Retrato numa Polaroid

            Li em algum lugar (argh que maneira insossa de começar um texto) que a barra de metal que determina o tamanho exato de 1 metro e é guardada a 7 chaves num instituto francês está diminuindo. Não, espera! Acho que é a medida do kilo, guardada em algum museu americano que está perdendo peso. Não, não, nada disso... lembrei: foi minha mãe que ouviu na TV a tese científica de que o tempo está passando mais rápido! Que isso seja um sentimento, entendo, mas... tese científica? Será?
            A prova irrefutável de que (o meu) tempo tem passado mais rápido é a quantidade de projetos em andamento que tenho. Empilhados numa gaveta mental. Outra pilha, esta digital, é formada por solicitações que recebo por email. Entrevistas, depoimentos, participações musicais e literárias, etc... Difícil confrontar com todas estas urgências o sagrado tempo do ócio criativo. Mais ainda para um  capricorniano cristão fazedor.
            Recebi o formulário abaixo de um jornal, com a palavra URGENTE em maiúsculas no título do email. Parecem simples estes pingue-pongues,  perguntas e respostas curtas. Esta aí a armadilha das tentativas de resumir em uma palavra coisas como "qualidade" e "defeito". Para o leitor são divertidos, não posso negar.
            Me impus a disciplina de responder os emails por ordem de chegada. Por isso, demorei 3 dias para mandar as respostas ao jornal. Bem depois do prazo. Não sei se será publicado... 

Nome: Humberto Gessinger. É tudo. É só. Sem pseudônimo.
Local e data de nascimento: Porto Alegre, 24 dezembro 1963, 18h30min.
Signo: Capricórnio.
Maior qualidade: Timidez.
Maior defeito: Timidez.
O que toca no teu Ipod: Obscuras bandas de rock progressivo dos anos 70.
O que gosta de comer:  Chocolate.
Cor preferida: Azul.
Perfume: Não uso perfume. Adoro incenso de canela.
Mania: Sou maníaco por algumas marcas, mas não vou fazer propaganda delas aqui (hehehehe).
Nas horas de folga: Jogo tênis.
Último filme que foi ver no cinema: Nem lembro. Deve ter sido pra levar minha filha, quando era criança.
O que mais aprecia nos amigos: Fidelidade.
O que te decepciona:  Lixo jogado no chão. Mentiras jogadas no ar.
Ideia de felicidade: A mente quieta e o coração tranquilo.
Significado de família: Um berço, um colo, carinho e proteção.
Se não fosse você, quem gostaria de ser: Goleiro do Grêmio. Cabeludo, usando bandana, fazendo milagres e tomando alguns frangos.
Qual a melhor maneira de defini-lo: Aprendiz de música.

16out2011 

41 comentários:

  1. Maior qualidade:Timidez
    Maior defeito:Timidez
    KKKKK,digo o mesmo Humberto!

    ResponderExcluir
  2. O segredo é manter a mente quieta e o coração tranquilo! ^^

    ResponderExcluir
  3. Humberto Gessinger, sou teu fã cara, aew galera e 1berto entrem no meu blog http://acertando-no-errado.blogspot.com/ to criando ainda mas ta dahorinha ja!!!

    ResponderExcluir
  4. Ideia de felicidade: "A mente quieta e o coração tranquilo."

    E ainda me perguntam o por que do amor que eu sinto pelo cara branquelo, cabeludo, barbudo de olhos azuis...
    Bom domingo! @simone_hg

    ResponderExcluir
  5. O que te decepciona: "Lixo jogado no chão. Mentiras jogadas no ar."

    "As mentiras da arte são tantas..São plantas aritificias. Artifícios que usamos para sermos ou parecermos mais reais." ♪

    Odeio as pessoas que jogam lixo no chão. Quando as pessoas vão se tocar e não sujar as ruas que vivem?

    ResponderExcluir
  6. Meu poeta! enquanto vc existir nunca te abandonarei!
    @herbertt21

    ResponderExcluir
  7. lembrei de uma conversa c duas amigas...em 2008, após 8 horas de espera (uma espera prazerosa) e vencido minha timidez p conseguir um autografo seu...a 1ª frase q veio foi: "ele não usa perfume"...comentario bobo, mas tem um sentido p mim....

    ResponderExcluir
  8. Aprendiz de música = modesto.
    Quanto à parte de ser goleiro, ri muito! "Tomando alguns frangos", afinal, temos que ser realistas né?! Abraço Gessinger!

    ResponderExcluir
  9. Ao terminar de ler o texto fui tentar "classificá-lo" em alguma categoria... estranhei que a que mais tinha sentido para mim não havia sido marcada por ninguém... subjetivo demais! Ainda acho que um dândi ficou revoltado com esse post, tem mais coisas nesse retrado do que eu tenho em um álbum inteiro.

    Beijooos Gessinger
    Obrigada por alegrar meu domingo com sua "presença" por aqui...

    ResponderExcluir
  10. Bate papo estilo ping- pong, nesses momentos que o tempo anda mais rápido, onde os metros se encurtam, os kilos perdem massa, e as perguntas se repetem, parece uma boa forma de acompanhar as velocidades da comunicação com a sensação de "algo rápido para ler". E alem de ser empolgante pra quem curte um bate papo " na lata". @ lolaaaaa_m

    ResponderExcluir
  11. Palavras ao ar, ao espaço ou à tela sempre tão mais fáceis de arremessar, sempre tão mais difíceis de resumir. Sempre tão densas, nem sempre tão delimitantes... Diz o poeta que guarda a timidez, diz que a espalha, diz que ela o liberta, diz também que é prisão... Recolhe pedras e sorrisos falsos e refaz a construção, da agressão que vem do outro, do invejar que é tão pouco, perto do colo que o acolhe, perto do tempo que nele escorre...
    Palavras de um poeta caprichoso, capricho das palavras que não o lançam em desconstrução, na palma da mão um rito de destino, que não é sígno, nem data, nem nascimento, que é feito de leitura, de família, de caprichosas manias, que o tempo que passa faz construir...

    @NoiteDeOutroDia
    http://noitesdeoutrosdias1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. bah, Aprendiz de música.

    ainda tenho esperanças então.. aprendendo a tocar jingle bells com as duas mãos na aula de piano e me achando a mais coordenada do mundo por isso..

    viva a ilusória felicidade instantânea..

    ResponderExcluir
  13. Menos é mais!

    Tuas respostas sobre família,felicidade valem por uma tese.!

    jeanmarcel22 enghaw

    ResponderExcluir
  14. Quando li goleiro do grêmio, me lembrei do Mazaropi. Gritava palavrões a partida inteira. Nunca vi um jogador tão desbocado! hahahaha...

    ResponderExcluir
  15. Depois que inventaram esses artificios sociais na internet, tais como, Twitter, Blog e afins eu posso ter a oportunidade de acompanhar meu mestre de perto, mesmo que virtualmente. Cara eu sigo teus passos desde que eu me entendo por gente, quando vc surgiu na musica eu tinha 5 anos e eu lembro q minha mãe escutava algumas musicas de engenheiros do hawaii (ela tambem é de 1963), bastou isso pra eu ser Fã-nático, não so pela banda Engenheiros do Hawaii, Gessinger Trio ou Pouca Vogal, más pela pessoa que é Humberto Gessinger. Vc é o mestre.

    ResponderExcluir
  16. ELES DIZEM:- TEMPO É DINHEIRO!
    EU DIGO:-TEMPO É SABEDORIA!
    Me preocupa a perda do tempo precioso seguido da perda dos nossos neurônios preciosos do bem.rs
    Corre...ainda dá tempo de ser goleiro! Vai me fazer rir pra passar o tempo!
    Tua maior qualidade é Ser um grande Músico!
    Teu maior defeito é o de não me dar resposta no twitter(Nem sei se vc viu ou se não teve tempo) rs
    Te dou um conselho mantém o coração tranquilo em meio a tantos compromissos, críticas e elogios!
    Tua timidez nos faz muito bem, tua voz e tuas palavras pra nós são urgentes... Tempo é Música e poesia! Gracias!

    ResponderExcluir
  17. se era pro jornal, e vc levou tres dias a responder...e se, simultaneamente postou aqui, de certo que não mais será publicado...afinal, ja está na rede!!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  18. Violões + Gaita ou Overdrives + Baixos insanos. Urgência. Musicas novas. Urgência Humberto. Urgência!

    ResponderExcluir
  19. Nossa sou completamente fascinada pelo Humberto, minha paixão musical!!!!!!!!
    Não existe melhor.

    ResponderExcluir
  20. Adorei 'Betão'!
    Quando a gente faz o que gosta,a timidez é quase imperceptível,assim é no teatro assim é na música e nos shows você não mostra nem um pouco de timidez,amo tuas brincadeirinhas no palco!
    De cada show voltamos mais felizes,seja pelas canções maravilhosas, como pela tua simpatia que nos faz pedir bis,bis,bis! u.u
    É por isso e por tudo mais que amo,amo e amo você! =D <3

    Ah... e não entre no facebook não é muito "nada ver",e além do mais tu vai ficar sem tempo pra responder à nós no twitter,fique só com ele mesmo é 1000 vezes melhor! Beijos

    ResponderExcluir
  21. É isso aí, HG. E nós somos o exército de 1 homem só.
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Humberto faz parte da minha vida desde que tinha uns 10, 11 anos de idade - estou com 32, e muita coisa que acontece comigo, relaciono ao vejo em suas musicas. Muita coisa que acontece agora era escrito na década de 90.
    Gostaria muito que os jovens de hoje - que vale ressaltar: sao muito diferentes dos jovens nascidos em 70 e 80 - tivessem ídolos. Pessoas inteligentes que servem de exemplo para toda a humanidade. Humberto, você merece ser canonizado, Deus te proteja e te ilumine sempre.
    Obrigado por existir e por me ajudar tanto no meu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  23. Grande HG!
    Às vezes é bom olhar no espelho e, com humildade, entender que "tua maior qualidade e o teu maior defeito são irmãos siameses", como já dizia um certo compositor...
    Estranho mesmo é encontrar em carne e osso essa figura que antes apenas conversava comigo pelos fones de ouvido e pelas páginas dos meus dois livros de cabeceira favoritos... surreal!
    De vez em quando fico repassando a cena. Fiquei com a mesma boa-sensação-estranha da Nayana, "ele não usa perfume"...

    Essa história de Facebook... sei não. Mas faça o que der na telha! Nem votei em nenhuma opção porque sei que tu só vais entrar se quiser mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Interessante o post ping-pong, Humberto.

    Só um aviso de typo: insenso/incenso.

    Mta força pra vc! Abç

    ResponderExcluir
  25. Repito cada palavra da Fernanda :)

    ResponderExcluir
  26. Incrível como você conecta as coisas e nos ensina a ver tudo com outros olhos, até um bate-papo pingue-pongue.
    Ótima semana, forte abraço!!!!

    ResponderExcluir
  27. 1Berto,

    Você poderia dizer quais são as "obscuras bandas de rock progressivo dos anos 70"?

    Eu também gosto dessas bandas que "ninguém conhece" dos 70's e queria ver se (des)conhecemos as mesmas bandas...

    Grande abraço,

    Diego

    ResponderExcluir
  28. Outro dia (argh que maneira insossa de começar um comentário)vendo sua twitcam tive um dos meus momentos psicóloga e comentei 'ele é tímido' cheguei a dizer que você parece querer se esconder atrás dos instrumentos, como na última, enquanto falava seus dedos corriam sem parar sobre o piano... Por que disse isso? Não sei. Na verdade acho que sei. Eu sou assim! E seria muito bom ver um pouquinho de Humberto Gessinger em mim. É confortante saber que meu defeito é o defeito e a qualidade de alguém que admiro tanto. E é verdade. Ela pode ser ambos realmente. Falar Pouco... Vantagem: já fui salva várias vezes por guardar meus pensamentos inoportunos. Desvantagem: já calei pensamentos quase brilhantes. Minhas composições só foram ouvidas por uma pessoa. Aliás, por duas, eu e mais uma... Vantagem: Só recebi criticas e elogios de uma pessoa. Minto. Duas. Desvantagem: Só recebi criticas e elogios de duas pessoa.
    Obs.: Falo pouco, escrevo muito (É liberativo). Vantagem: Boas notas nas redações. Desvantagem: Duas horas para comprimir uma idéia em 140 caracteres (geralmente desisto).
    Pensei e, sem saber se deveria guardar meus pensamentos inopotunos, pergunto: o que você quer dizer com capricorniano? Desculpe, mas sempre que ouço alguém falar que é de algum signo fico pensando, será que ela quer dizer que acredita no que dizem os jornais, revistas e blogs sobre isto ou há algo mais?! Ou algo menos?! E você Humberto, o que quer dizer?

    Na verdade, tanto faz...
    Pra que definições?
    Importa que você é você.
    E isso é tanta, mas tanta coisa...

    Simplesmente,
    Obrigada por existir.
    Assim, sem mais nem menos,
    Um paradoxo capricorniano cristão fazedor...
    Aprendiz de música???
    Realmente, abandono as definições personalizadas.

    E deixo um grande abraço!

    ResponderExcluir
  29. A cada dia aprendendo mais um pouquinho de humildade contigo!

    A mente quieta e o coração tranquilo... um trabalho pra vida inteira ou pra várias vidas inteiras... um dia chego lá.

    Abração!

    @ophilosopho

    ResponderExcluir
  30. Se ainda és um aprendiz da música e melhor parar por aí, pois se aprenderes um pouco mais, terás o inevitável futuro de criar uma seita musical! Rowwwww. @ramonhaws

    ResponderExcluir
  31. Priscila de Souza Gomes17 de outubro de 2011 12:32

    Boa Tarde Humberto,

    Você é fantástico, cresci ouvindo suas musicas através do meu pai, e desde então nunca parei! Rs
    Senti falta de shows no Paraná na sua agenda, sou de Maringá e o show do Pouca Vogal do ano passado deixou saudades.
    Mandei um pedido especial no e-mail da Estreia produções, espero que analisem com carinho e se puderem entrem em contato comigo!
    Parabéns pelo trabalho!

    Att.

    Priscila de Souza Gomes

    ResponderExcluir
  32. INTEMPESTIVO

    Nelci Nunes - O FALADOR.

    O tempo, de todos; indiferente, abusa.
    É voraz, feito idiotas, seguimos iludidos,
    Fiados na idéia de que gastamos o tempo.
    Não nos resta tempo para nada; porém...
    Guardado no silêncio, o tempo corroe.

    Este é o ano da Graça do Nosso Senhor,
    Dia do esperma inválido, cambeta;
    Benefício do despreocupado prazer.
    Embora quisesse negar a alguém,
    A vontade anômala de se esbaldar
    [de vida em vida.

    Tomo Coca-Cola com café,
    A mãe do Red Bull com wisk.
    Inspira-me à reviravolta do desatinado juízo,
    Soltando o incrédulo súdito do tempo,
    Este meu outro eu mais realista.

    Pinga Fogo, cai verso, quebra lira.
    Nova dose de álcool, passageira alegria,
    Vem a noite grávida de mais um dia,
    Levando consigo cáusticos amores.
    Logo, serei o mais novo dono do meu ser.

    A realidade me assombra; xô vida real!
    Vou ao boteco das ilusões golear mais sonhos;
    Para qualquer dia poder empenar o pé na estrada.
    Caso alguém me encontre, não será coincidência;
    Fui eu que, por muito descuidar; deixei em casa as asas.

    Vem sangue da televisão vazia, gastança, vida difícil, realismo.
    Sigo sob o tempo, acostumado a me acostumar com isso.
    Percebo que não há terror em errar algumas, muitas vezes;
    Antes de ser flagrado em incondicional e eterna rigidez.
    Deixo estes versos a revelia, já desgastados pelo tempo...

    Também gosto de James Joyce e Thomas Mann, ambos para serem lidos sem qualquer pressa. Algum dia relidos por acaso. O tempo e o vento, de Erico Verissimo, a saga mais emocionante...

    ResponderExcluir
  33. O que te decepciona: Lixo jogado no chão. Mentiras jogadas no ar.
    Ideia de felicidade: A mente quieta e o coração tranquilo.

    baah, as vezes nós temos algo em comum com os ídolos que não é apenas a música.
    nunca gostei de fazer esses ping pongs, e acredite, se vc entrar no facebook vai receber MIL convites para fazer eheheheh

    ResponderExcluir
  34. Aaaah Humberto Gessinger, em todo show seu que eu vou grito pedindo sua gaita (e sempre acho que você ouve) e pode ter certeza que dia 19/11 em Tiradentes-MG estarei lá, se DEUS assim permitir, para ouvir e cantar suas canções e claro, só para não perder o costume, pedir sua gaita... espero que dessa vez tenha a oportunidade de pedi-la pessoalmente...
    Quanto ao tempo... num piscar de olhos... tá vendo? Já passou...
    Fique com DEUS!
    Bjjoks =)

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Uau, perdi até o fôlego lendo. Parabéns!
    Tani Kronbauer
    25 anos
    joinville sc
    @tani_kronbauer

    ResponderExcluir
  37. Confesso que morria de curiosidade em perguntar qual perfume você usava...Curiosidade boba, mas é que sou muito ligada em cheiros. Obrigada questionário, é bom saber algumas coisas de um cara que você admira e que possivelmente não saberia de outra forma! rs

    "O que te decepciona: Lixo jogado no chão. Mentiras jogadas no ar."
    Me identifiquei demais com essas palavras...

    E é bom demais ver que meu grande ídolo preza tanto a família!

    Um grande abraço!

    @mazinhacr

    ResponderExcluir
  38. Uma das virtude do humberto moderno é a aproximação que nós fãs ganhamos. Massa demais

    ResponderExcluir
  39. Boa forma do humberto nos aproximar dele, com o blog e o twiter. Vcs obseram que ele está cada vez mais próximo de nós.

    ResponderExcluir