P(*)EMAS C(*)M N(*)TAS DE R(*)DAPÉ - 29


uma certeza, só uma certeza:
o último dia de dezembro
é igual ao primeiro de janeiro

(*) Às pessoas que me pediram para escrever sobre os livros que tenho lido, prometi fazer, no último post do ano,  uma resenha do que li em 2011. Apesar de ser alérgico a retrospectivas de fim de ano e listas de 10 mais, tentei. Fracassei.

Não consegui espremer em algumas linhas de leitura agradável e compreensível minhas experiências com as duas dúzias de livros que me fizeram companhia neste ano que se vai. Além do mais, não quero influenciar ninguém a ler os livros ruins dos quais gostei ou a deixar de ler os bons livros que não me emocionaram.

Cogitei uma alternativa: em vez de um texto subjetivo sobre minhas leituras (toda leitura é subjetiva), fazer uma foto da pilha de livros. Só uma imagem das lombadas com título e autor, sem interpretações. Objetiva como uma tomografia computadorizada, um  gráfico da bolsa de valores ou os resultados dos jogos da rodada: fatos, só fatos.

Achei a ideia legal. Desci os livros da estante, procurei um cantinho com boa iluminação para a foto, fui buscar no estúdio um par de livros que não estavam no armário e... não os encontrei. Merda! Quem quer trabalhar SÓ com fatos tem que trabalhar com TODOS os fatos. Os dois livros que faltavam significavam 9.090909%. Por esta percentagem aparentemente pequena, a foto perdeu todo o sentido.

(*) Meu cunhado Zé é cardiologista e se criou no pampa. Ele se sente tão à vontade ressuscitando corações na UTI quanto em meio ao gado, no campo. Depois de ler, no post da semana passada, o papo sobre o significado de "brasino", ele me perguntou se eu sabia o que era "picaço". Desconfiei que estivesse armando uma daquelas piadas com duplo sentido pois a pergunta me parecia absurda. Eu tinha certeza de que "picaço" era qualquer cavalo. Estava enganado. Ele me explicou que "picaço" é o cavalo de cor escura com pés ou cabeça brancos.

Aí estavam dois tipos de ignorância: 1- eu não sabia o que era "brasino", 2- eu não sabia que não sabia o que era "picaço". Isso me fez lembrar um discurso do ex-Secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld. Em clima paranóico, ele  dizia que a América tinha que se preparar para o desconhecido (o que não sabiam) e para o desconhecido desconhecido (o que não sabiam que não sabiam). 

Se bem entendi o papo do velho Senhor da Guerra, ele queria que os EUA, além de se defenderem de todas as ameaças imagináveis, se defendessem, também, das ameaças inimagináveis! Isso é o que chamo de um campo vasto! Vasto campo de batalha...

(*) E o que as duas notas de rodapé acima tem a ver? Seguinte: fim de ano é hora de olhar pra trás e pra frente, né? Geralmente tentamos organizar o passado e prever o futuro. Mas, cá pra nós, não são ambos igualmente misteriosos? Seja uma simples lista de livros lidos ou o complexo mapa geopolítico de uma nova ordem global, passado e futuro não nos pertencem. Nisso, são iguais. 

Fácil falar, fazer previsões, depois que aconteceu. Fácil pintar o quadro geral da janela de um arranha-céu. Sem ter que sujar as mãos, sem ter nada a perder. Sem o risco de pagar pelos erros que cometeu.
Fácil achar o caminho a seguir num mapa, com lápis de cor. Moleza mandar a tropa atacar na tela do computador. Sem o cheiro, sem o som, sem ter nunca estado lá. Sem ter que voltar pra ver o que restou.
Fácil demais fazer previsões depois que aconteceu. Fácil sonhar condições ideais que nunca existirão.
Sempre à distância, sem noção... O que rola pelo chão não são as peças de um jogo de xadrez!
Com a coragem que a distância dá, fica mais fácil. Em outro tempo em outro lugar, tudo é tão fácil!

Um abraço do alto da minha ignorância. Nos encontramos, no próximo post, no ano que vem, na semana que vem. Que venham em paz dias, meses e séculos. Com mais livros e menos Senhores da Guerra.

Bah 1: Estando certa a Wikipedia, o que o Master of War Donald Rumsfeld falou foi o seguinte: There are known knowns, there are things we know we know. We also know there are known unknowns; that is to say we know there are some things we do not know. But there are also unknown unknowns, that is to say we know there are some things we do not know. Traduzindo: o cara não era muito bom com as palavras.

Bah 2: Quando fico impressionado com algum livro, comento no twitter. Mas não me levem muito a sério, ok? Em nenhum assunto. Como diz o adesivo de carro: "não me siga, também estou perdido".

Bah 3: Feliz Ano Novo!
27jan2011

103 comentários:

  1. Primeiro A comentar! Feliz Ano Novo Humberto !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito Ótimo!!! Feliz Ano Novo!!! SÓ to esperando meu poster, o lugarzinho dele ja ta reservado ;)

    ResponderExcluir
  4. feliz ano novo, pessoa mais linda que eu sonho em conhecer e passar a tarde conversando e bebendo chimarrão

    ResponderExcluir
  5. Feliz ano novo! Que vc tenha muitos e muitos anos de paciencia pra postar as notas daí e nós ansiosos por ler de cá! Vc foi parte muito importante desse ano pra mim, mesmo sem te conhecer pessoalmente. Obrigada por fazer parte da minha vida e da vida de muitos outros de fé que eu sei q tambem compartilham o mesmo sentimento que eu. Um beijo na Familia! E Até o ano que vem!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo meus post!! e foto linda, com o Bóris em baixo e vc acima!Foi tirada ao acaso? rsrs

    Abração e até ano que vem! ;D

    ResponderExcluir
  7. Não da pra fazer um texto falando de um livro.
    Escrever um texto falando de outro texto, brincadeira... rsrssrsrsr

    !!!Feliz Ano Novo!!!
    Que venha em paz o ano que vem
    Que venha em paz o que o futuro trouxer!

    ResponderExcluir
  8. Imagina que legal conhecer vc! quer dizer, ja conheco um pouco de vc nesse tempinho que me tornei uma "de fé" quero muito ir em um show do PoucaVogal, esperando vcs em Curitiba, passem aqui em casa tomar café! @Kim_derOvo

    ResponderExcluir
  9. Opa, quero uma estante dessa, meus livros estão ficando empilhados, mas gostos são gostos e livros são livros e merecem cuidados... abraços e ótimo post.

    ResponderExcluir
  10. Gosto de trocar idéias ao logo dos dias.
    Não tenho gostado desse fim e (re)começo. Prefiro a continuidade.

    Não sou fã dessas reflexões com hora e data marcada.

    2012 vem aí! Que venha em paz, sempre!

    ResponderExcluir
  11. PS: Muito bonito o calendario, mas eu acho q essa n eh a data de hj :P

    ResponderExcluir
  12. *kkkk...corrigindo, meus não, seus!
    tsc,tsc,tsc...parecendo um ato falho isso.

    ResponderExcluir
  13. "Fácil sonhar condições ideais que nunca existirão.
    Sempre à distância, sem noção... O que rola pelo chão não são as peças de um jogo de xadrez!"

    O poema todo é lindo, mas, esse trecho tem especial significado pro ano de 2011. Pelo menos pra mim, pois descobri - era tão inocente essa minha ignorância! - que tem gente que acha que o povo tem de sofrer o máximo que puder para, então, se libertar.

    Que em 2012 nos tornemos um pouco menos ignorantes!

    ResponderExcluir
  14. A esqueci de uma dizer uma coisa, coincidência ou não acabo de comprar meus livros do próximo ano, mais 20 pra coleção, feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  15. Ah, o porvir! Hora de renovar as esperanças perdidas! Ciclos, né? Ótimo 2012, Humberto! Para ti e para os teus!!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto!
    Quero que saibas que essas 29 semanas nos fez surfar karmas e DNA, mas concerteza nos abriu muitos horizontes, por muitos assuntos até imperceptíveis e fizesse com que nós enxergássemos melhor o mundo ao nosso redor!
    Por essas 29 semanas e pelas próximas que virão: Muito Obrigada!
    Feliz Ano Novo, um ano cheio de luz, saúde e muita paz!
    Rayanne Almeida

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto e sempre vou estar aqui lendo, mesmo que eu nao comente, nunca deixe de escrever!!!!

    Feliz 2012 Humberto!!!

    ResponderExcluir
  18. Feliz 2012 Humberto (volte com os Engenheiros)!!!

    Feliz 2012 turma 'De fé' (torçam pelos Engenheiros)!!!

    ResponderExcluir
  19. um abraço e feliz ano novo diretamente de volta redonda/rj, que ano que vem vc volte a fazer shows por aqui com maior frequência

    ResponderExcluir
  20. Feliz de poder ler mais um post seu. Felicidades e muita Paz em nossas vidas meu amigo.

    ResponderExcluir
  21. Pow essa música do vídeo é show e a voz do Eddie Vedder tbm.

    Último post do ano teve que ser lido 3 vezes, para poder entender o contexto.

    Depois de entendido, a opinião continua a mesma... Você é um GÊNIO!

    "Passado e futuro não nos pertencem. Nisso, são iguais."


    Feliz Ano Novo Agagê!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado mais uma vez por sabias palavras, e acredito que somos parte do que lemos, de alguma forma,e ao juntar tudo isso deu (talvez) parte do fantastico post.
    Feliz Ano novo, que venha em paz :D

    ResponderExcluir
  23. Suas palavras me confortam nesse finalzinho do ano..."passado e futuro não nos pertencem" ... Desejo para o Ano Novo que as pessoas deixem de olhar p próprio umbigo e se preocupem mais com o próximo....Feliz Ano Novo!!!! Saúde p vc e sua família...=*

    ResponderExcluir
  24. "O passado se foi e o futuro virá, contando histórias..." Que em 2012 a gente conte muitas histórias boas e tenhamos o Gessinger em Fortaleza!!!! Saudades... adooooooro esse gaúcho!

    ResponderExcluir
  25. Valeu a companhia em textos, canções e abraços!

    ResponderExcluir
  26. Datas são legais para determinar mudanças.. Sabemos q são uma invenção nossa, amanha pode ser o ano 0 ou o ano 100.000 mas é bom fazer esses balanços de final de ano, repensar nossas vidas e fazer novos planos.. é encher o tanque da boa e velha esperança!!

    EM 2012 TEREMOS ENGHAW??????????????????? SE POSSIVEL C/ MALTZ E??????????????????????

    OTIMA "VIRADA" P/ VC E P/ TODOS Q PASSAM POR AQUI!

    ResponderExcluir
  27. A baixa resolução da foto (do post) foi providencial p/ não entregar as leituras? rsrss
    Juro que vi ali, o volume: "Partituras e novas letras - Engenheiros 2012".

    Um ótimo fim/início de ano.

    ResponderExcluir
  28. Agora o ano pode acabar, saiu o post do HG pra fechar o ano com chave de ouro. Feliz 2012 para os DE FÉ.

    ResponderExcluir
  29. Obrigado 1berto!

    Maravilhoso presente de aniversário.

    ResponderExcluir
  30. HG + Freixeneit = Sem palavras! \O/
    Feliz Natal!
    Feliz Aniversário!
    Feliz Ano Novo!

    Obrigada por ser HG!

    HuGs!!! __0__`s

    Dâmaris e Juliana

    ResponderExcluir
  31. "Todos os caminhos levam ao mesmo lugar..."

    ResponderExcluir
  32. Feliz ano novo pra você também e que 2012 seja repleto de excelentes textos, e muita saúde para todos!

    ResponderExcluir
  33. Exatamente por causa de um post seu no twitter que estou lendo O lobo da Estepe, até agora tem se mostrado uma ótima dica, ainda que sem intenção. O livro é bom demais!

    Abraço e feliz 2012!

    ResponderExcluir
  34. Obrigada pela companhia durante o ano...
    Até ali, depois da curva!

    Abraços e um ótimo 2012 =)

    ResponderExcluir
  35. Os abraços sempre são melhores que os fatos.Os primeiros permanecem sempre vivos, é possível senti-los ao fechar os olhos... e o que são os fatos frente a isso?

    Feliz Ano Novo Gessinger!!!

    Aos pés da sua "ignorância" eu digo: muito obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho o maior orgulho de ser fã, desde meus 9-10 anos, de um cara assim, cheio de coisa pra contar, com sua maneira singular, com seu português bem escrito, com alguns poemas e poesias, com muita intensidade... Não fica com músicas cansativas de amor meloso, nem se limita a uma definição apenas... Não precisa ir pro Faustão ou ter suas músicas nas novelas de horários nobres da Globo, pra se manter...
    Seus textos, músicas, livros e comentários nas rede sociais, são carregados de sabedoria, diversidade e um humor massa. Não importa com quem ele esteja fazendo seu som, não importa o corte de cabelo, não importa se tem disco novo todo ano... Quem curte esse portoalegrense, fica fiel ao seu talento e tem o maior orgulho disso... Passem os anos que passar, venham as mudanças que vier, ele sempre será um queridão!!! Sou fã, velho, muito fã... Feliz 2012 pra vc e sua linda família!!! :)

    ResponderExcluir
  37. Feliz Ano Novo Gessinger, fechando o ano com um belo texto ( pra variar). E que em 2012 eu o veja, já que não pude vê-lo em 2011, que tu venhas pra minha cidade em 2012, te espero anciosa, msm que de longe.. é sempre maravilho te ver cantar e encantar, Abraços!

    ResponderExcluir
  38. O fim de uma era, o início de um ciclo. Final de ano sempre quase sempre nos remete ao passado enquanto o início de um nos faz pensar sobre planos e sonhos com o futuro.

    De coração, espero que o próximo ano seja tão bom a ponto de, no final de 2012, não precisarmos sonhar com um futuro melhor!

    ResponderExcluir
  39. Que o ultimo dia de dezembro nao seja tao bom quanto o primeiro de janeiro!
    Muitos shows, posts, livros, twits, encontros e loops neste 2012.

    Tudibom.

    ResponderExcluir
  40. Difícil não te levar a sério. A propósito: comecei a ler Mapas do Acaso e estou adorando.

    Que 2012 seja repleto de coisas boas para você e seus familiares. E que nós possamos desfrutar bastante de tudo que você tem pra cantar e dizer.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  41. Bom ano q vem! Pouca Vogal no Rio em 2012!

    ResponderExcluir
  42. Feliz ano novo Beto!
    Que venha 2012 cheio de luz.
    PS:adorei a foto,Boris tá dando todo um charme aí ;)

    Rêh

    ResponderExcluir
  43. Passado e futuro misteriosos? Bom pensar assim... Melhor ainda se pensarmos que do passado até o futuro estamos/vamos continuar te acompanhando!

    ResponderExcluir
  44. Meu primeiro comentario aqui no blog. Acho que estou recebendo sinais, hoje minha prof de historia postou um trecho do livro Descoberta da America-Tzvetzan
    Todorov, logo em seguida, no twitter, o 1berto tbem citou um livro dele. Ai eu pensei sinais? Eu nem conhecia esse cara e de repente me deparo com ele duas vezes. Talvez eu devesse ler um livro dele.
    Mudando de assunto, otima estante de livros, invejavel.
    Admiro muito todo o seu trabalho e desejo um ano novo cheio de paz e amor. Valew!! :-D

    ResponderExcluir
  45. Neste fim de ano, todos nós, os "de fé", pensaremos no que virá pela frente. Como os EngHaw voltarão? Com qual formação? Me contento em imaginar de diversas formas. Imagino um novo GLM, tão bom ou talvez provavelmente melhor que o anterior, desta vez com Leindecker ao invés de Licks...O futuro nos dirá. Por enquanto a certeza de dias melhores nos basta. ;-)

    ResponderExcluir
  46. Estante realmente invejável xD

    Abraço HG e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  47. Não me siga, pois estou perdido! Interessante, neste quase momento estava procurando frases para postar no face e tirar onda com "os amigos" e essa frase me apareceu por três, ou quatro vezes; e agora ele encerra dizendo isto. E para não ficar por aí, no meu texto " Lamentos de um marginal bem sucedido" que estou escrevendo esta frase, já constava como equilibro entre as fases da minha vida! Pois, para dizer tudo o que penso o que tudo significa:Não me pergunte, pois esto perdido, procurando a vida na infinita Highhwai dessas linhas bem sucedidadas, por um marginal. Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  48. A capacidade de comunicação por meio da palavra escrita é algo muito belo que vc desenvolve com maestria. Sinto-me tocada por cada texto seu, pois sempre há algo q fala comigo, pra mim.
    Obrigada por compartilhar esse seu dom conosco!

    ResponderExcluir
  49. Toda vez que comprei um livro, pela dica da crítica "especializada", detestei o livro. (*)

    Especializada em que? Técnicas de português? Tipo de liguagem usada?
    Não acredito que sejam especializados em sentimentos. Somos iguais e tão diferentes, ao mesmo tempo.

    Um bom Oroboro para todos !



    (*)Todo mundo tá comprando os mais vendidos.

    ResponderExcluir
  50. Não saber que não sabíamos é o que enriquece o nosso campo das suspresas. Sem esta ignorância, acomodaríamos em tédio :)
    Que 2012 lhe traga surpresas (agradáveis)!

    ResponderExcluir
  51. Adorei o texto!!! Eu já havia lido alguns livros que você comentou em alguns de seus textos, e são todos fantásticos. Eu estava proucurando algum novo livro para ler, quando você citou algo sobre o personagem de Pergunte ao Pó, esté livro é fascinante.
    Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
  52. QUE VENHA 2012...HUMBA......E PASSADO FUTURO TANTO FAZ......O QUE NOS PRENDE? O QUE NOS LEVA?
    NO FIM TUDO NOS SATISFAZ....

    FELIZ 2012

    P.S.: ENGHAW POR AI EM ...VAI SABER.....RSRSRS

    ResponderExcluir
  53. “Não sou eu o mentiroso, foi Sartre que escreveu o livro”
    .
    A lista de livros que tentei ler é muito grande, toda vez que começo um, o dono da livraria pergunta se vou comprar ou vou ficar “orelhando” os livros dele.
    ....Feliz ano novo 1berto,
    ....Feliz ano novo EngHaws de fé,

    ResponderExcluir
  54. " Âncora , vela , qual me leva , qual me prende , mapas e bússolas sorte acaso , quem sabe do que depende " ...

    ResponderExcluir
  55. Qual e semelhança entre Mestre da Guerra (Donald Rumsfeld) e Mapas do Acaso (Humberto Gessinger)? Seria a letra M ou a musica de Bob Dylan, "master of war" ou não há semelhaça alguma?

    ResponderExcluir
  56. PASSEI A SEGUIR O BLOG HOJE, E COM CERTEZA NÃO VOU PARAR MAIS...TUA FÃ DESDE OS 12 ANOS POR INFLUENCIA DE ALGUMAS PRIMAS MALUCAS, TROQUEI O GOSTO MUSICAL DA MODA POR ENGENHEIROS (BELA TROCA, NÃO?!)
    FELIZ ANO NOVO...PRA TODOS!!!!!
    OBS: FIQUEI TRI CURIOSA EM RELAÇÃO AOS LIVROS.

    ResponderExcluir
  57. Adorei o texto! E mais incrível ainda é a belíssima estante para livros da foto. Me parece uma belíssima e adorável casa a que você mora.

    E obrigado pelo blog! Te acompanho desde o vinil "Ouça o que eu digo, não ouça ninguém". Aliás, é a capa que eu mais gosto! Feliz 2012 para você e para toda família!

    ResponderExcluir
  58. duas duzias??
    nossa, li meia duzia(e obrigada) prum seminario de literatura de 2º ano e achei mto...
    kkk, adoro vc, Feliz ano novo e até o(a) post/semana/ano q vem, bjs'

    @GridEngHaw

    ResponderExcluir
  59. Humberto...gostei muito do texto!!! Desejo à Você e sua família um Ano Novo cheio de inspirações e muitas realizações!!! e obrigada por fazer parte da minha vida, me inspirando com suas músicas, seus textos e seus livros!!! bjs d coração

    ResponderExcluir
  60. O futuro é um filme, com roteiro por ainda escrever, Onde você, é seu próprio diretor.
    Dirija sua vida com amor e paz!
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  61. Feliz Ano Novo HG! Que sejam de paz, todos os dias que virão! \o/

    ResponderExcluir
  62. DEsejo-lhe um 2012 iluminado.
    Mta paz!!

    ResponderExcluir
  63. Mais um belo texto. Sempre gosto de extrair pequenas frases de grandes autores e colocá-las nas minhas provas... em breve Humberto, a minha prova terá mais das suas letras e menos das idéias de Isaac Newton, Galileu ou Einstein.
    Que a Sua highway em 2012 passe por belas paisagens. Como em janeiro passará muito tempo por Minas, as belas imagens começarão cedo!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  64. Pooorra, qria tanto saber os livros.. =(
    AHUAHUAAUHUAHA
    Feliiz ano novo Humberto, semana q vem a gnt se ve aqui em Diamantinaa! =D

    ResponderExcluir
  65. leia

    1984

    se bem q ja dev eter lido
    abraços idolo

    ResponderExcluir
  66. O que posso desejar para meu Mestre Guru? ( é assim que minha amiga Tata quintanilha e eu te chamamos)Bom, desejo que Deus te ilumine e abençoe ainda mais, que tu continue nos enriquecendo com tua sabedoria, que tua musica alegre cada vez mais nossos corações!! Muita saúde e amor pra ti e tua familia. Fica com deus e que 2012 seja mega especial!!! Agradeço todos os dias pelo privilégio de poder chama-lo de meu idolo!!! Amo muito!!!

    ResponderExcluir
  67. Que abraço lindo! *-*

    Milhares de HUGs (aquela velha união dos conjuntos H e G rs) pra você!

    ResponderExcluir
  68. Fantástico!
    Alegra meus dias ter uma leitura boa como essa.
    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  69. Jah q não roulou a foto, podia ter uma lista ... Soh pra matar a curiosidade.

    PS: Aquele na foto eh o Boris ?

    ResponderExcluir
  70. Esse 1Berto é mesmo uma figura, cara inoxidável!!
    @marcelojhs

    ResponderExcluir
  71. Um dia desses, num desses encontros casuais.... talvez a gente se encontre, talvez a gente encontre explicação.... TE AMO HUMBERTO!TU é de mais!

    ResponderExcluir
  72. Acompanhando sempre que a terça vira quarta. Que venha paz o ano que vem. (:

    ResponderExcluir
  73. Oi.
    Uma vez em Fortaleza, descendo em um elevador - contraditório - do prédio da TV Diário, dei-te um livro intitulado "viagem interior", entusiasmos juvenis com literatura barata foi o que fez eu gostar desse livro e, ainda por cima, dar-te de presente. Es(his)tórias.
    Abraço e excelente futuro!

    ResponderExcluir
  74. "E não me agrada ser um calendário do ano passado..." Fiquei triste ao ver o mês de Janeiro sem Campina Grande - Paraíba. Até BREVE!

    ResponderExcluir
  75. São os livros uns mestres mudos que ensinam sem fastio, falam a verdade sem despeito, repreendem sem pejo, amigos verdadeiros, conselheiros singelos; e assim como à força de tratar com pessoas honestas e virtuosas se adquirem insensivelmente os seus hábitos e costumes, também à força de ler os livros se aprende a doutrina que eles ensinam. Forma-se o espírito, nutre-se a alma com os bons pensamentos; e o coração vem por fim a experimentar um prazer tão agradável, que não há nada com que se compare; e só o sabe avaliar quem chegar a ter a fortuna de o possuir. [Padre Antônio Vieira]
    PS:Eu tenho muitos amigos,tenhos discos e livros...mas quando eu mais preciso eu só tenho você...
    Mega,ultra,hiper Ano Novo!
    Te admiramos muito,
    Cammy e família.

    ResponderExcluir
  76. O meu calendário está um pouco fora de órbita,só que atrasado, um dia, ... Obg... Sentido encontramos em letras e livros sob varias variáveis... Boa leitura e o que mais vier...

    ResponderExcluir
  77. A essa altura do campeonato não mais faz sentido opinar sobre o texto né... 759 opiniões acima! Então só digo... Que 'muso' esse cachorro! Rs... Feliz ano novo gaúcho!

    Dani Reis

    ResponderExcluir
  78. valeu GESSINGER!!! ¨não me siga, também estou perdido¨foi boa, mas é preciso escolher e cada um escolhe o que quer ler às vezes leio livros antigo e acho legal uma outra época tb não recomendo só eu entendo a poesia sabe por que?
    TALVEZ PORQUE NUNCA SE SABE É PORQUE NUNCA SE SABE NEM SEMPRE FAÇO O QUE É MELHOR PRA MIM MAIS NUNCA FAÇO O QUE EU NÃO ESTOU A FIM DE FAZER......VALEU GESINGER DO FUNDO DO CORAÇÃO FELIZ 2012 KRA TDDBOM!!commandodelta

    ResponderExcluir
  79. AH ESTAVA ESQUECENDO DE DIZER:VALEEEEU GESSINGER
    DE MAIS.. DE FÉ COMMANDODELTA

    ResponderExcluir
  80. Primeira vez que leio seu blog, sábias palavras.

    ResponderExcluir
  81. HUMBERTO HOJE PELA MANHÃ SOUBE DO FALECIMENTO DO MEU IRMÃO MAIS VELHO, O JOÃO... QUE TANTO AMO... E CONTINUAREI AMANDO... DESSE PASSADO SOU DONO... SEM PESAR.

    E AGORA RELENDO SEU POST AFIM DE MERGULHAR EM SUA OBRA QUERO TE DIZER: MUITO OBRIGADO!!

    VER PARA ENXERGAR
    SENTIR PARA OS DISPAROS INFINITOS DO AMOR
    É A NOSSA LEI
    DA INFINITA HIGHWAY

    LEONARDO DANIEL

    ResponderExcluir
  82. Feliz Ano Novo mestre
    =)

    ResponderExcluir
  83. Bem eu queria ter a disposição de tantos livros assim, mas não tenho... mesmo lendo os posts da quarta-feira pra frente, eles sempre me surpreendem, e vou lendo e sei que em algum momento vai aparecer uma foto, gosto de esperar ela com certa expectativa, porque gosto das idéias que tens pra fotografar, pena que a dos livros não rolou.... Abração!!! Feliz ano novo! Feliz posts novos!!! :D

    ResponderExcluir
  84. Putz!!!!!!!!! faltou a palavra "ler" entre as "de" e "tantos". E não consegui excluir e digitar de novo, então fica assim mesmo. kkk

    ResponderExcluir
  85. Não bastasse EH, GTrio, PV... você também escreve bem pra caralho! Um 2012 tri-incrível pra ti!

    ResponderExcluir
  86. Outro dia cheguei ao final do jogo Civilization IV, jogo em que você manda suas tropas atacar na tela do computador. No vídeo que passa no final tem um tabuleiro de xadrez que o rei cai no chão e fica lá rolando.... Hahahaha Fiquei o resto do dia todo ouvindo coração blindado...

    Feliz Ano(s) Novo(s) para você!...

    E para toda Família EngHaw, onde quer que ela esteja espalhada!...

    ResponderExcluir
  87. Como sempre, Humbertão arrebentando nos textos =)

    ResponderExcluir
  88. FELIZ ANO NOVO....que venha a paz...o ano que vem

    ResponderExcluir
  89. e o Bóris na foto =)
    FELIZ ANO NOVO... que não só o ano mude, mas as atitudes das pessoas também...
    DEUS abençõe você e sua família!!!
    Felicidades... saúde, sabedoria e proteção!!!
    Super bjjks.
    Kah

    ResponderExcluir
  90. Esse post me fez lembrar uma frase que gosto muito da música Novos Horizontes: Quem constrói a ponte, não conhece o lado de lá.
    Engraçado, mas a sensação ao se passar de ano é exatamente essa, apesar de ser apenas mais um dia após o outro, temos a ideia de que é um novo começo, tudo diferente. Isso é bom, imagina uma vida inteira sem um momento pra celebrar, lamentar, relembrar o passado e ao mesmo tempo planejar, recriar e arregaçar as mangas pro futuro?

    Vamos que vamos, que venha em paz o ano que vem! Abraço amigo Gessinger!

    ResponderExcluir
  91. Eu embasbacada com a maravilha do "fim do ano" , em como algo tão abstrato, é capaz de renovar esperanças, revigorar forças, reacender planos, lhe fazer acreditar que tudo vai ser diferente. Quando na verdade todo mundo no fundo no fundo sabe que "o último dia de dezembro
    é igual ao primeiro de janeiro" ...

    Aqui eu me calo e deixo o que ALGUÉM declarou...

    ‎Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a
    que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

    Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

    Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

    Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro
    número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente

    (ano após ano eu concordo, ano após ano eu me pergunto quem escreveu isso, ano após ano alguém me diz que é de Drummond... e ano após ano eu balanço a cabeça negativamente e derrotadamente, e deixo escorrer um pouco minha certeza de que "tudo vai ser diferente" )

    ResponderExcluir
  92. Uma vez alguem me disse que nao se deve seguir alguem,a gente tem que se focar no mais alem...
    E acho que em 2012 vamos alem. Voce escrevendo... eu lendo... Mas neste ano os textos vão estar ainda melhores, o acustisco mtv do eng. vai estar mais apurado(este esta melhor a cada ano, é um cd mutante ou o que vem mutando é a perspectiva em que ouço ou que vejo o mundo que ouço).Acho que a cada ano o horizonte da infinita highway fica mais claro .Não sou de presságios mas ano par é sempre mais gostoso. E esse ano vai ser muito bacana pra você! E pra mim.
    Talvez voce nao entenda o que eu disse, no fim deve ser um feliz ano novo de quem quer agradecer pelos texto e esta meio sem ter o que dizer. Acho que sim, Feliz ano novo Humberto Gessinger

    ResponderExcluir
  93. Feliz ano novo se tivéssemos, noção do que isso significa, nós enchemos de esperança, pra falar isso agora, nós abraçamos, rimos e bebemos alguma coisa, encontramos pessoas, falamos coisas, mais o risco de iniciar 2012 como fizemos em todo 2011 é grande, é difícil nós vencer,mas acredito que somos capazes, e desculpem a melancolia e porque, em 23 de vida sempre fui otimista demais, e agora, não fez diferença pra mim, natal, ano novo, fins de semana, nem tenho gostado, é uma batalha pessoal de 1 mes e meio pra cá, Gessinger te admiro muito abraços..

    ResponderExcluir
  94. Massa demais, engenheiros faz parte da minha história de vida, na verdade é a trilha sonora de grande parte. abraços te aguardo em Goiânia.

    ResponderExcluir
  95. Queria lhe agradecer pelo seu trabalho o qual eu acompanho desde 3 anos de idade (momento no qual ganhei 2 vinis 1 do Engenheiros e outro do Pink FLoyd) hj com 23 percebo o quão foi importante para a minha formação musical...

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  96. Que venham os galopes do Dom Quixote Nerd para 2012. Abraço, de fé. Feliz Ano Novo meu conhecido desconhecido amigo de infância que só conheço pelos discos.

    ResponderExcluir
  97. Feliz 2012!!! Ouvir Infinita Highway, sempre atual, impossível esquecer.

    ResponderExcluir
  98. "Fácil achar o caminho a seguir num mapa, com lápis de cor. Moleza mandar a tropa atacar na tela do computador. Sem o cheiro, sem o som, sem ter nunca estado lá. Sem ter que voltar pra ver o que restou."

    Sabes Mister Gessinger...
    Estranho, essas palavras soaram-me familiar...
    Não sei se porque já passei por isso, justamente em 2011, com pessoas atacando-me, usando meu nome, meus gôstos, meus valores, minhas idéias, numa tela de computador...
    Se é que dá para chamar isso de pessoa.
    Até meu blogue, de anos, eu perdi na época.
    Inclusive, quando resolvi voltar com ele, tirei quase 3 anos de poesia. Afinal, o ser que as dediquei, disse-me categoricamente e sem dó que "poesia não enchia barriga"...
    Sabes o que é ouvir isso de alguém que tu admiras, respeita, tem todo carinho, acima de tudo e todos?

    Sei lá, ofensas de quem não gosta da gente, esperamos tudo... Mas quem diz gostar, e depois te esfaqueia pelas costas, é sempre mais brutal.

    Até hoje lembrar-me dá-me uma tristeza desgraçada.

    Enfim, até hoje ficou obscuro essas porcarias de invasões virtuais...
    E se antes eu já estava desanimada com a humanidade, agora então, perdi a vontade do contato de vez.

    Mas aqui não é divã.

    Meu Olá.
    Sábado deveras parado, e movimentando-me respeitosamente pelos lugares que gosto de ler.

    Espero que não se importe essa minha tour no teu túnel do tempo.

    :)

    ResponderExcluir
  99. "Fácil achar o caminho a seguir num mapa, com lápis de cor. Moleza mandar a tropa atacar na tela do computador. Sem o cheiro, sem o som, sem ter nunca estado lá. Sem ter que voltar pra ver o que restou."

    Sabes Mister Gessinger...
    Estranho, essas palavras soaram-me familiar...
    Não sei se porque já passei por isso, justamente em 2011, com pessoas atacando-me, usando meu nome, meus gôstos, meus valores, minhas idéias, numa tela de computador...
    Se é que dá para chamar isso de pessoa.
    Até meu blogue, de anos, eu perdi na época.
    Inclusive, quando resolvi voltar com ele, tirei quase 3 anos de poesia. Afinal, o ser que as dediquei, disse-me categoricamente e sem dó que "poesia não enchia barriga"...
    Sabes o que é ouvir isso de alguém que tu admiras, respeita, tem todo carinho, acima de tudo e todos?

    Sei lá, ofensas de quem não gosta da gente, esperamos tudo... Mas quem diz gostar, e depois te esfaqueia pelas costas, é sempre mais brutal.

    Até hoje lembrar-me dá-me uma tristeza desgraçada.

    Enfim, até hoje ficou obscuro essas porcarias de invasões virtuais...
    E se antes eu já estava desanimada com a humanidade, agora então, perdi a vontade do contato de vez.

    Mas aqui não é divã.

    Meu Olá.
    Sábado deveras parado, e movimentando-me respeitosamente pelos lugares que gosto de ler.

    Espero que não se importe essa minha tour no teu túnel do tempo.

    :)

    ResponderExcluir