P(*)EMA C(*)M N(*)TA DE R(*)DAPÉ - 57

pode ser pra sempre
pode não ser mais
pode ter certeza e voltar atrás
pode ser perfeito
fruto da imaginação
pode ter defeito de fabricação

tá faltando peça no quebra-cabeça
eu não tenho pressa, o meu tempo é todo teu

(*) Há uma profusão de programas reconstruindo eras passadas na TV a cabo. Legal, para variar um pouco, ver arqueólogos no lugar de novelas, jogadores de futebol, televangelistas e reality shows.

O controle remoto, pequena liberdade alimentada por duas pilhas, é uma extensão da minha mão. Ligação tátil, na ponta dos dedos, sem tirar os olhos da ação. Mas eu estava num hotel... o controle era diferente... meus olhos tiveram que sair da tela para encontrar o botão do volume. O que encontrei foi, incrustrado no dedo médio da minha mão esquerda, um pedaço de grafite. É uma surpresa que se renova periodicamente. Como um alarme de rádio-relógio que a gente esquece de desligar e volta tocar a cada meia hora. Eu sei que há um pequeno de pedaço de grafite ali, mas esqueço. Não sei por que nunca o tirei. Sei: pela dor, pelo sangue e por preguiça.

Arqueólogo de mim mesmo, situei na segunda metade da década de 1980 o acidente. O estudante de arquitetura, tão atarefado com a entrega de seu projeto, mal sentiu o incômodo do dedo um pouco inchado, vermelho, latejando. Na escala de maciez (H, B, HB), suponho que o grafite seja um B. A espessura? Apostaria em 0,5. 0,7, mais espesso, teria mais dificuldade de se encaixar ali, perto da unha. 0,3 era muito caro e eu, muito tosco para usar grafite tão delicado.

Que tal este Crime Scene Investigation de mim mesmo? Assim vamos, quebrando a cabeça com peças que faltam. Se meu corpo se acostumou a este corpo estranho, vou deixá-lo ali, em paz. Como rugas, calos e cicatrizes, para lembrar o que vivi.



(*) Quarta-feira, 22h, na twitcam de julho, tocarei as músicas que foram gravadas pela primeira vez nos discos 10.000 Destinos, Acústico MTV e Novos Horizontes.

Discos ao vivo tradicionalmente são percebidos como um olhar retrospectivo: hora de fazer um balanço da carreira, mapear o acaso. Sempre fiz questão de semear, nestes discos, canções inéditas (2 no Alívio Imediato, 4 no Filmes de Guerra Canções de Amor, 2 no 10.000 Destinos, 2 no Acústico MTV, 9 no Novos Horizontes, 8 no Pouca Vogal). Mesmo sabendo que as músicas novas, ao lado dos clássicos, corriam risco de passar despercebidas pelo ouvinte médio.

Estas músicas estarão muito felizes e à vontade na twitcam, como se estivessem num disco só de inéditas. Um álbum que estaria entre meus favoritos.

E assim vamos montando o quebra-cabeça. Arqueólogos e videntes, olhares retrospectivos e prospectivos, duas pernas que nos fazem seguir.



pode estar no ponto
ponto de interrogação
pode ser encontro ou separação
pode correr risco
arriscado sempre é
só não pode o medo te paralisar

tá faltando peça no quebra-cabeça
eu não tenho pressa, o meu tempo é todo teu



10.000 DestinosAcústico MTV
Novos Horizontes, twitcam
2.000, 2004, 2007, 2012
pra quem foi e pra quem vem
um aperto de mãos


10jul2012

100 comentários:

  1. Estamos no mesmo barco! Estive nos 4 últimos ao vivo. Acustico, NH, 10k e PV. Estaremos la, até a twitcam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, então,
      que sou um ouvinte acima da média,
      pois sempre preferi as inéditas,
      são as que mais me tocam,
      mais me agradam,
      as que mais levo na bagagem.

      Excluir
    2. 1berto, fiquei me perguntando sobre uma pequena curiosidade....

      ainda tens o All star vermelho ?

      Excluir
  2. Meu "CD" favorito, visto que, os vi, pouca vogal me remete mais paz, sabedoria, estabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Baaah! Curti muito o texto e ainda mais, as imagens! Fera! Presença garantida #defé em mais uma twitcam!
    @robertsdesouza
    Grande abraço pra ti, HG, e claro, aos de fé!
    Boa terça

    ResponderExcluir
  4. Já comprei fones novos e vinho tinto. Certamente, essa está sendo a quarta-feira mais esperada do ano.

    ResponderExcluir
  5. ahhhhhhhhhhhhhhhhhh mas eu qro logo pra chegar quarta...nossa, mas q saudade de botar um comentario aki..faz mta falta....AMOOOO TODOS ESSES CDs...CADA MUSICA, SENDO INEDITA OU NAO...Mas Humberto, quanto tempo vai durar essa twitcam, umas 4 horas???? kkkkkkk..bjo bjo bjo bjooo e um grande abraço...te encontro na quarta!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Esses "espinhos na carne" não saem nunca...

    Sobre os ábuns, tenho um carinho muito especial por eles, o primeiro álbum que conheci do EngHaw foi o Acústico MTV, depois o 10.000 Destinos e, após passar por todos os outros álbuns, acompanhei o nascimento do Novos Horizontes... rsrsrs Ansiosa pela twitcam!!!

    Abraços Gessinger!!!!
    *-*

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma pedra de asfalto (resguardada a proporção, torna-se um pedrisco) incrustada no meu lábio inferior, resultado de uma tentativa de "assalto/extorsão"; caí ao solo, "beijei a lona"! Ela diminuiu com o tempo... Creio que deve ter se incorporado ao asfalto percorrido.
    Humberto, cadê o abraço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de ler os textos do Humberto Gessinger e em seguida todos os comentários.
      O seu eu já entendi. E pulo.

      Excluir
  8. O primeiro CD que ouvi dos Engenheiros foi o 10.000 Destinos. Ao vivo é massa demais! É de arrepiar quando a galera canta.. algumas versões ao vivo, ficaram bem melhores do que as versões de estúdio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro as versões ao vivo com a galera cantando :)

      Excluir
  9. Será legal!

    To ansioso pela twitcam... rola Viola Caipira??? Tomara...

    Gosto muito de todas essas inéditas... principalmente as do NH... disco que eu vi nascer!

    ResponderExcluir
  10. Valew hg.. Grande abraço...pena que o pobre mortal aqui estara no trabalho na hr da twitcam...

    ResponderExcluir
  11. HUMBERTO PELO AMOR DE DEUS....TEM QUE TER SURFANDO KARMAS E DNA ACÚSTICA VIU??????? ;)

    ResponderExcluir
  12. Valew hg.. Grande abraço...pena que o pobre mortal aqui estara no trabalho na hr da twitcam...

    ResponderExcluir
  13. O futebol fica pra outro dia... quarta é dia de twitcam!

    Um aperto de mãos

    ResponderExcluir
  14. HUMBERTO, ACHO VOCÊ INTELIGENTÍSSIMO, MAS MUITO MARRENTO! PODERIA CONVERSAR MAIS COM OS TEUS FÃS! NOS SHOWS ENTENDO, MAS NO TWITTER, NUNCA RESPONDE!
    MALTZ TA SEMPRE EM CONTATO COM A GALERA!

    ResponderExcluir
  15. Filmes de Guerra Canções de Amor foi o primeiro CD que tive. Antes dele não tinha sequer tapes ou algum vinil. Quando ganhei meu primeiro aparelho de som, foi a primeira escolha que fiz e sozinha. Tenho orgulho disso, mas não tenho orgulho em dizer que não sou a fã padrão que busca todas as informações possíveis dos seus ídolos...eu gosto da música e ponto. Mais ou menos isso....hehe. Ai, os programas de TV...onde moro agora não existe TV a cabo, mas eu gostava muito de programas de culinária, meu ídolo nesse setor é o Anthony Bourdain e pensando nisso, vejo que é quase impossível deixar despercebido algo de pessoal no profissional, isso interfere em nossas escolhas. Não sei se é bom ou ruim, mas fato é que não tinha nenhuma referência para comprar meu primeiro disco compacto além de gostar das músicas...
    Abraços, Humberto. Espero que tu tenhas adquirido o livro do Bourdieu!
    Eu consegui o seu livro autografado graças à um amigo que mora em Maringá. Agradeço aos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre leio seus comentários, que são sempre muito bem escritos... Você mora perto de Maringá?

      Excluir
    2. Obrigada! Morei em Maringá por quase 16 anos...

      Excluir
  16. Essas fotos que tu botou ficaram ótimas! ;)

    ResponderExcluir
  17. o primeiro disco de EngHaw que eu tive contato foi o acústico mtv. Ainda me lembro que cheguei em casa de uma festa e meu irmão estava bebendo com uns amigos. Quando cheguei me sentei e fiquei olhando a tv, ouvindo as letras, as melodias, parecia que tudo aquilo havia sido feito sob medida pra mim. Comecei a ouvir o acústico todos os dias e a pesquisar mais sobre a banda e cada vez me encantava mais com o que ouvia. Hoje EngHaw é a "minha banda do coração" como costumo dizer.

    ResponderExcluir
  18. Hoje foi mais que engraçado ler te. Quando dei o clik,na barra de favoritos; BloGessinger. Imaginei, vamos ver o que o Humberto tem para me dizer, quanto ao meu estado hoje e pa!
    Lá estava Quebra-Cabeça.Tudo o que eu precisava ouvir, misturado a alusão de seus detalhes.
    CARAAA, como vc nos entende ?????


    Bah 1 : Incrível sua carreira de sucesso e nunca, nunca ter lido qualquer escândalo.

    Bah 2 : Uma palavra sobre você; Intelectual! (ahahah, Bem óbvia essa definição)

    Bah 3 : Poderia dizer que sorte dessa, Adriane, encontrar o Humberto. Mas tenho certeza que o próprio teve a mesma sorte!
    Quanto a clarinha, que filha Linda! *-*

    Bah 4 : Espero encontrar uma versão de Homem, Humberto Gessinger "Moreno" p mim! ahahah é Serio!


    Baaaaaaaaaaaaaaah 5 : Te esperamos ansiosamente aqui em RO... (Please, queremos o local e o horário para o autografo. ( Já que parece, não darmos sorte cm essas coisas!


    Abraços.

    Att: De fé, Juliane !

    ResponderExcluir
  19. Hoje foi mais que engraçado ler te. Quando dei o clik,na barra de favoritos; BloGessinger. Imaginei, vamos ver o que o Humberto tem para me dizer, quanto ao meu estado hoje e pa!
    Lá estava Quebra-Cabeça.Tudo o que eu precisava ouvir, misturado a alusão de seus detalhes.
    CARAAA, como vc nos entende ?????


    Bah 1 : Incrível sua carreira de sucesso e nunca, nunca ter lido qualquer escândalo.

    Bah 2 : Uma palavra sobre você; Intelectual! (ahahah, Bem óbvia essa definição)

    Bah 3 : Poderia dizer que sorte dessa, Adriane, encontrar o Humberto. Mas tenho certeza que o próprio teve a mesma sorte!
    Quanto a clarinha, que filha Linda! *-*

    Bah 4 : Espero encontrar uma versão de Homem, Humberto Gessinger "Moreno" p mim! ahahah é Serio!


    Baaaaaaaaaaaaaaah 5 : Te esperamos ansiosamente aqui em RO... (Please, queremos o local e o horário para o autografo. ( Já que parece, não darmos sorte cm essas coisas!


    Abraços.

    Att: De fé, Juliane !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JU, moro em PVH, tambem to esperando saber onde vai ser...quem sabe a gente da sorte..
      by.

      Excluir
  20. ah! Gostei do texto como sempre gosto. Quarta feira estarei conectado a cabo. Na quinta da semana que vem...Vou tentar ir na livraria Leitura do BHShopping, lá é foda que é mais distante do centro, pra quem trabalha...É uma pouco complicado. Mas vou tentar, da outra vez peguei um transito pessímo quando cheguei lá , já era. Enfim. Comentando um post acima aí...Prefiro até que o Humberto não falei muito com os fãs ao menos comigo heheh...Todas as vezes que eu aproximei...Fiquei realmente sem saber o que falar, meio que perco a fala... Ao menos era assim anos atrás...Hoje em dia...já mais maduro nao sei...faz tempo que não passo pela experiência...
    Grande abraço...até quart e quinta da próxima semana em BH. Valeu!

    ResponderExcluir
  21. Vou fazer de tudo p ver a twitcam do dia 11, pq, afinal, foi por meio de um cd q meu irmão recebeu de sua namorada q tive um contato maior c enghaw, já q só conhecia a versão do "era um garoto..." e a música "vida real" do acústico mtv.

    PS: Esse cd era um daqueles intitulados de "loucuras de amor" o qual tinha algumas faixas c canções do 10.000 destinos.

    PS: Viciei-me de verdade em enghaw qd fiquei + velha, pq, até então, escutava as músicas (perdoei-me pela obviedade)só por escutar, ou seja, tinha uma capacidade de interpretação rudimentar(ñ q, hj, seja excelente, mas tenho uma leve impressão q melhorou um pouco).

    Um grande abraço e até amanhã, se Deus quiser, na twitcam.

    ResponderExcluir
  22. João de Souza Jr10 de julho de 2012 00:54

    Sempre ensaiei um comentário em seus textos. Nessa busca incessante, o que eu tentava trazer como inspiração, era o que você escreveria para Roger Waters? Quais palavras usaria? Qual seria o assunto? Pois é, nunca tive respostas imaginativas para tais perguntas. E mais uma vez, não tenho o que comentar com o cara que talvez nem leia isto que escrevo. Mas, este, é o mesmo cara que eu ouço há 15 anos, com total atenção, total dedicação. É o mínimo que posso fazer, ele se dedica tanto para fazer aquilo que ouço (muitas vezes de graça). Abraço! joao_souzajr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. O acustico MTV é importante pra mim: Aprendi a ouvir eng haw através dele. Obrigado por tê-lo feito. O CD que eu ganhei da minha mãe, dei para um neo-zelandês. Alguém agora tá ouvindo as letras de HG, um engenheiro do hawaii nas águas do pacífico.

    ResponderExcluir
  24. Foi por meio de "sua" música "negro amor" que eu comecei a namorar e comecei a admirar mais ainda o que eu já conhecia - os engenheiros do havai - e ele me fez conhecer melhor a banda... Sei que a música "negro amor" não é sua, mas na sua voz ficou perfeita. E hoje, após terminar o namoro, eu escuto a música que começou e pôs um fim naquilo...

    Na Twitcam eu estarei com certeza.
    =)
    Bjo

    ResponderExcluir
  25. Grande Gessinger, sou grande fã seu do Ceará, to com saudade de ouvir vc tocando Rock, mas essa fase tá muito boa. Cara ver meu blog de poesia vai ser uma honra ter um comentari seu. Abraço segue o link: filosofiaemversos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o meu também seja! ahahaha
      (Curtir)

      Vou dar uma olhadinha!
      Poesia, sempre vai valer a pena.

      Excluir
  26. engraçado né todo mundo conta que conheceu enghaw através de um cd assim e tals...eu pouco me lembro de como conheci me lembro menina criança em barracas ou chalés na praia ouvindo ENGHAW num radio a pilhas, jogando truco e sofrendo com os pernilongos...sem cds, sem pessoa especifica apenas cresci ouvindo desde sempre desde que me sei por gente e adulta só adoro mais e mais e mais....

    ansiosa pelo encontro rsrs
    abraços..

    ResponderExcluir
  27. Achei que nunca ia ouvir nada melhor que O papa é pop, mas eu estava errado: surgiu Várias Variáveis. Então procurei(com as ferramentas que se tinha na época) pelos outros e acabei encontrando, em bolachonas de vinil. E meu primo tinha Ouça o que eu digo: não ouça ninguem em K7. Aí nunca mais parei: até HG trio eu consegui, perdido num sebo na regiao da 25 de março. (graças a Deus)! E quarta-feira a noite na tela do computador, via twitcam. Salve EH!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Salve
      EH

      é preciso

      Vamos acreditar
      Vamos imaginar e desejar

      Excluir
  28. Parceiro, já deixei tudo à mão. Pipocas, um chá gelado(Ou quente, dependendo do clima em Floripa), talvez até um chimarrão... Além, é claro, da companhia da "patroa", que também já está combinada!!!! Acústicos, Ao Vivo, que venham "Antigas Inéditas"!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que venham "Antiguas Inéditas" para todos nós...

      e para quem tem menos de 15 anos e é Defé...
      se acalmem, o show está só começando.
      vida longa a vida...
      que venha a volta
      para muitos
      para poucos
      para todos
      Defé

      Excluir
  29. Vanilce Nascimento BH10 de julho de 2012 07:59

    Olá meu querido! Passei pra dizer que sinto muito não poder ir no lançamento do seu novo livro aqui em Belo Horizonte. Vou estar viajando de férias com minha família, infelizmente as datas coincidiram... Mesmo assim desejo muito sucesso pra vc, claro, que mora no meu (nossos) corações. A respeito do do acréscimo de músicas novas nos discos ao vivo eu sempre achei essa idéia maravilhosa. Beijos. Vanilce Nascimento. Bh

    ResponderExcluir
  30. Assisti todos os 3 shows do 10k também estive no NH. Tenho muito nítido na memória cada detalhe do 10k. Estupendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10k eu não assisti, estava adormecido...

      mas é o DVD que mais gosto.

      Estive na gravação dos NH em 2007 em São Paulo... muito legal, grandes amizades!!

      Excluir
  31. Nossa to impressionada como tu convive c um pedaço de grafite no teu dedo a quase 30 anos....acredito eu q se tu tirar vai ser como ver um vídeo teu de anos atras sem o dente de ouro...é esquisito...ate amanha... Um super abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayana Doria

      sem falar que nesses anos todos
      erros e acertos foram em si rascunhados
      ao sonho do inerte grafite
      que se não doí ou machuca mais
      é assombro para o parto em questão

      Excluir
  32. Que legal essa set list desenhada ae!!

    ResponderExcluir
  33. Acredito, então,
    que sou um ouvinte acima da média,
    pois sempre preferi as inéditas,
    são as que mais me tocam,
    mais me agradam,
    as que mais levo na bagagem.

    ResponderExcluir
  34. Estou muito feliz...

    essas músicas que serão tocadas, são muito importantes para mim, já me salvaram a vida...

    E grafite Humberto?
    Espero que não precisemos mais dele.

    ResponderExcluir
  35. 10.000 destinos foi o primeiro disco que vi nascer
    No acustico MTV estava recluso em preconceitos religiosos, perdi...
    Novos Horizontes, guardo com carinho, primeira grande viagem que fiz na vida, sai de Fortaleza p/ São Paulo pra assistir o segundo dia de gravação.

    =)

    ResponderExcluir
  36. Feliz estarei eu nessa twitcam! As música são maravilhosas... essa edição entrará pra história, Humberto!
    Gracias por nos permitir reviver esses momentos, histórias e músicas contigo!
    Tu é demais!!

    Boa semana! =)

    ResponderExcluir
  37. Show Pouca Vogal em Curitiba (07/07) - Simplesmente INCRÍVEL!!
    Melhor show da minha vida!

    ResponderExcluir
  38. Vai ser interessante ver as músicas dos "ao vivo" arranjadas de maneira diferente. Elas geram uma expectativa diferente, porque já é comum, sempre que ouvimos um CD de estúdio, o nosso consciente já fica ativado bolando as versões ao vivo destas músicas. Quando ouvimos uma estréia diretamente neste formato parece que a música já atendeu a sua finalidade, um conceito meio ad hoc. É até engraçado como já não se consegue separar a música dos padrões do cenário que se criou ao redor da indústria fonográfica. :)

    ResponderExcluir
  39. Esperando para ver essa twitcam.
    Enquanto isso, deixo meus sinceros agradecimentos pelas sonoridades e palavras que me inspiram:


    Um Dia de Chuva...
    Angélica Miranda / J. Douglas Alves

    Hoje estava um calor tão forte
    Que fez até chover.
    A chuva caia e eu estava contente
    Porque eu gostava muito de ver...
    O céu nublado,
    O sol brilhando atrás das nuvens.
    O tempo passando em baixa velocidade,
    O vento soprando...
    Mas então a chuva parou.
    Ontem estava calor também
    Que eu abri todas as janelas.
    Fiquei esperando pela brisa
    Como se esperasse por alguém...
    Uma sombra conhecida,
    Uma estrela brilhando no céu.
    Uma dose de cafeína
    Uma história num papel...
    Mas então o dia acabou.
    Amanhã eu sei que vai chover,
    Porque eu sei que vai;
    E com ela vem a alegria
    De passarmos novos dias em paz.
    Hoje estava um calor tão forte
    Que fez até chover...
    O céu nublado,
    Uma sombra conhecida.
    O vento soprando,
    Uma nova despedida.
    Mas então a chuva parou.
    A chuva caia e eu estava contente
    Porque eu gostava muito de ver...
    O sol brilhando atrás das nuvens
    Ou outra estrela brilhando no céu.
    O tempo passando sem velocidade
    E uma nova história escrita no papel...
    Mas então o dia acabou.
    Amanhã eu sei que vai chover,
    Porque eu sei que vai;
    E com ela vem a alegria
    De passarmos novos dias em paz.
    E com ela vem a alegria
    De vivermos um dia a mais.


    Contato: jdneo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Quando foi divulgado que os Engenheiros gravariam o Acústico Mtv, torci o nariz. Essa era a onda do momento.
    Pagodeiros, rappers, todo mundo "descobrindo a fórmula de sucesso" rápido.
    Até o Korn, fez um unplugged prá Mtv americana. O pop não poupa ninguém mesmo!
    Além do mais, o trio já havia feito o inigualável Filmes de Guerra, Canções de Amor.
    Achava desnecessária essa sombra. Mas, ouvi sem preconceito e me dei bem!
    Humberto trouxe as boas canções do Gessinger Trio e soube aninhá-las com os hits da banda. Pro dinossauro aqui, trouxe A Revolta dos Dândis I. Prá garotada, uma versão pop de Pose (anos 90).
    As duas inéditas fariam parte de qualquer disco da Santíssima Trindade.
    Mas, o que me ganhou, neste disco, foi a adaptação do verso em Vida Real, em referência a um acústico feito pela Mtv, cheio de ginga e improvisação.
    " Na hora da canção, em que eles dizem saaaaammmbaaaa, eu não soube o que dizer. Ah vida real, como é que eu troco de canal? "

    Ali percebi que, apesar de toda a perfumaria e mídia, o Alemão permanecia o mesmo.

    Saudações Rubro-Negras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson

      O engraçado é que muita gente passou a conhecer e curtir a banda a partir de 2004 com o Acústico MTV

      Para mim "O Preço" não tem preço...

      Que só é pago em "Outras Frequências" []'s

      Excluir
  41. Esta noite eu sonhei com um gaúcho loiro que usa All Star laranja, também conhecido com Humberto Gessinger. No sonho eu o via antes de um show, e como qualquer fã faria pedi um autógrafo, para minha decepção ele foi embora sem se quer olhar pra mim. Que tristeza/raiva/decepção/injustiça.../.../...!
    Tive febre. Coincidência, causa ou consequência, sei lá. Ainda bem que foi só sonho! rs

    ResponderExcluir
  42. Parabens Gessinger... Vc é 10..

    ResponderExcluir
  43. "Como rugas, calos e cicatrizes, para lembrar o que vivi."
    Podemos ter marcas físicas ou apenas sentimentais,
    emocionais, do que vivemos. É muito bacana, de vez em
    quando, revermos nossas "marcas", sejam boas ou não, para
    relembrar nossa trajetória, ajustar o compasso, corrigir
    erros, romper ou fortalecer elos.

    "deve ser o que chamam túnel do tempo, ano 2000 era futuro há pouco tempo atrás"

    Bah: HG é um instrumentista fantástico e, agora sabendo que tem um pedaço de grafite num dedo da mão esquerda,
    justamente a mão que faz as notas no baixo, na guitarra,
    violões, violas (no caso dele que é destro), fiquei me
    perguntando: imagina se ele não tivesse esse corpo estranho
    no dedo, como esse cara tocaria ? No words...

    Abraços HG e aos de fé.

    ResponderExcluir
  44. gostei do texto. Se der certo vou assistir sua apresentacao na twitcam. Mas imagine so, daqui a alguns anos sera mais dificil resistir a tentacao de nos livramos das pequenas coisas que nos incomodam. Dizem que vamos trocar de canal na tv apenas piscando os olhos. Apenas com um pensamento. E se algo como um cisco estiver nos atrapalhando, ou aquela dor de cabeca teimosa pela falta de cafeina. De tal forma, que hoje, nao ligamos para resolver as pequenas coisas, mas serao elas que nos farao levantar do sofa.

    ResponderExcluir
  45. humberto o genio da musica brasileira adimiro seu trabalho.

    ResponderExcluir
  46. Humberto você é uma cicatriz no meu coração, meu amor platônico!
    Gosto de Engenheiros desde pequena, adoro suas músicas, me identifico muito com elas. Portanto, óbvio que vou te ver na Twitcam ;)

    "Não vim até aqui pra desistir agora!"

    Bjus

    PS: Amo tudo em vc, menos os seus óculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Onde estão teus olhos, sem eles não existo"

      Vc estava LINDO na twitcam <3

      Excluir
  47. Curto demais o seu trabalho musical e literário. Pra mim é um motivo de me sentir privilegiado de viver numa era onde artistas como você ainda vivem. Estarei colado na twitcam. Saudações,

    Josias de Andrade

    ResponderExcluir
  48. Olá Mister Gessinger...

    Fizestes me lembrar de um texto, quando falastes das cicatrizes. Numa época em que elas são vistas com maus olhos, ou seria mais exato dizer: com os melhores olhos de um cirurgião plástico?

    Enfim, fica o texto:
    Este esquisito século em que vivemos, no entanto, parece que não concorda, e luta para petrificar nosso rosto, imobilizá-lo no tempo, eternizar sua juventude, logo a única parte visível de nosso palimpsesto, logo este pedaço de pele que trazemos sempre à mostra para que os outros possam ler! Este é o pergaminho da nossa experiência, em que aparece este texto que escrevemos e reescrevemos infinitamente. É ali que a alma se mostra e se disfarça, é ali que, mesmo não querendo, terminamos publicando nossas emoções mais secretas. Não importa que a quimica do tempo, na sua lenta sabedoria, vá suavizando os contornos e esmaecendo as cores, porque, letra após letra, traço após traço, todos os sinais estarão ali, invencíveis, superpondo-se uns aos outros para compor este rosto que sempre nos olha no espelho.
    Escrito no rosto - Cláudio Moreno

    Só há real valor para o que vai sendo escrito no além do corpo... Mas se denuncia na pele cicatrizada do que um dia sangrou.
    E nessa escrita etérea, não há cirurgião plástico que ponha as mãos...

    Meu Olá
    :)

    ResponderExcluir
  49. Cila

    Você me fez lembrar de uma frase do Humberto na qual ele dizia que rugas são elogios do tempo a nossa teimosia...

    A frase é mais ou menos assim mesmo.

    Quem se lembra dela? Me parece que era uma entrevista a fãs.

    Cila o olhar é o que mais de sagrado temos ao que antes é abraço e depois beijo e compemplação.
    Grato por me fazer me olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. contemplação...

      p e b?

      ato falho?

      Excluir
  50. Ao ler seu texto o que mais me marcou foi a questão da ponta de grafite, lembrei-me imediatamente dos meus 9, 10 anos e de um "coleguinha" de escola que, que não lembro quem nem por qual motivo, deu uma "lapisada" na minha mão. Passado o primeiro momento de sangue e dor, só sobrou o pontinho preto bem no meio da palma da mão, um pedaço de ponta de grafite que no começo incomodava mas depois tornou-se parte de mim. Tão parte de mim que nem lembrava deste tal pontinho. 13 ou 14 anos e uma postagem do Gessinger depois, olhei pra minha mão e... Cadê meu pontinho preto?! Talvez ainda esteja aqui, imperceptível como tem sido todo esse tempo.
    hahaha



    Humberto, é modéstia sua achar que suas "inéditas" podem se sentir ameaçadas pelas clássicas. Você sabe que é um 'fazedor de músicas' maravilhoso! ;D

    ResponderExcluir
  51. As suas cançoes já nascem eternos classicos pra n´s fãs de Fé, então novas , antigas ou futuras, todas são o que um dia sempre serão, mias poesia para nossos ouvidos.

    ResponderExcluir
  52. Essa twitcam será mais que especial pra mim...o album arrebatador de minha vida foi Acustico Mtv, foi o maior achado da minha vida, sem duvida! Tenho tristeza quando lembro que entrou ladrão na minha casa uns 3 anos atras e entre outros pertences ele roubou meu DVD, pode uma coisa dessas gente?! Nao pode! Esse fator é imperdoavel!
    Já me preparando pra amanha as 22h...será meu momento magico!
    Abraço cheio de carinho 1berto e aos de Fé!

    ResponderExcluir
  53. Tenho quase a mesma idade do HG mas o legal é que minha sobrinha de 10 anos gamou na música POSE do acustico.....resultado= foi pegar autografo do escritor HG e foi sorteada com o ultimo livro. Agora por boa influência ouve boa música e tá lendo mais.
    Um abraço e teus textos estão mto bala.

    ResponderExcluir
  54. Twitcam amanhã! =)

    Minha primeira! Por trabalhar a noite, nunca pude comparecer ao vivo neste "encontro". Coincidentemente, na semana em que não trabalharei neste horário, a twitcam será dos discos pelos quais comecei a conhecer o EngHaw, o HG, e um pouquinho mais a mim mesma.

    Então... inté!!!

    ResponderExcluir
  55. Apesar de ser um fã de fé, aprendi gostar do som de Gessinger por ouvir as conhecidas ou como ás chamo as `midias´,mais sempre que sai um novo disco começo das inéditas e ouço elas até elas se tornarem familiares pra depois ouvir as que já conheço,mais nunca são mais do mesmo sempre saem melhor ainda felizmente.
    Valeu Humberto,
    e até a quarta as 22hs.

    ResponderExcluir
  56. Viajar no tempo musicalmente, revivendo momentos através da canção, que cura a alma do nosso grande engenheiro do Rock, Humberto. Cresci ouvindo o som desse grande mestre do rock, e vou passar para os meus filhos, que iram passar para os meus netos.

    ResponderExcluir
  57. Já por entre os 67, essa twittcam, se é assim que se fala, já 68 embala, mas não garante a presença pelos ossos que o Estado me pariu. Assim, a e(~)culh(@)mbaçã(*) e a extrema pu(£)ar(¬)a sem a mínima lógica ou harmonia, se manterão certamente longe dali. Para dar lugar simplesmente aos que terão ouvidos iluminados pelo resultado mecânico das variações magnéticas transmitidas a eles.

    Admiração por teu trabalho.
    Grande abraço.. pq sou mesmo grande, não por achar que o aceitaria grande.

    o/

    ResponderExcluir
  58. Rola uma emoçao muito grande pra mim quando se fala em Humberto Gessinger. Qualquer coisa que se realciona enche muito meus olhos... e principalmente quande se fala em Novos Horizontes.
    Quando eu tinha 10 anos, minha mae comprou o Acustico MTV e ouvia aquela gaita e logo falei "Mae, eu quero tocar isso,eu quero tocar isso!!!" A gaita era o maximo pra mim! E conforme eu escutava as canções eu fui me apaixonando por aquilo. Eu nao demorei muito, juntei os primeiros 30 reais que consegui, o mais rapido possivel, e corri pra lojinha de cds da esquina a fim de comprar qualquer coisa sobre engenheiros...eu estava fascinado cara! E eu chego la e encontro na vitrine o disco que mudou minha vida pra sempre: Novos Horizontes. A capa eu olhava com uma admiração incrivel. Corri pra casa outra vez pra ouvir o disco. CARA, QUE DISCO! Eu ouvi uma, duas,tres,quatro vezes... o dia todo! Sai contando pros meus amigos daquilo, pesquisei mais e mais, ouvi mais e mais, e aquilo começou a me emocionar demais. Pra mim tudo aquilo era o maximo, enchia mesmo os meus olhos. Dai eu passei a passar minhas horas vagas todas no site dos engenheiros e ficava encantado com cada coisa nova que eu descobria. Esse contato me fez interessar por aprender um instrumento... e resolvi começar nas aulas de violão. Cara, eu queria aprender a tocar tudo relacionado a engenheiros. E assim eu fui... Foi isso que me motivou e me motiva ate hoje a tocar. E a ouvir, e a... tudo! Eu comecei a comprar discos e essa é certamente a melhor memoria da minha infancia. Eu saindo da loja com os discos dos engenheiros nas maos e indo pro carro na maior aflição pra ouvir no caminho... O maximo!
    Sabe, até hoje isso sobrevive em mim. Nunca tive a oportunidade de ver um show dos engenheiros, mas sempre que ha Pouca Vogal em qualquer lugar mais proximo um pouco, eu vou correndo! Sabe cara, a melhor lembrança que eu vou guardar da minha vida, foi quando eu te vi de frente pela primeira vez...eu fiquei te olhando parado,sem acreditar...foi a coisa mais incrivel que poderia me acontecer. Foi no circo voador... cheguei cedaaaasso pra garantir que tudo correria bem... e foi melhor do que eu esperava.
    Acabo de completar quinze anos e o meu presente de aniversario esta por vir esta noite, as 22 horas.
    Grande abraço do seu admirador e (por que nao?) amigo, Djalma

    ResponderExcluir
  59. Textos de Gessinger = bosta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desinteligência é fod@ !

      Excluir
    2. Anônimo covarde + deselegância = vá-procurar-o-que-fazer-na-balada-sertaneja

      Excluir
    3. Com certeza uma balada certaneja me vai muito bem melhor que um véio metido a Roqueiro arrogante,E que tem um monte de pela saco babando o ovo do cara.
      toda bosta que ele escreve os otários ficam endeusando o cara..francamente.

      Excluir
    4. Cuidado com o fel
      se morder a língua
      você caí

      se olhar no espelho
      a inveja te cega de vez

      solução?

      tratamento de choque
      dois dias e duas noites no deserto
      ouvindo direto o albúm
      SK&DNA

      ah, mas antes dê uma googlada pra descobrir
      o que esta sigla significa

      Excluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Talvez um dia eu tenha a oportunidade de colocar uns baixos em alguma música sua (que mérito!). Talvez o grafite no controle remoto service pra nunca mais esquecer a posição do botão de volume, nunca mais seria preciso tirar os olhos da tela, funcionaria como um "trauma". Valeu.

    ResponderExcluir
  62. Novas tecnologias,novos arranjos, novos amigos, velhos brothers, saudades,risos que eternizam... Pode ser perfeito, pode ter defeito, pode ser refeito.Dúvidas e compreensões... tempo,contratempos e passatempos. Peças que se encaixam, amigos que te auxiliam, o criador que facilita, a tarefa que se cumpre...
    Escolhes uma programação e sem querer-querendo, tens que vivenciar outra. A causa, a razão, o motivo e a circunstância? Instituições importantíssimas, membros de um só corpo, galhos de um só árvore.

    Hoje pela manhã me chamaram pra ver um vídeo da história de algumas coisas.

    Você fala de controle e me fez lembrar do filme Click que não tem muito a ver e que tem a ver com a nossa vida e que nos dá uma boa lição.(Não que eu te veja com ganância)

    Não importa se a bela imagem ainda está incompleta, nós os de fé somos só auxílio, ouvidos, olhos, coração(no bom sentido) pra vós os construtores da canção.

    Olhares prospectivos: Nós cantando e nos dando as mãos com outros músicos em parceria. rs

    Uma vez na infância, lembro que eu eu entrei na cozinha e ao ver um bolo no fogão, sai correndo e gritando pra minha mãe me dá um pedaço. Resultado : caí, bati a testa na quina da porta e o sangue desceu,ficou a cicatriz pra lembrar que corri atrás e não ganhei o bolo naquele dia. Não sei se tem muito a ver, mas é isso aí.

    ResponderExcluir
  63. Da fila de autógrafos na Cultura mergulhei verticalmente "Nas Entrelinhas do Horizonte". O livro é delicioso, não dá pra desgrudar dele até o ponto final.
    Segue teu caminho, arquitetando palavras,construindo crônicas,transpirando poesia e encantando com tuas canções.

    ResponderExcluir
  64. Canções inéditas são o combustível de todo fã, e imagino que também seja a energia p todo compositor.Em 1990 eu tinha 6 anos e me encantei com a música "era um garoto q como eu", na minha casa nao tinha o vinil do papa é pop, só tinha os discos da Xuxa da minha irmã e os meus do balão magico...mesmo assim matava minha necessidade de ouvir a música na casa de um primo q era uns 10 anos mais velho, meu pai me levava só p ouvir o disco...eu colocava os fones no ouvido e ficava encantado com a combinação baixo-voz-Gessinger , guitarra-Licks e bateria Maltz ...Nao sei se por ser novo demais, ou por falta de incentivo fiquei por anos sem acompanhar a banda, redescobri em 2008, já mais maduro e aberto a novas redescobertas... Essa semana descobri o disco surfando Karmas e DNA, pois agora, diferente de 1990 e 2008, estou ouvindo o disco por inteiro, música após música , e redescobrindo um novo sentido nas musicas...na minha opinião o melhor disco do engenheiros é o que estou ouvindo, em 1990 foi o papa é pop, em 2009 foi o pouca vogal, e hoje é o surfando Karmas e DNA, espero q daqui a poucas horas seja o discotwitecan das inéditas dos ao vivos!!!
    Bah: li um elogio ao Gessinger sobre sua vida pessoal, de q nunca se ouviu falar de um escândalo, acho q a música precisa dos loucos, intensos e explosivos, drogados e bêbados , mas tbm acho q os intelectuais e lúcidos são essências p influenciarem gerações e nos fazer surfar entre Karmas e DNA...

    ResponderExcluir
  65. A twitcam foi demais!
    Confesso que alegrou a noite de uma torcedora do São Paulo que estava pensando no que assistir na tv, já que o jogo do Palmeiras não era o que eu buscava..rs
    Foi muito bom cantar essas inéditas, muitas que cantarolei com você em um show dos Engenheiros. São músicas de frases muito marcantes, que gosto muito.

    Que venha a próxima!

    Abraços, mestre!

    @mazinhacr

    ResponderExcluir
  66. Com certeza uma balada sertaneja me vai muito bem melhor que um véio metido a Roqueiro arrogante,E que tem um monte de pela saco babando o ovo do cara.
    toda bosta que ele escreve os otários ficam endeusando o cara..francamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de cultura é uma merd@ ! Vá curtir seu mundinho sertanejo com um monte de marmanjos cantando músicas de corno e falando de um sertão que você, evidentemente um idiota alienado, nem sequer conhece. Procure algum bloguezinho sertanejo para você defecar suas opniões ridiculas e deixe este blog para quem realmente tem QI.

      Excluir
    2. Não entendo!!!

      Por que alguém que detesta tanto o que é escrito pelo HG, se dá o trabalho de ler e comentar... duvido que estes escrito banais afetem o autor (que se dá o trabalho de escrever coisas interessantes toda semana para seus fãs... e não simplesmente depejar "qualquer porcaria" como a maioria dos artistas fazem), mas acho que esses cometários tiram o charme de ver cada um se expressar, muitas vezes correlacionando o texto com momentos da sua vida que é o contraponto mais interessante (na minha modesta opinião)... e sinceramente - embora eu também esteja respondendo hj - pessoas assim devem ser ignoradas... quem não acrescenta não vale a pena... regra para a vida...

      Um abraço,

      Excluir
    3. Ei que me desculpe os DE FÉ,a minha falta de educação.... mais ai vai um SONORO, vá tomar no seu (adivinha ai?) pra esse jumento, vá posta lá no seu bloguinho,...vá curti seu Luan Santana, e seu Teló...

      Excluir
  67. A twitcam foi o máximo! Parabéns mais uma vez (e sempre) pelo trabalho magnífico, Humberto! Adoro essas canções inéditas dos três discos, são muito bem escritas, soam muito bem... e soam melhor quanto mais o tempo passa! Incrível como o tempo só contribui pras tuas canções =) Que venham mais inéditas, como muito bem colocado pelo Nascif, elas são o combustível de todo fã!

    Beijo e vida looooonga a sua arte!!!

    ResponderExcluir
  68. Hoje é dia Mundial do Rock e claro que não poderia deixar de expor aqui minha gratidão pelo Rock Inteligente que essa pessoa nos deu, uma revolução no Rock nacional dos anos 80, década que nasci, cresci e em seguida nos anos 90 adquiri uma personalidade sóbria questionando e entendendo a "lógica do sistema", não poderia ter sido representado melhor!!!

    Amo demais esse gênio do rock nacional gaúcho que conquistou a "minoria" e um dia sonhou que seríamos a "maioria", obrigado mestre, obrigado freud flintstone, nosso eterno psicologo retrógrado que encanta, ilumina, traduz sentimentos e nos faz a cada dia, a cada "terça feira" a cada dia "11" captar algo diferente igual, só quem é de Fé sabe, o que significa tudo isso!!!

    Mas por aqui finalizo essa singela homenagem, neste dia especial, para esse homem especial que nos pegou sem filtro e na veia e que adoramos sem Pose e em Perfeita Simetria, todos unidos De Fé, mas sempre todos Simples de Coração!!!

    Obrigado por existir!!!

    Beijos da sua eterna Fã!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. krl, falou tudo, também nasci na decada de 80 e cresci ouvindo o meu irmão ouvindo Engenheiros, eu simplesmente amo esse Gênio chamado Humberto Gessinger, e eu só tenho a agradecer todo o carinho que ele nos dá,com suas canções, seus post's aqui no blog, e twitcn's, e tem presente melhor, mensalmente ainda mais? eu te amo seu lindo, fica sempre com Deus...e muito obrigada por existir!
      Elaine.

      Excluir
  69. Tá faltando peça no quebra-cabeça eu não tenho pressa. Tanto é que só hoje vi a sua postagem, esta segunda que vira terça, virou sexta.
    Quanto ao 10.000 Destinos Acústico MTV, tive o privilégio de assistir ao show no Canecão-RJ, onde teve a participação do Paulo Ricardo, foi ótimo aquele show, boas lembranças, a noite terminou em um restaurante, me lembro que os funcionários do restaurante estavam quase nos convidando para irmos embora, pois já era muito tarde, valeu mesmo aquele dia...
    Beijos e vida longa.

    ResponderExcluir
  70. Humberto tem uma música do Longdancer que é a sua cara!
    Ela me lembra você :)

    http://www.youtube.com/watch?v=DIMOfQJ1vUM&feature=BFa&list=UUlEwoSLvIDZLJPK4HrXB8Yg

    Bjus

    ResponderExcluir
  71. TENTEENTENDER
    E sigo me lembrando como se fosse amanhã, lembranças de um futuro que a gente imaginava lembranças de um futuro que a gente merecia... De onde menos se espera dalí mesmo é que não vem nada, ou 100% de nada, quase nada, muito pouco... Não vá dizer que eu estou ficando louco, indo até onde o motor aguenta, o amor agüenta, minha vida é tão confusa quanto a América central, prisão sem grades em guantánamo, me tira daqui, me ajuda a fugir, não agüento mais... Qual é a droga que salva? Qual é a dose letal? Alguém quer saber tudo isso? Alguém mais cabe no mundo inteiro além de nós dois? Faz de conta que eu fui mais legal, faz de conta que não era um faz de conta, de hoje em diante mais distante, talvez, menos mal... Se a vida é um filme eu não conheço o diretor, sigo meu caminho, às vezes estou sozinho, quase sempre estou em paz, visão de raios-X, o x dessa questão é ver além da mascara... O que falta enxergar? Quem não sabe finge saber, onde a gente foi parar? Problemas sempre existiram, sempre existirão... Nau à deriva, a ver navios... Pra ser sincero não espero de você mais do que educação... Não sei andar sozinho por essas ruas, você parece comigo e eu que não amo você sigo envelhecendo dez anos ou mais nesse ultimo mês, mas sabe como é... É difícil encontrar a palavra certa, a hora certa de voltar, onde está a porta aberta? O que será que ela quis dizer com cinco letras começando pela letra A?......... A D E U S?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rick

      Maravilhoso cara!

      Vou salvar no meu
      no meu computador
      no meu coração já está

      e
      vou imprimir
      para dividir

      fiz um lance desse em 2003
      que ficou também muito legal

      mas a sequência que você trouxe
      resolveu 10.000 anos luz
      do que quero fazer
      e preciso aprender

      valeu
      vou pregar na parede aqui ao lado

      Excluir
  72. Bem, o que 1berto fala, escreve pra mim é regra a ser seguida, minha súplica é que engenheiros volte p/ dar sentido novamente a minha vida. Amo muito!
    Obrigada por ter criado essa banda maravilhosa, de sua eterna fã.
    Beatriz Costa

    ResponderExcluir