamos pensando. Somos obrigados a traçar um mapa do acaso que levou nosso pensamento e...  foi-se toda a espontaneidade. Como uma luz acesa de repente que nos cega. Como uma pedra que atinge um plácido espelho d’água que, agitado, já não devolve imagem alguma.

(*)

Uma pedra num lago, uma gota de adoçante no café. Algo que cai numa superfície líquida até então inerte gerando círculos concêntricos que partem em direção às margens.

Tai um mantra visual. 
Um protetor de tela pra minha cabeça, papel de parede mental. Uma imagem distraindo a porção mais excitável do cérebro pra que a parte mais profunda e arredia venha à tona.

Um mantra visual. Para esquecer que as cores têm nome. Esquecer os pontos e as linhas que ligam os pontos para que o quadro se apresente na sua totalidade.
 Sem pergunta nem resposta. Sem "por que?" nem "porque!". Sem sentido, com significado.

(*)

Há tantos assuntos palpitantes sobre os quais palpitar e eu só consigo pensar numa pedra caindo na água.

- Eleições, crimes, julgamentos, lançamentos...

... e só me interessa o espelho d’água, de repente tomado por círculos concêntricos. Quando o último chegar à margem, neste micro tsunâmi numa banheira ou xícara de café, a pedra ou seja lá qual tenha sido a causa, já estará no fundo, terá desaparecido, só restarão consequências. Irradiação fóssil.

- Campeonatos na reta final, celebridades, mais uma crise mundial...

... sigo focado num mantra que cega e faz enxergar.


Diz-se que amigo é aquele cara que ficamos anos sem ver e, quando reencontramos, a conversa flui  como se só tivessem passado alguns dias, misturando bobagens e coisas fundamentais. 
Pois cá estou, me referindo a postagens antigas, profundas e superficiais, com a naturalidade de amigo. Somos? Espero que sim.
um abraço amigo
27nov2012

273 comentários:

  1. Respostas
    1. e pensar que os circulos na água são só a energia dissipada que passa, passa, passa......

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Irradiação fóssil! Genial!!!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Com ctz somos há pelo menos 22 anos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Cháááááá...tapracaraaaalho..."

      Excluir
    2. é só nao ler, ou nao escutar....simples!entrar aqui e reclamar é mto desnecessário...

      Excluir
    3. Se escreve intelectual... Alem de mau educada é analfabeta...

      Excluir
    4. engenheiros(gessinger) e uma porcaria sem o som da guitarra do Licks
      vai ter que vender canequinha e livros mesmo pq musicalmente ta fraco ,
      ainda bem que tem os (gessinger peidou que legal que cheiro bom)tome canequinha, nem parece aquele cara que gravou o varias, o revolta, o papa ,filmes,ouça,alivio,glm , uma pena ,lamento

      Excluir
    5. bah !! a pessoa fica acordada esperando, lê tudo e em menos de 5 minutos já comentou criticando...santa falta do que fazer...e ainda tem pessoas que comentam como "anônimo"...que nada mais é que alguém com medo de dar a cara a tapa...

      Excluir
    6. Deve ser fã de restart, nx 0, essas podridão de música, esse(a) covarde que não assume a identidade, se é que tem né? Por que pra julgar, tem que ser alguém superior (e mesmo sendo, não deveria. RESPEITE!), coisa que certamente não é!
      Humberto Gênio! Seus textos são para poucos nesse Brasil (clamo aos inteligentes), os demais são seguidores do modismo.

      Parabéns Humberto, amigo!

      Excluir
    7. CUIDADO ,fanatismo é doença ,foi um fã fanático que matou o John Lennon, fanatismo cega

      Excluir
    8. Galera vamo pega leve. :)

      Excluir
  6. Puta verdade o texto de hoje. Valeu 1mba e vamos voltar logo a Paraiba. Estamos loucos de saudades.
    Rômulo Loureiro
    Campina Grande-PB

    ResponderExcluir
  7. Agora sim minha semana começou , depois de um texto maravilhoso (como todos são. :DD

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, conversei sobre isso com um amigo. Achei a conclusão dele divertida. Ele me dizia que o facebook faz sucesso por isso, permite você saber o que o outro está pensando. E, baseado na sua vivência ou conhecimento do outro, saber o quanto aquilo é verdade. Vai saber.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que que é isso menina
      magoou????
      o que aconteceu hoje???
      nao deu?????

      Excluir
    2. Engole o choro!!

      Excluir
    3. Eu morro e não vejo tudo.
      Deve ser o sono que causa tamanha falta de educação.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Vai dormir que a amargura passa amiga...

      Excluir
    6. Só pra te lembrar, se escreve intelectual... Nao gosta dos textos do 1berto?? Não lê... Eu eim...

      Excluir
    7. engenheiros(gessinger) e uma porcaria sem o som da guitarra do Licks
      vai ter que vender canequinha e livros mesmo pq musicalmente ta fraco ,
      ainda bem que tem os (gessinger peidou que legal que cheiro bom)tome canequinha, nem parece aquele cara que gravou o varias, o revolta, o papa ,filmes,ouça,alivio,glm , uma pena ,lamento

      Excluir
  10. Me identifiquei bastante com o texto...quando me perguntam no que estou pensando, geralmente respondo: "nada". Mas "nada é uma palavra esperando tradução".

    Engraçado...tão distantes e ao mesmo tempo tão próximos!! Ou pelo menos tão próxima :) é assim que eu me sinto!


    Outro [] amigo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão distante e tão próximo é como eu me sinto do Gessinger. Sei lá, mas acho no dia que eu e ele sentar e trocar uma ideia acho que será como rever um velho amigo!

      Mas querida, apenas os homens conseguem pensar em nada, mulher são muito noiadas e complexas pra conseguir pensar em nada HEHEHEH Brincadeira. Beijos.

      Excluir
    2. Justamente...nesse caso o "nada" não significa necessariamente NADA!! Só é uma fuga, é mais fácil de se explicar e mais rápido de responder :)

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. ...tbm espero que sim..
    o texto de hoje me fez lembrar das fumaças que saem da ponta de cigarros acessos, queimando sobre o cinzeiro...esquecido ali, queimando e soltando fumaça, num ritmo natural, interferindo o ar por onde passa... sei la...me lembrou isso..e claro, na divagação dos pensamentos soltos, interferidos qdo alguém chega falando alto, do nada. sem mais nem menos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Claro que somos amigos rs, amigos que nunca foram apresentados, mas que ainda assim se comunicam por uma frequência...

    Ótimo texto Humberto, Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Acho q somos...apesar d nenhuma conversa e de vc ser um cara de poucos......!!!!

    ResponderExcluir
  15. Vivia perguntando meu ex-namorado o que ele estava pensando. Acho que por isso hoje ele é só um ex. Perguntar isso é chaato-pacaa, mas pior ainda é ter que perguntar pra quebrar o silêncio! :p

    Aquele abraço,
    Até semana que vem.

    ResponderExcluir
  16. E em cada micro-onda dessa, seja no café ou num lago, há uma crista e um vale, uma crista e um vale, sucessivamente. O que gerou tal fenômemo?
    Já estará no fundo, silenciosamente...como bem disse.

    Penso, logo existo. E se eu penso no que estou pensando? Acho que me perco, rs.
    Abraço, amigo sim, Gessinger!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce deve gostar de luan santana
      deveria seguir ele
      e nao aparecer mais aqui.....

      Excluir
    2. O máximo que ela deve entender das letras reproduzidas pelo Humberto é o "rata tatata rata tatata, rata tatata..." de "Era um garoto..", porque é o que mais se aproxima de "tchetchererêtchetchê" ou "tchu tchá tchu tchá".

      Excluir
    3. onde eu curto isso que o Anônimo escreveu? hahahaha

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. ERA UM GAROTO não é dos EngHaw assim como WORDS OF LOVE não é dos Beatles. Já ouviu falar em cover? Isso não diminui o artista quando ele faz em homenagem... como tantos artistas da história do rock fizeram. "Abra sua mente, gay também é gente, baiano fala oxente e come vatapá"!

      Excluir
    6. Humberto Gessinger tinha razão ao que escreveu hj:

      "... pois eu também tenho um mantra especulativo. É o seguinte: fecho os olhos e fico julgando qual seria a pior piada de todos os tempos"

      Para os "DE FÉ", a pior piada de todos os tempos, do blog, vai para: as inumeras postagens da Juliana hj !!!
      ...rs




      Excluir
    7. engenheiros(gessinger) e uma porcaria sem o som da guitarra do Licks
      vai ter que vender canequinha e livros mesmo pq musicalmente ta fraco ,
      ainda bem que tem os (gessinger peidou que legal que cheiro bom)tome canequinha, nem parece aquele cara que gravou o varias, o revolta, o papa ,filmes,ouça,alivio,glm , uma pena ,lamento

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Que uma dessas ondas desemboquem no senso cômico do cérebro (ou naquela parte que sempre indaga: "mas que p#$%* é essa?")

    Mi1: "Como se faz para transformar um giz numa cobra?

    R: É só colocar num copo de água. Aí o gizbóia"

    Mi2: "Por que Peron não teve filhos?

    R:Porque sua mulher Evita!"

    Mi3: "Tinham 2 lanchas voando, furou o pneu de uma delas, quantas maçãs sobraram? Nenhuma, porque cavalo não come pipoca."

    É ruim, mas é bom, mas é ruim, mas é bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahuahuaah

      Excluir
    2. ahahahahhahahhahhahahhahhahahhahhahahhahhahahhahhahahhahhahahhaahhahahhahahhahhahahhahhahahhahhahahha!!!
      Muito boas!
      Essa terceira revolucionou o conceito sobre o "nada"!

      Excluir
    3. Codinome Beija-Flor27 de novembro de 2012 03:12

      "Porque cavalo não come pipoca", à partir de hoje, sempre vai ser uma das minhas justificativas mais plausíveis!

      Excluir
  19. Gostei da ideia: pensar pelo prazer de pensar... sem por quê ou porquê!

    Amigos, dentro do possível numa relação entre admirado e admirador, sim... o que não me impede de devanear conversas entre eu e você! rsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Humberto, vc êh o cara mais interessante! Uma fonte de inspiração! Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Seus textos e sua musica traduz o que penso e o que sinto! Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Aproveitando o espaço... Estamos aguardando o dia 8 aqui em Vitória da Conquista, até lá!

    ResponderExcluir
  23. Cê é o companheiro para todas as horas, seja numa leitura noturna, ou numa mesa de bar, só ecoando. E em certos dias, só essa companhia basta. Agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Gostei da ideia: pensar pelo prazer de pensar... sem por quê ou porquê!

    Amigos, dentro do possível numa relação entre admirado e admirador, sim... o que não me impede de devanear conversas entre eu e você! rsrsrs

    ResponderExcluir
  25. Caracaaaaaaaaaaa! Humberto eu posso lhe dizer né, siiiiim eu passo a vida sem vir aqui, só vim hoje pra matar a saudade e ler seu texto! Sabe de uma coisa, você sabe! Você é meu amigo, um irmão, um pai, tudo que me ensinastes até hoje, meu Deus, e imagina o que eu não consegui entender viu, cara sou o que sou hoje graças a tu e minha querida mãe! Eu posso lhe dizer com toda certeza, vocês são meus amigos, ♥ são minha vida, obrigado, tem como agradeçer por todo o bem que você me traz? teem? me diz... eu te agradecerei a minha vida inteira, além da vida, por isso... cara nos momentos mais tristes eu pego teu livro leio... leio... mas assim que começo a ler já me traz novamente aquela alegria, me ergue a cabeça e me faz feliz, eles são ótimos companheiros!!! Você é um ótimo companheiro, amo vir aqui toda terça... eu ando totalmente "escola" kkkkk mas não podia deixar de vim aqui, não mesmo! Lindo lindo texto você sempre diz o que eu preciso ouvir, obrigada cara!!! aaah e eu também me pego pensando as vezss nas piores piadas, e a resenha é que nunca consigo achá-la, pronta pra rir horrores kkkkk geralmente eu conto elas, ou as vezes faço perguntas sem o mínimo cabimento kkkkk mas é besteira, voltando ... eu te amooooooooooo eu já disse isso, foi mal se eu sou "fã" possesiva rsrsrs mas como posso não lhe dizer?

    ResponderExcluir
  26. Baita reflexão pra ficar na minha mente pro resto da semana.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá querendo Ibope essa coitada...

      Excluir
    2. Ta neh pq não vai rachar uma lenha...

      Excluir
    3. é triste alguém falar que algo não presta somente porque não tem a capacidade de entender do que se trata as composições que possuem conteúdo.. Ela não deve ser acostumada a pensar, possui cabeça pra usar boné e nd mais..

      Excluir
  28. sempre um maximo teus posts semanais (:

    ResponderExcluir
  29. Mais um excelente texto. A foto é de Natal?

    ResponderExcluir
  30. Sábado andei 150Km da Highway até chegar em Cachoeiro de Itapemirim-ES!
    Foi meu segundo show do Pouca Vogal.

    O primeiro foi o de Muriaé-MG. Nesse consegui foto com o Gessinger no Hotel, sentei na mesa de frente ao palco e etc.
    O de sábado fiquei na pista, não consegui foto... mas a energia foi de outro mundo.
    Um dos melhores shows que já fui.

    Outras circunstâncias... mesmos personagens!
    O que muda??? Sei lá! rsrs

    -------------------------------------

    Tentei ser esperto no fim do show... saí antes da última música e fiquei esperando os seguranças fecharem a grade. Fiquei sozinho do outro lado. Mas o Gessinger desceu a 2580Km/h e sumiu numa passagem que eu nem tinha notado que existia!!

    Mas consegui um papo e uma foto com o Alexandre Master... que também é Pouca Vogal ; )

    -------------------------------------

    O comentário de um cara que estava do meu lado no show:
    "Não dá pra cantar as músicas junto com o Humberto... todo show ele muda a letra." hahahahaha!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele muda tantas vezes e cada vez fica melhor! hahaha

      Excluir
  31. Kra, tem vezes que eu leio aki o que nunca tinha parado para pensar... aki é um ponto de reflexão

    ResponderExcluir
  32. qando perguntam noque estou pensando dificilmente falo a vdd pois sempre penso coisas q cabem apenas a mim e nao aos outros... belo texto sempre com a essencia gessingeriana, para começar a semana com o pé direito!... abraço a tds e até proxima segunda....

    att henrique nissola
    chapecó sc

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito! Só vejo aí mudança de personagens!! Você me 'parece' um tanto devota, não? Será mesmo devoção?? "Fodam-se" o Nietzsche, Sartre, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Cervantes, Bob Dylan, Beatles, Pink Floyd o Humberto e Jesus Cristo!!! Enxergue a essência... não veja os nomes!

      Excluir
    2. Você não é obrigada a está aqui, se não gosta dos post's então procure outros blog's para ler, de preferência os que você se identifique. Pelo que vejo, a adolescente aqui é você.

      Excluir
    3. Juliana, ouço Dylan, Beatles e Floyd e nem por isso deixo de valorizar o rock nacional! Se você não gosta, retire-se! Não leia! Perder seu tempo fazendo críticas infundadas é uma necessidade de autoafirmação de adolescente que ouve restart!

      Excluir
    4. "Apois" Anônimo, a Juliana acha que ouvi-los a torna mais madura, cabeça ou seja lá o que for. Que ler Nietzsche, Sartre, etc a torna mais madura. Que os desmiolados de 15 a 22 anos são imaturos por não lê-los e ouvi-los... Aquela velha e idiota mania de tornar-se "intelectual" pela apropriação. Mas, viva o Ego!

      Excluir
  34. Quem reparou aí em como a Juliana tá azeda? 'Vôte'!!! Não consegue ler o pós engenheiros... volte no tempo minha querida, e sozinha por favor... sou da espontaneidade, do aqui... pra quê tanta venda? olha pra frente... 'negoco' de "volta EngHaw" ahhhhhh. O que foi é o que é e não será.

    ResponderExcluir
  35. Muito bom!

    Sempre me deparo com a pergunta sobre o que estou pensando, e nunca consigo responder. Na verdade não há resposta para isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  36. impressionante como seus textos assim como as canções, retratam meus sentimentos,, "o prazer de pensar"... Vc precisa vim lançar seu livro aqui em Teresina. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To na torcida! Vem fazer uma sessão de autógrafos em THE!

      Excluir
  37. Meu reino por pessoas "espelho d'agua"!

    ResponderExcluir
  38. Esse lance de perguntar sobre o que esta pensando chegou até as redes sociais! O facebook é o "amigo" chato que fica te perguntando o tempo todo "No que você está pensando?".

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá de chico, loca? se não gosta sai daqui

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tão maduro quando a tua atitude!

      Excluir
    4. "deve haver alguma coisa que ainda te emocione".

      Excluir
    5. aff.. fala que não gosta mas ta ae pagando pau..

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convencer? Então Nietzsche, Sartre, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Cervantes, Dylan, Beatles, Floyd "servem" para te convencer??? Que uso raso! Mas tocando em sua frase: "Pq vc entra no blog pra ler? se não gosta mais dos textos do tiozão? Pra alertar/salvar a galera "desmiolada" de 15 a 22 anos? Viva a nova personagem dos vingadores que veio salvar o mundo! Mas a marvel ainda não descobriu, uma pena!

      Excluir
    2. boa Bruninha..
      muito obrigado por me "salvar", minha heroína Juliana..

      vou pedir para o Papai Noel não esquecer de vc!!
      (Jupagapau)

      Excluir
    3. "É pura pose, faz qualquer coisa
      E o pior não é isso
      É pura pose, posteridade
      E o pior não é isso"
      (...)

      Excluir
  41. Nossa, acho que pior do que ouvir a pergunta "o que vc tá pensando?" é ouvir a sugestão "Fala alguma coisa!" as vezes o silêncio diz muita coisa ou quando a boca tá fechada existe um discurso nos olhos.

    Amizade unilateral(?) de qual lado(?)

    ResponderExcluir
  42. ... o "start" das reflexões... já ouvi dizer que alguns mundos foram salvos, partindo de momentos assim!! Muito bom post..

    ResponderExcluir
  43. Cada vez mais de fé, cada vez mais de casa. Boa semana mestre!

    ResponderExcluir
  44. Texto longitudinal, om uma desenfreada pitada de nostalgia,lembre-se até Jesus foi crussificado.se alguém acha que pode fazer melhor por que não faz...

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, acho que voce é fã do restart ou do gustavo lima, eles combinam bem com suas atitudes!

      Excluir
    2. Nem tô ligada no Humberto. Só na conversa... no nível do discurso. Artifícios? Devaneios? Pseudo-ídolos? Me desculpe se ostentas seus paradigmas. E é realmente uma pena que você não enxergue outros universos. Um pouco de Carl Sagan te faria bem? Os Floyds não te levam a outro universo? (Pena!) Cuidado com os paradigmas! Eu vivo todos os dias para não ser dominada pelos meus paradigmas e pelos paradigmas sociais. Cuidado!

      Excluir
    3. Bah, Juliana tá puts revolts haha kkkkkkk "Cheiia de experiências você, cheiia de maturidade!" Querida tá fazendo o que aqui hein? Me diz... já que o "TIOZÃO" não convence mais como diz tu... Cara, olha pra dentro de você e pensa no que te faz feliz, no que te faz bem, no que te traz paz e alegria, no que te faz crescer e ser uma pessoa melhor, ai você talvez entenda, mas só talvez, já que você fala dos seus filósofos aí, dos Beatles, Pink Floyd, e sei lá mais o que, por que tá se doendo com a nossa adimiração para com o Humberto?? ele nos passa a confiança, o carinho, companheirismo, amizade, conhecimento, que você nunca entenderá (pelo visto) vamos todos numa boa, tu é que tá na contramão! Quando vê isso nem o bem e conhecimento que esses filósofos e músicos que tu diz que adimira tu sabe disfrutar' sinto muito, ENQUANTO EU RESPIRAR DEFENDO O MEU CARINHO E ADIMIRAÇÃO PELO HUMBERTO, ELE ME TRAZ TODO O BEM E FELICIDADE DO MUNNDO, E ISSO SABE POR QUE? NÃO COM CERTEZA NÃO SABE, HAHAHA' TENHO SIM 15 ANOS, NÃO SOU MADURA, NEM SEI, TENHO MUITO CHÃO PELA FRENTE E MUITO A APRENDER, E O BEM QUE O HUMBERTO ME FAZ E O CONHECIMENTO QUE ELE ME TRAZ... OS ÂNGULOS QUE ELE ME MOSTRA, EU CARREGAREI JUNTO COMIGO ATÉ O FIM! ATÉ O FIM!

      Excluir
    4. Você define bem: Tiozão. Depois que ele começou a usar óculos, ficou mais tiozão ainda... sem contar os quilos a mais... confesso que quando estive pessoalmente mais próximo dele, algo assim me ocorreu.
      Porém, acho muito pouca gente conseguiu envelhecer igual a ele, sem se vender, sem trocar de estilo pra seguir as tendências da moda, sem mudar o discurso pra ganhar mais dinheiro e principalmente sem dar exemplo irresponsável como trocar varias vezes de esposa ou ser internado em clínicas de recuperação para dependentes de drogas. Vários nomes do rock nacional não tiveram essa conduta.
      É verdade que tem gente aqui que força a amizade. Mal leem o texto e já babam, ou não tem o mínimo senso crítico pra comentar os textos. Acho que devemos respeitar o tempo e a bagagem de cada um. Nem todos ainda tiveram tempo e oportunidade de ler Sartre ou ouvir Dylan(que tá maior tiozão agora tbem). Muita gente sabe se por em seu lugar sem ter lido "La Nausée" ou ouvido "Good bye blue sky" ou "Desolation row".

      Acompanhar o trabalho do HG me faz sentir que eu não estava errado quando era adolescente na década de 90, e todos achavam que tudo que eu fazia era bobeira... Insistir no que se acredita...
      Ele vem amadurecendo, se reinventado sem perder a essência e mesmo sendo, de certa forma, antipático, é um dos únicos da sua geração que ainda estão na estrada, e mesmo que você esteja magoada, ele merece respeito, como todos nós,


      Excluir
    5. Leandro Dala Rosa, você escreveu um texto bem pertinente. Havia necessidade desse seu texto esclarecedor para os dois extremos, se é que me entende quando me refiro a esses 2 extremos. Valeu! Agora vou saindo do blog, acabei enchendo o saco dessa conversa, há muita resistência. Um abraço, "fuizzz".

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Leandro, parabéns, demais sua colocação.

      Excluir
  46. "Amigo é aquele q se pode compartilhar o silencio" lembrei da frase pq faço sempre q eu volto p ler/ouvir alguma coisa tua a emoção é sempre intensa...coisa de amigo...um abraço

    ResponderExcluir
  47. Bem... você nos faz sentir assim, dividindo pensamentos tão seus. Dividindo ou, como a gota d'água, "reverberando"? ;-)

    Boa terça, boa semana. Amigo?

    ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bah que não consegui conter: Meu primeiro comentário (1h atrás) estava...sei lá, mais claro acho..., mas a internet caiu e perdi... tive que reescrever... ondas que voltam, mas nunca são as mesmas... :-P

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  48. Meu amigo Humberto, poderia tentar fazer um discurso de agradecimento pra ti pelos seus textos sensacionais, mas com certeza não conseguiria chegar a lugar nenhum. Por esse motivo muito obrigado!
    Continue nos presenteando.
    abraços

    ResponderExcluir
  49. "Um mantra visual. Para esquecer que as cores têm nome. Esquecer os pontos e as linhas que ligam os pontos para que o quadro se apresente na sua totalidade.
 Sem pergunta nem resposta. Sem "por que?" nem "porque!". Sem sentido, com significado."

    Humberto,isso desnorteia de tão bom que é!

    Um beijo!

    Ivi

    ResponderExcluir
  50. nossa como tem gnt sem cultura hj estragando o blog... se nao gosta eh simples sai e busca outro blog do gosto desejado, dv ter varios blogs do reestart, patati patata e assim por diante.....

    ResponderExcluir
  51. Que droga...sempre tô esquecendo de vir 23:00 horas(24:00 horas aí) e to chegando 24:00(01:00 aí)...na próxima eu lembro. Otimo texto e os antigos não tem nada de superficiais não...pelo contrário....Beijos e abraços também! ;)

    ResponderExcluir
  52. Pensar no pensar... Eterno vício.. rsrsrs
    Textos dignos de gênio..

    ResponderExcluir
  53. disse Humberto: "Há tantos assuntos palpitantes sobre os quais palpitar e eu só consigo pensar numa pedra caindo na água."

    Neste momento só consigo pensar nas "abobrinhas" ditas pela a tal de Juliana. Juliana, você não é uma pedra caindo na água, você é uma pedra no sapato, isso sim.

    ResponderExcluir
  54. engenheiros(gessinger) e uma porcaria sem o som da guitarra do Licks
    vai ter que vender canequinha e livros mesmo pq musicalmente ta fraco ,
    ainda bem que tem os (gessinger peidou que legal que cheiro bom)tome canequinha, nem parece aquele cara que gravou o varias, o revolta, o papa ,filmes,ouça,alivio,glm , uma pena ,lamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Vc é um filho(a) da p*t@ que tá criticando o Gessinger sem nenhum conhecimento de causa. Ô seu babaca, sai do anonimato, pq a distãncia faz o corajoso q tu és! Vai se f*d#r, c@r*lh* vai ler o blog do Ronaldo Esper sua bicha! Vai cuidar da P*t@ da sua mãe que ta dando o r@b# e recebendo uma Coca de cachê! Se F$d# aí nerdão!!!!!!!!!!!!!!

      Rodolfo Ragner

      Excluir
  55. "Diz-se que amigo é aquele cara que ficamos anos sem ver e, quando reencontramos, a conversa flui como se só tivessem passado alguns dias, misturando bobagens e coisas fundamentais. 
Pois cá estou, me referindo a postagens antigas, profundas e superficiais, com a naturalidade de amigo. Somos? Espero que sim".

    Me faz lembrar uma música do Roberto Carlos, do qual, já cantava antes de existir as redes sociais: "Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...Quero levar o meu canto amigo, a qualquer amigo que precisar" ♪


    Valeu o texto!!!

    Do amigo virtual
    Sérgio Lucena
    @SLdeCastro

    ResponderExcluir
  56. A menina mimada aí tá tendo mais "IBOPE" que autor do blog... Bastante madura ela. Não gosta, mas conhece bem as músicas do Gessinger. Ah, nos altos dos meus 30 anos sou um feliz imaturo por curtir, há 20 anos, a arte de um cara.

    Ao que importa: curti bastante o texto de hoje. Como alguém dado a silêncios...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  57. rsrs ,que o Licks faz falta nao tenho duvidas.
    mas esquece o Licks nao volta mais , ou vc nao leu nos jornais como o Gessinger e o Malts ofedenram o Licks ? ta em toda net so procurar

    ResponderExcluir
  58. pessoal ninguem tem que concordar com a Juliana, Mas acho que o fanatico perde o senso de realidade assim como esse pessoal fanatico em religiao ,mas que depois de novembro de 1993 ficou muito sem brilho ,ficou , mas teve algumas coisas com um brilho pequeno, opiniao de um nao fanatico religioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  59. Por enquanto eu estou lendo, ouvindo, vendo. Por entre as lentes dos teus óculos, por entre as lentes dos meus óculos. Por entrevidros.

    Sem véu: ondas, tsunami, pedras ou reflexos. Esta agitação.

    Os meus olhos fixos nos teus olhos, escutando o silêncio do oceano, da morna areia antiga.O céu deitado no horizonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando:

      E, por enquanto, e até agora, eu tava só observando... Deu uma trégua?
      Que porra me importa se isso não para nunca. É uma perda de tempo jogar merda ou confetes na criação, nos criadores, no estudo, na experiência. Podem jogar merda na minha também!!! Eu cago junto! Levo junto!!! Eu sei limpar a merda alheia, e continuar. Concentrada em mim e no meu fluxo. Faço o que sou, sou o que faço. Tô nem aí!Nem olho pro lado. E tá confirmado! É merda? Glória Glória Glória Aleluia, ÚIA!
      Merda é sucesso, caga bastante, viu "JÚ". & CIA.
      Mas de preferência, procurem um banheiro público, lá na Central, pra alguém dar a descarga. Baby, fofa, sincera. Para mim você é uma menina meiga e especial. Musa. Ah! As musas do extático e do estático... Escultura. Eternizada e conservada. Totalmente bem acabada e na tentativa. Aplausos (discretos e contidos, elegantes,extravagantes, demolidores e seletos)! BEIJO, crianças! Desculpem qq. coisa. Vocês entendem, né?... Tenho que sacudir a poeira e dar a volta por cima e por baixo. Até a próxima!!!

      E se quiser, pode deletar, viu, Humberto?!...
      TÔ CAGANDO PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Obrigada.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  60. nossa tem gente aqui parecendo crente defendendo o pastor .....rs o Maltz ja abriu o terreiro de macumba , o Gessinger vendendo suas canequinhas , sera que so o Licks que náo ficou Loco ? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é um filho da p*t@ que tá criticando o Gessinger sem nenhum conhecimento de causa. Ô seu babaca, sai do anonimato, pq a distãncia faz o corajoso q tu és! Vai se f*d#r, c@r*lh* vai ler o blog do Ronaldo Esper sua bicha! Vai cuidar da P*t@ da sua mãe que ta dando o r@b# e recebendo uma Coca de cachê! Se F$d# aí nerdão!!!!!!!!!!!!!!

      Rodolfo Ragner.

      Excluir
  61. Porra HG, deve ser um saco ficar sempre lendo/ouvindo a mesma ladainha. Pelo menos, os críticos da Folha de SP e da finada revista Bizz, assinavam os textos e não se escondiam atrás de anonimato.


    Quando te vejo no Canal Viva, no Globo de Ouro ou Cassino do Chacrinha, reparo que vc era o único artista que não fazia gracinhas no meio daquele nonsense. Deve ser aquele lance de ofício, que vc sempre falava.

    Tua música (ainda) é boa. Teu trabalho (ainda) é de verdade.

    Saudações.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande comentário, parabéns, falou por mim....

      Excluir
  62. Meu.... não tenho palavras pra descrever a delícia de ter um Guessinger que escreve e me dá o prazer de ler seus textos todas as terças pela manhã. Já virou um culto necessariamente básico ao chegar ao trabalho.

    É algo tão amplo e ao mesmo tempo tão intimista. É como um presente que me chega todas as semanas, pelo fato de eu ter uma puta admiração por seu talento como artista e por seu gosto na escrita, seja ela textual ou musical.

    Meu sincero muito obrigada por compartilhar esses textos...Eles te tornam, de alguma maneira, próximo do seu público e a cada semana as palavras tem sido especiais para mim (nós todos).

    Mandou muito bem na sua reflexão sobre o "lá se vai a espontaneidade"...!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  63. "Somos amigos?" Uma pergunta, um mantra visual pela palavra escrita que remete à linguagem verbal contida no mais profundo e misterioso mundo das conexões neurais. Intencionalmente, pelo uso consciente ou não da ferramenta de comunicação, um desfecho que impressiona.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  64. Ow, Juliana mal amada, vai dar o cu pro Licks e não enche. EngHaw é Humberto Gessinger, os outros são acompanhantes, mané.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa baixou o nivel agora ,cada um tem o direto de ter seu ponto de vista, mas educadamente sem ofender ....

      Excluir
  65. este blog é um oceano movimentado pelas pedras que tu jogas. e nós nadamos nas ondas que se formam. AMIGOS que buscam aprender a lidar com as ondas da vida contando com suas, sempre pertinentes, palavras.

    Abraços, Humberto.

    ResponderExcluir
  66. Massa é ver nego revoltado com Palestina x Israel e perder tempo com picuinha e discussões sem nexo na internet.

    O grande problema de hoje em dia é gente querer impor o que pensa à base de porrada.

    Cada um tem a sua opinião e réplicas e tréplicas são para candidatos em eleição.

    Cambada de escroto.

    Escória humana.

    ResponderExcluir
  67. Posso te dizer que somos amigos, voce fala comigo todas as terças sem ao menos saber que sou.
    Quanto as pessoas, nos quais notei nos comentarios anteriores, só me cabe dizer que a evolução não é para todos, e que entender a ressonancia de uma simples gota de adoçante ao cair no café, gerar ondas e ondas é necessario expandir não só os horizontes, mas o cerebro para as mudanças até dos nosso proprios idolos.
    Sua fã incondicional!

    ResponderExcluir
  68. o mais importante de tudo é que nunca vi o Gessinger fazer censura aqui no blog , parabens Gessinger

    ResponderExcluir
  69. Pois este post veio a calhar!
    Estava mesmo procurando uma forma de manter minha mente operando num padrão visual e eis que encontro aqui e não nas outras abas do navegador onde pesquiso sobre Alan Watts, e Sites de conteúdo oriental.

    Em uma palavra? Mistério.
    Quando mais se chega perto da luz das respostas, mais escuro ficam as perguntas.

    Om Nama Shivaia + Ondas de uma superficie líquida + foco na respiração

    Sempre buscando o espelho d'agua.

    Rob Nicolau, 23. Lindoia-SP

    ResponderExcluir
  70. Eu não sei o que escrever. Como dizer que adoro seu trabalho, e adoro você como pessoa. Como dizer que casa poesia, letra de musica, postagem, ou apenas uma fala se torna especial. Sei la, talvez eu seja assim quanto a você, "sem palavras para descrever".
    Vish, isso ficou meloso de mais? Não sei, pra mim parece que sim....ou não, agora vai assim mesmo, não consigo pensar em nada melhor.

    ResponderExcluir
  71. CUIDADO ,fanatismo é doença ,foi um fã fanático que matou o John Lennon, fanatismo cega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixa Auto-Estima o cara fica querendo usar sobrenome nome do 'idolo' nos nick name etc ....normamente são pessoas frustradas ...mas são peesoas que podem até matar mesmo o proprio idolo ou quem discorde das suas ideias .....fanatismo é um perigo...

      Excluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. e tem gente dizendo que quem não concorda com os devaneios do HG é um "sem cultura".

    Patético!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TU tem a canequinha da cultura né

      Excluir
    2. vc tem a canequinha do iluminista Gessinger?

      Excluir
  74. "Amigo" palavra forte, muitos usam esta palavra como se fosse uma palavra qualquer, 'oi amigo! como vai? amigo que bom lhe encontrar!

    Amigo uma palavra simples que ao mesmo tempo é uma palavra profunda de muito significado uma palavra de grande valor.

    Amigo é aquele que sabe a canção do nosso coração, aquele que não precisamos dizer uma palavra, só pelo olhar sabe como estamos, munca ficamos sem assunto, sempre temos algo a dizer, resumindo: Amigo é Amigo.

    Amigos somos? Tenha certeza que sim!
    Vida longa e um abraço de amigo!!!

    ResponderExcluir
  75. Todos têm o direito de não curtir o trabalho de alguém, porém todos devem respeitar as opiniões individuais! Se a Juliana não curte o trabalho, nem os textos, ela tem esse total direito! Só acho desnecessário entrar aqui, num blog de um escritor dedicado aos seus fãs e pessoas que acompanham o seu trabalho, e ficar discutindo sobre opiniões pessoais. Não curte?! Blz, fica na sua...

    Ao querido Humberto, amo seus textos e seu trabalho musical (tanto no Engenheiros quanto no Pouca Vogal). O texto de hoje, especialmente, me tocou de uma forma muito profunda. Agradeço imensamente por eles e espero poder vê-lo tocar novamente, em breve!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo contigo, vamos transformar esse espaço em um reduto babação de ovo, sem direito a opiniões contrárias

      as vezes eu penso que o próprio HG tem vergonha dos fãs que ele tem

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. quero canequinha, ai vou ser aculturado quero tb o livro onde o Gessinger diz que brigou com o Licks sem brigar ...rsrs

      Excluir
    4. como alguem que cometeu tantos atos patéticos com um companheiro de banda, como o Sr.Gessinger fazia com o Augustinho, pode ter tantos seguidores cachorrinhos abanadores de rabo???

      Será que eles desconhecem o passado de seu Deus???

      Excluir
    5. Que louca essa guria, que revolta, pq não vai a Brasília, convence alguem de lá a se suicidar...

      Excluir
    6. Vc é um filho da p*t@ que tá criticando o Gessinger sem nenhum conhecimento de causa. Ô seu babaca, sai do anonimato, pq a distãncia faz o corajoso q tu és! Vai se f*d#r, c@r*lh* vai ler o blog do Ronaldo Esper sua bicha! Vai cuidar da P*t@ da sua mãe que ta dando o r@b# e recebendo uma Coca de cachê! Se F$d# aí nerdão!!!!!!!!!!!!!!

      Rodolfo Ragner

      Excluir
    7. Pelo visto quem não tem conhecimento é vc, as histórias estão ai, só pesquisa um pouquinho e vc vai ver

      E um ser humano com esse nível de argumentação não merece atenção de ninguém

      Pífio

      Excluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Sorry, não sou adolescente!
      E tu me parece uma rebelde sem causa.
      Se tu não gosta dele, blz..mas me parece bem típico de adolescente revoltada vir aqui num blog e atacar os fãs e o Humberto.
      Tem muitas bandas, pessoas "famosas" que eu não suporto, então sabe o que eu faço? simplesmente ignoro.Não entro na página da pessoa e ataco ela e seus fãs com comentários desnecessários.
      Uma crítica ao texto sempre vem a calhar, aprovação, desaprovação,ok.Agora, ofensas não contribuem em nada.

      Excluir
    8. Patricia, deixa ela pra lá...não alimentem os trolls! =D

      Excluir
    9. Existe uma diferença gigantesca entre não gostar de alguma coisa e ser extremamente mal educado. Geralmente, quando nos incomodamos muito com algo, é porque nos é importante. Gostaria de ter a liberdade de ler o texto semanal, sem ter que aturar gente mal educada que não respeita o espaço dos outros. Valeu Humberto, pela sua educação.... a força do silêncio!

      Excluir
    10. Patricia, relaxa que Juliana não sabe o que diz. Quanto ao video de 1995, Gessinger deveria mesmo era estar muito triste com aquela cena musical e pouco....pouquissimo tinha haver com os engenheiros.Era um disco pós-Licks e acho que ninguem deva julgar o momento por qual eles estavam passando.

      Excluir
  79. Putz...bom saber que isso acontece contigo também! No último post do meu blog, antes de postar fiquei pensando se não deveria falar de algum acontecimento atual como: Violência em SP, Campeonatos/copa do mundo/ novo treinador da seleção, enfim...preferi ficar no mantra também!
    Bom se tiver curiosidade e tempo será um prazer!
    http://sentaapuab.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  80. Belo post HG, nossa amizade começou em 93, desde lá é engraçado, sempre os assuntos fluem, nos livros, nos discos, no blog...
    Abço..

    ResponderExcluir
  81. mantras.texto fodastico.obrigado mestre.

    ResponderExcluir
  82. Humberto Boa Tarde!
    Minha mãe certa vez me disse: "- O facebook quer saber o que estou pensando, eu nunca vou dizer."

    parece brincadeira, mas a futilidade das relações e dos kkkkkkk, curti e compartilhar
    às vezes são tão foda que fiz um aforismo:


    434. O sucesso sofre de cacofonia, só sabe dizer: kkkkkkkkkk.

    Humberto, quero sim ser seu amigo
    como fã e ídolo
    mestre e discípulo
    e para tanto
    a piada mais suja
    da qual eu transbordaria em ator
    desce ao fundo do pântano

    só peço
    encontros majestosos
    com a majestade
    domingo a domingo


    27/11/2012
    15h e 19’


    ResponderExcluir
  83. Gosto de café forte, com pouco açúcar, e quando estou muito gripada, com um pouco de pimenta vermelha fresca.Faz um bem... Adoçante, só no suco.
    Tudo bem? Bom dia! Hoje é um dia que eu gostaria de te ver, olho no olho. E tomar um mate feito por você, debruçada nessa janela aberta, olhando pra praia, deixando a brisa esvoaçar uma cortina branca e leve. A ilha não se curva noite adentro vida afora. A radiação de Hiroshima não cabe nessa ilha. Um dia de paz, sem armas químicas poemas pensamentos bombas. Só o ar, livre.
    Parabéns-SPP

    ResponderExcluir
  84. Gessinger é quase sempre poeta, menos quando dilui a poesia espontânea do gaúcho ou do brasileiro apelidando-a de 'vício'. Mas, enfim, que seria do mundo se todos concordássemos em tudo né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vícios de linguagem como pleonasmo por exemplo...

      Excluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. somos sim. Pelo menos considero assim, há 20 anos. =D

    ResponderExcluir
  87. A internet é um espaço tão democrático. As pessoas só "entram" onde "querem", ou seja, onde o seu www permite, onde seus dedos escolhem...então eu fico aqui pensando, o ser humano é muito esquisito mesmo, pq mesmo assim, teima em entrar em espaços onde não gosta, não quer, pelo simples prazer de se torturar? É engraçado...rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e é triste também
      pois sabendo que errar é útil
      acreditamos que continuará sendo útil
      os mesmos erros
      que voltam no outro dia

      Excluir
  88. Gente!! Amigos criticam, sem ofender lógico. abraçosss

    ResponderExcluir
  89. Usar os comentários pra discutir foi de uma indelicadeza ímpar.
    Ficar acordado até meia noite pra ler o texto e depois dizer que não prestou é de uma idiotice ímpar.

    Lendo os comentários acima definiria: Todos iguais, mas uns mais iguais que os outros.

    Abrço Gessinger. Lê quem quer e quem gosta de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Todos iguais, mas uns mais iguais que os outros"

      é um puta elogio cara...

      família hawaiiana
      hoje eu diria que "o mundo todo é uma ilha"
      somos a mesma família portanto
      e seremos a maioria quando nossos netos
      ganharem a primeira centelha gessingeriana

      Excluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem sérios problemas, minha querida.

      Excluir
    2. Patricia, relaxa que Juliana não sabe o que diz. Quanto ao video de 1995, Gessinger deveria mesmo era estar muito triste com aquela cena musical e pouco....pouquissimo tinha haver com os engenheiros.Era um disco pós-Licks e acho que ninguem deva julgar o momento por qual eles estavam passando. Gessinger é um pai de familia, e um amigo maravilhoso.

      Excluir
    3. Agora me responde: O que é que vc está fazendo aqui?

      Excluir
    4. To sussa, só folgando nela mesmo.
      Gente assim não da pra levar a serio.
      Mas desculpa aí Humbertão por usar o espaço e escrever algumas bobagens, não resisti hahaha

      Excluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Boa Humberto, "tamo contigo", está pra vir novidades ano que vem? que venham em "PAZ" valew demais abracos...

    ResponderExcluir
  94. com a coragem que a distancia da...
    tudo fica mais facil ne Juliana???

    ResponderExcluir
  95. queria ver voce de frente com o 1Berto, seria tao articulada assim/

    ResponderExcluir