CANÇÃ(*) C(*)M N(*)TA DE R(*)DAPÉ - 41

  
ela sabe muito bem o que quer
ela sabe o que precisa fazer
e vai à luta, não escuta ninguém

ela sabe muito bem o que é
que se espera de uma mulher
mas não quer nem saber
ela manda ver

ela sabe muito bem o que quer
ela sabe o que precisa fazer
e vai à luta, não escuta…

…a maioria esmagadora voz da razão
bom senso, uníssono ensurdecedor
na lua cheia ateia fogo às próprias vestes
só pra acordar de bom humor

pra enfrentar o que der e vier
só a força de uma mulher
que sabe muito bem o que quer

e ela sabe...ela sabe…ela sabe
e não quer nem saber

Mais um texto que começa numa caminhada. Um olho no minúsculo teclado do celular, outro no campo minado por buracos e bosta de  cachorro. Deja vü. Não me incomoda a repetição, até gosto de afinar minha percepção para captar as sutis diferenças entre ciclos que se repetem, aparentemente iguais. Aparências...

Mas, afinal, o que eu escrevia na minha caminhada? Respondia, por email, a um convite do jornal Zero Hora. Em matéria que sairia no Dia da Mulher, 8 “personalidades” masculinas escolheriam uma mulher que admiram. Imagino que, todos, gostaríamos de citar uma alguém do nosso cotidiano: mãe, esposa, filha... Mas, para o leitor, seria um desagradável Momento Maguila (o boxeador que, nas entrevistas depois das lutas, só falava dos patrocinadores). Por isso nos foi pedido que escolhêssemos mulheres públicas e, ficou subentendido, do nosso campo de atuação.

O texto abaixo é o que mandei. Escrito numa caminhada (não fui atropelado, não tropecei em buracos nem pisei em detritos de nenhum animal; mas, devo confessar, meti a cabeça num galho de árvore que mandou meu boné para longe).

Sou fã das mulheres, em geral, e da Joni Mitchell, em particular. O talento e a lucidez desta canadense de físico frágil deixaram marcas na música popular do planeta. Mesmo que muitas vezes a paternidade (ops, a maternidade!) dessas ideias não seja reconhecida. Ela transitou com maestria da música country ao jazz. Em se tratando de cultura americana, não é um caminho curto. Nem suave.

Tudo é mais difícil para elas. A indústria cultural não é exceção. É mais um dos inúmeros campos férteis para o reducionismo sexista. São poucas que conseguem tomar as rédeas de sua própria carreira. Joni Mitchell conseguiu.

Além de incrível compositora (de letra e música) grande cantora e instrumentista muito interessante,  ela  ganha pontos comigo porque, em certo momento da sua carreira, montou uma banda que incuía o guitarrista Pat Metheny e o baixista Jaco Patorius. Dois gênios. O primeiro, obcecado por controle. O segundo, um rebelde incontrolável. O que aconteceu com a banda? Ela dominou e os dois “piaram fino”. Tá certo, tem que ser assim mesmo. O poder é delas!

Depois de enviar o texto, aind'andando por POA, comecei a imaginar qual seria a mulher escolhida por cada pessoa que eu via na rua. Um exercício engraçado, ainda que propenso à generalizações grosseiras. Difícil fugir do estereótipo quando só se conhece alguém por um olhar de segundos.

Alguns adolescentes de pele pálida e cabelo lambido (ainda há emos em POA) eu imaginava que escolheriam aquela atriz que faz filmes de vampiro e tem cara de quem recém acordou. O mestre de obras do prédio em construção, eu imaginava escolhendo a Rita Cadilac. O cara que passou por mim tocando flauta doce (ainda há hippies em POA), deixando um cheiro suspeito no ar, escolheria Janis Joplin. 


Dilma Roussef fez muito sucesso na minha pesquisa imaginária. Madre Tereza de Calcutá teve um voto. Empatou com aquela francesa grisalha do FMI. Bah, a Xuxa teria tantos votos anos atrás! Estranho: nada, também, de Ivete Sangalo! Talvez tenha havido problema na imaginária contagem dos votos imaginários.

Quer votar? Os comentários estão aí pra isso. Estou curioso...

Parodiando o apresentador de TV que termina seu programa mandando abraços para “gaúchos e gaúchas de todas as querências", mando abraços aos homens e mulheres de todos os sexos!
20mar2012
primeiro dia do outono

179 comentários:

  1. Eu voto em Maria!

    Ritual das segundas:
    Obrigada Gessinger!
    Abraços
    te amo

    ResponderExcluir
  2. Sei que é o lógico e clichê, mas escolho minha mãe... que apesar das suas limitações, cravou as estacas das qualidades que tenho... os defeitos? não... estes eu aprendi por aí... Abraço.Belo texto.
    Wander (de Canoas)

    ResponderExcluir
  3. "mando abraços aos homens e mulheres de todos os sexos!" AHSIAHiahuais eu ri, 1berto. Valeu o show, a foto e a pilha de autógrafos que vc me deu. Estava com medo de tomar seu tempo, acho que fiquei nervosa demais e não consegui me expressar! Sem palavras. Indescritível, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Escolheria a Billie Holiday. Além da grande-pequena-voz, a história dela é um soco na cara de todos nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não, não sou o Doc Brown. Quem assina é o Luiz Sangiorgio, de BH. =) Google maluco...

      Excluir
  5. Otimo texto...q bom saber q vc acha isso das mulheres....EFIM, HUMBERTO, NÃO VEJO A HR DO POUCA VOGAL ESTÁ AKI EM SÃO LUÍS - MARANHAOOOOO....Q FELICIDADE..RECEBEREI VCS DE BRAÇOS ABERTOS...OBS:TWITCAM !TCHAU RADAR! FOI OTIMA!!!!! BJÃOOO

    ResponderExcluir
  6. Jackeline Kennedy.... Meu voto vai pra ela!

    ResponderExcluir
  7. Amy Winehouse. Sempre ela, sem dar ouvidos a ninguém, fazendo o que lhe convém (seja o certo, ou nem).
    @RafaMaciel

    ResponderExcluir
  8. Patricia Galvão..famosa Pagu! Essa sim tem meu voto!
    Cai a ela, como uma luva, a canção de hoje.

    "ela sabe muito bem o que quer
    ela sabe o que precisa fazer
    e vai à luta, não escuta ninguém"

    Abraços. ;)

    ResponderExcluir
  9. Meu voto vai pra Cássia Eller! E gostaria muito de saber se o HG gostava ou não do trabalho dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado! Pra mim ela era nossa melhor interprete!

      Excluir
  10. Algumas pessoas as vezes por serem fãs buscam opiniões que você goste, acho isso legal e ñ mto legal ^^

    Bom, eu escolho a Janis Joplin :D. Tem um papel importante na música e pros meus ouvidos tbm.

    ResponderExcluir
  11. Esse HG... o cara, apesar de escrever tão simplesmente, ele consegue nos prender por alguns instantes em frente à tela do computador, à zero hora, já dia 20, enquanto meu estômago "reclama" e meus olhos pesam o dia cansativo docente... Daqui a pouco levanto pra mais um dia de trabalho... Pois é, vou construir minha casa e me casar, então tenho que trabalhar...
    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Meus votos são para minha mãe, minha namorada, minha sogra, minhas cunhadas, minhas avós, minhas tias e minhas amigas. Minhas professoras, minhas primas.

    Essas são as mulheres da minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.

      Meus votos são para minha mãe, minha esposa, minha sogra, minhas cunhadas, minhas avós, minhas tias e minhas amigas. Minhas professoras, minhas primas.

      Essas são as mulheres da minha vida! (2)

      Excluir
  13. Para agradar um ídolo, escolheria Esperanza Spalding. Mas, como não estou aqui para isto, sempre achei lindo o rosto da Bianca Bin.

    ResponderExcluir
  14. Cara, não sei porque mas eu escolheria a Zélia Duncan aqui da nação pelo estrondoso talento, e uma Norah Jones "lá de fora".

    ResponderExcluir
  15. "aquela atriz que faz filmes de vampiro e tem cara de quem recém acordou." Kristen Stewart, você deve ter se referido a ela...
    Apreciei muito o texto de hoje HG, realmente muito bom! Uma boa semana pra vc!
    Um abraço!

    Roberts E. De Souza

    ResponderExcluir
  16. Valeu Gessinger!!
    os teus textos são a salvação da madruga de segunda-feira
    Bah 1: meu voto é na Cassia Eller, tu deve imaginar o porque né!?
    Grande abraço HGênio!

    Yuri Santana

    ResponderExcluir
  17. Minha mulher favorita é a Rosa, pra quem Pixinguinha fez a canção.

    ResponderExcluir
  18. Shakira, por ser uma Latino-Americana para quem todos lá fora se curvam. Venceu todos os preconceitos contra as mulheres latino-americanas que tentam a vida na Europa/ EUA, mostrou seu talento e encanta o mundo inteiro!!!

    ResponderExcluir
  19. Uma mulher kra! putz acho q escolheria................putz nao sei quem escolheria! tds sao fantasticas nao somos nada sem elas(a controversas sobre isso). Mais enfim muitas nos ajudam e sempre vemos elas poderosas com suas atividades domesticas e profissionais! sao tao misteriosas, nós poderiamos passar a vida inteira tentando entender elas e nao seria uma vida disperdiçada!(momento puxa saco: muito bom o texto. EH engraçado mas parece q antes do texto a segunda vira sexta mas nao vira terça)

    ResponderExcluir
  20. Fiquei com vontade de brincar tb! =D
    Mas como é difícil escolher...
    Bom, as "grandes" que veem a minha cabeça, são, na sua maioria, escritoras... mas se tiver que escolher só umaaaa hummmm... Ah, Cora Coralina! Seria dela a estátua erguida no meu mundo imaginário! ^^

    ResponderExcluir
  21. parabés pelo texto, como sempre ótimos pensamentos
    vou deixar o meu voto tbm já q não gosto de nehuma artista meu voto vai para todas as fãs dos engenehiros!!

    ResponderExcluir
  22. kkkkkkkkkkkkkk

    Humberto perdão, mas imaginei primeiro a tua cabeçada na árvore! Deve ter sido hilário..! ;D

    Pensei em votar na Paula Toller, mas ela é muito maluca, não combina com o perfil que moldo pra votar aqui.

    Portanto,
    Meu voto: Clara Gessinger!
    Filha do cara.. e a mais perto (mesmo que genéticamente, musicalmente ou quilometricamente) dos engenheiros! UH!!


    Fodástico Gessinger!! Você é foda!
    Vai no show do Waters??? Diga ae..
    e ansiosão pelo livro!

    Vlw Humberto!
    Vlw turma 'De fé'! até a próxima!

    ResponderExcluir
  23. eu fico com a Ana de Refrão de Bolero....a força e o encanto que ela tem e q tem dentro de toda mulher...um super abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei o mesmo, escrevi diferente...
      Tive uma surpresa quando a página atualizou e quase no mesmo instante outra pessoa também havia lembrado da ANA.

      Excluir
  24. Parabéns Humberto pela postagem...
    Não tem como escolher a guerreira da minha MÃe,
    Mas se tiver q escolher uma mulher, fico com minha conterrânea, a Ex-Senadora e Ex-Ministra Marina Silva...

    Abraços de seu fã
    Valeu

    ResponderExcluir
  25. Tbm não posso esquecer da grande pessoa q é tem Luz até no nome: Silvana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, Obrigada!
      Espero que eu traga mesmo Luz para as pessoas com quem convivo e naão fique só mo meu nome!
      Grande Beijo, te adoro!

      Excluir
  26. Então meu voto vai para o Tom Zé. Num show ele disse que era mulher e, por coincidência, hoje encontrei o Laerte...Mas como a imaginação é o universo da votação, podemos votar nas mulheres do Chico, da Geni à dona de casa de com açucar, com afeto, passando pela ana de amsterdam. Ou na Tigresa do Caetano que com alguns homens foi feliz e com outros foi mulher

    ResponderExcluir
  27. Que bruxaria é esta ? Rsrs nos meus rituais de segunda/terça sempre leio Blogessinger ouvindo a sua Música, sei lá , acho que pra entra no GessingerVibe. E estava ouvindo exatamente : ELA SAbe. Sorte ou Acaso?
    Bom uma mulher que acho interessante seria a Olga Benário Prestes vitíma do nazismo.

    ResponderExcluir
  28. o ritual se cumpre em mais uma segunda-feira... sem dúvida, meu voto seria da Zilda Arns, uma gigante nessa terra de anões.

    ResponderExcluir
  29. Meu voto vai para a ANA, mas não me pergunte quem foi ANA...

    ResponderExcluir
  30. A Cássia Eller faz falta demais! Ainda bem que tem o HG pra fazer a gente se esquecer das coisas que vão embora cedo!

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pelos novos insights HG! Mas... me veio a mente, falando em dejà vu, erraria tudo exatamente igual... ou o refino das percepções te fazem mudar de rumo?

    Mas concordo com um dos comentários acima, sobre a escolha de homens e mulheres... Escolho as pessoas presentes no meu dia a dia, que de uma forma ou de outra me fazem pensar...

    Abraços

    Daiana.

    ResponderExcluir
  32. Ada Byron!! The first programmer...

    ResponderExcluir
  33. Essa história de votos... pormenorizam o fim dos meus.
    Pornografia por pornografia, Sasha Grey..

    ResponderExcluir
  34. MArilena Cahuí!! Entender a ontologia espinosana do princípio ao fim e influenciar os influenciadores com ambidestreza não é só pra iluminados, é pra quem conhece o mundo quantico e tira luz da escuridão vazia...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  35. Vou de Marina Silva
    exemplo de perseverança.
    :D

    ResponderExcluir
  36. Laerte. Que mudou de gênero e continua genial e brilhante.

    ResponderExcluir
  37. Aquela menina do site de acompanhantes, ou a ultima capa da playboy

    ResponderExcluir
  38. Patti Smith,
    Araci de Almeida e
    Aldine Muller.

    ResponderExcluir
  39. hahahahahahahahaha...esse com certeza foi um dos seus post mais engraçado!!! Me diverti com a imaginação dos votos imaginários e a suposta errada margem de erro que foi ultrapassada na hora das votações. Mas se subir um pouco mais no mapa vamos vendo que as tendências vão indo pra esse lado das musas do axé, funk... aí é melhor nem tentarmos imaginar!!!
    Taí uma pergunta difícil de responder, não consegui pensar numa mulher pública!?!não que não tenha, mas não consegui encontrar....
    A única que me passou pela cabeça foi a Mafalda! rsrs
    Tentativas frustradas a parte, muito bom o post! Cômico, inteligente e descontraído!
    Beijãozão!!! ;)

    ResponderExcluir
  40. June Carter
    Clarice Lispector
    Zuzu Angel
    Pagu
    Olga Prestes

    Maria, a copeira da Tv onde trabalho, pega varios onibus todos os dias, sustenta a familia, é uma guerreira da vida real e consegue ser doce!

    ResponderExcluir
  41. Escolheria Andréa, uma amiga, sem explicação, assim, de graça!

    ResponderExcluir
  42. Meu voto vai para a mulher que sempre me encantou com suas palavras, Clarice Lispector.

    Gessinger, se puder e tiver tempo, dá uma olhada nesse blog
    http://magalycaldas.blogspot.com.br/
    espero que goste dos textos que nele estão.

    Abraços ((:

    ResponderExcluir
  43. mulheres... indizíveis, inexplicáveis. se imagináveis; seriam de tantas formas diferentes que seria impossível imaginar uma perfeita. vó, mãe, esposa, filha... tantas "anas" com lábios de labirintos, ou simplesmente mãe, cheia de instintos. eu voto nela... mulher. perfeitamente simétrica em seus defeitos e qualidades; são duas metades iguais.

    boa noite!

    Djefersonhoed@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Engraçado... eu andava escutando muito Joni Mitchell nos últimos dias! ahaha Ela é incrível.
    Belo texto, mais uma vez! Abss!

    ResponderExcluir
  45. Voto na Hortencia. Ela é a nossa Ayrton Senna de saias...

    ResponderExcluir
  46. Que texto show de bola, 1berto! Bem, acho que eu escolheria Elis Regina... Leila Diniz. Eu não sei. Mas com certeza a Joni Mitchell foi uma menção muito boa. É tão engraçado, porque fiquei sabendo quem ela é este ano. Há um ou dois meses. Devido à música 'Last Time I Saw Richard' no CD Acústico MTV da Legião Urbana. Renato omite que ela é uma das maiores poetisas. Hummm... Bom, é isso. Agradecemos pelo texto. Bacanas estas interações que podemos ter. Abraços!

    ResponderExcluir
  47. Dilma Rousself pelo discurso na ONU, mando bem, Angelina Jolie pela beleza, e que beleza! Sophie Charlotte pelo carisma, Zezé Mota pelo sorriso que contagia tão linda realmente me inspira em dias sem sol! mas quero aproveitar a oportunidade e mandar um abraço para uma mulher que eu não conheço mas que se eu visse na rua agradeceria ao filho que tem SENHORA GESSINGER hoje o agradecimento é pra senhora obrigado!! vale HUMBERTO commandodelta sjrp sp

    ResponderExcluir
  48. Meu voto vai para Mariana: http://www.youtube.com/watch?v=tVUY3vdGDsI


    Daner V. Santos

    ResponderExcluir
  49. São tantas mulheres pra votar...Mas como tem que ser apenas uma Mulher Pública e "Conhecida". Sendo assim, resumo:

    Voto na mãe do juiz !!!

    "Se no jogo não há juiz, não há jogada fora da lei"

    ResponderExcluir
  50. Um certo escritor gaucho comparou a perfeicao das mulheres com as Ferraris. E Como escolher entre as Ferraris? Escolho todas elas que me permitiram e tambem as que me permitem conviver com a doce presenca feminina.

    ResponderExcluir
  51. Fora a minha mãe (não por ser minha mãe simplesmente, mas por ser admirável), escolho Aracy Guimarães Rosa e a Marie Curie. Porém, são muitas as Anitas, Tarcilas, Maries, Aracys e Marias dessa vida...

    ResponderExcluir
  52. Heyder Silva Castelar20 de março de 2012 02:49

    J.K ROWLING
    Eu sei q nesse msmo artigo em q tu escreveu, um psicanalista votou nela, mas as palavras dele para descrever o "porque" do voto, foram perfeitas :
    "...Até que uma desconhecida escritora inglesa descobriu a fórmula para cativar esses pequenos ditos imediatistas em leitores vorazes.combinou referências tradicionais e clássicas da literatura fantástica, amarrando tudo com um roteiro primoroso e personagens complexos. Criou um mundo sombrio, mágico, mas densamente político, incitando todos a participar nos destinos do cosmo. As crianças foram encantadas pela saga, ficaram dependentes dela por vários anos, provando a sobrevivência do livro e, com isso, salvando nossa confiança nos futuros leitores." Abraços De Fé !

    ResponderExcluir
  53. Oi Humberto :)
    Bom, as mulheres do seu campo de atuação que mais curti tiveram uma história de vida tão torta que não da pra dizer que admiro, pois o conjunto falha, mas uma não tão conhecida que vale demais destacar é Brooke Fraiser, fantástica!
    Uma que dá pra admirar também é a que teve a capacidade de conquistar o loirão mais lindo, inteligente e querido

    ResponderExcluir
  54. ... Continuando (porque ta um terror conseguir comentar aqui) ... Admiro a mulher que conquistou o coração fiel do meu artista favorito :)

    ResponderExcluir
  55. Audrey Hepburn... ainda mais na sua velhice!

    ResponderExcluir
  56. Não quero transformar esse espaço em um riscódromo de gênero - ou misógino. Não poderia faltar o fenômeno "facebookiano" Clarice Lispector.

    Costumo dizer que a Clarice Lispector não é mulher pra casar, no máximo um casinho. Como querer casar com uma mulher que escreveu o estupendo texto O ovo e a galinha cuja ambientação é o café da manhã com os filhos? É o mesmo que filosofar sobre o sol antes do alvorecer. Experiência, vida ordinária, fumaça de caminhão! Uma música: Alucinação. Ou Construção, do Chico.

    Discussão sobre a filosofia da práxis na cozinha: a mulher surtada, uma Clarice, está cortando uma carne pro almoço. A discussão entra em aporia. Você espera reconhecimento alheio da interlocutora que empunha uma faca na mão? "Sim, senhora!"

    Clarice Lispector lucrou bem com a TPM: vários livros escritos "em-situação".

    ResponderExcluir
  57. humberto, "Viver assim é um absurdo, como outro qualquer, como tentar um suicídio ou escolher uma mulher" bons textos... quando vem a bahia com o pouca vogal hein? saudade de ir a um show seu, por aqui, estive no de conquista e no de jequié, se é que você lembra, são tantos show's. Gostaria de lhe fazer duas sugestões. 1. perca cinco minutos do seu tempo e vá num blog que chama poesia e anarquia de um tal leo (Textos com erros de grafia e acredito que sem revisões literárias, porém muito interessantes) 2.escreva qualquer dia um texto sobre as outras bandas dos anos 80, legião, barão, rpm, musicas que você gostaria de ter escrito, se há alguma... tudo nessa atmosfera maravilhosa dos anos 80.E pra não parecer que estou em cima do muro, Vou votar em Florbela Espanca.

    abraço. te cuida engenheiro!

    ResponderExcluir
  58. Ah ! Sem pestanejar, escolheria a minha mãe. Não só pelo instinto maternal, mas por ser uma mulher de muita fibra.

    Filha de um emigrantes, espanhol com uma portuguesa (coisas maravilhosas que só acontecem no Brasil), sempre foi o tipo centralizador da família.
    Na linguagem futebolística, meu pai seria o volante e minha mãe seria a craque camisa 10. Só distruibuindo as jogadas.

    Engraçado que, acabei casando com uma mulher assim.

    Complexo de Édipo ? Nãooooooooooooo.... Freud (Flintstone) tinha razão. rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  59. Vanilce Nascimento20 de março de 2012 08:13

    Olá Humberto, é sempre com muita expectativa que clico no seu blog e com muita alegria que leio os seus textos. Bom, o tema hoje tá ótimo né? Sou a última de sete filhas (diz a lenda de que a última vira bruxa, mas ainda não, rsrs), tenho uma mãe maravilhosa, uma filha linda e quatro sobrinhas fofas. Rodeada de tanta mulher só posso tirar meu chapéu pra todas elas por cada qualidade, cada palavra amiga, cada colo, cada risada. Enfim, nota mil pra todas nós. Beijos. Vanilce

    ResponderExcluir
  60. Voto na Elis Regina. Detesto "bosta nova", como dizia o Raul Seixas. Mas essa mulher tinha uma postura muito mais Rock 'n Roll que a maioria dos nossos roqueiros de hoje... Até quando cantava Tom Jobin...
    Mesmo tendo se consumido como fogo (O fogo ilumina muito por muito pouco tempo), deixou um sorriso que ficou registrado agora no youtube, chegou a mim e me encantou nesse final de verão...

    É a risada da Elis "fechando o verão, é promessa de vida no seu coração..."

    http://www.youtube.com/watch?v=FI1b9RK10JI

    Abraços!

    ResponderExcluir
  61. Tudo isso é muito complexo, mas se deveria ser uma figura pública poderia escolher algumas mulheres, mas eu simplesmente fico com Fernanda Takai pelo trabalho dela como cantora, escritora e música da minha geração!

    ResponderExcluir
  62. Coicidencia!? Baixei 2 discos da joni mitchel esse mes, blue e clouds, fiquei mt feliz com essa novidade musical pra mim, te escutava falar dela nas respostas de suas influencias, certamente vou curtir. As vezes é dificil pra mim admitir que as cousas que vc (hg) cita como boas sempre jogam mais atenção(brilho) e eu acabo gostando , ex rush , pink floyd, moacyr scliar ( tenho 8 livros já uuhhhhuhuhu) belchior... Rita.... So nao o aquele canadense "new yang" esse nao ! De jeito nenhum ... ainda :)

    ResponderExcluir
  63. Meu voto vai para Paula Toller, além de cantar muito ela é linda.

    ResponderExcluir
  64. Coicidencia!? Baixei 2 discos da joni mitchel esse mes, blue e clouds, fiquei mt feliz com essa novidade musical pra mim, te escutava falar dela nas respostas de suas influencias, certamente vou curtir. As vezes é dificil pra mim admitir que as cousas que vc (hg) cita como boas sempre jogam mais atenção(brilho) e eu acabo gostando , ex rush , pink floyd, moacyr scliar ( tenho 8 livros já uuhhhhuhuhu) belchior... Rita.... So nao o aquele canadense "new yang" esse nao ! De jeito nenhum ... ainda :)

    ResponderExcluir
  65. Amei seu texto!!já que não posso escolher a Mamãe... ah eu voto em MIM MESMA!!! sério! Pois sou guerreira!!!
    "ela sabe muito bem o que quer
    ela sabe o que precisa fazer
    e vai à luta, não escuta ninguém"
    bjs HG Não fica mt tempo sem vir aki em MG tá...vc faz mttt falta...♥

    ResponderExcluir
  66. Pensando aqui em quem indicaria, pessoa pública, o que tá difícil. As mulheres da família bloqueiam qualquer indicação. Após elas, me vem a cabeça boas professoras que tive nesse período universitário, e até, de estudante primário. Forçando muito lembro do Fred Mercury [rs]. Poxa! Tá difícil. São tantas ótimas mulheres por perto, ao alcance da alça de mira que fica complicado ter que pensar em outras. Gosto da maioria das "grandes mulheres" de Elis, Wanderleia.. até Janis mas, ainda assim, nenhuma delas me cativa tanto a escrever quanto as que partilharam da minha vida seja onde for. Acho que com isso, já ate escrevi sobre elas, no plural mesmo. E melhor deixar assim, sem pessoalismos.
    Desculpa a confusão.

    ResponderExcluir
  67. Hipátia de Alexandria! Parece ter sido uma das mulheres mais sábias da história. Era mestre em filosofia, matemática, astronomia, oratória... ainda mais numa época improvável que uma mulher fosse reconhecida como tal.

    ResponderExcluir
  68. Pela beleza e talento: Scarlet Johanson
    Pelo carater: Frida

    ResponderExcluir
  69. Minha psicóloga. Saber escutar não é pra todo mundo. Eu por exemplo não tenho muita paciência e acabo completando a frase do outro antes dele(dela) terminar.

    ResponderExcluir
  70. Eu voto na mãe do Gessinger ... Muito Obrigada Dona mãe do Gessinger,vc fez um boooom trabalho =) kkkkk

    ResponderExcluir
  71. Tive de pensar ..... mas fico com Elis Regina.
    Artista sensacional, Zero hora fez uma excelente reportagem da/sobre nossa Pimentinha.
    Ótimo texto mais uma vez HG.

    ResponderExcluir
  72. Diana Krall!! Seria uma boa opção! Um tanto racional e inconsequente... Dependendo do momento seria interessante esses adjetivos vorazes.

    ResponderExcluir
  73. Immaculée Ilibagiza. E a "alma feminina" do Chico Buarque.

    ResponderExcluir
  74. Voto em Maria Santissima!

    ResponderExcluir
  75. TU É O CARA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  76. TU É O CARA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  77. SUPER HUMILDE TE ADMIRO MTT!!
    ;D

    ResponderExcluir
  78. Eu voto na Vanessa da Matta, adoro a voz serena!
    Fiquei muito feliz em saber que o Pouca Vogal vem a Curitiba em julho, estou ansiosa!

    ResponderExcluir
  79. Amanda Somerville, do Avntasia e Epica
    voz maravilhosa... acho que vou ouvi-la ao almoçar

    :)

    bjs
    1berto

    ResponderExcluir
  80. Amanda Somerville, do Avntasia e Epica
    voz maravilhosa... acho que vou ouvi-la ao almoçar

    :)

    bjs
    1berto

    Janaína Colpani
    Passo Fundo -RS

    ResponderExcluir
  81. Fico com Juana Inés de la Cruz.

    Sobre o exercício nas ruas de POA:

    "A primeira idéia que se tem de algo é idealizada, portanto, distante das características reais da coisa em si. O conhecimento a respeito das coisas é primeiramente universal ou, utilizando-me de uma linguagem junguiana, arquetípico. Isso pode ser reconhecido como transferência, pois ao objeto atribuímos características coletivas, baseando-nos, inconscientemente, naquilo que nos parece e de acordo com tendências arquetípicas estruturais da psiquê. O mecanismo da transferência é automático. A realidade, primeiramente, é simbolizada, e depois, transformada em elementos que se tornarão paradigmas para outros conhecimentos."

    ResponderExcluir
  82. Humberto,
    atendendo a sua curiosidade, meu voto vai para Mallu Magalhães. Sem dúvidas, é uma cantora em evolução. Mas, seu talento singelo, irá leva-la a um nível grandioso. Uma menina. Apaixonante e apaixonada.
    http://www.youtube.com/watch?v=uXI8p3D_uuc

    ResponderExcluir
  83. Meu voto vai para badi assad....

    ResponderExcluir
  84. Grande 1berto,

    Também gostava de voltar andando do trabalho todos os dias, ouvindo música. O caminho parece bem mais curto quando viajamos em nossos pensamentos. Agora...uma mulher? Putz, difícil essa... Pensei um uma da música, política, dramaturgia. Apontar uma: Madre Tereza de Calcutá. Motivos óbvios. =]

    Quando puder, dá uma lida: www.enghawonline.com/pedro-saleh

    ResponderExcluir
  85. Edith Piaf...
    Uma voz incrível e uma história de vida fortíssima. Músicas "fossa" que representa muito bem a doçura dramática de ser mulher...

    ResponderExcluir
  86. Meu voto vai para a Sra. Adriane Sesti...Aguentar umcara a vida toda na estrada com um bando de mulher gritando "LINDO"!!!....aaaaaaahhhhhh..essa merece!!!...a minha num guentava 3 dias!!!!.....hehehehehe

    ResponderExcluir
  87. Vou ser personalista e nem ligo... rsrsrs

    Maria Celeste (minha porfessora de Grego Clássico) - só para começar.

    Minha mãe, Glória e minha sogra, Maria Madalena.

    Minha psicóloga, Jôsy e minha psiquiatra, Maria Amélia.

    E enfim ela, minha donzela, minha amada, meu amor, Elisangela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fã também eu sou da Sandy Leah
      Da Fernanda Takai e da Paula Toller...

      Fiz da minha alma o manuscrito imperfeito
      quando o maior desejo era trilhar do tempo
      a esperança que invade até além da tela da TV

      Excluir
    2. o que sou

      Excluir
  88. Marisa Monte! Faltou ela aqui :-)

    PS: acho que tem um erro na palavra "incuía"

    ResponderExcluir
  89. Primeiramente, melhoras pela cabeçada na árvore. Quem aqui nunca "cabeceou um galho ou chutou uma pedra".Acontece com os melhores :)

    Mais uma vez, seus textos estão dando show, como o engenheiros e o pouca vogal.

    Para mim, seria injusto citar um ou dois nomes femininos. Acho que cada uma tem seu valor e talento. E cada homem deveria saber apreciar (entender) o talento secreto (místico) de cada mulher.

    Parabéns pelo blog e principalmente pelos textos. Vou frequentá-lo semanalmente. MUITO MAIS SUCESSO E ABRAÇO.

    @guiortolan

    ResponderExcluir
  90. Sou sua fã, te amo 1berto, sua música é melodia para os meus ouvidos :)

    ResponderExcluir
  91. Meu voto vai pra Pitty ela tem uma voz maravilhosa,super gente fina,acho ela uma mulher incrível.
    Beijos Humberto te adoro muito

    ResponderExcluir
  92. Nossa, muito dificil pq eu tenho tantas inspirações femininas. Vou citar uma, levando como premissa a infância: a Barbie. Sim, parece algo fútil, mas vejo em outro ângulo: um brinquedo que não ensina a menina a varrer, cozinhar, não imputa valores com diferencial de gênero. Pelo contrário: a Barbie tem seu mundo: um carro, profissão, amigas, o Ken que faz parte disso. Sempre quis ser poderosa como a Barbie, ter minha profissão e minhas coisas de forma independente. É ou não um grande aprendizado? rs

    Bjs Humberto e excelente texto.

    ResponderExcluir
  93. Falando de mulheres q foram expostas à mídia, acredito q, independente das diversas menções especiais e títulos,ela fez uma diferença considerável e positiva p/ muitas pessoas... meu voto é de Zilda Arns.

    ResponderExcluir
  94. Meu nome é Margareth, sou professora de química em São Paulo, tenho muita admiração por Marie Curie, foi uma mulher que contribuiu muito com a ciência na área da radioatividade, ganhou doi prêmios Nobel , o de física em 1903 e o de química em 1911, descobriu os elementos químicos rádio e polônio. Deve ter sido barra ser uma cientista mulher nessa época, era um mundo totalmente masculino mas ela buscou seu espaço, bom acho que me empolguei!rsss
    Adorei o texto desta semana, obrigado por ter se lembrado do dia internacional da mulher, um abraço, fique com Deus e boa semana!

    ResponderExcluir
  95. ah!! Legal, tudo isso!

    Tem um monte de mulheres que admiro principalmente na música, mas é mais musicalmente pois,muitas não conheço de fato a personalidade delas. Em se tratando de mulheres só de elas serem mulheres muitas, muitas já merecem meu voto por vários atributos. Mas já que é pra votar em personalidades vou escolher algumas aqui que me veio a cabeça:

    A Própria Dilma Roussef (admiro...Garra, Inteligência, tem uma história de luta muito importante no país, querendo ou não mas tem.)
    Pitty - gosto muito da postura rockRoll dela
    Cassia que já se foi, mas era fodassa
    Rita Lee, cheia de postura.

    Emfim...faria uma lista gigantesca aqui. Mulheres é o que há de melhor nesse planeta.

    ResponderExcluir
  96. Eu acho, que na minha opinião, considerando todos os ângulos e pensando muito bem sobre o assunto, a minha resposta não poderia ser diferente: a Lassie.

    ResponderExcluir
  97. "ela sabe muito bem o que quer
    ela sabe o que precisa fazer
    e vai à luta, não escuta ninguém"

    Modéstia à parte meu voto é para mim. Sou exatamente assim, uma lutadora e me amo muito por isso.
    Abraços HG, sempre maravilhoso!

    ResponderExcluir
  98. 1berto, gostaria muito de saber quando vai fazer um show em MS, campo grande - corumbá - Ladario , aguardo muito sua vinda, aqui em corumbá há muitos fãs do seu belo serviço, estamos a aguardar sua vinda, abraços !

    ResponderExcluir
  99. frida kahlo - baita artista, baita mulher.

    Caiê Relvas - Belém/Pa

    ResponderExcluir
  100. Cara, na boa, sinceramente, acho que a mulher mais incrívelmente inteligente, engraçada e talentosa que nosso país já teve é a Rita Lee. Mulher, musicista, compositora, cantora e grande pensadora dos nossos tempos!

    ResponderExcluir
  101. Rita Lee, Fiona Apple, Shania Twain, Shakira. Pra ser sincere fico em dúvida entre essas!

    ResponderExcluir
  102. Diego Ciro (@di_ego_Ciro)20 de março de 2012 19:50

    Eliana Calmon, corregedora do CNJ... mosca na sopa dos "bandidos de toga".

    ResponderExcluir
  103. Olá, Humberto!
    O meu voto vai para Hebe Camargo, ela é sensacional.
    Hebe, reencarnou com um espírito jovem (aliás, fazendo alusão ao seu nome "Deusa da Juventude"), num dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), é predestinada ou não é? E ainda está conseguindo encarar uma doença horrível com muita dignidade, bom humor e sinceridade. VIVA HEBE CAMARGO.

    Bjs! Marisa Manzanero (São Paulo - SP)

    ResponderExcluir
  104. Pra mim é Adriane Sesti. Ela sabe domar a fera.

    ResponderExcluir
  105. Não me recordo de nenhuma famosa em mente... mas os nomes que me veio na cabeça são, sandy, ivete (talvez porque li o texto) e sandra bullock...

    ehhehe
    Estranho não?

    Vem pra Santa Maria em breve?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  106. VIXE.....SAO TANTAS....NA MUSICA DOLORES MARY EILEEN O'RIORDAN BURTON....BAITA NOME GRANDE HG É A VOCALISTA DO THE CRANBERRIES, CURTO UM BOCADO O TRABALHO DA GRINGA.....NO ESPORTE A MAURREN MAGGI....NA POLITICA RSSRSRS NAO COMENTO....E A NOSSAS MAE NAO É MESMO HG.

    ABRACO DO MINEIRO AQUI!

    ResponderExcluir
  107. Humberto, muitas vêm à mente. Então vou colocar a que me parece a mais recente: Ana Bacalhau (cantora portuguesa da banda Deolinda). Portugal não anda bem das pernas, mas os portugueses, têm tido um alento com as belas canções dessa banda liderada por Ana, que deixa apaixonados por onde passa.

    ResponderExcluir
  108. Imaginei você escolhendo a janis, sei lá... mas vou pesquisar sobre Joni Mitchell, obrigada pela dica, (não dica) , porque eu deveria conhecer , (eu acho, rsrs).
    Eu escolheria a Janis, ou então Marina Silva, baita mulher, corajosa!
    Tani Kronbauer
    Joinville SC

    ResponderExcluir
  109. Concordo com a Tani, acima, e escolheria Marina Silva. Acho que ela ainda abalará as estruturas do status quo brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  110. Humberto, em algumas entrevistas você falou que tem feito coisas valorizando a palavra falada, tentando unir a palavra e a música sem virar canção. Você já ouviu o "An American Prayer" do Jim Morrison? São leituras que o Morrison fez dos seus poemas poucos meses antes de morrer, e que, uns 5 anos depois, os remanescentes dos Doors pegaram e fizeram uma base musical. E sem música, mas pela beleza, procure ouvir as gravações do Paulo Autran narrando Drummond e Pessoa, são incríveis, apesar do problema de induzir, de certo modo, o entendimento do poema por conta da inflexão que ele impõe.

    ResponderExcluir
  111. Henrique. 20 anos. Poderia escolher varias, mas por ser apenas uma e ser uma figura publica sem duvidas: Paula Toller.
    Humberto não sei nem se tu lê essas menssagems e sei tambem que deve ser chato responder a certas perguntas, mas sendo chato e ja pedindo desculpas por isso pergunto na minha humilde ingenuidade: quando teremos os engenheiros de volta a ativa? pouca vogal é otimo, exelente e não deixa nada a desejar, mas os engenheiros era sublime, e foi de la que tudo começou quando ainda tu estava ainda longe demais das capitais!!! grande abraço

    ResponderExcluir
  112. Não, isto não é uma corrente e vc não precisa reenviar.

    Tenho um sobrinho que em meados de 2005 devido a vaidade de um piercing(porta de entrada), onde aos 17 anos e no auge da adolescência cursando 3º ano(vestibulando), sendo atleta da seleção de volei da escola e guitarrista de uma banda que jamais conheceremos, passou 6 meses numa UTI e lá teve 3 paradas cardíacas neste período. Nestas idas e vindas ele deixou parte de sua visão e locomoção, porém saiu de lá como um vencedor deixando a tal bactéria(até hj sem boa explicação) para trás. Mais uma vez em 2010 tornou-se vencedor ao passar no vestibular da Universidade Federal do Ceará(UFC) e todos os dias desta luta incansável "por mais um dia" sempre esteve ao seu lado minha irmã, seja segurando sua mão na UTI e sussurrando palavras em seu ouvido, adaptando-o ao seu novo mundo ou lendo livros para seu estudo, então não há como deixar de pensar nesta mulher como uma grande mulher.


    Super Mulher = Norma Peixoto, Super Herói Igor Girão.

    Ah.. ele ainda não parou de lutar, pois ainda tem muito a vencer: http://www.youtube.com/watch?v=P8mRncixixU&feature=colike

    ResponderExcluir
  113. Ah eu fico com Janis Joplin e Rita Lee. Motivos obvios, não preciso dar explicações.
    Não sei se tá valendo ficção também, mas eu dou a minha opnião igual: Léia Organa, princesa mais rebelde da galáxia! (A explicação também era obvia)

    :)

    ResponderExcluir
  114. Particularmente, gosto das mulheres que conseguem mostrar seu trabalho sem apelação, justamente por ser bom e respeitado: Marisa Monte, consegue levar sua carreira de uma maneira profissional, não usa tanto a imagem, já que a onda dela é música e canta muito. Na minha opinião, a melhor da minha geração. Tb gosto muito da Zélia Duncan e da Vanessa da Mata. Como atriz , admiro a Fernanda Montenegro. Na minha profissão, admiro minha primeira professora e uma das melhores enfermeiras que conheço: Júlia Fortes. Um exemplo que tento seguir diariamente.
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  115. Você foi tão bom cabo eleitoral da Joni Mitchell que eu até votaria nela (o álbum Blue quase nunca sai do meu mp3), piro com o show Shadows And Light com o Metheny e o Pastorius; também evitarei alguém do cotidiano, nenhuma mulher venceria minha mãe nesse caso. Meu voto vai para duas Dolores: a O'riordan (vocalista do Cranberries) e a Duran.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  116. Nossa, dei gargalhadas com sua imaginação...
    A mulher que mais me inspira é Cora Coralina...Linda!


    Abraços!

    Monique

    ResponderExcluir
  117. Achei o post bem divertido! Gostei muito.

    Seguindo as regras da matéria, é uma difícil escolha.
    Comecei a revirar no meu cérebro grandes personagens da história em geral. Passei por Idade Média, Descobrimento do Brasil, Revoluções, Farroupilha, Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, "Independência" do Brasil, Proclamação da República, Lei Áurea, Ventre Livre, Maria da Penha...até chegar em 2012.
    Incrível, a exaltação da maioria dos personagens desses marcos são homens. Acho que a mulher não foi valorizada ao longo dos tempos como deveria.
    Poucas tem um grande reconhecimento.

    Acho a mulher incrível. Minha escolha muda a cada momento. Admiro a faxineira do prédio onde moro, as cozinheiras da minha faculdade, as donas de casa, as grandes profissionais, a nossa presidenta Dilma, minha Mãe!
    Minha escolha fica para Zilda Arns. Médica, se empenhou em saúde pública e pediatria. Ajudou várias crianças pobres e tem uma vasta lista de conquistas e fundações que muito contribuíram para a saúde pública no Brasil. Muito fez numa área que o nosso país carece de pessoas bem intencionadas e realmente preocupadas com a população.

    Abraço Gessinger!

    ResponderExcluir
  118. Rpz, dentro das limitações que coloca no texto, voto em Letícia Sabatela!

    ResponderExcluir
  119. Rita Lee, Paula Toller, Laura Muller e Cameron Diaz. Sem Limitações,AHAHHAH! Amodoro*
    São apenas algumas, em meio a tantas mulheres maravilhosas.

    E dos homens, tu sempre serás, um dos primeiros, suas letras são as que mais, me fascinam. Será que vc consegue mesmo, se dar conta do quão sua mente é "Brilhante" ?
    Cara, tú não vai nem acreditar... rss

    Abraço Gessinger!

    ResponderExcluir
  120. Fala aê fera
    O Botafogo acaba de se classificar na copa do brasil sofridamente claro...caralho...!!!
    Como tem que ser famosa fico com a Meryl Streep e a Ira Barbieri...
    Abração Seu 1berto..!

    ResponderExcluir
  121. Hellen Grace, ex-ministra do STF. Além de linda, super inteligente!!!

    ResponderExcluir
  122. Se tratando de admiração , não consigo deixar de citar a Cyndi Lauper e a Ana Carolina , por eu ser vidrado em música , num penso em ninguém que não pertença a tal universo , e algo no modo como elas envolvem as pessoas fazendo música , me causa um impacto que só podia resultar em admiração mesmo :)

    ResponderExcluir
  123. Laura Pausini, a beleza e a simpatia em forma de mulher.

    ResponderExcluir
  124. "Léia Organa, princesa mais rebelde da galáxia!" tem o segundo voto.. Paula Toler também poderia figurar,não pela arte-ofício que exerce, mas por ser a melhor "cover" do Agagê nos anos 90 e vice-versa, até que as madeixas do alemão foram cortadas para o clássico FGCA.

    ResponderExcluir
  125. Excelente post! :D

    Meu voto vai pra Ana, da música "Refrão de Bolero". :p

    ResponderExcluir
  126. Se eu fosse escolher uma mulher pra escrever pro Jornal, confesso que teria que pensar bastante, já que o pré-requesito seria ela SER UMA MULHER PÚBLICA/FAMOSA... Vem em mente Joanna d'Arc, Maurgen Maggi, Princesa Isabel... Por ter sido a primeira a ser lembrada, acabaria falando da Guerreira Joanna d'Arc, mas confesso que iria pensar mais um pouco ainda...

    ResponderExcluir
  127. MARIA é a primeira pra mim.Existem muitas do céu e da terra que nos fazem refletir o quanto é importante ser companheira e apoio.Lembrei-me de uma escultura de barro que vi aos oito anos de idade, era uma mulher com uma lata d'água na cabeça com duas crianças escanchadas nos quadris e outra ainda escondida no ventre, esse ser DO ANONIMATO que não é rica, nem famosa nem tem o corpo tão escultural, mas que que define com perfeição as palavras MÃE, ESPOSA E MULHER, merece muitos votos.

    ResponderExcluir
  128. Minha vó, que também se chama Dilma e que está lendo o meu Mapas do Acaso que emprestei. Abç. Ótimo espaço para novos virtuamigos.

    ResponderExcluir
  129. Ana do refrão de bolero haha
    abraços mestre.

    ResponderExcluir
  130. É um pouco dificil....se fosse uma anônima eu votaria na tia Maria. Ela é uma senhora que vende pipoca e cachorro quente na frente da faculdade. E com isso conseguiu criar 2 filhos e dar a eles um futuro melhor. São pessoas educadas, trabalhadoras. Verdadeira guerreira a Tia Maria!
    Se fosse uma pessoa pública, eu votaria em....deixa eu ver...não sei dizer, pq nenhuma das mulheres públicas que conheço me surpreende como a Tia Maria!

    Bjos!

    @natysbc

    ResponderExcluir
  131. Marie Curie e Ada Lovelace. A primeira foi uma cientísta brilhante que foi impedida de fazer parte da academia de ciências da França porque era mulher. A segunda estabeleceu as bases das linguagens de programação e é considerada a primeira programadora de computadores da história (e primeiro programador também...).

    ResponderExcluir
  132. Voto na Flávia Couri, baixista dos Autoramas.

    ResponderExcluir
  133. Texto ótimo, post em geral.
    Faz pensar....haha...
    Tantos nomes, fisicamente me atraio pela Hayley Williams, mas esse não é o ponto, rs.
    Bom, mulher de fibra foi Rita Lee, mesmo com seus problemas e tudo mais que acontecia....Influenciou muito no uso da guitarra, tinha músicas que qualquer um sabe o refrão, ao menos ele.
    Também tem a Cassia Éller, mulher de grande influência, haha....
    Essa é minha opinião...
    NESSE POST VOCÊ DANÇOU NO CAMPO MINADO, É.


    Evaldo Neto, SC.

    ResponderExcluir
  134. Cara!!! meu voto vai para a Kate Winslet, ela nem é tão bonita, mas tem um talento nato para a atuação!!!

    ResponderExcluir
  135. Angelina Jolie, em todos os aspectos ! Mulher exemplar ...

    ResponderExcluir
  136. Christa Päffgen, vulgo Nico. Voz mais estranha, mistica, assustadora, pura, encantadora e etc que já se ouviu na Terra. Além disso só ela pra conseguir aguentar o Lou Reed e Andy Warhol.
    Além dela, vou votar na Madre Tereza pelo exemplo de entrega e desapego.
    E como representante da nação, a representante da nação, Dilma.

    ResponderExcluir
  137. a pilota(?)o(?) DANICA PATRICK ex F-Indy e agora pilota da Nascar, a unica mulher a vencer em uma categoria de ponta no automobilismo mundial, voto por isso e pela beleza, por nao perder a feminilidade..ja pela simpatia pelo q dizem não ganharia muitos votos não.. rssssssss

    ResponderExcluir
  138. Meu voto vai para alguma garota que faz do seu programa (geralmente) noturno um dos mais antigos do mundo; sendo preciso muita força, nada fácil... e mesmo embora sabendo, ela não quer nem saber...

    ResponderExcluir
  139. Meu voto vai para a gloriosa Elis Regina e também para sua filha Maria Rita que estará prestanto uma linda homenagem amanhã em Poa...
    Essa mulher:
    "De manhã cedo essa senhora se conforma
    Bota a mesa, tira o pó, lava a roupa, seca os olhos
    Ah. como essa santa não se esquece de pedir pelas mulheres
    Pelos filhos, pelo pão
    Depois sorri, meio sem graça
    E abraça aquele homem, aquele mundo
    Que a faz assim, feliz..."

    Bárbara Quadros...

    ResponderExcluir
  140. Alan - Campinas/SP23 de março de 2012 15:26

    Cara,

    Fantástico como sempre, só agora ví que você tem um blog, estarei aqui sempre puder!!! te acompanho desde 1999 quando um amigo me chamou pra tocar num sarau comunitário cujo o tema naquele mês seria "Engenheiros do Hawaii".. aí as músicas e a escrita fizeram o resto!

    Bom, sobre o voto, não sei quantos votos Yoko Ono teria por aí, mas teria o meu. Cara uma mulher carrega tantos fardos, mas a culpa por separar os beatles eu creio que não é um fardo pra qualquer uma!.. mesmo que injustamente.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  141. excelente texto!
    como sempre sua inspiração me encanta! :)
    bjo, Lau

    ResponderExcluir
  142. Belo e envolvente texto, minha mente "viajou" pela história.

    Pela coragem: voto em Irena Sendler por ter salvado da morte mais de 2.500 crianças no gueto de Varsóvia durante a II Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  143. David Panagiotidou - Fortaleza24 de março de 2012 22:56

    Olá, che,
    Elis Regina pelo alegria e tristeza. Considero sempre

    uma vida muito rica as que versam pelos dois sentimentos citados.

    Abraço de aço!

    ResponderExcluir
  144. ao contrario da maioria esmagadora voz da razão


    eu acho que as mulheres são especiais ainda mas nos tempos d ehoje elas mesmos subestimam a capacidade delas e equiparando com homens

    do seu fã de guarulhos

    ResponderExcluir
  145. Tornamos-nos mulheres. No plural. Ouvi de uma professora e da filósofa amante de Sartre (além de sua época) e gostei.

    Abraço

    ResponderExcluir
  146. Cássia Eller (: minha cantora favorita que já me salvou a vida várias vezes haha. Admiro demais o jeito 'que se dane o mundo' dela, atitude numa baita mulher com uma voz incrível.

    (eu ri muito quando vc falou que bateu a cabeça no galho)...

    Até mais a noite.

    ResponderExcluir
  147. Espero que não seja tarde para dar o meu voto. Assim, não muito diferente de você, sou fã de todas as mulheres e poderia destacar alguma da minha família, que sem dúvidas seria minha mãe. Pensei em algumas mulheres fortes, guerreiras, mas que não deixam de ser mulheres em todos os sentidos. Me veio na cabeça uma que admiro desde que tinha uns 11 anos, Anita Garibaldi. Eu lembro de ter lido, na biblioteca da escola, um resumo da participação dela na Guerra dos Farrapos, fato que ganhou minha admiração, no caso, à primeira leitura. Mas ainda assim, meu voto vai para Lya Luft. Seu modo de ver as coisas do lado sombrio, de originar as tramas diretamente do conflito, me cativam. Sou louco por literatura e filosofia, e essa mulher soube mixar os dois.

    ResponderExcluir
  148. Meio atrasada na leitura, na escritura, no pensamento (talvez), penso em Marie Curie: pesquisadora de origem polonesa que nos primórdios do século passado que "sabia bem o que queria, o que fazer, e foi à luta, sem escutar ninguém". Suas pesquisas na área da física nuclear, com a descoberta da radiação e de novos elementos que moldaram o conhecimento físico-químico atual, a fizeram uma das mais célebres cientistas, mas por conveniência da sociedade (espero que da época, não atual, apesar da pouca esperança) seu nome sempre foi atrelado ao do marido, tornando-os o "casal Curie".
    Cientista, pequisadora, conhecedora, colega, esposa, e ainda mãe, faleceu em decorrência da radiação dos próprios elementos com os quais trabalhava.

    "Ela sabia muito bem o que queria, e foi à luta, não escutou ninguém"

    ResponderExcluir
  149. acho q se fosse perguntada minha opiniao como te perguntaram e te pediram comentarios sobre uma mulher 'especial' eu falaria de nossa MAE maior a Mae de Jesus sou devoto dela e sempre conveso com ela na noite antes de dormi,ela e a Mae de todas a mulheres e homems claro rsrs muitas sao guerreiras e vitoriosas graças a liçao de vida da nossa Mae maior...meu humilde comentario,abraçao HG meste

    ResponderExcluir
  150. Um voto a há mais pra MADRE TERESA DE CALCUTÁ,Elas que mandam,tem o poder de nos dominar com apenas um olhar''quando o olhar é natural''.

    ResponderExcluir
  151. Meu voto aqui vai pra sua mãe! Não conheço ela...mas q filho esplêndido ela teve!! Sou sua fã!!

    ResponderExcluir
  152. Marisa monte,Elis Regina,Celine Dion,Clarice lispector!!Nao sou fã,mas admiro bastante o trabalho delas!!;****

    ResponderExcluir
  153. Marisa monte,Elis Regina,Celine Dion,Clarice lispector!!Nao sou fã,mas admiro bastante o trabalho delas!!;****

    ResponderExcluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir