Ao sul de Liverpool - 68



Mesmo nós, acostumados com sua habitual agitação, estranhamos a inquietação do colega naquele recreio.

{ Ah, o recreio... Doce paraíso iniciado e terminado pelo mesmo som: uma sineta que soava como música no início e como alarme de ataque nuclear no fim. Quanta diferença num mesmo som! 

Eram os 15 minutos que tínhamos para resenhar as novidades do colégio, conversar sobre nossas bandas favoritas e resolver todos os problemas do universo. Tudo isso enquanto jogávamos futebol com uma bolinha de tênis. 2 contra 2. Bancos servindo de goleiras. }

Ele estava com a cara tensa. Parecia tentar engolir um pensamento muito amargo. Desatento para o real motivo de estarmos matriculados naquela escola: os 15 minutos diários de bola. Depois de acalmado o primeiro entrevero do jogo (foi gol, não foi / foi falta, não foi), numa pausa para água, ele desabafou: "Cara, descobri que John Lennon nasceu no mesmo dia do meu velho! Porra, que merda! Tchê, que injustiça!" 

Quando a bola foi recolocada em jogo, o assunto - na verdade, um desabafo que não teve resposta, nem concordância nem contestação - morreu. Não sei quais caminhos tortuosos seu raciocínio percorreu para chegar à conclusão de que ele poderia (no seu entender, deveria) ser filho do John Lennon e de que seria mais feliz caso fosse. 

Eu tinha dificuldade de entender esse rito de passagem: a superação do pai, conquista do espaço próprio, a planta que cresce fugindo da sombra das árvores à sua volta, buscando seu naco de sol... Já sem um pai contra o qual me insurgir, naquele tempo, eu até gostaria de um pouco de sombra.

Tenho me lembrado com frequência daquele adolescente ao sul da América do Sul, nos anos setenta, transformando os normais entreveros entre pai e filho (posso, não pode / vou, não vai) num duelo com o destino. As desigualdades culturais entre Brasil e Inglaterra como pano de fundo para uma angústia provinciana.

Sabendo o que se sabe agora, eu poderia ter retrucado ao meu amigo: “Qual John Lennon?". O beatle foi um pai muito diferente para Julian e para Sean. Sequer foi um marido remotamente parecido para Cynthia e Yoko. Quanta diferença num mesmo ser!

Sabendo o que sei agora, eu poderia ter retrucado: "guarda tuas angústias pras coisas que podes escolher". Mas, naquela manhã, eu só sabia que, se fizesse um gol, voltaria suado mas feliz para a sala de aula.


(*)


bah: enquanto isso... John sempre será um dos meus 4 beatles favoritos.
1 abraço
25set2012

133 comentários:

  1. Nunca ouvi tanto o nome de John como nessa semana. O Livro de Gabito faz com que eu me sinta íntima.
    Aqui sempre que segunda vira terça pra conferir sem falta o novo texto da semana.

    Abraço caloroso dessa amazonense!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Que amor! Muito legal ter acesso às lembranças da tua infância!

    PS: Milagre estar tentando fazer gol. Naquele tempo tu ainda não sonhava em ser goleiro?

    Abração, HG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Vc é uma das meninas mais lindas q ja vi.

      Excluir
    2. Bah, tá pintando namoro no BloGessinger! O point da azaração nas viradas de segunda pra terça! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. hahaha Nossa, to roxa de vergonha! É sério. hahaha

      Excluir
    4. hauhauhaahauha mancada. Fui muito sincero. Um elogio nem sempre significa que seja uma cantada. Mas eu duvido q alguém discorde de mim. Ela é exageradamente linda.
      Se fosse uma cantada eu teria dito "O faz uma moça tão bonita a essa hora por aqui?!" ou "Vc vem sempre aqui? Então Até a próxima virada de segunda para terça." kkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Vixe, agora o carinha ali ta querendo me conhecer... kkkkkkkkk Olha a bagunça que virou aqui hein.

      Excluir
    6. hahaha Bem... obrigada, anônimo! Tu é muito gentil!
      =)

      Excluir
    7. De nada. Até a próxima virada de segunda para terça. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    8. Até a próxima! Com certeza estaremos por aqui ;) kkk

      Excluir
    9. Mas como saber quem é o anônimo de verdade ?!? kkk

      Excluir
    10. Confesso que também fiquei curiosa! haha

      Excluir
    11. Muiuiuito bom! te vejo em São leo em dezembro!!! bjos d gremista Kelly.

      Excluir
    12. Musa do bloggessiger,
      tri delicia.

      Excluir
    13. Balada de segunda é no Blogessinger!!!
      ahuauhauhauha

      Excluir
  3. perfeito como sempre, doces e velhas lembranças dum passado inesquecível e que seria para qualquer um...

    ResponderExcluir
  4. mas que barbaridade
    de onde isso agora???

    ResponderExcluir
  5. humberto pq nao ta aparecendo na agenda ao lado o show do pouca vogal em campo mourão-pr no dia 15 de novembro? obrigada pelo texto,um abraçoo

    ResponderExcluir
  6. belo texto 1berto!!!
    agora posso dormir depois do encontro com a nação Gessingeriana

    abraços
    MOSSORÓ-RN

    ResponderExcluir
  7. A segunda virou terça. Todos pro berço.
    Valeu HG, até a próxima. =)

    ResponderExcluir
  8. Po cara, que texto bom de ler! Valeu ae

    ResponderExcluir
  9. É ótimo revisitar as fases da vida! Crianças nos ensinam muito e a criança que fomos também...

    ResponderExcluir
  10. Agora também já posso ir dormir... Gessinger, você é viciante!
    Ah! E vou seguir o conselho! Vou guardar minhas angústias pras coisas que posso escolher... Adorei isso! Beijos de boa noite!

    ResponderExcluir
  11. pow... grande história... eu penso no meu pai e quanto eu o vi diferente, depois de visitá-lo em seu leito de morte... já era tarde... mas eu sabia do meu real sentimento, nunca a ele dito.
    as minhas lembranças da escola são também de um "baba" e "pingue-pongue" no intervalo... Abraço, Humberto.

    ResponderExcluir
  12. Sorte de quem ainda em um pai para brincar de pode- não pode...sinto falta do meu. das brigas, broncas e carinhos... apesar da distancia de 4 anos entre a terra e o céu, continua sendo o melhor do mundo. apesar dele ter nascido no mesmo dia de José, pseudo pai de Jesus...(tirando a santidade toda, o meu foi melhor) vc é um escritor foda!

    ResponderExcluir
  13. Se eu soubesse antes o que sei agora ...

    Por ser feriado aqui ontem, na minha cabeça hoje seria segunda. Noções ... Sorte tá acordada e aqui. ;D

    ResponderExcluir
  14. muito bom o texto. valew grande mestre ja posso ir durmir afinal ja virou terça.

    ResponderExcluir
  15. Um dos 4 beatles favoritos, essa foi boa!!!
    Ótimo texto, ótima história e como sempre ótimo conteúdo!!!

    ResponderExcluir
  16. Como eu queria voltar no tempo pra ter a sabedoria necessária pra cada momento. =)

    ResponderExcluir
  17. Eu ficava tentando estabelecer relações entre a sua idade e a do meu pai e a minha e da Clara. Descobri que tu é 7 meses mais novo que meu velho e que eu sou 7 meses mais nova que a Clara...

    o sinal soou, hora de ir embora haha.
    Boa noite ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA, muito obrigada, novamente (:
      o melhor presente, sem sombra de dúvidas.

      Excluir
    2. E eu nasci no dia mundial da liberdade de expressão. Deve ter algum motivo...

      Excluir
  18. É sempre bom ler os seus textos. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  19. "Eu tinha dificuldade de entender esse rito de passagem: a superação do pai, conquista do espaço próprio, a planta que cresce fugindo da sombra das árvores a sua volta, buscando seu naco de sol..."

    Bela metáfora. Algo tão necessário quanto doloroso, tão doloroso quanto bonito... e que não acontece só na adolescência: ritos de passagem!

    "Livre para ir e vir
    Para ficar onde está
    É outro modo de ver a queda"

    Livre! ou aprisionado num novo lugar...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  20. É isso aí. Ô 15 minutinhos suados... Excelente texto Humberto, como sempre. Sempre muito bom ouvir sobre suas experiências meu velho. Esperei ansiosamente o texto de hoje...
    “Cada instante tem a sua magia, mesmo que seja a magia de esperar”
    E nessa magia seguimos ao som da música, por essa infinita highway, e pela lei te digo: “Seremos o que podemos ser, seremos o que há de melhor... Pois, na vida real ao trocar de canal nos sintonizamos em outras freqüências, surfando karmas e DNA...
    Um mundo só nosso numa terra de gigantes e mesmo que eles digam quem são não desistiremos, em nossas vidas seremos protagonistas principais. E que os dias, as noites, as chuvas tragam alívio imediato e que nós estejamos vivendo tudo isso em uma perfeita simetria, e no mais sendo sincero como não se pode ser vamos até o fim!
    E que venha a semana que vem!
    “Enquanto houver você do outro lado
    Aqui do outro eu consigo me orientar
    Tua palavra, tua história
    Tua verdade fazendo escola
    E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar
    Só enquanto eu respirar
    Vou me lembrar de você
    Só enquanto eu respirar... (muito mais além) “

    Esses trechos de uma música do Fernando Anitelli são de mim pra ti Humberto. De coração.
    Valeu abraço. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô... O Teatro Mágico! Adoro!!! =)

      Excluir
    2. Imagine uma música composta junta por Fernando Anitelli e Humberto Gessinger ... poesia inimaginável !

      Excluir
    3. Espero ansioasamente por essa parceria, desde de sempre!

      Excluir
    4. Com certezaaa, parceria perfeita!

      Excluir
  21. Tudo tem um lado bom e um lado ruim...igual ao sino da hora e do termino do recreio o mesmo som e sentidos diferentes...
    Acho que a vida em si nos faz andar com uma faca de dois gumes.

    ResponderExcluir
  22. "Se eu soubesse antes o que sei agora"
    retrucaria exatamente igual.

    ResponderExcluir
  23. É sempre bom ler os seus textos. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  24. Eu posso estar completamente enganado, mas vi uma deixa filosófica aí!!!

    "Penso, logo existo" somado à "se eu soubesse antes o que sei agora, erraria tudo exatamente igual".

    Foi Gessinger mesmo que disse: "se eu fosse um cara diferente... sabe lá como eu seria"
    Aonde eu assino???

    Por mais que a experiência nos conduza... circunstâncias presentes não alteram passadas!

    Somos sortudos, por conviver na mesma época que esse rockeiro gaúcho que faz belas canções e escreve belos textos (só não torce pro Fla ;P)!

    ResponderExcluir
  25. Marcante quando o sinal é pra voltar do recreio, tão assustador que nem se compara a ele mesmo quando toca o início do recreio. John x John.

    ResponderExcluir
  26. Marcante quando o sinal é pra voltar do recreio, tão assustador que nem se compara a ele mesmo quando toca o início do recreio. John x John.

    ResponderExcluir
  27. Ah, mais uma segunda-feira. 23h26min. Hoje tem texto no BloGessinger, eu pensei. Enquanto pensava, tentava terminar aquele artigo da faculdade que comecei a fazer segunda-feira passada. Droga, eu não consegui escrever um paragrafo sequer! Será que o assunto é tão chato assim? Pior que não. Será que estou no curso certo ou será só preguiça? 23h31min. Os fones no ouvido não me deixam concentrar, mas não posso interromper essa música, seria um crime. Acho que vou ali deitar e esperar a terça-feira chegar...

    (...)

    Infância, escola, recreio. Tempo onde a minha única preocupação era saber se iria fazer sol no outro dia, para brincar de pique na rua e soltar pipa. Nunca fui de ter grandes amigos na infância, mas a vida me recompensou me trazendo pessoas muito especiais quando adulta.
    Meu pai sempre foi um grande homem, um cara guerreiro. Lembro-me das idas ao clube do bairro e ao mergulhar na piscina me colocava sobre suas costas e me fazia “surfar”. Era a melhor sensação do mundo! Meu pai, meu herói. Não foi preciso muito, não foi preciso fama, nem músicas em minha homenagem, apenas amor. Enfim, a grama do vizinho é sempre mais verde, mas será que estamos cuidando certo do nosso jardim?

    Abraços Humberto.
    Até semana que vem (espero que até lá meu artigo já esteja pronto!)

    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste saber que muitas pessoas não tiveram ou não terão a mesma sorte que eu tive, com toda simplicidade, de ser feliz na infância. Quem sabe ainda não dê tempo de plantar novas flores no jardim.

      Excluir
  28. uma sineta que soava como música no início e como alarme de ataque nuclear no fim.
    os 15 minutos mais bem aproveitado da minha vida..

    ResponderExcluir
  29. Tem coisas que são desconcertantes... o dia do nascimento do John pode ser o nascimento de tantas coisas estonteantes que marca também aquilo que o pai do cara não foi... somos quem podemos ser... eu posso ser um beatle...

    ResponderExcluir
  30. Cheguei um pouco atrasado, mas enfim, já posso dormir. Ler os teus textos na segundas é o meu rito de passagem parabas terças. Sou fã dos engenheiros desde criança (tenho 27). Fuiiiii

    ResponderExcluir
  31. Poxa, mas bem que quando somos menos adultos sonhamos com pais diferentes do que temos sem ao menos entendermos o que temos...
    é um duelo do destino delicioso e lembranças construtivas é ele foi feliz!!!!

    abraço!!!

    Ligia CN

    ResponderExcluir
  32. Caraca!!! recreio..futebol no patio, corrida para pegar ficha na cantina, pique rela, esperar Ela descer as escadas e apenas comtempla-la...... 15 minutos q faziam o dia valer a pena

    ResponderExcluir
  33. Depois que passa temos um milhão de palavras, um milhão de outros caminhos que poderiamos seguir... é o e "se" martelando... poderia ser de muitas formas diferente, poderia ter um milhão de outras perguntas e novas respostas... e tudo é questão de imegine... imaginação... sou qualquer coisa entra entre uma lembraça e um desejo... sou qualquer homem entre o antes e o depois, mas nunca o agora... "eu preciso te ver, eu preciso do teu sorriso, vc sabe que eu preciso, eu preciso te ver" "mas tudo é igual quando se pensa como tudo poderia ser"... Obrigado por mais um texto Gessinger e diz a ela que eu a amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Aqui estou!
      E dentro de vc...
      E não poderia estar mais em lugar algum!

      Excluir
  34. Lento é o tempo que passa dentro da minha cabeça. Talvez eu ainda viva pelo menos uns 5 anos atrás. Delay... Obrigado pelo texto. Quem sabe nossos pais não sejam amigos onde quer que eles estejam. Abraço, Humberto! Me dá uma boa noite?

    ResponderExcluir


  35. "guarda tuas angústias pras coisas que podes escolher"


    Frase merecida nessa segunda-terça, em que eu me recolho distante de conversas ou palavras para talvez surfar karmas & DNA e resolver questionamentos particulares. Claro, só depois da prova de amanhã, que vai me possibilitar mais uma reflexão sobre o real motivo de estar matriculado nesta escola.


    Grato.

    ResponderExcluir
  36. No recreio eu re-creio, às vezes, recr(e)io. Às vezes

    ResponderExcluir
  37. Bacana...lembrança do colégio são sempre as melhores...principalmente as mais simples...as q a gente acha q no momento não tem importancia, mas são as q mais deixam saudades, saudades do simples e sem preocupações da vida!!!

    ResponderExcluir
  38. kkkkkkkkkkkkkkkk
    (bah)gostei da piada!

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Ótima forma de começar mais uma terça.
    Ótima forma de celebrar meu aniversário é ler o Gessinger tem para nos contar e encantar.
    Ótimo texto (como sempre).

    ResponderExcluir
  41. Deixei de acreditar em horóscopo quando descobri que eu compartilhava do mesmo dia e mês de nascimento do Woody Allen. Deixei de acreditar em acaso quando descobri que meus pais faziam sexo. Deixei de acreditar em predestinação quando decidi ser médica.

    Se eu soubesse antes o que sei agora, erraria tudo exatamente igual...

    ResponderExcluir
  42. Nossa, já me lamentei por ter nascido em 79 e não ter a possibilidade de ser a reencarnação do John...

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. porra.... to ficando mais burro? Não entendi,.... é o pai do Humberto que fazia aniversário em 9 de outubro? ou um pai de um amigo dele.... presumi que é o pai dele.... buut..... quem quiser me ajudar e ou me zoar ou não zoar.... ta na mão.... só que tem uma coisa.... tbm faço niver em 9 de outubro.... só que nasci laaaa em 84...... putz... to atrasado neh..... tenho aqui a agenda com os votos do Humberto no dia do meu niver.... será que ele se lembrou desse pai na hora de escrever? será que é me achar demais se no dia 9 de outubro ele lembrar da minha agenda? quantas agendas ele assinou com 9 de outubro? será que isso é vira uma estatística? quantos de vcs ai nasceram-(ão) em 9 de outubro? vlw galera!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que faço com esses números??????????????

      Excluir
  45. faltava o HG naquelas noites em cabeçudas...onde a gente conversava, discutia e tentava entender o mundo...neh Maressa? a gente sabia o que ninguem sabia...ninguem sabia que a gente sabia...rsrs
    valew Humberto

    ps.: o que faz alguem tomar energetico na hr de dormir?

    ResponderExcluir
  46. Puts ontem estava com o cel na mao aespera do texto mas estava tao cansada que dormi, mas hj ao acordar foi a primeira coisa que fiz. otima leitura para comecar o dia! Ja comecei a refletir sobre muitas coisas que poderiam ser feita e nao foram......
    Obrigado HG.
    BEIJOS EVELIN CYRILLO

    ResponderExcluir
  47. Puts ontem estava com o cel na mao aespera do texto mas estava tao cansada que dormi, mas hj ao acordar foi a primeira coisa que fiz. otima leitura para comecar o dia! Ja comecei a refletir sobre muitas coisas que poderiam ser feita e nao foram......
    Obrigado HG.
    BEIJOS EVELIN CYRILLO

    ResponderExcluir
  48. Puts ontem estava com o cel na mao aespera do texto mas estava tao cansada que dormi, mas hj ao acordar foi a primeira coisa que fiz. otima leitura para comecar o dia! Ja comecei a refletir sobre muitas coisas que poderiam ser feita e nao foram......
    Obrigado HG.
    BEIJOS EVELIN CYRILLO

    ResponderExcluir
  49. Puts ontem estava com o cel na mao aespera do texto mas estava tao cansada que dormi, mas hj ao acordar foi a primeira coisa que fiz. otima leitura para comecar o dia! Ja comecei a refletir sobre muitas coisas que poderiam ser feita e nao foram......
    Obrigado HG.
    BEIJOS EVELIN CYRILLO

    ResponderExcluir
  50. Show!!! E que lição..."guarda tuas angústias pras coisas que podes escolher", e pensar que tanta gente gasta um tempo expressivo lamentando e sofrendo por coisas que não podemos mudar...Valeu, Gessinger! Belo Presente!

    ResponderExcluir
  51. Na real é mais fácil sentir angustia por algo que não se tem escolha, assim a aceitação já vem prefabricada.

    ResponderExcluir
  52. 1berto,

    Acho muito legal essa necessidade de se reinventar para que a criatividade textual seja uma constante renovação. Ter o compromisso de dizer algo no mesmo dia da semana, a cada semana, e manter a atratividade, exige muito exercício mental. Parabéns por esse raro exercício nos dias atuais com produção de textos saudáveis para a essência humana.

    ResponderExcluir
  53. "...se eu soubesse antes, o q sei agora.......erraria TUDO exatamente iguaaaallll..." péu péréréu.......pépéééééééuuuuuuuuuuuuummmmmm!!!!!!!

    ResponderExcluir
  54. de fato o sinal da escola sempre tinha dois sons.. o primeiro mais doce e suave, o segundo, amargo e irritante... :)

    ResponderExcluir
  55. Acho que é mais fácil pras pessoas conservarem as angústias nas coisas que estão fora do seu alcance. Assim o destino e os outros viram bodes expiatórios para os seus insucessos. Bom, talvez tenha sonhado em ser filha de algum famoso, mas o que me lembro mesmo é de como eu queria, na adolescência, ter nascido no ano que meu pai nasceu (1947)pra casar com o McCartney. Sonhava demais com isso!!

    Abraços!

    Aline

    ResponderExcluir
  56. coincidência. to num intervalo da escola lendo esse post, na espera do segundo toque, o da clausura. bela descrição.

    ResponderExcluir
  57. das minhas lembranças da hora do recreio, ficaram um amor e os amigos.....um amor que até hoje está na minha vida....seja com Pouca Vogal ou Trio Grande do Sul ou até mesmo sozinho.....vai ser sempre O AMOR.... abraço

    ResponderExcluir
  58. Quanto significado em um pequeno texto! O recreio, o futebol, a sombra que também não tive, as escolhas...

    Quinze anos atrás os recreios eram os momentos de maior proximidade, intimidade, sorrisos e cumplicidade com aquela linda moreninha de 10 anos de idade. A vida e nossas escolhas trataram de nos afastar, e nos aproximar, e nos afastar e nos aproximar diversas vezes. Nos últimos meses novamente nos aproximamos, mais uma vez me deixando confuso quanto aos meus sentimentos, mesmo estando há mais de 2 anos com outra pessoa fantástica. Ontem descobri que ela vai se mudar pra outro estado, se afastando novamente. "Se eu soubesse antes o que sei agora..." erraria de um jeito diferente, tomando a vida de outros fantasminhas.

    "guarda tuas angústias pras coisas que podes escolher"
    Tapa na cara, necessário.

    ResponderExcluir
  59. Vanilce Nascimento - BH25 de setembro de 2012 12:49

    Querido Humberto!!! Que frase bacana e tão verdadeira:"guarda tuas angústias pras coisas que podes escolher". Quanto tempo da minha vida, época da adolescência, que desejei tê-lo como meu namorado... Na época, acreditava que vc não tinha nenhuma Ana na parada, nem filha, nem ninguém... rsrsrs Você podia ser só meu... Agora com o passar do tempo, com a maturidade, vejo que me casei com um homem muito bacana também, não louro e nem com seus olhos azuis, mas que me faz muito feliz como se fosse... A gente perde tempo em lamentar as coisas da vida, sendo que a gente nem sabe se seriamos realmente felizes de outra forma, dentro daquele ideal que imaginamos...

    ResponderExcluir
  60. "Ah, o recreio... Doce paraíso iniciado e terminado pelo mesmo som: uma sineta que soava como música no início e como alarme de ataque nuclear no fim. Quanta diferença num mesmo som!

    Eram os 15 minutos que tínhamos para resenhar as novida
    des do colégio, conversar sobre nossas bandas favoritas e resolver todos os problemas do universo..."

    Era assim mesmo que rolava (rs), bons tempos... que na época não pareciam ser bons (engraçado isso né?), espero que o agora se torne "bons tempos" amanhã também, assim nada terá sido em vão...

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. E o recereio fica fora do resumo principal...

    eu tenho meus 15 minutos a cada mundança
    seja de uma canção nova
    seja de um novo olhar a uma canção já conhecida
    seja dos novos projetos e novas leituras
    e espero que com a volta dos Engenheiros do Hawaii
    eu mereça aprender o que só o silêncio diz
    eu mereça se tocado pelo som que dos meus sonhos
    estava ao lado

    15 minutos de recreio
    são duas noites no deserto?
    ou um findisemana em outro mundo - a salvação?

    ResponderExcluir
  63. eu mereça ser tocado...

    ResponderExcluir
  64. humberto pq nao ta aparecendo na agenda ao lado o show do pouca vogal em campo mourão-pr no dia 15 de novembro? obrigada pelo texto,um abraçoo

    ResponderExcluir
  65. Considerando que Lennon é um dos seus 4 beatles preferidos, fica a mesma pergunta "Qual John Lennon?" rsrsrs

    Aquele que aceitou tocar de terno, mas quando tocou pra rainha fez o lance do "chacoalhem as jóias".
    Aquele que defendeu o feminismo mas tbm escreveu "prefiro ver você morta, little girl, do que com outro homem".
    Aquele que não achava graça mas escreveu uma bela canção vendo o que o brian epstein passava e sofria "you´ve got to hide your love away".
    Aquele que era considerado má influencia pra juventude pelos americanos e como ícone do capitalismo, proibido pelos soviéticos.
    Enfim, aquele que foi abandonado pelo pai, abandonou o primeiro filho, mas se prestou a criar o segundo direito.


    ResponderExcluir
  66. Valeu Bina por me apresentar o Blogessinger!

    ResponderExcluir
  67. http://poesianoquintal.blogspot.com.br/2012/09/engenheiro-imortal.html

    Gessinger Inspiração...

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. O John Lennon do qual também sou fan,era realmente um grande músico, mas era uma droga de pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja penso ao contrario. Era uma grande pessoa, um grande letrista, poeta, visionário e um mediano músico. As vezes a pessoa ter opinião e ir contra os modismos de uma sociedade pode parecer arrogância. Talvez muitas pessoas não admire o John por ele não acreditar em religião e eu concordo com ele, faça você mesmo, busque um equilíbrio você mesmo, sem precisar de dogmas. Abraços!

      Excluir
  70. Disputei várias finais de Copa do Mundo, na "hora do recreio". Turma 801 x 802. Rivalidade Grenal é pouca.
    Eram 4 na linha e 1 no gol. Eu jogava de sapato (argh!). Quem lembra do 752, da Vulcabrás?

    Lembrei do meu pai caprichando na graxa preta. Ouvindo o jogo do Mengo no radinho, domingo à tarde, e "dando o brilho", como ele dizia.
    No intervalo do jogo, tomavámos chá preto. Meu pai tinha problema de estômago, nunca tomava café.
    Sinto saudades dele. Um dia, nos encontraremos novamente.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  71. Caprio Marco Antônio25 de setembro de 2012 20:51

    Afinal o que é rock n' roll, os óculos do John ou o olhar do Paul? (Gessinger, 1990)

    Acredito que o melhor Beatle seja o injustiçado dos bastidores de gravações George Martin, o quinto Beatle. Senão fosse ele.

    ResponderExcluir
  72. Os 15 minutos de recreio dos tempos de escola eram meio que algo semelhante a dependência(ou talvez,inconscientemente algo independente,depende)porque a gente tinha de esperar o sinal tocar e havia um tempo estipulado(15 minutos).Mas mesmo assim,muitas vezes,a gente considerava aqueles 15 minutos um momento de "salvação" e mesmo com o tempo calculado (com base em um instante suficiente para poder fazer uma refeição) era muito mais do que isso,a gente conseguia transformar esse "mundo/momento" medido em algo incalculado,era possível "fugir".E como o Humberto disse o som que tocava para indicar o começo e o fim era o mesmo ,mas com significados e significantes diferentes,na verdade era a única coisa de que eramos de fato cientes.Muitas coisas na vida ainda são com os 15 minutos de um RECREIO de escola.

    ResponderExcluir
  73. Jogar com bola de tênis é um luxo! Na minha escola era com um copo amassado de yogurt.

    ResponderExcluir
  74. Puxa! Acho que o Humberto não tem noção de sua inteligência na vida de muitas e muitas pessoas. São textos, livros, letras, músicas, encontros em shows, shows cada um melhor que o outro...combustiveis que nos faz sobreviver...VALEU HUMBERTO!!!!Valeu por simplismente ser você!!!

    Flávio (Itabira-MG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho desse pensamento! ;)

      Excluir
  75. SENSACIONAL !
    Tani Kronbauer
    Joinville SC

    ResponderExcluir
  76. esse post/texto/storia caberia facilmente no verso..: "Pelo espelho a vida vai passar"
    Interessante como as varias memorias/lembranças surgem sorrateiramente!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  77. É sempre muito bom ler o que o Humberto escreve, abre as portas do raciocínio. Obrigada Humberto!!

    ResponderExcluir
  78. Mas uma vez me encantando com esse belíssimo texto, tuas experiências, e a tua poesia junto a tudo isso!
    Humberto você é o CARA , sempre estarei acompanhando tuas postagens, pois é o momento onde eu paro realmente pra entender o que você quer passar pra gente, de uma certa forma, para que não possamos fazer o mesmo ou fazer o mesmo , não sei .Enfim, eu amo teus textos. Sou tua fã :)

    ResponderExcluir
  79. Esse John Lennon era lateral do Liverpool, num era? Ouvi falar dele, ele batia falta estilo folha seca...Morreu sedo coitado.
    Grande abraço Seu 1berto

    ResponderExcluir
  80. Conto contado sublimemente, Humberto, espero que role mais do gênero.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  81. Onde eu poderia encontrar a partitura da música "Ando só" do "Filmes de Guerra cancões de amor" ? (Não encontrei em nenhum lugar)... que meu filho de 6 anos quer porque quer aprender a tocar ela no teclado, ele gosta e vive cantarolando (tem bom gosto o menino)... :) -> joaopaulotaraciuk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Não tenho mais a inspiração de outrora. Na verdade não sei ao certo o que me inspirava. Juventude? Inquietações? Rebeldia sem causa? Amores imperfeitos? Filmes de Guerra, Canções de Amor? Não sei dizer. Por outro lado, hoje cultivo uma solidez sensata. Um equilíbrio lógico que me faz compreender de forma menos desprezível a vida.

    Frase como “se não pode com o inimigo, junte-se a ele” hoje faz muito mais sentido do que numa época em que você tinha em mãos uns CDs dos Engenheiros do Hawaii, livros de Hermann Hesse, cigarros e bebidas.

    Hoje “é mais fácil fazer como todo mundo faz: o milésimo gol sentado na mesa de um bar”.

    Deixei de ser adepto da osmose. Prefiro nadar a favor da corrente. Não tenho mais fôlego e meus braços e pernas sentem cãibras com mais facilidade. Não estou ficando velho, é a vida que vai passando. Fazer o que?

    Hoje, pouco me importa se político não é preso, se rico não entra em fila de SUS, se a polícia se corrompe, se o Botafogo não é campeão brasileiro e o porquê de Seu Madruga nunca ter revidado um sopapo de Dona Florida.

    “Deve haver alguma coisa que ainda me emocione”, mas ainda não descobri.

    ResponderExcluir
  83. "Guarda tuas angústias pras coisas que podes escolher". Parando de me lamentar por ter tido um pai terrível ao invés de um cara como você, com todo esse amor que você em pela sua filha. E de ficar imaginando como seria se eu tivesse essa sorte. Não pude escolher e nem foi minha culpa. Hoje, tenho certeza que escolhi o cara certo pra ser o pai dos meus filhos. Para isso, sim, eu tive escolha. Obrigada, Humberto, por, como sempre, sem nem imaginar, me ajudar a acabar com tantos questionamentos e angústias.

    ResponderExcluir
  84. "Guarda tuas angústias pras coisas que podes escolher"

    Bem Sir Gessinger...

    Dona angústia só ataca justamente nas coisas que não podemos escolher. É questão de feelings, de alma, aquele ser além ser, rebelde e ingovernável...

    Em todo caso, é como nas palavras do Pessoa, no seu tratado sobre o desassossego:
    "O sonho é a pior das cocaínas, porque é a mais natural de todas. Assim se insinua nos hábitos com a facilidade que uma das outras não tem, se prova sem se querer, como um veneno dado. Não dói, não decora, não abate, mas a alma que ele usa fica incurável, porque não há maneira de se separar do seu veneno, que é ela mesma."
    Fernando Pessoa - Livro do Desassossego

    E para completar, muitas vezes, o que queremos é fugir a aula, poder viver sem professor, só para ver o céu, o sol, sentir o ar, ver o lago na companhia de um momento ideal...
    Assim:
    http://www.youtube.com/watch?v=HpZba8OflMU

    Só não conta pra ninguém.

    :)

    ResponderExcluir
  85. O Paul sempre foi meio meu pai, mas para o meu pai ele sempre parecia menos do que era... Sempre quando ouvia do meu pai que ele (Paul) era só mais um dentre os 4 achava estranho, pois pra mim ele era o único, simplesmente por parecer com o meu pai.

    ResponderExcluir
  86. I tried аωаy diffeгent e
    cigs found in the industry, but none of whiсh satisfied me
    personally as Hаlf tгuths Smokе diԁ.
    I cаn point out these are ѕuperіor quality e
    cigs that help you enјoy ѕmoking, without worrying regаrding your health.


    My blog post: Green Smoke

    ResponderExcluir
  87. where ѕhould i buy this kind of

    My websіte ... green Smoke

    ResponderExcluir
  88. I lovе "Green Smoke" the veгy best one to datе.
    аfter Gοing through atleast 6 different
    tyрes, My partneг and i kеpt havіng рroblems ωіth possibly the battery pеrіshing to quіcκly,
    or lеaκages in the catrаges.
    Not forgetting, уou coulԁ never ԁetermine ωhat the problem was with
    the Three pieces, thereforе i probly wanԁ up throughing out
    оnes that werе nοnetheless good, however, not
    knowing.

    Hеre іs my web-sіte connorstuff.com

    ResponderExcluir
  89. If уou arе gοіng fог most excellent contents like mе,
    just pay а quіck visit thiѕ websіte
    every day for the reason thаt it presents quality contеnts,
    thanks

    Taκе a look at my sіte :: http://communitypa.progressleaders.org/

    ResponderExcluir
  90. Eai cara tudo bom
    nossa ta demais !!!!!!!!!!!!!!!!!
    e show
    vamos nessa direção ?]

    ]
    é uma fantastica sinetria

    Marcos Rogério








    /

    ResponderExcluir