P(*)EMAS C(*)M N(*)TAS DE R(*)DAPÉ - 23


eu sou velho, meu velho
tão velho quanto o mundo
eu sou moço, seu moço
e o poço não é tão fundo

(*) Desnecessário fazer uma lista das indústrias que lucram com a gerascofobia, o medo de envelhecer. É possível que este texto esteja dividindo a tela do teu computador com uma propaganda de uma destas indústrias. Não? Pela janela, no outdoor do outro lado da rua, não enxergas algo dizendo que envelhecer é pecado? Se ligares a televisão, nem precisarás esperar os comerciais...

Com um pouco de esforço, até consigo entender a gerontofobia, o medo de pessoas velhas. Mas o medo de envelhecer (não em casos isolados, mas como o padrão de uma cultura inteira) me foge à compreensão. É como ser alérgico a oxigênio. É negar nossa própria existência e humanidade.

Não te desesperes, meu jovem. Há aspectos legais na passagem do tempo. Um deles: a cada dia ficamos mais longe da adolescência. Ufa, que alívio! Também ficamos mais perto da infância. Eba! Como super-heróis, adquirimos superpoderes: visão de raio X, por exemplo (ela começa aos poucos, geralmente na mesma época em que olhos cansados começam a borrar as letras dos livros e qualquer objeto que esteja muito próximo). Alguns flashes de raio X vão se repetindo com cada vez mais frequência. Até que, um dia, acordamos achando que as coisas são bem mais simples do que pareciam ser na noite anterior.

A gente bate o olho no cantor que parece estar morrendo a cada nota da melodia e vê que ele está pensando mesmo é nas notas que vai colocar na carteira. A gente olha pro centroavante ajeitando as meias e vê que dali não vai sair gol. A gente vê a cara do candidato e... ooooops, os políticos estão tão desavergonhadamente à vontade que até Mr Magoo vê qualé a deles. Desperdício usar raio X.

Ok, admito, posso estar exagerando. Talvez a tal visão de raio X só funcione na primeira pessoa. Mesmo assim... não é pouca coisa olhar para o espelho e enxergar o próprio coração.

visão de raio X
o X dessa questão:
enxergar depois da curva

Bah 1: Há controvérsia sobre o significado dos termos gerascofobia e gerontofobia. Nenhum deles aparece no meu dicionário Houaiss. Mas acho que me fiz entender.

Bah 2: Não confundas a visão de raio X com os preconceitos de quem acha que já viu tudo. Este superpoder é mais facilmente desenvolvido por quem sabe que não sabe, da missa, a metade. Mas funciona. Se a violência travestida lança suas iscas, a gente consegue ver além da maquiagem. Dá pra sacar, de cara, todo placebo travestido de cura, todo baba-ovismo travestido de humildade, toda falta de convicção travestida de versatilidade, o ressentimento travestido de indiferença. Aquele cara orgulhoso de seu trabalho autoral se revela um copiador que chega sempre 5 anos atrasado. Por outro lado, aquela banda que não toca material próprio começa a soar completamente original. Tava tudo ali, desde sempre, esperando que o tempo resolvesse o X dessa questão: visão de raio x, ver além da máscara.

este ogro que vos fala
esta voz de tom agreste
esta sala sem paredes
é o espaço que me veste

este céu que às vezes falta
este chão que às vezes cede
esta falta de espaço
este pedaço, quanto mede?

este ogro que se cala
não reconhece o que vê
não esquece como era
onde era e porque

esta boca tem um nome
silenciado em lábios duros
esta boca cospe flores
se mastiga pedregulho

este ogro se desculpa
por viver em terra estranha
seu tempo é muito curto
sua pressa é tamanha

seus olhos são os olhos
de um barco em tempestade
de um náufrago agarrado
a um amor pela metade

um travesseiro com teu cheiro
seria a ponte para o dia
seria noite a vida inteira
se não houvesse travessia

...é noite a vida inteira
...não existe travessia
este ogro acha graça
porque vaga sem destino

porque paga com silêncio
o que lhe cobram as palavras
este ogro abre os olhos
estes olhos de menino

15nov2011

91 comentários:

  1. Adorei o texto e a poesia tá linda demais!!!

    ResponderExcluir
  2. De onde vem tanta inteligência? De onde surgem tanta inspirações?

    ResponderExcluir
  3. De onde vem tanta inteligência? De onde surgem tantas inspirações?

    ResponderExcluir
  4. Velho, meu velho. Sábio, meu Sábio.
    Vida longa a HG

    ResponderExcluir
  5. 1º post q leio quentinho ainda, recém postado..
    mto bom!

    ResponderExcluir
  6. A verdade a ver navios. A gente a ver um sem número de bits. O tempo a ver a gente, rindo copiosamente. Medo de envelhecer, medo de não ter feito tudo que a vida real ainda pode permitir. O medo enraizado na dualidade do ser. Ou centralizado na unidade entre corpo e mente. 'Eu tenho medo do medo que as pessoas tem'. Mesmo por compartilhar desses medos todos.

    ResponderExcluir
  7. simplesmente geniaal ... acabo de me sentir velho numa festa, cheguei em casa e me deparei com esse texto trii baala brigadão

    ResponderExcluir
  8. "esta boca tem um nome
    silenciado em lábios duros
    esta boca cospe flores
    se mastiga pedregulho"

    Demais,é o que você sempre faz por nós...
    Gracias !
    tani kronbauer
    joinville sc
    tani_kronbauer

    ResponderExcluir
  9. (Caro Anônimo, leia o texto novamente e saberá de onde vem tanta inteligência....)
    "Mesmo assim... não é pouca coisa olhar para o espelho e enxergar o próprio coração."
    não sei se foi só em mim, que encontrei meu coração à poucos dias, que esta frase causou tanto impacto...

    ResponderExcluir
  10. vida longa ao rei rsrs HG sabio cada dia mais e nao velho sabio! @betomontanari

    ResponderExcluir
  11. Juventude nada mais é do que um estado de espírito.

    ResponderExcluir
  12. caramba agora que me toquei um viva HG !!!vai rolar PV em uruguaiana jaja e ele preocupado com seu blog !!!pra nao nos deixar na solidao !! abraçosss gessinger @betomontanari

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. muito bom!!
    existem pessoas que enxegam a exitência da vida de forma sensível e Humberto é um deles.

    ResponderExcluir
  15. Textos, músicas... Com o que mais você pode impressionar?

    ResponderExcluir
  16. perfeita poesia. não que perfeito seja o objetivo. "perfeito" no sentido de "falar o que era necessário" ou "falar o que era para ser falado". enfim, estou dando voltas e voltas, vou acabar chegando atrasado. sem ao menos sair do lugar, como uma cobra mordendo o próprio rabo. boa noite

    ResponderExcluir
  17. O tempo é um inimigo pra quem não entende que também é bom envelhecer...
    Esta boca cospe flores,se mastiga pedregulho...
    Baita texto!

    ResponderExcluir
  18. Sábias palavras deste sábio que nos fala... que nos encanta...

    ResponderExcluir
  19. o que dizer ? pensamentos parecidos os teus e os do maltz! Otimo texto.

    ResponderExcluir
  20. Oh captain! My captain! @ lolaaaaa_m

    ResponderExcluir
  21. o unico superpoder q eu desejaria p humanidade seria o da honestidade.....versos lindos....belo texto, meu jovem Senhor!

    ResponderExcluir
  22. Vlw Gessinger!!!

    Dormir segunda-feira (msm que seja feriado, msm que seja aniversário do MENGÃO) não dá.. antes das suas '12 badaladas'

    De fé! Sempre!

    ResponderExcluir
  23. Caraca, acabei de comentar com uma amiga sobre a minha idade, não que eu esteja me achando velho, apenas 6 anos mais velho que ela. Ai quando abrir o blog me deparo com você tratando da passagem do tempo...Fantástico!

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Andam mais preocupados em estreiar novos lábios e velhas rugas, que olhar no espelho, o próprio coração...

    Cara..cara...cara....puitzz..

    vlw hg

    ResponderExcluir
  25. Talvez "a mais das coisas" seja conseguir olhar para o espelho e enxergar seu próprio coração. Tantas vezes buscamos por fora e nos outros o que está em nosso interior, esperando pra ser descoberto. Obrigada pelo post, sempre me faz refletir. (:

    ResponderExcluir
  26. ♫ Eu sou um moço velho
    Que já viveu muito
    Que já sofreu tudo
    E já morreu cedo

    Eu sou um velho moço
    Que não viveu cedo
    Que não sofreu muito
    Mas não morreu tudo ♫

    O grande X da questão.

    Um grande abraço, Do De Fé @lucianos_s

    ResponderExcluir
  27. O único ponto negativo em envelhecer é vermos ir embora, um a um, e para sempre, os amigos, animais e familiares queridos.

    Essa dor é única. Mas, sabemos que a vida é assim, desde cedo. Ela nunca nos escondeu isso.

    " Nos resta aproveitar, antes que seja tarde. "

    ResponderExcluir
  28. "...não é pouca coisa olhar para o espelho e enxergar o próprio coração..."

    Sempre perfeito HG. Depois de sábado em São Borja, meu coração era visível. Obrigada pelo grande show e até a próxima. 0/

    ResponderExcluir
  29. As experiências de vida nos fazem ver a vida com outros olhos, sim visão de Raio X! Inevitável!

    ResponderExcluir
  30. Questão: gostamos do HG porque pensamos como ele ou pensamos como ele por que gostamos muito dele?

    ResponderExcluir
  31. Obrigada!Uma semana depois do meu aniversário essa é a melhor coisa que eu poderia ler!

    ResponderExcluir
  32. Acho que quando lemos os " bah's " fica mais fácil interpretar a verdadeira mensagem a ser passada !

    ResponderExcluir
  33. sera q é dele a última poesia? sera uma nova música? (sera um princípio de novo albun? (sera q preciso de um pouco de raio x p/ minhas perguntas?) qndo saira um novo albun do pv?)

    ResponderExcluir
  34. HG, meu querido e sábio HG, simplesmente uma palavra: SENSACIONAL!!!!
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  35. Meu idolo amado HG, o que posso dizer sobre o que li? Sensibilidade, inteligencia...
    Com tuas palavras dançando na minha mente me olhei no espelho e sim, consegui enxergar meu coração. Obrigada meu mestre.

    ResponderExcluir
  36. É sempre uma grande emoção ler/ouvir as suas palavras.
    Abraços!

    @niviabitu

    ResponderExcluir
  37. Na foto parece que cortou o cabelo . sem a barba, parece mais novo.
    Paradoxo do texto!

    ResponderExcluir
  38. Finalmente entendi a "Visão de raio X"
    hahaha

    ResponderExcluir
  39. Humberto, talvez este seja o lugar em que posso estar mais perto de você... além dos cds e dos livros... como há tempos você disse que não escrevia matematicamente... "esta é uma sala sem paredes", acho interessante o que você, mas nem tudo, não irei elogiar tudo o que escreve, somente por conta de curtir o seu som, pelo contrário estaria sendo desonesto comigo e talvez com você... Mas acredito que você não fica preocupado com isso, enfim não faz diferença... ou se faz, não saberei, as vezes não entendo seu pensar...

    ResponderExcluir
  40. Não tenha como arrogância minha, escrevo com otimismo, e escutando "Por acaso"... por conta da digitação esqueci algumas palavras, quando disse que não entendi seu pensar, quis somente me referir que em uma questão tão bela, você emenda outras que ao meu ver em nada se encontram, questão abordada é legal, em entrevistas suas, já ouvi você fazendo algumas referências... as canções não se enternizam somente por sua melodia... Abraço!

    ResponderExcluir
  41. Eu te amo cara... a tanto tempo e por tantas razões... esse texto é só mais um delas. Quando te ouço, quando te leio... é como se visse um pouco mais de mim. Foi assim desde o primeiro verso seu que ouvi...

    ResponderExcluir
  42. Humberto Gessinger, um artista !

    "este ogro se desculpa
    por viver em terra estranha
    seu tempo é muito curto
    sua pressa é tamanha"

    Creio que nesses versos a terra estranha seria o mundo,e a terra foi adjetivada de estranha pelo ogro não se encaixar nela. Ogro pode estar nesses versos como paradoxo por ser uma pessoa sensível e perceber que a vida real é curta e há pressa de se fazer algo neste lugar ainda que estranho.

    Belo texto, fiz 18 anos há 12 dias atrás e esse texto foi uma grande base pra seguir em frente

    Da Dé Fé @nsnathy

    ResponderExcluir
  43. Pra mim só havia duas explicações:
    Ou o Humberto Fuma muuuita maconha;
    Ou ele é um ET.
    Como ele assumiu que nunca usou drogas,
    fico aqui esperando ele revelar se verdadeiro planeta natal.
    by Fernando..

    ResponderExcluir
  44. Contra a contradição , tuas palavras seguem dando a direção ,e respondendo muitos X de muitas questões , ainda que não hajam pegadas neste mapa , fico feliz por saber onde te encontrar !!
    Da De Fé Riquelli

    ResponderExcluir
  45. Engraçado... eu entendo e não entendo o medo de envelhecer...

    Não entendo o medo que a humanidade foi adquirindo de se ver velho... de olhar no espelho e enxergar rugas, de levantar da cama e sentir aquela fisgada na coluna que não é mais a mesma, de pentear um cabelo branquinho da cor de algodão, não... não... isso eu não entendo! Pq? pq? isso virou feio? eu olho para a minha avó e não vejo uma pessoa feia, mesmo com a escoliose dela, com aquela pele enrugadinha, com aquele sorriso faltando alguns dentes... Eu vejo uma pessoa linda , na verdade eu só consigo enxergar amor na minha frente!

    Mas compreendo o medo da dependência , das limitações ... E bem, como diz minha vó : "Minha jovem, quando você chegar na minha idade você não vai mais se preocupar que seu corpo não aguenta as saídas noturnas, os porres, as viagens longas num carro apertado lotado de amigos... você tem anos e anos para viver isso, então viva! Alimente a alma, fortaleça o corpo! No futuro você agradecerá as recordações, terá orgulho das coisas boas que fez e vai sorrir de cantinho de boca das maluquices dos seus netos , ah esses jovens..."

    ResponderExcluir
  46. Opa...Acho que temos uma música nova saindo do forno e muito boa por sinal...

    ResponderExcluir
  47. Senti falta da foto com o abraço!! ehehehe

    Tá pintando música novaa

    ResponderExcluir
  48. Coração? nesses tempos loucos, as pessoas só se importam com as aparências , poder e coisas do tipo, se todos tivessem o pensamento semelhante ao seu viveriamos ewm um mundo melhor.

    (Mas se Deus quer vermes e Leões no mesmo ecosistema sem problema)Racionais Mc.

    O lado ruim é que as pessoas não são iguais
    e o lado bom é que todas as pessoas não são iguais, por isso amo viver! abraço cara! até o próximo post!

    ResponderExcluir
  49. Eu não tão fiel quanto antes, mas sempre gostando muito da oportunidade de "estar aqui" com você!
    Só uma pergunta a parte, Minas Gerais comprou o PV foi isso?! Rs
    Quiça viesse esse tantinho pra Brasília!
    BeijO com carinho.
    Dani Reis

    ResponderExcluir
  50. Vida Longa pra vc,Humberto.
    =)
    Juventude longa,Maturidade longa e Tempo necessário.
    Que tudo venha a seu tempo.

    Meu melhor e mais sincero Abraço!

    Carol Holanda.

    ResponderExcluir
  51. Humberto... Recebi este texto a seguir... não sei o autor... mas acredito que se relaciona com sua postagem!!!


    Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim, e menos crítico de mim mesmo. Eu me tornei meu próprio amigo ..
    Eu não me censuro por comer biscoito extra, ou por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo bobo que eu não precisava, como uma escultura de cimento, mas que parece tão “avant garde” no meu pátio. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante.
    Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.

    Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogar no computador até as quatro horas e dormir até meio-dia? Eu Dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 & 70, e se eu, ao mesmo tempo, sentir desejo de chorar por um amor perdido ... Eu vou.
    Vou andar na praia em um short excessivamente esticado sobre um corpo decadente, e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros.

    Eles, também, vão envelhecer.
    Eu sei que eu sou às vezes esquecido. Mas há mais, algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes.

    Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não quebrar seu coração quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.

    Eu sou tão abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.
    Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata.
    Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais.
    Eu ganhei o direito de estar errado.

    Assim, para responder sua pergunta, eu gosto de ser velho. Ele me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu ainda estou aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E eu vou comer sobremesa todos os dias (se me apetecer).

    Que nossa amizade nunca acabe porque vem direto do coração!

    ResponderExcluir
  52. Oi Amigoconvido a seguir meu novo blog http://robertavescovi.blogspot.com/ espero que goste comente, e fique a vontade para criticar e opinar. grata. Beta.

    ResponderExcluir
  53. Infância, tempos de boas lembranças...
    Adolescência, perda da inocência...
    Velhice, sábia senhora, mesmo que inglória, espero que me visite.

    @iranipatriota

    ResponderExcluir
  54. Oi 1berto tenho 11 anos sou uma grande fã sua da uma forcinha volta com Engenheiros em 2012 por favor e da um showzinho aqui do DF por favor eu garanto vou ta lá bjs ♥

    ResponderExcluir
  55. Quando eu tinhas uns 17 anos, eu redigi um texto com o título SER JOVEM e lembro-me da parte que dizia Ser Jovem é ter alguns anos e não preocupar-se com a aparência física(mais ou menos isso) a professora gostou e me deu a nota máxima combinada que foi 6,0. Confesso que hoje em dia eu tenho um pouco de gerascofobia ,mas também satisfação em bater papo e estar com pessos de mais idade, mesmo alguns sendo analfabetos,são muito sábios.
    Ontem eu abri o guarda-roupas de minha minha mãe e tinha uma tinta para cabelo , eu perguntei: -Que dia a senhora vai pintar? Ela:-Eu comprei mas acho que não vou usar...vou assumir os fios brancos mesmo!(vai entender)
    Uma curiosidade: você usa muito a visão Raio X com seus familiares?(Não estou te chamando de velho, mas experiente ok?)
    Eu acho que Juninho Pernambucano um veterano,não um velho, pode até não fazer gols esperados mas pode fazer jogadas geniais e facilitar para a realização de gols incríveis.
    pode crer que eu acredito que você sempre pensa em colocar notas experientes e jovens nos nossos ouvidos visando novos Horizontes depois da Curva.
    Ahhh! E se precisar de uma pessoa com um fio de cabelo branco(pense num medo de ser anciã) para integrar uma nova GLMX kkkkkk Sonha! Só pra descontrair!

    ResponderExcluir
  56. Hey Gessinger, que engraçado... um tema que nos persegue desde o momento que começamos a ter consciência de que não somos mais os mesmos de uns anos, meses e até semanas atrás. Sempre me achei meio velha pra minha idade, mesmo na adolescência me sentia uma adolescente meio “idosa”. Mas era uma coisa que me incomodava, porque todo mundo aproveitava a vida e eu naquela mesmice, não porque não podia, era porque não me sentia bem fazendo as mesmas coisas, então era criado um dilema! Hoje dou graças a Deus de não ter que tentar provar nada dessas coisas pra mim nem pra ninguém e de ter passado da fase da “aborrescência”. Semana passada, numa conversa com uma amiga ainda estávamos conversando sobre como as pessoas querem fazer tudo antes do tempo, uma competição que não tem lógica de ser competida entre gerações. Grande parte das gerações mais novas querem parecer mais sábias e experts que as anteriores, não que isso seja algo ruim, mas que gera uma frustração maior e , é cronologicamente impossível obter experiências de vida a curto prazo. E, em contrapartida, as gerações anteriores querem parecer cada vez mais jovens, lutando contra o tempo com plásticas, botox e totalmente deformadas e sem expressão. É uma confusão social que a gente chega a desanimar de viver no mesmo planeta que esse povo! Tem hora que fico pensando em como serão os avós futuros? Cabelo branco, ruguinhas e óculos só nos álbuns de fotografias dos ancestrais??? É preciso muita paciência, mente aberta, poder de abstração e como você disse visão de raio X pra continuar sabiamente/sobriamente nesse mundo em que as pessoas estão cada vez mais insossas. E para isso paradoxalmente precisamos de tempo... de vida.
    Ótimo post e belo “poema” (não sei se você o chama assim)! Este é para uma profunda reflexão. E desculpe-me pelo tamanho do comentário e se saí um tanto do contexto.
    Abraçãozão! = *

    ResponderExcluir
  57. Ahh!! só mais uma coisa que me lembrei, certa vez estava trabalhando e uma senhorinha estava experimentando um óculos olhando para o espelho e soltou a seguinte frase:" é minha filha, a velhice é uma fábrica de criar monstros!". Putz! não falei nada ma aquilo me causou uma profunda indignação. Pode ser que eu estava no auge dos 18 anos mas ainda, após quase década, quando a vejo lembro desse comentário. Depois reparando-a melhor notei que parecia haver várias pláticas em seu rosto. A velhice, para quem olha do lado material, do de fora, é bem subjetiva.Não atiro pedras em telhados,sendo que o meu é de vidro. Mas até lá quero trabalhar bem o interior para não me preocupar tanto com o que há de fora.É só. ;D

    ResponderExcluir
  58. quanto tempo eu esperei por este blog.. rs
    e quando ele veio não me decepcionou, parabens Gessinger, pelos textos de excelente qualidade sempre!!

    ResponderExcluir
  59. Boa noite.
    Como velho fã de ambos – Engenheiros e Cidadão – estou super contente por poder prestigiar o show do Pouca Vogal aqui em Viçosa. Nunca aprendi muito da grandiosa arte da tietagem, mas adoraria ter uma oportunidade para tirar “um tikim” de fotos e bater “um dedim de prosa” com Duca e Humberto.
    Atenciosamente,
    Roney de Paula

    ResponderExcluir
  60. Humberto, como eu te envio uma musica? queria muito que você ouvisse...
    abs

    ResponderExcluir
  61. Curti: Anônimo disse...

    gostamos do HG porque pensamos como ele ou pensamos como ele por que gostamos muito dele?

    xD

    Nessa vida, na nossa aldeia, vivendo nosso es muss sein e o eterno retorno. Somos quem podemos ser.. os sonhos que podemos ter... o que conseguimos entender?

    ResponderExcluir
  62. Apoio demais o showzinho no DF citado acima =)
    Cláudia

    ResponderExcluir
  63. Comecei a ouvir engenheiros aos 13 anos (1994)com influências do meu pai.Naquela época achava que o HG um dia seria meu namorado.Hj tenho 29 anos formada em medicina e o HG está mais para meu pai e meu pai está mais para meu avô..Mas como toda mineira,ou melhor belohorizontina,agente gosta de coisas antigas,de tradições.Entrei aqui hoje,li e reli todos os posts.Alguns textos parecem aqueles que são colocados nas provas de vestibular que agente acha chato,não entende nada e ainda tem que adivinhar oque passa na cabeça do autor.Então porque continue a ler e ler e ler?
    Uma vez,em um show aqui em BH, perguntei ao HG porque ele nunca conversava com o publico e ele me disse "iceberg era o cara".E hoje ele conversa pelo twitter,tem um diário de bordo(blog), e ainda faz twitcam..E mesmo assim agente continua a ler,porque nunca se sabe oque passa na cabeça do autor..Acho que é pq queremos esquecer o que lembramos.
    Nós só queremos ler.Sem aprender oque os anos nos ensinaram,não queremos aprender o que sabemos ,não queremos nem saber..Sem motivos, nem objetivos..Estamos lendo e é só..Comentando e só.Será o blog ou twitter do meu amigo "Iceberg" uma prisão?Eu acho que sim, você finge que não

    ResponderExcluir
  64. "Não confundas a visão de raio X com os preconceitos de quem acha que já viu tudo. Este superpoder é mais facilmente desenvolvido por quem sabe que não sabe, da missa, a metade.
    perceber que "só sei que nada sei" eis ai a grande virtude do homen afinal "O superhomen supera a superfície, nós mortais viemos do fundo"

    ResponderExcluir
  65. "Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o".Buda.
    Desde o primeiro instante que me dediquei a apreciar e admirar o seu trabalho,pude perceber algo sui generis,e hoje,vivo com a convicção inabalável que você faz jus às palavras de Sidarta.Por isso,sempre será motivo de júbilo desfrutar de sua eloquência.
    Longevidade ao Rei Humberto Gessinger!
    Com carinho,
    Chun-Lí

    ResponderExcluir
  66. Humberto eu sou teu fã e não sei quantas pessoas tentam se comunicar contigo da mesma maneira que faço agora. Sou estudante de engenharia e já cheguei, na agonia de uns períodos atrás, a enviar e-mails perguntando às bandas se eu poderia viajar em turnê como roadie. Ser músico é um sonho antigo, apesar da minha idade.

    O tempo passou e eu consegui comprar uma guitarra descente e gravar, na raça, uma demo. Não espero ser prontamente compreendido por alguém que admiro, mas gostaria muito que você ouvisse. Postei-as agora a pouco nesse endereço www.myspace.com/vorttice. Tenho um blog também que não costuma ser muito visitado. Seria uma honra ter algum dos meus textos lidos por você. www.blogspot.com/nenhumaterra.

    Fico feliz por ter encontrado o teu blog. Abraço Humberto. Bom poder entrar em contato contigo.

    ResponderExcluir
  67. E de tanto pensar, o homem se descobre não sabendo o que pensar! Se ele pusesse os olhos nas costas do pensamento, viria o firmamento que se esconde atrás da escuridão.
    Refletir além de ser uma filosofia é, sem dúvida, uma arte!

    Parabéns, vc é um ser inconfundível.....e pensante d+++!!!!
    Xêro......
    @JessicaNuvens

    ResponderExcluir
  68. Não tem como não se arrepiar ao final deste poema.
    Incrível!!!

    ResponderExcluir
  69. Lindo texto.
    Tenho adaptado as músicas dos EngHaw para quadrinhos. Visitem e divulguem, por favor:

    http://diegomirandaarts.blogspot.com/2011/11/01-quadrinhos-hawaianos-parabolica.html

    ResponderExcluir
  70. "Tempo... tempo... mano velho"...
    "Compositor de destinos
    Tambor de todos os rítmos
    Tempo tempo tempo tempo"...
    "Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou, mas tenho todo o tempo do mundo... Temos nosso próprio tempo"...
    "Num piscar de olhos tudo se transforma, tá vendo? Já passou"...
    TEMPO... um tempo para cada fase... não sendo um mais desimportante que o outro... e sim base para o tempo que virá...
    Te espero em Tiradentes nesse sábado Gessinger...
    Beijos, fica sempre com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  71. Descobri o blog essa semana...e adorei!!
    Apos ler todos os posts fiquei ainda mais sua fã.
    Sua percepçao de mundo é incrivel, e a forma como vc transmite isso atraves de palavras é sensacional!
    HUG!

    ResponderExcluir
  72. Minha admiração por ti envelhecerá comigo.
    Hoje a visão de raio X que contemplo são as marcas dos meus 33, o que fazer com estes números? Ou melhor, o que eles fizeram comigo?

    ResponderExcluir
  73. Cara nem tem palavras para expressar a admiração que tenho por ti...
    Cresci no alto das MONTANHAS...
    mas PRA SER SINCERO ...
    Vivo em uma TERRA DE GIGANTES...
    buscando NOVOS HORIZONTES....
    mas ANDO SÓ...
    pois sou apenas O Exército De Um Homem Só...

    ResponderExcluir
  74. "A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes...As revistas,as revoltas,as conquistas da juventude,são heranças,são motivos pras mudanças de atitude...E por mais que a gente cresça,há sempre coisas que a gente não pode entender"(Terra de Gigantes)."Não sei a soma exata,só a ordem de grandeza,não sermos literais às vezes faz nossa beleza,às vezes faz nossa cabeça um par de olhos,um pôr de sol,às vezes faz a diferença"(Sei Não).
    Grata por mais um post em Perfeita Simetria:"o teu maior defeito talvez seja a perfeição e tuas virtudes talvez não tenham solução".
    Com carinho,
    Chun-Lí

    ResponderExcluir
  75. E eu nunca me canso de te ouvir,ler,ver...Sempre perfeito!Adoro-te!!!
    Medo de envelhecer?Nunca!
    É magnífico perceber como contagiei meus irmãos caçulas com o som dos Engenheiros,é bárbaro ouvir o celular do meu filho de 13 anos chamando ao som som de Infinita Highway.
    Putz... e qdo ele quer me provocar então,põe o fone no ouvindo e diz "Tô ouvindo Pouca Vogal e vc não!rsrsrs
    Estamos envelhencendo sim,mas e daí?Não é só o tempo que deixa marcas em nossos rostos.Qtas marcas estamos deixando pelo tempo...
    Bah 1:Muita inveja de como vc escreve sempre lindamente.
    Bah 2:No meu caso o apropriado seria algo do tipo,"uai","vixe"...sei lá,alguma mineirice,mas não resiti e roubei seu "Bah".rs

    ResponderExcluir
  76. Essa post tinha mesmo que ser justo no mês do meu aniversario!! Legal demais,! Valeu Mestre estava precisando ler isso! Abraçooo
    Júnior

    ResponderExcluir
  77. "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"Assim,como você!
    Sua fã de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  78. "porque paga com silêncio
    o que lhe cobram as palavras"..isso resume tudo,
    e pra mim para se resolver esse tal X, é simplesmente as pessoas perderem o medo de ver alem da mascara, de ir após a curva, de viver além da vida..

    ResponderExcluir
  79. Gessinger, eu sou sua fã de S. Paulo e estive em dois de seus shows aqui nesta "terra de gigantes". Seu texto sobre envelhecer é digno de ser partilhado em todas as rodas academicas que frequento (sou aluna de psicologia). Não perco a chance de citar suas frases nos meus seminários, pois elas refletem muito de nossa condição ôntica e ontológica. Mas gostaria de fazer uma pergunta se não for indiscreta: vc leu Heiddeger? Pergunto isso pois percebe diversas convergências entre o que você escreve e as idéias do Filósofo.Grade abraço e parabéns pelos livro.

    ResponderExcluir
  80. mto bom esse texto!! Lol
    Continue nos trazendo um pouco d filosofia HG!!!
    Pra mim esses textos são filosofias de vida...

    ResponderExcluir
  81. Poeta? talvez...Gênio? Certamente...minha adolescência...minha juventude...minha vida...
    Lições de vida...reflexões...Coisas que não se fazem mais nos dias de hoje. Em Patos de Minas dia 14/01....show

    ResponderExcluir
  82. gu67uihjkkdehlllllllk2334565

    ResponderExcluir
  83. Fernanda de Avila6 de maio de 2012 19:35

    Estava relendo o blog e...
    Achei uma música na sua primeira infância? Parte dela? Rabiscos na parede da caverna digital: "um travesseiro com teu cheiro..."
    Que demais! Parece que foi em outra vida que li o post pela primeira vez.
    Acho que a internet andou me emburrecendo. Se tivesse lido o trecho em um livro, (desses de verdade, de papel), provavelmente não teria esquecido tudo tão completamente e tão rápido.

    Eu nem devia estar comentando, tanto tempo depois da postagem do texto, mas estava dando uma lida enquanto meu NEdH não chega e fiquei surpresa, tanto pela 'descoberta' quanto pelo esquecimento que a antecedeu.

    ResponderExcluir