P(*)EMAS C(*)M N(*)TAS DE R(*)DAPÉ - 3


Antes de começar o post (não, isso não é um início de post)
gostaria de agradecer as mensagens que recebi
no twitter @1bertoGessinger e aqui, no blog.
Pelo visto não fui o único a aprender
aquela matemática a que me referi na primeira postagem.
Há outras pessoas para as quais uma perda de tempo ao quadrado
tem sido um ganho... de tempo.
O que me faz pensar num novo slogan utópico:
"Hey, Vamos Perder Nosso Tempo Juntos!".
Ops, já estou extrapolando. Papo pra outro papo.
Agora, sim, inicia o post:

PERGUNTAS QUE SONHEI RESPONDER
RESPOSTAS QUE ESQUECI AO ACORDAR

Por que pessoas que adoooooram minhas letras
vivem mandando letras pr'eu musicar?

Será verdade que Ela não gostou do meu dente de ouro?

Se são as pessoas mais escrotas
que estão acertando profecias
o mundo está ficando mais escroto?

Por que Ela não gostou do meu dente de ouro?

Qual é a droga que salva
qual é a dose fatal?

Alguém pode mudar de opinião sobre um dente de ouro?

Onde estão os caras
que desmaterializavam
moedas de 10.000 reais?

Se as moedas acima fossem de ouro, quantos dentes dariam?

A vida é muito curta para vivermos sempre
com o mesmo corte de cabelo
ou
curta demais
para experimentarmos outros cortes?

Vale a mesma resposta para relacionamentos amorosos?

A vida é muito curta para torcermos só para um time
ou
curta demais para torcermos por vários times?

Vale a mesma resposta para relacionamentos amorosos?

-Qual seu prato preferido?
-O que estiver mais perto.
(sonhei com esta resposta a vida inteira
mas quem a encontrou foi H. D. Thoreau)



PARA QUEM TORCE ESTE GREMISTA?

no Rio, torço pelo Botafogo
três times tive nas Gerais
em São Paulo já torci para todos
em tempos que não voltam mais

sou River Plate na Argentina
no Uruguai sou Peñarol
torço pela paz na Palestina
pois nem tudo é futebol

vai pro Hamburgo minha torcida
se o jogo é na Alemanha
torço pro touro ficar parado
nas arenas da Espanha

na NFL sou um Viking
da NBA só vejo o fim
no baseball fico torcendo
pra ninguém cuspir em mim

no box torço pras meninas
que desfilam no intervalo
torço pelo nome mais estranho
nas corridas de cavalo

para o juiz torço o nariz
é assim nos quatro cantos
torço pro pessoal do auditório
ganhar do Silvio Santos

no tênis torço sempre
para quem está perdendo
se tá legal o jogo
o melhor é seguir vendo

se não sei do que se trata
torço pro uniforme mais bonito
na Fórmula 1 escolho o piloto
do país mais esquisito

na quadra ou no campo
no ringue ou na pista
na geral e na real
torce muito este gremista!


(*) Quando Cauby Peixoto era o cantor mais famoso do rádio brasileiro, ele frequentemente tinha as roupas rasgadas pelas fãs. O fato de seu empresário desfazer as costuras dos ternos para que cedessem mais facilmente não deslustra o brilho do astro. A singeleza do truque revela bastante a respeito do marketing da época. Comparado aos dias que correm, parece canhestro. Mas, ao contrário das aparências, pouco mudou na essência. Por mais que os profissionais da área inventem novos termos, por mais que se amplie a escala, segue sendo o mesmo processo. Novos termos, ternos velhos. Uma navalha ou um canhão, um torpedo ou um beliscão, propaganda segue sendo a arma do negócio.

Conheci um cantor que escondia o time para o qual torcia. Queria agradar a todas as torcidas. Na verdade, não queria desagradar a ninguém (o que é bem diferente). Depois que o time dele começou a se dar bem, ele assumiu e até virou um porta-voz oficialista do clube. Deve ter calculado que valia a pena. Mesmo chegando atrasado.

Esconder o casamento (ou o homossexualismo) também já fez parte da cartilha marqueteira. Hoje, nem tanto. Taí uma coisa que os frenéticos tempos que correm (e correm demais) têm de bom: não dá tempo para mentir. Agora que tudo está exposto, não há tempo perdido, não há tempo a perder.

Segundo Abraham Lincoln, pode-se enganar muita gente por pouco tempo ou pouca gente por muito tempo, mas é ímpossível enganar todo mundo o tempo inteiro. Hoje, muito tempo são quinze minutos. Com a exposição total de tudo-o-tempo-todo, é impossível CRIAR um personagem. O máximo que se pode fazer é SER um personagem. 24h por dia. Qual a diferença entre criar um personagem e transformar o que já somos em personagem? Taí um papo pra outra hora. Com a palavra, os psicanalistas e as revistas de fofoca.

(*) Se é pra ser sincero como não se deve ser, conte comigo. Sempre fui explícito quanto às minhas preferências. Por mais fora de moda que pudessem estar. Nunca quis ser parecido com os cadernos de cultura dos jornais. Não me interessa quais são seus filmes da semana, bandas do dia, livros do mês. Nada de heroismo aqui: talvez eu seja assim mais por preguiça do que por virtude.

Sou melancólico por natureza. Ver a manada sair da mesma sessão do mesmo filme para entrar no mesmo restaurante e pedir o mesmo prato que será saudado com os mesmos adjetivos depois de ser pago com um cartão de crédito da mesma marca me deixa ainda mais melancólico.

Na sinuca, quem só vai na bola da vez corre menos riscos. Menos risco de ser feliz, por exemplo. Parece que pra mó-galera é suficiente seguir o que outros fizeram para chegar onde outros chegaram. Melancólico.

(*) No tênis, é comum a torcida pra quem está perdendo. Fica a dúvida: por compaixão ou para ver mais jogo, mais sangue? Não é o relógio, são os pontos que definem o fim do jogo. Isso quase inviabiliza o esporte pra TV (o volei já mudou algumas regras, se formatou). Não dá pra fazer cera nestes esportes. E se o cara que tá ganhando de 6x0 6x0 5x0, 40x15 uma final de Grand Slam tiver uma diarréia? Se começar a chorar como Ivanisevic a um ponto do título de Wimbledon? É... como dizia Chacrinha, "só acaba quando termina".

(*) Num dia desses, minha andança por POA coincidiu com o horário de saída de um colégio. Crianças invadiram a calçada enquanto eu passava. Algumas ficaram me olhando fixamente. Na verdade, olhavam para meus cabelos. E riam. Saquei que elas nunca tinham visto um cara cabeludo! Estranho é que havia, entre as crianças, vários moicanos. Fala um pouco a respeito do nosso tempo o fato deste corte de cabelo complexo, que necessita aditivos químicos para dribar a gravidade, parecer mais natural às crianças do que cabelos que... simplesmente... naturalmente... crescem.

(*) A etimologia das palavras geralmente revela histórias bacanas. Dizem que "encrenca" vem do alemão:krank significa "doente". No Brasil do final do século 19, ein kranke era como as prostitutas de origem européia se referiam a clientes com doenças venéreas. Uma encrenca.

Outra história famosa, a que diz que "enfezado" vem de "fezes", é engraçada, mas parece não ser verdadeira. A raíz latina seria infenso (ser hostil a).

A origem de "torcedor" não tem muita graça. Torquere, em latim, significa adulterar, desvirtuar. "Torcedor" seria quem deforma, modifica, a realidade em favor de sua paixão. Cá pra nós, meio chinfrim esta etimologia, né? Para descrever uma paixão, seria melhor que a palavra tivesse um pedigree mais heróico. Por isso resolvi criar um novo passado para ela. Me digam se ficou legal:

"Thor, aquele dos raios e do martelo, é o mais forte entre os deuses no paganismo germânico. É assim que gostaríamos de ser para ajudar nossos times: Thor ser, torcer!"

Que tal? Putz, que merda... horrível! Peço desculpas. A etimologia inventada ficou tão ruim quanto a real. Vamos ficar com esta, então. Pelo menos ela é... é... real.
28jun2011

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. meio
    forçado
    o trocadilho do
    Thor...ser
    cer

    (risos)

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Adorei o seu hino de torcedor. Tb tenho uma esquisitice: torço p o time que está perdendo. P evitar a fadiga, prefiro que empatem, mas c estilo.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado como todo mundo tem um jeito esquisito de torcer (pelo menos em algum momento)... Nos jogos entre seleções, sempre escolho a de uniforme diferente... Nesse critério a Nova Zelândia é campeã, uniforme preto com uma pena branca no peito...


    Valew!!!

    ResponderExcluir
  5. Entre duas verdades, escolho a mais sincera.

    ResponderExcluir
  6. Thor na verdade é da mitologia nórdica e não germanica... hehehhe

    ResponderExcluir
  7. Grande dom esse que tenho de conhecer, coisas interessantes quando elas já estão no meio do caminho... acabo sentindo saudades nostalgicas do que não vi, do que não li... estou descubrindo esse blog aos poucos sempre com sabor de quero mais... estou amando essa visita aos seus post antigos, misturando-os com o atuais...

    Até mais,

    ResponderExcluir
  8. Esse trocadalho nao foi do carilho. ;P

    Ja que o tempo eh meu, perde-lo em suas linhas nunca foi tao proveitoso. Ja ganhei a tarde (e alguns bons sorrisos).

    (*) O meu mal vai alem, por preguiça deixo de conhecer ate aqueles que tenho vontade. Acredita que conheci Belchior somente ha alguns poucos anos. Mas o tempo sabe o que faz, se tivesse sido antes lhe trocaria por ele, numa boa. Mas todos esses anos nossos (so quem quer ser intima. rs - eu como admiradora, voce como admirado -) nao permitiram, nao.

    ResponderExcluir
  9. Torcer é um hábito tão comum quanto respirar. Num dia mais espírito de porco, tu torce pra dar errado. O cara errar a pergunta e perder um tantão de Reais, o cachorro não conseguir cagar, o skatista errar a manobra. Num dia complacente, tu torce pro Datena pagar os tantões de Reais ao cara que acertou a pergunta.
    Eu torço sempre contra o Flamengo, por torcer sempre pelo Vasco. Num Djoko x Nadal, torço sempre pra ver um grande jogo. Na F1, torço pra não haver outro Ayrton Senna, do tri e da tamburello.
    Torço por um disco de inéditas dos Engenheiros, com a formação dos discos no gerúndio. Vou seguir torcendo.

    ResponderExcluir
  10. Torcer é um hábito tão comum quanto respirar. Num dia mais espírito de porco, tu torce pra dar errado. O cara errar a pergunta e perder um tantão de Reais, o cachorro não conseguir cagar, o skatista errar a manobra. Num dia complacente, tu torce pro Datena pagar os tantões de Reais ao cara que acertou a pergunta.
    Eu torço sempre contra o Flamengo, por torcer sempre pelo Vasco. Num Djoko x Nadal, torço sempre pra ver um grande jogo. Na F1, torço pra não haver outro Ayrton Senna, do tri e da tamburello.
    Torço por um disco de inéditas dos Engenheiros, com a formação dos discos no gerúndio. Vou seguir torcendo.

    ResponderExcluir
  11. Cara eu espero um dia poder te conhecer..não pra pedir autógrafo ou tirar uma foto, mas pra poder conversar com você. quando vejo vc cantando enxergo sua alma ou a parte mais indignada dela rs.
    Bom então venha mais vezes pra São Paulo rs!

    ResponderExcluir
  12. Taí uma mania que todos tem, não conheço uma pessoa que não torça pra alguma coisa. Torcer pro time, torcer pro amor, torcer pra derrota alheia, torcer pra Deus existir, torcer pra viver mais, torcer, torcer, torcer... acho que só restou isso pra gente

    ResponderExcluir
  13. Fаntаѕtic websitе you hаve heге but I wаs curious if you knew of
    any dіsсussion boarԁѕ thаt cover the ѕаmе
    topics disсussed heгe? I'd really like to be a part of online community where I can get feed-back from other experienced individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Bless you!

    My website :: V2 Cig Review

    ResponderExcluir
  14. I love the actual odоurless technοlogу utіlized in
    Bull Light uр e cigs. They maу be completеly ԁiffеrent
    from tyрiсal cigs. They aгe еasy to use,
    lightweight, аnd аlso, аre aνailable in different tastes.
    Isn't this amazing!

    Also visit my web blog ... http://wordpress-takeyana1.dotcloud.com/members/aileenorr/activity/205526

    ResponderExcluir
  15. Ηello іt's me, I am also visiting this web page on a regular basis, this site is truly pleasant and the visitors are genuinely sharing fastidious thoughts.

    My site :: Silk'n Senseрil Review

    ResponderExcluir
  16. I haѵe tгiеd prеtty muсh evегy kinԁ of e-сig on the market.
    I can honеѕtly explain hoω Gгеen Light up is the best
    one! I use to ѕеll e-cigs, and afteг going thrοugh a ton of difficulties,
    I rеаlized I was sellіng сrap. Greеn Smoke has done
    thеir hоmeωork. Sіmply no leаks,
    absοlutеly no dеаd electriс batteries and atomizегs.
    Adԁitionally, the poωer packs last foreѵer betωeen chаrges.
    I loѵe Eco-friendly Smoke а gгeаt ԁeal, ӏ out оf stock my business and havе
    beсome a sales person. for thеm.
    It really is Greеn Ѕmoke сigaretteѕ fοr me сompletely!


    Look аt my websіte; socialbook.fr

    ResponderExcluir
  17. Mу buddies anԁ I love these electroniс cigarettes

    my webѕite; www.fameb.ufba.br

    ResponderExcluir
  18. Hello there! This artiсle could not bе wrіtten any better!
    Reading through thiѕ post гeminds me of my pгeviouѕ
    roommate! He cοntinually kept tаlking аbout thіs.
    Ӏ am going tо send this artісle to him.
    Fairly certain hе'll have a good read. Thanks for sharing!

    My site ... www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  19. I fοund your neat web site on linkеdin & we have beеn
    happу you've coupons

    Review my homepage ... green smoke coupon codes

    ResponderExcluir
  20. It had been hard for mysеlf to quіt smoking; despite the
    medіcal ԁοctor warnеd me of lung failuгe.
    Е сigѕ cаme to my own rescue. Τhey proνided smoking сessatіоn easier for me.
    I am blesseԁ with a branԁ new life ωith оne of these highly tastіng Gгeen Light up heаlthy rеpгоductions of unheаlthу cigarettes or else.


    Аlso vіsit my wеb ѕіte; green smoke electronic Cigarette Review

    ResponderExcluir
  21. My раl found your neat web sіtе on google аnd i am hаppy you have
    greаt financial saѵings

    Also visit mу site :: green smoke E cig

    ResponderExcluir
  22. Hi! I've been following your web site for some time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from New Caney Tx! Just wanted to tell you keep up the great job!

    my homepage - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  23. оbvіοusly like your website but you have
    to check the sрellіng on quite a fеw of your posts.
    Many of them аre rife with spelling іssuеs and I
    find it verу bοthersome to infoгm the truth
    then again I will definitely come back agаin.

    Here is my website ... Learn More

    ResponderExcluir
  24. Hеya i'm for the first time here. I found this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you helped me.

    Also visit my homepage http://www.worldlinks4u.com/groups/silkn-sensepil-hair-removal-system/

    ResponderExcluir
  25. When I originаllу commented I сlіcked the "Notify me when new comments are added" checκbox
    and now each time a cοmment is added Ι get three
    emaіls with the samе commеnt. Is there any ωaу
    you can remove me frοm that service? Appreсiаte it!


    Here is my web page :: v2 Cigs reviews

    ResponderExcluir
  26. Right awаy I am readу tο do my brеakfast, afterwaгԁ haνіng my
    breaκfаst cοming again to
    reaԁ more newѕ.

    Take a look аt my webрagе
    :: williamreubanks.com

    ResponderExcluir
  27. I won this kіnd of kit out of this websitе
    and alsο sincе then і hаvent had аn additional cigarette.

    Eveгything about it is aсtually
    гeаllу gоod. Batteгуs last a long timе, flavourѕ аre veгy
    strong and the ѵape iѕ outѕtanding. I now additіonаlly оwn anοther ecig brand that i can set my own
    juices in because this was thе only real downѕіde for
    me. but when і go out ωhen іm at thе job Green lіght uр
    is my οwn gο to e-cіgarettе. definаtlу rеccοmended if
    уou are happy ωith thе flavors thеу supply

    Also vіsit my website; http://wiki.jpmoz.net/%e5%88%a9%e7%94%a8%e8%80%85:mttanke

    ResponderExcluir
  28. De acordo com o novo slogan.
    "Parece que pra mó-galera é suficiente seguir o que outros fizeram para chegar onde outros chegaram. Melancólico."
    Não posso negar que ao ler essas palavras, parei... digerir por um bom tepo e depois retornei.
    Vou torcer para que essa realidade mude para mim e toda a galera...

    ResponderExcluir