Quem mais estava lá?

Toda cidade tem seus encantos para um músico que vive na estrada. Entendo que leiam esta frase com ceticismo, parece mesmo demagogia. Mas 26 anos derrubariam qualquer demagogo, né? E eu sigo...

Nas entrevistas divulgando shows em Belo Horizonte, uma questão sempre pinta: a relação carinhosa entre esta cidade e meu trabalho. Encontrei ali um solo generoso e constante para minhas frágeis sementes.  O fruto se espalhou por todo estado de Minas e o carinho transbordou para os companheiros que tocaram comigo em cada show.

Constância talvez seja a palavra chave.

Rio de Janeiro é a única capital que recebeu todas as tours (a curta tour do HG3 não passou por Porto Alegre e São Paulo).  Em Porto Alegre subi todos os degraus da escada, de bares ao maior ginásio. Em São Paulo toquei o maior número de vezes para o maior número de pessoas. Fortaleza se revelou um polo irradiando meu trabalho para todo o nordeste, principalmente, na fase EngHaw IV... Cada pequena cidade do interior, com sua praça silenciosa e hospitalidade tímida também está na minha memória afetiva, mesmo que datas e nomes se embaralhem.

Mas BH tem esta constância misteriosa.

A história começou em 18 de dezembro de 1987, na tour do A REVOLTA DOS DÂNDIS. Não lembro do show, só de caminhar pelo centro da cidade procurando um lugar para comer. Nenhum sinal de que BH se transformaria num porto. Voltei em 1988, também em dezembro. O LP OUÇA O QUE EU DIGO, NÃO OUÇA NINGUÉM chegara às lojas cinco dias antes. Deste show, me lembro. Já deu pra sentir um público especial se formando. Foi num Ginásio que anotei na minha agenda como sendo "do Atlético." Só hoje, fazendo a tabela abaixo, me dei conta de que o Atlético nunca teve ginásio. Que ginásio era aquele?.

Desde então, foram muitas passagens pontuando momentos significativos da minha trajetória: o último show da tour GLM, antes de raspar o cabelo e mergulhar no FILMES DE GUERRA, CANÇÕES DE AMOR... o show junto com Emerson, Lake & Palmer no Mineirinho (presenciei uma briga divertidíssima entre eles e voltei à minha adolescência assistindo ao show no palco)... a temporada no Palácio das Artes com minha filha no palco e minha mãe na plateia... os grandes festivais no Mineirão e no Estádio Independência... as duas únicas apresentações do show Acústico antes da gravação MTV... a descoberta de que eu poderia tocar viola caipira, a compra de 3 violas caipiras que trouxeram Minas para minha casa e para o meu som...

... e a constância! Certeza de que novos capítulos virão.

Já fiz mais de 50 shows em BH.
A todos que participam desta história, mando mais de 50 abraços!
Dia 03 de dezembro volto ao Palácio das Artes. Tá feito o convite. Quem mais estará lá?

Tenho dúvidas quanto a alguns locais. Um dos shows do GLM foi num estacionamento de shopping.
 Em 92 ou 93? No Shopping Del Rey ou no Minas Shopping? Quem mais estava lá, será que sabe?
(clique para ampliar a tabela)



97 comentários:

  1. Cara, como não gostar mais ainda de tudo isso... de fé a galera de BH! Aki EngHaw reina! Sem mais, pq eu só acredito no q pode ser dito em 3 minutos! Sobrou muito tempo ainda neh, mas esse eu guardo em silêncio.... Abraço mineiro generoso!

    ResponderExcluir
  2. Imagino que o do Shopping Del Rey tenha sido no começo da Tour Filmes de Guerra (Ainda com o Augusto. Tinha um programa gravado da MTV que vcs anunciaram a data e lembro bem.

    ResponderExcluir
  3. @1berto,
    Sou de BH!
    Está faltando um show aí na lista. O primeiro que fui num sábado 11 de agosto de 2001; no primeiro Pop Rock Brasil realizado no Mineirão.
    Aqui nesse link ainda tem a cobertura do festival: http://www.terra.com.br/diversao/poprock2001/

    Há pouco tempo encontrei o áudio desse show para baixar. Quase dez anos depois foi como se eu estivesse lá. Foi incrível.
    Aqui a abertura: www.everaldovilela.com/download/enghawpoprock2001.mp3
    Cheguei um pouco tarde, eu sei, tanto que nunca vi minha música preferida - Pra ficar legal - ser tocada ao vivo. Mas cheguei a tempo dos Engenheiros se tornar a banda preferida, trilha pra vida que segue.

    Você é sempre bem vindo a BH, Sempre!
    abraço!

    Everaldo Vilela

    ResponderExcluir
  4. Faço parte dessa Infinita Highway desse o ano 2000 onde o futuro era logo alí depois da curva e pretendo continuar por mais varias e variadas vezes. Vlw 1berto!!! Beaga \o/
    Priscila Mendes

    ResponderExcluir
  5. Conferi o DatAgagê, o Everaldo tem razão, faltou o show de 11ago2001 no Mineirão. Vou corrigir!

    ResponderExcluir
  6. Eu como uma boa Mineira, e belorizontina, não tive como não me invaidecer ao ler este texto. Muito interessante a tabela dos shows feitos aqui em BH, eu etsive presente em pelo menos uns cinco ou seis. Eu fui comprar ingresso para o show do Pouca Vogal para o dia 3 e quase não consegiu ingresso em um lugar bom, pois já estavam quase todos esgotados.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. iiiihhhh rapaz! "Estraguei" a festa do 50º show!? rsrsrs

    03 dez a gente começa a contagem dos próximos 50. =)

    ResponderExcluir
  8. Sou paulistano, moro no Rio, mas estive em BH em duas ocasiões, na Serraria em 2000 e no segundo dia do pré acústico em 2004. O áudio da apresentação do HG3 no Cartoon e do solo no Pop Rock Café circula na net, esse segundo sem qualidade alguma, mas o que vale é a emoção.

    ResponderExcluir
  9. O show de 03/12/94 foi no CEU (UFMG), quando vcs tocaram com Beto Guedes e outros.

    O de 02/05/93 foi na Gameleira e antes do EngHaw teve Os Trapalhões :D

    O de outubro de 93 foi no estacionamento do Shopping Del Rey, com abertura do Pato Fu.

    *Quanta alegria ao ler esta tabela e relembrar tantos momentos maravilhosos! Dia 3 estarei no Palácio pra ser feliz mais uma vez.
    Obrigada por tudo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. 26/01/1998. Eu tava lá! Viagem de SP para BH, só para ver o show. A única vez que fui nessa cidade. :) Ah, eu tinha 14 anos!

    ResponderExcluir
  11. poo.. maneiro, MG é a casa do HG/Enghaw/PV
    minas está sempre de braços aberto pra ti receber Agagê.. vlw

    Dnei.Gomes \o/

    ResponderExcluir
  12. Encontrei nos meus alfarrábios uma nota sobre a apresentação no Estacionamento do Minas Shopping. Fala que é um show de lançamento do GLM, dia 07, um sábado, não tenho como identificar o mês, ams bate com a sua data, então dá pra concluir que é 92. Encontrei também uma outra nota falando de uma apresentação no Estacionamento do Shopping Del Rey com abertura do Pato Fú no início de outubro de 1993, seria, segundo a nota, o lançamento em BH do FGCA.

    ResponderExcluir
  13. Não estarei no show do dia 3 em Bh, mas com certeza estarei no dia 07 de janeiro no Sesc em Januária. Espero poder te dar um abraço e dizer o quanto gosto da sua música pessoalmente.
    Abraço
    Letícia

    ResponderExcluir
  14. Humberto vem fazer show no Paraná, BH é muito longe pra quem mora aqui..não daria nem de chegar pro show, ajkshahskjaghs
    enfim espero ansiosa por quando você estiver aqui. >D

    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Vai ser uma grande honra estar no 50° show em BH, ou como o Everaldo disse, o 1° dos próximos 50s.

    Estou morando nessa região tem 6 meses, e sempre esperando o PV vir, ansiosa. Tamanha espera que me programei e comprei os ingressos dos shows de Viçosa e Tiradentes, de semana passada. No de Viçosa, cheguei quando tocavam Pouca Vogal, saíram e voltaram com Infinita pro bis, assisti com lágrimas nos olhos o encerramento do show que tinha acabado de perder... o de Tiradentes, amarguei a longa noite de sábado olhando pros ingressos, meu e de meu marido, pois a nossa carona desistiu.

    Depois desse pesadelo, custei a achar bons lugares pro show de BH, e só se não tiver show.. pois nada vai nos fazer perde-lo.
    Vai ser melhor que todos que já fomos, e com o gosto especial do número 50, ou 1.

    ResponderExcluir
  16. Audio do show no estacionamento do Shopping Del Rey (02-10-93)
    http://www.4shared.com/file/zbTnpQ7I/Shopping_Del_Rey_-_BH__021093_.html

    até o show no Palcio das Artes
    abç
    Guilherme Bicalho

    ResponderExcluir
  17. Eu estive na maioria desses, sempre fã, os shows eram geralmente promovidos pelo diretor da minha empresa, e eu o conheci lá..surgiu daí a vontade de fazer produção...e estou nesse caminho a um bom tempo..infelizmente esse do PA,nao pude fazer pelo excesso de trabalho...mas será um prazer presenciar mais um...BEM VINDO ...NOVAMENTE...E SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Humberto,
    Não moro em BH, mas me senti homenageada com seu texto. Moro em Manhuaçu, onde Pouca Vogal fará show dia 09/12. Não vejo a hora. Espero poder encontrar você pessoalmente e quem sabe conseguir um autógrafo para meus livros. Bjos!!

    ResponderExcluir
  19. É Humberto, Belo Horizonte tem necessidade destes shows, nos faz ampliar os horizontes. Mais uma vez estarei lá, na primeira fila, pois já garanti minha entrada!!

    Outro show do PV que já está na minha agenda é o de Diamantina no dia 06 de janeiro. Nasci lá, mas sempre morei em BH, porém toda minha família está lá!!! Vamos mandar muitas energias boas!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  20. Uhhhh Engenheiros! Uhhh Engenheiros!! BH te espera mais uma vez, já fui em pelo menos 10 shows nessa tabela!

    ResponderExcluir
  21. Vc esquece do show no parque de exposiçao da GAMELEIRA, foi quando o Ricardo Horn acabara de entrar na banda, vc´s estavam preparando o simples de coraçao, era HG, carlos e ricardo! show inesquecível, se nao me engano foi em meados de agosto, mes da ventania, 1993... valeu irmao, Q Deus abençoe seu trabalho e tua familia
    obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Com quase certeza o show de 87 foi no Ginásio Olímpico que fica no bairro Mangabeiras, provavelmente o show de 1988 também foi lá. Pode ter confundido com o centro de treinamento do segundo time de Minas que chamava Vila Olímpica.

    Os demais abaixo eu estava. Só não tenho como conferir as datas agora porque os ingressos e notas dos jornais estão numa pasta de recortes que se encontra emprestada com uma amiga. Então com certeza:

    O show de 92 foi no Mineirinho, lançamento do GLM. Eu lembro que devido a um temporal esse show teve a data alterada.Comprava o ingresso na Mesbla, alguém lembra dessa loja?

    Esse show de 02/05/ 93 também foi na EXPO GAMELEIRA.

    Faltou na tua lista o show de 02/10/93. Lançamento do Filmes de Guerra, último show da Santíssima Trindade: Gessinger, Licks & Maltz em BH e o melhor show que eu vi da banda. No domingo anterior vocês fizeram o Bem Brasil. Malandramente apostei umas cervejas com um amigo que não tinha visto o programa que vocês iam abrir o show com Ouça o que eu digo, hauahuha...até hoje ele não sabe disso.

    CEU 09/07/94 - Primeiro show com o Horn por aqui. O sinal do transmissor sem fio ficou dando pau boa parte do show e você enfiou as mãos no bolso e ficou só cantando durante um bom trecho de Infinita Highway. Ganhei um autógrafo do Maltz numa camisa do Várias. Em 96 sua assinatura se juntou a dele na mesma camisa.

    Em 97 você fez um show com o Gessinger Trio aqui também que não consta na lista, foi em Venda Nova que é um bairro da Região Metropolitana de BH.

    Espero ter ajudado e desculpe os devaneios...empolguei relembrando esses momentos.

    Saudações Cruzeirenses!!!

    ResponderExcluir
  23. ERRATA: Onde eu escrevi Ginásio Olímpico é na verdade o clube Ginástico!

    ResponderExcluir
  24. Bom, o primeiro show que fui não está na listagem(ou está no lugar errado). Foi na tourne do Várias Variaveis e foi no Mineirinho, em 1991 (com certeza, pois eu já tinha 14 anos). Estava marcado para o estacionamento do Minas Shopping, choveu e foi transferido para o Mineirinho. Nessa época o Olympia já não era casa de shows(virou igreja) e a tournê do Papa é pop foi a última que passou por lá... Ginásio do Atlético com certeza era o Campo do Lazer, hoje Dimont Shopping. Tinha muitos shows por lá... Fui no último com Kid Abelha e Hanoi-Hanoi...

    ResponderExcluir
  25. Os dois melhores da minha história pessoal foi esse de 1999 no City Limits e em 2002 no pop rock café, o exército de um homem só! :-)

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pelas infos! À medida que vão chegando, vou atualizando a tabela. Este post começou como comemoração de 50 shows, continuando assim chegaremos aos 100. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  27. Humberto ! Sou um de fé daqui de Itaúna a 80 KM de BH. Fui num show do PV ano passado na girus em Pará-de-Minas. Na minha família somos todos músicos( eu toco bateria ), e o meu irmão me convidou para assistir um show da banda Yesterdays ( na qual ele toca baixo ) junto com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais dia 3 de Dezembro no Palácio das Artes. Você vai estar lá ????

    ResponderExcluir
  28. Humberto ! Corrigindo meu comentário... olhei aqui no site do Palácio das Artes: o show do meu irmão é dia 2 de Dezembro (=/ achei que meu irmão ia tocar com você e você ia tocar com meu irmão)

    http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/2378,sinfonica-pop.aspx

    Aparece lá ! hehe Abraços !

    ResponderExcluir
  29. 07/11/92 - Mineirinho
    02/05/93 - Expo Gameleira
    02/10/93 - Estacionamento do shopping Del Rey

    ResponderExcluir
  30. Meu primeiro Eng.Haw foi em 2005 no palácio das Artes! Como eu tinha vontade de assistir a um show lá outra vez!Vai ser de fato muito especial!
    3 x 4 é a música do casal, trechos da mesma estão gravados em nossas alianças.Toca essa pra gente!
    "Feitos um pro outro" /"Feitos pra durar".
    Ps:No último PV peguei no palco uma palheta do Duca, que tal uma do HG dessa vez?
    Abraços, Débora Castro.

    ResponderExcluir
  31. E por causa desse último show do Pouca Vogal que eu conheci a Débora Castro aqui de cima... =)

    Ela fez uma foto em que eu conversava com o Duca no camarim.

    Um dia me viu no metrô e me reconheceu... :D
    Um encontro inusitado

    abraço!

    ResponderExcluir
  32. ser mineiro é ótimo agora ter o reconhecimento de alguém do sul, é melhor ainda, talvez seja o jeito caipira e atencioso do mineiro...valeu Gessinger.

    ResponderExcluir
  33. ♫ há mais de mil destinos, em cada esquina ... ♪

    ResponderExcluir
  34. Muito legal de sua parte Humberto, fazer este texto sobre BH. Assim, dá até pra buscar o PcVgl no aeroporto. rsrsrs

    ResponderExcluir
  35. 17/outubro 2009 ....andei 4oo km so para ir nesse show ....... e olha que valeu a pena os riscos dessa infinita ...viu!!!!

    cig

    ResponderExcluir
  36. Fiquei muito curioso pra saber detalhes sobre a briga dos "dinossauros" do ELP... ainda mais porque eles tiveram um longo hiato depois dessa temporada de shows!

    O primeiro show que vi dos EngHaw está nessa lista, o de 2000, na Serraria. Desde então, vi vários outros, de diferentes fases da banda, todos excelentes!

    ResponderExcluir
  37. Cara admiro muito você Humberto como artista, pois mesmo não estando tanto em evidencia na mídia, falo em canais abertos de TV, você a cada dia conquista mais e mais fã no anonimato de seu trabalho excepcional e constante. Gostaria que vinhasse com a Tour PCVG pra sobral-ce, mais sei que isso não depende apenas de você... Espero poder ser feliz neste meu desej. Valeu Júnior Santos

    ResponderExcluir
  38. Putz... não estarei infelizmente.

    Mas já estive nos shows:

    2001 - Na 3 lobos
    2003 - No Pop Rock (Independencia)
    2004 - Ensaio do Acústico

    Fora os outros em:

    94 - Barbacena (primeiro show)
    97 - Tiradentes
    2011 - Tiradentes (semana passada) =)

    Que se somam aos das outras praças:

    2001 - Manaus
    2002 - Manaus
    2003 - Manaus
    2005 - Curitiba
    2006 - Cuiabá

    ResponderExcluir
  39. Ah... Humberto! Só não fique tanto tempo longe de BH! Nós já estávamos tendo que recorrer a cidades do interior para ter a alegria de curtir o show do Pouca Vogal! O de Pará de Minas, neste ano, foi simplesmente INCRÍVEL! E tenho certeza que este show do Palácio das Artes também vai ser mágico!
    Bem, este vai ser meu 15º show... mas a expectativa e a ansiedade é de como se fosse o primeiro!!! Seja SEMPRE bem-vindo!!!!!!!!!!!!!! Belisa

    ResponderExcluir
  40. estive na girus este ano no shows do pouca vogal.evou no palacio das artes!o Hurberto me responda o que vvoce acha da Legião Urbana?t+

    ResponderExcluir
  41. loilson braga (governador valadares)25 de novembro de 2011 22:24

    2004 lapa multishow pré acustico mtv
    2005 palacio das artes acustivo mtv
    (pra mim foi simplesmente o melhor) jamais irei esquecer que naquele dia, participação de Clara com A ONDA, e POSE, Carlos Malts DEPOIS DE NÓS, e o melhor da noite foi ver Carlos Malts na batera e Humberto no baixolão tocando MUROS E GRADES, esse dia ficou marcado jamais esquecerei.....

    ResponderExcluir
  42. "Fortaleza se revelou um polo irradiando meu trabalho para todo o nordeste, principalmente, na fase EngHaw IV... Cada pequena cidade do interior, com sua praça silenciosa e hospitalidade tímida também está na minha memória afetiva, mesmo que datas e nomes se embaralhem."

    1 VEZ NO SIARÁ HALL - FORTALEZA/CE
    14 de Dezembro de 2007

    3 VEZES NA EXPOCRATO - CRATO/CE

    1 VEZ NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO - BARBALHA/CE

    RECEPÇÃO NO HOTEL VERDES VALES - JUAZEIRO DO NORTE/CE (SHOW DO POUCA VOGAL NA EXPOCRATO 2011)

    Memórias radianteees e inesquecíveis!!

    ResponderExcluir
  43. Não sei dizer qual o melhor show dos Engenheiros (Pouca Vogal), para mim todos têm uma pitada de magia... fico mais de uma hora e meia extasiada... Esse show no Palácio das Artes, em 2005, com a Clara e o Malts foi maravilhoso!
    Tocaram De Fé uma música que faz parte da minha história! Sejam super bem vindos a BH novamente... já poço ouvir o som da galera: UH É ENGENHEIROS..... Abraços para todos!

    ResponderExcluir
  44. O SHOW FOI NO SHOPPING DEL REY, EU ESTAVA LÁ E EM MUITOS OUTROS...

    ResponderExcluir
  45. Putz! 50 shows em BH e eu nunca consegui ir em nenhum show do EngHaw na minha vida! Até pq na minha cidade (Cruz Alta - RS) só teve UM :( e foi há muuitos anos atrás, eu era pequena, lembro de ter ido no hotel tentar pedir autógrafo para ti, HG! haha mas vc só me abanou... hehehe ai, depois que eu cresci e podia viajar para outras cidades para ver os shows, EngHaw parou. Mas pelo menos consegui ver um show do Pouca Vogal, em Santa Maria! :D

    ResponderExcluir
  46. O ginásio deve ser o Mineirinho, eu nunca fui num show seu nem dos Engenheiros, apesar de ser fanzasso de todos os discos dos Engenheiros, dessa vez eu acho q vou :)

    ResponderExcluir
  47. Ansioso por uma volta sua ao DF...
    Eu sei, não faz taaanto tempo assim, mas o que é bom jah dá saudade antes mesmo de terminar =P

    ResponderExcluir
  48. Aí Humberto! Fui no show da turnê Acústico MTV em Arcos/MG, da turnê Novos Horizontes em Pimenta/MG, Pouca Vogal em Arcos/MG, e Pouca Vogal em São Roque/MG. A Cada Show me torno mais fã. Espero que os Engenheiros voltem em breve!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  49. Cara, como eu queria ter nascido alguns anos antes e ter nascido em BH. Amo essa cidade e me sinto parte dela. Fui no show dia 21 de outubro de 2006. Uma garota do interior vendo seu ídolo de perto pela primeira vez, bem de pertinho. Apenas um espaço vazio entre o palco e as cadeiras nos separavam. Foi o melhor presente que ganhei em toda minha vida. E faço das palavras do Eddie as minhas: " Espero que os Engenheiros voltem em breve".

    ResponderExcluir
  50. Essas datas e locais ainda carecem de ajuste:

    07 de Novembro de 1992 - Ginásio Mineirinho (lançamento do GLM)

    02 maio de 1993 - Expo Gameleira

    02 outubro de 1993 - Shopping Del Rey (lançamento do Filmes de Guerra)

    Lembrando ainda que os shows de 09 jul 1994 e 03 de dez 1994 era a formação Gessinger, Maltz & Horn e você considerou como ENGHaw III como se fosse a mesma da tour do Simples de Coração que já era o quinteto.Acho que poderia ser a formação ENGHAW II 1/2, hehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  51. O 1º show em dez/87 foi na extinta Ponteio, que já a algum tempo deu lugar a um shopping. Me lembro até hj da aventura de aos 17 anos driblar a segurança e entrar naquela casa maravilhosa e assistir ao show que, com certeza, começou a mudar a minha vida...

    ResponderExcluir
  52. O ginásio do "Atlético", na verdade, era o GINÁSTICO, tradicional clube de volei, basquete e outros esportes em BH. Antigamente rolava muito show bacana por lá, inclusive o último show do Raul Seixas que "PAROU" BH em plena 2ª feira à noite...
    Existia também o "Ex Campo do Atlético", que atualmente deu lugar ao Shopping Diamond Mall. Lá também sempre rolava muito show bacana...

    ResponderExcluir
  53. DO SHOW DA CARTOON EM 1996 REPRESENTOU PRA CARAMBA PRA MIM EU COM 18 ANOS RECÉM CHEGADO A BH , UM TEMPORAL E O MEU TIO ME EXPULSANDO DO SEU APT, NO FIM TENHO GUARDADO O SET LITS E O PAPEL MEIO AMASSADO AUTOGRAFADO PELO HUMBERTO E GLÁUCIO AYALLA

    ResponderExcluir
  54. Quando o pouca Vogal virá pra Santa Catarina, Faz muito tempo que o guessinger não vem... Estou muito curiosa para conhecer ao vivo o pouca vogal... pois ficou muito bom...

    Rubia

    ResponderExcluir
  55. Minas te AMA Humberto.. Queria eu ter tido a sorte de ir aos 50 shows!! Estamos Esperando você em UBÁ!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Sou carioca, mas desta lista, assisti aos shows de 22/4/2006, 13/6/2008 e 17/10/2009.

    O primeiro foi especial, pois HG tocou pela primeira vez, com a camisa do fã clube aqui do RJ. Foto: http://twitpic.com/7jn267

    Lembro que, neste dia também, houve um encontro de fãs, em uma praça de BH.Foto: http://twitpic.com/7jn3sn

    Por meio da música, cultivei amizade com muitos fãs de BH.
    E no próximo dia 3/12, estarei novamente, seguindo a infinita highway.

    ResponderExcluir
  57. Participei de todos os shows desde 2005.
    Antes era muito nova e nem conhecia Engenheiros.
    Morar em Bh tem essa vantagem: Humberto sempre por aqui.
    E é mto legal as amizades que vamos cultivando :D

    Bel

    ResponderExcluir
  58. Lindo texto, HG! Só quando comecei a assistir shows fora de Minas é que eu percebi o quanto a energia de BH é diferente! É sem explicação! =D
    BH rumo aos 100 shows!!! hahaha

    ResponderExcluir
  59. O pessoal de BH tem muito sorte, né?!

    ResponderExcluir
  60. Bem, em 26 desses eu estava lá, desde 7/set/97... mas se fosse contar Minas toda...

    ResponderExcluir
  61. e os PAULISTAS ? =///
    não tem um espacinho pra nós ?
    Grande Abraço Gessinger !

    ResponderExcluir
  62. Olá,sou mineira de BH e o show desta lista que me marcou mais foi o Pop Rock 2002-patrocinado pela rádio 98 fm.Quando improvisava a palavra BH nas canções,a plateia ia ao delírio de emoção:"Senti saudade,vontade de voltar,fazer a coisa certa,BH é o meu lugar...." "...Paralelas que se cruzam em BH....""...Louco pra ficar legal,PoA,Rio,BH...."E cantando A Montanha nos presenteou com a frase...."Se eu pudesse levar todos vocês comigo,vou levar no coração...."
    Memorável!
    Ouvir suas canções e poder assistir e acompanhar seu trabalho através das mais variadas mídias,é BÃO demais!
    PS:Ocê num sabe o segredo dos mineiros?Não tem mistério algum,a resposta está no trecho que se segue do Hino de Minas Gerais:
    “ Oh,Minas Gerais!
    Oh,Minas Gerais!
    Quem te conhece não esquece jamais
    Oh,Minas Gerais.”(rs...rs....rs....).
    Abraços retribuido!
    Com carinho,
    Chun-Lí.

    ResponderExcluir
  63. bem... eu queria fazer parte dessa lista, porém não nasci na época da formação GLM, não conhecia muitas músicas dos enghaw e do pouca vogal até 2010 e,atualmente (viciada), não tenho grana p viajar. então, HG se possível passe em Fortaleza, porque se em 2012 chegar o fim do mundo...eu pelo menos(em minha curta vida)terei ido um show teu.kkkkkkkkk.OH!!!EXAGEIRO

    ResponderExcluir
  64. Tive o prazer de estar em dois desses shows:
    21/10/2006 e 13/06/2008. Não vou esquecer nunca!

    Não estive nos outros porque na época era muito jovem, não conhecia EngHaw, e não tinha dinheiro.
    Mas Engenheiros é minha banda nacional favorita... e só fica atrás de Pink Floyd no geral.

    Salve salve HG! BH é o seu lugar!

    ResponderExcluir
  65. Acompanho Enghaw a tempos, e Pouca Vogal esse é o 23° show, sou de Barbacena-MG com toda certeza estaremos em BH ingresso na mão, para mais uam vez prestigiar o Grande Humberto em mais um espetáculo...

    Abraço a todos...
    VAMOS TODO MUNDO, NINGUEM PODE FALTAR!!!

    ResponderExcluir
  66. Não sei a data certa do primeiro show de enghawaii que fui, mas sei que foi em João Monlevade no ano de 2000, lembro dos carros de sons passando fazendo a divulgação do show com a música A Montanha no fundo, e posso falar que foi o único show que fui com meus outros 3 irmãos que sempre escultaram enghawaii, cresci ouvindo , devido meus irmãos serem mais de 10 anos mais velhos que eu, ...lembro de detalhes deste show
    ... depois deste show comecei a curtir demais a banda, fui em Ipatinga no acústico MTV em 09 de dezembro de 2005, lembro do moicano do 1berto, fino d+,2 shows em Itabira um em 2007 e outro em 12/04/2008 ambos tentei tirar foto com1bertoe nada de conseguir, ai veio o show do dia 07 de junho de 2008em Governador Valadares na festa a fantasia, estava eu lá com meu vinil e meu livro do meu pqno gemista e mais uma vez nada de um autografo,mas nunca desisti, fui a Dom Cavati, show de aniversário da cidade,o melhor show dos Engenheiros que fui, foi o último em minas antes da pausa, além disso como chegamos cedo na cidade, consegui fazer amizade com a galera do som, e fui no camarim antes do show começar, ganhei uma maçã,o set list, subi no palco,apareci na filmagem da comemoração do niver da city,mas a foto ou o autografo nada, o show acabou e HG foi embora rápido, mas escutei duas músicas que pensei que nunca ouviria que foi 3 minutos e vozes depois disso mudei p/ o Pará e fiquei na expectativa de que pouca vogal um dia fosse para o Norte do Brasil, ai agora que voltei p/ Minas, p/ João Monlevade, recebo a noticia que no dia 10 de dezembro vc e o Duca vão está aqui, fiquei triste pq ganhei no facebok um par de ingressos p/ ir no show de Viçosa e não pude ir, mas fiz uma boa ação de ter doado p/ amigos q moram lá, em bh já estava quase comprando o ingresso qndo fico sabendo que minha sobrinha vai ter uma apresentação no dia 3/12 e não vou poder perder pq ela está cobrando isso de mim desde qndo morava no Pará, então vou esperar para a proxima semana aqui em Monlevade, com meus encartes dos cd's meus discos e meus livros na porta do hotel p/ ver se desta vez consigo pelo menos uma foto ou um autografo.

    gostei muito desde post, nunca tive a oportunidade de ir em um show em bh, mais espero ir qndo o enghawaii voltar!

    Abraços

    Ciro A Santos

    ResponderExcluir
  67. Esse post foi, até agora, o melhor do HG.
    Tá sendo muito legal ler as estórias dos fãs, em relação a banda.

    "Nos interessa o que não foi impresso
    E continua sendo escrito à mão
    Escrito à luz de velas quase na escuridão
    Longe da multidão"

    ResponderExcluir
  68. Ah eu moro em Atibaia no interior de São Paulo , e os Engenheiros estiveram aqui na época do Tchau Radar , eu era menina tinha 17 anos , e não pude ir ao show meus avós não me permitiram , chorei rios , oceanos, e fiquei puta qdo me disseram que Gessinger era grosso ..Pensei ninguém entende sua alma como eu, capricornianos são assim , calados , e pronto todo mundo já acha que a gente é grosso...Eu ouço EngHaw desde os 11 , minha filha tem 10 e tb ouve ,uma paixão hereditária :D Um dia , que não esta muito longe , iremos juntas a um grande show !! Cataremos as canções , e choraremos juntas o amor por esta banda !!!

    ResponderExcluir
  69. Aqui em Jataí/GO só faltam 49 pra chegar no 50. Me lembro que no outro dia tocou o Nenhum de Nós. Estranha invasão gaúcha do Rock (Pop?). Lembrou a invasão gaúcha dos anos 80 que transformaria a paisagem de pastagens em lavouras de soja e milho.

    ResponderExcluir
  70. Teve um show em Lagoa da Prata-MG que os instrumentos haviam dado problema, acho que era nos cabeamentos, ficou só o teclado. Na época a formação era com Glaucio, Granja, Bernardo.

    Você improvisou tudo no teclado. E quem curtia e era fã dos enghaw curtiu muito o show. Foi um show só seu, foi lindo o improviso.

    Esse show não esqueço por nada.

    ResponderExcluir
  71. Emerson,
    Ano passado fiz um blog cuja intenção era essa mesmo: que fãs compartilhassem histórias relacionadas aos Engenheiros do Hawaii... no início as pessoas mandaram suas histórias, depois esfriou.
    Confesso que gostaria de retomar/continuar a ideia. Quem topa?
    Para saber http://engenheirosdohawaii25.wordpress.com/2009/12/17/o-porqu-deste-blog/

    ResponderExcluir
  72. Nó. Veio à memória o show da estação 767 em 98. Passo todos os dias por lá (onde hoje existe só a lembrança). Obrigado pelo texto à BH e à Minas !!! Seja sempre muito bem vindo.

    ResponderExcluir
  73. Estive em 23 desses 50 shows..muitas historias,muitos amigos,EngHaw faz parte da minha história.
    Me lembro do Pop Rock 2002 em especial com Engenheiros fechando o evento em um domingo a noite, mais de 1hr da manha e todo mundo lá sem acreditar no que estava vendo, um dos melhores shows que ja fui !
    O único pecado de Enghaw com BH foi não ter gravado nenhum disco ao vivo aqui, mas por outro lado, vimos 2 shows "exclusivos" do acustico antes que todos, inclusive com músicas que nao entraram no cd e nem foram tocadas depois !
    Abraços HG !

    ResponderExcluir
  74. Cara, fui a com certeza mais de 15 shows não só em BH, mas no interior de Minas também, fui até no lançamento do livro "Pra ser sincero" no EXPOMINAS, vários shows, várias fases. O primeiro show que vi foi no estádio independência em 97... Mas quero deixar uma observação, o Atlético tem um ginásio, fica anexo à sede, no bairro de Lourdes e ainda sonho em ver um disco ao vivo dos EngHaw gravado aqui em BH... valeu demais...!

    ResponderExcluir
  75. o primeiro show que fui foi do Alívio Imediato, no Olympia... bão dimais, sô!!!!!!!!!


    mas o melhor, na miha opnião, foi o do Pop Rock de 1998, no Independência... esse, todo mundo há de concordar, foi o clássico dos Engenheiros em todos os pop rock's.

    ResponderExcluir
  76. Olá 1Berto!

    Meu nome é Marcilene e tive o privilégio de comparacer aos dois últimos shows aqui em BH, foi muito massa, a galera acompanhava vocês no mesmo tom, uma perfeita simetria, desejo à vocês um BOM show e #botapraquebrar!

    PS: Te vi hoje =D porém não pude pedir autógrafo... :(

    ResponderExcluir
  77. Humberto, o show de nov/92 do GLM foi no Mineirinho. O outro certamente foi no estacionamento do Minas Shopping, que era muito usado para isso na época (até o Caetano deu show lá).

    Abraço!
    Crhistian

    ResponderExcluir
  78. esse de 2001 tava faltando mesmo, foi o 1º PopRock no Mineirão (no Independência era muito mais bacana...) O Biquini Cavadão tava tocando músicas dos '80 e uma delas era Toda Forma de Poder. Daí que o Bruno fez uma gracinha falando que precisava de um baixista pra tocar ela e entra o Gessinger, fazendo uma participação. Muito bacana a surpresa!

    ResponderExcluir
  79. Já pode colocar mais um show inesquecível ai nessa lista!Pouca Vogal-Palácio das Artes-03/12/2011.
    Show perfeito, energia contagiante!BH vestida de tricolor gaúcha antes de um clássico mineiro, como pode?rsrs.Os De Fé agradecem o som da viola caipira pelas mãos de um gaúcho!

    ResponderExcluir
  80. que bom saber que o carinho e admiração que temos por vc e seu trabalaho seja tão tranSparente...bom infelizmente nunca fui a um show em BH mas em ITABIRA e outras cidades mineiras (IPATINGA/MARIANA/MONLEVADE...)eu estive presente e recomendoO...rsrsr
    SâMELA REIS
    ITABIRA/MG

    ResponderExcluir
  81. que bom saber que o carinho e admiração que temos por vc e seu trabalaho seja tão tranSparente...bom infelizmente nunca fui a um show em BH mas em ITABIRA e outras cidades mineiras (IPATINGA/MARIANA/MONLEVADE...)eu estive presente e recomendoO...rsrsr
    SâMELA REIS
    ITABIRA/MG

    ResponderExcluir
  82. Humberto, o de 92 foi no Mineirinho : sei pois era meu 1º ano de faculdade (Engenharia) e fui eu o ganhador da promoção de uma rádio local. Entre os mimos, estavam a ida para o show de helicóptero, além de ganhar um mega aparelho high tech que tocava um disquinho inovador (tal de CD) que viera para eliminar drasticamente os LP's (os quais eu tinha guardado debaixo de 7 chaves os dos Engenheiros, todos autografados). Assisti ao show do palco e tirei fotos com o trio. Já a de 93 certamente foi no Shopping Del Rey: Era uma noite regada a céu estrelado, uma banda que estava abrindo o show e começando a se despontar no cenário mineiro (um "tal" de Pato Fu naquela época)e, concluindo, noite agradável, música de qualidade e um retorno conturbado para casa (com um suspiro de "quero mais", "mais um", "por que parou", etc e tal! Abraço,
    Hélder Batalha

    ResponderExcluir
  83. po, tenho 16 anos, fui meu primeiro show foi no dia 22 de abril no palácio das artes, depois desse só nao fui ao show no chevrolet, pq nao tinha idade pra entrar, fui barrado na porta... HAHAH

    ResponderExcluir
  84. Humbertooo,

    onde vai ser o show aqui em santo andré, 24 de agosto????
    só tive o prazer de ir em 1 show e esse não quero perder por nada...quando era criança eu ficava com febre, pq minha irmã ia no show e eu não entrava, ficava na grade do lado de fora com minha mãe chorando e com febre...sempre ameeeeiiii engenheiros...

    ResponderExcluir
  85. Ana Lucia será no Teatro Municipal de Santo André (Câmara Municipal de Santo André - Centro, Santo André.)

    ResponderExcluir
  86. Quero saber se teve um show do pato fu em cuiabá no ano de 1995, qual foi a data? Exatamente?

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Adorei ler esta matéria mesmo alguns anos depois da sua publicação.
    Não nasci em BH mais me considero mineira de coração!! ADOROO ESTE LUGAR!!!
    Já fui em alguns shows....Alguns do Pop Rock, Palácio das Artes, Chevrolet Hall e Minascentro.... ÓTIMOS SHOWS!!!!!
    Estive em 2012 na sessão de autógrafos do BH SHOPPING. INFELIZMENTE não poderei ir ao show do dia 22/11/2013 pois estou desempregada :( :( :(

    SEJA SEMPRE BEM VINDO A BH HUMBERTO!!!! ÓTIMO SHOW!!!

    ResponderExcluir